Issuu on Google+


02


03


04

As férias chegaram!

O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS? F

érias de Julho! E agora? O que fazer com as crianças para que elas possam ocupar o tempo livre? Não se preocupe, existem diversas formas divertidas e interessantes para entreter a garotada.

Os pais devem ter em mente que, a grande função deste período é o descanso escolar. Afinal, é um momento de curtir cada minuto...brincando e se divertindo, sem sair muito da rotina. Segundo a terapeuta de família Suzy Camacho “nas férias, os horários ficam mais maleáveis, mas algumas regrinhas, como a hora de dormir e a de comer, precisam ser respeitadas o máximo possível para não atrapalhar o funcionamento normal do metabolismo da criança. Até os 6 anos de idade, os pequenos podem dormir e comer no máximo até uma hora depois do que estão acostumados. Fugir completamente da rotina pode deixá-los cansados e dificultar a volta às aulas”.

Confira algumas dicas para você se organizar e se divertir com os pequenos: - Fazer com que as crianças mantenham o contato com seus amigos e colegas de escola, sempre é muito saudável para fortalecer os laços de amizade; - Participar de oficinas infantis de leitura, fazer cursos de artes, passear em parques e praças; - Levar os pequenos para a cozinha e deixá-los preparar uma receita, fazer um piquenique ou acampamento, assistir peças teatrais e desenhos no cinema; - Fazer atividades lúdicas com jogos e brincadeiras antigas, proporcionar o contato com animais, fazer trilhas e caminhadas, empinar pipa, ou até mesmo participar de uma Colônia de Férias são excelentes opções; - O importante é mudar a rotina, desbravar outra realidade, fazer das férias um momento diferente e feliz! E se os pais conseguirem um tempinho, uma folga extra, é importante aproveitar em companhia deles. A intenção desse texto é motivar pais, familiares e responsáveis a pensar nestas ou em milhares de outras opções que podem garantir que esses poucos dias sejam alegres e divertidos para as crianças. Muitas vezes estamos tão entretidos em dar conforto e bens materiais que nos esquecemos de que o que torna alguém especial são o cuidado, o carinho e o tempo gastos com ele.


05 eflexão

O verdadeiro amor Um professor se encontrou com um grupo de jovens que falava contra o casamento. Argumentavam que o que mantém um casal é o romantismo, e que é preferível acabar com a relação quando este se apaga, em vez de se submeter à triste monotonia do matrimônio. O mestre disse que respeitava sua opinião mas lhes contou a seguinte história: “Meus pais viveram 55 anos casados. Numa manhã minha mãe descia as escadas para preparar o café e sofreu um enfarte. Meu pai correu até ela, levantou-a como pôde e quase se arrastando a levou até à caminhonete. Dirigiu a toda velocidade até o hospital, mas quando chegou, infelizmente ela já

estava morta. Durante o velório, meu pai não falou. Ficava o tempo todo olhando para o nada. Quase não chorou. Eu e meus irmãos tentamos, em vão, quebrar a nostalgia recordando momentos engraçados. Na hora do sepultamento, papai, já mais calmo, passou a mão sobre o caixão e falou com sentida emoção: — Meus filhos, foram 55 bons anos... Ninguém pode falar do amor verdadeiro se não tem idéia do que é compartilhar a vida com alguém por tanto tempo. Fez uma pausa, enxugou as lágrimas e continuou: — Ela e eu estivemos juntos em muitas crises. Mudei

de emprego, renovamos toda a mobília quando vendemos a casa e mudamos de cidade. Compartilhamos a alegria de ver nossos filhos concluírem a faculdade, choramos um ao lado do outro quando entes queridos partiam. Oramos juntos na sala de espera de alguns hospitais, nos apoiamos na hora da dor, trocamos abraços em cada Natal, e perdoamos nossos erros... Filhos, agora ela se foi, e estou contente. E vocês sabem por quê? Porque ela se foi antes de mim e não teve que viver a agonia e a dor de me enterrar, de ficar só depois da minha partida. Sou eu que vou passar por essa situação, e agradeço a Deus por isso.

