Page 1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA IMECC Centro de Formação Continuada de Professores Matemática Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica

Programa de Formação Continuada de Professores Dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Turma de matemática Luciana Bortolotto Talamoni Tambaú – SP 2013


VIVER É CORRER RISCOS Rir, é correr o risco de parecer tolo. Chorar, é correr o risco de parecer sentimental Estender a mão é correr o risco de se envolver. Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar quem você é de verdade Defender seus sonhos, ideias é correr o risco de perder amigos. Amar é correr o risco de não ser correspondido. Viver, é correr o risco de morrer. Confiar é correr o risco de se decepcionar Tentar é correr o risco de fracassar Mas os riscos devem ser corridos, pois dentre todas as coisas, a mais arriscada é simplesmente não arriscar em nada. A vida é correr riscos. Você assume riscos com objetivos maiores pra sua vida. Não se amedronte com novos desafios. Eles são importantes para o seu crescimento e formam o caminho certo para o seu sucesso.


INTRODUÇÃO: É um programa de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Lembramos que um dos objetivos da formação continuada é oferecer suporte à ação pedagógica, renovando suas práticas educativas. Sabemos que nossos alunos muitos serão beneficiados com nossos esforços em busca de uma melhoria na qualidade da educação em nosso município.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: As atividades elaboradas de maneira a despertar, nos cursistas, o interesse pela matemática, fazendo com que encontrem soluções para resolver os problemas, não só na escola como também na vida cotidiana. Buscando priorizar o gosto de aprender a partir do lúdico (material concreto, jogos, laboratório de informática,...), pois aprender brincando faz com que adquira prazer pelo ato de aprender.


Abertura – Novembro 2012


Apresentação do curso


Fascículo I – Números Naturais “O amigo fiel é uma proteção poderosa, e quem o encontrar terá encontrado um tesouro”.


“A alegria adquire-se. É uma atitude de coragem. Ser alegre não é fácil, é um ato de vontade.” (Gaston Courtois)


Fascículo 2– Operações com Números Naturais


“O grande segredo para a plenitude ĂŠ muito simples: compartilhar.â€?


“ A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para frente”


Fascículo 3– Espaço e Forma “O mundo nos proporciona um caminho, mas quem conduz os passos somos nós.” Cláudio Cardozo


“Na vida é preciso ter coragem para ser diferente e competência para fazer a diferença.”

Waldeglacio Lira


Fascículo 4 – Frações

“Quando um amigo cala, nosso coração continua ouvindo o seu coração.” Clementi


“Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons.” Carlos Drummond de Andrade


Fascículo 5 – Grandezas e Medidas “Sábio é o ser humano que entende que tem mais a aprender do que a ensinar”


“Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não a pessoas nem a coisas.” (Albert Einstein)


Fascículo 6 – Tratamento de Informação “Para o sucesso, atitude é igualmente tão importante quanto capacidade.” Harry F. Banks


Fascículo 7 – Resolver problemas: o lado lúdico do ensino da Matemática “Carinho é o óleo que lubrifica as engrenagens da vida.”


“Amigo é a pessoa que sabe tudo sobre você, e ainda assim gosta de você.” Elbert Hubbard

Fascículo 8 – Avaliação da aprendizagem em matemática nos anos iniciais "A felicidade é um fruto que se colhe da felicidade que se semeia."


"O segredo da felicidade estĂĄ em olhar todas as maravilhas do mundo e nunca se esquecer da sua missĂŁo ou do seu objetivo."


CONCLUSÃO:

Novos desafios demonstraram a importância da reflexão sobre a prática, de modo a proporcionar atividades estimulantes, sempre abrindo o pensamento do professor, com possibilidade dos alunos receberem os conteúdos de uma forma lúdica e interessante, a fim de organizar o espaço de tempo, criando assim, situações favoráveis à resolução de problemas que supram as expectativas da aprendizagem lógica- matemática. O curso foi excelente, muitos professores mudaram suas atitudes e estratégias com os alunos, as aulas ficaram mais dinâmicas, comunicativas e fáceis de serem compreendidas, enriquecendo o conhecimento de todos.

MENSAGEM: “Acredite nos seus sonhos, estude muito, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você. Esta é a maneira de transformar em realidade aquilo que a maioria pensa ser impossível!” Marcos Pontes

Parabéns a todos!!!!!

Pró Letramento 2013  

Pró Letramento 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you