Page 1

Plataforma Educ Acre Planos de aula: “APOIO AO PROFESSOR” http://educ.see.ac.gov.br/


MATEMÁTICA CONTEÚDO/OBJETIVOS 1 - TRABALHANDO FRAÇÕES COM FRUTAS: desenvolver o raciocínio lógico, resolver situações problemas, conseguir identificar numerador e denominador. Mídia - ANIMAÇÃO, vídeo que utiliza frutas para introduzir conceito de fração.

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/trabalhando-fracoescom-frutas Obs.: O desenvolvimento do plano só apresenta um vídeo, no qual se utiliza frutas para introduzir conceito de fração, mas não apresenta nenhum ODA de animação, nem deixa claro o uso da tecnologia de forma pedagógica. 3 - MEDINDO O TEMPO EM HORAS: reconhecer a medição e organização do tempo: segundos, minutos e horas: Reconhecer os sinais do tempo no dia a dia; explorar diferentes funções dos relógios; explorar a relação entre hora e minuto; identificar as horas em um relógio; conhecer as funções dos ponteiros em um relógio; identificar o antecessor e sucessor de números naturais; estabelecer relação entre maior e menor entre os números; estabelecer relações de horário de início e término e/ou intervalo de duração de um acontecimento; ler horas em relógio de ponteiros; diferenciar relógio analógico de digital. Mídia - ANIMAÇÃO, JOGO, VÍDEO - Números e operações. Grandezas e medidas. Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/medindo-o-tempo-emhoras OBS.: ANIMAÇÃO, JOGO, VÍDEO apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, contudo os alunos são levados para a sala de informática para a realização de jogos que reforçam o tema estudado.


4 - APRENDENDO TABUADA: Memorizar a tabuada; raciocinar rapidamente; exercitar o cálculo mental; desenvolver a linguagem oral; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Mídia – JOGO, números e operações.

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/aprendendo-tabuada

OBS.: O JOGO apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, contudo os alunos são levados para a sala de informática para a realização de jogos que reforçam o tema estudado.

5 - UM POUCO DA HISTÓRIA DOS NÚMEROS: introduzir a história dos números; reconhecer a evolução histórica dos sistemas de numeração.

Mídia - Animação, Vídeo.

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/um-pouco-da-hist-riados-numeros

OBS.: ANIMAÇÃO e VÍDEO apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, contudo os alunos são levados montar seminários a partir do suporte que os vídeos dão à teoria.


6 - DINHEIRO E ASSUNTO DE CRIANCA? APRENDENDO SOBRE A HISTCC-LO: reconhecer cédulas e moedas do atual sistema monetário brasileiro; conhecer a história da moeda; entender como era realizada a troca de mercadorias antigamente; avaliar a importância de poupar para alcançar um objetivo; utilizar o dinheiro em situação de compra e venda, por meio de simulação de mercado. Não tem imagem no plano de aula, imagem escolhida por mim.

Mídia: Áudio, Livro Digital, Vídeo

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/dinheiro-e-assunto-decrianca-aprendendo-sobre-a-histcc-lo

OBS.: Áudio, Livro Digital, Vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital, contudo são realizadas atividades práticas para concretizar o que foi explorado no material disponibilizado na Mídia.


PORTUGUÊS CONTEÚDO/OBJETIVOS 1 - PRIMEIRAS LEITURAS DE MONTEIRO LOBATO: conhecer um autor importante da literatura brasileira-Monteiro Lobato; identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor; ter acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar o prazer de lêlos; participar de situações de intercâmbio de ideias, preferências e opiniões sobre a leitura de obras desse autor; ter a experiência de ler narrativas longas, organizadas em livros por capítulos. Mídias: JOGO (prática de leitura; língua escrita: usos e formas; análise linguística) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/primeiras-leituras-demonteiro-lobato OBS.: No plano de aula é citado o ODA “Jogo” como mídia, mas no desenvolvimento não é apresentada a forma pedagógica que foi trabalhado, nem mesmo foi citado nas atividades. Não percebemos o uso pedagógico das tecnologias.

02 - CAMPO E CIDADE: ANALISANDO DIFERENCAS E SEMELHANCAS POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; reconhecer as diferenças entre a vida no campo e na cidade; compreender as principais características da zona rural e da zona urbana; compreender as características do gênero em estudo, bem como as principais ideias; localizar informações no texto; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; fazer a releitura de um texto trabalhado; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos; fazer registros nos cadernos. Mídia: ANIMAÇÃO, VÍDEO (alfabetização, língua escrita). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/campo-e-cidadeanalisando-diferencas-e-semelhancas-por-meio-de-generos-textuais OBS.: A Animação e o Vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital.


03 - TEM VACINA PARA CACHORRO? VAMOS SABER MAIS: compreender a função das vacinas para cachorros; descobrir curiosidades sobre as vacinas; investigar como é organizado um cartão de vacinação; desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual; ampliar o vocabulário; desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias; perceber a importância da socialização do conhecimento.

Mídia: ANIMAÇÃO, VÍDEO (análise e reflexão sobre a língua; língua oral: valores, normas e atitudes; alfabetização; língua oral: usos e formas; língua escrita: prática de produção de textos; língua escrita: usos e formas)

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/tem-vacina-paracachorro-vamos-saber-mais

OBS.: A Animação e o vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital.

04 - QUEBRA-CABEÇA CARTÃO-POSTAL: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; compreender as características do gênero em estudo; localizar informações em textos; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; reconhecer os gêneros textuais cartão-postal, mapa e textos descritivos; estruturar textos orais lógicos e com coerência de ideias; produzir um cartão-postal; realizar trabalho de campo; desenvolver habilidades de ouvir, falar, interpretar e de expressar opiniões; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Mídia: VÍDEO (alfabetização inicial; língua escrita: prática de leitura; processos de leitura; língua escrita: prática de produção de textos).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/quebra-cabeca-cartaopostal

OBS.: O vídeo apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital.


05 - BICHOS E BICHARADAS: PRATICANDO A LEITURA E A ESCRITA POR MEIO DOS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS: desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; respeitar a opinião de outros; ampliar o conhecimento sobre animais; desenvolver habilidades de leitura e escrita; avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional; produzir textos; identificar informações nos textos; desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.

Mídia: ANIMAÇÃO, VÍDEO (alfabetização) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/bichos-e-bicharadaspraticando-a-leitura-e-a-escrita-por-meio-dos-diferentes-generos-textuais OBS.: Os vídeos e a animação apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital. Poderia ter sido oferecido a ferramenta para CRIAR, como o HAGÁQUÊ, software para criação de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. Criado pela Unicamp.

06- CONTEXTUALIZANDO O ESTUDO SOBRE SINGULAR E PLURAL: reconhecer o emprego adequado de singular e plural nas diferentes situações de uso da língua; interpretar informações veiculadas em um texto; ampliar vocabulário; treinar a atenção e o cuidado com a escrita; sistematizar a escrita de palavras com L e U em final de sílabas; identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem palavras escritas no plural; interagir com os pares; participar de brincadeira seguindo regras; desenvolver habilidades de leitura e escrita; desenvolver a linguagem oral; utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras.

Mídias: JOGO (alfabetização inicial; ortografia; aspectos gramaticais). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/contextualizando-oestudo-sobre-singular-e-plural OBS.: O Jogo apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital, um ponto bastante positivo é que os jogos são realizados como suporte para a elaboração de teorias a respeito do tema estudado.


