Issuu on Google+

Projecto Pedagógico e de Animação

Campo de Férias “Ondas de Aventura”


Projecto Pedagógico e de Animação

1. Princípios Orientadores A Entidade Promotora, norteando-se pelos valores da Liberdade, Solidariedade e Cidadania, pretende ser mais um contributo construtivo na vida das crianças e dos jovens. Assim, estamos convictos da nossa missão como contributo para a promoção do desenvolvimento pleno das crianças e jovens que a nós recorram, bem como com aqueles que fazem parte da nossa equipa técnica ou que não fazendo, actuem em parceria com esta entidade.

2. Avaliação e supervisão A execução do Projecto Pedagógico e de Animação é acompanhada pela direcção, antes e após a realização do campo de férias. A avaliação do Projecto Pedagógico e de Animação é feita de forma regular nas reuniões de preparação e de reflexão do campo de férias, sendo também avaliado no final do seu período de vigência através de um inquérito aos participantes e à equipa técnica. A supervisão de todo este processo será efectuada por uma Psicóloga Educacional. Serão realizadas acções para recrutar pessoal técnico, bem como sessões teórico-práticas que permitam dar uma formação mais especializada aos monitores/animadores relativamente às actividades que irão ser desenvolvidas no Campo de Férias.

3. Estratégias Educativas e Pedagógicas A perspectiva pedagógica parte da valorização dos conhecimentos individuais de cada criança e jovem e de cada membro da equipa pedagógica ou colaborador, considerando todas as aprendizagens como actividades culturais. Desta forma, privilegiamos em todas as nossas actividades as aprendizagens activas e significativas, a cooperação, a diferenciação pedagógica e a inclusão. Desta forma, temos: 2


I.

ANIMAÇÃO

a) Estimular e promover a integração, participação e relacionamento de todos os participantes nas diversas actividades; b) Desenvolver acções/actividades, visando um processo de desenvolvimento pessoal e social dos participantes; c) Fomentar a inovação e criação; d) Desenvolver as relações humanas e de solidariedade entre os participantes (cooperação, respeito pelo outro).

II.

Participação

a) Promover uma participação activa dos participantes, motivando-os para a acção, assegurando que todos sejam protagonistas nas diversas acções, como membros integrantes de um grupo; b) Promover a segurança e confiança para uma participação activa; c) Percepcionar

as

suas

experiências,

motivações,

capacidades

e

necessidades.

III.

Igualdade

a) Fomentar a equidade, respeito e aceitação das diferenças; b) Estabelecer relações de igualdade entre os elementos, reconhecendo a sua liberdade e autonomia.

IV.

Autonomia

a) Educar para a emancipação pessoal e social.

V.

Criatividade

a) Apostar na inovação dos programas e actividades; b) Assegurar a produção de novas actividades, e a capacidade de encontrar novas soluções.

3


VI.

Segurança

a) Promover a segurança dos participantes em todas as actividades, bem como zelar pelo seu bem-estar.

VII.

Desenvolvimento pessoal

a) Proporcionar momentos de lazer e divertimento; b) Proporcionar o bem-estar e desenvolvimento físico; c) Promover hábitos positivos de saúde.

VIII.

Educação Ambiental

a) Sensibilizar os participantes para as questões ambientais.

IX.

Educação Cultural

a) Cativar e sensibilizar os participantes para actividades culturais; b) Dar a conhecer locais de importância histórica e cultural; c) Sensibilizar os participantes para a salvaguarda do património histórico português.

4


Projecto Pedagógico e de Animação ONDAS DE AVENTURA