Page 1

Modelos Atômicos e Conceitos Fundamentais 

Dalton (1808)

- Estudo baseado nas leis ponderais (Lavoisier e Proust) - Toda matéria é formada por átomos - Átomos são maciços, indivisíveis e indestrutíveis. - Átomos iguais apresentam propriedades iguais e átomos diferentes apresentam propriedades diferentes (Átomos identificados pela massa atômica). - Átomos podem se combinar em proporções bem definidas para formar compostos estáveis (moléculas).  Modelo Atômico de Dalton (“Bola de Bilhar”)

Thomson (1898)

- Conclusões baseadas em experimentos realizados com a ampola de Crookes (tubo de raios catódicos). - demonstrou que os mesmos podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículas carregadas de energia elétrica negativa, as quais foram chamadas de elétrons (partícula básica comum a todos os átomos).

- O átomo seria formado por um núcleo positivo, que seria muito pequeno em relação ao todo, mas teria praticamente toda massa do átomo; -Ao redor do núcleo, os elétrons descreveriam órbitas circulares em altas velocidades, para não serem atraídos e caírem sobre o núcleo. - A eletrosfera — local onde se situam os elétrons — seria cerca de dez mil vezes maior do que o núcleo atômico, e entre eles haveria um espaço vazio.  Modelo Planetário”)

Atômico

de

Rutherford

(“Modelo

 Modelo Atômico de Thomson (“Pudim de Passas”)

Pasta positiva com elétrons (partículas subatômicas de carga negativa) incrustados.

Bohr (1913) ou (Rutherford - Bohr)

Rutherford (1911)

- Experimentos de espalhamento de partículas alfa;

- Estudo baseado nos espectros de emissão e absorção dos elementos e na Teoria Quântica de Max Planck (1900) Postulados: “Os elétrons movem-se em órbitas circulares em torno do núcleo atômico central.” “Quando os elétrons passam de uma órbita para outra, um quantum de energia é absorvido ou emitido.”

http://regradetres.com

Prof. Thiago Bernini


Modelos Atômicos e Conceitos Fundamentais “Somente certas órbitas eletrônicas são permitidas e os elétrons não irradiam energia quando as percorrem.” (órbitas estacionárias).

Elemento Químico: - É o conjunto de átomos que apresentam o mesmo número atômico. Isóbaros: - São elementos químicos diferentes que apresentam mesmo número de massa.

Isótonos: - São elementos químicos diferentes que apresentam mesmo número de nêutrons.

Modelo Atômico Clássico

Isótopos: - São átomos de um mesmo elemento químico que apresentam diferentes números de nêutrons e, conseqüentemente, diferentes números de massa. Isoeletrônicos: - São elementos diferentes que apresentam mesmo número de elétrons. Exemplo:

Partículas Fundamentais 

6C

14

e

7N

14

17 Cl

37

e

20 Ca

17 Cl

35

e

17 Cl

11Na

1+

e

40

37

19F

são isóbaros são isótonos são isótopos são isoeletrônicos

Massa Atômica de um Elemento

- É a média ponderada das massas atômicas dos isótopos naturais desse elemento.

Exemplo:

Conceitos Fundamentais

Número Atômico (Z): - É o número de prótons do núcleo de um átomo. Número de Massa (A): - É a soma do número de prótons com o número de nêutrons (N) do núcleo de um átomo. A=Z+N

http://regradetres.com

Prof. Thiago Bernini

Conceito atômicos  

Resumo e conceitos fundamentais atômicos