Page 1

#todatoda #

todatoda

nº2

Boho

Chic

especial

bendito

seja

Looks ousados e elegantes para suas produções

Cabelo novo todo dia

Unhas de expert DICAS PARA PINTAR AS UNHAS EM CASA E SE SAIR BEM

ALERGIA OU

INTOLERÂNCIA?

entenda a diferença e viva melhor

A beleza latina de

Ana Ju A atriz conta sobre a carreira, os planos para o futuro e dá dicas imperdíveis de cuidados com o cabelo e o corpo

1


#

2

todatoda


#

todatoda

SUMÁRIO //

// TODATODA

RAISSA 6

Harum nia dem poria siti ducietur, qui ve lest il eatat mos am ventur ape

MULHER 14 24 47 27

AMOR EM DOSE DUPLA GUIA DA MAKE VERSÁTIL VOCÊ PODE! BOHO CHIC

CABELOS 63 TRANSIÇÃO CAPILAR 82 TÁ BOMBANDO! 86 PRATICANDO A LEI DO DESAPEGO

54 93 HORÓSCOPO DOS CABELOS: DICAS PARA ENCONTRAR O ESTILO IDEAL

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

27

57 FALA SÉRIO DOUTOR 68 PROJETO VIDA TODA 76 POR QUE SINTO DOR DE CABEÇA DEPOIS DE COMER? 80 SOU ALÉRGICA E INTOLERANTE, E AGORA? 89 “DURMA BEM” NÃO FAZ SENTIDO PARA VOCÊ?

3


Editorial

4

I lustraçþes : R alwel

#

todatoda


#

A

dmiração. Segundo o dicionário, essa palavra quer dizer “tendência emocional para demonstrar respeito, estima, consideração ou simpatia por algo ou alguém”, e nós acreditamos. Mais do que isso, vivemos esse sentimento aqui na Haskell. Todos os dias, nossa equipe busca atender às necessidades de cada consumidor, não só para oferecer produtos de qualidade, mas também para estar próxima de quem mais importa. Você. Nossos cosméticos naturais são produzidos com os melhores ativos do mercado, respeitando sempre o seu estilo de vida e os seus cabelos. E a comunicação com você não poderia ser diferente! Nós admiramos cada beleza, cada tipo de cabelo, cada tom de pele, cada atitude sincera. Nós amamos a diversidade e queremos falar

todatoda

sobre isso! E você já sabe que a nossa conversa pelas redes sociais não bastou. Nós sentimos a necessidade de trazer conteúdo através do impresso. Queríamos que você também tivesse a oportunidade de conhecer pessoas que inspiram o nosso trabalho. Gente que aposta nos próprios ideais, que se empenha em realizá-los, que não para. Gente #TodaToda como você! Então, acho que eu posso finalizar esse texto contando alguns segredinhos. As próximas páginas estão cheias de autoestima, empoderamento e informação. E o final é uma das partes mais legais. Lá estão os nossos contatos, para você se sentir tão livre quanto os personagens que vai conhecer. Conte para nós tudo o que você achou, dê as suas sugestões.

Seja bem-vindo (a) à segunda edição da nossa #TodaToda! Lhaís Carvalho – Editora Chefe

5


#

todatoda

//

// TODATODA

RAISSA Eu poderia começar este texto dizendo que a Raissa tem 25 anos, mora em Salvador, faz mestrado e ajudou a idealizar o Projeto Pérolas Negras e a Casa Cultural do Morro em Viçosa, MG.

-

Antes de qualquer coisa, eu sou a filha da Carla, a neta da Naninha, a tia da Iná e a irmã da Gabriele. Eu sou a chorona que ainda acredita nas pessoas! Eu nasci em Duque de Caxias, RJ, e fui para Viçosa quando tinha três anos. Desde então, sou mineira. Tenho três irmãos, um de 23 anos, um de 17 e uma de 10. Morei num bairro carente, o Rebenta Rabicho,até janeiro deste ano, quando me mudei para Salvador para fazer mestrado em Cultura e Identidade e trabalhar na Caixa Cultural, uma galeria de arte voltada para crianças.

6

-

Aliás, sou apaixonada por crianças! Principalmente as de periferia, porque me vejo muito nelas, seja através do cabelo, da postura ou da forma de brincar. E esse foi um dos motivos pelos quais idealizei a Casa Cultural do Morro e o Pérolas Negras, mas a gente fala sobre isso daqui a pouco. Faz apenas três anos que uso o meu cabelo na sua forma natural. Quando tinha 12, uma tia minha, que é cabeleireira, sugeriu que eu alisasse o cabelo, e lá se foram 10 anos passando pelo mesmo processo doloroso e agressivo.


#

‘‘

I lustrações :

gudinny

Eu não alisei meu cabelo por vontade própria ou porque achava que ficaria legal. Foi para seguir um padrão de beleza. A maioria das crianças cacheadas, e até mesmo as de cabelo liso, vivem essa imposição diariamente. Por exemplo, se a garota de cabelo liso percebe alguma ondulação nos fios, ela já corre para alisar mais ainda. É aquela coisa do “meu cabelo só é bonito se for igual ao da mulher da novela.” O alisamento era horrível! A química queimava o meu cabelo, a minha pele, fazia os meus olhos arderem. Eu nem, ao menos, me conhecia. Não sabia qual era a textura, a cor natural do meu cabelo. A cada três meses, você tem que passar por tudo aquilo de novo. É uma maneira de negar as suas origens,a sua identidade.

todatoda

‘‘

Naquela época, achava que eu era o que os outros me definiam. Uma garota que tinha cabelo feio, duro. Poxa! Mas o meu cabelo é tão fofinho, parece um algodão, como as pessoas podiam comparálo a uma palha de aço? Eu me lembro que, antes de começar o alisamento, um menino da escola em que estudava cortou o meu cabelo sem motivo algum. Aquilo representou muito para mim! Eu tinha apelidos ligados à minha cor, ao meu cabelo, que me magoavam muito. Mas todos estes acontecimentos só me deram uma motivação a mais para desenvolver os projetos com os quais trabalho. Eu fundei, com a ajuda da Ana Luisa Figueiredo, a Casa Cultural do Morro, uma ONG que leva arte e educação para crianças de uma das comunidades de Viçosa desde 2013. Entre os projetos, está o Pérolas Negras, que promove oficinas, principalmente para as garotas, focando bastante na questão do cabelo e da autoestima.

7


#

todatoda

‘‘

F otografia : D anúbia V ilar

Posso dizer que o Pérolas Negras trabalha com uma pedagogia baseada no amor”

8


#

Posso dizer que o Pérolas Negras trabalha com uma pedagogia baseada no amor: nós fazemos com as meninas o que gostaríamos que tivessem feito com a gente. A gente acredita que a diversidade é um ponto muito positivo. Nós temos que reconhecer que as pessoas são diferentes umas das outras e respeitar. Então, o projeto atende só às crianças negras? Não! É para crianças de todas as cores de pele. O Pérolas Negras não é um espaço que quer estabelecer a ditadura do cacho.

‘‘

O nosso objetivo é ensinar que podemos, sim, fazer qualquer coisa com nossos cabelos”

representatividade. Muitas meninas veem o meu cabelo hoje e acham super legal, querem ter um assim também. E eu não tive em quem me inspirar na infância. Minha mãe alisa o cabelo desde que eu me entendo por gente! A Haskell é outra fonte de representatividade muito importante. Tem a linha Cachos Sim! só para cabelos cacheados, tem negras,tem loiras, tem lisas, tem cacheadas contando suas experiências na revista #TodaToda! Isso é tudo o que a gente queria, uma empresa que valoriza essa diversidade maravilhosa! Eu fiquei muito feliz com a atitude da Haskell de promover reconhecimento, de acreditar que existem diversas belezas e que cada um faz o que quer com a sua.

‘‘

Quer fazer chapinha? Ótimo! Quer manter o cabelo crespo? Mantenha! Faça o que tiver vontade!”

Hoje eu sei quem eu sou e sei que transformar o meu cabelo não me faz mais ou menos mulher. E é isso que eu quero que fique dessa leitura. Quero que você se lembre que você deve se amar antes de tudo, ser a mulher da sua vida e, sempre, respeitar o outro!

I lustrações : G orbash V arvara

desde que seja por vontade própria, não por imposição. Ou seja, nós trabalhamos para que essas meninas sintam-se donas de si mesmas, sintam-se empoderadas! E é aí que se dá esse processo de empoderamento: na relação de afetividade que a gente cria com alguém em quem a gente se espelha. Eu mesma promovo

todatoda

9


#

todatoda

Noiva... O casamento é um momento muito especial e tudo precisa ser pensado nos mínimos detalhes. Isso inclui a maquiagem da noiva, é claro!

10

F otografia : N ik M erkulov

vem a


#

todatoda

Conversamos com Júnior Mendes, um dos maiores nomes do Brasil quando falamos sobre MakeUp Artistic e HairStylist. Ele compartilha com os leitores da #TodaToda tudo sobre a maquiagem do grande dia e muito mais!

fotografia :

F elipe L essa / I lustrações : G ulnara K hadeeva

Quando começa um trabalho com uma noiva, que tipo de informações você procura saber? Sempre procuro referências em torno do casamento, horário, estilo da noiva e o vestido que ela vai usar. Para não errar, sempre peço que a noiva separe três imagens que ela ama referentes à beleza, à imagem de noiva; e três que ela não gosta de jeito nenhum, assim consigo saber um perfil da noiva, se ela é mais clássica, mais contemporânea, moderna ou romântica.

Qual o segredo de um resultado final surpreendente? Tudo é fruto de muito teste e conversa com a noiva para entender o máximo sobre ela, sobre o que ela gosta, enfim,sobre o lifestyle dela.

Como conciliar a maquiagem mais leve da cerimônia de casamento com uma make mais forte para a festa? Meu trabalho é de acompanhar a noiva desde a produção até a cerimônia e a festa. Gosto de fazer uma maquiagem mais clean pra cerimônia, ou seja, mais leve; e para a festa de confraternização, se a noiva desejar, faço uma nova maquiagem que pode ser mais intensa.

11


#

todatoda

Dicas de

expert:

Sempre trabalho com pincéis molhados e muita água nos produtos. Esse é o segredo de uma fixação boa da maquiagem, além de também utilizar produtos de longa duração. 12

F otografia : M arija K erekes / I lustrações : G ulnara K hadeeva ,

Trabalho sempre com produtos de tecnologia avançada como, por exemplo, a base 4K, que cria uma segunda pele natural e invisível em fotografias e a olho nu. Também recomendo sempre utilizar produtos para a maquiagem que sejam HD, ou seja, em alta resolução, o que proporciona um resultado diferenciado da maquiagem. A textura, pigmentação e durabilidade desses produtos colaboram para o glamour da make.

mart

É foto pra lá e pra cá a todo o momento. Como assegurar a durabilidade da make e quais são os diferenciais para que a maquiagem da noiva fique impecável?


