Page 1

2014 e os 28 anos que mudaram a vida dos jovens de Bariri!

Info Info

BÚSSOLA BÚSSOLA

Bariri-SP, 2.ª quinzena 01/2014. 2014:O ano em que faremos contato com os antigos escoteiros-irmãos do ano 2004! Com a participação de uma delegação do então G.E. João Lemos, e que com certeza marcou a vida dos jovens e adultos que participaram daquela experiência impar. Pasaram-se 24 anos e poso afirmar que foi minha atividade escoteira preferida e mais especial até hoje, bem como sei que é assim tambem para a maioria dos participantes daquela época. Desta forma, o G.E. Bariry, bem como os pais dos atuais escoteiros/lobos não devem medir esforços para que os jovens possam desfrutar de mmento maior da grande fraternidade escoteira, que durante 4 dias vão por em prática tudo aquilo que aprenderam e vão vivenciar o ápice da filosofia escoteira. Esperamos que todos participem desta aventura. Ainda, temos a grata surpresa de publicar nesta edição o bate papo com Walter Dohme, o pai do simpático Alertino (no centro), o escoteiro que saiu dos quadrinhos para o sucesso da internet, e que completa 30 anos desde a sua criação para o Ajuri Nacional, outro grande acampamento Nacional. Confiram a entrevista. SAPS!

Nem bem as atividades de 2014 do G.E. Bariry começaram e já teve Sábado de chuva intensa pra suspender a nossa alegria! Mais esta semana temos caminhada noturna pra ‘compensar’ e comemorarmos o 157.º aniversário de nascimento do querido Baden-Powell, fundador do movimento escoteiro. Tão importante quanto a nossa caminhada será a reunião com os pais (no mesmo) dia para tratarmos de assunto muito importante, à saber, a participação do nosso Grupo em acampamento que comemorará o centenário do escotismo paulista na cidade de Barretos, onde são esperados entre 4 5 mil jovens. Vale lembrar, para os mais antigos e saudosistas, que a cidade de Barretos foi, no ano de 1990, a sede de outro importante marco histórico do escotismo, quando ocorreu o ARP 90 Acampamento Regional de Parulhas, com a participação de aproximadamente 3.500 jovens, e que contou

´ MEMÓRIA ESCOTEIRA - ARP 90

ESCOTISMO É AVENTURA Quem nunca teve vontade de se aventurar, fazer uma grande viagem e sem gastar muito? Os amigos Henry e Cornélius, aproveitaram as amizades da fraternidade para fazer uma viagem pela América do Sul, usando contatos escoteiros para baratear a estadia e conhecer o continente. Vejam mais em: http://distrito13sp.wordpress.com/2014/ 02/14/escoteirosalemaesamericadosul/

Momentos inesquecíveis durante o ARP 90, em Barretos com mais de 3 mil escoteiros do Brasil e do exterior (Paragueia e Argentina) respirando o puro ar da fraternidade escoteira. O G.E. Bariry (naquela oportunidade, João Lemos) foi representado por duas patrulhas escoteiras (15 escoteiros), uma escoteira que foi junto com o G.E. Tiradentes de Bauru, e equipe de che! a com 8 membros, que se revesavam na cozinha e outras tarefas.

Cerimônia de abertura

Aniversariantes 1.ª quinzena Fev (registrados) Cena típica do acampamento: escoteiros 04/02 - Giovani Boiani Massa sujos e che! a pronta para ajudar com o 13/02 - Daiane Lirio R. Pultrini preparo das refeições

Encenação: chegada de Baden-Powell

Da esq. para dir: José C. Noujain; Ricardo Contartheze (in memorian); Vaniro Michelassi; Esc. de Bocaina; Geraldo Gentil Jr.; Lucas Matos e Elton Pregnolato.


2014 e os 28 anos que mudaram a vida dos jovens de Bariri! ENTREVISTA ESPECIAL - Walter Dohme* HISTÓRICO: Alertino foi inspirado no persongem Duolino, um garoto simpático, peralta e de apenas um dente do próprio Walter Dohme (à esquerda). Depois recebeu o nome de ALERTINO, virando este persongem genuinamente ESCOTEIRO, no entento, nas primeiras " tirinhas#ainda não usava seu inseparável " chapelão#(à baixo).

