Page 1

Relatรณrio

de Atividades 2014


Sumário 5. A Obra 6. Onde Atuamos 8. Sportlife - Esporte para a Vida 9. Sportlife - Números 12 . Torneios Sportlife 13. Família Sportlife 15. Fotos Sportlife 16. Diretoria da Obra 2

Obra Auxiliar da Santa Cruz

Obra Auxiliar da Santa Cruz

3


A Obra A Obra Auxiliar da Santa Cruz é uma Associação Civil de direito privado, regulada pelas normas do Novo Código Civil, sem fins lucrativos ou econômicos, com índole beneficente, educacional, confessional e de assistência social, constituída como pessoa jurídica de direito privado desde 1997. A instituição constituiu-se porque um grupo de pessoas não estava satisfeita com a realidade social do Município de Guaratinguetá e tinha uma preocupação maior em especial com as crianças. Algumas dessas pessoas trabalharam durante um tempo na PASTORAL DA CRIANÇA e nesse contato direto com a população viu muitas situações de pobreza em várias áreas, isso, as levou a se organizarem e a criar esta organização com os objetivos relatados em seu ESTATUTO. No dia 26 de fevereiro de 2000 a Obra inaugurou a sua sede na Casa Santa Maria dos Anjos no bairro Parque de Santa Clara, situada numa área com 20.411 m2 dividida em quadra poliesportiva, área educacional, teatro, biblioteca comunitária, refeitório, parque, capela e horta comunitária.

Sportlife - Esporte para a Vida (desde 2012 é aprovado pelo CMDCA) 4

Obra Auxiliar da Santa Cruz

A Obra Auxiliar da Santa Cruz trabalha na promoção integral dos direitos da criança e do adolescente que prioritariamente vivenciam situação de vulnerabilidade social, visando seu desenvolvimento social (educação, cultura e esporte). Com isso defende o direito a um ambiente familiar protetor,

fortalecendo famílias e comunidades a fim de prevenir situações de violação dos direitos humanos. Atualmente atendemos 200 crianças e adolescentes dentro da Casa Santa Maria dos Anjos, e outras 400 dentro do município de Guaratinguetá por meio do esporte com atividades dentro de escolas públicas municipal, estadual e outras ONGs. Missão A Obra Auxiliar da Santa Cruz tem como missão promover o desenvolvimento das crianças, adolescentes e suas famílias para que possam realizar sua transformação, por meio de ações de educação, assistência, cultura, cidadania e pastoral conforme preconiza a doutrina cristã: Para que todos tenham vida! Visão Ser reconhecida pela comunidade como uma organização comprometida na prática da transformação social. Valores • Vida • Respeito • Amor • Fé • Transparência • Confiabilidade

Obra Auxiliar da Santa Cruz

5


A Obra Parque Santa Clara: conheça onde atuamos.

A Obra Auxiliar da Santa Cruz atua no microterritório do Parque Santa Clara, localizada na Zona Oeste do município, a região é a mais populosa e cheia de contraste. Por apresentar área periférica muito extensa, acaba por ocorrer o distanciamento da população dos serviços públicos, ficando, assim, uma parcela dos moradores segregada do acesso eficiente aos serviços como cultura, lazer, saúde e transporte. Os nossos beneficiados são crianças e adolescentes dos bairros: Parque São Francisco, Parque Santa Clara, Vila Municipal, Vila Municipal I e II, Vila dos Comerciários I e II, André Broca Filho, Jardim França, Jardim Santa Luzia e Pingo de Ouro. De acordo com o Censo IBGE 2010 são estimados cerca de 25 mil moradores, sendo quase 6 mil entre 0 e 14 anos.

O Parque Santa Clara, onde a instituição está localizada, é a mais populosa do município de acordo com o censo. Em todo o município, o segmento etário de 0 a 14 anos registrou crescimento negativo entre 2000 e 2010, com média de -1,7% ao ano. Crianças e jovens detinham 26,0% do contingente populacional em 2000, o que correspondia a 27.013 habitantes. Em 2010, a participação deste grupo reduziu para 20,2% da população, totalizando 22.646 habitantes. O Censo também revela que cerca de 71% desta população nos bairros citados são de mulheres. Problema Social: São problemas identificados nos bairros entorno: • Oferta insuficiente de espaços educativos, 6

Obra Auxiliar da Santa Cruz

esportivos e culturais que possam interagir com a escola pública. • Carência de programas que respondam às necessidades de aprendizagem e desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens vulnerabilizados pela situação de exclusão social e cultural. • Dispersão e fragilidade de ações comunitárias organizadas que promovam a proteção da infância e da juventude.

Como atuamos?

