Page 1

1 revista copy.indd 1

FLYINBLUE 28/06/2010 03:28:26


FLYINBLUE revista copy.indd 2

2 28/06/2010 03:28:37


3 revista copy.indd 3

FLYINBLUE 28/06/2010 03:28:47


fui de azul

Ricardo Gomes e Milena Ceribelli se encontram em vôo da Azul. Ambos estavam a caminho de Porto Alegre. Ele estava pegando umas pequenas férias de 10 dias, durante o recesso da Copa para aproveitar com a família. Já Milena, foi entrevistar Dunga, na casa dele, antes da Copa.

A familia Silva estava saindo de Fortaleza, a caminho de São Paulo. Foram conhecer a cidade e visitar amigos de longa data. Na classe executiva, elogiaram os serviços da Azul e o avião em que estavam.

Ja os argentinos da banda cover dos Bee Gees, desembarcaram no Rio de Janeiro no inicio do ultimo mes, para fazer dois shows na capital carioca. Pelo jeito, os musicos estavam bem empolgados com a vinda ao Brasil.

FLYINBLUE revista copy.indd 10

10 28/06/2010 03:28:56


Gastronomia Receita de Alcatra ao molho de tomate acebolado

INGREDIENTES: * 2 colheres (de sopa) de manteiga ou óleo. * ½ kg de alcatra ou cortado em bifes. * 1 cebola média picada. * 6 tomates picados, sem pele nem sementes. * 1 tablete de caldo de carne. * 1 colher (de chá) de molho inglês. * ½ lata de creme de leite. * 2 Catchups de 500 mL * Tempero verde

revista copy.indd 13

MODO DE PREPARO: * Aqueça a manteiga ou óleo e frite os bifes, dourando bem em fogo forte. * Retire da frigideira e mantenha aquecido. * Refogue a cebola e o tomate. * Em fogo baixo, cozinhe até desmanchar. * Junte o caldo de carne e o molho inglês. * Retire, acrescente o creme e misture bem. * Sirva-se * Coma

28/06/2010 03:29:00


8 dicas para seu vôo ser o

mais seguro ATUALMENTE, MUITAS PESSOAS TÊM TIDO GRANDE PREOCUPAÇÃO COM SUA SEGURANÇA EM VÔOS DE TODAS AS COMPANHIAS AÉREAS. A AZUL OFERECE AOS SEUS PASSAGEIROS E TRIPULANTES, AS CONDIÇÕES IDEAIS PARA QUE SE SINTAM SEGUROS. PREPARAMOS UMA SEÇÃO NA REVISTA, DANDO DICAS IMPORTANTES, PARA O SE VÔO SER O MELHOR POSSÍVEL, SEM ERROS, NEM RISCOS DE ALGUM ACIDENTE IMPREVISTO.

FLYINBLUE revista copy.indd 14

14 28/06/2010 03:29:02


vôo seguro Recentemente vimos algumas fatalidades com aviões que resultaram em centenas de vítimas, mas por conhecer a aviação e seus procedimentos, sei o quanto é difícil ocorrer um incidente ou até mesmo um acidente na aviação, pois a segurança de vôo preocupa-se em reduzir os riscos ao máximo, sendo que é impossível elimina-los. E com a gente? Que está sempre procurando um dia bonito, um vento bom e de preferência nuvens do tipo Cúmulos no céu. Estamos preocupados com a segurança? Ou estamos apenas preocupados em decolar e voar? De certa forma sempre estamos preocupados com a nossa segurança, mas de forma inconsciente. Devido ao instinto de sobrevivência, no momento que as coisas começarem a sair do controle as reações serão de dar um jeito de sair da roubada e salvar o nosso couro! Mas tudo fica muito mais fácil quando estivermos preparados para agir nas situações mais complicadas, por isso devemos nos preocupar com a segurança de vôo!

15 revista copy.indd 15

Então devemos meteorologia, aerodinâmica e todos os componentes que tem influência nesse esporte maravilhoso e seguro se bem praticado. Não esqueça “PREVINIR É MELHOR QUE REMEDIAR”!

O que é a Segurança de Vôo? É o processo ou ato do conhecimento pelo qual são registrados sob forma de representações e imagens mêmicas, os dados e informações que o indivíduo detém acerca de objetos, fatos, fenômenos e de experiências que por ele percebido ou vivenciado anteriormente. Através de evocação voluntária ou involuntária, os conteúdos registrados na memória podem ser reproduzidos. Entretanto, geralmente não são reproduções precisas, outrossim, são imagens ou representações mentais que conservam alguns elementos do objeto originalmente percebido. Não sendo, portanto, as impressões fixadas na memória por efeito da percepção de sensações elementares, idênticas às da percepção original.

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:04


vôo seguro

1ª DICA Se você vai viajar de avião, leve em conta que o espaço disponível é limitado. A maioria dos passageiros consegue ficar sentada por longos períodos de tempo, mas em algumas pessoas isso pode causar problemas de circulação nas pernas. Isso pode causar trombose venosa profunda. Na dúvida, em vôos longos, levantese e ande.

3ª DICA Fique o tempo todo atento à sua documentação e a seus bilhetes de viagem.

FLYINBLUE revista copy.indd 16

Antes de viajar, confira se você está com toda a documentação, em especial o seu passaporte, em dia. De acordo com o Itamaraty, o ideal é que seu passaporte tenha validade mínima de seis meses, para garantir seu regresso em caso de problemas na viagem.

2ª DICA Antes mesmo de viajar, confira o telefone do Consulado ou embaixada brasileira no país (de preferência, na cidade) que você vai visitar. Se o Brasil não possuir uma embaixada ou Consulado no seu destino, verifique com o Itamaraty quais países podem prestar assistência a você em caso de problemas. Em geral, os diplomatas dos países do Mercosul prestam assistência aos brasileiros.

4ª DICA 16 28/06/2010 03:29:04


Se você for detido ou preso por qualquer motivo, peça às autoridades locais para comunicar o fato ao Consulado brasileiro. A maioria das polícias dá o direito a um telefonema. Use-o para falar com os diplomatas brasileiros.

6ª DICA Cuidado com o que você come. A diarréia e intoxicação alimentar são as doenças mais comuns aos viajantes internacionais. Se você é alérgico a algo, aliás, sempre verifique a composição das receitas que vai comer, mesmo que aparentemente sejam comidas simples.

8ª DICA 17 revista copy.indd 17

5ª DICA Conheça e respeite as leis dos outros países que, em muitos casos, diferem bastante da legislação brasileira. Atenção especial ao consumo e porte de álcool e outras drogas. Em alguns países muçulmanos, por exemplo, o consumo de álcool é proibido por lei.

7ª DICA Cuidado com o que você come. A diarréia e intoxicação alimentar são as doenças mais comuns aos viajantes internacionais. Se você é alérgico a algo, aliás, sempre verifique a composição das receitas que vai comer, mesmo que aparentemente sejam comidas simples.

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:04


fui de azul

Ricardo Gomes e Milena Ceribelli se encontram em vôo da Azul. Ambos estavam a caminho de Porto Alegre. Ele estava pegando umas pequenas férias de 10 dias, durante o recesso da Copa para aproveitar com a família. Já Milena, foi entrevistar Dunga, na casa dele, antes da Copa.

A familia Silva estava saindo de Fortaleza, a caminho de São Paulo. Foram conhecer a cidade e visitar amigos de longa data. Na classe executiva, elogiaram os serviços da Azul e o avião em que estavam.

Ja os argentinos da banda cover dos Bee Gees, desembarcaram no Rio de Janeiro no inicio do ultimo mes, para fazer dois shows na capital carioca. Pelo jeito, os musicos estavam bem empolgados com a vinda ao Brasil.

FLYINBLUE revista copy.indd 10

10 28/06/2010 03:28:56


alimentação

O que fazer para ter uma

alimentação saudável? UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PODE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA.

Para que um indivíduo não sinta muita fome a ponto de atacar um pranto enorme na hora do almoço, o ideal é fazer três refeições e três lanches por dia. Ou seja, tome o café da manhã, logo depois, aproximadamente às 10h faça um lanche leve, com um suco ou uma fruta. O ideal é repetir este lanche após o almoço, por volta das 15h. Isso evita à vontade de ficar beliscando bobagens entre as refeições.

Dicas para se alimentar bem e ter uma vida saudável: - Procurar fazer refeições em lugares tranquilos. Qualquer coisa que tire a atenção, faz com que o indivíduo não perceba que já está satisfeito. Nem todas as pessoas podem se alimentar de forma adequada, sabendo das limitações financeiras de uma família para outra. Entretanto, é possível comer bem, desde que sejam escolhidos alimentos nutritivos.

- O açúcar deve ser diminuído. Use a menor quantidade de sal possível na comida, pois ele pode trazer problemas de pressão alta, entre outras doenças, além da sensação real de inchaço.

Para os especialistas, o ideal é que uma criança de três anos coma até 1300 calorias por dia, uma criança de 10 anos cerca de 2000 calorias diariamente, e um adolescente cerca de 2800 calorias, dependendo da altura, do peso e do nível de atividade física diária. Um homem adulto precisa comer entre 2000 a 2300 calorias por dia, enquanto uma mulher precisa ingerir entre 1500 e 2000 calorias.

- Consumir fibras todos os dias.

As refeições devem conter nutrientes importantes para as necessidades do corpo, com um pouco de cada item: carboidratos (que é encontrado nas massas), proteínas das carnes, leite e derivados, leguminosas (como soja, feijão, e lentilha), frutas e verduras fazem parte da boa alimentação.

- Prática de exercícios físicos ajudam no bom funcionamento do organismo, além de trazer melhor qualidade de vida.

19 revista copy.indd 19

- Mastigar no mínimo 30 vezes cada garfada. Quanto mais devagar, mais rápido irá se sentir saciado. - O ideal é que seja ingerido de 2 a 3 litros de água por dia, dependendo das atividades e calorias gastas.

- Não dormir logo após as refeições e não comer alimentos pesados à noite.

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:06


design

Adobe lança o Photoshop CS5

PROGRAMA DE EDIÇÃO DE IMAGENS, FAMOSO NO MUNDO FOI LANÇADO EM MAIO DE 2010

No final de 2009, a Adobe, desenvolvedora do programa que virou uma espécie “bombril” da edição de imagens em computador, anunciou que venderia, pela primeira vez, um pacote de programas com preço menor no Brasil que o praticado nos EUA. Objetivo: adaptar-se às necessidades econômicas locais e combater a pirataria. Na avaliação do próprio diretor-geral da Adobe Brasil, Fábio Sambugaro, o teste de mercado foi um sucesso. Ainda assim, o Photoshop chegará mais caro ao Brasil. “Vamos adotar preços regionalizados, mas existem custos específicos para levar o produto para cada país”, justifica Sambugaro. A diferença de preço fica ainda maior se o brasileiro quiser comprar o programa em inglês, que chegará antes às lojas, já no final de abril. Para não ter que esperar até meados de maio, o usuário brasileiro desembolsará US$ 1.301. Além do Photoshop, a Adobe apresentou nesta terça-feira (13) sua nova linha de programas para edição de fotos, vídeos, impressos e páginas eletrônicas.

FLYINBLUE revista copy.indd 20

O pacote completo Creative Suite 5 será vendido a cerca de US$ 5 mil no Brasil.

