Page 1

Cidadão de Papel.

Colégio Aliança 2012 Turma: 9º ano Orientado pela profª Lucilene Moura


Índice. • • • • • • • • • •

Cidadania Violência Renda Mortalidade infantil População Desemprego Década Perdida Urbanização Desnutrição Educação


Cidadania. Cidadania vem do latim, Civita, “cidade“. É o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos.


Violência.

Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objetos. Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.


A História de Pixote.

Fernando Ramos da Silva morreu em 27 de agosto de 1987 como milhares de meninos de rua - assassinado. Mas com uma diferença: sua morte foi comentada nacional e internacionalmente. Ele foi a estrela do filme Pixote, do cineasta Hector Babenco, onde encenava justamente um menino de rua.O caso, evidentemente, ganhou repercussão: os policiais que o assassinaram foram suspensos. Descobriu-se, então, que Pixote, um menino pobre que morava em uma periferia de São Paulo., vinha reclamando estar sendo molestado por policiais depois de virar estrela cinematográfica. Era mesmoameaçado de morte. Alegou-se, como de costume, que houve troca de tiros. Só que seu corpo estava cravejado por seis tiros que vieram de cima.. Em outras palavras, ele estava deitado ou ajoelhado. Uma testemunha ouviu pixote implorar:- Não me mate. Tenho uma filha para criar. Mesmo com a revelação desses detalhes, os policiais foram brindados com manifestações de simpatia. Ganharam flores de habitantes e comerciantes de Diadema, onde Pixote morava. Foram espalhadas faixas pelas ruas, onde se lia:


Renda. Renda, segundo a economia clássica, é a remuneração dos fatores de produção: salários , juros e lucros. Renda Nacional é a soma de todas as rendas recebidas pelos proprietários dos fatores de produção utilizados durante o ano, ou seja, o custo dos fatores, salários e ordenados, juros, aluguéis, lucros mais as transferências do Governo para o setor privado. Todo homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa.


Mortalidade Infantil. Mortalidade infantil consiste nas mortes de crianças no primeiro ano de vida é a base para calcular a taxa de mortalidade infantil que consiste na mortalidade infantil observada durante um ano, referida ao número de nascidos vivos do mesmo período. Todo homem tem direito à alimentação, vestuário, habitação e cuidados médicos.


População. O termo população tem, consoante a disciplina a que se refere, distintas definições. Em Sociologia define-se como um conjunto de pessoas adscritas a um determinado espaço, num dado tempo. Em Estatística define-se população como o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação. Todo homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.


Desemprego. Desemprego corresponde ao termo usado para indicar a parcela da força de trabalho disponível que se encontra sem emprego. Todo homem tem direito ao trabalho e à livre escolha de emprego.


Década Perdida. A década perdida é uma referência à estagnação econômica vivida pela América Latina durante a década de 1980, quando se verificou uma forte retração da produção industrial e um menor crescimento da economia como um todo. Todo homem tem direito de tomar parte o governo de seu país.


Urbanização. Urbanização é um processo de afastamento das características rurais de uma localidade ou região, para características urbanas. Usualmente, esse fenômeno está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia. Todo homem tem direito a uma ordem social em que seus direitos e liberdades possam ser plenamente realizados.


Desnutrição.

A desnutrição é uma doença causada pela dieta inapropriada, hipocalórica e hipoprotéica. Também pode ser causada por má-absorção de nutrientes ou anorexia. Tem influência de fatores sociais, psiquiátricos ou simplesmente patológicos. Acontece principalmente entre indivíduos de baixa renda e principalmente as crianças de países subdesenvolvidos. Todo homem tem o direito de ser reconhecido como pessoa perante a lei.


A Desnutrição no Brasil.

O nível de desnutrição do Brasil comparado ao dos Estados Unidos é altíssimo, pois o nível socioeconômico dos dois países é bem diferente, embora o Brasil seja um pouquinho desenvolvido ainda dá para ver muitas crianças morrendo de fome nas regiões mais pobres do país. Essas crianças que sofrem com a desnutrição devem receber mais atenção do governo, por que muitas continuarão morrendo se nada for feito pelo governo brasileiro que deve ser mais honesto e ajudar essas crianças que precisam realmente de ajuda. O Brasil comparado à alguns países africanos, podemos dizer não tem desnutrição. Lá a cada um minuto, morre uma criança por desnutrição infantil. Isso ocorre devido à má distribuição de renda.


Educação. Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se segue, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Todo homem tem direito à instrução.


Conclusão. Em "Cidadão de papel " ,relata a história dos jovens e crianças que deicham de ir para escolas ,para ir morar em ruas ,A diferença entre um menino dentro de um carro , e de outro pedindo esmolas . Esse livro quer mostrar o modo de que o governo não se preocupa com essas pessoas . Porque nas leis elas existem ,Mais não tem direitos ,Como os outros cidadões


Yago Dantas. • Marianna Peixoto. • Cinthya Lima. • Yuri Vieira. •


O cidadão de papel  

Trabalho dos alunos do 9º ano do Colégio Aliança.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you