Eu a amo tanto que não gostaria que sofresse assim... Quando meu pai terminou de falar, meus irmãos e eu estávamos com os rostos cobertos de lágrimas. Nós o abraçamos e ele nos consolava, dizendo: ‘Está tudo bem, meus filhos, podemos ir para casa.” E, por fim, o professor concluiu: -Naquele dia entendi o

que é o verdadeiro amor. Está muito além do romantismo, e não tem muito a ver com o erotismo, mas se vincula ao trabalho e ao cuidado a que se professam duas pessoas realmente comprometidas. Quando o mestre terminou de falar, os jovens universitários não puderam argumentar. Pois esse tipo de amor era algo que não

conheciam. O verdadeiro amor se revela nos pequenos gestos, dia-a-dia e por todos os dias. O verdadeiro amor não é egoísta, não é presunçoso, nem alimenta o desejo de posse sobre a pessoa amada. Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado com certeza chegará mais longe.


06 ssista

9

FILMES PARA VIAJAR SEM SAIR DE CASA C

onheça os lugares mais distantes do mundo com a ajuda de 10 filmes sobre viagens. Seja para planejar sua próxima jornada, seja para curtir as férias de julho longe de casa (pelo menos na imaginação), confira uma lista com os melhores cenários, as lições de vida mais tocantes e as maiores trapalhadas em família. Um guia essencial para todo bom viajante. Prepare as malas e aperte os cintos: é hora de conhecer os 10 melhores filmes para viajar sem sair de casa.

Meia-Noite em Paris, de Woody Allen, é uma homenagem aos artistas do início do século XX

Meia-Noite em Paris

Paris O americaníssimo Woody Allen sempre acerta ao filmar na Europa: já gravou na Inglaterra (Match Point), Espanha (Vicky Cristina Barcelona) e Itália (Para Roma Com Amor), e pretende voltar à França para seu próximo filme. Em Meia-Noite em Paris, o diretor conduz uma viagem no tempo e no espaço, levando seu personagem Gil (Owen Wilson) a uma série de encontros inusitados com a elite intelectual dos anos 20, numa Paris boêmia e modernista.

Na Natureza Selvagem é baseada numa história real

O aposentado Carl realiza o sonho de viajar ao “Paraíso das Cachoeiras”

Scarlett Johansson sofre com o fusohorário e a solidão na capital japonesa

Alasca

Monte Roraima

Tóquio

Na Natureza Selvagem

Up – Altas Aventuras

Encontros e Desencontros

A história real de Christopher McCandless (Emile Hirsch), documentada no livro de Jon Krakauer, deu origem ao filme de Sean Penn. Christopher é um aventureiro antimaterialista, que sai numa viagem sem rumo pelos Estados Unidos até decidir ir, sozinho, ao Alasca. Mesmo encontrando um ambiente hostil, o garoto prefere viver isolado a encarar as falsidades da vida em sociedade.

Um velhinho aposentado e viúvo é o herói desta aventura da Pixar: irritado com os vizinhos e a rotina, Carl Friedricksen decide realizar seu sonho de infância e conhecer o Paraíso das Cachoeiras (inspirado no Monte Roraima, no limite entre Brasil, Guiana e Venezuela). Para isso, ele pendura sua casa em balões e voa pela a América. O problema é que um pequeno escoteiro pega carona e o impede de ir sozinho nessa viagem.

Dois americanos se encontram no correcorre de Tóquio. Bill Murray é Bob, um ator viajando a trabalho, e Scarlett Johansson é Charlotte, esposa de um fotógrafo que se sente abandonada na cidade enquanto ele trabalha. Eles se conhecem no bar do hotel e saem pela capital japonesa para fazer aquele momento valer a pena.