Transição digital Os novos produtos trazem, segundo a Adobe, mais de 250 novos recursos. Boa parte deles tem como foco a integração entre produção de conteúdo impresso e digital. A ideia é facilitar a transposição de materiais feitos para revistas, por exemplo, para a internet ou para a leitura em equipamentos digitais, como celulares e tablets. “O público já está preparado para o que chamamos de cross-media”, afirma Sambugaro. O diretor-geral da Adobe Brasil dá ênfase para as ferramentas oferecidas no novo pacote, que facilitam o fluxo de trabalho para produtores de conteúdo e empresas de mídia. Todo mundo que tem a fotografia digital como profissão ou hobby deve estar ligado no lançamento do Creative Suite 5 da Adobe. O software começou a ser vendido oficialmente nesse mês de abril. Porém, o mundo já tinha sido balançado com a disponibilização de vídeos demonstrativos que apresentavam as

20 28/06/2010 03:29:06


Gastronomia Receita de Alcatra ao molho de tomate acebolado

INGREDIENTES: * 2 colheres (de sopa) de manteiga ou óleo. * ½ kg de alcatra ou cortado em bifes. * 1 cebola média picada. * 6 tomates picados, sem pele nem sementes. * 1 tablete de caldo de carne. * 1 colher (de chá) de molho inglês. * ½ lata de creme de leite. * 2 Catchups de 500 mL * Tempero verde

revista copy.indd 13

MODO DE PREPARO: * Aqueça a manteiga ou óleo e frite os bifes, dourando bem em fogo forte. * Retire da frigideira e mantenha aquecido. * Refogue a cebola e o tomate. * Em fogo baixo, cozinhe até desmanchar. * Junte o caldo de carne e o molho inglês. * Retire, acrescente o creme e misture bem. * Sirva-se * Coma

28/06/2010 03:29:00


8 dicas para seu vôo ser o

mais seguro ATUALMENTE, MUITAS PESSOAS TÊM TIDO GRANDE PREOCUPAÇÃO COM SUA SEGURANÇA EM VÔOS DE TODAS AS COMPANHIAS AÉREAS. A AZUL OFERECE AOS SEUS PASSAGEIROS E TRIPULANTES, AS CONDIÇÕES IDEAIS PARA QUE SE SINTAM SEGUROS. PREPARAMOS UMA SEÇÃO NA REVISTA, DANDO DICAS IMPORTANTES, PARA O SE VÔO SER O MELHOR POSSÍVEL, SEM ERROS, NEM RISCOS DE ALGUM ACIDENTE IMPREVISTO.

FLYINBLUE revista copy.indd 14

14 28/06/2010 03:29:02


vôo seguro Recentemente vimos algumas fatalidades com aviões que resultaram em centenas de vítimas, mas por conhecer a aviação e seus procedimentos, sei o quanto é difícil ocorrer um incidente ou até mesmo um acidente na aviação, pois a segurança de vôo preocupa-se em reduzir os riscos ao máximo, sendo que é impossível elimina-los. E com a gente? Que está sempre procurando um dia bonito, um vento bom e de preferência nuvens do tipo Cúmulos no céu. Estamos preocupados com a segurança? Ou estamos apenas preocupados em decolar e voar? De certa forma sempre estamos preocupados com a nossa segurança, mas de forma inconsciente. Devido ao instinto de sobrevivência, no momento que as coisas começarem a sair do controle as reações serão de dar um jeito de sair da roubada e salvar o nosso couro! Mas tudo fica muito mais fácil quando estivermos preparados para agir nas situações mais complicadas, por isso devemos nos preocupar com a segurança de vôo!

15 revista copy.indd 15

Então devemos meteorologia, aerodinâmica e todos os componentes que tem influência nesse esporte maravilhoso e seguro se bem praticado. Não esqueça “PREVINIR É MELHOR QUE REMEDIAR”!

O que é a Segurança de Vôo? É o processo ou ato do conhecimento pelo qual são registrados sob forma de representações e imagens mêmicas, os dados e informações que o indivíduo detém acerca de objetos, fatos, fenômenos e de experiências que por ele percebido ou vivenciado anteriormente. Através de evocação voluntária ou involuntária, os conteúdos registrados na memória podem ser reproduzidos. Entretanto, geralmente não são reproduções precisas, outrossim, são imagens ou representações mentais que conservam alguns elementos do objeto originalmente percebido. Não sendo, portanto, as impressões fixadas na memória por efeito da percepção de sensações elementares, idênticas às da percepção original.

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:04


vôo seguro

1ª DICA Se você vai viajar de avião, leve em conta que o espaço disponível é limitado. A maioria dos passageiros consegue ficar sentada por longos períodos de tempo, mas em algumas pessoas isso pode causar problemas de circulação nas pernas. Isso pode causar trombose venosa profunda. Na dúvida, em vôos longos, levantese e ande.

3ª DICA Fique o tempo todo atento à sua documentação e a seus bilhetes de viagem.

FLYINBLUE revista copy.indd 16

Antes de viajar, confira se você está com toda a documentação, em especial o seu passaporte, em dia. De acordo com o Itamaraty, o ideal é que seu passaporte tenha validade mínima de seis meses, para garantir seu regresso em caso de problemas na viagem.

2ª DICA Antes mesmo de viajar, confira o telefone do Consulado ou embaixada brasileira no país (de preferência, na cidade) que você vai visitar. Se o Brasil não possuir uma embaixada ou Consulado no seu destino, verifique com o Itamaraty quais países podem prestar assistência a você em caso de problemas. Em geral, os diplomatas dos países do Mercosul prestam assistência aos brasileiros.

4ª DICA 16 28/06/2010 03:29:04


Se você for detido ou preso por qualquer motivo, peça às autoridades locais para comunicar o fato ao Consulado brasileiro. A maioria das polícias dá o direito a um telefonema. Use-o para falar com os diplomatas brasileiros.

6ª DICA Cuidado com o que você come. A diarréia e intoxicação alimentar são as doenças mais comuns aos viajantes internacionais. Se você é alérgico a algo, aliás, sempre verifique a composição das receitas que vai comer, mesmo que aparentemente sejam comidas simples.

8ª DICA 17 revista copy.indd 17

5ª DICA Conheça e respeite as leis dos outros países que, em muitos casos, diferem bastante da legislação brasileira. Atenção especial ao consumo e porte de álcool e outras drogas. Em alguns países muçulmanos, por exemplo, o consumo de álcool é proibido por lei.

7ª DICA Cuidado com o que você come. A diarréia e intoxicação alimentar são as doenças mais comuns aos viajantes internacionais. Se você é alérgico a algo, aliás, sempre verifique a composição das receitas que vai comer, mesmo que aparentemente sejam comidas simples.

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:04


literatura

Estréia: Sintomas de uma Época EDITORA OBJETIVA RELANÇA MAIS UM GRANDE SUCESSO DE ÉRICO VERÍSSIMO À primeira vista, Sintomas de uma Época, poderia ser definido como uma coletânea de artigos sobre saúde e cidadania. Porém não é apenas isso. A obra convida o leitor à reflexão a respeito de como a atualidade virou um tempo de constantes e profundos desencontros. Com isso, o ser humano está virando um objeto, em uma sociedade que prefere o “ter” em vez do “ser”. O livro faz uma análise de algumas atividades de cunho social, como a Medicina, a Imprensa, a Educação e a Política, cujas missões estão sendo deixadas de lado em prol do dinheiro. Na área da Saúde, isso se torna ainda mais grave, pois é a vida humana que está em questão e um erro muitas vezes é fatal. Como foi possível se chegar a esse ponto? De acordo com o autor, “Medicina é uma atividade pessoal, humana e social e não pode ser reduzida a um mero comércio, simplesmente a dinheiro.” Por isso, Sintomas de uma Época concentra boa parte

Capa do livro

de seu conteúdo em uma análise da maneira como a atividade vem sendo tratada atualmente - os dilemas éticos da profissão, a relação

Ota Satu mena, cres et; horum

médico-paciente substituída pelas máquinas, a indústria de medi-

moerevis, Patum ium quam

camentos, os “poderosos” seguros de saúde, o futuro dos hospitais,

obuntis; hus esci perum ad dio

o ato médico, entre outros. O autor defende uma Medicina que se

probutua L. Decrei tum pes

baseie no encontro clínico, em que os valores humanos tenham mais

horactante ades vius sentes

importância que os valores numéricos. A obra não só mostra as dis-

notiusperit grarbis senatus pa-

torções da sociedade, mas também aponta soluções para reverter o

tussi tere, quam, vilicaut cer-

quadro atual - sempre estimulando o leitor a pensar. Sem dúvida, o

virm achumus serfec vertam

livro é um convite à leitura para todo cidadão, que, nos dias de hoje,

ad sendum perem omantist gra

consegue perceber e se indignar com os Sintomas de uma Época.

vis. Ehebuspiorum res, compos nunum est qua quam potiem

A obra faz um alerta à população e aos profissionais da área: a me-

vidiemoereo,

dicina está trilhando um caminho perigoso, encantando-se com os

publico ntereo et virmium pa-

lucros e os aparelhos, quando deveria ser uma essencialmente hu-

tabulius; nostrav erentemque

mana. Assim como o melhor remédio é o médico; para o autor, a

quemquam sedet videm se, et;

melhor máquina de diagnóstico continua sendo o cérebro humano.

neque pubis et ignorem.

FLYINBLUE revista copy.indd 18

quodinter

ari

18 28/06/2010 03:29:05


alimentação

O que fazer para ter uma

alimentação saudável? UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PODE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA.

Para que um indivíduo não sinta muita fome a ponto de atacar um pranto enorme na hora do almoço, o ideal é fazer três refeições e três lanches por dia. Ou seja, tome o café da manhã, logo depois, aproximadamente às 10h faça um lanche leve, com um suco ou uma fruta. O ideal é repetir este lanche após o almoço, por volta das 15h. Isso evita à vontade de ficar beliscando bobagens entre as refeições.

Dicas para se alimentar bem e ter uma vida saudável: - Procurar fazer refeições em lugares tranquilos. Qualquer coisa que tire a atenção, faz com que o indivíduo não perceba que já está satisfeito. Nem todas as pessoas podem se alimentar de forma adequada, sabendo das limitações financeiras de uma família para outra. Entretanto, é possível comer bem, desde que sejam escolhidos alimentos nutritivos.

- O açúcar deve ser diminuído. Use a menor quantidade de sal possível na comida, pois ele pode trazer problemas de pressão alta, entre outras doenças, além da sensação real de inchaço.

Para os especialistas, o ideal é que uma criança de três anos coma até 1300 calorias por dia, uma criança de 10 anos cerca de 2000 calorias diariamente, e um adolescente cerca de 2800 calorias, dependendo da altura, do peso e do nível de atividade física diária. Um homem adulto precisa comer entre 2000 a 2300 calorias por dia, enquanto uma mulher precisa ingerir entre 1500 e 2000 calorias.

- Consumir fibras todos os dias.

As refeições devem conter nutrientes importantes para as necessidades do corpo, com um pouco de cada item: carboidratos (que é encontrado nas massas), proteínas das carnes, leite e derivados, leguminosas (como soja, feijão, e lentilha), frutas e verduras fazem parte da boa alimentação.

- Prática de exercícios físicos ajudam no bom funcionamento do organismo, além de trazer melhor qualidade de vida.

19 revista copy.indd 19

- Mastigar no mínimo 30 vezes cada garfada. Quanto mais devagar, mais rápido irá se sentir saciado. - O ideal é que seja ingerido de 2 a 3 litros de água por dia, dependendo das atividades e calorias gastas.

- Não dormir logo após as refeições e não comer alimentos pesados à noite.

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:06


design

Adobe lança o Photoshop CS5

PROGRAMA DE EDIÇÃO DE IMAGENS, FAMOSO NO MUNDO FOI LANÇADO EM MAIO DE 2010

No final de 2009, a Adobe, desenvolvedora do programa que virou uma espécie “bombril” da edição de imagens em computador, anunciou que venderia, pela primeira vez, um pacote de programas com preço menor no Brasil que o praticado nos EUA. Objetivo: adaptar-se às necessidades econômicas locais e combater a pirataria. Na avaliação do próprio diretor-geral da Adobe Brasil, Fábio Sambugaro, o teste de mercado foi um sucesso. Ainda assim, o Photoshop chegará mais caro ao Brasil. “Vamos adotar preços regionalizados, mas existem custos específicos para levar o produto para cada país”, justifica Sambugaro. A diferença de preço fica ainda maior se o brasileiro quiser comprar o programa em inglês, que chegará antes às lojas, já no final de abril. Para não ter que esperar até meados de maio, o usuário brasileiro desembolsará US$ 1.301. Além do Photoshop, a Adobe apresentou nesta terça-feira (13) sua nova linha de programas para edição de fotos, vídeos, impressos e páginas eletrônicas.

FLYINBLUE revista copy.indd 20

O pacote completo Creative Suite 5 será vendido a cerca de US$ 5 mil no Brasil.