07 MANUAL DE INSTRUÇÕES: BRINCADEIRAS DA TURMA: perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação de letras, formas e tipos; ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas; valorizar as brincadeiras, comparando-as no espaço e no tempo; reconhecer as características do texto instrucional (manual de instruções); elaborar um manual de instruções para a turma sobre regras de brincadeiras; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo. Mídias: VÍDEO (língua escrita: prática de leitura; língua escrita: prática de produção de textos; gêneros de texto; alfabetização: processos de leitura). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/manual-de-instrucesbrincadeiras-da-turma OBS.: O Vídeo da TV escola não está disponível, somente o do Youtube apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital. Um ponto bastante positivo é que o vídeo e outros sites apresentados no plano, dão suporte teórico a respeito do tema estudado, objetivando a prática das brincadeiras.

08 - MEU SAPATO: DE ONDE VEM? desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenos textos; ler e interpretar textos narrativos; conhecer as diferenças e semelhanças entre os diferentes tipos de sapato; perceber e comparar finalidade de textos; identificar materiais necessários para a fabricação dos sapatos; reconhecer tamanho, estilo e forma dos sapatos; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo. Mídia: ANIMAÇÃO, INFOGRÁFICO (alfabetização; concepção de texto; língua escrita: prática de leitura; língua escrita: usos e formas; língua oral: usos e formas). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/meu-sapato-de-ondevem OBS.: Os ODAs ANIMAÇÃO e INFOGRÁFICO apresentados na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital. Como atividade de encerramento poderia ser trabalhado os ODAs como o TONDOO, ferramenta que propicia a produção de histórias em quadrinhos e livros digitais personalizados.


09 - DE ONDE VEM O LIVRO?: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; localizar informações no texto; produzir histórias; identificar os tipos de livro; reconhecer diferentes gêneros textuais; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver habilidades de ouvir, falar, interpretar e expressar opiniões pessoais; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos. Mídia: ANIMAÇÃO, VÍDEO (alfabetização; língua escrita: usos e formas; concepção de texto; língua oral: usos e formas; processos de leitura; gêneros de texto; língua escrita: prática de produção de textos; papel da interação entre alunos; língua oral: valores, normas e atitudes; língua escrita: prática de leitura; evolução da escrita alfabética).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/de-onde-vem-o-livro OBS.: A Animação e o vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital. Sugerimos trabalhar com o ODA o TONDOO, ferramenta que propicia a produção de histórias em quadrinhos e livros digitais personalizados.

10 - LEITURA E ESCRITA NO MUNDO DA MATEMÁTICA: conhecer a importância da leitura e da escrita no âmbito da Matemática; descobrir as possibilidades de registros que envolvem a linguagem escrita na Matemática; desenvolver gosto por trabalhos coletivos e individuais; ampliar o vocabulário; desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias; perceber a importância da socialização do conhecimento.

Mídia: JOGO (prática de leitura; língua escrita: usos e formas; língua oral: usos e formas). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/leitura-e-escrita-nomundo-da-matematica OBS.: O Jogo apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula e mostra o uso pedagógico da tecnologia de forma bastante positiva, os jogos desenvolvidos nas atividades são realizados como suporte para a elaboração de teorias a respeito do tema estudado e finalizam envolvendo toda a escola numa oficina de jogos realizada pala turma aos colegas de outras turmas.


11 REINVENTANDO DITADOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: desenvolver habilidades de leitura e escrita; localizar informações no texto; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; identificar o próprio nome; identificar a quantidade de letras do próprio nome; trabalhar com contagem e registro de quantidade; criar um autorretrato. Desenvolver habilidades de ouvir, falar, interpretar e expressar opiniões pessoais; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos. Mídia: ANIMAÇÃO (alfabetização; papel da interação entre alunos; formas de organização dos conteúdos; gêneros de texto; evolução da escrita alfabética; processos de leitura). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/reinventando-ditados-noprocesso-de-alfabetizacao OBS.: A Animação apresentada na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital. Sugerimos trabalhar com ODA que possibilite registrar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, como por exemplo: a ferramenta para CRIAR GLOGSTEREDU, criação de cartazes online multimídia.

12- COMO SE ESCREVE? COM X OU CH? : desenvolver habilidades de leitura e de escrita; perceber que algumas palavras, apesar de terem o mesmo som, são escritas de maneiras diferentes; localizar informações no texto; pesquisar em jornais, revistas e dicionários palavras com X e CH e seus significados; identificar a escrita de palavras com X e CH; memorizar a ortografia correta com palavras escritas com X ou CH; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. Mídia: JOGO, VÍDEO (alfabetização; língua escrita: usos e formas; língua oral: usos e formas). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/como-se-escreve-com-xou-ch OBS.: JOGO e VÍDEO apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital. Sugerimos trabalhar com ODA que possibilite registrar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, como por exemplo: a ferramenta para CRIAR GLOGSTEREDU, criação de cartazes online multimídia.


13 - O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO: desenvolver a linguagem oral; aperfeiçoar a leitura e a escrita; ampliar o conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolver o conceito de sustentabilidade e reciclagem; conhecer o conceito de consciência ambiental; desenvolver habilidades relativas ao uso do dicionário; conhecer a classificação de palavras quanto ao número de sílabas; localizar uma informação explícita no texto. Ampliar habilidades de pesquisa; desenvolver o raciocínio lógico; aperfeiçoar a capacidade de fazer inferência; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo. Mídia: ANIMAÇÃO, VÍDEO (língua oral: valores, normas e atitudes; língua escrita). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/o-ludico-na-alfabetizacao OBS.: O vídeo e a animação apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital.

14 - GÊNERO TEXTUAL: ENVIANDO CARTA: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar cartas; perceber e comparar a finalidade de cartas; reconhecer diferentes tipos de carta; relacionar o assunto principal de cartas a histórias infantis; identificar as características e as partes do gênero textual carta; produzir o gênero textual carta, de acordo com a proposta; perceber a função do envelope no envio de uma correspondência; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo. Mídia: VÍDEO (gêneros de texto; processos de leitura; língua escrita: prática de produção de textos; língua escrita: prática de leitura; língua oral: usos e formas) Acesse o Link enviando-carta

http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/genero-textual-

OBS.: O vídeo apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital, poderia ter sido trabalhado, uma vez que a turma estava no Laboratório, ferramentas disponibilizadas para correspondências digitais.


15 - INTERPRETANDO O POEMA MÃOS DADAS, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE: relacionar o gestual das mãos dadas ao título do poema a ser interpretado; relatar impressões pessoais acerca do poema de Carlos Drummond de Andrade; conhecer o contexto de publicação do poema Mãos Dadas e relacioná-lo à poética; interpretar o poema Mãos Dadas, de Carlos Drummond de Andrade; parafrasear o poema trabalhado. Mídia: VÍDEO (análise linguística: processos de construção de significação; língua oral e escrita: processos de interlocução; língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/interpretando-o-poemamaos-dadas-de-carlos-drummond-de-andrade

OBS.: O vídeo apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital, poderia ter sido trabalhado, uma vez que a turma estava no Laboratório, ferramentas disponibilizadas para correspondências digitais.

16 UMA AVENTURA PELO CALENDÁRIO: DESCOBERTA DAS DATAS DE NASCIMENTO: compreender a organização do calendário; descobrir curiosidades sobre as datas de nascimento; investigar aspectos da história de vida; desenvolver gosto por trabalhos coletivos e individuais; ampliar o vocabulário; conhecer palavras diferentes; compreender a diversidade cultural. Mídia: ANIMAÇÃO, INFOGRÁFICO (alfabetização; prática de leitura; produção de textos; língua oral: usos e formas; língua escrita: usos e formas) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/uma-aventura-pelocalendario-descoberta-das-datas-de-nascimento OBS.: A Animação não está disponível e o Infográfico apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, mas o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital.


17 - PORQUE, PORQUÊ, POR QUE OU POR QUÊ?: conhecer as quatro formas possíveis para a escrita dessa expressão; relacionar as formas aos usos.

