Page 1

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

EDIÇÃO 25

JUNHO 2018

Circulação Regiões Sul, Centro-Sul e Costa Doce

emais.news

LITERATURA

Obras de Airton Ortiz e Carpinejar

SAÚDE

CONFIRA

Encarte Especial dos 30 Anos de Eldorado do Sul

Entenda sobre a Sarcopenia, doença que reduz a massa muscular em idosos

COMPORTAMENTO

Comemoração do Dia dos Namorados nos tempos atuais

COMPORTAMENTO

Mulheres no poder

TURISMO Natal (RN) pode ser o seu próximo destino

COMPORTAMENTO

O esporte transformando vidas


Índice COMPORTAMENTO Sem preconceito

4 24

MODA Combine com xadrez

29

ESTÉTICA A melhor estação para cirurgias

32

GASTRONOMIA O cardápio que vai esquentar o seu inverno

24

4

FOTO DO MÊS Parque turístico Nossa Senhora da Conceição - Mirante em Canguçu Foto: Divulgação/Prefeitura de Canguçu EXPEDIENTE E+NEWS | www.emais.news | 51 991070809 Rua: Dr. Lauro Azambuja, 118 - sala 503 - Centro/ Guaíba DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Direção: Lucca Rossi Redação: Lucca Rossi / Marysol Cooper Administrativo: Cleia Zanella Diagramação: Marysol Cooper (estagiária) Impressão: Mídia Gráfica - Grupo RBS Veiculação: junho 2018 Abrangência: Centro-Sul, Sul e Carbonífera do RS Tiragem: 10 mil exemplares

emais.news

@emaisnews

redacao@emais.news

32

29


EDITORIAL PARE de dizer

“É DIFÍCIL” Só se ouve as pessoas dizerem isso: sobre os amores, sobre os negócios, sobre a família. Não. Não é tão difícil assim! O vício está intrínseco em repetir sobre o que o vivemos de ruim e nunca ver formas de sair ou encarar esta dificuldade. Cansamos. Cansei. Aos que almejam mudanças de fato, cansam principalmente quando se ouve de pessoas inteligentes de compreensão. O parto é difícil (dizem). Desigualdade social no geral é difícil. Lidar com a perda, a dor e a injustiça é difícil. Nascer em outra época ou em outro país onde você não tem acesso a oportunidades incríveis de criar mudanças exatamente onde está, isso é difícil. Lutar contra sistema corrupto de governo para criar um futuro melhor para seus filhos e netos é difícil. Mas está fazendo algo? A sua parte? Sendo justo com seus princípios e escolhas para evitar arrependimentos? Não. Isso não é difícil. O caminho das soluções foi colocado antes de você. Os manuais foram escritos, os precedentes definidos. As fórmulas já estão lá para você. Tudo o que você precisa fazer é dar o primeiro passo. Parece fácil né? Pois é. Basta começando a verbalizar. Escrever as mudanças que quer para si e para os seus, é fácil. Aproveitar as oportunidades disponíveis que aparecem para você, é fácil. Enfrentar a realidade que na maioria das vezes, colaboramos para estar do jeito que está, não é difícil. As falas podem ser potencializadas e as dificuldades ter dimensões maiores que possamos pensar em resolver. Assustador? Sim. Se vai haver fracasso? Pode ser. Mas porque não fazer as apostas já que está no jogo? Vivemos na era mais rica da história, o que consequentemente, na mesma proporção de coisas boas, há coisas ruins, mas a síndrome do ‘coitadismo’ pode piorar. Conformismo não é a palavra de ordem. Mas veja o lado bom. Vivemos num mundo material, prova tal que você está aqui lendo. Considere-se privilegiado, mesmo se for aos trancos e barrancos. Então não desperdice este privilégio dizendo o absurdo que facilita estar mais fora do que dentro deste mundinho: tornando mais difícil do que já pode estar. Nunca foi tão fácil fazer o trabalho que lhe compete, ter a vida que você quer e mudar o mundo (embora, talvez do jeito que o universo conspira e não exatamente como sonha). Dizer a si mesmo que é difícil não está ajudando você. É só mais um motivo para parar. Bom exercício, e nem se trata em ser motivacional, mas é ter desafios para arriscar o novo, buscar novas formas de tentar resolver seus problemas, pois ele só é acumulativo em função de não ter tido solução. Então o erro está na forma em solucioná-los. Mude-as. Fazer mais, mesmo que sem grandes mudanças facilita a dificuldade de tudo na vida.

Lucca Rossi


E+ News

JUNHO 2018

COMPORTAMENTO

O esporte como agente transformador U

ma saúde melhor, melhoria do rendimento escolar e profissional, aumento da sociabilidade, são alguns benefícios provenientes da prática esportiva. No Brasil, o esporte possui, de certa forma, caráter inclusivo. A disciplina e civilidade, indispensáveis para realização de qualquer desporto, são adquiridas pelos praticantes e aplicadas nos diversos campos da vida em sociedade. Oferecendo assim a possibilidade de mudanças no contexto das pessoas marginalizadas, como as que possuem alguma deficiência e as que estão em situação de vulnerabilidade social. Nos dias de hoje, a maioria das pessoas que começam a praticar algum esporte, o fazem na busca de alguma melhoria na qualidade de vida. Apesar de ser considerado por muitos estudiosos um método meritocrático, a virtude do mesmo está em proporcionar aos adeptos progressos substanciais, desde uma saúde mais consistente até a ampliação e o melhoramento do convívio social. Uma vez aliado com uma educação de qualidade, o esporte tornase agente transformador de pessoas e situações. Como resultado das possibilidades inclusivas do esporte, está o aumento do número de pessoas com deficiência que pratica algum desporto, contrariando a tendência de conformismo e isolamento social característicos de tal condição. Outro exemplo seria cada jovem, que ao praticar alguma atividade acaba se afastando da vida criminosa, destino de muitos que são atraídos pelo ambiente no qual estão inseridos. Portanto, as possibilidades de inclusão, a partir da prática esportiva, são muitas e devem ser aproveitadas. Ainda falta bastante para potencializar tais efeitos inclusivos. Uma possibilidade seria a iniciativa dos governantes em aumentar a quantidade de locais para prática esportiva, sejam parques, quadras, e, especialmente, melhorias nas estruturas presentes nas escolas, possibilitando a associação do esporte com a educação, promovendo integração de pessoas e melhorando o convívio. Em tempo de Copa do Mundo é natural que todos demonstrem mais interesse e tomem mais iniciativas para a prática do futebol, ou até mesmo de outras modalidades esportivas. Porém algo que deve ser sempre discutido é a importância do esporte como um agente social capaz de mudar a vida das pessoas. Todos sabemos que o esporte trás vários benefícios ao nosso corpo e à nossa saúde, mas, além disso, exerce o importante papel de promotor de cidadania. O papel social do esporte é indiscutível, pois nos ensina a respeitar as regras do jogo, respeitar os limites e sempre agir em cooperação ao próximo.

4


E+ News

JUNHO 2018

COMPORTAMENTO

A sexualidade joga no estádio Clima de tolerância/rejeição à diversidade sexual entre jogadores de futebol

Tradicionalmente, o esporte tem sido um ambiente de discriminação e hostilidade para diversas orientações sexuais. No entanto, estudos recentes com jovens atletas sinalizam maior tolerância a esse fenômeno no esporte. A aceitação da diversidade sexual no esporte permanece pouco aceita. Pesquisas demonstram níveis médios de rejeição em relação à diversidade sexual. Os dados gerados por este estudo podem ajudar os gestores esportivos a implementar medidas sensatas e eficazes com a comunidade lésbica, gay, bissexual e transgênero para melhorar a discriminação no futebol.

Existe na internet comunidades que se auto intitulam como torcidas livres resultantes da articulação de torcedores, que produzem e divulgam conteúdos com os objetivos de questionar a ideia de que o futebol é “coisa pra macho”, confrontar as manifestações homofóbicas recorrentes no universo do futebol e reivindicar o direito de participação de mulheres e principalmente homens homossexuais das práticas que dão sentido ao esporte, como o jogar e o torcer, sem serem alvos de constrangimentos e humilhações. Até o momento as ações dessas torcidas acontecem unicamente na esfera virtual, sendo os integrantes porta-vozes dessas comunidades constantemente hostilizados e ameaçados. Mas, se a demarcação de espaços nos estádios ainda aparece como um objetivo distante para, a possibilidade de articulação pelas redes sociais fez com que as práticas discursivas das torcidas livres e quer

alcançassem um número maior de pessoas, repercutindo, inclusive, na grande mídia.