07

A personagem de Diane Lane larga tudo e vai morar na Itália para se recuperar de um divórcio

Vicky e Cristina viajam à Espanha e se encantam pelas paisagens, vinhos, música e também pelo mesmo homem

Queen Latifah descobre que tem pouco tempo de vida em As Férias da Minha Vida

Em Antes do Amanhecer, Celine e jesse se conhecem em Viena

Você vai pensar duas vezes antes de viajar em família depois de conhecer os Griswolds

Toscana

Barcelona

República Tcheca

Viena, Paris e Grécia

Estados Unidos

Sob o Sol da Toscana

Vicky Cristina Barcelona

As Férias da Minha Vida

Trilogia Antes da Meia-Noite

Férias Frustradas

Diane Lane vive Frances Mayes, uma mulher que acaba de se divorciar e perder a casa, por isso aceita a sugestão de viajar para evitar a depressão. Em passagem pela Itália, Frances tem seus “cinco minutos” de impulso e compra uma casa numa pequena vila na Toscana. Para ela, a mudança de país significará também uma mudança de amizades, trabalho, amor e auto-estima.

A cosmopolita e cultural Barcelona é palco do encontro pouco comum entre duas amigas americanas e um casal problemático que vive ali. Vicky (Rebecca Hall) é a mais racional das turistas, enquanto Cristina (Scarlett Johansson) se deixa levar pelas possibilidades daquela viagem. Javier Bardem é o conquistador Juan Antonio, que vive uma relação de amor e ódio pela ex-mulher Maria Elena (Penélope Cruz).

Queen Latifah vive a recatada Georgia Byrd, uma vendedora de utensílios de cozinha que descobre ter uma doença incurável e parte para gastar todo o seu dinheiro e aproveitar a vida. Sua escolha é um luxuoso hotel na República Tcheca, com pistas de esqui e celebridades pipocando pelos cantos. Gérard Depardieu interpreta o chef local.

Em 1995, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se encontraram pela primeira vez, num trem, em Antes do Amanhecer. Durante um único dia em Viena, os dois se conheceram e se apaixonaram, depois se separaram. Em 2004, em Antes do Pôr do Sol, o casal se reencontrou no lançamento do livro de Jesse, em Paris, e novamente não passou mais de algumas horas junto. Agora, outros nove anos depois, Antes da Meia-Noite leva os dois – vivendo juntos e com filhos – a passarem férias na Grécia. O relacionamento encara finalmente a realidade, e descobre que não basta a paixão ou o amor para sobreviver.

Quem nunca sofreu (de vergonha, de irritação ou de tédio) numa viagem em família? Neste clássico de férias, as “vítimas” são os Griswolds, cujo pai (Chevy Chase) está decidido a levar a esposa e os filhos a um parque temático em outro Estado americano. Na estrada, eles se unem a outros parentes e esbarram em todo o tipo de obstáculo até chegarem ao destino, igualmente frustrante.


08


09


10

SECRETARIA DA AGRICULTURA ENTREGA

RETROESCAVADEIRA EM TUBARÃO A

Secretaria da Agricultura e da Pesca entrega, no sábado (13), às 12h, uma retroescavadeira à Cooperativa dos Usuários de Campos Públicos de Tubarão, no Campo da Eira, que possui 1.100 hectares e 400 associados. O equipamento, que irá auxiliar na abertura de valas na plantação de arroz irrigado, foi adquirido com recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) e representa um investimento de R$ 155 mil.

Segundo o secretário da Agricultura e da Pesca,

João Rodrigues, a entrega das retroescavadeira integra o conjunto de ações planejadas pelo governo estadual para auxiliar os municípios catarinenses na melhoria da sua agricultura e combater os efeitos da estiagem. No total foram adquiridas dez retroescavadeiras com recursos próprios do Governo do Estado num investimento de cerca de R$ 1,7 milhão. “Já fui prefeito de duas cidades (Pinhalzinho e Chapecó) e sei o quanto essa máquina é importante. Investindo na agricultura familiar, estamos auxiliando no desenvolvimento do campo e da cidade”, destacou o secretário.