Não tem imagem no plano de aula, imagem escolhida por mim. Midia: ÁUDIO, JOGO, VÍDEO (análise linguística: organização estrutural dos enunciados; análise linguística: léxico e redes semânticas) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/porque-porque-por-queou-por-que OBS.: ÁUDIO, JOGO e VÍDEO apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, mostram o uso pedagógico da tecnologia de forma bastante positiva. Os jogos desenvolvidos nas atividades são realizados como suporte para a elaboração de teorias a respeito do tema estudado.

18 - CRIANCA CIDADA. GENTILEZA NO TRANSITO E FUNDAMENTAL: aprender o conceito de cidadania e conhecer alguns exemplos; identificar e explicar a importância da gentileza no trânsito para uma convivência; harmoniosa entre os próprios motoristas e entre condutores e pedestres; destacar a importância de respeitar as regras de uma boa convivência; desenvolver as linguagens oral e escrita. Mídia: INFOGRÁFICO, LIVRO DIGITAL, VÍDEO (prática de produção de textos; prática de leitura)

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/crianca-cidada-gentilezano-transito-e-fundamental

OBS.: Os ODAs VÍDEO, LIVRO DIGITAL e INFOGRÁFICO apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não encontramos atividade de autoria digital. De maneira que, a atividade de encerramento pode ser trabalhada com ODAs como: o TONDOO, ferramenta que propicia a produção de histórias em quadrinhos e livros digitais personalizados.


19 - APRENDENDO COM BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: identificar aspectos estruturais de um texto instrucional e sua função social; ler texto não verbal; confeccionar coletivamente um brinquedo ou uma brincadeira; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos; adquirir habilidades relativas à oralidade, interação e socialização; identificar as ideias principais nos textos estudados; localizar informações nos textos; elaborar textos instrucionais com base em situações vivenciadas; construir listas; elaborar gráficos com base em dados obtidos. Não tem imagem no plano de aula, imagem escolhida por mim.

Mídia: INFOGRÁFICO, VÍDEO Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/aprendendo-combrinquedos-e-brincadeiras OBS.: INFOGRÁFICO e VÍDEO apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, mostra o uso pedagógico da tecnologia de forma bastante positiva, os ODAs desenvolvidos nas atividades são realizados como suporte para a elaboração de teorias a respeito do tema estudado. Não tem imagem no plano de aula, imagem escolhida por mim.

20 - A CARTA ENIGMÁTICA: CHICO NA ILHA DOS JURUBEBAS: desenvolver habilidades de leitura e escrita; localizar informações no texto; reconhecer as características de uma carta enigmática; relacionar fala à escrita, a letra ao som e a imagem à palavra; elaborar cartas enigmáticas; desenvolver habilidades de ouvir, falar, interpretar e expressar opiniões pessoais; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo. Não tem imagem no plano de aula, imagem escolhida por mim. Mídia: LIVRO DIGITAL (alfabetização; formas de organização dos conteúdos; concepção de texto; evolução da escrita alfabética; concepção de alfabetização; processos de leitura) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/a-carta-enigmatica-chicona-ilha-dos-jurubebas OBS.: LIVRO DIGITAL apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, mas o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital.


21 - BRINCAR DE PULAR CORDA E APRENDER A LER E A ESCREVER: compreender as possibilidades de uma brincadeira para a aprendizagem da leitura e da escrita; descobrir sobre a formação das palavras com base no movimento de pular corda; desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual; ampliar o vocabulário; compreender a diversidade cultural.

Não tem imagem no plano de aula, imagem escolhida por mim. Mídia: INFOGRÁFICO (alfabetização; língua oral: usos e formas; língua escrita: prática de leitura; língua escrita: usos e formas) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/brincar-de-pular-corda-eaprender-a-ler-e-a-escrever

OBS.: INFOGRÁFICO apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, mas o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital.

Não tem imagem

22 - LEITURA DO POEMA "TERCEIRO ADEUS"

DE JOSÉ GERALDO MARQUES: desenvolver o olhar sobre os processos formais da criação e perceber a linguagem como (ex-)pressividade.

Mídia: Não informada

OBS..: O desenvolvimento do plano não apresenta ODA, nem deixa claro o uso da tecnologia de forma pedagógica.


CIÊNCIA DA NATUREZA CONTEÚDO/OBJETIVOS 1 -ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO DE CORPOS CELESTES: entender os princípios que permitem explicar a rotação e translação (revolução) dos corpos celestes; aplicar os conhecimentos para os astros do sistema planetário a partir do caso do planeta Terra; explorar os conceitos de rotação e translação para os sistemas Terra Sol e Terra; entender o que vem a ser sincronismo entre rotação e translação.

Mídia: Mapa, Vídeo (Terra e Universo (movimentos, distâncias e tamanho dos astros). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/rotacao-e-translacao-decorpos-celestes. Obs.: No desenvolvimento do plano de aula foi mencionado que os alunos seriam levados para o laboratório de informática, mas não cita os ODAs que foram relacionados “Mídia: mapa e vídeo”, nem como seriam pedagogicamente trabalhados.

2 - ILHA DAS FLORES: O DESCASO COM O LIXO E A AMPLA DESIGUALDADE SOCIAL: refletir sobre a complexidade da questão do tratamento do lixo; compreender como pessoas em situação de extrema pobreza recorrem a ele em busca de alimentos e de fontes de renda.

Mídia: Vídeo - Vida e ambiente (Origem e destino dos recursos naturais). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/ilha-das-flores-odescaso-com-o-lixo-e-a-ampla-desigualdade-social OBS.: O Vídeo apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Somente como apoio de leituras, não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria, sistematizando conteúdo estudado, como por exemplo: ODA que possibilite o registro das leituras, como criação de cartazes online multimídia disponibilizado na ferramenta para CRIAR GLOGSTEREDU.


3 - O SISTEMA IMUNOLÓGICO E A DEFESA DO ORGANISMO: compreender como o sistema imunológico atua na defesa do corpo; relacionar hábitos saudáveis de vida ao bom funcionamento do sistema imunológico (chamado de sistema imune ou imunitário).

Mídia: ANIMAÇÃO - Sistema imunológico (também chamado de sistema imune ou imunitário).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/o-sistema-imunol-gico-ea-defesa-do-organismo

OBS.: A Animação apresentada na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital.

4 - “BEE MOVIE” E AS RELAÇÕES ENTRE FAUNA E FLORA”: conhecer a relação entre plantas e animais; compreender o processo de polinização e a importância dos polinizadores.

Mídia: Vídeo - Vida e ambiente

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/bee-movie-e-as-relacesentre-fauna-e-flora

Obs.: O Vídeo apresentado na mídia, aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital.


5 - DE ONDE VEM O QUE CONSUMIMOS: saber que os bens de consumo são feitos com matérias-primas retiradas da natureza.

Mídia: Vídeo - Vida e ambiente (origem e destino dos recursos naturais). Recursos tecnológicos (transformação da matéria).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/de-onde-vem-o-queconsumimos

Obs.: O Vídeo apresentado na mídia, aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital, poderia ter sido trabalhado o AUDACYT ou o SOUNDCLOUD disponíveis na ferramenta para CRIAR, para a atividade que sugere criar áudio.

6 - A LUZ E O CALOR DO SOL: reconhecer que o Sol é a estrela mais próxima da Terra; ampliar o conhecimento da relação entre o sol e a saúde do ser humano; reconhecer a existência de animais noturnos e diurnos; ler e interpretar imagens; compreender a importância da luz e do calor do sol para a manutenção da vida; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir textos com autonomia; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos; valorizar atitudes de preservação do ambiente e desenvolver hábitos preventivos.

Mídia: animação, simulador

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/a-luz-e-o-calor-do-sol

OBS.: A Animação e o Simulador apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital.