Os debates em torno das relações entre esportes e sexualidade têm ganhado maior visibilidade nos últimos anos. De forma geral, o esporte ainda se caracteriza como um segmento em que a opressão em torno de identidades sexuais não normativas são muito mais acentuadas. O futebol, considerado “paixão nacional” para os brasileiros, tem sido um dos espaços em que o debate acerca da presença e participação de homossexuais no esporte tem acontecido de forma mais intensa.

Dessa forma, tendo como pano de fundo o futebol, esporte considerado “paixão nacional” e manifestação cultural fundamental na formação da identidade brasileira, vão sendo criadas estratégias que ampliam a visibilidade do debate sobre a homofobia como postura que segrega e cria obstáculos ao reconhecimento pleno de gays e de pessoas de outras identidades sexuais não normativas como participantes do evento futebol e, mais importante, como cidadãos. Entende-se que este pode ser um passo importante para a construção de uma sociedade mais igualitária, orientada pelo reconhecimento e o respeito às múltiplas subjetividades.

5


E+ News

COMPORTAMENTO

O GOL CONTRA As ambiguidades do futebol na transformação social

O

futebol, a política e a cultura são fatores determinantes para a mudança social na sociedade do planeta. Ele tende a reforçar noções nacionalistas, autoritárias, baseadas em classes e específicas de gênero de identidade e cultura. Os poucos esforços de clubes de futebol profissionais, jogadores individuais e torcedores para resistir a essas tendências opressivas e influenciar "positivamente" a sociedade em geral com posições públicas sobre preocupações políticas e sociais têm sido orientados a questões, de curto prazo e geralmente com poder de influencia para que o esporte transite nas duas vias que qualquer profissão possui: de fazer o bem ou polarizar ambiçoes descabida para beneficio proprio. Um dos maiores males da sociedade. É constância a politização do futebol voltada para a mudança social tanto pelos clubes quanto pelos torcedores. Essa tendência, como suas partes, também não consegue resolver questões sistêmicas e estruturais mais amplas nas discrepancia social e capitalista de uma nação por completo. A noção "lúdica" de jogos é minada pela era do profissionalismo do futebol, pelo seu materialismo excessivo e por uma filosofia correspondente de "vencer a todo custo".No futuro, o jogo mais popular do mundo continuará a ser utilizado como uma ferramenta política de manipulação de massa e controle social: uma espécie de agente transformador para um tiro no pé ne uma nação em massa. O futebol muitas vezes em vez de servir como veículo para mudanças sociais mais profundas norteia jovens num mundo de ilusão onde ter, poder vale mais que qualquer conquista relevante para a mudança social de sua família e seu meio. Uma onda avassaldora de poderio incontrolavel que o talento é sobreposto a vaidade e ganância.

6

JUNHO 2018


E+ News

JUNHO 2018

COMPORTAMENTO

conquista FEMININA

O mercado de vendas reconhece e bem a cena em que quando um casal vai as compras, o homem indeciso com marcas, ou algo que seja irrelevante, deixa a palavra final para a mulher: sim, meu bem! Com elas a história está cada vez mais diferente: já sabem as marcas que existem no mercado, negociam prazos, condições, ganham benefícios e passam o cartão. O marido só vai saber do que se trata quando ver a compra em casa. Isso vale para casais que resolvem adquirir algo junto, porque na maioria das vezes a companhia é desnecessária. Hoje mais do que nunca, os homens entendem o que o mercado consumidor já sabe há tempos: que as mulheres não sofrem de indecisão quando se trata em adquirir algo. As estatísticas comprovam que 70% das aquisições são influenciadas direta ou indiretamente pelo sexo feminino. Empoderamento? Voz ativa? Dom de persuasão? Acha o nome que quiser, fato que o sexo ex-frágil tem conhecimento de casa, comida, roupa e negócios como ninguém. Quase que geralmente, para agradar a companheira e se isentar de tanta informação de opções, nada mais justo o poder de decisão. Engana-se quem ainda acredita na fama de que as mulheres são indecisas, quando se trata de usar o poder ou tarefa determinante para a escolha. A fama é porque gostam de escolher entre várias alternativas. Os homens ao contrário, preferem não estar envolvidos em um mar de marcas e opções. O mercado consumidor saca isso. Faz tudo pensando na palavra final delas. Um dos produtos de maior desejo do universo masculino, carros, podem não ser do entendimento da maioria das mulheres, não entendem de motor, sabem muito bem o que é um carro bom e funcional. Hoje os homens cedem espaço na supremacia das decisões, depois de séculos como chefes de família e detentores da última palavra. Mais do que isso: simplesmente passam adiante a tarefa que elas executam com prazer e propriedade. A mulher chega numa loja com ideia fixa e pronta do que quer e só precisa concretizar. Já o homem na sua grande maioria, sofre alguma influencia de sugestões ou o que há disponível. Elas pedem desconto e benefícios. Homem não chora não pechincha.

PALAVRA FINAL 73% das mulheres costumam decidir a compra de imóveis e eletrodomésticos para a casa 60% pesquisam preços de tudo 62% dividem o orçamento domestico 59,7% costumam fazer as compras para si e para os demais da casa 36% vão ao shopping no mínimo 2 vezes ao mês 70% das compras dependem direta ou indiretamente das mulheres 40% das mulheres são correntistas 51% e a participação feminina no setor de cartão de credito 77% é a expansão estimada da participação das mulheres na área de investimentos 40% da demanda total de carros zero km é feita por mulheres 65% das escolhas de marca e modelos de automóveis dependem das mulheres *Pesquisa realizada com leitoras do E+News

Feminismo? Que nada> natureza humana. Praticidade masculina em querer se ver livre, e da mulher em tirar o máximo do que almeja. E eles percebem este competência feminina, muitos não nem sempre admitem. Argumentos plausíveis como falta de tempo para determinadas aquisições, dá esta atribuição para as mulheres. Outra boa saída é que elas percebem como ninguém das necessidades do conforto que é bom para ambos. O bom é saber que os direitos de igualdade para decisões em família, dá a liberdade de escolha para o que é melhor para todos. Independente de onde vai partir a decisão, na sua grande maioria de quem tem mais paciência para a pesquisa. E com isso a má ( ou boa) fama de consumidoras compulsivas. Nada mais é do que o poder de compra certa. Por isso o crescimento avassalador da participação feminina na renda domestica. E esta autonomia, socialmente contribui para a autoestima feminina – o grande passo para igualdade de poder. Então homens não sofram em admitir a competência da mulher para detalhes que passam despercebidos no universo masculino. E mulheres aceitem a comodidade deles para que a luta pela igualdade entre os sexos se faça valer pela flexibilidade de ambos no simples fato de fala mais alto quem entende do assunto. Seja qual for o lado. Tudo bem, querida!

7


E+ News

SAÚDE

SARCOPENIA redução da massa muscular EM IDOSOS

E

nvelhecemos e a perda da massa muscular é inevitável. E grande parte da população sofre desta doença que se chama sarcopenia. E é tão comum que muitos dos familiares subestimam a doença em seus parentes idosos. A medicina estuda muito a doença dos ossos e esquece este mal que acomete metade dos idosos. Mas a o fato que se tomar conhecimento, medidas de tratamento devem ser tomadas a ponto de combater com todos os meios que a medicina e os hábitos podem ajudar para mudar o ciclo. E os especialistas, fisiatras, sabem muito bem disso e entendem da necessidade em correr contra o tempo para dar uma velhice digna aos seus pacientes. As causas, na maioria das vezes, é decorrente do envelhecimento natural da pessoa, mas doenças como hipertensão, diabetes e sedentarismo são fatores preponderantes para o agravo. E isso se nota desde a juventude que a falta de qualquer atividade física causa uma perda significativa de massa muscular no corpo.

8

JUNHO 2018


E+ News

JUNHO 2018

ENTENDA SAÚDE

O que é SARCOPENIA Diminuição de massa muscular no corpo. Conforme se envelhece se perde a produção de proteínas, afetando a manutenção da massa muscular.

Quando começa a aparecer: A partir dos 60 anos Causas Primarias: Alteração natural com a velhice Secundárias: Sedentarismo, má alimentação, diabetes, hipertensão, limitações físicas, tabagismo, alcoolismo

A falta da massa muscular deixa mais suscetível a doenças, sem contar o risco eminente de quedas. E quanto mais idoso, mais propenso aos sintomas da doença. Por isso a qualidade de vida é essencial, desde cedo para garantir uma velhice digna com saúde. Pode não salvar d e outros males, porem minimiza.

A atividade física constante ao longo prazo da vida, como um atleta, não está livre da sacopenia. Porem as vantagens é pela “vantagem” muscular. Uma vida saudável ajuda na conservação da mesma.