Os equipamentos agrícolas são entregues às prefeituras e associação por meio de termo de cessão de uso, renovável. O secretário antecipa que novos equipamentos estão sendo adquiridos pela Secretaria da Agricultura e da Pesca em ações que estão sendo desenvolvidas junto aos ministérios da Agricultura e o da Pesca e em parcerias que estão sendo realizadas com deputados federais catarinenses. Esses novos equipamentos serão entregues durante o segundo semestre deste ano. O roteiro do secretário João Rodrigues pelo Sul iniciou na sexta-feira (12), com a inauguração da

sede da Colônia de Pescadores de Imaruí que foi construída com o apoio financeiro da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e pretende atender mais de 800 pescadores. A prefeitura de Ermo também recebeu, via cessão de uso, uma retroescavadeira para manutenção de estradas vicinais e abertura de poços artesianos. Em Balneário Rincão e Pedras Grandes, Rodrigues participou do I Seminário Municipal da Pesca, Aquicultura e Agricultura Familiar e da abertura oficial da oitava edição da Festa do Vinho Goethe, que aconteceu de 12 a 14 de julho, na localidade de Azambuja.


11

PROJETO PIONEIRO DE MANUTENÇÃO DE RODOVIAS É APRESENTADO A INFRAESTRUTURA DO ESTADO M

anter as rodovias roçadas e com as margens desobstruídas. Com esse objetivo a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Braço do Norte apresentou ao secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, na tarde desta terça-feira, 9, o projeto pioneiro que cria uma parceria entre os municípios e o Governo do Estado. A iniciativa partiu da SDR em parceria com os prefeitos dos municípios de Braço do Norte, São Ludgero, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Armazém, Rio

Fortuna e Grão-Pará. Diversos são os pedidos de limpeza que chegam diariamente, afirma o secretário Regional, Roberto Kuerten Marcelino. “Moradores e vereadores me questionam sobre este problema, que na verdade, compete ao Departamento de Infraestrutura (Deinfra). Porém, nunca deixamos de ouvir a comunidade e sempre buscamos soluções”, completa. Ainda conforme Marcelino entende-se que é grande a demanda de serviços do Deinfra, por este motivo algumas regiões demoram a serem atendidas. “Há disponibilidade por parte dos

municípios em fazer estes serviços, então pensamos na realização de convênios, pois são os líderes de cada cidade que recebem as primeiras reclamações”, destaca o secretário. A ideia foi bem aceita por Cobalchini, que deu seu aval positivo para a realização dos convênios. “Com certeza esse projeto será levado aos outros 35 secretários regionais, já que esse problema acontece em todo o estado. Um fundo será criado para que os valores possam ser destinados a cada município e em breve passará pela aprovação dos deputados”, concluiu o secretário de Infraestrutura.


12 assatempo

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.” Carlos Drummond de Andrade

Rindo Muito

http://www.willtirando.com.br/

Naquela segunda-feira, os alunos entregam a redação que a professora havia encomendado no final de semana. Todo mundo entrega uma folhinha ou no máximo duas, mas o Joãozinho apareceu com um calhamaço de papel encadernado. - O que é isso, Joãozinho? – pergunta a professora. - É a minha redação professora! Cheia de curiosidade, a professora toma aquele enorme volume na mão. Abre a primeira página e lê: “A Grande Cavalgada”. Vira a segunda: “Cataplóc, Cataplóc, Cataplóc” e na terceira: “Cataplóc, Cataplóc, Cataplóc” e na quarta: “Cataplóc, Cataplóc, Cataplóc”. E assim sucessivamente, ela vai lendo uma a uma, as trezentas e oitenta e três páginas do livro e em todas as mesmas palavras “Cataplóc, Cataplóc, Cataplóc”. Até que ela chega à última página “Cataplóc, Cataplóc, Cataplóc… ôôôôôôôôôaaaaa”.