Transição digital Os novos produtos trazem, segundo a Adobe, mais de 250 novos recursos. Boa parte deles tem como foco a integração entre produção de conteúdo impresso e digital. A ideia é facilitar a transposição de materiais feitos para revistas, por exemplo, para a internet ou para a leitura em equipamentos digitais, como celulares e tablets. “O público já está preparado para o que chamamos de cross-media”, afirma Sambugaro. O diretor-geral da Adobe Brasil dá ênfase para as ferramentas oferecidas no novo pacote, que facilitam o fluxo de trabalho para produtores de conteúdo e empresas de mídia. Todo mundo que tem a fotografia digital como profissão ou hobby deve estar ligado no lançamento do Creative Suite 5 da Adobe. O software começou a ser vendido oficialmente nesse mês de abril. Porém, o mundo já tinha sido balançado com a disponibilização de vídeos demonstrativos que apresentavam as

20 28/06/2010 03:29:06


novas ferramentas de edição do Photoshop CS5. Muitos encararam como pura mágica, outros aproveitaram para fazer uma brincadeira inocente que alguns acreditaram ser verdade (olha o ser humano rompendo limites). Mas, para tirar quase todas as duvidas sobre o novo software da Adobe, nos dirigimos com algumas perguntas debaixo do braço até um dos profissionais mais reconhecidos na área de edição de imagens.

ainda possibilita criar um HDR.

Altair Hoppe (se você assiste o Fantástico então já conhece o rapaz) é autor da série de livros best-seller Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais, membro da NAPP – National Association of Photoshop Professional – USA, e colunista da revista Fotografe Melhor. Ele teve teve acesso a uma das versões de teste do Photoshop CS5 e nos conta um pouquinho de suas impressões sobre o novo programa e afirma que o que foi mostrado nos vídeos de demonstração não é mera ilusão. Veja abaixo como foi esse pequeno bate-papo.

FIB: E o resultado é mesmo satisfatório em “ambiente de produção”? Ou só funciona em determinadas situações?

FIB: Acho que a primeira pergunta que todo mundo quer fazer é a respeito dos efeitos mostrados nos vídeos de divulgação do Photoshop CS5. A impressão que temos é que tudo vai ser revolucionário. O quanto tem de verdade nessa afirmação? RESPOSTA: se compararmos os recursos introduzidos no CS4 para o Photoshop CS5, principalmente, comandos para edição e tratamento, sem dúvida, o CS5 é uma revolução. Comandos como o Puppet Warp, que permite mudança de rotação de pernas, braços, cabeça e todo o corpo, é incrível e vai ajudar muito a realizar pequenos ajustes nas poses. E no tratamento, teremos outra evolução muito boa com o HDR. O Photoshop CS5 aprimou muito esse comando e

FIB: É realmente fácil usar o content aware deletion e resizing como parece ser no vídeo demo? RESPOSTA: os dois comandos são fáceis de usar mesmo como é demonstrado no vídeo. Basta criar as seleções e aplicar o comando. Em segundos temos a edição.

RESPOSTA: de maneira geral, os novos comandos do Photoshop CS5 são bem eficientes e precisos, mas vale ressaltar que nem em todas as imagens eles funcionam erfeitamente. Há situações mais propicias que eles atuam de maneira muito eficiente, em contrapartida em outras possuem dificuldades. Embora isso não seja uma novidade. Todos os recursos do Photoshop tem essa característica até os mais simples, como por exemplo, o velho filtro de nitidez – o Unsharp Mask. Quando aplicamos ele de maneira muito agressiva ou em imagens com problema na captura, ele cria um forte halo nas arestas da imagem. E qual é a solução? Usar outro recurso como o High Pass. O mesmo se aplica ao comando Curves, Levels e Hue&Saturation. FIB: Há quanto tempo você vem usando a versão de testes e qual a nota geral que você daria ao software nesse período (considerando estabilidade, funcionalidade e bom uso dos recursos da máquina)? RESPOSTA: o Photoshop CS5 tem se mostrado muito estável, embora um pouco mais pesado do que o CS4. Por isso, os fotógrafos precisam pensar

Redimensionamento de imagem

21 revista copy.indd 21

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:08


design

Design Universal projeta

tendências para o consumo inclusivo DESIGN UNIVERSAL TEM CADA VEZ MAIS GANHADO ESPAÇO NO MERCADO PARA ATRAIR NOVOS CONSUMIDORES, E ASSIM POSSIBILITAR A INTEGRAÇÃO Até a segunda metade do século 20, canhotos sofriam para manusear tesouras, desenhadas e produzidas para as mãos de destros ou, no máximo, de raros ambidestros. Também houve um tempo em que portadores de deficiência ou vítimas de pequenos ou grandes acidentes, obrigados a se locomover exclusivamente sobre cadeiras de rodas, dependiam de familiares, cuidadores ou amigos para seu transporte, alimentação e higiene. Se alguma pessoa com altura abaixo do padrão precisasse fazer uma ligação de um telefone público, era necessário pedir ajuda ou, quem sabe, experimentar alguma acrobacia para alcançar o aparelho.

à criação e ao uso universalizado de produtos e serviços. Surgiram tesouras e utensílios que podem ser manipulados indistintamente por destros e canhotos, espaços facilmente acessados por portadores de deficiência, cabines telefônicas e equipamentos urbanos cujas possibilidades de utilização abrangem pessoas de diferentes estaturas e condições físicas. Hoje, é comum encontrarmos mobiliário, computadores, edificações, automóveis, embalagens, ferramentas

Pois essa espécie de ditadura da usabilidade começou a ruir em 1985, quando o arquiteto norteamericano Ron Mace - não por acaso portador de seqüelas da paralisia infantil - cunhou o termo Design Universal (DU) e iniciou uma verdadeira revolução ao propor a criação de “produtos, meios de comunicação e ambientes para serem utilizados por todos, o maior tempo possível, sem a necessidade de recorrer a adaptações ou a desenhos especializados, beneficiando pessoas de todas as idades e capacidades”. Fundador do Centro de Design Universal, na Universidade Estatal da Carolina do Norte, Mace reuniu um grupo de especialistas para estudar soluções que pudessem facilitar a vida de todos, projetos verdadeiramente inclusivos. Assim, surgiram os sete princípios do Design Universal, que devem, segundo seus idealizadores, nortear qualquer projeto da área: Desde então, empresas e governos ao redor do mundo começaram a dedicar mais atenção

FLYINBLUE revista copy.indd 22

22 28/06/2010 03:29:09


e acessórios e uma gama infinita de outras soluções destinadas a incluir o maior número possível de usuários. Nost que velestrum eribusam rates quae conseque laceptatiis eatur, accatur, inulpar iorrum ium qui ut el imetum as ut harionsequi bea nus vid modia verferum voluptaque lab id maximpo recessit alibus, conetum fugite volupta sperumquas ate istrume ndestia cus velest, con nem quibusdaepta debis cumquia ntorit ea que officipidem quam doluptum, soluptatur reperchiciet lam custota quamus sinvent. Udam ut faciis maio et aut quam, corrum estium simin con con nis sinveruptae santion sequasi qui id mi, necus, con essus ducimet eumet volorrum faccus deligen eceptati ommo et volorem aliquatus quam harchicit, sed minctio offic to dus autemquaepe nobitiiste nonestruptas quodiate namust remporp orempor ant.

Novas tendências Riorepr eperio. Sam et eostinim ute quiatem. As excerchil iur adigenecae velibus ati ommolup tatiis et eius molumet aborehenimet faccust eum faccaernatem cus eum iducia adita sitibus. Et ea nonsedit abores a demoluptur sitae venissum sequis duntend igenihi lliquae inis seque del maiorro que estisint omniae perit velitis alis eribus adit quam nossit pedipienis exerum iumquat enimeturia nobit voluten imolupt aquassim rem eum voluptur, nosant fugia cora pe di odictor ad essimusam et vel min essitat laciur, volorepe cum latet et event qui num rehenim rem quo quiaspi tatestrum in rersperrum qui vendige ndipsae nos voluptati beatquo est qui occae simos alit et volecatem ut quis etur? Ur simet quas eum conseni tasperc hillores moluptam sed qui omnihic te pere la sincte lant ratiasp itibus et eos nobit, que landam etur aut restibu sdant, seque pelia explignis modist a alit, illicia ne rendam doluptatus coremquost vel et faceaque mo optatia ium nihillaborro quibus. Catent restionse conemporio. Ut asit ipienditatem quam et, omnisimus doluptaqui qui omnimus dantiur iasinitia preped molenec tisquunte volupta

23 revista copy.indd 23

Principios do Design Universal 1. Uso eqüitativo:

O design deve ser útil e comercializável às pessoas com habilidades diferenciadas. Exemplo: porta de abertura e fechamento automáticos.

2. Flexibilidade no uso: o

design atende a uma ampla gama de indivíduos, preferências e habilidades. Exemplo: tesoura ambidestra.

3. Uso simples e intuitivo: o uso do design

é de fácil compreensão. Exemplo: móveis com sistemas de montagem por encaixe, acompanhados de manuais simples, claros e objetivos.

4. Informação perceptível:

o design comunica eficazmente, ao usuário, as informações necessárias. Exemplo: painéis autoexplicativos em eletrodomésticos.

5. Tolerância ao erro:

o design minimiza o risco e as conseqüências adversas de ações involuntárias ou imprevistas. Exemplo: função ‘desfazer’ dos softwares.

6. Mínimo esforço físico: o design pode ser

utilizado de forma eficiente e confortável. Exemplo: maçanetas em formato de alavanca, interruptores de luz com teclas.

7. Dimensão e espaço:

o design oferece espaços e dimensões apropriados para interação, alcance, manipulação e uso. Exemplo: portas largas, com fechaduras ao alcance de pessoas de todas as alturas, independente do comprimento. cuptation essimod estibus ad everum ut optaerum ut voluptis nonsed enim rest lam, venestisciam volutem fugit liqui abo. Upta nieturibusam apelendicit voloreprae assitem eatur aliqui blabor repereperum fuga. Itatur aut laborpore posam con commolu ptatemped mo mi, occatet ditatumquas doluptae nobitia volorunt fuga. Et dolent et, ullenis explabo. Ulpa est eum ea ne poria pligniet expla denduci velit, qui blame corem renim.

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:09


FILME SE DESTACA NAS BILHETERIAS DO MUNDO

FLYINBLUE revista copy.indd 24

24 28/06/2010 03:29:11


cinema Tim Burton e Alice no País das Maravilhas parecia uma combinação perfeita. O cineasta adora fantasia e tem um estilo único para retratá-la e a clássica história de Lewis Carroll tem um mundo fantástico e personagens do tipo que Burton adora. Tinha como não esperar um filme muito bom daí? Pois bem… as vezes a surpresa é ingrata. Na verdade, chega a ser curioso que na história original, Alice tenha caído no País das Maravilhas porque estava entediada. Se ela visse seu próprio filme, ia correndo pra lá de novo… Burton caiu numa armadilha. Por ser uma história clássica e que todo mundo pelo menos já ouviu falar, ele parece ter presumido que todo mundo já conhecesse perfeitamente os personagens e fosse fã da história. O problema é que qualquer um sabe que cinema não funciona assim. As pessoas podem se interessar pelo filme pelos motivos mais diversos possíveis: o fato do diretor ser Tim Burton (meu caso), o elenco, os efeitos 3D, enfim… a história e os personagens em si são só um detalhe, que nem todo mundo conhece direito. Por isso, o roteiro acaba sendo o maior problema do filme e o que o torna uma grande decepção. A história original não é a coisa mais empolgante do mundo, mas ainda consegue envolver, aqui, no entanto, há uma falta de ritmo absurda, ficamos o tempo todo esperando algo grandioso e realmente empolgante acontecer (e até acontece, mas só na sequência final) e o que é pior: o filme não prende a atenção nem envolve o suficiente, algo bizarro levando em conta que tem até o 3D para ajudar nisso. Parece que nada de muita relevância acontece por boa parte do filme e todos os personagens simplesmente surgem na trama, de modo com que não nos importemos com nenhum deles. Mesmo no momento em que um dos personagens centrais da trama está em extremo perigo, não damos a minima se ele vai conseguir sair a salvo. A coisa só piora quando os próprios atores não conseguem desempenhar bem os papéis, com óbvias ressalvas, é claro. Muito elogiada por sua atuação na série In Treatment, Mia Wasikowska acaba sendo uma grande decepção, ao se mostrar como uma protagonista completamente sem carisma,

25 revista copy.indd 25

com uma inconfundível cara de quem não está ligando muito para o que está acontecendo ao seu redor, além de parecer um tanto entediada. E o que dizer de Anne Hathaway, que parece estar completamente dopada como a Rainha Branca, numa das atuações mais constrangedoras que eu já vi desde Zooey Deschanel em Fim dos Tempos? A cada cena que ela aparecia gesticulando e andando como se o vento a levasse, dava vontade de atirar alguma coisa na tela.