Prevenção;

Sintomas:

Desiquilíbrio ao andar Quedas constantes Cansaço Dificuldade par qualquer atividade física

Alimentação saudável rica em proteínas (carne e peixe) Fazer atividade física regularmente (Alimentos ricos em proteínas: feijão, carne vermelha, frango, queijo, quinoa, ovo)

Tratamento: Diagnóstico:

Testes para avaliar a força muscular Exames de imagem como tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia

Exercícios de resistência Dieta de proteína Suplementos alimentares Vitaminas (obviamente com acompanhamento médico devido a possíveis sobrecarga renal)

9


E+ News

NAMORO O

de ontem e de hoje

cenário para uma proposta de namoro antigamente muitas vezes se evocava com imagens de pétalas de rosa, velas, jantares românticos e monólogos sinceros sobre o amor. Esses mesmos detalhes preenchiam em um sonho perfeito dos enamorados. Tudo que insinuava romantismo fidelizava uma relação fiel e duradoura. Propostas no relacionamento eram inspirações para criar um compromisso memorável. O calendário fazia toda a diferença para marcar com exatidão o compromisso. Técnicas que se perderam. Em 2018 as formas de se relacionar estão mais atrelados ao meio virtual, mais como garantia de bem querer, do que outro gesto mais humano. Datas já nao contam mais e, sim, a velocidade do manifesto por todos os meios de comunicação, mais ágeis que um simples abraço ou beijo. O que justifica a quantidade de amores à longa distancia. Ou a comemoração de datas especiais a longa distância. Há quem faça uso dos metodos convencionais, que alimenta com propriedade o sentimento com jantar romântico e demonstração mais objetiva do quão envolvidos se possam estar. Acreditam no recado como garantia que mais tarde o encontro será fatídico. Que mesmo via Whatsapp, ao ver o sinal verde de lido, tem imediata resposta. Há quem nos dias de hoje também aposte que a chave para alcançar uma grande proposta requer ostentação ou apelo material. Jantares caros, presentes caros, viagens caras, tudo que comercialmente falando funciona porém com prazo de validade certa por vencer. Nem sempre é recebido tão sentimentalmente como o outro espera. Uma proposta sincera simplesmente exige esforço e sentimento. Doses nada homeopáticas e convincentes de que todo este universo moderno, misturado ao romantismo de outros tempos falem a mesma linguagem do amor. Compartilhar esse sentimento pode ser incrivelmente romântico e fazer valer o Dia dos Namorados. Quem define o jeito de namorar é o próprio casal, independente da época que estamos vivendo, desde que se torne uma data feliz para ambos.

10

JUNHO 2018


Prime

Quem não gosta de um desconto? O E+News atento às necessidades do mercado em dar o devido feedback que o anunciante almeja, de aceitação, repercussão de alguma promoção e até mesmo de saber a quantas andas o mercado, cria uma oportunidade e tanto para o leitor e para o anunciante. O obje vo é ser um passaporte em forma de um anúncio vip com exclusividade, bene cios e vantagens. Ao criar o voucher, o passaporte menciona todos os dados de sua vigência e só é valido com o picote desta edição. Uma promoção em parceria comercial do E+News com seus anunciantes.

Contate-nos 51 99673.5927 adm@emais.news

51 99107.0809 lucca@emais.news

A Regra Na compra de um produto ou serviço, beneciar o consumidor e ou outra pessoa, com desconto ou algo que compense a promoção. O que deve constar para facilitar a vantagem do E+ Prime: - Validade - Dias da semana que vigora - Endereço e fone - Detalhes Formato (dimensões): 12 cm largura x 08 cm altura


Prime 50% Off

�a���e���l�e��a� Volante

A Penteadeira

DÓRÉ MI APRESENTANDO este cupom você ganha esta novidade na sua FESTA!

~ L’Oreal+ escova Corte Bordado+ Nutriçao escova

= R$ 80,00

FESTAS E EVENTOS

Diversão para todas as idades!

Rua São José, 795 - Centro GUAÍBA

3480. 3365

995166237

*promoção válida por tempo indeterminado.

Solicite seu orçamento pelos nossos contatos: E-mail: doremifestaseeventos@gmail.com Escritório: R. Bento Gonçalves, 205, sl 806 - Ed. Evidence - Centro

3055.2458 99946.2399 99664.3406

UP STE C COM E

ente Som ULHO J em

ANUNCIE ANUNCIE

AQUI AQUI

Ser Criativo nas Ideias é Fácil Quero ver ser Criativo nos Negócios

12

OM


de funcional à OBRA de ARTE Os orelhões, essa peças tão obsoletas depois da proliferação em massa dos celulares, mesmo sendo depredada pela sociedade e com pouco investimento do setor de telefonia, ainda são essenciais para muita gente que na falta de bateria, em caso emergencial e por saber que ligações locais não tem custo, é a salvação. E em vários países mundo afora acharam uma solução inteligente e artística para valorizar o que estava perdido. A aposta em designers e na acústica para proteger os telefones públicos ainda tem custo benefício baixo para o embelezamento das cidades. Basta acreditar no potencial latente de jovens que fazem uso do grafitismo e artes em geral, e demais é zelar pela preservação. Com baixo custo de manutenção e fabricação, alta durabilidade e resistente ás intempéries do tempo (pena que não seja tão resistente ao vandalismo) em pleno 2018 os europeus ainda usam. Aqui no Brasil a queda de 96% de seu uso, alguns movimentos nos grandes centros pensam na forma de manter ainda o aparelho que além de altamente funcional pode salvar muita gente de apuros.

13


PELOTAS

SÃO LOURENÇO DO SUL

CAMAQUÃ

IV Campeonato Municipal de Futebol

Festa de São João Padroeiro

27 de Junho

24 de Junho 24 de Junho Local: Estádio Homero Ferreira

Corrida Noturna- Dia do Desafio

Local: Complexo Poliesportivo - Prainha

Local: Sesc Pelotas

PELOTAS FENADOCE 30/05 a 17/06

CAMAQUÃ

Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116)

IV Feira de Informática e II Feira Multi Idiomas 28 de Junho

RIO GRANDE

Local: Senac Camaquã

FEARG 40ª Feira do Artesanato, Comércio e Indústria e Serviços do Rio Grande-RS

RIO GRANDE 29ª Fenjuca – Festa Junina do Balneário Cassino 20 a 24 de Junho

28/06 até 15/07

Local: Ao lado do Barracão

Local: Centro de Eventos do Rio Grande

TAPES 2º Desafio Serra dos Tapes-RS de Cicloturismo

14

ANIVERSÁRIOS

10 de Junho

Canguçu 27/06/1857

Local: Trevo de acesso à Cascata (BR-392 / km 87,6 )

161 ANOS

O trajeto envolve estradas são de chão batido, vias secundárias com trechos bastante técnicos, trilhas e single track, sendo MTB o modelo de bicicleta mais apropriado para os tipos de terreno.

Eldorado do Sul 08/06/1988 30 ANOS


E+ News

JUNHO 2018

REGIÃO Prorrogado até dia 15 de junho o prazo da vacinação contra FEBRE AFTOSA A atual etapa de vacinação conta a febre aftosa, com previsão de encerramento para esta o dia 31 de maio, está prorrogada até o próximo dia 15 de junho, conforme anunciou o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Antônio Carlos Ferreira Neto. Atendendo solicitação de entidades do sistema produtivo ligado à pecuária de corte e do leite (Farsul e Fetag), a secretaria encaminhou o pedido ao Ministério da Agricultura que, em razão dos problemas decorrentes da greve dos caminhoneiros, decidiu autorizar a prorrogação em todo o país. Conforme orientação do diretor do DDA, o produtor que ainda não vacinou seu rebanho deve procurar as casas agropecuárias para adquirir as doses necessárias, fazer a aplicação e, posteriormente, comprovar a imunização perante a inspetoria veterinária de seu município. Conjuntamente à aplicação da vacina, o produtor deve fazer a ‘declaração anual de rebanho’, cujo prazo de entrega também foi prorrogado por 15 dias. Ferreira Neto alerta que o não cumprimento destas exigências poderá acarretar penalizações.


E+ News

JUNHO 2018

CAMAQUÃ REGIÃO

Secretaria recebe liberação para iniciar obras no telhado A Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), na primeira semana de junho, a autorização para fazer as reformas necessárias do telhado do Forte Zeca Netto. O prédio é tombado pelo Estado e por isso foi necessária a referida autorização. O telhado está em condições precárias. As devidas reformas não alterarão e tampouco substituirão os materiais originais como telhas e forro. Nesta semana, o secretário Mario Garcia da pasta irá ao IPHAE entregar a documentação referente a formalização do Termo de Cooperação Técnica com o IPHAE, o que agilizará reformas, quando necessárias, em prédios públicos, bem como a criação do inventário de bens patrimoniais materiais e naturais de interesse público.

