Page 1

instituto de arquitetura urbanismo e desing

instituições a frente sudeste do terreno esta na av. da universidade, principal via de convergências dos acessos a instituições, principalmente da U.F.C.

comércio e serviço o terreno tem em sua esquina sudeste o cruzamento de dois eixos de comércio e serviço, tendo por tanto volumoso fluxo de pedestres e veículos

espaços livres públicos no entorno próximo do terreno é notável a conformação de um corredor linear de espaços públicos que desemboca na área de projeto

projeto arquitetônico 6 aluna: luciana ximenes professor: ricardo fernandes


zoneamento territorial

esquemas de soluções

A partir do reconhecimento do grau de coletividade e individualismo dos edifícios, passou-se então a trabalhar na escala dos ambientes, estudando suas relações de empoderamento do usário sobre o espaço e seus acessos físico e visuais em relação ao todo.

acesso visual ateliês de proj.

salas de aula laboratórios

acesso físico

liberdade de intervenção dos usuários

Uso de tijolos maciços para construção de grandes paredes que funcionam como uma pele para as fachadas expostas a insolação e ruídos intensos. Este recurso permite também uma melhor ventilação natural nos edifícios. Propõem-se que esses elementos se intercalem, criando vazios, sendo mais densa na base, onde as intemperes agridem mais.

biblioteca gabinetes de prof. apoio acadêmico

centro acadêmico administração

Para definir as circulações entre os setores, respeitando suas escalas de público/privado, foram adotados níveis variados, com variação de 1,5m entre si. Para que se mantenha a massa arbórea, serão utilizados canteiros elevados e rebaixados, de acordo com o nível do solo natural.

serviço

recepção eventos

Corte esquemático do edifício das salas de ateliê de projeto. O uso da pele de tijolos maciços e o pátio interno garantes o conforto ambiental , protegendo do sol e com ventilação cruzada entre os ambientes. Corte esquemático que mostra a distribuição das atividades de estudo e trabalho. Com o rebaixamento do piso, a biblioteca ganha amplitude a partir do pé direito elevado. Para a fachada leste deste prédio propõem-se grandes esquadrias corredizas, que atribuam dinâmica e transparência.


estudos de implantação

volumetria final

av. carapinima

av. 13 de maio

ventilação predominante

av. da universidade


volumetria final


pavimentos elevados

do coletivo ao individual acesso físico responsabilidade propriedade supervisão Qualidades espaciais consideradas para a definição de áreas individuais e coletivas, entendendo estes termos não como limites de uma classificação, e sim como universos amplos. Cada espaço do edifício é trabalhado em suas diversas escalas a partir destas qualidades.

ateliês de projeto salas de aula apoio acadêmico gabinetes dos professores

pavimentos térreos

ateliês de proj. laboratórios salas de aula biblioteca apoio acadêmico gabinetes de professores

recepção e eventos

administração conveniência salão de exposições laboratórios

serviço

centro acadêmico administração serviço auditório biblioteca

recepção e eventos

recepção centro acadêmico

Instituto de Arquitetura Urbanismo e Design  

Estudo preliminar da disciplina de Projeto Arquitetônico 6 - U.F.C.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you