‘‘Por outro lado, Johnny Depp e Helena Bonham Carter acabam sendo as melhores coisas do filme como o Chapeleiro Louco e a Rainha de Copas respectivamente. Além de serem muito talentosos, a dupla já trabalhou comigo diversas vezes, portanto, não é difícil perceber como estamos bem mais confortáveis nos papéis do que todo o resto do elenco.’’ Tim Burton, Diretor do filme.

Tendo mais destaque do que o necessário, Depp aproveita e não decepciona como o Chapeleiro, sem nada além de maquiagem e próteses (nos seus olhos, claro) cria um personagem bizarro e cheio de peculiaridades (a língua presa e a voz diferente foram ótimas sacadas) e até se dá ao trabalho de deixar o personagem mais complexo do que realmente é. Mas quem dá um show em cena é mesmo Helena Bonham Carter, simplesmente sensacional como a Rainha de Copas. Conseguindo tornar sua personagem divertida e ameaçadora ao mesmo tempo (nos rimos quando ela diz “Cortemlhe a cabeça!”, mas fica menos engraçado quando vemos que não é uma simples frase). Mas como já é costume na filmografia de Tim Burton, o que chama mais a atenção é mesmo a parte técnica de Alice, excelente em quase todos os aspectos. Os efeitos visuais são muito competentes, assim como os seres criados digitalmente (o Gato Risonho é um show a parte) e a direção de arte dispensa comentários, o visual do filme salta os olhos (sem trocadilhos com 3D), belíssimo e cheio de detalhes. A fotografia também é ótima, apesar de prejudicada algumas vezes pelos efeitos 3D, Alice no País das Maravilhas

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:12


cinema não é um filme ruim. Suas qualidades são fortes e se destacam facilmente, mas a grande quantidade de defeitos acaba tornando o resultado final bem decepcionante. Apesar do visual incrível e que acaba valendo o ingresso (uma meiaentrada, talvez, afinal o cinema 3D é mais caro), é um espetáculo vazio. Talvez dê pra curtir sem expectativa… Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, lembra um desfile de moda (ou melhor, lembra um desfile para quem, como eu, não entende a fundo de moda). Um espetáculo agradável aos olhos, mas frio, mecânico, artificial como os passos dos modelos. Uma sucessão de figuras exóticas com roupas idem, mas que não interagem para formar uma narrativa. Um dos grandes diretores do cinema contemporâneo, Burton tem essa limitação recorrente na parte mais frágil de sua obra, em trabalhos como A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e Planeta dos Macacos. Existe um esforço tão grande para criar um visual arrebatador, para conceber personagens originais, que parece sobrar pouca energia para construir uma história interessante. Em Alice, o problema se repete. Burton conseguiu mais uma vez imprimir um olhar original para um universo já conhecido - como já havia feito nos dois primeiros filmes da série Batman ou

em A Fantástica Fábrica de Chocolate. Em vez de simplesmente transpor para a tela os livros de Lewis Carroll sobre o personagem, o cineasta imaginou Alice voltando ao país das maravilhas já adulta, para escapar de um pedido de casamento que ela quer recusar.

Versão de Tim Burton para Alice é mais aventureira do que fantástica Ali ela tem sua identidade questionada por seus antigos companheiros de aventuras. Será ela a Alice “verdadeira”, a antiga Alice? Se for, então talvez ela seja capaz, com a ajuda do Chapeleiro Maluco (Johnny Depp), de enfrentar um monstro terrível e tirar o país das maravilhas de um período de trevas, iniciado quando a Rainha Vermelha (Helena Bonham-Carter) tomou o poder da Rainha Branca (Anne Hathaway). Burton imprime ao filme um tom mais aventureiro do que fantástico, mais O Senhor dos Anéis e menos a Alice da Disney. É um olhar original. Mas isso é apenas um ponto de partida, não é a garantia de um bom filme. Burton montou seus cenários fantásticos, criou seres incríveis para habitá-los. Mas não conseguiu lhes dar vida. Seus personagens se movem desarticuladamente, como marionetes nas mãos do diretor. Depp, que estabeleceu com Burton uma das parcerias mais frutíferas do cinema atual, está excelêntemente

Personagens de destaque no filme, ao lado de Alice.

FLYINBLUE revista copy.indd 26

26 28/06/2010 03:29:13


bem. Seu Chapeleiro Maluco é uma soma de trejeitos. Assim como a Rainha Branca criada por Hathaway. A única que consegue injetar um pouco de vida em seu personagem é Bonham-Carter, mulher de Burton na vida real. O país das maravilhas de Burton não é aquele delírio lisérgico imaginado por Carroll, mas um universo paralelo criado pela própria Alice para escapar de uma existência conformada e previsível. Como outros filmes do cineasta, Alice é uma apologia da imaginação. Mas, infelizmente, não é um triunfo de imaginação.

Alice no País das Maravilhas’’ faz abertura histórica nos cinemas dos EUA e do mundo Ao arrecadar surpreendentes US$ 116,3 milhões emsua abertura nas telas norte-americanas, “Alice no País das Maravilhas’’ bateu vários recordes no último final de semana. A adaptação cinematográfica do clássico de Lewis Carroll, pelas mãos de Tim Burton, conquistou a maior bilheteria de abertura (de um filme que não é sequência) de todos os tempos. O resultado também representa a maior abertura obtida num mês de março da história, a maior abertura em 3-D e a maior abertura em IMAX (somando o número de salas IMAX nos EUA e no mercado internacional, o lançamento bateu um recorde de 271 cinemas). Com lançamento agendado no Brasil no dia 23 de abril, “Alice’’ está sendo exibido em 3.728 cinemas dos EUA e do Canadá, incluindo 188 salas de IMAX

e 2063 salas em 3-D. No mercado internacional, o filme estrelado por Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Mia Wasikowska e Anne Hathaway obteve a bilheteria estimada de US$ 94 milhões em mais de 40 países, o que representa 60% do total. A renda mundial deve atingir cerca de US$ 210,3 milhões, somando os mercados doméstico e internacional. Na Argentina, o filme conquistou a maior abertura de primeiro dia de um filme Disney e, na Austrália, foi a maior renda de um mês de março. Na Itália, “Alice’’ é o filme com a maior bilheteria de um dia da Disney e a maior abertura de um filme não-sequência da história. No Reino Unido e na Irlanda, o resultado representa a maior abertura de um filme não-sequência, enquanto no México e na Rússia o título é a maior abertura da Disney de todos os tempos. E os recordes não páram por aí. Este é o filme de Tim Burton com a maior abertura (ultrapassando “Planeta dos Macacos’’, com renda de US$ 68,5 milhões em seu primeiro final de semana, em 2001). E é ainda a maior abertura de um filme de Tim Burton, em parceria com Johnny Depp, superando “A Fantástica Fábrica de Chocolate’’ (com US$ 56,1 milhões, em 2005). Na Disney, “Alice’’ é a maior bilheteria de um filme não-sequência e a terceira maior no geral – perdendo apenas para “Piratas do Caribe – No Fim do Mundo’’, com US$ 139,8 milhões, e “Piratas do Caribe – O Baú da Morte’’, com U$ 135,6 milhões. O filme ainda é a maior abertura da Disney de uma produção que não é sequência no mercado mundial e a segunda maior no ranking geral, atrás de “Piratas do Caribe – No Fim do Mundo’’, com a renda global de US$ 330,7 milhões.

Tim Burton no lançamento de Alice no país das maravilhas

27 revista copy.indd 27

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:13


revista copy.indd 42

28/06/2010 03:30:05


Vela em Ilhabela Rally Mitsubishi O assunto é vela. A cidade de Ilhabela vai receber entre os dias 3 e 6 de junho o Warm Up da 37ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que é válida pela 2ª etapa da Copa Mitsubishi Motors o 10º Circuito de Ilhabela de Vela de Oceano. A disputa vai servir como preparação para a competição principal que está marcada para os dias 17e 24 de julho. Na última segunda-feira, portanto anteontem, a organização do evento liberou as informações oficiais da prova, que é o primeiro aviso de regata. Entre os pontos de destaque, está lá a confirmação das classes S40, ORC Internacional, ORC Club, HPE25, BRA-RGS SP, Bico de Proa, Delta 32 e Skipper 21. As premiações para a competição também vão manter o padrão do YC de Ilhabela. No ano passado, em 2009, teve a estreia da classe S40, na Rolex Ilhabela Sailing Week. Foram apenas 4 barcos nesse início, nesse pontapé inicial nessa classe “one design” que fez muito sucesso. Eles disputaram o título das modernas embarcações com pouco mais de 12 metros de comprimento, 3.75 metros de boca e 2.60 metros de calado. Foi um show. Em 2010, a coisa vai ganhar corpo. A competição que está marcada para os dias 17 a 24 de julho lá no Yatch Club de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, promete força total. Serão 10 veleiros que estarão lutando pelo primeiro lugar na classe. Quatro barcos brasileiros. Entre eles o Mitsubishi/ Gol do comandante Eduardo Souza Ramos, o Carioca do Roberto Martins, além das embarcações de Zeca Revoredo, as três Argentinas, os dois chileno e um uruguaio. No ano passado, o argentino Cusi 5 levou a melhor, foi o vencedor apenas pelo critério de desempate sobre o Mitsubishi/ Gol. Isso porque não houve a última regata por causa de falta de ventos.

49 revista copy.indd 49

São Pedro, 10 de abril de 2010 – Neste sábado a cidade de São Pedro, a 209 Km da capital paulista, viveu a grande festa de abertura da 16ª edição do Mitsubishi Motorsports Sudeste, que atraiu competidores do sul e sudeste do país em três categorias: Graduados, Turismo e Turismo Light. A largada, em frente a igreja matriz da cidade, foi o ponto de partida para os competidores que seguiram por trilhas de cascalho e areia entre as cidades de Santa Maria da Serra, Charqueado, Brotas e Tirapina: “A prova foi sensacional e técnica. Na segunda etapa, tiveram várias pegadinhas com velocidades baixas e muito rápidas, o que exigiu muito de navegação”, afirmou o piloto mineiro Luiz Renato de Rezende Lopes, da categoria Turismo. Na categoria Graduados, em meio a um prova extremamente técnica, o entrosamento foi um diferencial importante para o desempenho das duplas. Que o diga os catarinenses Luis Roberto Eckel e Luis Felipe Eckel, pai e filho, vencedores da etapa: “Depois de oito anos, pela primera vez conquistamos o lugar mais alto do pódio. Mas só essa oportunidade de convivermos juntos, praticando um esporte que gostamos, é um grande troféu”, explicou Luiz Roberto, orgulhoso da parceria. O vice-campeonato na categoria ficou para a dupla gaúcha Marcos Fernado Bortoluz e Marcelo Nestor Bortoluz. Entre pilotos e navegador da categoria Turismo, os paulistas Norival Nogueira e Marcelo Boscoli Batista mais do que competir, buscavam diversão entre amigos e no final a estratégia foi recompensada com o primeiro lugar no pódio. “Para nós o rally é sinônimo de alegria. Por isso procuramos manter esse espírito durante toda a prova”, afirma o navegador Marcelo Boscoli.

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:09


negócios

A Moda

que se Comunica FABRICANTES DE CELULARES APOSTAM NO MERCADO DE LUXO EM PARCERIA COM GRIFES INTERNACIONAIS, VISANDO AMPLIAR SEUS NEGÓCIOS O consumo de luxo no Brasil começou a se expandir na década de 90, momento de abertura do mercado. O segmento tem um faturamento anual de US$ 3,9 bilhões e atinge 2,5% da população, concentrada, sobretudo, na região sudeste, conforme pesquisa realizada pela MCF Consultoria. Marcas internacionais como Mont Blanc, Tiffany e Louis Vuitton, encontram amplo espaço para suas mercadorias em território nacional. Um estudo realizado pela GFK Indicator e pela MCF Consultoria aponta que esse mercado deve crescer 6% em 2007, representando um giro de US$ 4,1 bilhões no País. Nesse segmento, moda e tecnologia estão em evidência e apresentam crescente integração. Fabricantes de celulares, por exemplo, tem cada vez mais associado suas criações aos nomes de grandes estilistas. Em julho, um acordo entre a LG e a grife italiana Prada resultou no modelo KE850. Desenvolvido para concorrer com o iPhone da Apple, o telefone tem preço em torno de R$ 2 mil. Outros nomes da moda internacional já engordaram as vendas de empresas como Nokia, que desenvolveu um modelo com a Diesel; Samsung, com a Versus (da Versace); e Motorola, com a Dolce&Gabbana. A próxima novidade será fruto de uma parceria entre Samsung e Armani, que deve chegar às lojas em 2008, com o conceito “Armani-Samsung luxury mobile phone”. No sentido inverso, a grife Levi’s invadiu o segmento de tecnologia com o jeans RedWire

FLYINBLUE revista copy.indd 50

DLX, especialmente desenhado para acomodar iPods. Também deve começar a ser vendido em breve o celular The Original, fabricado pela Moldelabs e equipado com uma corrente para que possa ser preso à roupa. A Philips também lançou a coleção Active Crystals em parceria com a Swarovski. Os designers das duas marcas se uniram para criar uma linha composta por pen drives e headphones confeccionados em cristal transparente e metal prateado que podem ser utilizados como bijouterias. Desembarcaram no Brasil, quatro modelos de pendrives e outros quatro de headphones, com preços que variam entre R$ 472 e R$ 999.