Atuamos com o projeto “Para que Tenham Vida” com práticas sociais, pedagógicas, cultura, esporte e meio ambiente, envolvendo os mais diversos atores (família, comunidade e Estado), comprometidos com a promoção da defesa de direitos da criança e do adolescente como preconiza o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – em situação de vulnerabilidade social. Em 15 anos, a Obra Auxiliar da Santa Cruz atendeu diretamente 2.800 crianças e adolescentes, indiretamente as famílias por meio dos projetos sócio assistencial – 11.184 pessoas.

Sportlife

Esporte para a Vida

Teatro

Cultura para a Vida

Horta

De bem com a Natureza

....eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10.

Culinária

Artesanato

De bem com a Natureza

Cultura para a Vida

Música Instrumental e Coral

Biblioteca LerVida

Psicopedagogia Amar e Cuidar

As intervenções do projeto são: 1) Promoção de atividades para crianças e adolescentes com esporte, cultura (música, literatura, teatro, artesanato, dança e coral), psicopedagogia, meio ambiente (proteção ambiental, aula de culinária, plantio de horta e árvore, reaproveitamento de material), educar para valores de cidadania (encontros que promovem o entendimento de conflitos, situação familiar, direitos humanos); 2) Acompanhamento sistemático das famílias com visitas domiciliares, encaminhamentos para rede sócio assistencial e foco em ações que possam auxiliar na educação familiar; 3) Participação dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, da Assistência Social, representação aos movimentos, visando o estabelecimento de uma rede local forte e sustentável;

Cultura para a Vida

Cultura para a Vida

Passeios

Amar e Cuidar

Obra Auxiliar da Santa Cruz

7


Sportlife - Esporte para a Vida O Sportlife – Esporte para a Vida, que trabalha com o conceito: o esporte educacional, conforme definição do Ministério do Esporte, de acordo com a Lei Federal nº 9.615/98. O esporte educacional tem como finalidade alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer, evitando-se a seletividade e a hipercompetitividade de seus praticantes.

Nos últimos anos, o esporte tem assumido novos papeis que vão muito além dos tradicionais conceitos relacionados à educação física, ao bem-estar, à saúde, ao lazer, ao entretenimento e ao desempenho (performance). Sem perder de vista essas dimensões, atualmente o esporte é também reconhecido como meio de formação da cidadania, de propagação do respeito aos direitos humanos e de inclusão social, sendo uma ferramenta decisiva para o estabelecimento de uma cultura de paz e de não violência, conforme preconizam os objetivos primordiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Metodologia - Proporcionar o aprendizado da técnica e da tática esportivas, o desenvolvimento de habilidades, capacidades e valores individuais e coletivos, assim como sua exploração e possível ressignificação na relação com o grupo e com a sociedade. Nesse processo, os participantes poderão conhecer, vivenciar e aprender um amplo repertório motor e a modalidade esportiva escolhida, de forma organizada, orientada e consciente.

Com isso, ele vai adquirir um bom repertório e o correto domínio sobre as técnicas e provas específicas da modalidade praticada, assim como princípios e valores importantes para o esporte e para suas vidas. A Obra Auxiliar da Santa Cruz, por meio do Sportlife – Esporte para a Vida, busca contribuir de forma significativa na inclusão social por meio do esporte e garantir a ampliação do conjunto dos direitos humanos e constitucionais.

8

Obra Auxiliar da Santa Cruz

Sportlife - Em números Atualmente o núcleo de esporte atende cerca de 606 educandos pelo Sportlife - Esporte para a Vida. Objetivo Geral Buscar através das atividades esportivas desenvolvidas, oportunizar a convivência social, o aumento da autoestima e a promoção de valores éticos e de cidadania. Escolas Públicas Municipal Maria Conceição Freire Salles – Pingo de Ouro (Basquete); Zezé Figueiredo – Jardim Tamandaré (Basquete); Virgílio Rosas da Silva – São Bento (Basquete); Maria Júlia Antunes Amaral Moreira- Jardim do Vale (Basquete); Escola Pública Estadual Sylvio Marcondes – Jardim Santa Luzia (Basquete); Organizações Sociais Movimento Verde Amarelo (MVA) – Fazendinha (Futsal) APAE - Nova Guará ( Basquete) Casa Santa Maria dos Anjos (Administração e Gestão do Projeto) Quadra de Esportes Santa Maria dos Anjos – Parque de Santa Clara ( Basquete; Futsal; Vôlei e Educação Física)

Escolas municipal 04 escolas municipais modalidade basquete

Escolas estadual 01 escola municipal modalidade basquete

ONGs Parceiras 02 ONGs parceiras modalidades basquete e futebol

Sede Obra Auxiliar da Santa Cruz 01 Quadra de Esporte Santa Maria dos Anjos modalidades basquete, futsal, vôlei e educação física

Obra Auxiliar da Santa Cruz

9


Atendidos nas escolas e ONGs 382 crianças e adolescentes

Atendidos na sede da Obra

15 através de ofícios - 16 crianças 68 encaminhamentos/orientações através de visitas domiciliares e entrevista individual 51 crianças.