RIO GRANDE

Campanha Cidade Limpa realiza ações de limpeza em bairros do Município Visando moldar uma nova cultura de cuidado com o Município, as equipes de limpeza da Secretaria de Município de Controle e Serviços Urbanos (SMCSU) estão realizando no mês de junho serviços de higienização nas localidades dos Bairros Navegantes, Rural e Jardim do Sol. Foram executados ações de corte de grama, varrição e retirada de inservíveis das vias. As ações fazem parte do Projeto “Rio Grande – Cidade Limpa”, que tem como principal meta conscientizar a população de que com o Município limpo, o principal beneficiado é a própria comunidade, desenvolvendo desta maneira, uma nova cultura de cuidado, solidariedade e zelo, com a cidade e a natureza.

16


E+ News

JUNHO 2018

GUAÍBA REGIÃO

Prefeitura inicia obras no antigo terreno da Ford Iniciaram as obras da Dasppet Produtos Veterinários Ltda, uma das maiores distribuidoras de rações e materiais pet do país. No último mês as máquinas começaram a operar na área conhecida como antigo terreno da Ford, na Zona Mista de Guaíba. Mais de 200 empregos devem ser gerados. Para o prefeito José Sperotto, mais do que um importante passo para o desenvolvimento de Guaíba, trata-se da recuperação da autoestima da população: “Anos depois que a Ford deixou de se instalar em Guaíba, surgiu a lenda de que só mesmo um sapo enterrado na área poderia explicar o porquê de outras empresas não vingarem no local. Por lá, várias pedras fundamentais foram lançadas, porém, de mais concreto, apenas a frustração da população frente à burocracia. No entanto, destravamos isso. É um momento histórico para a nossa cidade e saudamos essa grande empresa que nos escolheu para ampliar ainda mais a sua produção”, comentou Sperotto. O diretor da empresa, Eduardo Maschka Lucas, detalhou como a Dasppet vai operar:

Fotos: Gustavo Gossen

“Fomos muito bem recebidos aqui em Guaíba desde a nossa primeira reunião de apresentação. Durante as fases de aprovação do projeto Dasppet, todos na Prefeitura sempre foram muito prestativos e comprometidos. Graças a essa agilidade e competência, já em 2019, conseguiremos disponibilizar ao mercado brasileiro uma proposta inovadora como Operador Logístico, onde vamos trazer muitas empresas ao município através de nossa operação, além de termos uma projeção para gerar mais de 200 novos empregos ao fim do plano de implantação de nossa primeira fase. Não tenho dúvidas de que fizemos a escolha certa para expansão dos nossos negócios. Guaíba é um município comprometido com o desenvolvimento socioeconômico da região”, ressaltou. O prédio será de 6 mil metros quadrados de área construída. Ainda em 2018, outras duas empresas devem se instalar na Zona Mista de Guaíba.

17


E+ News

JUNHO 2018

CAMAQUÃ CIDADES

Grupo Conexões Camaquã quer buscar melhorias para o munícipio Em ano de Eleições, o Brasil inteiro começa a pensar no futuro que deseja para sua cidade e para o País como um todo. Foi pensando na melhoria de uma cidade, em especial, localizada na Região Carbonífera do Rio Grande do Sul, que nasceu o Grupo Conexões Camaquã. O projeto tem o objetivo de trocar ideias que possam melhorar a vida dos cidadãos camaquenses. Existem diversas ações que acontecem nas ruas e nos bairros ou até mesmo fora da cidade e país, mas que vemos que podem ser compartilhadas e agregar para a melhora na qualidade de vida da população. Serão problemas do cotidiano relacionados a todos os aspectos do município, e através da participação colaborativa, poderemos sugerir melhorias e levar as ideias que montaremos em conjunto aos órgãos superiores e competentes. A primeira etapa do Projeto Conexões Camaquã é descobrir quais as necessidades individuais dos moradores de Camaquã. Do município como um todo e também dos bairros. Porque este questionário? Não estão sendo coletados dados pessoais, apenas a opinião, sexo, situação econômica e bairro para se ter uma visão de como nossa cidade pode destinar melhor os nossos recursos. “como nunca vi nenhuma pesquisa realizada neste sentido, nem pelos meios de comunicação, nem pelos governantes, resolvi eu mesmo fazer, com o poder que temos ao usar a internet e o poder que temos em compartilhar”, explica o fundador do projeto Giovani Barbosa. Assim tiver uma quantidade expressiva de respostas o projeto será levado à mídia e à câmera de vereadores e órgãos competentes, de acordo com Barbosa. A pesquisa foi criada no mês passado e ainda aguarda respostas para atingir um número considerável.

18

É importante saber - Este é um grupo apartidário, ou seja, não estamos aqui para falar sobre partido “x, y ou z” mas sim trazer sugestões independente disso. - Este não é um espaço para propagandas de venda ou propagandas políticas (para isso serve o Facebook). Publicações de vendas e anúncios serão apagadas. - Todos os participantes têm o livre direito de sugerir ideias. É um espaço livre para que possamos criar um novo futuro para a nossa cidade.


E+ News

JUNHO 2018

SÃO JERÔNIMO

Unimed VTRP transfere plantão médico de Charqueadas para São Jerônimo a partir de julho

CIDADES

A partir de 1º de julho, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) promoverá uma mudança nas atividades do Centro Clínico de Charqueadas. O atendimento do Plantão Médico de baixa complexidade, que funciona das 8 horas às 20 horas diariamente no local, será transferido para o Hospital São Jerônimo (HSJ). O HSJ, que já é a referência dos clientes Unimed e da população em geral na região, oferece o serviço 24 horas por dia, sete dias por semana. Todas as outras atividades realizadas no Centro Clínico de Charqueadas seguem operando normalmente, como o Saúde Ocupacional, ponto de atendimento comercial e de autorizações de exames e procedimentos e a Clínica Ecorad. Os agendamentos de consultas médicas também se mantém sem alterações. Dentre os especialistas que atuam no Centro Clínico, é possível agendar consultas de traumatologia e ortopedia, pediatria, ginecologia, dermatologia, cirurgia vascular, otorrinolaringologia e homeopatia. O Centro Clínico atende clientes Unimed e particulares. Vale lembrar que na estrutura funciona o Núcleo de Atendimento de Saúde Ocupacional Unimed (SOU). No local, é possível contar com atendimento de médico do trabalho. Este serviço é exclusivo para as empresas contratantes do SOU.

19


E+ News

JUNHO 2018

GUAÍBA CIDADES

Evento vai reunir veículos da

Volkswagen

O

em Guaíba

grupo Revolução Vw promove em Guaíba para todos amigos e apaixonados por Volkswagen a 3ª edição do Revolução Volks Fest. O evento ocorrerá no dia 24 de junho de 2018, na avenida João Pessoa, junto ao catamarã. Os 150 primeiros veículos inscritos terão direito ao kit de participação. O kit conta com uma camiseta do evento, troféu, certificado entre outros brindes. Dentro da programação acontecerá apresentação de banda ao vivo, gincanas, brindes e prêmio para 1° e 2° maior grupo presente. Para participar, basta levar o vw a ar e histórias. A entrada para o evento é no valor de 15,00 + 1 quilo de alimento não perecível.