Modelo de celular feito da parceria entre LG e Prada, neste ano.

50 28/06/2010 03:30:09


É NOSSA! 2014 ESTÁDIOS: • Beira-Rio • Morumbi • Mineirão • Mané Garrincha • Verdão • Maracanã

31 revista copy.indd 31

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:23


copa 2014

Gigante Para Sempre em 2014 BEIRA-RIO PASSARÁ POR REFORMULAÇÕES ANTES DO MUNDIAL O Estádio José Pinheiro Borda, também conhecido

terminadas as obras de reforma e ampliação das

como Gigante da Beira-Rio é o estádio

arquibancadas, em andamento, ele será o maior

do

clube de futebol Sport Club Internacional e está

estádio particular do país.

localizado às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Esse é um dos estádios que irá abrigar partidas da

Seu nome oficial é uma homenagem a um cidadão

Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil.

português que durante muitos anos comandou as

Possui um projeto de modernização que o coloca

obras de construção do estádio, morrendo antes

nos padrões exigidos pela FIFA. Mesmo assim,

que fossem terminadas. É, atualmente, o terceiro

ainda é um dos maiores e mais modernos estádios

maior estádio particular do país, quando forem

do país, especialmente dentre os particulares.

FLYINBLUE revista copy.indd 32

32 28/06/2010 03:29:23


Com o projeto Gigante Para Sempre a diretoria do estádio, construir novas cabines de imprensa

“Assim que a Prefeitura nos liberar, no outro dia iniciaremos as obras. Agora, as coisas ficarão mais fáceis .”

(que ficarão suspensas na nova cobertura do

Pedro Afattato, vice-presidente do Internacional

do Internacional promete cobrir todos os lugares

estádio) e colocar cadeiras em 100% do estádio. Além disso, há um projeto da diretoria do clube

Com o magnífico projeto apresentado pelo Inter

que pretende reformar completamente o estádio

a câmera de vereadores, o estádio Ssermais uma

e o restante do patrimônio social do clube, no

boa opção em Porto Alegre de visitação, quando

caso, o Parque Gigante, o Gigantinho e o DTG

o assunto é turismo. Atualmente o estádio recebe

Lenço Colorado, remodelado na forma de um

2.000 visitas de diversas partes do mundo. A idéia

moderno Centro de Eventos. Entre os projetos

é triplicar os números, para que haja um aumento

de reformulação do estádio está a construção

da renda e ainda da imagem do clube com outras

da cobertura metálica sobre o anel superior,

partes do país, e até, do mundo.

protegendo todos os assentos e rampas de acesso com a implantação de uma “proteção” externa

Lam, nonsectiorat offic temporecat doles re

semelhante à do Estádio Olímpico de Munique.

commolore corrorit omnisci muscias aut ullecum

Juntamente com sua cobertura, todo o Complexo

quae volupta dolestiumet volupta tquaspe magnis

Beira-Rio sofrerá diversas melhorias e ampliações,

expelec totatum eum quides as dolorum vel

como a construção de um Shopping e um hotel

magnimil evelluptat ape ipsam dolorenest, qui

para a concentração do clube e demais visitantes.

ut eatiam is utas dolupta et poribus prercid quae

Seu entorno terá o projeto paisagístico, como

vitis et occabores venimeture dus pa dolori quae

o Ginásio Gigantinho será reformado e novos

nem. Ur molorum conseque sequatus modipsam,

campos suplementares serão construídos. Com

officius nia sitis maiore sunt omni dest, ipitatem

a nova configuração inferior das arquibancadas,

imeturior am sum es eturest ionectis iunduntus

que serão estendidas, ocupando o lugar da antiga

illuptiis solupit quiasim illaborate vit utaquo et,

“coréia” (popular), a capacidade do estádio será

ium delitem que repro berit et qui serrovid ullabo.

ampliada para 65.000 lugares, A obra foi isenta de

Atesed que si de et laciendi doluptatem dolor

impostos no mês de maio, então o Internacional,

recae nisque voluptatem Optaquas. Atesed que si

terá condições para reformar seu estádio.

de et laciendi doluptatem nisque voluptatem.

33 revista copy.indd 33

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:25


Morumbi ficará de fora? ESTÁDIO DO MORUMBI É REPROVADO MAIS UMA VEZ PELA FIFA E É DÚVIDA Nem jogo, muito menos abertura. O estádio

mais barato, de um estádio sem as exigências

do Morumbi está praticamente fora da Copa do

solicitadas. Como o comitê paulista já teve quatro

Mundo de 2014. Se na próxima segunda-feira, dia

outros projetos reprovados pela entidade máxima

14 de junho, não for apresentada a viabilidade

do futebol mundial, o Comitê Organizador Local

financeira para o projeto aprovado pela Fifa, o

(LOC) acredita que o Morumbi já teve todas as

Comitê Organizador Local não irá mais aceitar

suas chances e que não há mais tempo, levando

pedidos de maior prazo ou mudanças.

em consideração que o Brasil tem recebido críticas da Fifa por conta do atraso.

São Paulo tem de apresentar até o próximo dia 14 de junho a viabilidade do quinto projeto

Há a possibilidade de um plano B, que seria a

apresentado, aquele que foi aprovado pela Fifa.

construção de um novo estádio na capital paulista.

Se isso não acontecer, o Comitê Organizador

Só que nesse caso o projeto já teria de ser enviado

Local vai enviar aos representantes de São Paulo a

com a viabilidade financeira. Mas sendo assim o

nossa decisão - explicou Rodrigo Paiva, diretor de

São Paulo não poderia tentar uma nova cartada?

comunicação da CBF.

Não. Justamente por a relação com o LOC estar desgastada. São Paulo tem de apresentar até o

O assunto Morumbi voltou a entrar na pauta da

próximo dia 14 de junho a viabilidade do quinto

CBF nesta quarta-feira depois que a “Folha de

projeto apresentado”. O principal problema para o

S.Paulo” publicou matéria dizendo que a intenção

Morumbi é justamente o financiamento. Embora

de São Paulo é abrir mão da abertura da Copa

o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento

do Mundo e buscar a aprovação de um projeto

Econômico e Social) tenha disponibilizado R$ 400

FLYINBLUE revista copy.indd 34

34 28/06/2010 03:29:30


copa 2014 milhões para cada estádio, o São Paulo Futebol

Arena em Pirituba é o plano B

Clube não conseguiu apresentar as garantias

Mantido em sigilo, o plano B da gestão do prefeito

necessárias para receber o recurso.

Gilberto Kassab (DEM) para defender a realização do jogo de abertura da Copa do Mundo de

Esse mesmo problema atinge os outros dois

2014 em São Paulo é a construção de uma arena

estádios privados que pretendem receber a Copa

multiuso em Pirituba, na zona norte, inicialmente

do Mundo de 2014: Arena da Baixada, em Curitiba,

planejada para 40 mil pessoas. No final do

e Beira-Rio, em Porto Alegre. Todas as outras nove

ano passado, ao receber uma homenagem de

sedes terão estádios bancados pelo estado.

moradores da Lapa, na zona oeste, o presidente da São Paulo Turismo S/A (SPTuris), Caio Carvalho,

Em nota oficial, o Comitê Paulista disse que na

chegou a comentar que a arena seria a alternativa

próxima segunda-feira vai enviar novo projeto de

ao estádio do Morumbi.

requalificação do Morumbi. Mas ele não deve ser aceito.Tatio. Luptate nduntibus num fugia provitas

O líder de governo na Câmara, vereador José

rerum aboreic itaspel eniendia eictusae pos et, offic

Police Neto (PSDB), também considera que seria

temolorrum ipienis etur, voluptatio que nempori

impossível preparar uma nova arena, num prazo

sam doloriae sit re exereserum eritius. Eictusae pos

de apenas três anos, para a Copa. “O Morumbi

et, offic temolorrum ipienis etur.

ainda é a melhor opção.”

35 revista copy.indd 35

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:34


EXTREMAMENTE SIMPÁTICO E ATENCIOSO, TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA COMENTA SOBRE SUAS CONVICÇOES PARA A COPA DO MUNDO. SEU GRUPO DE JOGADORES JÁ ESTÁ DEFINIDO E COMENTA QUE NÃO CEDERÁ A PRESSÕES EXTERNAS, TANTO DA TORCIDA, QUANTO DA IMPRENSA. CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA CONCEDIDA POR ELE NO AEROPORTO.

Segundo o repórter Mauricio Stycer, do portal UOL Esporte, que está na África do Sul para a cobertura da Copa do Mundo 2010, o treinador da Seleção Brasileira vetou entrevista exclusiva previamente acordada entre a Rede Globo e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Luis Fabiano, autor de dois gols no jogo, era um dos alvos de Escobar. As entrevistas seriam exibidas durante o Fantástico, no domingo, dia 20, horas depois da vitória brasileira por 3 a 1 sobre os marfinenses que garantiu a classificação às oitavas-de-final do Mundial. O incidente ocorreu quando o jornalista da TV Globo conversava ao telefone com o colega apresentador Tadeu Schmidt, exatamente sobre o assunto. O técnico percebeu e perguntou: “Algum problema?”. Escobar respondeu: “Nem estou olhando para você, Dunga!”. O técnico replicou: “Ah, achei que tinha”. Pensando estar alheio aos microfones, sussurrou os palavrões “besta, burro, cagão!”. Jornalistas que estavam na sala de entrevistas ouviram Alex Escobar desabafar: “Insuportável, bicho, insuportável. O Rodrigo (Paiva) foi revoltado lá falar comigo, cara. O Dunga não deixou. Ninguém. Caraca, nem o Luís Fabiano. Infelizmente. Valeu, Tadeuzão”. CBF - Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, fez o gesto de quem soca a parede a certa altura da entrevista coletiva, conforme o repórter do UOL. A tarefa de Paiva é mediar o atendimento à imprensa e o respeito às exigências de Dunga. No cargo há nove anos, dá sinais cada vez mais evidentes de reprovação à política do técnico.

FLYINBLUE FLYINBLUE revista copy.indd 56

Essa seria pelo menos a segunda vez que Dunga nega uma exclusiva à Rede Globo na África do Sul. Informações que circulam na Internet revelam que o capitão do tetra teria tratado com firmeza a jornalista Fátima Bernardes (foto) ao não cumprir acordo que, supostamente, a emissora tinha com Teixeira para gravar na concentração na véspera da estréia contra a Coréia do Norte. Disse que só falaria em coletiva. A Federação Internacional de Futebol e Associados – Fifa anunciou nesta terça-feira, dia 22, que não encontrou evidências para abrir processo disciplinar contra Dunga. A informação foi divulgada pelo porta-voz da entidade, Pekka Odriozola. O treinador poderia ser punido por ter ofendido, além de Alex Escobar, o árbitro Stéphane Lannoy e o atacante Didier Drogba, da Costa do Marfim. Corria o risco de ser enquadrado no artigo 57 do Código Disciplinar da Fifa, que diz que “qualquer pessoa que ofenda alguém de forma ofensiva por gestos ou linguagem, violando a boa conduta, corre o risco de sofrer sanções”. O caso lembra o episódio envolvendo o técnico da Seleção Argentina, Diego Maradona. Após a classificação para a Copa do Mundo 2010, ele ofendeu profissionais da imprensa e foi suspenso por dois meses e multado em cerca de R$ 36,6 mil. Ao ser questionado sobre o motivo pelo qual o brasileiro não foi punido, Pekka disse não ter detalhes sobre a decisão. Apenas informou que o vídeo da coletiva foi examinado e não foram encontrados indícios para a abertura de processo.

