Page 80

Materiais e Sistema Construtivo O sistema construtivo dos edifícios caracterizam-se como estrutura mista, sendo composto por pilares internos(20x60cm) e lajes protendidas em concreto e treliças periféricas e vigas em aço inoxidável. A modulação geral de 9x9 metros dispõe-se em 4 eixos longitudinais e 12 e 11 eixos transversais na Biblioteca e no Centro Comunitário respectivamente. Tanto as peças da treliça, quanto as vigas metálicas possuem perfil em I de 80cm.

78

No projeto da Biblioteca e do Centro Comunitário, embora essa modulação geral se distribua a cada 9 metros, a disposição dos pilares internos e vigas transversais ocorre alternadamente, ou seja, a cada 2 módulos (18x9 metros) no sentido longitudinal. Isso ocorre devido ao apoio final das vigas transversais acontecer nos pontos nodais da estrutura treliçada que compõem a fachada. No caso do edifício da Biblioteca, também por conta da disposição da treliça periférica, os pilares internos de concreto caracterizam-se como de transição – uma vez que alternam

Fig. 96 - (Abaixo) Corte BB do Centro Comunitário; Fig. 97 - Corte DD do Centro Comunitário. Fonte: Produzidos pela autora.

seu apoio também entre os pavimentos – com auxílio das vigas longitudinais. Já no Centro Comunitário, essa transição não se faz necessária, pelo fato de ser constituído por apenas um pavimento. Além disso, o nível zero da Biblioteca, por encontrar-se semienterrado, não apresenta tal configuração de pilares periféricos diagonais.

TFG - Biblioteca Parque: Projetando uma centralidade na periferia.  

Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.

TFG - Biblioteca Parque: Projetando uma centralidade na periferia.  

Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará.

Advertisement