Page 1

A Música para a maioria das pessoas serve para expressar sentimentos, emoções, desejos. Contudo, a música serve também para se discutir questões de caráter mundial, tais como a paz, o preconceito, etc. A música como meio de reflexão ideológica existe a muito tempo, porém nos anos 60, bandas como Beatles e Rolling Stones, abordaram e discutiram em suas letras (a exemplo de “Revolution“, dos Beatles e “We Love You” dos Rolling Stones) temas como a liberdade de expressão, o fim das guerras entre outras coisas. Quatro anos depois, no Brasil, vários movimentos musicais, tiveram origem quando foi instalado no Brasil a ditadura militar, que durou de 1964 até 1985.As músicas nesse período, usufruíam do duplo sentido e da ambiguidade das palavras afim de burlar a censura imposta pelo governo e fazer críticas contra a ditadura, a falta de liberdade de expressão, a violência dos militares, sequestros, torturas e assassinatos ocorridos nesse período e além disso, chamar a população para lutar contra a ditadura. Alguns dos principais músicos desse período são Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Geraldo Vandré, entre outros.


Ditadura hippie... Iniciado nos Estados Unidos, na década de 60, o movimento "hippie" criado por jovens da época, tinha como objetivo criticar a injustiça e as desigualdades sociais. Com lemas do tipo "Paz e Amor" foram garantindo espaço dentro da sociedade, principalmente de quando trata-se de música, nas baladas melodiosas, além das letras de rock. Os hippies costumavam chamar muita atenção, com suas roupas coloridas, cabelos compridos (para ambos os sexos), túnicas e sandálias de couro, entretanto, não era só isso, também eram conhecidos como criadores das drogas, como exemplo o LCD, justificavam o uso por pensarem que iriam "abrir a mente" utilizando o entorpecente.

No Brasil... Em nosso país, o movimento teve uma repercusão diferente devido a Ditadura Militar, a qual, fazia perseguição à aqueles que tentavam aderir ao movimento, justamente pela idealização da injustiça e dos direitos humanos, os quais eram reprimidos pelos militares da época.

Surge o tropicalismo... A maior expressão hippie no país foi o estilo musical "Tropicalismo", o qual revolucionou a música brasileira, com o intuito de fazer duras criticas à ditadura, principalmente exigir aliberdade de expressão diversos autores do estilo musical foram reprimidos e até exilados, como no caso de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Que com certo sucesso foram responsáveis pela mudança de idéias e costumes como: música, politica, MOVIMENTOS ESTUDANTIS, sexo e moda.

Hippies hoje... No país ainda se mantém alguns costumes, principalmente com os jovens, isto fica claro quando se trata do seu linguajar,


algumas vestimentas, o uso excessivo de drogas e o sexo sem compromisso. Porém, infelizmente não se manteram dois costumes essenciais, que seriam extremamente importante para combater a imoralidade politica brasilieira atual: o senso critico tropicalista e as manifestações dos jovens, estas que fizeram sucesso entre as décadas de 60/70.

OBS: PODERIA HAVER UMA CONEXÃO ENTRE; Esse novo contrato social se assenta na participação respeitosa do maior número possível, na valorização das diferenças, na acolhida das complementaridades e na convergência construída a partir da diversidade de culturas, de modos de produção, de tradições e de sentidos de vida E O HIPPIES.

Almanaque 60/70  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you