Bônus A maquiagem diz muito sobre a personalidade da pessoa. Graças aos blogs, Instagrams e outras redes sociais, a maquiagem tornou-se de fácil acesso para o público final. Hoje em dia as

#

todatoda

MAS, AFINAL, O QUE UMA BOA MAKE DIZ SOBRE A MULHER?

mulheres se maquiam muito mais, no mínimo, elas usam um batom no dia a dia. A maquiagem dá muita força e personalidade para a mulher, mesmo se ela for mais contida. O QUE VOCÊ ACHA QUE NÃO PODE FALTAR NA BOLSA DE UMA MULHER?

Check-list

Com esses 5 produtos você consegue fazer uma maquiagem que vai desde o dia até a noite.

1 2 3 4 5

Protetor solar com alto fator de proteção; Um bom corretivo facial; Máscara de cílios à prova de água; Pó compacto; Batom vermelho ou nude (ou no tom que você mais goste).

Utilize batom em tom nude durante o dia, à noite, opte por um tom escuro.

13


#

todatoda

r o Am dupla

em dupla

dose FOTOGRAFIAS: NILO LIMA

FOTOGRAFAR UM CASAMENTO REQUER ATENÇÃO E PROFISSIONALISMO.

Se eternizar a união de um casal já não é uma tarefa fácil, imagine a responsabilidade quando o casamento é duplo? 14

Nilo Lima passou por essa experiência! O fotógrafo que já clicou celebridades no Brasil e na Espanha contou para a gente tudo sobre o trabalho que fez no casamento das irmãs Marciana Sena e Raquel Sena, que moram em Viçosa, MG. Vem conferir a entrevista e se apaixonar pelas imagens!


#

todatoda

Os noivos esperam que as fotos transmitam a emoção da cerimônia e da festa. Quais os desafios de fotografar momentos como esses? O desafio está na precisão dos acontecimentos. Estar atento ao momento exato do sorriso, do toque dos lábios, da troca tímida dos olhares apaixonados, da lágrima singela de alegria caindo, da troca das alianças. O fotógrafo tem que dominar todo o roteiro e somar isso a muita técnica, a luz perfeita, ao coração e a arte.

15


#

todatoda

E se o casamento for duplo, como o que você registrou? O que um evento como esse exige do olhar do fotógrafo? Um fotógrafo deve estar sempre atento às atualidades e às tendências em tecnologia, e se adaptar a elas. Ele precisa dominar tudo sobre fotografia: ensaio de moda, produtos, retratos, até como aproveitar luzes naturais e artificiais. Ou seja, estudar, inovar e treinar o olhar sempre! É importante saber apreciar o belo nas coisas mais simples da vida, principalmente para registrar um casamento duplo, onde as emoções aumentam!

16


#

todatoda

Você se preparou de forma especial para esse casamento? Por quê? Foi preciso muita organização e planejamento para dar tudo certo. Costumo entrevistar os meus casais antes para saber os objetivos deles e, nesse caso, montei uma equipe extra de fotógrafos, pois as responsabilidades dobraram. Nós acompanhamos cada passo dos dois casais para que nada passasse despercebido.

17


#

todatoda

E o que você buscou transmitir com as imagens? Busco sempre eternizar com muito amor, arte e emoção o grande dia dos meus casais. E fotografar esse casamento duplo foi uma experiência fabulosa! Acompanhei de perto todos os preparativos e pude ver quanto amor foi empenhado para que esse dia fosse inesquecível e perfeito. A Raquel foi a primeira a me procurar, conhecer meu trabalho e entender toda a minha filosofia em um casamento. Eu fiquei extremamente satisfeito por elas terem confiado a mim essa responsabilidade.

18


#

todatoda

Tudo isso me motivou a fazer ainda mais e melhor por eles. Foi muito gratificante fotografar esse dia junto desses quatro corações apaixonados e poder imprimir o meu olhar, técnica e amor através das imagens.

19


todatoda

#

5Mnts

E se você tivesse 5 minutos com Yan Acioli, o queridinho das celebridades, o que gostaria de saber sobre o trabalho do consultor de moda? A #TodaToda conversou com Yan e ele contou tudo pra gente. Vai perder?

u o

com Yan Acioli

Por onde começa e qual é o trabalho de um personalstylist? uma parte ou se adaptar ao seu ambiente de trabalho. Estilo todo mundo tem. Mesmo que seja despojado, mesmo que você fale “sou super largado”, ser largado é um estilo, todo mundo pensa alguma coisa quando pega uma roupa para colocar, mesmo

Um dos stylists mais badalados da atualidade, o irreverente Yan Acioli é responsável por vestir musas como Sabrina Sato, Mariana Rios e Juliana Paes. Com looks sempre impecáveis, estilo e elegância são marca registrada do stylist.

20

F otografia : I ara M orselli

A informação mais importante é entender e respeitar o universo que a mulher vive. O papel de um personalstylist é fazer uma balança do que a pessoa gosta, do que está na moda e do que fica bom no corpo dela. Às vezes é você dar um toque de não deixar tudo de fora, tampar


#

todatoda

I lustração :

april 70,

L ucky N

que seja “eu não quero que pensem nada quando olharem pra mim”, pronto, tem uma intenção quando você escolhe uma roupa. Eu acho que o stylist, mais que apresentar tendência de moda ou saber o que está sendo desfilado, tem a função de deixar o cliente feliz, fazendo este balanço.

21


#

todatoda

Quais peças não podem faltar no guarda-roupa de uma mulher?

E como você procura transmitir a personalidade das celebridades ou pessoas que você veste através das escolhas de roupa? Você tem que saber onde essa pessoa vai transitar. Não acredite que ninguém vista nada feliz se não estiver confortável com aquilo, e confortável pode ser, por exemplo, a Sabrina Sato usando salto altíssimo. Ela é confortável com aquele salto, é uma coisa que ela gosta de usar. Ela usa roupas curtas e é confortável com isso. Tem que ter verdade em tudo que você faz. Eu falo pra todas as mulheres, “qual a dica que você dá?”, eu não gosto de dica, eu não acho que gordinha tem que

22

usar roupa larga, que mulher alta não pode usar sapato de salto, eu não acredito em nada disso. A minha dica é experimentar roupas. Se você me contrata, eu vou descobrir como é sua vida e pra que você quer a roupa. Pode ser só pra você ir a um casamento, mas eu vou ter que estudar sua vida, você e eu vamos acreditar em uma história, vamos acreditar que você vai estar incrível. Assim acredito que transmita mais personalidade e você vai ser mais feliz com a roupa que você está usando.

Eu acho que tem que ter um scarpin de bico e salto finos, sem plataforma, na cor preta. Tem que ter uma calça jeans confortável, que deixe seu corpo bonito, pode ser de cintura alta ou baixa, alguma calça jeans que você se sinta poderosa. Um blazer bem cortado e uma boa bolsa. Principalmente aquelas bolsas que você tem a opção de usar durante o dia, e à noite, você pode esconder a alcinha dela e ela vira uma clutch. Uma camisa branca para você usar com a calça jeans, o blazer e o scarpin é um look certo.


#

todatoda

Pra se vestir bem é preciso gastar muito? Não. Absolutamente. Eu tinha uma grande amiga em Brasília e íamos uma vez por mês em lojas de departamento e ela era uma das moças mais elegantes da faculdade. Ainda mais com a quantidade de lojas deste tipo e de fastfashions que estão fazendo investimento em grandes estilistas, definitivamente, não é preciso gastar muito.

I lustrações :

mayrisio

Como você enxerga as releituras de moda que vêm acontecendo nos últimos anos? Já mordi a língua algumas vezes de falar “ah eu não vou usar isso ou não vou usar aquilo porque não é legal”. Vejo muitas formas das coisas acontecerem de uma maneira bacana e volto atrás. Eu acho que os novos momentos da moda são mais do que importantes. Existem muitos blogs falando sobre moda, blogueiras e mulheres da vida real que usam as tendências e mostram para outras mulheres parecidas com elas que a moda pode ser bacana e acessível. Independente de tendência,

acredito que o mais legal do momento que estamos vivendo na moda é a liberdade que temos. Se você é gordinha e quer seguir um blog só de gordinha, você pode. Se você é executiva e quer seguir um blog de mulheres só com roupa de trabalho, você pode. É o momento mais importante da moda, essa nova tendência, essa liberdade. Roupa de homem que serve para mulher, roupa de mulher que serve para homem, esse gênero que não existe. Tudo isso é um grande avanço.

23


#

todatoda

guia da

Make Versátil

O expert em maquiagem, Tiago Silva, da Contém1g, ensina como fazer uma make que se adapta tanto ao dia quanto à noite. Veja como estar pronta para qualquer ocasião!

DICAS DE

EXPERT

make-up

CONTÉM1G VIÇOSA

24

Av. P. H. Rolfs, 228 – Loja 01 Viçosa, MG. (31) 3891-8938

/contem1gcentrovicosa @contem1gvicosa

F otografia : D anúbia V ilar / I lustração :

photographyfirm

APOSTE NA BASE QUE TEM PROTEÇÃO SOLAR. ELA NÃO SÓ PROTEGE A PELE COMO FIXA A SOMBRA!


#

1 Prepare a pele com um fluido de limpeza para hidratar. Depois, passe o primer para fixar melhor os produtos. As aplicações devem sempre ser de dentro para fora.

2 Com um pincel unha de gato, aplique a base em todo o rosto, até nos cantinhos. O pincel proporciona uma cobertura suave.

todatoda

3 Depois da base, faça o acabamento com um pincel de corte reto ou de cerda natural. Ele vai selar todos os “risquinhos” que o pincel anterior deixou.

4

5

6

Aplique um corretivo iluminador, espalhe bem e retire o excesso com uma esponja. Ele vai disfarçar as linhas de expressão.

Para o pó compacto, escolha um pincel volumoso. A ideia é suavizar os produtos que foram aplicados e tirar o brilho da pele.

Use uma sombra específica para preencher regiões de falha e dar volume à sobrancelha. Recomendo usar pincel chanfrado.

8

9

7 Vamos à sombra! Escolha tons terrosos. Comece criando um “fundo” opaco que se aproxime do seu tom de pele. Esfume bem.

Crie profundidade com um tom de marrom mais escuro. Faça movimentos circulares da raiz dos cílios para o canto externo do olho, e depois para o canto interno.

Utilize um pincel para detalhe e deposite a sombra no canto externo. Assim, você marca a região, ressaltando o tom escolhido.

25


11

12

Uma sombra acobreada deve preencher o canto interno do olho até a metade da pálpebra.

Passe a mesma sombra que foi usada para iluminar na parte mais arqueada da sobrancelha para a final.