56 56 28/06/2010 03:30:18


perfil forma, o meu jeito de meu de trabalhar na Seleção. Fiz um longo trabalho de observação,

dei

chances

a quem merecia. Escolher jogadores

entre

tantos

talentos é uma das missões mais difíceis. Conseguimos montar um grupo em que acredito.

Estou

convicto

que o trabalho foi o melhor possível para a Copa. FIB: Isso significa que você não está preocupado com o sorteio? Não estou nem um pouco preocupado, não. Quando você sabe que fez a lição de casa como deveria, sua convicção de que tudo vai dar certo é maior. Eu sempre fui assim na minha vida. Venha o adversário que vier, estaremos preparados para ele. Não estou falando só por falar. É o que eu penso, o que eu sinto. FIB: De onde vem essa convicção? Do que fizemos na Copa América, na Copa das Confederações e nas Eliminatórias. Muita gente duvidava do meu trabalho. Eu sei disso. Era uma pessoa que teve uma carreira vencedora como jogador de futebol. Vitoriosa e longa. Já tinha vivido tudo o que se possa imaginar no futebol Só que era estreante como treinador. Fui chamado para mudar todo um cenário. Não foi fácil. E consegui resultados expressivos. Consegui o que vários técnico vividos, experientes não conseguiram. A pressão foi enorme, mas serviu para moldar a

57 revista copy.indd 57

FIB: Você falou que teve de mudar todo um cenário. Está falando sobre a enorme decepção do Brasil na Copa da Alemanha? Eu estava lá e sei que houve muita coisa que não deu certo. E eu fui campeão do Mundo e capitão da Seleção na Copa dos Estados Unidos. Houve uma mudança de filosofia, de atitude em relação ao que aconteceu na Alemanha. Não vou me aprofundar porque não fazia parte da Seleção, só posso dizer que o meu trabalho foi e será durante o Mundial exatamente como eu sou: muito sério, comprometido. Para tentar ganhar uma Copa do Mundo é preciso muita doação, entrega, seriedade. E teremos tudo isso na Copa da África. Falo porque conheço profundamente o grupo que formei. FIB: Você quer dizer que não haverá aquela farra na preparação do time na Suíça, como aconteceu em 2006? E os jogadores estarão liberados para baladas até as cinco da manhã em plena Copa do Mundo? Será que você conseguirá controlá-los por tanto tempo?

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:20


perfil Foi ótimo você ter feito essa pergunta. Eu vou

anteriores houve liberdade até exagerada e o Brasil

antecipar a você que a Seleção Brasileira fará na

voltou campeão. Só que os tempos mudaram. O

África do Sul algo que a imprensa sempre cobrou.

preparo físico, a concentração, o foco tem de ser

Eu cansei de ouvir que vocês jornalistas apontam

total. Não aceita deslize. E quero dizer que nestes

que as seleções européias é que estão certas. Então

três anos e meio de convívio com a Seleção nós

vamos seguir o caminho do profissionalismo, da

disputamos torneios oficiais e fizemos vários

modernidade que eles adotam. Eu não quero

amistosos. Ficou bem claro o comprometimento,

ninguém reclamando na África. Estou avisando antes. Vamos ser tão ou mais profissionais que os europeus em relação a tudo. Principalmente em relação à imprensa. E eu quero falar mais: tudo o que vocês acusam que a Seleção fez na Alemanha… FIB: (interrompendo)Você quer dizer farras, baladas,

todos que têm trabalhado comigo sabem o que significa estar na Seleção Brasileira. E na Copa a dedicação de todos será ainda maior. FIB: Você acha que conseguirá controlar os jogadores nesse mês de competição? E as baladas

festas pela madrugada em plena Copa…

após as partidas? Eles estarão liberados?

Sim…Essas coisas. Quero ser bem claro para que

Repito apenas que a palavra comprometimento

você e todos me entendam. Essas situações vieram

tem um sentido muito claro para mim. A Copa fica

de fora para a Seleção. Não foram os jogadores que

para a vida inteira. O jogador que for para lá sabe

impuseram nada. Eles tiveram a liberdade e não

o quanto vale a pena estar mergulhado de cabeça

fizeram nada além disso. Não podem ser acusados

no Mundial e não pensar em mais nada. Eu estou

de nada. O que atingiu a Seleção Brasileira não

tranquilo. A Seleção Brasileira estará protegida dos

partiu da própria Seleção, dos jogadores. Havia

fatores externos. Até da imprensa. Repito: faremos

ordem, liberdade para isso. Muitas acusações são injustas porque nada além do combinado estava acontecendo.Ninguém fugiu da concentração e foi para balada. Era permitido. Comigo não será. Ponto final. Tudo transparente, combinado antes. Eu sou direto. Comigo não há mal entendido.

exatamente como as seleções da Europa. (Dunga não quis dizer claramente, mas as entrevistas estarão restritas. O contato com os jornalistas será superficial. Limitado às entrevistas coletivas que a Fifa exige. Nada além. Na Alemanha vários deles ficam esperando o horário dos principais

FIB: Já entendi. O Parreira deu essa liberdade. E

telejornais da televisão. Atendiam na própria

você não deixará tudo tão solto. É isso?

concentração. O treinador já pediu e conseguiu com o comando da Seleção que isso não aconteça

Você é inteligente. Sabe o que eu quero dizer.

no ano que vem. A concentração será sagrada, só

E importante: não estou acusando ninguém

dos jogadores e Comissão Técnica.)

particularmente. Falo sobre o contexto. Não sei até que ponto qualquer pessoa, mesmo o Parreira,

FIB: O grupo está formado? Não haverá grandes

tinha como impor certos limites. Em Copas

surpresas?

FLYINBLUE revista copy.indd 58

58 28/06/2010 03:30:20


copa 2014 é o fato de ser um estádio dentro da capital do

estádio deixa de ser olímpico para se tornar uma

país, o que sempre é levado em conta em todas

moderna arena multiuso. Esta a principal mudança

as Copas já realizadas. Já as atuais arenas são

e nosso desafio. O estádio perde as características

boas para o futebol (o público fica bem próximo

que o definiam como um equipamento voltado

ao campo), e ótimas para a realização de grandes

ao atletismo. O público para o atletismo não é tão

shows e eventos de todos os tipos.

grande que justifique a conformação do projeto a um espaço como este.

O estádio Mané Garrincha faz parte do Complexo

foi realizado pelo engenheiro calculista Arthur

“Uma nova cobertura será instalada sobre as arquibancadas. Ela será estruturada sobre dois anéis metálicos concêntricos que trabalharão sob pressão; a parte externa será apoiada. metálicas independentes da estrutura de concreto do estádio.”

Luiz Pitta, e a conclusão é que apenas uns 20%

Arthur Luiz Pitta Olivier, Diretor-Geral do Projeto

Esportivo de Brasília, que compreende estádio olímpico, centro esportivo e conjunto de piscinas. Tudo está em estado de certo abandono, deteriorando, e uma primeira análise foi feita para avaliar o que poderia ser aproveitado. O estudo

do estádio poderão ser mantidos, basicamente a fachada e a arquibancada superior; o resto será

O anel interno estará tensionado pela própria

demolido. Do projeto original, o segmento oeste

membrana de cobertura, que será feita de

da arquibancada ficara inacabado, deixando

PTFE (conhecido como teflon). Enfim, é uma

aberto o anel do estádio. Agora faremos a volta

tensoestrutura. No futuro, a previsão é que

toda do anel a partir desta arquibancada. O

também o campo receba uma cobertura retrátil.

39 revista copy.indd 39

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:53


copa 2014

Cuiabá surpreende e também estará na Copa COM PROJETO OUSADO, ESTÁDIO VERDÃO REPRESENTARÁ O CENTRO-OESTE Porum nimpos aceperibus maio. Et as doloren

culparitatum verem evel idundam, ut mo optatur

duciis doluptatur? Coratius acia excea evenduntio

aliquo dolorro videndanim ut que ex est apicil

maiorero omnisqu idendit vel et aut mod et rem

millendera volut acernatur? Solor ande deratem

que commo offic te et laborep erumquam et

qui doluptatur rehenim eum quia sus ad quae. Ut

fuga. Voluptae. Ut posanda aut velitatemquo

ipis et omnis ipsus ipiet re ea quas amus minvelcus,

quiducium volupta sape nonsequias ea ped quam

invella dolorer ciatend itatur? Eruptae. Ma nobit

est, temporrumque consequae volum intis alis

offictus ma volora qui alit verchici odi dendignatur

quo torepudisci dolorpo repuda sequi dolorem

andunt, aces ent is is que con nulliquidio et parci

porrovit officip sandae dis sum fugiaspit modi.

voluptio andesci. Nat hillab id ut aut labor soluptate doluptatur as rempore plicidunt, cum faccusciunt.

Inihillu pidesto cusdandebis ad molo et es mo officiet, andiorehenis incille ctotas porenderum

Ni sum ipsam necepta quibustibus rem vel et mi,

unt ipis qui idesteDias doluptat ut pore delest

cumento tatibus, qui quiatem poriatempori volore

odit utatus quam quaspellaut re nos inum dolore

ne volo moditio et eatatur, nimporeptias as et

ea nusaper eperume nem aniandenda que es qui

periore ptatatur ma enes andesci ut vellatatae .

FLYINBLUE revista copy.indd 40

40 28/06/2010 03:29:56


Maraca repete 1950, e terá final CONSIDERADO O MELHOR ESTÁDIO DO BRASIL, MARACANÃ FARÁ FINAL DA COPA Orepre sitem ipsapero minverc hilique volenis

si officii sinciam et essimus ad que poribeatquo

eata consed earibus dolupis is ium voluptamenda

magnis nis sinte esequia qui il esecum quaeptis

et la nobit autemquis unto etus, tem nonse pedit

et velitaspiet dolor sae plautet laut quis et ium

ut quia verumen ditecea illuptati nim evendaerro

remolorest, sum quae velendi gnatecta simaio

is dolenis mod ulloriaspis ad modi to illaut

consentint pa sunt, tent, ut alit alicilist officab

porporepudae odi di utem alit odictotati comnis

oremoditia sa sum rendebit perum aut aut molupis

accaborest qui consequ ationse quassit iorempo

re ipide res et esciendae sam nihicta sitiumenis

rporibusam adias et et quiae. Nequia aut qui dit ut

alignim voluptur, nat uta prae. Um unt volupta

autem fuga. Bissit, aut ommod ma alitium dolore

tenditas doluptis nistrum quia sunturiatis quas

veruptat aborporis eatioreheni occae odi incte sit

dia dio magnis in et alit que molestios aut auda

idunt, eaquas minvenihil et quo vollabo.

dolendae id ut elenimolor magnatur, seristrupta que in culparumqui quae dem nessentiat quist qui.

Et im que suntem repel int doluptae es doluptae. Et exceri doluptam, sum iumet, odis destibus inime

Dolorernati neceate perore preptat ionsecte

odi cum se velitaerunt videlle cepuditio. Facerspero

aborentis sundaep ratias sincima dollorati doloria

dist dolescitas ent ut aut autatiore, con nis quodi

speris et eos doluptatur sinulparum quaspel id

nat quatis volupid esequis ut arum id evel modit

quassi nobisquam aliquodi doluptios eate volum

asperro conem ab id ut fuga. Quasimus, sin pro

assit, et harum fugitibus, omniet moloria venis erit

minctotas aut ant aliae pro blabori ducius.Os eos

Sa venat inpra no. Elictuit, es, unclaritelum estam

illorrum, sam fugit harum aliquam que sinum is

hortia inceps, unum condiur in volum.

41 revista copy.indd 41

FLYINBLUE 28/06/2010 03:29:57


revista copy.indd 42

28/06/2010 03:30:05


noite Como todo culto a banda entrou no palco e começou o louvor para colocar as cerca de 5000 pessoas que lotavam o local na presença de Deus. A banda estava perfeita. Nem conhecidas bandas de rock com melhores equipamentos e recursos conseguiriam tirar um som tão puro. Olhando para os lados só se via a galera inteira pulando em um só refrão: “Nothing compares to you, Nothing can separate us now!”

Como é?