7 - CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE: DE OLHO NO DESPERDÍCIO: descobrir o que é desperdício; conhecer as possíveis formas de cuidar do meio ambiente; conhecer os impactos do desperdício ao meio ambiente; ampliar vocabulário; elaborar diferentes gêneros textuais para divulgação do trabalho: panfletos, listas e cartazes; desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Mídia: animação, vídeo

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/cuidado-com-o-meioambiente-de-olho-no-desperdicio

OBS.: A Animação e o Vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital.

8 - ALIMENTACÃO E ATIVIDADE FÍSICA: OS CUIDADOS NECESSÁRIOS: Descobrir a importância da atividade física; conhecer os alimentos que compõem uma alimentação saudável; ampliar o vocabulário; desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias; perceber a importância da socialização do conhecimento.

Mídia: animação, livro digital, vídeo

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/alimentacao-e-atividadefisica-os-cuidados-necessarios

Obs.: A animação, o livro digital e o vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, somente como apoio para a aula expositiva.


9 - CORPO HUMANO: DOS SENTIDOS À HIGIENE: Conhecer as partes do corpo; conhecer e experimentar os cinco sentidos; explorar o tato; aprimorar a escrita, a leitura e a oralidade.

Mídia: animação, livro digital, vídeo

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/corpo-humano-dossentidos-a-higiene

Obs.: A animação, o livro digital e o vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada.

10 - QUANTO LIXO PRODUZIMOS: desenvolver a consciência de que qualquer ser humano é um produtor de lixo; perceber a quantidade de lixo que uma família pode produzir; identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados; diferenciar os tipos de lixo.

Mídia: animação, infográfico

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/quanto-lixo-produzimos

OBS.: No plano de aula constam links de infográficos como sugestão de Mídia, mas no desenvolvimento não é apresentada a forma pedagógica que foram trabalhados, nem mesmo foram citados. Não percebemos o uso pedagógico das tecnologias.


11 AGUA: USO CONSCIENTE X DESPERDICIO: Compreender que a água é um recurso escasso e que o uso irresponsável pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.

Mídia: infográfico

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/agua-uso-consciente-xdesperdicio

OBS.: No plano de aula constam links de Infográficos como mídia, mas no desenvolvimento não é apresentada a forma pedagógica que foram trabalhados, nem mesmo foram citados. Não percebemos o uso pedagógico das tecnologias.

12 - CORPO HUMANO: RESPIRAÇÃO: explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão; conhecer o processo envolvido na respiração; conhecer e compreender a função dos órgãos responsáveis pela respiração; conhecer e compreender a função e as características dos pulmões nos seres humanos; identificar os fatores que causam prejuízos à respiração humana; conhecer a importância do ar para a vida; identificar a existência do ar; estimular o autoconhecimento; desenvolver e ampliar o vocabulário.

Mídia: VÍDEO (Seres vivos; Espaço e forma; Expressividade; Coordenação; O fazer artístico).

Acesse o respiracao

link:

http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/corpo-humano-

Obs.: O Vídeo apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, somente como suporte para a teoria expositiva.


13 – QUAIS OS EFEITOS DAS MUDANCAS CLIMÁTICAS SOBRE A BIODIVERSIDADE?: entender como ocorre o efeito estufa, sua importância para a manutenção da vida e o aumento do fenômeno em função das atividades humanas; diferenciar as mudanças climáticas causadas por fatores naturais das alterações provocadas direta ou indiretamente por fatores antrópicos; compreender as relações causais entre as atividades humanas e o aquecimento global; identificar as variações das alterações climáticas em diferentes locais do mundo e associá-las a fatores regionais específicos; prever as consequências prováveis do aumento da temperatura global; diagnosticar como as espécies podem ser afetadas direta e indiretamente com o aquecimento global; analisar como as ações humanas, em contrapartida, podem reverter ou minimizar os impactos dessas modificações. Mídia: SIMULADOR, VÍDEO (Ecologia; Reinos animal e vegetal) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/quais-os-efeitos-dasmudancas-climaticas-sobre-a-biodiversidade OBS.: Os ODAs apresentados na mídia, Simulador e Vídeo aparecem no desenvolvimento do plano de aula, também são citados outros links que são bem trabalhados no decorrer das atividades, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Não são apresentadas atividades de autoria digital, poderia ter sido usado os mapas Mentais Cmaptools ou Mindmeister, para a realização da atividade sugerida, no plano, de criar esquemas das ideias centrais dos vídeos.

14 CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL PARA OS SERES HUMANOS: diferenciar as mudanças climáticas causadas por fatores naturais das provocadas direta ou indiretamente por fatores antrópicos; compreender as relações causais entre as atividades humanas e o aquecimento global; prever as consequências prováveis do aumento da temperatura global. Mídia: INFOGRÁFICO, VÍDEO (aquecimento global; impactos das atividades humanas sobre o clima global) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/consequencias-doaquecimento-global-para-os-seres-humanos Obs.: O Infográfico e o Vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs aparecem como apoio de leituras, não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria, sistematizando conteúdo estudado, como poderia ser usado o ODA que possibilita o registro das leituras, como criação de cartazes online multimídia disponibilizado na ferramenta para CRIAR GLOGSTEREDU.


15 - CONHECENDO AS RELAÇÕES ECOLÓGICAS: compreender a influência do homem no meio em que vive; associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida; relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas.

Mídia: VÍDEO (ecologia; ciências ambientais) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/conhecendo-as-relacesecol-gicas OBS.: O Vídeo apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs aparecem como apoio de leituras, não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria, sistematizando conteúdo estudado, como poderia ser usado o ODA que possibilita o registro das leituras, como criação de cartazes online multimídia disponibilizado na ferramenta para CRIAR GLOGSTEREDU.

16 - ECOLOGIA: CONHECENDO A CADEIA ALIMENTAR – PARTE 1: reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia; reconhecer a manifestação de características dos seres vivos; interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos.

Mídia: VÍDEO (moléculas, células e tecidos; diversidade da vida e hereditariedade). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/citologia-conhecendo-acelula-parte-1

OBS.: O vídeo apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, vários links que estão no desenvolvimento do plano, não foram citados na “Mídia”. Mesmo tendo sido apresentado ODA Vídeo e que o professor levou os alunos para o Lab. de Informática, percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.


17 ATERRO SANITÁRIO: CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS: compreender a influência do homem no meio em que vive; avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana; delinear relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade; diferenciar ações humanas capazes de contribuir com a preservação ou com a destruição dos ecossistemas; compreender a influência do homem no meio ambiente; avaliar propostas de intervenção no ambiente; delinear relações entre o padrão de consumo e o crescimento urbano na atualidade; diferenciar ações humanas capazes de contribuir com a preservação ou com a destruição dos ecossistemas.

Mídia: INFOGRÁFICO, VÍDEO (qualidade de vida das populações humanas; ecologia e ciências ambientais)

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/aterro-sanitariocaracteristicas-e-vantagens

Obs.: O Infográfico e o Vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs aparecem como apoio de leituras, não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria, sistematizando conteúdo estudado.


EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO/OBJETIVOS 01 - VOLEIBOL: ORIGEM E EVOLUCÃO HISTÓRICA: conhecer a história do voleibol, com base em atividades que reproduzam os primeiros jogos desse esporte; reconhecer a evolução do esporte até a configuração atual.

Mídia: infográfico, vídeo

Acesse o link evolucao-hist-rica

http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/voleibol-origem-e-

OBS.: Dos ODAs apresentados na mídia, só o Vídeo aparece no desenvolvimento do plano de aula, o Infográfico não aparece, são citados outros links que são bem trabalhados relacionando a teoria e prática, percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, mas o objetivo da aula de educação física em mostrar a evolução do voleibol é bem exitoso.