13

14

15

Marque o canto externo e inferior dos olhos com a sombra marrom escura. Um pincel fino facilita a aplicação.

Primeiro curinga: delineador em gel! Ele tem secagem rápida, por isso não borra e nem escorre.

O lápis branco na linha d’água servirá para abrir o olhar.

16

17

18

Segundo curinga: blush iluminador de dois tons! O mais escuro deve ser aplicado nas maçãs do rosto e o mais claro onde você quiser iluminar.

Finalize com um batom líquido de efeito mate. O tom arroxeado é super moderno.

10

Crie um ponto iluminado na extremidade.

Agora, aplique uma máscara para cílios fazendo movimento de ziguezague a partir da raiz.

Pronto! Agora você tem uma maquiagem super versátil para arrasar aonde for! 26

photographyfirm

todatoda

F otografia : D anúbia V ilar / I lustração :

#


Boho Chic P roduções

cheias de atitude e

personalidade! FOTOGRAFIAS: DANÚBIA VILAR

#

todatoda

O boho tem um pouco de vários estilos. Pode misturar o hippie,o romântico, o étnico, o folk, o vintage que você terá um resultado muito despojado!

27


#

todatoda

E ainda tem o plus que é o chic. Ou seja, a gente faz uma releitura do estilo com peças de materiais nobres, como o cetim,o couro sintético, o crochê e as pedrarias. O Boho Chic é aquele “informal arrumadinho”!

28


#

todatoda

29


#

30

todatoda


#

todatoda

Aposte no artesanal e

no Tie dye O tie dye vem lá do movimento hippie dos anos 70. Cores e customizações variadas, como pintura em degradê, em espiral e em círculos, marcam essa técnica. Tudo que é feito a mão (ou ao menos pareça) é peça chave!

31


#

todatoda

F ranjas

As franjas trazem um ar folk para o look. Tons terrosos sĂŁo a cara do Boho Chic, pode investir!

32


#

todatoda

Saias longas e estampas florais nĂŁo podem ficar de fora!

33


#

todatoda

PARA DAR AQUELE TOQUE MODERNO: uma camisa jeans e uma shocker.

34


#

Roupas e acessórios

ARTESANIA www.artesaniamg.com.br

todatoda

/artesania.artesanato @artesania._ @artesaniabarba

Av. P H Rolfs, 156 - Loja 3 Centro, Viçosa – MG. (31) 3892-5295

35


#

todatoda

PÁGINA PROMOCIONAL – CAVALO FORTE

36


#

todatoda

Thor

Malchev

ilustrações :

M alchev

HUMANO As histórias em quadrinhos estão repletas de super-heróis que se empenham em fazer o bem às outras pessoas. O Thor é um deles. Filho de Odin e herdeiro do trono de Asgard, o mestre dos trovões e dos relâmpagos é considerado o herói mais poderoso de seu reino. Com o seu martelo encantado, chamado MjoInir, Thor se torna um adversário super forte e resistente nas batalhas. E, falando em batalhas, tem humano usando as armas que pode – neste caso, o cabelo – para tentar ajudar pessoas que enfrentam problemas reais.

Os números de incidência do câncer são preocupantes. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva), o Brasil apresenta, aproximadamente, 600 mil novos casos da doença a cada ano. Tentando minimizar o sofrimento causado pelos tratamentos disponíveis, muita gente procura organizações e hospitais para fazerem doações. É aí que começa a história do nosso Thor.

37


#

todatoda

Pedro

MOL

tem 23 anos, é de Vitória, ES, mas mora em Belo Horizonte, MG, há quase 10. Ele cuida dos cabelos loiros com a mesma dedicação com que cursa Letras e oferece monitoria de Redação. Em 2014, Pedro resolveu deixar os cabelos crescerem depois de dois sonhos que representaram muito para a vida dele. E foram os fios longos que o fizeram ganhar o apelido de “Thor”, por estar parecido com o personagem dos desenhos. Desde essa época, Pedro passou a desenvolver uma relação íntima e especial com a religiosidade dele e esse foi um fator importante para que ele fizesse as escolhas que fez. “Tive dois sonhos, em um curto período de tempo, nos quais eu deixava meu cabelo crescer. Neles, alguém cortava os fios e eu os doava a alguma instituição. Ficou muito claro para mim que era um pedido de Deus. Então, eu tomei a decisão de transformar meus sonhos em realidade.” Pedro começou a se envolver com o assunto e a modificar não só a aparência, mas também a sua forma de enxergar o próximo.

38


ilustrações : MIKHAIL GRACHIKOV

#

“Passei a observar a fisionomia de crianças com câncer, principalmente através das redes sociais. Percebi que os pequenos deveriam sentir uma falta absurda do cabelo, que aquela situação significava a presença ainda maior da doença na vida deles. Era como se a falta de cabelo de alguém que tem câncer fosse uma falta em mim também. O que me custava tentar recuperar, de alguma forma, a autoestima de uma pessoa?” Nosso Thor foi aprendendo aos poucos a cuidar dos fios longos. Diz que não é neurótico, que não busca um cabelo impecável, mas ele tem alguns segredinhos para manter a saúde dos cabelos. “Descobri há pouco que não devo passar muito condicionador na raiz. No geral, eu aproveito o máximo que o shampoo pode fazer de espuma. Tento espalhar no cabelo inteiro, principalmente nas áreas cuja transpiração fica mais evidente, para limpar bem. A parte de enxaguar é outra que merece atenção para não misturar o resíduo do shampoo com o condicionador e nem deixar o condicionador no cabelo, já que isso aumentaria a oleosidade - que eu tenho acima da média.” Todas essas modificações e aprendizados fizeram Pedro se sentir mais seguro de si mesmo, sem se preocupar com a opinião das pessoas quanto à aparência dele. E o mais interessante: ele passou a ter um olhar mais humano sobre a vida. “Deixar o cabelo crescer, para mim, significou uma mudança de perspectivas. Primeiro, percebi que a beleza não tem tanto a ver com estruturas, com formas, mas, sim, com atitudes, escolhas e comportamentos das pessoas. Depois, entendi que a minha vida é em função do outro, o que deu ainda mais sentido a ela. Se eu não puder fazer diferença para aqueles que estão à volta (ou mesmo para os que eu nem conheço), penso que essa é uma vida muito pobre, muito insuficiente: é uma vida pouco viva. Em outras palavras, todo esse processo me fez compreender que o melhor que eu tenho deve servir para abençoar a vida de outra pessoa”.

todatoda

extra FICOU A FIM DE

CONTRIBUIR COM A CAUSA?

Dê uma olhada nas dicas de um Thor doador:

1

Procure por instituições sérias e especializadas na área. Uma busca no Google pode ajudar bastante!

2

É preciso ter, no mínino, 15cm de cabelos disponíveis. No geral, quanto mais natural e saudável, melhor. O corte reto ajuda muito também, evite repicar!

3

Esteja seguro de que você fez a escolha certa e vá até o fim. A fase em que o cabelo fica no tamanho médio (nem lá, nem cá) é péssima. Às vezes, não dá nem vontade de se olhar no espelho. Mas isso passa!

4

Cuide bem daquilo que fará bem para outra pessoa. Não é preciso muito esforço para manter o cabelo hidratado e macio, é só se dedicar!

39


#

todatoda

40

ilustrações :

G uilherme N acif /

O professor de Direito da Universidade Federal de Viçosa, Guilherme Nacif de Faria, responde a algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto. Confira aí o que você pode ou não pode fazer, consumidor!

fotografia :

PAGAR 10% DE SERVIÇO DO GARÇOM, PAGAR MULTA SE PERDER A COMANDA. Esses são avisos muito comuns em bares e restaurantes, mas será que o consumidor sabe quais são seus direitos e deveres?

T amaretto , A xsimen

a c i l Exp ! o t i e r i D


#

todatoda

Um estabelecimento pode exigir que eu pague multa por ter perdido a comanda?

$ É obrigatório pagar taxa de 10% do valor consumido nos bares e restaurantes? Não, na verdade não é obrigatório, ainda mais se não constar no cardápio ou em aviso claro e ostensivo. Por mais que o estabelecimento alegue que a cobrança faz parte das normas estabelecidas, esse acordo entre patrões e empregados não pode atingir o consumidor, que não tem nada com isso. O art. 39 do Código de Defesa do Consumidor é claro nesse aspecto e caracteriza essa cobrança como uma prática abusiva.

Não, não pode. O consumidor só é obrigado a pagar o que consumiu. O sistema de comandas pessoais facilita a vida do empresário, e o risco de alguma coisa dar errado não pode ser passado para você. A cobrança da totalidade da comanda é uma prática abusiva!

O que fazer? Se você perdeu a sua comanda, chame o gerente, explique o ocorrido e relate tudo que o consumiu, com honestidade. Mesmo num bar grande, as pessoas que trabalham lá devem se lembrar do que você pediu. O dono do local provavelmente terá câmeras que podem ajudá-lo a rever tudo o que foi consumido por você. Acertado os valores aproximados, pague o que lhe cabe e nada a mais. Se o estabelecimento insistir para que você pague a mais, faça da mesma forma que no caso anterior.

ilustrações :

M erfin , P retty V ectors

O que fazer? Se o cardápio ou outro aviso (escrito ou verbal) contiver a cláusula e você for realmente bem atendido, é justo que se deixe os 10% do garçom. Se a cobrança for uma surpresa ou o atendimento for ruim, você pode se negar a pagar. Se o estabelecimento insistir na cobrança, ameaçar ou expuser você publicamente, aconselho que a conta seja paga, você pegue um recibo e procure um Juízo de pequenas causas.

41


#

todatoda

Sou obrigado a pagar couvert artístico? Alguns estabelecimentos têm apresentação musical e, por isso, o que está se vendendo ali é o ambiente com música ao vivo e os itens do cardápio, ambos podem ser cobrados! O couvert artístico, assim como no caso dos 10%, deve estar explícito e ostensivamente informado ao cliente antes deste pedir qualquer coisa. Esta exigência é clara no art. 6º, III do Código de Defesa do Consumidor.

O estabelecimento tem que se responsabilizar ou não? PRIMEIRO: deve-se provar que havia algum bem dentro do carro e que foi furtado. Uma nota fiscal tirada pouco antes, ou a nota de uma oficina de conserto podem servir. A janela quebrada ou a porta do carro arrombada também ajudam. SEGUNDO: depende muito de em que tipo de estacionamento o carro estava. Se for um estacionamento particular, pago e fechado, sem dúvida que o estabelecimento se responsabilizará pelo dano causado, mesmo que exista alguma placa dizendo que o estacionamento não se responsabiliza por danos nos veículos ou furto de bens contidos no seu interior.