Unidade Sesc/Senac Guaíba inscreve para cursos de graduação EAD OSenac atingiu a marca de 266 novos polos, credenciados pelo MEC (Ministério da Educação), para apoiar atividades dos cursos de graduação a distância espalhados pelo Brasil. Desse total, o estado do Rio Grande do Sul ganhou 55 deles. Agora, estudantes da região podem se inscrever em um dos 13 cursos da modalidade nas áreas de Comércio, Educação, Gestão, Informática ou Meio Ambiente. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www. ead.senac.br/graduacao. Mais informações podem ser obtidas na unidade pelo telefone (51) 3402-2106 ou pelo site http://www. senacrs.com.br/guaiba. Todos os polos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e, por serem unidades próprias do Senac, contam com uma estrutura apropriada para as atividades presenciais da graduação da rede. As aulas são ministradas totalmente pela internet, mas é preciso realizar duas avaliações presenciais por semestre no polo escolhido. Flexibilidade – O formato a distância oferece flexibilidade nos horários de estudo, respeitando o ritmo de aprendizagem do aluno e desenvolvendo competências que são valorizadas no mundo do trabalho, como organização, pró-atividade e responsabilidade, além de possibilitar a conciliação entre a vida profissional e acadêmica. Formas de ingresso - Para se inscrever no processo seletivo, basta acessar o portal do Senac EAD, escolher o polo de interesse, fazer o login e selecionar o curso à sua escolha:

20

• Tecnologia em Gestão Comercial • Licenciatura em Pedagogia • Bacharelado em Administração – Linha de Formação Específica em Administração de Empresas • Bacharelado em Ciências Contábeis • Tecnologia em Comércio Exterior • Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos • Tecnologia em Gestão Financeira • Tecnologia em Gestão Pública • Tecnologia em Logística • Tecnologia em Marketing • Tecnologia em Processos Gerenciais • Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação • Tecnologia em Gestão Ambiental


E+ News

JUNHO 2018

SENTINELA DO SUL CIDADES Está chegando o tão esperado Campeonato Citadino de Futsal de Sentinela do Sul. As inscrições estarão abertas a partir do dia 6 até o dia 27 de junho e reunião com o responsável de cada equipes marcadas para o dia 29 de junho, onde deverá ser entrega a ficha de inscrição com cópia dos documentos de todos os atletas, bem como as devidas autorizações, se necessário. Também no dia 29 de junho será realizado o sorteio das disputas que irão acontecer na 1º rodada. O campeonato terá as Categorias: Força-Livre, Feminino e Sub-17. A 1ª rodada está marcada para o dia 6 de julho de 2018. Reúna seu time e venha participar. O Campeonato será fechado, apenas para equipes de Sentinela do Sul.


E+ News

CERRO GRANDE DO SUL CERRO GRANDE De abril até dezembro deste ano, o município de Cerro Grande terá um projeto inovador para melhorar a situação da população mais vulnerável tanto da área urbana como da rural, trata-se do “Cerro Grande do Sul Humana e Social” programa da prefeitura em parceria com o Instituto Brasileiro da Pessoa, que será coordenado pela Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social. Serão oito meses de oficinas, rodas de conversa, palestras e atividades culturais dirigidas a faixas etárias que vão desde os sete anos até o público com mais de 60 anos. O prefeito municipal Sergio Silveira da Costa parabenizou a todos os envolvidos no projeto destacando a importância que a iniciativa tem para o município. O presidente da Câmara de Vereadores Floriano Vaz parabenizou a Secretaria de Assistência Social pela quantidade de ações oferecidas, envolvendo não só os jovens, mas sim toda a comunidade. São nove eixos que norteiam as mais de 100 atividades previstas neste programa: Cerro produtivo, humano, rural, empreendedor, formador, cultural, solidário, cinema e saudável. Já se encontram abertas as inscrições gratuitas para as seguintes oficinas: cozinha, costura e trabalhos manuais, estética, jardinagem e horta caseira, pequenos reparos caseiros, música, teatro, circo, dança, fotografia e filmagem, qualidade no atendimento ao público, humanização no atendimento e atividades físicas. As inscrições podem ser feitas até um turno antes na Secretaria de Assistência Social, rua Dr. Henrique Vila Nova, das 7h às 13h.

CRISTAL União aprova repasse de mais de 38 mil reais para o município Na manhã da quarta-feira, dia 23 de maio de 2018, o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, aprovou o repasse de mais de R$ 38 mil para o município de Cristal (RS). A cidade ficou com inúmeros prejuízos após a estiagem, em sua maior parte concentrado em área rural. Com os repasses, o município poderá executar ações de restabelecimento dos danos deixados pelos eventos meteorológicos.

22

JUNHO 2018


E+ News

JUNHO 2018

PREFEITOS PARTICIPARAM DA XXI MARCHA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

CIDADES

O prefeito Jair Machado e uma comitiva formada por mais de 200 prefeitos gaúchos, liderada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), participou da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorreu de 21 a 24 de maio em Brasília. Durante os quatro dias de evento, com o tema Compromisso com o Brasil, mais de cinco mil gestores públicos debateram a pauta municipalista, com a presença de autoridades governamentais e parlamentares de todos os Estados. A programação contou com a realização de arenas temáticas para abordar questões em áreas como as da educação, saneamento básico, turismo, saúde, cultura, trânsito, defesa civil, administração, entre outras. Aproveitando a ida à Brasília, os Prefeitos da Região CentroSul do Estado estiveram reunidos com o Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, na sede do Tribunal de Contas da União. Os Prefeitos pediram mais agilidade para o término da duplicação da BR-116. Durante a reunião de trabalho, um profissional do Tribunal de Contas da União ficou designado para atender os Prefeitos e buscar respostas e ações com as empresas responsáveis pelas obras para a agilização.

BARÃO DO TRIUNFO

Participaram da reunião, além do prefeito Jair Machado, os prefeitos das cidades de Tapes, Silvio Rafaeli, a prefeita de Cristal Fabia Richter, o vice-prefeito de Camaquã Jair Martins, o prefeito de Chuvisca Joel Santos, o prefeito de Amaral Ferrador Natanael Satiro, o prefeito de Sertão Santana Irio Stein e o vereador de Sentinela do Sul, Dilvane de Lima.

23ª Festa do Agricultor e 26° Aniversário de Barão do Triunfo reuniram 2 mil visitantes em maio A 23ª edição da Festa do Agricultor celebrou em paralelo os 26 anos de Barão do Triunfo, receberam em torno de dois mil visitantes da região. Foram três dias de muita agitação na Praça Central da cidade e mais um jantar baile que abriu as festividades no dia 25 de maio com temática italiana.

Foto: Regional Clic

A festa também contou com expositores de produtos coloniais, como queijos, grãos, geleias, vinhos, sucos, pães, cucas e outros produtos, que através do inventivo da Emater à agricultura familiar, enriquecem e desenvolvem a economia do município como um todo.

Foto: Regional Clic

23


no

MODA

Vichy

XADREZ

Se você ainda tem algum tipo de preconceito achando que é de “festa junina”, vai ficar fora da moda neste ano e por logo tempo. As marcas famosas nacionais e internacionais pegaram a estampa para couro. Eleita para perdurar mais do que um simples inverno. A versão grunge do xadrez foi muito vista nas estações anteriores, que é aquele estilo de roupas folgadas e surradas. Nesta estação a versão xadrez ‘couture’ que é a versão mais sofisticada do quadriculado é o que vai reinar. E pra você que não sabe XADREZ, não é só um XADREZ, existem várias padronizações, vamos ver quais são?

Conhecida como a famosa toalha de picnic, imortalizado pela famosa Brigitte Bardot em seus vestidos românticos, saias rodadas, o vichy foi a estampa tímida do verão e mas ele continua no inverno, principalmente nas cores, P&B, vermelho e branco e azul e branco.

Grid Não é muito usada. Estampa super gráfica vem em formato de grade ou quadriculada, podendo ser positiva (branco), ou negativa (preto). Cuidado com o corpo, por ter o formato grande na maioria das vezes ela aumenta o volume na região, caso você queira disfarçar algo opte por quadrados menores. Esta estampa pode ser combinada com vários tipos de estampas, desde listra, poá, e até mesmo outro tipo de xadrez.

Tartan Significa tecido de lã leve e é um padrão geométrico mais tradicional das famílias escocesas, geralmente a cor predominante é o vermelho. Tem a vantagem de poder ser usado com looks mais descolados, ou de maneira mais formal.

Pied de Poule

Burberry

Príncipe de Gales O clássico dos anos 90 estava sumidinho, mas chegou pra reinar com tudo. É sem dúvida o hit do momento, riscas irregulares que foram o xadrez, saiu do guarda roupa masculino e invadiu o closet feminino, com a forte tendência da moda sem gênero, os looks de alfaiataria ganharam força total e com eles suas estampas.

24

A grife de luxo britânica usa esta estampa como marca, geralmente na cor caramelo e listras vermelhas, marrom e preta. Puro luxo. Para dar um up no look vale também mix de estampas, o xadrez pode muito bem ser misturado com peças listradas e florais. Pronta para arrasar no inverno?

Clássico desde os anos 30, quando a francesa Coco Chanel sem dúvida popularizou esta padronização, utilizando em suas peças como bolsas, casacos e vários outros itens. Sua tradução é “pé de galinha”, exatamente por ter esse desenho tão peculiar, geralmente sua cor é P&B. É sem dúvida uma estampa democrática também, combina com looks descolados ou mais formais.

Buffalo Check Ao contrário do vichy a cor de fundo do buffalo check é o preto, não esta tão em alta assim, porém, vale a pena saber qual tipo de xadrez é esse pra você não errar.