02 - COMO DISCUTIR O RESPEITO À DIVERSIDADE NA PRÁTICA ESPORTIVA COM INVICTUS: Discutir o respeito à diversidade nas práticas esportivas.

Mídia: VÍDEO (respeito à diversidade e tolerância no esporte)

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/como-discutir-o-respeitoa-diversidade-na-pratica-esportiva-com-invictus Obs.: O Vídeo apresentado na Mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. A imagem do filme foi colocada neste material por mim, no plano de aula não aparece imagem.


HISTÓRIA CONTEÚDO/OBJETIVOS 01 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM AS OBRAS DE IVAN CRUZ: Possibilitar experiências que promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de artes plástica e tecnologia midiáticas.

Mídia: áudio

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/sequencia-didatica-comas-obras-de-ivan-cruz OBS.: No plano de aula aparecem dois vídeos (um com Stop Motion e o outro uma animação feita no Première, todos baseados na obra Flicts do Ziraldo) e não áudio, como está no recurso mídia. Não percebemos o uso pedagógico das tecnologias.

02 - 1808 – A CORTE PORTUGUESA DESEMBARCA NO BRASIL: identificar os motivos que levaram a corte portuguesa a refugiar-se no Brasil; reconhecer as mudanças ocorridas na colônia após a chegada da corte portuguesa; conhecer e analisar criticamente as causas e consequências desse acontecimento.

Mídia: ANIMAÇÃO, VÍDEO (cidadania: diferenças e desigualdades).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/1808-a-corte-portuguesadesembarca-no-brasil OBS.: O Vídeo apresentado na mídia, exceto “Animação”, aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada.


03 - A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA VELHICE: Discutir aspectos relativos às construções sociais em torno da velhice ao longo da história.

Mídia: VÍDEO (História social da velhice; Memória)

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/a-construcao-hist-ricada-velhice

OBS.: O Vídeo apresentado na mídia, aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Neste mesmo plano poderia ter trabalhado os ODAS de áudio, como o SOUNDCLOUD, PODCAST ou o AVIDEMUX para realizar as atividades de entrevistas, como também, usar a ferramenta para CRIAR PUPPET PALS, para realizar o reconto das histórias coletadas nas entrevistas, nesta ferramenta o aluno tem oportunidade de narrar a história e criar movimentos, criando um vídeo com imagem e áudio.

04 - O LEGADO DA GUERRA DE CANUDOS: identificar características do período da Primeira República; compreender a importância da história da comunidade de Canudos; aprender os principais pontos para investigar o legado sociopolítico de Canudos no contexto do Brasil atual.

Mídia: LIVRO DIGITAL, VÍDEO (História do Brasil; Primeira República).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/o-legado-da-guerra-decanudos

OBS.: O Vídeo e o Livro digital apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Somente como apoio de leituras. Não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria, sistematizando conteúdo estudado, através do usa de ODA que possibilite o registro das leituras, como criação de cartazes online multimídia disponibilizado na ferramenta para CRIAR GLOGSTEREDU.


05 - A EVOLUÇÃO DO SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO: compreender a evolução do sistema de votação no Brasil por meio da evolução das cédulas eleitorais.

Mídia: INFOGRÁFICO brasileiro).

(Processo

eleitoral

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/a-evolucao-do-sistemaeleitoral-brasileiro

OBS.: O Infográfico apresentado na mídia, aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. O link do infográfico está QUEBRADO ou Desativado 06 – A REVOLTA DA CHIBATA NA MARINHA BRASILEIRA: compreender os aspectos que marcaram os contextos político, social e econômico do Brasil na chamada República Velha; identificar os sujeitos sociais participantes da Revolta da Chibata e os objetivos deles; apontar os resultados da revolta e a repressão aos revoltosos pelas autoridades da época; refletir sobre os significados da Revolta da Chibata para a defesa dos direitos humanos. Mídia: Áudio, Infográfico, Vídeo (sujeito histórico; trabalho e relações sociais; cidadania: diferenças e desigualdades). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/a-revolta-da-chibata-namarinha-brasileira

OBS.: As Mídias áudio, infográfico e vídeo citados são bem trabalhadas nas atividades propostas no plano de aula, contudo não percebemos atividades digitais de autoria, sistematizando conteúdo estudado, como por exemplo usar ODAs encontrados na ferramenta para CRIAR que possibilitem o registro das leituras, como criação de cartazes online multimídia GLOGSTEREDU; os mapas Mentais Cmaptools, Mindmeister, para a realização da atividade sugerida no plano de criar esquemas das ideias centrais do texto.


07 - O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SECULO 21: apontar as principais características do movimento imigratório para o Brasil no século 21; refletir sobre as condições de vida e de trabalho encontradas pelos imigrantes no Brasil na atualidade; identificar e analisar políticas públicas relativas à imigração, em debate no Brasil contemporâneo.

Mídia: Infográfico, Livro Digital (relações de poder e conflitos sociais; cultura e diversidade cultural, migrações, cultura e identidades; cidadania e cultura no mundo contemporâneo. Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/o-movimento-imigrat-riopara-o-brasil-no-seculo-21 OBS.: O Infográfico e o Livro digital apresentados na mídia, aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, aparece também um vídeo, mas não é citado na mídia. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria, sistematizando conteúdo estudado, como por exemplos usar ODA que possibilite o registro das leituras, como criação de cartazes online multimídia disponível na ferramenta para CRIAR GLOGSTEREDU. 08 - IMIGRANTES ESPANHÓIS NO BRASIL – SÉCULOS 19 E 20: compreender as razões que motivaram a vinda de imigrantes espanhóis para o Brasil, entre os séculos 19 e 20; identificar as principais regiões de origem e de destino dos imigrantes espanhóis; analisar experiências de imigrantes espanhóis no Brasil, no campo e na cidade, no período em questão. Mídia: INFOGRÁFICO, VÍDEO (Memória; relações de trabalho; diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/imigrantes-espanh-is-nobrasil-seculos-19-e-20 OBS.: O Infográfico e o vídeo apresentados na mídia, aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria, sistematizando conteúdo estudado.


09 - O PAPEL DOS VOTOS NULOS E BRANCOS NA DEMOCRACIA: debater o papel dos votos nulos e brancos na democracia; entender o que realmente ocorre quando alguém vota em branco ou nulo; conhecer um pouco da história do voto no Brasil, com destaque para a introdução da urna eletrônica.

Mídia: INFOGRÁFICO, VÍDEO (democracia; eleições no Brasil contemporâneo).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/o-papel-dos-votos-nulose-brancos-na-democracia

OBS.: O Infográfico e o vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado. O link do Infográfico não está abrindo as imagens.

10 - A TRAVESSIA DO ATLANTICO: O TRÁFICO NEGREIRO: refletir sobre a utilização da mão de obra escrava no Brasil; compreender a inserção da escravidão brasileira no comércio atlântico.

Mídia: INFOGRÁFICO, LIVRO DIGITAL, VÍDEO (história do Brasil; trabalho escravo).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/a-travessia-do-atlanticoo-trafico-negreiro

OBS.: O Infográfico, livro digital e o vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.


11 - CRENÇAS INDÍGENAS: despertar o interesse dos alunos pela cultura religiosa indígena; conhecer a origem das crenças indígenas; pesquisar sobre saberes populares locais e compará-los com os saberes indígenas.

Mídia: INFOGRÁFICO, VÍDEO (relações sociais, a natureza e a terra; nações, povos, lutas, guerras e revoluções).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/crencas-indigenas OBS.: O vídeo apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, o Infográfico não foi citado no desenvolvimento das atividades. Mesmo sendo apresentados outros ODAs não percebemos o uso pedagógico da tecnologia. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado. O link do Infográfico não está abrindo a imagem.

