Page 1

BOLETIM INFORMATIVO DE RECURSOS HUMANOS AGOSTO 2012

Linha direta

Fernanda Brunetto | Gerente Executiva de Recursos Humanos

Prezado colaborador Recentemente, a Sindus ANDRITZ conquistou o prêmio Vagas 10+ do Vagas.com, que reconhece a qualidade do relacionamento da empresa com os candidatos que participam de seus processos seletivos. É um reconhecimento importante, porque bem atender os candidatos é praticamente uma premissa de quem trabalha com pessoas. Mas uma vez que um profissional é aprovado na seleção e conquista a vaga para a qual se candidatou, inicia um novo momento na relação dele com a empresa: os primeiros dias de trabalho. O começo em uma nova companhia é um misto de sentimentos para quem está iniciando. A empolgação pela nova atividade se mistura à

ansiedade e tensão, até conhecer os colegas, o lugar e o trabalho em si. Todos nós já passamos pelo nosso “primeiro dia”, e conhecemos a sensação. E também sabemos que as dificuldades diminuem muito quando somos bem recebidos e contamos com alguém que nos oriente no início. Nós acreditamos muito que fazer um novo colaborador se sentir bem vindo e seguro em seu novo ambiente de trabalho é uma missão de todos, e não somente da liderança ou do RH. Receber cordialmente o colega, apresentar os demais membros do grupo, mostrar a área de café, indicar onde é o banheiro, explicar como funciona o esquema de almoço (e convidar o colega para almoçar), procurar saber o que

mais ele necessita e ajuda-lo são tarefas que todos nós podemos e devemos executar. Afinal, ninguém melhor do que quem está dia a dia ao lado do colega para entender suas dúvidas e apoiá-lo de maneira assertiva, ágil eficaz. É muito bom saber que estamos, por meio do processo seletivo, causando uma primeira impressão positiva em nossos candidatos. Mas melhor do que isso – para nós e para os novos colaboradores – é termos certeza que a segunda impressão é tão boa quanto - ou até melhor! - do que a primeira. Porque atrair pessoas é extremamente importante, mas garantir que elas queiram permanecer conosco é essencial. Acolher positivamente quem está chegando faz parte deste processo!

Academia de Manutenção apresenta resultados e traz inovações

N

A Academia em números

o mês de setembro, a Academia de Manutenção comemora um ano de vida, marcado por grandes conquistas. Uma análise efetuada pela equipe de C&D durante este ano comprova a importância da Academia para a empresa, como veremos nesta matéria. E, além disso, vamos conhecer as novidades da Academia em sua estrutura e no seu conteúdo programático. Treinamentos totalmente novos na área técnica abrem as portas de novidades da Academia. O Programa de Formação em Mecânica surge para atender às necessidades específicas dos colaboradores desta disciplina. Três cursos já estão no ar: Termodinâmica Básica, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico I e Leitura e Interpretação de Desenho Técnico II. De acordo com Débora Andreis, Supervisora de RH da Sindus ANDRITZ, até o fim de 2012 mais cinco cursos de Mecânica estarão disponíveis na plataforma para capacitação dos profissionais de Mecânica. Outro destaque é o tratamento pedagógico dado ao Programa Específico de Formação em Válvulas e do Programa Específico de Formação em CLPs. Os treinamentos, agora, possuem uma interface mais elaborada, proporcionando um melhor entendimento do conteúdo. A atualização destes cursos ainda possibilita uma maior interatividade entre os próprios colaboradores. O Programa Específico de Formação em NR10, muito utilizado pelas equipes da Sindus ANDRITZ, também

A equipe de C&D acompanha detalhadamente o movimento da Academia e levanta todos os indicadores de utilização da ferramenta. Trata-se de uma análise fundamental para compreender a influência e importância da ferramenta para os colaboradores, além de avaliar oportunidades de melhorias.

está passando pelo tratamento pedagógico e ganhando uma nova cara, tornando-se mais dinâmico e interativo. As demais ferramentas da Academia de Manutenção também seguem ativas. A Biblioteca Pública recebe, semanalmente, atualizações de material sugeridas também pelos usuários. São publicados novos artigos e vídeos sobre variados temas, os quais dizem respeito a todas as áreas corporativas. Os fóruns e comunidades são um atrativo a parte. Participando deles, os colaboradores têm contato com turmas específicas, trocam conhecimentos e compartilham experiências. “Ainda há muito espaço e oportunidades para utilizarmos estes recursos disponíveis no Ambiente Virtual. Convido todos a entrar lá e explorar as possibilidades desta ferramenta”, convida Débora.

Para que se tenha uma ideia, nos primeiros seis meses deste ano, de janeiro a junho, mais da metade dos colaboradores realizaram treinamentos online. Em média, 120 colaboradores participaram de treinamentos por mês, representando 15% do quadro de colaboradores atual. Deste total de treinamentos realizados, 92,5% foram efetuados de forma online, no Ambiente Virtual da Academia, e 7,5% foram presenciais. Outro dado importante diz respeito à natureza dos treinamentos: 49,9% do total realizado são treinamentos técnicos; 37,4% são na área de segurança; 9,3% são de Desenvolvimento Pessoal e 3,4% de Gestão. Além de participar, o colaborador pode contribuir com a Academia de Manutenção enviando sugestões, indicando materiais e publicando artigos de sua autoria. A Academia de Manutenção trabalha com o princípio de capacitar e tornar o profissional responsável pelo seu próprio desenvolvimento! Vale a pena acessar! andritz.webaula.com.br