E+ News

JUNHO 2018

6 tendências de acessórios para o

O mundo da moda está sempre lançando novas tendências para cada estação do ano e nesse outono-inverno não foi diferente. Novas misturas de cores, estampas e combinações exóticas foram marcadas nos principais desfiles de moda. Além das novidades nas roupas, não podemos deixar de lado os acessórios que foram destaque para compor e valorizar os looks das estações mais frias do ano.

1

INVERNO 2018

MODA

Eis as peças queridinhas do frio 2018:

CHOKERS E MAXI COLAR As chokers (coleiras) vieram à tona há dois anos e desde então, não deixaram de estar presentes no visual das famosas e nas principais vitrines. Nesse outono-inverno, o acessório passou a ter diversos tamanhos, cores e estampas para compor as roupas de frio. A novidade para este ano é acompanhada dos maxi colares, que estão cada vez maiores, cheios de brilho e de pingentes.

2 PÉROLA A pérola é um acessório já de muito tempo no mundo da moda, pois trazia a elegância e sensualidade para as roupas. Para o inverno 2018, os brincos e colares de pérola voltaram com tudo e trouxeram uma influência fortíssima da época. Porém, a novidade é que veio inserida em outros acessórios, como bolsas, pulseiras, sapatos e em novos tamanhos e cores para deixar o visual mais futurístico e inovador.

3

BRINCOS DE TASSEL E ARGOLAS As argolas e os brincos de tassel foram tendência no verão de 2016, porém, vão continuar bombando neste inverno. Esses acessórios são essenciais para trazer um olhar elegante, sofisticado e alegre ao look. Ele vem acompanhado de mais detalhes e outras aplicações do material em bolsas, sapatos e pulseiras cada vez maiores e com mais cores e brilhos. As argolas douradas e pratas continuam predominando, porém, vieram em tamanhos cada vez maiores como as dos anos 80.

4

BROCHES E BOTTONS Uma grande aposta para as estações mais frias do ano são os bottons e os broches. Nas vitrinas e passarelas, foram utilizados para dar um detalhe simples e indispensável nos casacos, bolsas e lenços. Broches com pedrarias, detalhes florais ou de insetos, como a libélula ou borboleta deixam o visual mais romântico. Já os broches podem vir acompanhados de frases e estampas exóticas, deixando o look contemporâneo e despojado. Use a criatividade e a imaginação, essencial para aplicar esses acessórios.

25


MODA

5 BOLSA CARTEIRA

As bolsas são indispensáveis para completar qualquer vestimenta em todas as estações. Nessa estação, no estilo carteira dominaram as passarelas e vieram acompanhadas de diversas estampas, como o veludo, cores exuberantes, metalizadas e com alças de corrente. E com aplicações de tachas, tassel e pedrarias, deixando o visual contemporâneo e rico. Como também, a variação de tamanhos foi imprescindível para podermos usar em qualquer situação, seja em festas ou no dia a dia.

6 BOINAS A tendência dos chapéus sempre esteve com tudo. Já para 2018, a boina é o acessório queridinho para proteger do frio e dar um detalhe simples e despojado ao look. De crochê, tricot, com aba, feltro, estilo chapéu. Todas valem a aposta. Acompanhadas de diversas cores e tamanhos, as boinas já estão presentes nas principais lojas e vem combinando com os maxi acessórios e roupas casuais.

a COR

DA ESTAÇÃO As roupas e acessórios foram marcados por cores quentes e vibrantes. Dentre elas, podemos destacar o vermelho, amarelo, verde esmeralda e o ultravioleta – esta eleita a cor do ano pela cartela dos fashionistas. Esta cor traz bastante originalidade e exuberância, principalmente quando é inserida nas roupas e acessórios. A proposta da cor é nos remeter a um olhar visionário do mundo, das galáxias e das inovações do mundo atual. Acha que a cor é privilégio do mercado da moda feminina? Engana-se! Os homens estarão apostando na cor para mais de uma temporada.


ARTHUR seidel MÚSICA

Lança Música AUTORAL O semifinalista do The Voice KIDS na edição de 2017, Luis Arthur Seidel, lançou sua primeira música autoral em parceria com Lakke, lançada pela Warner Music/DJ Sound. O cantor também repaginou suas redes sociais com uma nova identidade visual, passando assim, a ser “Arthur Seidel”. Seidel viajou até o Rio de Janeiro na última semana, para assinar um contrato com a gravadora Warner Music Brasil, gravadora esta que gerencia cantoras como Anitta, Ludmila e IZA. A nova música se chama This Feeling, que significa “Este Sentimento”. “Essa é a primeira de muitas que ainda serão lançadas esse ano! Afinal estou trabalhando em meu álbum o qual trarei mais detalhes e novidades em breve” Afirma o cantor. Quer ouvir a música? Basta acessar as plataformas digitais de Arthur Seidel e dar um clique. Para maiores informações, acesse sua página no facebook.com/arthurseideloficial.

27


E+ News

JUNHO 2018

BELEZA

Esmalte dourado deixa unhas preciosas para a estação A

mania do glitter se transportou dos olhos e lábios para as mãos. E daqui por diante, cada vez mais dar importância para a escolha certa dos esmaltes é estar atento o que tem de melhor de tendência e de produtos de qualidade no mercado. E a temporada foi repleta de unhas cobertas por com pigmentos dourados em esmaltes variados. Mas esqueça fazer as mãos da forma tradicional: a ideia agora é adicionar partículas grandes de brilho de maneira desordenada ou pintar com esmalte cintilante apenas as áreas rentes às cutículas - look suavemente festivo mesmo no inverno, garante o look mais alegre já que as roupas de inverno tendem a serem frias e escuras.

EU SOU D E+ Você pode ter o visual totalmente D+. Ganhar uma transformação visual do E+News, com direito a produção de make, hair e fotos de revista. Basta curtir a página do jornal no Facebook, marcar 10 amigos(as) e enviar um e-mail para a redação dizendo qual a mudança radical gostaria de fazer, envie uma foto sem produção e com boa resolução e torcer. www.facebook.com/emais.news/ Quem sabe na próxima edição você não estará com novo “visu” por conta do E+. Mias detalhes no site. Corre lá! redacao@emais.news

28


COLUNISTA CONVIDADO Dr. Luis Fernando Salet (CREMERS 22192)

ESTÉTICA

Rua: Mariante, 180 - Rio Branco, POA Telefone: (51) 3024-7494 www.clinicalundi.com.br

procendimentos

DE INVERNO Talvez você sempre pense em cirurgia plástica, mas não consegue encontrar tempo certo para encarar o procedimento. Enquanto a maioria das cirurgias plásticas cosméticas são procedimentos ambulatórios relativamente rápidos, pode levar várias semanas até que os efeitos colaterais pós-operatórios desapareçam e se sintam "normais" novamente. O E+ News foi buscar com o d cirurgião plástico Luís Fernando Salet as respostas do porquê em escolher a estação do frio para as cirurgias plásticas. Toda mulher pensa em mudar tudo. Quase nunca conformada com o biótipo, o que na maioria das vezes realmente requer optar pelos procedimentos que dão um “up” no visual e na autoestima. Aqui estão algumas razões pelas quais é prático planejar certos procedimentos durante as estações mais frias. Mais tempo para se recuperar Com os avanços nas técnicas cirúrgicas, os períodos de recuperação são mais curtos, mais fáceis, mas alguns procedimentos são mais invasivos do que outros, exigindo mais que alguns dias de folga. Se você está planejando uma abdominoplastia, lifting facial ou cirurgia de mama, os meses de outono e inverno são o momento perfeito para recuperação. O clima frio por natureza já pede mais tempo para relaxar, com os procedimentos é mais um incentivo para o descanso pósoperatório adequado é fundamental para um bom resultado. Roupas de inverno ajudam a esconder Na estação do frio a gente naturalmente fica coberto da cabeça aos pés com roupas quentes. Tempo de suéter significa que você pode facilmente esconder qualquer bandagem ou inchaço pós-operatório, sem ser notada. Cachecóis, chapéus e gola alta podem ajudar a camuflar os efeitos de um lifting facial e roupas volumosas podem esconder sua nova linha de busto ou do corpo até que você esteja completamente em plena forma.

Menos sol e calor O verão pode ser a estação favorita de todos, mas não é a melhor hora para certas cirurgias plásticas. Imagine usar uma roupa de compressão em um clima de 40 graus? O calor também pode exacerbar o inchaço pós-cirúrgico. Minimizar a exposição direta ao sol é especialmente importante se você fez algo com laser ou um peeling químico, pois os raios UV podem retardar o tempo de cicatrização e até mesmo causar manchas e cicatrizes. Como regra geral, deve-se ficar fora do sol por no mínimo dois meses.