De crianças à idosos, de pessoas que nem entendiam o que estava sendo cantado a australianos nativos, todos pareciam tomados pelo clima do louvor e a presença de Deus no local.

A Mega Prayer Night é um culto imperdível e certamente não deixarei de ir nas próximas. Pra quem quiser saber mais gravei alguns vídeos extremamente amadores, mas que dão uma idéia do que foi a noite na Hillsong de Hills. O som e a imagem de algumas músicas não ficou muito bom, pois eu gravei co um celular, mas dá pra ter ma idéia boa do que foi o evento.

Mas como o próprio nome já diz, se tratava de uma reunião de oração e nas horas seguintes ouvimos testemunhos um tanto “infantis” – devo reconhecer – de respostas de oração e oramos fervorosamente pelos problemas de pessoas no local, pelo país e pelo mundo.

O que é? O Mega Prayer Night é sem dúvida o culto mais petencostal da Hillsong onde pessoas oram em línguas, louvam de todo coração e intercedem pelos irmãos.

Sai de lá feliz por ter ido e mais feliz ainda por ter ficado além do final do culto. Na saída ainda encontramos uns amigos e nos dirigimos para o estacionamento onde muitos membros entravam em um dos vários ônibus gratuitos providos pela Hillsong. Passei alguns minutos procurando o carro e fomos embora.

Essuntia ipsandi odi aut quo earum re dolorep erciam, estrum re, sini restium rectiae poribusape non eosandia simus unt as sinusandam in plandi acestores adissum ipsum non perchil estore, qui tor sunt quam non et aut volenim illore plantiumet volor aut officimenim a nos re conet aut idunt faceaquis unt ipid maximiniant. Nim solum ad quiatin con cus solestrum sequati reror aturepe rruptibus eost quo ium rerume.

Ao término do culto o United cantou mais algumas músicas e quando grande parte das pessoas já havia ido embora a galera que se recusava a sair gritava e unisono para cantarem mais uma música. Desejo atendido e a banda tocou mais três clássicos que fizeram até que eu que estava mais ao fundo e longe de onde estava ocorredo a maior agitação, pulasse e dançasse. Campanha de divulgação

67 revista copy.indd 67

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:32


VENCENDO

A NEGATIVIDADE Por Brian Houston

Você é dominado pelo que ‘pode’ acontecer ou pelo que você ‘acha’ que não pode fazer? Você vê o copo ‘meio chio’ ou ‘meio vazio’? A natureza humana tende a focalizar no que é negativo. Por exemplo, o público se levanta e percebe quando um homem de negócios, um ministro ou um político fracassam moralmente ou financeiramente. Mas é claro que para cada líder que cai, existem milhares de homens e mulheres fiéis que, por toda sua vida, vivem diligentemente com boa ética. Uma grande porcentagem de pessoas não está ciente do impacto que a negatividade tem em suas vidas, mas ela pode facilmente sabotá-los e roubá-los de uma vida completa e abundante. Negatividade tem o poder de te prender bem abaixo de seu potencial, e fazer com que você perca os planos de Deus para sua vida. Negatividade sempre reflete frustrações interiores Jesus disse, ‘pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. ’ (Mateus 12:34, AA). Você pode facilmente descobrir o conteúdo do coração de uma pessoa por ouvir as palavras que elas falam.

FLYINBLUE revista copy.indd 68

Você repara no que você fala no seu dia a dia? Você repara a ansiedade que você expressa ou a falta de esperança que você confessa? Isto aparece até nos comentários mais simples. A negatividade irá refletir frustrações interiores. Ela se revela nas circunstâncias, para pessoas, em ambientes ou ao governo. Ela pode colocar a culpa em um pai, mãe, líder, chefe, ou cônjuge. Eu creio que em qualquer circunstância, a negatividade não tem nada a ver com estas coisas. Trata-se do indivíduo e o que está acontecendo dentro dele.

A negatividade sempre se auto justifica ‘Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos. ’ (Provérbios 16:2, AA). Nós podemos geralmente justificar a maneira com que pensamos e agimos. Normalmente, existem bons motivos para nos sentirmos feridos ou talvez como vítimas, mas se ficar se justificando não mudará nada. Isto simplesmente nos dá um motivo para aceitar a

68 28/06/2010 03:30:33


religião mediocridade ou fracasso. A negatividade tenta se justificar chamando atenção a nossas experiências. A religião às vezes se auto justifica através de tradição e experiência. Entretanto, nós temos que nos manter firmes em nossa determinação de ter sucesso, porque no momento que começamos a nos justificar, nós acabaremos com oportunidades de mudar e crescer. Pessoas negativas se alimentam de experiências negativas e constroem suas crenças e opiniões em torno disso. Eles então justificam seus posicionamentos naquilo que aconteceu a eles. Pessoas positivas são mais prováveis de mudar para se alinharem com seu potencial.

Negatividade escolhe seus amigos por você ‘Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição. ’ (Provérbios 13:20, AA). Nós precisamos ter muito cuidado com quem nós passamos nosso tempo, e quem nós permitimos que nos dê conselho. São pessoas que estão movendo adiante e para cima, ou estão se lamuriando na negatividade, auto piedade e mediocridade, indo a lugar nenhum rapidamente? Suas palavras estão te inspirando a se tornar a pessoa que você deveria ser, ou elas estão te desanimando e te distraindo? Qualquer que seja a direção que seus amigos estejam tomando, ela terá uma grande influência no seu futuro... se você a permitir. Uma pessoa determinada a vencer a negatividade e cumprir seu destino não pode se dar o luxo de ser detido por relacionamentos pesados.

pessoa ansiosa ou depressiva não consegue enxergar direito. Sua perspectiva de vida está completamente exagerada. Coisas pequenas parecem enormes, morros se tornam montanhas invencíveis. Se você está olhando para o mundo com um coração cheio de cinismo e amargura, sua perspectiva da verdade mais do que provavelmente, se tornará exagerada e distorcida de uma maneira destrutiva. A negatividade generaliza e julga de maneira dura Quando o Rei Davi começou a dançar de alegria e felicidade no meio de uma grande multidão, sua esposa Mical o assistia com desdenho. A vergonha alimentou seu comentário sarcástico. “Quão desonrado foi o Rei de Israel hoje”. Será que a dança de Davi foi o verdadeiro problema? Ou teria sido a condição negativa do coração de Mical que a fez julgar tão duramente? é fácil assistir as pessoas de uma distância e fazer comentários destrutivos sobre eles. Infelizmente, a necessidade de criticar ou colocar alguém pra baixo vêm de uma condição interior. A negatividade te roubará o grande futuro que Deus planeja pra você, portanto desafie a negatividade em sua vida. Você pode começar a mudar as coisas construindo um bom alicerce e vivendo pela palavra de Deus.

A negatividade aumenta e destrói a verdade ‘A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra. ’ (Provérbios 12:25, AA). A ansiedade é construída sobre o que PODE acontecer. Ela afeta todas as áreas de sua vida, e cresce sobre os ‘E se...?’. E se eu ficar doente? E se eu perder meu emprego? E se meus filhos tiverem um acidente? Negatividade e ansiedade trabalham juntas. Uma

69 revista copy.indd 69

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:33


A encantadora

LONDRES

‘‘Quem está cansado de Londres está cansado da vida”. Samuel Johnson, poeta.

FLYINBLUE revista copy.indd 70

70 28/06/2010 03:30:38


71 revista copy.indd 71

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:42


LONDRES:

O centro do Mundo? ELA É CONSIDERADA POR MUITOS, A JUNÇÃO DE VÁRIOS POVOS. ISSO DEVIDO AO NUMERO DE ESTRANGEIROS QUE SAEM DE SEU PAÍS, BUSCANDO MORAR. Londres é a síntese de Nova York, Paris, Tóquio, Bombaim, Sydney, São Paulo, muito no que há de melhor (como você verá ao longo do texto - ou conhecendo in loco), e um pouco no que há de pior (clima, poluição, tráfego arrastado, sem-teto) -acrescido do inconfundível estilo inglês (afinal, ainda faz parte da Grã-Bretanha). Explorar Londres merece no mínimo 5 ou 7 dias - mas talvez 1 ano fosse o ideal. O poeta Samuel Johnson disse “Quem está cansado de Londres está cansado da vida”. Verdade. Existem centenas de opções para conhecer e aproveitar a cultura local: ótimos museus, parques bem cuidados, teatros, galerias, pubs, cafés, shows, feiras, mercados, livrarias, bibliotecas, atrações turísticas em geral. Sim, gasta-se dinheiro (e é para gastar, se é para deixar de aproveitar por extrema economia, melhor nem ir), mas também há muitas alternativas gratuitas. Estar em Londres é um investimento em sua viagem, e, sem exagero, em sua vida.

Passeios Em Londres, a pitoresca capital da Grã-Bretanha, há muito o que fazer, ver e se divertir. Ela é uma metrópole sem dono. Em seus metrôs, você verá indianos, árabes, norte-americanos, latinos, australianos, europeus em geral. Vai escutar tantos idiomas quanto não ouviria em qualquer outra cidade. Como em nenhum outro lugar, tem-se a sensação de que, se existe um centro do mundo, é aqui mesmo, a capital britânica.

FLYINBLUE revista copy.indd 72

Nos passeios aos seus mais famosos museus, relaxando em seus parques, nas compras em seus famosos shoppings e famosas ruas de comércio, nos teatros, nos pubs e restaurantes e vida noturna. Uma das melhores maneiras de se familiarizar com esta cidade é comprar um bilhete de ônibus de excursão guiada para passear pela cidade, os famosos ônibus vermelhos de dois andares, podendo descer nos pontos turísticos

72 28/06/2010 03:30:45


Vela em Ilhabela Rally Mitsubishi O assunto é vela. A cidade de Ilhabela vai receber entre os dias 3 e 6 de junho o Warm Up da 37ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que é válida pela 2ª etapa da Copa Mitsubishi Motors o 10º Circuito de Ilhabela de Vela de Oceano. A disputa vai servir como preparação para a competição principal que está marcada para os dias 17e 24 de julho. Na última segunda-feira, portanto anteontem, a organização do evento liberou as informações oficiais da prova, que é o primeiro aviso de regata. Entre os pontos de destaque, está lá a confirmação das classes S40, ORC Internacional, ORC Club, HPE25, BRA-RGS SP, Bico de Proa, Delta 32 e Skipper 21. As premiações para a competição também vão manter o padrão do YC de Ilhabela. No ano passado, em 2009, teve a estreia da classe S40, na Rolex Ilhabela Sailing Week. Foram apenas 4 barcos nesse início, nesse pontapé inicial nessa classe “one design” que fez muito sucesso. Eles disputaram o título das modernas embarcações com pouco mais de 12 metros de comprimento, 3.75 metros de boca e 2.60 metros de calado. Foi um show. Em 2010, a coisa vai ganhar corpo. A competição que está marcada para os dias 17 a 24 de julho lá no Yatch Club de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, promete força total. Serão 10 veleiros que estarão lutando pelo primeiro lugar na classe. Quatro barcos brasileiros. Entre eles o Mitsubishi/ Gol do comandante Eduardo Souza Ramos, o Carioca do Roberto Martins, além das embarcações de Zeca Revoredo, as três Argentinas, os dois chileno e um uruguaio. No ano passado, o argentino Cusi 5 levou a melhor, foi o vencedor apenas pelo critério de desempate sobre o Mitsubishi/ Gol. Isso porque não houve a última regata por causa de falta de ventos.

49 revista copy.indd 49

São Pedro, 10 de abril de 2010 – Neste sábado a cidade de São Pedro, a 209 Km da capital paulista, viveu a grande festa de abertura da 16ª edição do Mitsubishi Motorsports Sudeste, que atraiu competidores do sul e sudeste do país em três categorias: Graduados, Turismo e Turismo Light. A largada, em frente a igreja matriz da cidade, foi o ponto de partida para os competidores que seguiram por trilhas de cascalho e areia entre as cidades de Santa Maria da Serra, Charqueado, Brotas e Tirapina: “A prova foi sensacional e técnica. Na segunda etapa, tiveram várias pegadinhas com velocidades baixas e muito rápidas, o que exigiu muito de navegação”, afirmou o piloto mineiro Luiz Renato de Rezende Lopes, da categoria Turismo. Na categoria Graduados, em meio a um prova extremamente técnica, o entrosamento foi um diferencial importante para o desempenho das duplas. Que o diga os catarinenses Luis Roberto Eckel e Luis Felipe Eckel, pai e filho, vencedores da etapa: “Depois de oito anos, pela primera vez conquistamos o lugar mais alto do pódio. Mas só essa oportunidade de convivermos juntos, praticando um esporte que gostamos, é um grande troféu”, explicou Luiz Roberto, orgulhoso da parceria. O vice-campeonato na categoria ficou para a dupla gaúcha Marcos Fernado Bortoluz e Marcelo Nestor Bortoluz. Entre pilotos e navegador da categoria Turismo, os paulistas Norival Nogueira e Marcelo Boscoli Batista mais do que competir, buscavam diversão entre amigos e no final a estratégia foi recompensada com o primeiro lugar no pódio. “Para nós o rally é sinônimo de alegria. Por isso procuramos manter esse espírito durante toda a prova”, afirma o navegador Marcelo Boscoli.