Para Pintar

2. O que é o que é. É cheio de buraco mas segura a água?

3. O que é, o que é. Todo mês tem, menos abril?

Palavras Cruzadas

resposta:

Joãozinho

Naquele casamento já na rotina, o marido chega com todo cuidado na cama e sussurra suave e apaixonadamente no ouvido de sua mulher: - Estou sem cueca. E a mulher, sem abrir os olhos, responde: - Amanhã eu compro uma! Aí ele: - Amor, eu quero amá-la. Ela responde: - Tá em cima do guarda-roupa. Numa última tentativa: - Você não entendeu, eu vou amar-te. A mulher: - Vá a Marte, a Júpiter, à puta-que-pariu … mas me deixe dormir!!!

1. O que é o que é. Tem que matar para viver?

Respostas: 1. A fome. 2. A esponja 3. O letra “O”

Olha o que dá misturar bebida

Rotina de um casamento


13

CDL APRESENTA NOVA DENTISTA AOS ASSOCIADOS I

niciaram os atendimentos da nova dentista da CDL, Sinara Michels. Com um moderno e recém-instalado consultório na sede da câmara de dirigentes lojistas, a dentista oferece uma gama de serviços na área odontológica. Através do convênio CDL/Odonto os sócios da entidade, bem como seus funcionários, investem R$22

mensais e recebem atendimento odontológico para si e todos os seus dependentes. A Diretoria da CDL esteve conhecendo as dependências da nova dentista na semana passada. “O consultório está ótimo e pronto para oferecer aos nossos associados um atendimento de qualidade e melhor ainda, aqui mesmo na sede da CDL”. A Dra. Sinara já realiza os atendimentos normalmente. Fazem parte dos procedimen-

Prefeito em exercício Charles Bianchini traz boas notícias da capital O prefeito em exercício Charles Bianchini em viagem realizada ontem a Florianópolis trouxe a Braço do Norte grandes notícias. O prefeito esteve reunido como deputado José Nei Ascari e almoçou com a bancada do PSD. Em reunião com o presidente do Badesc, João Paulo Kleinübing, Bianchini discutiu a ampliação do recurso oferecido pelo Banco para o Município de Braço do Norte. “O Badesc nos ofereceu uma linha de crédito de R$1 milhão, queremos ampliá-la para cerca de R$3 milhões. Nosso objetivo é construção da ponte da União, orçada nesse valor”, explica o prefeito Charles Bianchini.

tos oferecidos pela nova dentista, sem custos adicionais, exodontia (extração de dentes), restaurações, tratamento endodôntico, aplicação de flúor, aplicação de selante, profilaxia (limpeza), rapagem, raio x periapical e interproximal e serviços de emergência. A Dra. Sinara atende de segunda a sexta em horário comercial. As consultas podem ser agendadas pelo fone (48)3658.4579 com Greyce.

O projeto para ponte de rodagem ligando o Bairro União e o Centro está orçado em R$3 milhões e é uma importante obra para ampliação e desafogamento do Trânsito Municipal. O Badesc já se comprometeu com R$2 milhões e estuda a ampliação do valor. O prefeito participou ainda da uma reunião, juntamente com outros prefeitos da região, marcada pelo secretário regional, Roberto Kuertem Marcelino, com a Secretaria de Infraestrutura do Estado para apresentação do projeto pioneiro que prevê uma parceria entre Estado e Municípios na manutenção das rodovias estaduais.


14 uto

Nova etapa A apresentação do novo Tracker aconteceu em grande evento realizado pela GM do Brasil. A marca realizou uma verdadeira festa para marcar a renovação de sua linha nos últimos 10 anos, assim como os próximos lançamentos. Além do Tracker, a marca também confirmou a chegada do novo Chevrolet Camaro até o fim do ano, conforme Autoesporte já havia adiantado. Para o presidente da GM no país, Jaime Ardilla, o momento registra o início de uma nova etapa da empresa, que será marcada pelo slogan “descubra novos caminhos”.

Versão europeia

GM LANÇA NOVO CHEVROLET

TRACKER NO BRASIL A

General Motors do Brasil confirmou oficalmente na noite de domingo, 14, o lançamento da nova geração do utilitário esportivo Chevrolet Tracker no país. As vendas começam em outubro nas concessionárias. O modelo foi confirmado simultâneamente em evento realizado em São Paulo e em um comercial de TV. O Tracker chegará em oferta

única de motorização, o 1.8 Ecotec de 140/144 cv e opção de câmbio manual de cinco ou automático de seis marchas.