Boa forma em datas festivas Quer revelar o novo layout, pois deve se antecipar. Festas marcantes aqui no nosso país é natal, reveillon e carnaval. Para isso, fazer cirurgia ás vésperas de nada adianta. Então presenteie-se na melhor época de recuperação. Tempos de frio é o momento propício para evitar sofrimentos e poder exibir nova silhueta no verão.

29


BREVES L U C C A

Como todo ciclo tem inicio, meio e fim, foi dado o start nas funções do Ventura parador em Guaíba como point de entretenimento. Ao encerrar as atividades, a proprietária Dieny Perin usa de sua sapiência para se aventurar em outros projetos altamente promissores.

Foto: Divulgação E+

Foto: Alan Nobre

CELEBRAI O nome já DIZ TUDO. Motivos de sobra par celebrar, festejar e tudo com o extremo bom gosto que o casal Carol e Leandro Araújo da Celebrai Eventos fazem com toda a peculiaridade para ser merecedor de incontáveis elogios que dispensam a eles. São profissionais que disseminam bom gosto nas mais conceituadas festas de 15 anos, niver e casamentos da região. Tudo de bom!

SOCI

Prestigiando o evento que é um mix de arte e entretenimento, o Art Battle que aconteceu no Shopping CanoasPark, onde artistas criavam obras em frações de minutos para o delírio dos convidados e assim sendo sorteado cada quadro, as apreciadores de tudo que tenha bom gosto: Gisa Abreu e Lisi Fraga.

ALTO E BOM SOM Decibéis aceitáveis é quando por justa causa e com qualidade que não se discute. E nisso a turma da Megasom entende bem do assunto. Com know-how de sobra que fazem fama pela prestação de serviços de ponta a ponta no estado. Em recente evento, a equipe: Marcos Franskoviak, William Silveira, Frank Machado, Rafael Toledo e Moacir Franskoviak

Foto: Divulgação E+

EM NOME DA LEI

Foto: Alan Nobre

A mistura perfeita da experiência com o novo é a tônica do novo escritório de advocacia no Ed. Panorâmico em Guaíba, onde a família se une em prol da competência no uso de suas funções. Bruno Cesar Nunes da Silva, Odilon Nunes da Silva Júnior e o Odilon Nunes da Silva Neto e cuidando do escritório na capital gaúcha, Ronei Nunes da Silva.

NOBRE CAUSA Defensoras da bandeira em defesa dos “pets” em Guaíba, Paula, Adriane e Rajane Holzmann Almeida estavam frente ao encontro promovido no auditório da Prefeitura Municipal de Guaíba e contou com a presença da deputada Regina Becker e do ex- prefeito de Porto Alegre José Fortunati. O bate-papo em defesa da causa teve descontraído coquetel com salgados vegetarianos. Foto: Divulgação E+

30


AL

Como de costume a empresária da Davinty Modas, Laís Ludwig festejou seu níver no final de maio bem ao seu gosto com comemoração ao lado da família e clientes de sua requisitada loja.

BRASIL X ALEMANHA Foto: Iure Dias

Foto: Divulgação E+

Foto: Arquivo Pessoal

Em época de Copa do Mundo, não há como esquecer o 7X1 da Alemanha obre o Brasil. Mas há quem veja isso com bom humor e ainda honre a nossa pátria no território alemão. Como bom brasileiro e colorado que é, o engenheiro de software João Heitor Gaiewski , que escolheu o país europeu para mora, vai ao estádio Allianz Arena em Berlim todo paramentado com a bandeira brazuca e do time gaúcho. Orgulho para a tia Vera Reinhardt que defende as mesmas flâmulas.

EM TEMPOS DE SOLIDARIEDADE Engajada na função que agrega valor na função, Márcia Sperotto cria o Gabinete da Primeira Dama de Guaíba- Casa Solidária, com intuito de ajudar famílias e instituições carentes em forma de doações movimentadas pela sociedade. Na foto Marcia ao lado da primeira dama do Estado do RS, Maria Helena Sartori, em recente lançamento da campanha do agasalho estado.

Foto: Divulgação E+

FLUÊNCIA CULTURAL Foto: Arquivo Pessoal

O colaborar esporádico das páginas do E+News, o professor de inglês Guilherme Zawacki, da Zawacki Academy não titubeia quando o assunto é cada vez aprimorar mais conhecimentos do universo que bem domina para ser exemplo em Guaíba e região. Além de turismo foi buscar a máxima em conhecimentos em Whashington , Nova Iorque e Toronto para aplicar aos seus alunos que frequentam o The Winner para o domínio do idioma.

A simpática Ana Lia Bandeira Rodrigues em recente viagem ao Machu Picchu, Peru.

LOIRA GELADA Que a tendência das cervejas artesanais invadiu vários fundos de quintais na intenção de brincar, brindar e se aventurar na alquimia de fazer uma bela cerveja ou chopp, há os que se dão bem nesta empreitada. Que o diga a Cervejaria Reculuta que está de vento em popa conquistando um grande mercado consumidor na região com o devido apreço que lhes compete. Com qualidade de produto, excelente trabalho de marketing e com uma sede que mostra o crescimento positivo de quem tem o empreendedorismo na veia. Qualidade dada ao jovem Wilson Dias. Foto: Divulgação E+

Foto: Arquivo Pessoal

A querida Cristina Olsson aproveitou e bem suas férias realizando o sonho que é de muita gente boa. Fazer um “tour” pela Europa. Por certo se encantou com as maravilhas da Inglaterra, França , República Tcheca e Eslováquia.

31


E+ News

GASTRONOMIA

Bem típico do O

INVERNO

inverno dando as caras e já começamos a sentir a queda brusca nas temperaturas. E com isso, a alimentação das delícias culinárias da estação começa a aparecer na mesa. Sopas, pinhão e chás são exemplos de alimentos típicos do frio. Esses e outros alimentos típicos podem fazer parte da dieta sem prejudicar a saúde, desde que preparados da maneira correta e consumidos com moderação. Pois é extremamente importante manter o equilíbrio das coisas, em todas as situações.

Os quitutes de inverno são conhecidos por serem mais calóricos do que os alimentos em geral. Essa característica é muito importante para suprir as necessidades de aquecimento do nosso corpo. Além disso, pratos quentes como sopas, chás e chocolates são mais agradáveis de ser consumidos. O organismo gasta mais energia para se manter aquecido e os alimentos que ingerimos é que vão ajudá-lo a se manter quente. Sentimos mais fome nessa época do ano. Isso ocorre porque o corpo trabalha mais para se aquecer e gasta energia para isso. É comum que as pessoas engordem devido a esse fator, além de ficarem mais quietas, paradas, muitas vezes não praticam atividades físicas.

32

JUNHO 2018


E+ News

JUNHO 2018

GASTRONOMIA

Veja dicas para consumir alguns alimentos que são a cara do inverno sem atrapalhar a boa forma: Chocolate quente Quando preparado com chocolate 70% ou mais, a bebida traz os benefícios do cacau, ingrediente repleto de compostos antioxidantes. É possível diminuir o risco de eventos cardiovasculares comendo chocolate amargo (com pelo menos 60% de cacau) todos os dias. Calorias: 160 Kcal (porção feita com leite desnatado e cacau 70%)

Pinhão Rico em minerais, ferro, cálcio e fósforo, e ainda capaz de controlar a fome, o pinhão é uma boa opção de lanche entre as principais refeições. Estudos apontam que o pinhão contém ácido pinoleico, que age como supressor da fome, além de outros antioxidantes que atuam na prevenção de doenças oculares, melhorando os sintomas de fadiga e tensão muscular pela presença de magnésio A semente deve ser consumida após cozimento entre 30 e 40 minutos na panela de pressão com água e sal. Calorias: 670 Kcal (100 gramas)

Sopas É uma ótima pedida para substituir a salada no jantar. As mais indicadas são aquelas à base de abobrinha, berinjela, chuchu, alho-poró, couve-flor, brócolis, moranga e carboidratos de baixo índice glicêmico como batata-doce ou mandioquinha. O ideal é que a receita contemple mais de um legume e contenha proteína e gordura boa. Sopas de capeletti ou de feijão devem ser consumidas com moderação e deve-se usar, preferencialmente, massas integrais no preparo. Os demais tipos podem ser consumidos em porções que variam de um a dois pratos por dia. Calorias: Legumes e frango: 150Kcal (em média, em um prato) Feijão, massa ou capeletti: 190Kcal (em média, em um prato)

Quentão Traz os benefícios dos ingredientes usados em seu preparo, como gengibre e canela, que têm alto poder termogênico. Para deixar a bebida menos calórica, uma opção é adoçá-la com açúcar light, mascavo, demerara ou até mesmo stevia e xilitol (adoçantes naturais). Calorias: 300Kcal (100ml)