224 crianças e adolescentes

*CRAS - CREAS - CONSELHO TUTELAR FÓRUM - SETOR DE PSICOLOGIA

Totalizando 606 atendidos, sendo que na sede muitas crianças e adolescentes participaram de várias modalidades.

Reunião dos Profissionais do Sportlife 08 encontros com toda a equipe de trabalho para planejamento da atividades, capacitação e avaliação. Os encontros foram em média de duração de 2h30. Totalizando 20h.

Educandos inscritos por modalidade

10

Encaminhamento à Rede de Proteção

Obra Auxiliar da Santa Cruz

Visitas Domiciliares Assistência Social 44 crianças e adolescentes 30 visitas domicilares

Aulas Ministradas no Sportlife

Uniforme distribuído aos educandos gratuitamente Todos os educandos do núcleo Sportlife Esporte para a Vida receberam uniformes, compostos por bermuda, camiseta gratuitamente; todos os materiais esportivos para as aulas foram cedidos gratuitamente pela Obra Auxiliar da Santa Cruz em todos os locais, sendo que há material apropriado para atender crianças a partir dos 4 anos na sede; e todos os profissionais e monitores são preparados para a ministração das aulas esportivas com foco no social. As camisetas receberam os logos dos apoiadores em 2014: Basf, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Prefeitura Municipal de Guaratinguetá e Governo do Estado de São Paulo. São distribuidos dois conjuntos para cada educando inscrito.

Obra Auxiliar da Santa Cruz

11


Torneios Sportlife- Esporte para a Vida O Sportlife - Esporte para a Vida promove durante o ano torneios e amistosos entre as escolas e organizações participantes. Sportlife Verão (reúne todos os alunos da Obra Auxiliar da Santa Cruz); Sportlife Inverno (reúne todos os alunos da Obra Auxiliar da Santa Cruz) e 2 Torneios Esportivos – Jogos escolares que reúne os beneficiados da sede e dos espaços das escolas públicas municipal, estadual e ONGs parceiras. Jogos Amistosos (todos os participantes).

Família Sportlife A família no Sportlife - Esporte para a Vida surge para estimular a participação das famílias no processo e nas ações educativas de seus filhos. No Sportlife as famílias dos beneficiados são chamadas para participarem dos encontros com a nossa equipe de apoio – assistente social e psicólogo. Os encontros acontecem uma vez ao mês nos locais em que são ministrados o Sportlife, com dinâmica, oficinas, rodas de conversas, entrevistas, nas quais são abordados temas como: família, educação, sexualidade, relacionamentos, sonhos, violência, drogas e bebidas alcoólicas, entre outros. Diariamente os profissionais estão à disposição para atendimento particular dentro da Obra Auxiliar da Santa Cruz. Neste trabalho atuamos em rede com o CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Fórum. Entre as ações integradas neste Programa, destacamos: Café com pais para reuniões com as famílias. Visitas domiciliares com objetivo de ampliar conhecimentos e motivar o vínculo familiar. Encontros pelo núcleo Amar e Cuidar com apoio de psicólogo e assistente social Festa do Dia das Crianças com os pais e familiares na sede da Obra Auxiliar da Santa Cruz Atendimento individual dentro da sede da Obra Auxiliar da Santa Cruz

12

Obra Auxiliar da Santa Cruz

Depoimento:" Tudo de bom só tenho que agradecer pela essa oportunidade que a Obra Auxiliar da Santa Cruz proporciona para todos nós Pais , Avós e Responsáveis pelas as crianças do Projeto”. (Eliana Aparecida Dos Santos) Obra Auxiliar da Santa Cruz

13


Grupos nas Escolas e ONGS

Fotos Sportlife

Acompanhamento Individual com as FamĂ­lias 2014

Acompanhamento Individual com os Educandos

14

Obra Auxiliar da Santa Cruz

Obra Auxiliar da Santa Cruz

15


Gestão Financeira - Sportlife

Diretoria Obra Auxiliar da Santa Cruz Presidente Ilísia Maria de Medeiros Vice-Presidente Eni Aparecida Rodrigues Secretária Maria Inez de Souza Tesoureira Márcia Regina de Brito Suplente Janete do Santos Pinto Conselho Fiscal Luciano Galvão Azevedo Sônia Otília dos Santos Willbald Kastner Carlos Alberto Fabiano Paulo Kikuchi Ligia Lucena de Oliveira

16

Obra Auxiliar da Santa Cruz

Obra Auxiliar da Santa Cruz

17


Obra Auxiliar da Santa Cruz Rua JosĂŠ Fernandes, s/nÂş - Parque Santa Clara Telephone (12) 3133-2903 Blog: http://santamariadosanjosbrasil.blogspot.com.br Email: santamariadosanjosbrasil@gmail.com

Relatório de atividades sportlife obra auxiliar da santa cruz 2014 (2)  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you