42

Neste caso, existe um contrato de depósito entre o dono do automóvel e o estacionamento. Este contrato prevê o dever de guardar daquele que fica com o bem (o carro) e de devolver nas mesmas condições que o recebeu. Já no estacionamento público, em que existe uma cobrança do tipo faixa azul, entendo não haver esse contrato de depósito entre as partes, logo, não há o dever de cuidar e de devolver o bem ao dono do carro. Neste caso, a cobrança da faixa azul é somente pelo uso de um espaço público, não gerando um compromisso maior. Se você passou por alguma situação parecida e quer encontrar o PROCON mais perto da sua casa, o Portal do Consumidor pode ajudar. Lá estão os endereços e os telefones dos PROCONs de cada estado. Acesse: http://www.portaldoconsumidor.gov.br/.

ilustrações : oxygen _8, robuart

Meu carro está no estacionamento e algum objeto que estava dentro dele some.


#

todatoda

Conheça a F otografia : IAP! C osméticos

IAP!

As linhas da Haskell Cosméticos podem ser encontradas em diversos pontos de venda. Com certeza, pertinho de você, existe uma loja que traz o melhor em produtos naturais para cuidar dos seus cabelos. A cada edição a #TodaToda vai contar um pouco da história de um dos parceiros da Haskell. Essa é a vez da IAP!,dá uma olhada!

43


A #

todatoda

IAP! é uma das maiores redes de lojas do país. Presente em sete estados do Nordeste (Maranhão, Ceará, Paraíba, Alagoas, Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte), a empresa conta com 37 unidades e oferece o que há de mais avançado no mercado de cosméticos para as brasileiras. Com o objetivo de valorizar a autoestima de cada mulher, a IAP! busca ser um verdadeiro centro de referência em beleza, bem estar e sofisticação. Segundo a Gerente de Marketing, Andréia Campêlo, a empresa surgiu no Maranhão há 15 anos, e pretende abrir mais cinco lojas em shoppings de grandes cidades até abril de 2017.

Nós da IAP! somos apaixonados pelo que fazemos e comprometidos com a excelência de nossos serviços”

“Nós da IAP! somos apaixonados pelo que fazemos e comprometidos com a excelência de nossos serviços, por isso estamos sempre buscando melhorias, investindo em novas tecnologias e capacitação de pessoas. Já alcançamos muitos objetivos e temos muitos outros para alcançar. Nossas metas aumentam a cada novo desafio de levar o melhor para o ponto de venda , por isso estamos em constante renovação.”.

Andréia acredita que a relação de parceria entre a IAP! e a Haskell é muito importante para que a IAP! continue conquistando novos mercados e se torne referência no segmento de cosméticos.

Temos um cuidado especial na escolha do nosso mix de produtos e sabemos do diferencial da Haskell”

“Temos um cuidado especial na escolha do nosso mix de produtos e sabemos do diferencial da Haskell, que oferece produtos capilares com ativos naturais de alta qualidade e preço justo. Têla como parceira só mostra o quanto nós confiamos no trabalho da empresa.”

44


#

todatoda

Saiba onde encontrar a

IAP!

ma

ce pi

rn pb

AL

fotografia :

LTD ean

ba

45


#

todatoda

Alagoas MACEIÓ Av. Luiz Ramalho de Castro, 1459 Jatiúca. CEP: 57.036-380 Fone: (82) 3025 1318 Rua Boa Vista, 81 - Centro. CEP: 57.020-110 Fone: (82) 3221 7131 Av. Moreira Lima, 212 - Centro. CEP: 57.020-220 Fone: (82) 3326 2629

bahia FEIRA DE SANTANA Av. Senhor dos Passos, 1190 Centro. CEP: 44.002-200 Fone: (75) 3623 2563 Av. Senhor dos Passos, 1243A Centro. CEP: 44.002-205 Fone: (75) 3226 6126 SALVADOR Av. Sete de Setembro, 76 - Dois de Julho. CEP: 40.060-001 Fone: (71) 3321 5835 Praça Barão do Rio Branco, 2 - Dois de Julho. CEP: 44.060-490 Fone: (71) 3328 6555

ceará FORTALEZA RioMar Presidente Kennedy- Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100. CEP: 60.355-512 Fone: (85) 3021 0085 Grand Shopping Messejana- Av. Frei Cirilo, 3840, Messejana. CEP: 60.840285 Fone: (85) 2181- 6396 Shopping Parangaba- Rua Germano Franck, 300, Parangaba. CEP: 60.740020 Fone: (85) 3109-1090 Av. Barão de Studart, 1135, Aldeota. CEP: 60120-001 Fone: (85) 3035-8805

46

Rua General Sampaio, 891 - Centro. CEP: 60.020-030 Fone: (85) 32120241 Rua Floriano Peixoto, 591 - Centro. CEP: 60.025-130 Fone: (85) 3231 3227 Rua Barão do Rio Branco, 1100 Centro. CEP: 60.025-061 Fone: (85) 3047 1816 Av. Washington Soares, 70 Guararapes. CEP: 60.810-300 Fone: (85) 3241 4102 Rua General Sampaio, 1207 - Centro. CEP: 60.020-031 Fone: (85) 3454 2140 Rua Barão do Rio Branco, 950 Centro. CEP: 60.025-060 Fone: (85) 3226 4251 Av. Desemb. Leite Albuquerque, 831 - Aldeota. CEP: 60.150-150 Fone: (85) 3458 1988 Rua Guilherme Rocha, 408 - Centro. CEP: 60.030-140 Fone: (85) 3023 6434 Rua General Sampaio, 1075 - Centro. CEP: 60.020-030 Fone: (85) 3023 6339 JUAZEIRO DO NORTE Rua São Pedro, 485 - Centro. CEP: 63.010-010 Fone: (88) 3511 0753 Rua São Pedro, 608 - Centro. CEP: 63.010-010 Fone: (88) 3512 1186

maranhão IMPERATRIZ Av. Getúlio Vargas, 612 - Centro. CEP: 65.903-280 Fone: (99) 3523 3693 Av. Getúlio Vargas, 1413, Centro. CEP: 65.901-550 Fone: (99) 3524 5873 SÃO LUÍS Av João Pessoa, 352, loja 09, Centro Comercial João Paulo - Jordoa. CEP: 65041-645 Fone: (98)3223-4764 Rua Grande, 385A , Centro. CEP:

65.020-250 Fone: (98) 3221 1027 Rua Grande, 611A , Centro. CEP: 65.020-250 Fone: (98) 3254 1364 Rua Grande, 240, Centro. CEP: 65.020-250 Fone: (98) 3231 4535

paraíba CAMPINA GRANDE Rua Maciel Pinheiro, 154 - Centro. CEP: 58.400-100 Fone: (83) 3065 0665

piauí TERESINA Shopping Rio Poty- Av. Mal. Castelo Branco, 911, Porenquanto. CEP: 64.003-087 Fone: (86) 3122 5194 Rua Rui Barbosa, 79 - Centro. CEP: 64.000-090 Fone: (86) 3222 9219 Rua Félix Pacheco, 1071 - Centro. CEP: 64.001-160 Fone: (86) 3226 5019 Rua Eliseu Martins, 1136 - Centro. CEP: 64.000-120 Fone: (86) 3222 4496 Av. Joaquim Nelson, 2841 - Parque Ideal. CEP: 64.078-625 Fone: (86) 3233 6106 Rua Simplício Mendes, 129 - Centro. CEP: 64.001-110 Fone: (86) 3222 8676 Coelho Rodrigues, 1094 - Centro. CEP: 64.000-080 Fone: (86) 3221 0652 ou 3221 0916

rio grande do norte NATAL Rua Presidente Bandeira, 447 Alecrim. CEP: 59.031-200 Fone: (84) 3025 4980


todatoda

-

-

#

VOCE PODE! Dicas para pintar as unhas como uma profissional

1 Hidrate as cutículas para manter o resultado “acabei de sair do salão”. A cutícula protege as unhas contra bactérias, fungos e vírus, então nada de tirar!

2 Passe uma camada de base. Ela vai formar uma superfície mais aderente para o esmalte e evitar que ele descasque. Camadas sempre finas e pinceladas precisas: menos é mais!

3

F otografia : D anúbia V ilar

Aplique a primeira camada de esmalte da cor que desejar. Os que têm glitter são curingas porque duram mais e dão menos trabalho para manter.

Pode ser pela falta de tempo ou de dinheiro, o fato é que nem sempre dá para ir ao salão de beleza cuidar das unhas. Mas isso não quer dizer que ao fazê-las em casa o resultado vai ser inferior. Criamos um tutorial que vai te ajudar a pintar as unhas como uma expert, acompanhe aí!

4 Limpe os cantinhos com um palito seco e sem algodão. Retirar esse excesso vai facilitar na hora de usar o removedor de esmalte.

47


#

todatoda

5 Espere as unhas secarem e passe a segunda camada se for necessário. Espalhe levemente para uma cobertura uniforme.

6 Use um removedor sem acetona. Se você costuma borrar o esmalte quando usa palito e algodão, troque os dois por um pincel de contorno de lábios bem fino. Mergulhe no removedor e passar com cuidado.

7 Tá com pressa? Óleo secante! Além de ajudar na hidratação, ele cria uma camada que contribui para que você não estrague as unhas.

#TodaToda indica Quando for escolher quais esmaltes e finalizadores comprar, dê preferência aos que têm pincéis de corte arredondado e que não deformem com o tempo de uso, como os da Vult, que foram usados nesse passo a passo. Além de cores lindas, você terá uma cobertura super uniforme!

48


#

todatoda

Nada como encontrar aquele produto que é perfeito para os seus cabelos, não é? As opções no mercado de beleza são muitas, mas a #TodaToda vai mostrar como escolher o produto certo para os seus fios, sem arrependimentos!

49


#

todatoda

O cuidado com os cabelos ĂŠ algo que sempre esteve presente no cotidiano das mulheres. Desde o tempo das nossas avĂłs, as brasileiras buscavam tratar os fios com produtos naturais, utilizando a babosa, o cafĂŠ e o azeite, por exemplo.

50


#

todatoda

A preocupação com o cabelo, a pele e as unhas continua sendo constante. No mundo, as brasileiras estão entre os públicos que mais têm interesse quando o assunto é higiene pessoal. Por isso, tantas opções no mercado que prometem trazer o resultado perfeito! Conhecer o produto comprado passou a ser mais necessário ainda com a variedade disponível. Saber quais são os ativos, qual o pH, se a empresa testa ou não em animais, enfim, a vez é de quem trabalha com transparência e oferece um diferencial. Existem muitos tipos de cabelo, mas uma coisa é certa: todos sofrem inúmeras agressões diariamente. A chapinha e o secador são campeões quando falamos sobre as causas de quebra e de fragilidade dos fios. Além disso, usar químicas com frequência e, principalmente, de forma incorreta, causa danos extremos aos fios, deixando-os frágeis, quebradiços e provocando até mesmo o temido corte químico.

O que é

o corte

químico?