Ao contrário do antigo Tracker, a nova geração não será uma versão do Suzuki Gran Vitara, mas sim um projeto totalmente novo construído na mesma plataforma utilizada pelos modelos Cobalt, Onix e Prisma. O novo Tracker será a prin-

cipal aposta da GM no segundo semestre e tem a difícil tarefa de terminar com a soberania do Ford EcoSport no segmento dos utilitários espor tivos compactos. O modelo é atualmente fabricado no México, de onde já é importado para a Argentina. A marca já preparou uma área especial de seu site para receber cadastros de interessados em saber mais sobre o início das vendas do Tracker.

O Tracker almeja liderar vendas em 140 países. Ele é vendido desde o fim de 2012 como Buick Encore nos EUA e como Opel Mokka e Chevrolet Trax na Europa. No Velho Continente, ele tem três opções de motores: 1.6 16V de 116 cv (gasolina), 1.4i Turbo de 142 cv (gasolina) e 1.7 VCDI de 132 cv (diesel). O câmbio pode ser manual ou automático de seis marchas, ambos com recurso start/stop. Ainda na Europa, o Tracker tem controle de estabilidade e tração, freios ABS com função EBD, sistema de arranque em aclives e seis airbags. O sistema multimídia MyLink (que inclui navegador, entrada USB, Bluetooth e comando de voz), assim como o controle de cruzeiro e o ar-condicionado automático estão presentes nas configurações mais completas.

História O Chevrolet Tracker começou sua história no Brasil em 2001, com o início das vendas com motor Peugeot 2.0 turbodiesel. Ele se tratava, na verdade, do Suzuki Gran Vitara vendido com a gravatinha da Chevrolet e algumas poucas modificações. Ambos os carros foram desenvolvidos em parceria entre as marcas japonesa e americana. As vendas aconteceram até 2004, mas apenas 1.812 unidades do modelo foram emplacadas no período. Em 2007, ele voltou à cena com a intenção de competir pelo mercado dominado pelo EcoSport. Então, o Tracker passou a oferecer versões 4x2 e 4x4 com motor 2.0 16v a gasolina, capaz de desenvolver 128 cavalos de potência a 5.900 rpm e torque de 17,7 kgfm a 4.300 rpm. O sucesso não veio, e agora ele retorna renovado para enfrentar o mesmo oponente da Ford.


15 amosos

Sou loca para casar. Tenho que achar um príncipe logo” Anitta, durante participação no “Programa Raul Gil”

Halle Berry e Olivier Martinez se casam em castelo na França A atriz Halle Berry e o ator francês Olivier Martinez se casaram neste fim de semana na França, disse o representante dela neste domingo (15). Halle, de 46 anos, vencedora do Oscar de Melhor Atriz pelo filme “A Última Ceia”, de 2001, está grávida e deve dar à luz a partir de setembro. Eles anunciaram o noivado no começo do ano passado. Halle e Martinez, de 47 anos, que atuou em “Infidelidade” e “Maré Negra”, neste último também ao lado de Halle, se casaram no sábado em um castelo em Vallery, na França, na presença de amigos e familiares. É o terceiro casamento da atriz, que é divorciada do jogador de beisebol David Justice e do cantor Eric Benet e que tem uma filha com Gabriel Aubry. Martinez nunca foi casado antes e, no passado, foi apontado como muito próximo amorosamente da cantora Kylie Minogue.

