Page 1

lucas viana


_aquarelas


_aquarela sobre sulfite 90g/m ² _A4


_aquarela sobre hahnemuehle 120 g/m ² _18 x 18,7cm


_aquarela sobre hahnemuehle 200 g/m ² _A5


_aquarela sobre hahnemuehle 200 g/m ² _A5


_aquarela sobre sulfite 75 g/m ² _A4


_aquarela sobre sulfite 75 g/m ² _A4


_aquarela sobre sulfite 75 g/m ² _A4


_desenhos


_grafite sobre sulfite 90 g/m ² _A2


_grafite sobre sulfite 90 g/m ² _A2


_grafite sobre hahnemuehle 90 g/m ² _27,9 x 29,9cm


_carvão sobre sulfite 90 g/m ² _A2


_nanquim sobre sulfite 90 g/m ² _A2


_grafite e låpis de cor sobre hahnemuehle 90 g/m ² _A3


_aquarela sobre hahnemuehle 90 g/m ² _A3


_aquarela sobre hahnemuehle 90 g/m ² _A3


_grafite sobre hahnemuehle 90 g/m ² _A3


_colagem e nanquim sobre sulfite 90 g/m ² _A2


_esferogråfica sobre colorset 220 g/m ² _16,7 x 24,1cm


_låpis de cor sobre hahnemuehle 200 g/m ² _A5


_låpis de cor sobre hahnemuehle 200 g/m ² _A5


_esferográfica sobre hahnemuehle 200 g/m ² _A5


_esferográfica sobre hahnemuehle 200 g/m ² _A5


_digital


_contratante: DCE-Livre da USP _illustrator CS5 _A3


_contratante: DCE-Livre da USP _photoshop CS5 _illustrator CS5 _A3


_contratante: DCE-Livre da USP _photoshop CS5 _illustrator CS5 _A3


Imaginação a serviço do Brasil

por Sério Mambertti

Apoio:

_folheto “religiões” [frente] _photoshop CS5 _inDesign CS5 Projeto Gráfico: Juliana Dantas e Lucas Viana

Somos mestiços. Não apenas etnicamente mestiços. Somos culturalmente mestiços. Dançando o Aruanã sob a lua; rezando numa capela de Nossa Senhora de Chestokova; curvados sobre a almofada da renda de bilros; trocando objetos e valores no Moitará; depositando ex-votos aos pés dos nossos santos; sambando na avenida; contemplando a pedra barroca tocada pela eternidade do Aleijadinho; dobrando a gaita numa noite de frio, no sul; tocados pela décima corda da viola sertaneja; possuídos pelo frevo e o maracatu nas ladeiras de Olinda e Recife; atados à corda do Círio de Nazaré; o coração de tambores percutindo nas ruas do Pelourinho ou no sapateado do cateretê; girando a cor e a vertigem do Boi de Parintins e de São Luiz; digerindo antropofagicamente o hip-hop no caldo da embolada ou do jongo. Somos irremediavelmente mestiços. A lógica da homogeneização nos oprime. Por isso gingamos o corpo, damos um passe e seguimos adiante como num drible de futebol ou numa roda de capoeira que, sem deixar de ser luta, tem alma de dança e de alegria. Como formular um projeto de Políticas Públicas de Cultura que contemple esse mosaico imperfeito? Como abrir janelas e portas e dizer: “Brasil, mostra a tua cara!”, como na canção de Cazuza?

_A4 dobrável

Religiões Relicários da Cultura


Religião e a diversidade

Budismo

A religião, em seu sentido mais puro é elo entre o homem e Deus, é a necessidade de fé de todo ser humano, basta ver que desde os primórdios o homem cultua deuses. E a partir de realidades, sociedades e épocas diferentes surgem religiões também diversas, muitas das quais se divergem em seus "conceitos" e desde suas origens causam guerras, conflitos e preconceitos entre si.

O budismo é uma "filosofia" em que não há crenças e que engloba um conjunto de tradições e práticas baseadas nos ensinamentos atribuídos a Siddhartha Gautama, mais conhecidos como Buda. Inspirado nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.), busca a realização plena da natureza humana e a criação de uma sociedade perfeita. A existência é um ciclo contínuo de morte e renascimento, no qual vidas presentes e passadas estão interligadas.

Cristianismo É uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. É a religião mais difundida no mundo, com cerca de 2 bilhões. Os cristãos crêem no caráter divino da revelação de Jesus, na existência de um Deus criador em três pessoas. A Bíblia acrescenta ao texto judaico o Novo Testamento. As primeiras igrejas surgiram como comunidades fundadas pelos apóstolos (54 d.C.)

Islamismo É uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé (Muhammad) e numa escritura sagrada, o Alcorão. A religião é conhecida ainda por islamismo. Considera Maomé o último dos profetas e afirma que somente a mensagem transmitida a ele por Deus se conserva intacta (622 d.C.). O Alcorão versa sobre a vida familiar, política e jurídica da comunidade. Mantém aspectos comuns com o judaísmo e o cristianismo.

Umbanda Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza vários elementos, inclusive de outras religiões como o catolicismo, o espiritismo e as religiões afro-brasileiras. A umbanda é praticada em terreiros desde o início do século XX e tem caráter sincrético. O orixá, chamado santo, incorpora-se no pai ou mãe-de-santo, através dos quais fala com as pessoas.

Xamanismo O xamanismo é a práticas etnomédicas, mágicas, religiosas (animista, primitiva) e filosóficas (metafísica), envolvendo cura, transe, metamorfose e contato direto entre corpos e espíritos de outros xamãs, de seres míticos, de animais, dos mortos, etc. As raízes do xamanismo são arcaicas e alguns antropólogos chegam a pensar que elas recuam até quase tão longe quanto à própria consciência humana. O xamanismo é constante em diversas manifestações indígenas brasileiras.

_folheto “religiões” [verso] _photoshop CS5 _inDesign CS5 _A4 dobrável


pr’além dos muros

_contratante: ANEL São Paulo _lygia pape T-shirt _illustrator CS5 _A4


para alĂŠm dos muros construindo a

_contratante: ANEL SĂŁo Paulo _illustrator CS5 _A4


_fotografia


_digital


_digital


_digital


_digital


_digital


_digital


_digital


_digital


_pinturas


_acrílica sobre hahnemuehle 200 g/m ² _A5


_acrílica sobre hahnemuehle 200 g/m ² _A5


_acrílica sobre hahnemuehle 200 g/m ² _A5


_guache e colagem sobre sulfite 90 g/m ² _A2


_acrílica sobre hahnemuehle 200 g/m ² _A2


_acrílica sobre hahnemuehle 200 g/m ² _A2


_acrĂ­lica sobre madeira _70 x 52cm


_pixelgravuras


_still de .avi _photoshop CS5


_still de .avi _photoshop CS5


_sequĂŞncia de stills de .mpeg _photoshop CS5


_stills de .flv _photoshop CS5


_fragmento de fotografia digital da performance “perseguição” _photoshop CS5


lucas viana lviana@hotmail.fr (res.) 2628-7126 (cel.) 960-362-946

Informal  

roteiros mentais

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you