Issuu on Google+

O Farol da Boa Nova

O Farol da Boa Nova, também conhecido por Farol de Leça, situase em Leça da Palmeira, na cidade de Matosinhos, distrito do Porto, entre as barras dos rios Ave e Douro, a cerca de dois quilómetros do Porto de Leixões. Entrou

em

funcionamento a

15 de

Dezembro de

1926,

substituindo o velho farolim da Boa Nova. Este, situado junto da Capela da Boa Nova, tinha uma torre quadrangular com cerca de 12 metros de altura e esteve ativo durante dez anos, findos os quais foi demolido e substituído pelo atual.

O farol de Leça é o segundo mais alto farol do país, com 46 metros de altura, situando-se a uma altitude de 57 metros acima do nível do mar.


A torre, em cimento armado, tem forma cónica com anéis pretos horizontais, sendo encimada por uma lanterna pintada de vermelho e um varandim de serviço, aos quais se acede através de 225 degraus – 213 de cimento, pertencentes à torre e 12 em ferro fundido que fazem já parte do aparelho luminoso.

O sistema de iluminação é constituído por uma ótica de cristal direcional rotativa, com 6 lentes, que emite uma luz branca com um alcance aproximado de 28 milhas náuticas – 52 quilómetros. Produz 3 lampejos luminosos de 14 em 14 segundos, que o distingue de outro qualquer sinal luminoso. O farol da Boa Nova tem vindo a sofrer obras de beneficiação sendo, por exemplo, em 1950 equipado com um ascensor. Pode ser visitado todas as quartas-feiras das 14H00 às 17H00. Em edifício anexo existe um pequeno museu, também visitável, com uma exposição de peças e mecanismos ligados à temática dos faróis. Queres saber mais acerca do nosso património? Então clica em Faróis da nossa costa. Lúcia Ferreira 2011


O farol da boa nova