O corte químic o utilizamos duas acontece quando químicas que nã o são compatíveis, ca usando uma qu ebra agressiva nos fios. Os cabelo s ficam elásticos, áspe ros e sem brilh o. É como se eles se desm Mas existe um anchassem. tratamento su poderoso para per transformar e recuperar os cabelos ness a fa Linha Bendito se complicada: a Seja da Haske ll!

51


#

todatoda

A linha é um sistema exclusivo de regeneração capilar fio a fio para todos os tipos de cabelo que estiverem precisando de um socorro. Composta por shampoo, condicionador, fluido proteico, máscara e proteína capilar, Bendito Seja associa os ativos vinagre balsâmico e complexo de proteínas. Eles proporcionam restauração e proteção aos cabelos, aumentando sua resistência contra agressores externos e processos químicos. A Bendito Seja vai deixar os seus cabelos saudáveis e rejuvenescidos como você sempre quis!

Fluído Proteico

O Fluido Proteico é um finalizador sem enxágue, que age como escudo capilar, protegendo os fios. Além disso, proporciona condicionamento e toque suave aos cabelos, melhorando a penteabilidade. O Fluido possui ação antifrizz e promove brilho intenso.

Vinagre Balsâmico

há utilizado lsâmico é manidade a B re g a u O Vin ela h de anos p na hora milhares edades incríveis alinha ri p E ro . p belos le e tem s seus ca lho e maciez, o d r a id u de c a bri lo e dá roporcion os fios, p uperfície do cabe amar. s i suaviza a doso que você va se e u q to m u

52

Proteína Capilar

A Proteína Capilar é o primeiro produto a ser aplicado. Ela proteger os fios contra a ação adstringente do shampoo Bendito Seja e repõe os nutrientes vitais e agentes hidratantes, reconstruindo a estrutura interna dos fios e deixando-os mais resistentes.

Complexo de Proteínas O Complex od utilizado na e Proteínas linha Bend Seja cria u ito m que recupe filme protetor ra a massa cabelo fio a fio. Ou se do seu ja, cabelo restaurado e protegid o contra a agressões s todos os d ias.


#

todatoda

ENTÃO, NÃO SE ENGANE! Existem muitas opções no mercado que prometem deixar os seus fios como você sempre quis. Mas o produto ideal para restaurar e transformar os seus cabelos é um só e está lá na prateleira esperando por você. Recupere com Bendito Seja, vai ser cabelo novo todo dia!

53


#

54

todatoda


#

todatoda

ANITTA

55


#

todatoda

ANITTA

56


Fala sério,

todatoda

Fala sério, autoestima é tudo, não é? Quando a gente está de bem com a vida, o sorriso é inevitável. E falando em sorrisos, o que não falta na internet é vídeo que ensine a fazer clareamento dental em casa. São vários produtos que prometem o mesmo efeito do clareamento realizado no consultório odontológico, dos naturais aos industrializados. Mas será que o procedimento “faça você mesmo” é seguro e dá resultado? O Dr. Adson Pedro Cardoso, de Viçosa, MG, é cirurgião-dentista e vai tirar todas as suas dúvidas!

F otografia : R oman S amborskyi

Doutor!

#

57


#

todatoda

Qual clareamento é o mais indicado? O clareamento dental se tornou mais acessível e fácil de fazer, além de popular, devido a sua eficácia e segurança. Mas isso não quer dizer que o procedimento não exija o acompanhamento de um profissional, até mesmo em sua versão caseira.

Existem três formas de clareamento dental: “Caseiro”, a Laser e Combinado. Um cirurgiãodentista especialista em clareamento será o profissional mais capacitado para dar a orientação sobre o quê e como você deve fazer para chegar ao resultado que deseja.

VANTAGENS a comodidade de ser feito em casa e o custo reduzido. DESVANTAGEM pode causar sensibilidade e lesões na gengiva se o gel for usado em excesso.

VANTAGENS mais controle por parte do dentista e mais rapidez para obter os resultados.

Laser

DESVANTAGENS pode gerar maior sensibilidade e o custo é mais elevado.

O tratamento a laser é realizado no consultório. Um gel clareador é aplicado aos dentes e, em seguida, o laser - que ativa as propriedades do gel e torna o tratamento mais potente e eficaz. O paciente pode ficar satisfeito com apenas três sessões.

58

Caseiro Consiste em um kit de clareamento fornecido pelo dentista, contendo o gel e uma moldeira criada para encaixar à boca de cada paciente . Este tratamento é realizado em casa e deve contar com a supervisão do dentista em consultas periódicas. Dura em torno de 30 dias.

Combinado

São as duas técnicas combinadas. O paciente realiza o clareamento caseiro entre as sessões do clareamento a laser ou após algumas sessões.

VANTAGEM o tratamento torna-se mais rápido e eficaz em relação aos outros. DESVANTAGEM alto nível de sensibilização dos dentes.

F otografia : D ean D robot , O lga M iltsova

Este nome é dado ao procedimento que você pode fazer em casa, mas que ainda assim é supervisionado pelo dentista, e não ao que você resolve fazer por conta própria com produtos de sua preferência!


#

Além destes alimentos, o cigarro é outro vilão do clareamento, pois a nicotina amarela os dentes.

Durante o clareamento, alguns alimentos devem ser evitados porque os dentes ficam mais sensíveis e, dessa forma, a chance de absorver os pigmentos de determinados alimentos é maior. Entre os proibidos estão:

SUCO DE UVA

S REFRIGERANTE LA À BASE DE CO

CHÁ

BETERRABA

CAFÉ

VINHO TINTO

Meu creme dental promete clarear os dentes. E aí?

Todo mundo pode fazer?

Pastas dentais clareadoras não substituem o procedimento profissional. Elas contêm um agente abrasivo que remove manchas superficiais, mas não possuem peróxido em suas formulações, e é esse composto que consegue remover pigmentos das camadas mais profundas do dente.

O clareamento dental é contraindicado para pacientes que apresentam muita sensibilidade nos dentes, cáries, grande número de restaurações e em gestantes.

Não acredite em receitas milagrosas! Na internet ou em comerciais, você pode encontrar muitas sugestões de como fazer um clareamento sem nenhuma orientação, mas não se esqueça dos riscos para a sua saúde bucal. Faça do seu sorriso o seu cartão de visitas, sempre com segurança!

I lustrações :

avtor painter ,

H iero G raphic ,

mhatzapa , moonkin ,

O livera D esign , P retty V ectors ,

provector ,

M icro O n

Fique atento!

todatoda

59


#

todatoda

Cacheados e

tingidos O SEGREDO PARA MANTER A HIDRATAÇÃO DOS FIOS

60


#

todatoda

CHEGA DE ALISAR! MEUS CACHOS DEIXAM O TOM QUE ESCOLHI AINDA MAIS LINDO!

fotografia : coka

Gleici Duarte, que mora em Brasília, DF, sabe bem o que é isso. Dona de madeixas vermelhas e, agora, cacheadas, a blogueira dá várias dicas sobre cuidados capilares, cosméticos, além de falar sobre feminismo e empoderamento no seu blog, o “Desocupada é a mãe”

61


todatoda

Gleici Duarte Gleici pinta os cabelos desde os 14 anos e há cinco adotou o ruivo. Hoje os fios estão na sua forma natural, mas por muito tempo ela usou o secador e o babyliss para modelálos. Ela conta que não tinha noção de que era cacheada, acreditava ter um cabelo liso e cheio, já que ele ficava ondulado após as lavagens. “Os cremes ativadores de cachos me fizeram descobrir uma textura de cabelo que remetia àquela que eu tinha na infância. Creio que essa textura cacheada tem uma afinidade maior com o meu tipo físico e ressalta a minha personalidade” - diz ela. Além de valorizar a identidade, Gleici considera que o cacheado é mais fácil de manter porque ela não seca e escova o cabelo com frequência. “Apenas preciso usar cremes e ter cuidado no dia seguinte, remodelando os cachos que ficaram menos definidos à noite. O cabelo liso ficava ‘alto’ em dias úmidos, ou seja, dava mais trabalho”.

62

O visual lindo e cheio de atitude exige o uso de produtos específicos, como os de limpeza suave, os que reparam as ações da coloração, os óleos finalizadores e os óleos naturais. Para recuperar a saúde dos fios tingidos, Gleici foi alternando produtos de reconstrução, nutrição e hidratação, percebendo qual era a necessidade de cada fase do seu cabelo. A partir desses novos cuidados, ela notou que existia uma estratégia curinga para manter o cabelo sempre bonito e compartilha com você:

É necessário observar o que o cabelo precisa naquele momento e ter em mente que menos é mais. Usar pouco shampoo na raiz e evitar esfregar as pontas é a principal dica que eu dou, porque ajudou muito o meu cabelo a controlara oleosidade natural e a manter a saúde e a cor”.

fotografia : gleici duarte

#


#

todatoda

CAPILAR Mostrar a própria identidade nunca foi algo tão valorizado, seja através dos cabelos, da roupa ou da maquiagem. Você já reparou no grande número de cacheadas que estão se libertando das químicas alisantes, por exemplo? Pois é, as chamadas “ditaduras da beleza” estão sendo cada vez mais questionadas e as mulheres estão deixando de lado padrões estéticos para se apresentarem da forma como elas realmente têm vontade. A #TodaToda está amando esse novo olhar sobre a beleza, porque nós acreditamos que toda mulher é linda do jeito que é. Mas, imagina só, se você também valoriza essa ideia, mas foi sempre estimulada a pensar

que o seu cabelo natural não era tão bonito assim. Foi o que aconteceu com a Nayara Ramalho. Nayara tem 27 anos, é contadora e mora em Belo Horizonte, MG. Ela passou 16 anos da vida alisando os cabelos e, depois de uma reação alérgica ao formol, iniciou a transição capilar. Ela contou para a gente como foi abandonar os processos químicos, aceitar-se e amar os cabelos cacheados. Dá uma olhada!

63


#

todatoda

O

liso 64

Eu usava o cabelo liso pela ilusão de que seria mais prático de cuidar. Tinha também aquela coisa de que “o liso é mais bonito”. Até mesmo a minha mãe, que é executiva, falava que o cabelo liso passava mais seriedade. Então, desde os 10 anos de idade eu fazia relaxamento, tentava mudar a estrutura do cabelo pra ele ficar mais “aceitável”, “domado” e acabava dedicando muito tempo para cuidar dele. Com o passar dos anos, fui para a escova progressiva. Quando o cabelo começava a crescer, a sensação era horrível! A raiz ficava “inchada” e o resto do cabelo estava liso. Por isso, de dois em dois meses eu tinha que fazer retoque, ou seja, eu vivia no salão!