12 - O BRASIL INDÍGENA. APRENDENDO SOBRE OS POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO PAÍS: identificar a diversidade dos povos indígenas no Brasil; conhecer diferentes povos indígenas, suas línguas, religiões, artes e ciências próprias.; desenvolver a linguagem oral e escrita.

Mídia: ÁUDIO, INFOGRÁFICO, VÍDEO (Prática de leitura; produção de textos).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/o-brasil-indigenaaprendendo-sobre-os-povos-indigenas-brasileiros-e-suas-contribuices-ao-pais O vídeo apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, vários links que estão no desenvolvimento do plano, não foram citados na “Mídia”. Mesmo sendo apresentado ODA Vídeo e que o professor levou os alunos para o Lab. de Informática, percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.


13 -OS SERVOS NA IDADE MÉDIA: TRABALHO E COTIDIANO: identificar os principais aspectos que diferenciavam um servo de um escravo nas sociedades feudais da Europa Ocidental; apontar as características específicas da servidão e as principais obrigações a que os servos estavam submetidos no feudalismo; apreender as noções e ritmos de tempo predominantes nas sociedades feudais e como elas interferiam no cotidiano dos servos na Idade Média; refletir sobre aspectos do cotidiano relacionados ao modo de viver e pensar dos servos na Europa medieval. Mídia: JOGO (nações, povos, lutas, guerras e revoluções; relações sociais, a natureza e a terra; relações de trabalho). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/os-servos-na-idademedia-trabalho-e-cotidiano OBS.: O link do jogo não abre. Os outros links disponibilizados, no desenvolvimento do plano, só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.

14 - O GOLPE DE ESTADO DE 1964 E A INSTAURACÃO DA DITADURA NO BRASIL: identificar as características centrais de um golpe de Estado, diferenciando-o do conceito de revolução; analisar o golpe de Estado no Brasil no contexto da Guerra Fria; compreender as principais características do governo de João Goulart e os acontecimentos que culminaram com o golpe em 1964; apontar as primeiras medidas adotadas pelo regime ditatorial no Brasil, na década de 1960.

Mídia: INFOGRÁFICO, VÍDEO (sujeito histórico; poder; nações, povos, lutas, guerras e revoluções; memória; relações de poder e conflitos sociais; processo histórico: nações e nacionalidades)

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/o-golpe-de-estado-de1964-e-a-instauracao-da-ditadura-no-brasil OBS.: O vídeo está indisponível. O Infográfico e os outros links disponibilizados, no desenvolvimento do plano, só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.


15 - RETRATOS DA POBREZA NO BRASIL: discutir as desigualdades sociais no Brasil; entender as diferenças sociais e perceber quanto o Brasil é diferente socialmente.

Mídia: INFOGRÁFICO, VÍDEO (história das relações sociais e do trabalho) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/retratos-da-pobreza-nobrasil OBS.: O Infográfico e o vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.

16 - CENSURA E RESISTÊNCIA NA PRODUÇÃO MUSICAL BRASILEIRA DOS ANOS 1960/1980: analisar músicas e trajetórias de artistas brasileiros cuja produção foi atingida pela censura durante a ditadura no Brasil; discutir a questão da acomodação e da resistência presentes na produção musical brasileira, no âmbito da conjuntura política do regime ditatorial.

Não tem imagem no plano de aula, imagem escolhida por mim. Mídia: ÁUDIO, INFOGRÁFICO, VÍDEO (sujeito histórico; cultura; relações de poder e conflitos sociais; ideologia e indústria cultural; movimentos sociais/direitos/cidadania; memória; mudança e transformação social) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/censura-e-resistencia-naproducao-musical-brasileira-dos-anos-1960-barra-1980

OBS.: O ÁUDIO, INFOGRÁFICO, VÍDEO apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.


17 - OS OBJETIVOS DO MILENIO E O PROBLEMA DA FOME NO MUNDO: conhecer os objetivos de desenvolvimento do milênio, firmados no ano de 2000 em evento organizado pela ONU; analisar dados estatísticos relacionados ao problema da fome no mundo; compreender e debater alguns dos argumentos defendidos por autores que discutem as causas da fome na atualidade; interpretar e comparar dados relacionados à questão da fome e da pobreza em diferentes estados e municípios do Brasil. Não tem imagem no plano de aula, imagem escolhida por mim Mídia: INFOGRÁFICO (estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais; poder, política e Estado Moderno

OBS.: O INFOGRÁFICO apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. O ODA aparece como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.

18 - INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NO BRASIL: respeitar e valorizar a cultura afrobrasileira; reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e da identidade brasileiras; identificar algumas influências africanas na cultura brasileira: culinária, música, dança e vocabulário; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos. Não tem imagem no plano de aula, imagem escolhida por mim. Mídia: ANIMAÇÃO, VÍDEO (organizações e lutas de grupos sociais e étnicos; alfabetização) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/influencia-da-culturaafricana-no-brasil OBS.: ANIMAÇÃO e VÍDEO apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. O ODA aparece como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.


GEOGRAFIA CONTEÚDO/OBJETIVOS

01 - POR QUE AS CIDADES MEDIAS ESTÃO CRESCENDO ?: conhecer a hierarquia urbana brasileira, bem como sua formação, evolução e configuração atual; reconhecer o processo de interiorização dos investimentos e dos setores produtivos no Brasil; relacionar o conceito de IDH à ideia de qualidade de vida em centros locais, sub-regionais e capitais regionais; produzir um mapa com legendas baseado em uma tabela. Mídia: Infográfico, Livro Digital Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/por-que-as-cidadesmedias-estao-crescendo OBS.: O Infográfico e o livro digital apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, mesmo que os alunos tenham sido levados para o Laboratório de informática, os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não é trabalhado atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.

02 - DISCUTA A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO URBANO: reconhecer as diferenças e as transformações que determinaram as várias formas de uso e apropriação dos espaços urbanos; identificar problemas sócio espaciais e ambientais urbanos, caracterizando-os e propondo ações para a melhoria das condições de vida nas cidades brasileiras. Mídia: Vídeo Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/discuta-a-importancia-doplanejamento-urbano Obs.: Vídeos apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos o uso pedagógico da tecnologia de uma forma bem simplificada.


03 - BIOMAS BRASILEIROS: PARTE 1 – MAPEAMENTO: identificar as características dos biomas brasileiros e avaliar a importância da preservação de sua biodiversidade; estabelecer relações entre as coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos em biomas e ecossistemas situados no território brasileiro; cartográficas. Mídias: ANIMAÇÃO, INFOGRÁFICO, MAPA (biomas brasileiros caracterização, distribuição, usos, riscos e ameaças; domínios morfoclimáticos brasileiros; seres vivos e meio físico: interações ecológicas; biodiversidade: níveis e escalas. Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/biomas-brasileiros-parte1-mapeamento OBS.: ANIMAÇÃO, INFOGRÁFICO, MAPA apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, aparecem também outros ODAs, mas não são citados na mídia. Os ODAs só são utilizados como apoio de leituras. Não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado. Como atividade de autoria para trabalhar a finalização da proposta no plano de aula: “peça que os alunos se reúnam em grupos e proponha que elaborem um painel com o seguinte título: Biomas brasileiros: um mapeamento”, poderia ter sido usado para a criação do mural a ferramenta para CRIAR Padlet > https://pt-br.padlet.com/,

05 - ENSINE CARTOGRAFIA PARA A TURMA USANDO O GOOGLE EARTH: desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica; comparar diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais.

Mídia: Aplicativo Móvel (cartografia, representação da paisagem)

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/ensine-cartografia-paraa-turma-usando-o-google-earth OBS.: O Aplicativo móvel apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. No desenvolvimento também foi citado o site do Guia Geográfico Mapas http://www.guiageo-mapas.com mas, não foi relacionado no item “Mídia”.