Caio Castro diz que todo homem gosta “que a mulher pise um pouquinho” Durante participação no programa “Esquenta”, da Globo, o ator Caio Castro afirmou ter semelhanças com o seu personagem de “Amor à Vida”. “O homem tem um pouco disso, de gostar que a mulher pise um pouquinho, parece que isso o instiga na hora da conquista”, afirmou Caio. O ator se soltou durante gravação do programa “Esquenta!” e improvisou alguns passos de funk, arrancando gritos da mulherada que estava na plateia. “O marido da minha mãe tinha ala em uma escola de samba. Gosto muito de carnaval e curto blocos no Rio. No último, estava de samba canção”, contou Caio Castro para apresentadora Regina Casé sobre seu talento na dança


16

SEGUNDO SEMESTRE

PROMISSOR PARA

AGRONEGÓCIO CATARINENSE “O

futuro é promissor para o agronegócio, o preço dos grãos e dos insumos deve subir, mas tudo indica que produziremos mais alimentos” observou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, nesta sexta-feira (12) durante reunião regional da entidade, em Chapecó. Participaram do encontro 60 dirigentes de Sindicatos Rurais.

O objetivo foi discutir a atual conjuntura do agronegócio, os desafios e as oportunidades do setor. De acordo com Pedrozo, o fornecimento de milho para o oeste de Santa Catarina e a construção de silos e armazéns são questões que preocupam o setor. Pedrozo também enfatizou a importância dos dirigentes sindicais rurais participarem dos eventos da categoria. “Nosso desejo é de que nossas lideranças sempre estejam à frente e saibam sobre tudo o que está acontecendo no segmento”, explicou. Também ressaltou os avanços no Plano Safra 2013/2014, do qual atende praticamente todas as reivindicações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O vice-presidente da Faesc e presidente da Cidasc, Enori Barbieri, abordou as perspectivas do mercado agrícola e as atividades da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina. “Neste ano os ventos sopraram positivamente. Exemplo disso são a emissão eletrônica da Guia de Trânsito Animal (e-GTA), a aprovação do Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Suasa) e a abertura de novos mercados internacionais para a carne catarinense”. Barbieri antecipou que o lançamento oficial do Sisbi-Suasa será em agosto, no município de Chapecó. A meta é integrar 200 frigoríficos até 2014. Essas empresas abatem 12 mil suínos/dia com inspeção municipal no território catarinense. A carne suína catarinense será um dos destaques deste segundo semente, segundo Barbieri, principalmente com a abertura do mercado japonês, com o embarque no mês de agosto dos primeiros containers para os Estados Unidos da América, a reabertura da Ucrânia e o interesse da Rússia, que esteve recentemente em Santa Catarina para habilitar mais plantas industriais para exportação. Na área de grãos, Barbieri destacou que os estoques mundiais estão se recom-

pondo, porém o desafio é a logística. “O Brasil ainda tem espaço para ampliar e os preços devem se manter bons para o produtor. Em resumo, é possível afirmar que o setor vive um dos melhores momentos porque a metade dos empregos no País com carteira assinada foi criada pelo agronegócio”, finalizou. A pecuária de leite também continuará em um bom momento com perspectiva de aumento para o produtor rural. Porém, essa rentabilidade tem chamado à atenção do Governo Federal alertou o vice-presidente de finanças da Faesc, Nelton Rogério de Souza. Segundo Souza, Santa Catarina elevou a produção/ mês, enquanto outros Estados reduziram. “O Governo Federal também autorizou no nordeste a colocar água no leite em pó, imagina se amplia essa medida”, comentou. Souza destacou que neste ano o produtor teve uma rentabilidade de 14% de janeiro a junho, neste mês de julho deve melhorar. “Sem dúvida, foi uma ampliação bastante significativa”, complementou. Para finalizar, o superintendente do Ser viço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Gilmar Zanluchi, explicou sobre o plano anual de trabalho do Senar e o levantamen-

to das demandas na área profissional rural. Zanluchi destacou que após sair na frente com o Pronatec e a Inclusão Digital, o Senar/ SC novamente é pioneiro, desta vez com o programa

“Leite Legal”. “Esta iniciativa é importantíssima e fará a diferença porque preconiza a qualidade do leite”, explicou. Também estiveram presentes o vice-presidente da

região Oeste e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó Américo do Nascimento e o vice-presidente da região extremo oeste Adelar Maximiliano Zimmer.


O visor 108