F otografia : D anúbia V ilar

cabelo


A transição #

Há mais ou menos um ano atrás, eu tive uma reação alérgica ao formol quando fiz mais uma progressiva. Fiquei com o rosto todo vermelho, a pele descascando, atacou meu sistema respiratório, foi péssimo! Aí eu pensei: “não quero passar por isso nunca mais!” A partir desse dia, eu deixei meu cabelo crescer e fui cortando. Comecei a pesquisar

todatoda

sobre cabelo cacheado na internet. E ainda bem que hoje, o conteúdo disponível é muito grande! Antes não existiam muitas opções de produtos para cabelo cacheado, por exemplo, e acho que isso contribuía para nós, cacheadas, acharmos que alisar o cabelo seria um modo muito mais prático de cuidar dele. Só que não, né?!

Cuidados

durante a transição

F otografia : L aura R osa G omes , N ayara R amalho

capilar Tive que hidratar bastante o cabelo, já que ele estava muito danificado pelos processos químicos anteriores. O óleo de coco e os produtos naturais adicionados às máscaras foram grandes aliados. Evitei ao máximo usar produtos químicos, e deu certo!

65


#

todatoda

Cortando o mal pela

RAIZ

Quando fiz seis meses de transição capilar, marquei uma viagem para a praia. Logo pensei “nossa, como eu vou fazer pra viajar com o cabelo assim?” Minha cabeleireira sugeriu o big chop, que é o corte que retira toda a química do cabelo. Ele iria ficar super curto. Essa foi a minha prova de fogo! Mas meti a cara, fui lá e fiz! E eu postei todo o processo nas minhas redes sociais para motivar outras cacheadas que estivessem na mesma situação. Agora, muitas meninas me procuram para saber o que acho delas pararem de fazer progressiva. Eu falo “gente, para mesmo! Sigam tais blogueiras, super recomendo!” (risos).

Agora estou usando o boxbraids, que são essas tranças. Eu escolhi por motivos além da estética. Ajuda no crescimento e protege o cabelo por não deixá-lo tão exposto. Indico muito também para quem está em transição e não se sente segura ainda para fazer o big chop. Hoje eu estou amando o meu cabelo! Amando, realmente, sabe? Quando eu fazia progressiva, eu não achava que ele era bonito. Eu não mudei apenas o cabelo, mudei a minha personalidade. Foi uma forma de me conhecer melhor, de melhorar como pessoa!

66

Eu me sinto muito mais segura. É libertador mesmo! E a minha mãe segue fazendo progressiva, usando secador e chapinha. Eu sempre falo pra ela se libertar disso, mas ela ainda não se rendeu. O meu pai me apoiou demais! Sempre fala que não entende porque a minha mãe quer manter o cabelo liso se o cacho é tão bonito. E o cabelo na forma natural é muito mais prático! Você não precisa gastar dinheiro e nem tempo com um monte de produtos. Hoje, eu dedico um terço do tempo que levava para arrumar o meu cabelo. Bom que sobra mais horas pra eu me maquiar! (risos).

I lustrações : M allinka

Relação com o cabelo hoje


#

todatoda

PROMOCIONAL

67


#

68

todatoda


#

todatoda

Projeto

“Vida Toda” Porque não basta ser saudável apenas no verão

F otografia : S amuel B orges

POR RODRIGO LEITE DA SILVA - DIRETOR E TREINADOR / I9AÇÃO ASSESSORIA ESPORTIVA

Como educador físico, observo que a procura por uma atividade física em certas épocas do ano, como o verão, é muito comum e, na maioria dos casos, as pessoas desejam obter apenas resultados estéticos. Mas não podemos nos esquecer de que hábitos saudáveis vão muito além

de conquistar um “corpo bonito”. Por isso, esses cuidados não devem ser adotados apenas em uma parte do ano. Não se trata de buscar o “projeto verão”, e sim, tornar a atividade física parte do nosso dia a dia. Alguns benefícios só um “projeto vida toda” pode trazer!

69


#

todatoda

MAS, LEMBRE-SE:

Cada pessoa tem suas individualidades, necessidades e limitações. E essas características são levadas em consideração pelo profissional de Educação Física quando ele elabora um programa de treinamento. Realizando a atividade física da forma como ela foi orientada os objetivos são atingidos com menos tempo e com mais segurança.

70

Mas, sim, há casos em que a pessoa não consegue ter essa orientação profissional. Estando com os exames médicos em dia e assumindo os riscos, ela pode realizar alguma atividade física que lhe traga prazer, como caminhar, pedalar, nadar ou alguma outra. O importante é conhecer os limites do corpo e nunca ultrapassá-los!

I lustrações : M acrovector

o exercício físico sem orientação profissional pode representar um risco!


#

todatoda

IDADE NÃO É fator limitante para fazer atividade física. ou melhorar a independência física e a qualidade de vida, além do trabalho de socialização. Pensando nisso, o educador físico vai criar um treinamento que atenda a esse tipo de necessidade, sempre respeitando os limites dessas pessoas.

I lustrações : LOVE YOU

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode praticar desde que seja orientada por um profissional. O que varia é o tipo de trabalho realizado, a intensidade e os objetivos a serem atingidos. Geralmente, uma pessoa com idade mais avançada busca manter

71


todatoda

Nem o trabalho pode ser desculpa para não tornar o projeto “vida toda” parte da sua vida!

72

A Haskell Cosméticos é um exemplo de empresa que entende que o bem estar e a atividade física são fundamentais na vida de qualquer pessoa. Aqui, nós trabalhamos com ideia de que o “funcionário feliz trabalha melhor”. Os colaboradores da Haskell contam com o Programa de Qualidade de Vida da I9ação Assessoria Esportiva. Eles praticam a Ginástica Laboral e a Blitz Postural. Estes são dois tipos de programa de exercício que eu comando três vezes na semana, antes de os funcionários

iniciarem o trabalho. O resultado é ótimo! Eles trabalham sem dor, com mais disposição e motivação, além da excelente interação entre toda a equipe. Não adianta a pessoa se exercitar regularmente e nas outras áreas da vida as práticas não estarem na mesma qualidade. O início de qualquer mudança exige sacrifício e determinação, mas com persistência e foco nos objetivos, o que era difícil se torna um hábito. E a partir disso é só colher os frutos de uma vida saudável!

Então, eu recomendo que, antes de tudo, você reflita sobre a importância de buscar hábitos saAudáveis em todas as áreas.

F otografia : D anúbia V ilar

#


#

todatoda

PROMOCIONAL – S.O.S VERÃO

73


#

todatoda

Por que

sinto dor de cabeça depois de

comer?

Alergia e intolerância alimentar são termos cada vez mais presentes no nosso dia a dia e os sintomas podem ser bem parecidos, apesar de exigirem cuidados diferentes. Entenda, ou mesmo descubra, a possível razão das suas dores de cabeça, náuseas e outras reações.

F otografias : 123 object

Fonte: Marceli Mendonça (Nutricionista)

74


#

todatoda

Alergia Alimentar É como ter alergia à poeira, por exemplo. O sistema de defesa do corpo da pessoa alérgica acredita que uma substância que não oferece risco algum é perigosa. Quando o alérgico ingere o alimento “proibido”, o sistema imune dele começa a liberar substâncias químicas que têm o objetivo de destruir o “inimigo”. Os resultados disso? Mudança na respiração, desconfortos no estômago e no intestino e aparição de “bolinhas” na pele. Ou seja,

se depois de comer ou beber alguma coisa, você já teve dor abdominal, vômito, diarréia, coceira, asma ou tosse, fique atento! Segundo estudos na área da nutrição, 90% das reações alérgicas estão relacionadas a alimentos como leite, ovo, amendoim, frutos do mar, peixes, castanhas, soja e trigo. A alergia alimentar pode se desenvolver por vários fatores, como herança genética, hábitos de alimentação, idade e consequência de infecções.

75


#

todatoda

Intolerância Alimentar

F otografias : 123 object

Quem tem intolerância a algum alimento tem reações negativas ao comê-lo, assim como os alérgicos, mas isso não está necessariamente ligado ao sistema imune. Por exemplo, quem tem intolerância à lactose apresenta uma deficiência completa ou parcial na produção da lactase, enzima que é capaz de quebrar esse carboidrato para que ele seja absorvido. O resultado dessa deficiência pode ser diarreia, vômitos ou desconfortos gastrointestinais. Algumas substâncias que podem ser relacionadas à intolerância alimentar são conservantes, intensificadores de sabor, corantes, antioxidantes, ausência de enzimas. Além dos sintomas parecidos com os da alergia, a intolerância pode provocar dores de cabeça, dores nas articulações, cansaço e mal estar.

76


th 3 fisa , vectorstockstoker

M akc , R eal V ector , lingdamphotothailand ,

K hazanova , file 404, graphic - line ,

I lustrações : B atshevs , D acian G, F edorenko K ateryna ,

#

todatoda

Intolerância ALERGIA OU INTOLERÂNCIA

Seu corpo também reage de forma negativa a algum alimento!

entenda a diferença

Alergia

Mas pode ser que você não perceba que o problema é alimentar, já que a reação pode vir pelo acúmulo da substância no organismo! Um belo dia, você resolve ir ao médico para descobrir porque se sente mal...

O sistema imunológico identifica um corpo estranho e acredita estar em situação de perigo! Então, substâncias químicas são liberadas no corpo para eliminar o alvo! Prepare-se! As reações vão começar: asma, vômio, urticária.

Depois de passar um pouco mal e procurar um médico, você aprende que deve ficar longe de alguns alimentos!

...e aí, vem o resultado: corantes, conservantes, intensificadores de sabor ou a falta de alguma enzima provocam o seu mal estar! Não, não é uma reação alérgica! Sua dieta passará a ser mais restrita que a de um alérgico. Se você tem intolerância à lactose, não poderá comer nada que contenha esse açúcar. Tipo, nada mesmo! Nem alimentos que contenham apenas traços da substância. Mas nada está perdido! Você pode buscar alimentos que são chamados de "lacfree" no supermercado e, também, criar diversas receitas sem a lactose.

Começa a nova vida, a nova dieta (geralmente, sem alimentos que têm muita proteína)!

Nesse caso, você passa a evitar peixes, ovos, frutos do mar, carne vermelha, leite e derivados.

O que acontece depois? chamamos de qualidade de vida!