Bergamota Fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Também tem propriedades diuréticas, analgésicas e digestivas. A vitamina C é considerada indispensável para o sistema imunológico. Mesmo com todos os benefícios, o consumo deve ser de até duas unidades ao dia. Consumir mais do que isso acarretará em excesso de açúcar no sangue, que será convertido em gordura corporal. Calorias: 40 Kcal (uma fruta)


E+ News

JUNHO 2018

LITERATURA

resgatar o hábito da

N

LEITURA

os dias de hoje como é difícil termos o hábito da leitura, não? Dias corridos, mundo virtual a milhão, o que não faltam são opções de entretenimento e nada de pegar num livro físico e parar para ler com tranquilidade naquelas horinhas em que o tédio teima em surgir. Mas existem macetes que podem funcionar para que o gosto seja retomado em 7 dicas preciosas e o hábito que era secundário possa voltar a sua essencialidade na ajuda para nosso desenvolvimento e também ajuda a exercitar a imaginação. 3. Crie um espaço de leitura 1. Descubra o que você gosta Procure temas que te chamem a atenção. Esse é o primeiro passo para que você desenvolver o hábito. Opções não faltam: romance, mistério, fantasia, biográfico, aventura, drama, autoajuda, terror e entre outros! 2. Visite uma biblioteca ou livraria

Pode ser onde você quiser e, que de preferência que seja bem iluminado, arejado, confortável e agradável para você. 4. Adicione música à sua leitura Muitos não conseguem ler com nenhum barulho próximo, mas existem pessoas que adoram colocar uma musiquinha para deixar tudo ainda mais emocionante. Teste!

Em uma biblioteca o clima é totalmente diferente. Além disso, em bibliotecas municipais é possível emprestar livros, ou seja, não precisa nem gastar uma grana para cultivar o hábito. 5. Selecione um horário Aproveite o tempo que sobra em sua rotina do dia-a-dia. Hora do almoço, no caminho de ida e volta para casa, antes de dormir, nos intervalos das aulas, etc. 6. Aposte nos livros famosos Descubram quais são os livros mais vendidos atualmente, e também não se esqueça dos clássicos. 7. Seja paciente Para criar o hábito de leitura, você deve ter paciência e começar aos poucos. Quando menos esperar, já vai ser um leitor (a) voraz.

34


E+ News

CASA E DECORAÇÃO

UMIDADE Preocupação com imóveis C

huvas, frio, umidade, infiltração, mofo. Só dor de cabeça nesta época do ano, e muita gente sofre em suas moradias. Complicações comuns nesta temporada. Sem contar o agravante de que tudo isso pode resultar em problemas respiratórios. Mas como lidar com este mal que assola principalmente nós aqui no RS, que temos uma umidade e tanto e inverno chuvoso? A precaução deveria começar já na edificação, assim evitando estragos mais tarde. Uma drenagem pluvial evita que as águas torrenciais da chuva atinjam as paredes das casas e apartamentos, assim apresentando brechas para a umidade penetrar. Daí a infiltração se torna o maior problema. Percebe-se de imediato quando próximo aos cômodos aparecem as bolhas que detonam qualquer pintura. Mas nem tudo está perdido. O problema na estrutura não é tão difícil de resolver. Qualquer profissional da área, com uma boa avaliação e identificação do problema, sabe solucionar, e na maioria das vezes, consiste em refazer a pintura e criar um percurso alternativo para a água que causa a umidade passar. Mas um sistema de calhas drenagem superior é um dos principais motivos da causa de infiltração quando apresenta problemas. Numa construção a impermeabilização é fundamental, prova disso está em normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a NBR 9575, que estabelece exigências e recomendações para que sejam atendidas as condições mínimas de proteção da construção.

Existem vários tipos desse material de acordo com as características da área a ser impermeabilizada.

Exemplo disso é a tinta impermeabilizante que sela paredes externas e fachadas. Evita infiltrações e passagem de umidade para as paredes, principalmente para dentro das edificações, evitando o mofo, mas não é indicada para lajes e terraços. Para eles deve ser aplicado outro tipo de impermeabilizante. Em lajes e coberturas os problemas costumam serem maiores, por ser uma parte que tem contato direto com a água da chuva, então a atenção deve ser redobrada nesses casos. Se não houver um sistema de calhas e drenagem superior, é muito comum ver infiltração em coberturas, porque elas estão recebendo a chuva e desprotegidas por outro apartamento. É aí que entra a impermeabilização correta. Construções novas E este problema não afeta só as edificações mais antigas, muitas construções novas estão sofrendo com o problema. A economia na hora de fazer o projeto e não querer colocar a impermeabilização é grande causa. E com isso o prejuízo pode ser bem maior do que a economia que foi feita antes.

36

JUNHO 2018


E+ News

JUNHO 2018

CASA E DECORAÇÃO

MAS PARA TODO PROBLEMA... há uma solução Piso manchado - A depender da extensão, pode ser usado produtos específicos ou uma solução de vinagre, bicarbonato de sódio e água. Varandas - Para áreas que recebem diretamente a chuva, uma solução é fechá-las com vidro e colocar ralo e piso com inclinação adequada. Móveis - Deixar armários abertos e afastar o móvel da parede são coisas simples que podem evitar problemas. Outra dica é colocar uma proteção de isopor atrás do armário, quando a parede for de fachada ou revesti-la com porcelanato. Ventilação - A dica para evitar o mofo é deixar a casa aberta, para que haja circulação do ar. Isso é ainda mais importante quando o imóvel não recebe luz incidente do sol.

37


MAIO 2018 E+ News

JUNHO 2018

TURISMO

tempo de viajar DO SUL AO NORDESTE

Q

ue Natal (RN) é um lugar cheio de praias lindas, isso não se discute. O estado de belas imagens paradisíacas e de encanto natural é referencia no país. A praia de Camurupim, a 60 quilômetros do aeroporto da capital, com água transparente e morna seduz qualquer sulista. Arrecifes e a famosa Pedra da Oca, gruta entre os arrecifes que emerge apenas na maré baixa, são fortes atrações. E lá está o maravilhoso Praia Bonita Resort& Conventions, lugar que sobressai com todos os elogios de quem a conhece, de encanto ímpar quem marca o diferencial para qualquer férias ou passeio. Ano a ano o resort salta no mais alto conceito de referencia de destino ao nordeste. E se é para falar de bom gosto, não se abre mão da culinária de gastronomia regional que dá a devida identidade ao local.

Conheça mais sobre o Praia: Bonita Resort, acesse: Telefone: 084 3230.1200 E-mail: reserva@praiabonita.com Instagram: @praiabonitaresort WhatsApp: 084 987864389

Fotos: Fernando Chiriboga

38


E+ News

JUNHO 2018

TURISMO

Sabendo do quão importante é esta troca de fomento turístico, antenados na interação dos formadores de opinião considerados de ponta no país, através da Febracos (Federação Brasileira dos Colunistas Sociais), Viviane Guimarães, diretora de operações e marketing do hotel juntamente com Aninha Monteiro vice-presidente da FEBRACOS, convidou conhecer o novo sistema do resort intitulado de “All Inclusive” o presidente da ACORS ( Associação dos Colunistas Sociais do RS) Bebeto Azevedo ( Diário de Canoas), vicepresidente Lucca Rossi ( E+News) e o diretor Social Bernardo Guedes (TV Cultura) para se hospedarem em junho, nobelo resort, entre o mar e a lagoa, próximo a natal e a Pipa.

PRAIA BONITA RESORT ☼ 150 apartamentos ☼ A suíte master acomoda até 5 pessoas ☼ Quartos com jacuzzi na varanda ☼ Piscina de 1.200m² ☼ Campo de futebol ☼ Playground ☼ Caminho Ecológico ☼ Acqua Zumba ☼ Sauna ☼ Cinema ☼ Musica ao Vivo ☼ Espetáculos temáticos 39


COMPROMISSO COM A QUALIDADE DO NOSSO AR Ao ano, a CMPC Celulose Riograndense neutraliza mais de 11 milhões de toneladas de gás carbônico do ar que respiramos através das áreas de plantio da empresa. Essa quantia equivale à retirada de circulação de 2,4 milhões de veículos no mesmo período, o que representa aproximadamente 3 vezes o número da frota existente na cidade de Porto Alegre. Além disso, a emissão desses gases pela CMPC Celulose Riograndense é 11 vezes menor que o retirado, o que representa uma melhora significativa na redução do efeito estufa.

celuloseriograndense.com.br

Junho 2018 e news web  
Junho 2018 e news web  
Advertisement