06 - DE ARQUIPELAGO A CONTINENTE: A CONSTITUIÇÃO DO TERRITTÓRIO BRASILEIRO: reconhecer e analisar os processos de formação do território brasileiro com base em diferentes formas de organização social e produção econômica; desenvolver a capacidade de exposição, argumentação e realização de sínteses de ideias, processos e fenômenos; observar, identificar e analisar mapas do Brasil para situar no tempo e no espaço diferentes elementos que contribuíram para a organização do território nacional.

Mídia: Infográfico Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/de-arquipelago-acontinente-a-constituicao-do-territt-rio-brasileiro OBS.: O Infográfico apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras. Não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.

07 - CONFLITOS NA LÍBIA: discutir a natureza da crise política e das revoltas populares na Líbia e avaliar as repercussões.

Mídia: Infográfico (Política e cultura; globalização)

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/conflitos-na-libia

OBS.: O Infográfico apresentado na mídia está com o link quebrado ou fora do ar, aparece no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio mínimo de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.


08 - PLANTAR PARA COLHER. APRENDENDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR: investigar sobre a origem da agricultura; analisar os impactos ambientais gerados pela agricultura; conhecer os diversos tipos de agricultura familiar; identificar as dificuldades e possibilidades das pessoas que trabalham com agricultura familiar; valorizar a agricultura familiar; desenvolver leitura e escrita.

Mídia: Vídeo Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/plantar-para-colheraprendendo-sobre-a-importancia-da-agricultura-familiar

OBS.: Os vídeos apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não aparece atividade de autoria digital. Sugerimos trabalhar com ODA que possibilite registrar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, como por exemplo: a ferramenta para CRIAR GLOGSTEREDU, criação de cartazes online multimídia.

09 - MAPAS: LOCALIZANDO MEU ESPACO: representar o trajeto de casa até a escola; Identificar a importância da utilização dos mapas e suas funções; compreender a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações; conhecer e localizar espaços no mapa; observar as indicações de direção (esquerda e direita), distância (longe, perto e escala) e proporção; interpretar e construir mapa da sala de aula; interpretar o mapa e localizar um objeto; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.

Mídia: Infográfico, Vídeo

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/mapas-localizando-meuespaco OBS.: O Infográfico e o vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.


10 - BRINCADEIRAS DO BRASIL E DO MUNDO: localizar as divisões territoriais do Brasil e do mundo; identificar características de aspectos culturais presentes nas regiões do Brasil; conhecer sobre a origem de algumas brincadeiras; utilizar a internet como ferramenta de pesquisa sobre o tema brincadeiras.

Mídia: Infográfico, vídeo

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/brincadeiras-do-brasil-edo-mundo OBS.: O Infográfico e o vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado, como poderia ter trabalhado a elaboração de Infográficos, disponível na ferramenta para CRIAR: visual.ly ou Infogram, para realizar a última atividade do plano de aula, que é elaborar informativos sobre as brincadeiras ao redor do mundo.

11 - APRENDENDO SOBRE A LUA, SUAS FASES E INFLUÊNCIAS: conhecer uma das teorias sobre o surgimento do satélite natural da Terra; descrever os movimentos da Lua e identificar suas fases; identificar o que são mares lunares; reconhecer o eclipse lunar; entender a influência da Lua sobre as marés; conhecer mitos, lendas e curiosidades sobre a lua.

Mídia: Vídeo (Lugar e paisagem; língua escrita: prática de leitura; processos de leitura; língua escrita: prática de produção de textos) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/aprendendo-sobre-a-luasuas-fases-e-influencias

Obs.: Vídeos apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo percebemos o uso pedagógico da tecnologia de uma forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.


13 COMO TORNAR AS CIDADES BRASILEIRAS MAIS SUSTENTÁVEIS: introduzir o conceito de planejamento urbano sustentável; refletir sobre iniciativas que tornam as cidades mais sustentáveis; utilizar a pesquisa de opinião como fonte de informações; refletir sobre os problemas socioambientais das cidades; propor possíveis soluções para melhorar a qualidade de vida da população local (do entorno da escola ou do município). A imagem do foi colocada neste material por mim, no plano de aula não aparece imagem. Mídia: Animação, Infográfico (sustentabilidade; cidades planejamento urbano; energias renováveis; mobilidade urbana).

sustentáveis;

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/como-tornar-as-cidadesbrasileiras-mais-sustentaveis OBS.: O Infográfico e o vídeo animado apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado, como poderia ter trabalhado a entrevista usando o Podcast disponível em ferramenta para CRIAR.

14 - BIOMAS BRASILEIROS: PARTE 3 - MATA ATLANTICA: identificar e compreender a configuração da Mata Atlântica e ecossistemas associados; relacionar coberturas vegetais, fauna, clima, relevo, solos e recursos hídricos do bioma; correlacionar distribuição e biodiversidade do bioma; identificar e relacionar processos de expansão agrícola, urbanização, industrialização e os efeitos desses processos no bioma; reconhecer a analisar unidades e políticas de conservação e uso sustentáveis do bioma; ler e interpretar mapas em diferentes escalas. A imagem foi colocada neste material por mim, no plano de aula não aparece imagem Mídia: INFOGRÁFICO (biomas brasileiros- caracterização, distribuição, usos, riscos e ameaças; domínios morfoclimáticos brasileiros; seres vivos e meio físico: interações ecológicas; biodiversidade: níveis e escalas. Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/biomas-brasileiros-parte3-mata-atlantica OBS.: Os Infográficos apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado..


15 - A LONGA BATALHA PELA IGUALDADE RACIAL: Avaliar a condição da população negra no Brasil atual com base em dados sociodemográficos.

Mídia: INFOGRÁFICOS. (negros e mercado de trabalho; mudanças demográficas; preconceito e discriminação racial; equidade racial; políticas públicas) A imagem foi colocada neste material por mim, no plano de aula não aparece imagem.

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/a-longa-batalha-pelaigualdade-racial

OBS.: Não aparecem os Infográficos apresentados na mídia, só aparece a Lei 12.288 que é citada no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado

16 - REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA: O TESOURO ESTÁ NA UTILIZACÃO DOS MAPAS: observar, ler e interpretar o espaço vivido como possibilidade de representação; desenvolver o interesse pela representação do espaço vivido; construir mapas; refletir sobre a paisagem da cidade; representar a paisagem tendo como referência o lugar em que vive e a escola; criar símbolos e legendas; utilizar legenda na representação cartográfica; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. A imagem foi colocada neste material por mim, no plano de aula não aparece imagem Mídia: INFOGRÁFICO, JOGO (lugar, paisagem). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/representacaocartografica-o-tesouro-esta-na-utilizacao-dos-mapas OBS.: O Infográfico e o jogo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs aparecem como apoio de leituras e o uso dos jogos sistematizando conteúdo estudado.


17 - MOTORISTAS E PEDESTRES: UMA RELACÃO ÉTICA? reconhecer a necessidade de manter o respeito entre motoristas e pedestres no trânsito; listar e discutir atitudes éticas por parte de motoristas e pedestres para garantir a segurança no trânsito; analisar situações em que houve desrespeito às regras de trânsito e as consequências para a vida das pessoas.

Mídia: ANIMAÇÃO, LIVRO DIGITAL, VÍDEO (regras de trânsito; Segurança de pedestres; Cidadania)

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/motoristas-e-pedestresuma-relacao-etica

OBS.: O Infográfico e o vídeo animado apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado, mas foi trabalhado a parte prática do que eles aprenderam com os vídeos. A imagem foi colocada neste material por mim, no plano de aula não aparece imagem.

18 - UMA VIAGEM PELO SISTEMA SOLAR: identificar os planetas que compõem o Sistema Solar; evidenciar a amplitude e complexidade do Universo; desenvolver as capacidades de observação, comparação e classificação; aguçar os sentidos e expressões por meio das observações em relação ao Sistema Solar.