77


#

todatoda

Sou alérgica

e intolerante,

É cada vez maior o número de pessoas que descobrem ter alergia ou intolerância a substâncias presentes em alimentos ou em bebidas. Estima-se que 40% a 60% da população brasileira seja intolerante à lactose, por exemplo. Essa doença é resultado do número menor do que o ideal da enzima lactase no intestino, o que impede a quebra da lactose e, assim, a substância não é absorvida pelo corpo. No mesmo ritmo, a gente descobre a existência de grupos de autoajuda nas redes sociais, os blogs, os sites. Luciana Resende é jornalista, mora em Boa Esperança, MG, e tem 27 anos. Ela

78

descobriu, em 2014, que fazia parte dos dados estatísticos sobre intolerantes à lactose e, de quebra, era alérgica ao glúten. A jornalista conta que descobrir o que ela tinha foi um verdadeiro desafio: “Eu fui a primeira da minha família a apresentar alergia ao glúten e intolerância à lactose, então não tinha ninguém para me ensinar. O jeito foi aprender experimentando novas receitas e procurando ajuda em grupos na internet: uma das melhores formas de superar as dificuldades da doença alimentar é conversando, interagindo com quem tem o mesmo problema que a gente. Foram meses para eu aceitar as restrições finalmente”. Para conseguir se adaptar à nova dieta, Luciana contou

com o apoio da família e com um acompanhamento médico e nutricional. Foi um processo que exigiu muita paciência, já que nem sempre os produtos da prateleira do supermercado indicavam todas as substâncias que eles tinham e, por várias vezes, ela descobriu, comendo, que eles estavam contaminados com o glúten ou com a lactose. Essa contaminação é chamada de cruzada. Vamos imaginar a situação: uma colher é usada para mexer um alimento com glúten. Em seguida, é lavada e usada para mexer um alimento que não o contém. Só de a mesma colher ter sido usada, o celíaco (alérgico ou intolerante ao glúten) desenvolve reações como dor de cabeça, inchaço abdominal, queda de pressão, refluxo e diarreia.

F otografias : J osé A. R esende

De cara com o problema

e agora?


#

todatoda

Compartilhando a solução Diante de tantas novidades e experiências, Luciana resolveu fazer parte de uma nova estatística: a dos que ajudam. Ela é dona do blog “Projeto Pratododia – Minha vida sem glúten” desde 2015. Lá, a gente encontra dicas de receitas sem glúten e sem lactose, e informações sobre as doenças alimentares. O blog não foi apenas uma forma de ajudar os outros a entenderem melhor

o problema que enfrentam, serviu também para que ela descobrisse novos pratos, estudasse o assunto. Para Luciana, a contribuição dela foi muito importante para que mais pessoas soubessem o que tinham: “Aonde chegava e comentava sobre o meu caso era bombardeada de perguntas e, algumas vezes, eu ajudava alguém a se reconhecer e procurar

O

F otografias : L uciana R esende

PÃO COM FARINHA DE GRÃO DE BIC

BIOMASSA DE BA

NANA VERDE

orientação para um diagnóstico. Foi, então, que eu tive a ideia de criar o blog para ajudar as pessoas e para me ajudar também, porque eu sei como é difícil aprender e manter uma dieta saudável para quem é alérgico e intolerante. Além disso, o blog é um espaço para troca de experiências: meus leitores ganham e eu também aprendo com eles.” E os ganhos não param. A blogueira vê o resultado de seu trabalho não só nas mensagens de quem sofre com as doenças, mas também nas pessoas com quem ela convive: “Quem antes costumava me mandar mensagens do tipo ‘o que você come?’, ‘como você vive sem pão e sem leite?’, ‘tadinha!’, hoje me ajuda a encontrar receitas e vive me marcando em posts de outros sites. Isso me traz uma alegria enorme, pois é sinal de que, com a informação correta, as pessoas se tornam mais receptivas e conscientes de que a alergia e a intolerância alimentar atingem um grande número de pessoas e são doenças que precisam de tratamento”.

79


#

todatoda

promocional tonalizantes

80


#

todatoda

81


#

todatoda

tรก

-

bOoom

ban

do

N

82


#

todatoda

Conheça

os cortes do momento

F otografias : R e _ sky

Os cabelos curtos e médios continuam fazendo a cabeça da mulherada neste ano. Eles demonstram personalidade e atitude, sem deixar de lado a leveza. Se você tem dúvidas na hora de identificar qual é qual, não se preocupe, a #TodaToda traz algumas das opções mais populares destes comprimentos para você se inspirar!

83


#

todatoda

Chanel

Curtos Criatividade, suavidade, elegância. Um curtinho pode acrescentar de várias formas ao visual, basta saber quais características você quer explorar através do corte.

Este é clássico: um corte reto na altura do queixo ou pouco abaixo, no início do pescoço. O chanel é um corte que valoriza a sobriedade e sensualidade da mulher. Combina com rostos triangulares e ovais.

MessyHair É o curtinho “bagunçado”, com pontas bem desfiadas, o que torna o visual super jovem. E o melhor de tudo é que ele cai bem em qualquer formato de rosto! Para mantêlo é sempre bom usar shampoo antirresíduos e o difusor. Eles servirão para ressaltar o volume característico deste corte.

Curto Assimétrico ou Grown-out Bob Já há uns dois anos que este corte é sensação nos salões de beleza. Os fios curtos atrás e mais longos na frente remodelam o chanel e trazem muita ousadia ao visual. Uma franja lateral também cai muito bem. Neste caso, apostar nas pontas desfiadas é ótimo para valorizar o charme e a modernidade dos cabelos. Com franja ou sem, este corte é uma boa pedida para quem tem um rosto quadrado, oval ou triangular.

84

F otografias : A n L ee , B est P hoto S tudio , N ikkolia ,

Esta é uma releitura do “Joãozinho”, ou seja, um cabelo muito curto. A diferença é que o pixie aposta no repicado e no assimétrico para modernizar o corte. Traz muita atitude ao visual e combina com o rosto oval, o triangular ou o quadrado.

margo black

PixieCut


#

O cabelo na altura dos ombros tem sido uma grande aposta das mulheres para destacar seu lado sensual e sofisticado. Este comprimento é perfeito para quem tem os fios longos e quer experimentar uma mudança sem ser radical.

Chanel Comprido ou Long Bob Muito usado no ano de 2016, o corte reto na altura dos ombros continua sendo uma tendência. Combina com todos os tipos de rostos e é curinga para os redondos, já que não traz volume ao visual e equilibra as proporções.

Médio desfiado na frente A parte de trás do cabelo é reta e a frente é repicada da franja até as pontas. Este corte confere leveza ao visual, podemos dizer que emoldura o rosto. Os formatos ovais e triangulares têm tudo a ver com esse corte.

F otografias : I zabela M agier ,

javi indy , digitalskillet , wavebreakmedia ,

L orraine K ourafas

Médios

todatoda

Médio com camadas Tem os fios grossos ou ondulados e quer diminuir o volume? Invista neste corte. As camadas espaçadastrazem leveza e modernidade e tornam a escolha perfeita para rostos ovais, triangulares e quadrados.

Long Bob Assimétrico Funciona da mesma forma que o curto assimétrico, porém numa versão mais comprida.

85


#

todatoda

Praticando

a lei do

desapego! A relação de Letícia com o curtinho é tão intensa que ela criou um Instagram, o @meucabelocurto, para relatar experiências de mulheres que não tiveram medo da tesoura e, por meio delas, mostrar as

86

vantagens de se desapegar dos fios longos. Como expert no assunto, ela não economizou em nos dar dicas de cuidado e penteado para ter um cabelo novo todo dia. Confira a nossa entrevista!

F otografias : G uilherme G obbi

Para Letícia Gomes, o cabelo curto é mais do que bonito, é sinônimo de autenticidade.


#

todatoda

Seu cabelo está sempre muito bem cuidado. O que você faz para manter a hidratação, o brilho e a maciez?

Os cabelos curtos estão em alta e requerem cuidados diferentes de outros comprimentos. A blogueira Letícia Gomes, de Vila Velha, ES, adotou o corte há dez anos e não quer saber de abrir mão dele.

Há quanto tempo você usa o cabelo curto?

F otografias : C lauber S antos G uterres

A verdade é que são mais de dez anos com cabelos acima dos ombros! Confesso que no início não sabia bem no que ia dar. Tinha o cabelo quase na cintura e uma vontade louca ecoava dentro de mim: “corta, corta”! Até porque somos criadas numa sociedade que exalta o cabelo comprido, daí o medo de sair dos padrões estéticos. Mas, quando eu decidi, amei o resultado que vi no espelho!

Por que você optou por este estilo? Porque eu adoro mudança e acho que isso é algo natural entre as pessoas de cabelo curto. Cada ida ao salão é uma libertação, cada saída do salão é uma surpresa! De todos os cortes curtos, o pixie é aquele que mais amo e me identifico. Eu me sinto mais feminina, mais livre, mais confiante. E a praticidade do cabelo curto é uma delícia. Costumo dizer que já acordamos prontas para a festa! (risos). Além disso, a quantidade de produtos para cuidar é bem menor e os custos com salão de beleza também.

Para manter o cabelo com aspecto limpinho e cheiroso, hidrato uma vez por semana. Faço durante o banho mesmo e deixo pouco tempo. Depois de seco, gosto de usar pomadinhas, que no meu cabelo dão uma agrupada nos fios e eu adoro!

Você tem um Instagram, o “Meu Cabelo Curto”. Conte pra a gente como você teve a ideia de criá-lo e o que os leitores da #TodaToda podem encontrar por lá. Costumo dizer que o @meucabelocurto não é mais só meu, é nosso! Ele é formado por um mix de mulheres, meninas, avós, que servem como inspirações diárias. Também posto tendências, dicas e sorteios nele. Mas ele não é só foto, não! Cada corte tem uma história por trás, revelando motivações, angústias, vitórias, alegrias, desabafos da dona do corte! É uma forma deliciosa de conhecermos umas às outras, nos aproximarmos. E porque não incentivar quem ainda está na dúvida?

87


#

todatoda

88

Para finalizar, dê algumas dicas de penteado que valorizem o corte e deixem o visual ainda mais bonito. Existem mil formas de se arrumar um cabelo curto! Se você ainda é faixa branca nesse quesito, comece pelos acessórios: uma tiara, uma fivela para prender o cabelo. Principalmente em “bad hair days”, elas são grandes aliadas. Outro acessório superprático é o lenço. Dá para ir à faculdade, ao trabalho, às compras. É só usar a criatividade na hora da amarração! Nesse caso, sugiro os modelos mais foscos (sempre digo que brilho de dia, já basta o sol!). As pomadas também são grandes aliadas dos curtinhos,

com elas você pode conseguir topetes, controlar os fios arrepiados e definir os cortes que são repicados. Agora, se você já é uma veterana e já cansou de usar todos esses acessórios, uma boa dica é a trança. Sabia que mesmo em um pixie você consegue projetar uma trança bem rente ao couro cabeludo? Comece separando as três mechas na frente e vá contornando a cabeça, sempre alimentando as mechas com mais cabelo. Finalize com uma fivela e pronto! O resultado é lindo!