Maintenance Solutions


Novidade no contrato de telefonia celular da Sindus ANDRITZ

O

Com o bloqueio, o sinal de internet fica extinto para esses celulares, evitando que o acesso ocorra sem o conhecimento do colaborador. “A ideia é ajudar a evitar que os usuários sejam surpreendidos por altos valores nas contas, devido a um acesso avulso à internet, aquele que ocorre sem o pacote de dados. O valor do minuto no acesso avulso é altíssimo”, explica Fabrício. Mas ele reforça que é importante seguir monitorando as contas. “O procedimento de bloqueio de todas as linhas é bem delicado, e pode haver falhas. Como esse processo é da operadora, não temos controle total sobre ele. Por isso, é preciso se policiar e continuar controlando as despesas” relata Fabrício. A grande motivação do bloqueio diz respeito aos acessos feitos ao acaso, como quando o celular acessa, sem querer, a internet dentro de uma bolsa, ou quando outra pessoa o utiliza sem o devido conhecimento. Alguns minutos de livre acesso podem tornar a conta do mês bem ‘salgada’. Este procedimento refere-se aos colaboradores que possuem telefone celular corporativo sem pacote de dados contratado. Os colaboradores que utilizam o pacote de dados, por solicitação da liderança, conforme a política da empresa, não são impactados por essa medida.

Primeiro Encontro de RH 2012 teve participação internacional

Imagem meramente ilustrativa

s riscos de alta cobrança pelo uso da internet pelo celular, em contas vinculadas a Sindus ANDRITZ, estão com os dias contados. De acordo com Fabrício Cápua, Líder da TI, foi conquistado junto à operadora Claro o bloqueio total da transferência de dados via 3G em celulares corporativos de colaboradores que não possuem pacote de dados contratados. A medida foi tomada para evitar surpresas aos usuários, uma vez que, mesmo sem pacote de dados, a internet pode ser acessada nos aparelhos, gerando cobranças avulsas de altos valores, que acabariam sendo descontados dos colaboradores.

Entenda melhor O consumo de internet via mobile (3G) não está incluso no plano negociado pela Sindus ANDRITZ com a operadora, e não é justificado como utilização a trabalho, a menos que o colaborador possua pacote de dados contratado por solicitação da empresa. Antes do bloqueio, o colaborador pagava por altos tributos aplicados na transação de Bytes feita pelo celular. Tecnicamente, a operadora Claro cobra R$ 4,00 pelo acesso de 1 Megabyte. Essa taxa equivale à navegação do email durante cinco minutos, por exemplo. Caso o colaborador estivesse no exterior, a ocorrência ficava mais cara; para acessar 1 Megabyte de dados é cobrado o valor de R$ 36,00.

Em julho, aconteceu na Matriz da Sindus ANDRITZ o primeiro Encontro de RH de 2012, evento realizado periodicamente com os RHs de todas as entidades legais da ANDRITZ no Brasil. A novidade desta edição foi a participação do Gerente de RH da Andritz Uruguai – Damián Rodriguez – e da Gerente de RH da ANDRITZ Chile – Soledad Larraechea. Os dois, agora, fazem parte, oficialmente, do encontro, que tem o objetivo de trocar boas práticas, buscar sinergias e, agora, promover a integração e interação das equipes de RH da ANDRITZ na América do Sul. Além de Damián e Soledad, participaram do evento em Porto Alegre (RS) Adriana David e Roberta Fagundes, da ANDRITZ Brasil – Curitiba (PR); Tatiana Dyck, da ANDRITZ Separation – Pomerode (SC); Aparecida Oliveira e Kellya Pedrosa, da ANDRITZ HYDRO Brasil Inepar – Barueri e Araraquara (SP); Fernanda Brunetto, Debora Andreis, Renata Jung, Rodrigo Fenalti, Juliano Pinho e Camila Handschunch, da Sindus ANDRITZ.

Eu recomendo: Treinamentos Online da Schneider Electric

www.schneider-electric.com.br

Gostaria de indicar aos colegas uma oportunidade para aprimorar o conhecimento técnico no trabalho. Os treinamentos online da Schneider Electric são básicos e muito interessantes. Alguns são muito oportunos para nós, colaboradores, por tratarem de assuntos específicos de AUTOMAÇÃO e ELÉTRICA. Eu acesso o portal de treinamentos uma vez por semana e já possuo certificado de participação no treinamento de Inversores de Frequência (ATV11). Sempre que estou dando apoio aos Contratos, consulto as informações oferecidas pelo treinamento. Além de ser uma ferramenta gratuita que auxilia nosso desempenho no trabalho, também ajuda a avaliar nosso conhecimento na área.

O

sistema de treinamentos online da multinacional Schneider Electric oferece uma série de cursos regulares e operacionais específicos em módulos de Automação, Controle Industrial, Distribuição Elétrica, Eficiência Energética, Energia, Residencial e Soluções/Teóricos. Para participar do treinamento, é preciso efetuar um cadastro gratuito no site. As aulas são orientadas com o auxílio de animações e exemplos práticos, além de disponibilizar apostilas para auxiliar o aprendizado do usuário. O internauta que obtiver desempenho superior a 70% tem direito à certificado de participação.

Edson Vargas | Assistente Técnico de Elétrica – CT/Matriz

EXPEDIENTE | Jornalista Responsável: Camila Handschunch - Comunicação Interna Maintenance Solutions Division | Redação: Noelton Costa / Lucas Mattos - Assessoria de Comunicação Ondaweb | Diagramação: Renata Duarte Vidal - Ondaweb Comunicação Digital | Imagens: Arquivo Sindus ANDRITZ O Conectarh é uma publicação mensal da Sindus ANDRITZ Ltda, sob responsabilidade da Maintenance Solutions.

Maintenance Solutions


ConectaRH - Sindus ANDRITZ  

Edição de agosto de veículo interno e mensal da empresa Sindus ANDRITZ.

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you