Mídia: ANIMAÇÃO, JOGO, VÍDEO (Arte Visual; Sistema solar) Acesse o link sistema-solar

http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/uma-viagem-pelo-

Obs.: Vídeos apresentados na mídia, aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo não aparecem a mídia “animação” nem o “Jogo”. Percebemos o uso pedagógico da tecnologia de uma forma bem simplificada.


19 - DERIVA CONTINENTAL E A FORMAÇÃO DOS CONTINENTES: Entender o surgimento dos seis continentes.

Mídia: Infográfico (teoria da deriva continental e a formação dos continentes; tectônica de placas (ou placas tectônicas) e a permanente transformação da litosfera; tempo geológico e sequência de eventos geológicos).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/deriva-continental-e-aformacao-dos-continentes

OBS.: O Infográfico apresentado na mídia aparece no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, aparecem também outros ODAs, mas não são citados na mídia. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.

20 - A CABANAGEM NO PAR: analisar o contexto social, político e econômico da sociedade brasileira no período regencial; apontar os fatores que levaram à revolta dos cabanos no Pará, no período entre 1835 e 1840; identificar os sujeitos sociais participantes da Cabanagem; refletir sobre os significados do movimento no contexto social e político do Brasil Império. Mídia: INFOGRÁFICO, JOGO, VÍDEO (sujeito histórico; memória; relações de poder e conflitos sociais).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/a-cabanagem-no-par

OBS.: Infográfico, jogo, vídeo apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, aparece também outros ODAs, mas não são citados na mídia. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado.


21 - POR QUE AS CIDADES MEDIAS ESTÃO CRESCENDO? : conhecer a hierarquia urbana brasileira, bem como sua formação, evolução e configuração atual; reconhecer o processo de interiorização dos investimentos e dos setores produtivos no Brasil; relacionar o conceito de IDH à ideia de qualidade de vida em centros locais, sub-regionais e capitais regionais.

Mídia: INFOGRÁFICO, LIVRO DIGITAL (urbanização brasileira; hierarquia urbana brasileira; fluxos econômicos; qualidade de vida e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/por-que-as-cidadesmedias-estao-crescendo

OBS.: Infográfico e o livro digital apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, aparece também outros ODAs, mas não são citados na mídia. Os ODAs só aparecem como apoio de leituras e não fora trabalhada nenhuma atividade de autoria digital, sistematizando conteúdo estudado. Alguns links que aparecem no desenvolvimento estão quebrados ou desativados.


PLANOS DE AULA SEM IDENTIFICAÇÃO DE MODALIDADE/ CONTEÚDO/OBJETIVOS.

1 - PESQUISA SOBRE BRINCADEIRAS DE PEGAR: Ampliar o repertório de brincadeiras tradicionais de pegar.

Mídia: Infográficos (Jogos e brincadeiras)

Acesse o link: http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/pesquisa-sobrebrincadeiras-de-pegar

OBS.: Infográfico apresentado na mídia aparecem no desenvolvimento do plano da aula, contudo percebemos que o uso pedagógico da tecnologia ocorre de forma bem simplificada, servindo como suporte para a aula sobre as brincadeiras tradicionais.

2 -RECICLAGEM: PLÁSTICO: Compreender a necessidade de preservar o meio ambiente. Perceber os efeitos da poluição por resíduos plásticos ao meio ambiente. Identificar a importância da reciclagem e do cuidado com o lixo. Vivenciar a experiência de reutilização de objetos plásticos. Mídia: Animação e Vídeo (seres vivos).

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/reciclagem-plastico

Obs.: Os dois vídeos apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo não aparece nenhuma mídia “animação”. Percebemos o uso pedagógico da tecnologia de uma maneira bem simples.


3 DIVERSIDADE CULTURAL E AFRODESCENDENTE– BRASIL DE TODOS OS POVOS: Entender que no Brasil vivem muitas pessoas que são de outros países; conhecer culturas diferentes e ampliar a percepção sobre a diversidade; observar diferenças de tipo físico e de linguagem entre as pessoas; perceber como a sociedade cria estereótipos. Mídia: ANIMAÇÃO, VÍDEO (Linguagem oral e escrita; Processos de leitura; prática de leitura) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/diversidade-cultural-eafrodescendente-brasil-de-todos-os-povos Obs.: Os dois vídeos apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo não encontramos nenhuma mídia “animação”. Vimos também o uso de Mapa-múndi, que poderia ter sido usado também outros odas da plataforma, como por exemplo: ODA "America’s racial segregation", ou o ODA “SOMOS TODOS IGUAIS”, quadro branco para construir diferentes personagens e escrever, na lousa virtual disponível, informações sobre si mesmo ou sobre o personagem. Percebemos neste plano, o uso pedagógico da tecnologia, mas de uma maneira bem superficial.

4 -SE FAZ BEM PARA O MEU CORPO, FAZ BEM PARA MIM! HIGIENE E SAÚDE: identificar os cuidados diários básicos com a higiene corporal; compreender a importância dos cuidados com o corpo; analisar os cuidados com o corpo e as doenças que estão associadas à falta de higiene; estimular o autoconhecimento; desenvolver e ampliar o vocabulário. Mídia: ANIMAÇÃO (Movimento; Linguagem oral e escrita). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/se-faz-bem-para-o-meucorpo-faz-bem-para-mim-higiene-e-saude Obs.: O plano de aula, apesar de colocar como ODA a palavra “animação”, apresenta vários vídeos do youtube e sugestão de aula do portal do professor, contudo não deixa muito claro o uso pedagógico da tecnologia. Poderia ser usado também o ODA Higiene e saúde: http://educ.see.ac.gov.br/procurar?utf8=%E2%9C%93&q=Higiene+e+sa% C3%BAde&target=odas Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=k2z0ppvRqEY


6 - AS PARTES DA PLANTA, SUAS FUNÇÕES E UTILIDADES PARA OS SERES: Reconhecer as partes das plantas e as respectivas funções; compreender a importância e o uso das plantas na vida dos seres vivos. Mídia: ÁUDIO, VÍDEO (seres vivos) Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planosde-aula/as-partes-da-planta-suas-funces-e-utilidades-para-os-seres Obs.: Os dois vídeos apresentados na mídia aparecem no desenvolvimento do plano de aula, contudo, percebemos o uso pedagógico da tecnologia de uma forma bem simplificada, poderia ser utilizadas outros ODA para a produção dos resultados da atividade, como por exemplo: o HagáQue ou STORYBOARDTHAT softwares para criação de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos; o Padlet > https://pt-br.padlet.com/ , para criação dos murais sobre os assuntos trabalhados em aula.

7 - ESTRESSE E VIDA EM SOCIEDADE: refletir sobre meios de tornar a vida em comum mais agradável e menos estressante. Mídia: VÍDEO (Ética, moral e vida em comum). Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planosde-aula/estresse-e-vida-em-sociedade

OBS.: No plano de aula consta links de vídeo Mídia, mas no desenvolvimento não é apresentada a forma pedagógica que foram trabalhados, nem mesmo foram citados. Não percebemos o uso pedagógico das tecnologias. 8 - Sequência Didática com as obras de Ivan Cruz: possibilitar experiências que promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de artes plástica e tecnologia midiáticas.

Mídia: Áudio

Acesse o link http://educ.see.ac.gov.br/planos-de-aula/sequencia-didatica-comas-obras-de-ivan-cruz OBS.: No plano de aula aparecem dois vídeos (um com Stop Motion baseado e o outro uma animação feita no Première, todos baseados na obra Flicts do Ziraldo) e não áudio, como está no recurso mídia. Não percebemos o uso pedagógico das tecnologias.

APOIO AO PROFESSOR: Materiais pedagógicos  

Acesse planos de aula e atividades para o planejamento de aulas inovadoras e atrativas.