Walter Dohme é o " pai#do ALERTINO, o escoteiro que veio direto dos quadrinhos para o sucesso da internet. Con! ram abaixo o bate-papo rápido que o INFO BÚSSOLA teve com ele:

SEMPRE ALERTA: Walter alerta para o breve lançamento de Nascido em Lima (Peru), diretor da empresa DOHME Propaganda e diretor de criação na Editora Informal (www.editorainformal.com.br). É casado com um Ebook junto com a UEB a Dra. Vania Dohme, tem em suas atividades, além do marketing e criação, a preocupação em direcioná-las aos cuidadoso terceiro setor (voluntariado), e a ludoeducação (aprendizado através de jogos e brincadeiras). Com o Alertino Walter busca transmitir ensinamentos e um pouco da ! loso! a escoteira através da informalidade e respeito ao desenvolvimento evolutivo particular a cada jovem. INFO - Como e quando nasceu (a idéia) ALERTINO? WD - Antes do ALERTINO ser escoteiro ele já vivia as suas aventuras em tiras de jornal. Ele se tornou escoteiro em 1984 para ser o símbolo do Ajuri Nacional em São Paulo. Depois durante muitos anos foi o logo de São Paulo. INFO - " Lembro dele como símbolo da UEB#. Me diz como o Walter entrou para o Escotismo e qual sua trajetória? WD - Meus primeiros contatos com o escotismo se deram ainda no Perú (onde nasci) e no Brasil dei sequência no GE Parecis. Fui monitor, ch de tropa, assistente Regional para Escoteiros em SP, Comissário Regional de São Paulo, Membro do CNR e Vice Presidente da UEB. INFO -Existem outros projetos literários/pedagógicos executados por você (livros, personagens, etc)? WD - Sim, através da nossa Editora Informal temos outras publicações. (vejam mais em www.editorainformal.com.br) INFO - Qual a in$uência/importância que o Escotismo teve em sua vida? WD - É a minha ! loso! a de vida, Conhecí a Vania Dohme (esposa) no escotismo , as minhas ! lhas foram de lobinhas a pioneiras.

INFO - Sabe dizer qual a %repercussão&do ALERTINO na América do Sul? Sabe se existe outro personagem no Brasil ou no mundo, genuinamente escoteiro? WD - Não sei dizer o alcance do ALERTINO, mas sei que é bastante conhecido...Todos sabemos que o personagem Tim Tim nasceu como escoteiro... INFO - Em março/2014 (aniversário de 28 anos do G.E. Bariry ' desde já sinta-se convidado) abriremos a Cápsula do Tempo, enterrada em 2004, enterraremos outra a ser aberta em 2024, desta forma, seria muito pedir um desenho e/ou uma mensagem especial para nosso grupo, para fazer parte do acervo que integrará a Cápsula do Tempo? WD - Aguardem... Prepararei um desenho bem legal!!! INFO - Algo mais que você queira acrescentar? WD - Estejam todos sempre alerta e um SCOUTABRAÇO meu e do ALERTINO para todos do G.E. Bariry. Curtam a página e per! l do facebook do " ALERTINO O ESCOTEIRO#.

INFO - Qual o sonho que o ALERTINO gostaria de realizar neste ano? WD - Parece que a tendência é de mais %SERVIÇO&pra ele. Em parceria com a UEB vamos publicar o primeiro Ebook do ALERTINO (já está em fase de ! nalização).

*Walter Dhome colaborou com fotos e recortes antigos de seu acervo pessoal. E como era de se esperar, foi um escoteiro nato em atender minha solicitação de entrevistá-lo! Meu Grato, grato e gratíssimo a este irmão escoteiro! Scoutabraço pra você tambêm!

O INFO BÚSSOLA, bem como suas opiniões é de responsabilidade única do seu idealizador, o escotista Lucas A. Matos, UEB-SP 180465-0, e não representa o! cialmente ou usa logomarcas o! ciais de outras instituições. Apenas e tão somente expressa e traz informações úteis que acontecem no mundo escoteiro. Acesse nossos canais: https://www.facebook.com/lucas.matos.bariri; http://estupreta.blogspot.com.br/; https://www.facebook.com/pages/Scoutaholic/486893054739158?fref=ts; lucasmatos@acib.com.br

LUCAS MATOS #scoutaholic

ED IT O

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSÍVEL!

N AC R

EXPEDIENTE

2014 - Constr uindo o mundo que queremos - S eja a mudança que você deseja para o mundo!

Info Bússola n.º 12  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you