F otografias : C lauber S antos G uterres / I lustrações :

Cabelo curto não define personalidade, ele exalta as já existentes. Já cansei de ouvir: “Cabelo curto deixa a mulher mais masculina”, “não é bonito”, “é forma de chamar a atenção”. Mas, quer saber? Quem tem cabelo curto não está nem aí para essa aprovação social. A gente sabe que a sensualidade e a beleza vão além do cabelo longo, do batom vermelho, da calça 38. Ao cortar o cabelo, você se redescobre a cada dia. É um estado de libertação, de desprendimento do que é certo ou errado. Quem tem cabelo curto tem autoconfiança suficiente para não se preocupar com rótulos!

filitova

Para você, o que o cabelo curto representa?


“ bem” Durma

#

todatoda

F otografias :

crazystocker

não faz sentido para você?

O Dr. Lucas Vilas Boas Magalhães mora em Viçosa, MG, é neurologista e explica para a gente tudo sobre os distúrbios do sono. Vem ver!

Mais de 60% dos brasileiros enfrenta problemas ao dormir, é o que diz o estudo divulgado em 2016 pelo Instituto do Sono. E isso pode acontecer por vários motivos, como maus hábitos, ansiedade e depressão. A questão é que uma boa noite de sono é essencial. Precisamos estar descansados para que o corpo e a mente trabalhem de forma adequada.

89


#

todatoda

NÃO HÁ UM PADRÃO DE SONO CONSIDERADO NORMAL PARA TODAS AS PESSOAS Cada um tem uma necessidade específica de sono. Os adolescentes Dr. Lucas DOENÇA DO SONO NEUROLOGISTA Vilas Boas necessitam dormir mais, de 12 a 14 horas/noite, e, por isso, geralmente vivem em “débito de sono”. Por outro lado, os idosos tendem a dormir bem menos, como de 3 a 5 horas/noite, o que chamamos de “sono curto”. Ou seja, o importante não é o número de horas dormidas, e sim, a qualidade do sono! Se uma pessoa dorme 10 horas/noite, mas acorda com a sensação de não haver dormido nada ou com o corpo todo dolorido, pode ser que o seu sono seja de má qualidade. SE O SONO INADEQUADO ESTÁ PREJUDICANDO VOCÊ, PROCURE UM MÉDICO Quando o indivíduo dorme mal e isso começa a influenciar a vida pessoal, a profissional, a social ou a escolar, é preciso procurar ajuda especializada. O diagnóstico e o tratamento podem ser feitos pelo clínico, pelo neurologista ou pelo psiquiatra, a depender de cada caso.

90

Bruxismo É a mordida forçada noturna, o ranger de dentes, que provocam dor nas mandíbulas ao acordar.

Quando a queixa é falta de sono, o médico irá tentar verificar se a insônia é primária (sem uma causa conhecida definida) ou secundária (provocada por fatores variados).

Insônia Se for secundária, a insônia pode estar relacionada à ansiedade, ao bruxismo, à depressão, ao transtorno do humor bipolar, ao abuso de substâncias, à falta de ar à noite, à necessidade de acordar à noite para urinar, entre outros.


#

todatoda

Principais

queixas

F otografias : S tock -A sso

É possível que a pessoa tenha apneia do sono quando há roncos e “paradas de respirar”. A doença pode levar a arritmias, infarto, aumento de pressão arterial ou derrame. É potencialmente grave!

Há inúmeros problemas que podem levar ao sono “agitado”, como o transtorno do déficit de atenção e a hiperatividade, as epilepsias, a síndrome das pernas inquietas e as parasonias.

Sono “agitado” SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS: é uma vontade irresistível de mexer as pernas, principalmente no início da noite, obrigando a pessoa a levantar-se para mexê-las e com isso obter alívio. A síndrome, geralmente, leva à insônia.

Apneia do sono Acontece especialmente em adultos obesos, mas é preciso observar também as crianças. E temos que saber diferenciar uma situação de outra: algumas pessoas roncam sem ter apneia. É o que chamamos de “roncos primários”.

PARASONIAS: são o despertar confuso, o sonambulismo, os pesadelos, os distúrbios do movimento, etc.

91


#

todatoda

Como prevenir

ou tratar

92

Evite refeições pesadas e estimulantes, como o café, à noite; evite TV, computador, celular ou outros aparelhos no quarto; o ambiente deve ser silencioso, confortável

A maioria das parasonias não necessita de tratamento, apenas orientamos quais os cuidados devem ser tomados em casos como o do sonambulismo. Mas vale lembrar que uma avaliação médica

e arejado; evite sonecas prolongadas diurnas.

criteriosa é fundamental para um direcionamento adequado.

F otografias : A frica S tudio

A insônia não se limita a tomar um “tarja preta”. Com alguns passos simples, você pode se prevenir dos distúrbios do sono de uma forma geral.


#

todatoda

´ Horoscopo dos cabelos:

Cabelo ideal?

I lustrações : T ithi L uadthong

O horóscopo ajuda! Mudar o visual pode ser uma atitude simples para algumas mulheres, mas bem complicada para outras. O corte e a cor ideais vão muito além de “acompanhar as tendências da moda”, é preciso se conhecer, saber qual a sua personalidade e como transmiti-la através de um estilo só seu. A astrologia pode ser uma grande aliada na hora de dar um up no visual. Através dos signos, você pode identificar suas características e buscar inspiração em visuais que vão, realmente, ser compatíveis com o seu jeito de ser. Veja as sugestões que o horóscopo tem para você encontrar o estilo perfeito para os seus cabelos!

93


#

todatoda

agua ^ Cancer

As nativas deste signo adoram seduzir. Fios bem escuros no tom preto trazem um ar de mistério e sedução para as escorpianas. Os cortes médios e longos deixam o visual super atraente. Se o cabelo for liso, apostar no desfiado será uma ótima escolha para dar mais de volume.

Peixes Este signo é marcado pela sensibilidade e pelo romantismo. Um cabelo longo combina muito bem com a personalidade das piscianas. Fios e mechas douradas deixam o visual super harmônico.

94

F otografias : E ugenio M arongiu , USTIN, N ina B uday / I lustrações : L egend _ art ,

~ Escorpiao

ty 4 ina

Mulheres de câncer gostam de delicadeza e, em relação ao cabelo, não poderia ser diferente. Um cabelo médio cai como uma luva! Os tons claros como o louro ou o ruivo natural são a cara das cancerianas.


#

todatoda

ar ´ aquario As aquarianas adoram inovar! Se o cabelo for cacheado ou crespo, o Box Braids (tranças) combina perfeitamente, já que a nativa deste signo pode ousar na escolha da cor. Um louro bem claro e um corte assimétrico também trazem a irreverência para os fios, marca das aquarianas.

F otografias :

urbazon ,

G iselle F lissak , A ction S ports , M onkey B usiness

^ gemeos Um cabelo moderno é ideal para a mulher de gêmeos, sempre antenada e vaidosa. O comprimento médio e o corte despontado conferem a jovialidade ao visual que as geminianas tanto amam. O castanho vai tornar as madeixas mais leves e marcantes.

libra As librianas adoram fios longos e simétricos. O cabelo castanho escuro realça o equilíbrio e a elegância. Além disso, os fios compridos permitem fazer diversos penteados que vão trazer a ousadia e a sensualidade que as nativas deste signo buscam no visual.

95


#

todatoda

fogo ´ Aries

´ sagitario A mulher deste signo é muito aventureira. O cabelo longo, no tom louro escuro,reflete muito bem a personalidade dela. Abusar do repicado também é uma boa pedida para dar volume aos fios e aquele charme a mais na hora de fazer um rabo de cavalo.

96

/ I lustrações : L egend _ art , mimagephotography , lithian

Volume e fios claros têm tudo a ver com a personalidade das leoninas! As nativas deste signo são intensas e adoram chamar atenção. Se for liso, um repicado valoriza o cabelo e traz movimento. Os comprimentos curto e médio e o tom de louro claro conferem às madeixas um ar super vibrante!

F otografias : Z oom T eam ,

~ leao

ty 4 ina

As arianas são determinadas e muito impulsivas, por isso um cabelo em tons vermelhos é a melhor pedida. Curto ou longo, o corte desfiado é sempre bem-vindo por realçar a beleza do rosto das nativas de Áries e trazer modernidade ao visual.


#

todatoda

terra ´ capricornio As capricornianas são muito focadas em seus objetivos e gostam de um estilo mais tradicional. Para elas, a melhor aposta é um cabelo curtinho ou médio e em tons de castanho. Essas opções deixam o visual charmoso e fácil de cuidar, tudo que elas amam.

touro

F otografias : R ido , T inatin , ESB P rofessional

As mulheres deste signo costumam ser meigas e, ao mesmo tempo, sensuais. Adoram tudo que é prático, por isso cortes médios, cabelos macios, hidratados e fáceis de pentear são a marca das taurinas. O tom castanho médio combina perfeitamente com elas.

virgem Perfeccionistas e organizadas, as virginianas preferem cortes retos. Cabelos médios e longos combinam bem com a personalidade das mulheres deste sigo. Como costumam ser discretas, os tons escuros como o preto são uma escolha interessante.

97


#

todatoda

# todatoda FEVEREIRO 2017 . Nº 2

Direção de arte Luciano Lima Editoras Chefe Lhaís Carvalho e Mayara Araújo Fotografia e tratamento de imagem André Berlink, Clauber Santos Guterres, Danúbia Vilar, Felipe Lessa, Guilherme Gobbi, Iara Morselli, José A. Resende, Laura Rosa Gomes, Nilo Lima Arte Carlos Einloft Diagramação Lucas Kato Revisão Ortográfica José Renato Lima Colaboradores Adson Pedro Cardoso, Alexia Zappala, Andréia Campêlo, Ana Julia Dorigon, Bárbara Castro Nacif de Faria, Gabriel Sena Marques, Gleici Duarte, Graziele Oliveira, Guilherme Gomide, Guilherme Nacif, Jair Linhares, Jaqueline Donabé, Júnior Mendes, Letícia Gomes, Lucas Vilas Boas, Luciana Resende, Marceli Mendonça, Marciana Sena Silva, Marco Antônio Ferraz, Marco Túlio Araújo, Mônica Truffa, Nayara Ramalho, Paula Martins, Pedro Mol, Raissa Rosa, Raíra Abreu Carnelós, Raquel Sena Marques, Renan de Deus, Rodrigo Cleanto Castro, Rodrigo Leite da Silva, Paola Souza, Tiago Luiz, Yan Acioli

Gostou de alguma matéria, gostaria de dar alguma sugestão e falar conosco?

ESCREVA PRA GENTE! /haskelloficial

HASKELL COSMÉTICOS Caixa Postal 04 / CEP: 36570000 / Viçosa-MG www.haskellcosmeticos.com.br duvidas@haskellcosmetios.com.br

0800 770 7745

Esta publicação não se resposabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matéria assinadas, que expressam apenas o pensamento dos autores. A revista se reserva o direito , por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas e artigos.

98


#

todatoda

Promocional

99


#

todatoda

capa

100

#todatoda #23  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you