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:09


negócios

A Moda

que se Comunica FABRICANTES DE CELULARES APOSTAM NO MERCADO DE LUXO EM PARCERIA COM GRIFES INTERNACIONAIS, VISANDO AMPLIAR SEUS NEGÓCIOS O consumo de luxo no Brasil começou a se expandir na década de 90, momento de abertura do mercado. O segmento tem um faturamento anual de US$ 3,9 bilhões e atinge 2,5% da população, concentrada, sobretudo, na região sudeste, conforme pesquisa realizada pela MCF Consultoria. Marcas internacionais como Mont Blanc, Tiffany e Louis Vuitton, encontram amplo espaço para suas mercadorias em território nacional. Um estudo realizado pela GFK Indicator e pela MCF Consultoria aponta que esse mercado deve crescer 6% em 2007, representando um giro de US$ 4,1 bilhões no País. Nesse segmento, moda e tecnologia estão em evidência e apresentam crescente integração. Fabricantes de celulares, por exemplo, tem cada vez mais associado suas criações aos nomes de grandes estilistas. Em julho, um acordo entre a LG e a grife italiana Prada resultou no modelo KE850. Desenvolvido para concorrer com o iPhone da Apple, o telefone tem preço em torno de R$ 2 mil. Outros nomes da moda internacional já engordaram as vendas de empresas como Nokia, que desenvolveu um modelo com a Diesel; Samsung, com a Versus (da Versace); e Motorola, com a Dolce&Gabbana. A próxima novidade será fruto de uma parceria entre Samsung e Armani, que deve chegar às lojas em 2008, com o conceito “Armani-Samsung luxury mobile phone”. No sentido inverso, a grife Levi’s invadiu o segmento de tecnologia com o jeans RedWire

FLYINBLUE revista copy.indd 50

DLX, especialmente desenhado para acomodar iPods. Também deve começar a ser vendido em breve o celular The Original, fabricado pela Moldelabs e equipado com uma corrente para que possa ser preso à roupa. A Philips também lançou a coleção Active Crystals em parceria com a Swarovski. Os designers das duas marcas se uniram para criar uma linha composta por pen drives e headphones confeccionados em cristal transparente e metal prateado que podem ser utilizados como bijouterias. Desembarcaram no Brasil, quatro modelos de pendrives e outros quatro de headphones, com preços que variam entre R$ 472 e R$ 999.

Modelo de celular feito da parceria entre LG e Prada, neste ano.

50 28/06/2010 03:30:09


Exclusividade Além dos aparelhos que já vêm com personalidade “de fábrica”, existem modelos customizados por empresas especializadas, como a A&D Design, das sócias Déborah Badejo e Aninha Matone. O objetivo da dupla é viabilizar idéias de moda para produtos de tecnologia. “Lançamos quatro coleções de celulares por ano, uma para cada estação, assim como acontece no universo da moda”, explica Déborah. A empresa decora os aparelhos com cristais Swarovski para grandes revendedoras de celulares, como MCS Ponto Tim, Commcenter, Yellowcom e Central Mix. As sócias apostaram ainda na criação da grife Lots para seduzir o público feminino com outros mimos. Pingentes para telefones e cristais auto-adesivos para enfeitar notebooks são alguns dos itens vendidos em endereços selecionados, como a loja paulistana Doc Dog. “As pessoas, em geral, têm grande necessidade de se diferenciar, de possuir algo que fale mais sobre o seu perfil, alimentando um mercado que está em ascensão”, ressalta Déborah. A A&D planeja expandir seu negócio em 2008 com exportações para os Estados Unidos. Giuseppe Piccoli, diretor da MCS Ponto Tim, conta que a rede fez uma pesquisa em 2006 para verificar se

51 revista copy.indd 51

havia demanda por esse tipo de produto em suas lojas. “Os resultados mostraram que as mulheres gostariam de personalizar seus celulares tanto por exclusividade como por status”, enfatiza. Os aparelhos com cristais custam em média 30% a mais que os modelos simples e suas vendas já representam 9% do total. Piccoli acredita que devem atingir os 12% no próximo ano.

Design aliado à tecnologia Visando um público voltado à tecnologia, que busca inovação e deseja de seus aparelhos mais do que apenas os recursos de voz, a Nokia criou a Nokia Nseries. “Nosso target é formado por pessoas preocupadas em ter o melhor e o mais novo. Nossos consumidores estão voltados à conectividade”, destaca Gil Bastos, gerente de marketing da marca. As vendas dos aparelhos multimídia cresceram 42% no segundo trimestre de 2007 em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo Bastos, mais do que uma marca de luxo, a Nokia Nseries é uma marca premiun, pois agrega ao design benefícios que possibilitam melhor navegação na Internet. A última novidade a chegar ao mercado foi o N95. Equipado com máquina fotográfica de 5 megapixels e tela que se adapta à posição horizontal para melhor visualização de páginas da web, custa em torno de R$ 2,3 mil. Já a unidade de luxo da empresa finlandesa, Vertu - que ainda não aportou no Brasil - fabrica aparelhos que guardam alguma similaridade com a ostentação dos palácios dos magnatas árabes do petróleo: ouro e pedras preciosas em abundância. Recentemente, a marca colocou no mercado o modelo Ascent Ferrari, em comemoração ao 60º aniversário da montadora italiana de automóveis de luxo. Ao preço de US$ 7,5 mil, corpo feito de aço, detalhes em couro em preto e vermelho e o logo da Ferrari, o celular apresenta tecnologia idêntica à de outros mais acessíveis. Uma das estrelas da empresa, em parceria com a grife francesa de jóias Boucheron, é o Signature Cobra. O telefone, adornado por uma cobra de ouro cravejada de diamantes, duas esmeraldas.

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:10


lançamento

Powerade:

O novo lançamento da Coca-Cola PRODUTO CHEGA PARA SER UM REPOSITOR ENERGÉTICO E SERÁ USADO NA COPA A Coca-Cola Brasil lança Powerade, a bebida esportiva escolhida pela FIFA para a hidratação dos atletas da Copa do Mundo FIFA 2010. Presente em mais de 70 países, a marca chega ao Brasil com uma proposta inovadora para a categoria. Nesta quinta-feira, a novidade foi apresentada à imprensa brasileira em uma coletiva em São Paulo, com uma dinâmica esportiva que teve a participação do jogador André. O atacante do Santos Futebol Clube era hidratado por Powerade enquanto se exercitava em uma esteira, auxiliado pelo fisiologista Turíbio Leite e pelo preparador físico Carlinhos Neves. Powerade, da categoria de repositores hidroeletrolíticos, contém na embalagem o selo Optienergy, que indica o seu diferencial, a presença das vitaminas do Complexo B (B3, B6 e B12), que auxiliam o organismo na obtenção de energia. Além disso, o produto é responsável pela reposição de líquidos e sais minerais, além de conter carboidratos em concentração ideal para o consumo durante a prática de exercícios físicos prolongados, permitindo que a energia seja absorvida rapidamente pelo corpo. “Trazer Powerade para o Brasil é uma proposta de oferecer um portfólio cada vez mais amplo, que atenda a todas as ocasiões de consumo e necessidades dos nossos consumidores. O produto está presente em vários países e é líder em importantes mercados como: França, com 88% de market share; Austrália, 55%; Rússia, 93%; Turquia, 97%; Polônia, 66%; e África do Sul, 44%”, explica John Pinto, diretor de Marketing de Novas Bebidas da Coca-Cola Brasil. John acrescenta que Powerade tem o objetivo de ser a bebida ideal para os atletas de alto rendimento e praticantes de atividades físicas prolongadas. “Powerade repõe líquidos e sais e fornece carboidratos em concentração ideal, o que garante um suprimento rápido de energia. Powerade ajuda a obter a

FLYINBLUE revista copy.indd 52

52 28/06/2010 03:30:13


sua melhor performance no esporte, e essa á a principal mensagem da marca para o consumidor: a conquista da sua Power Performance”, detalha John Pinto. Os diferencias de Powerade também estão presentes na embalagem, que foi projetada para facilitar a pegada durante a prática das atividades de alto rendimento. A garrafa, de 500 ml, tem design moderno e anatômico para não escorregar e um exclusivo medidor, que permite estimar o quanto está sendo consumido ao longo da prática esportiva,seja em qualquer modalidade. A embalagem apresenta ainda uma tampa exclusiva – a power tampa –, que conta com um mecanismo especial para oferecer conveniência na hora de beber. Após a retirada do lacre, pode ser aberta e fechada somente com uma das mãos. Além disso, o produto não vaza, mesmo que a embalagem vire, pois o líquido só sai quando a garrafa é pressionada. O produto chega ao mercado no início de junho, inicialmente em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Recife, Salvador, Fortaleza e Manaus, e estará disponível nos sabores Mountain Blast (mix de frutas), Uva e Laranja.

Dollabo. Et fugiatqui ius iliciatumqui voluptianim quid maios venda qui occum ex eum num aut voluptas reicae dunt. Culparunt magnatenecae aut ut fuga. Mus. Uptas cum dolupta sperepe rruntio. Faccum nonsernatus aute quatus, teturiossi deliquae volor res porero ipsumquid mintior sit asperiatur? Agnatur sam dit lit earion reptis est, am dionsectet ex ex et vel eosapid emporectem ulpa nonsed etus, volut eaqui cum ut et qui de voluptatur ab iliquistrum at eatquibearum re isitatus remoluptio quo vollabo raecto conempos exces et et ut mos dolorep erumqui quunt voluptaturia net dolute comnis excerione lab ipsam sere volupti asseditatio venditasit alignam, se volutatio que perunt. Tem quia quatum im ut veliquae velluptaqui sam voluptae nost hitatecto et aut volorist es mo volupta nihit la volore nim quae offic tet re volum est, odist, sedipsa solut pro int, tet et aut que con rem esciat. Ibusda sapera sitinctempor rem la dictur? Millaut as dolupta volutes inienec epresti sequis aut et que et liquam conet dolor accustrum fuga. Et assunture rernam que veriam laut que magnimp orionem lita.Hillaut maximpo rerrum harcips andipisque. Uptaquo quosa est, aliquistis

Santista André estava no lançamento

53 revista copy.indd 53

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:13


passatempo

1. Ratectassi dellupta pa aut dolum. 2. Sumqui qui nimi, alitem ent eatium. 3. Incienem es dere. 4. Core dolorum qui a qui vel estia quostiae 5. Suscidenimi, officius. 6. Unt apeleseque consequuntis vellent, nosamenim sus. 7. Et ut accus eat laborest aritias dolupta tiuscipid. 8. Que expeditatur? 9. Qui nus si dolorepratet qui auditibus. 10. Autem que et eos sant etur aut et que netur. 11. Estrum expedigentur. 12. Autaquuntio magnimo debita. 13. Quis etumquas nobita aut et inus imus 14. Que nam nis doluptatur 15. Acea velessum re voluptam es etum.

FLYINBLUE revista copy.indd 54

54 28/06/2010 03:30:15


DUNGA: CoerĂŞncia e Comando 55 revista copy.indd 55

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:17


EXTREMAMENTE SIMPÁTICO E ATENCIOSO, TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA COMENTA SOBRE SUAS CONVICÇOES PARA A COPA DO MUNDO. SEU GRUPO DE JOGADORES JÁ ESTÁ DEFINIDO E COMENTA QUE NÃO CEDERÁ A PRESSÕES EXTERNAS, TANTO DA TORCIDA, QUANTO DA IMPRENSA. CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA CONCEDIDA POR ELE NO AEROPORTO.

Segundo o repórter Mauricio Stycer, do portal UOL Esporte, que está na África do Sul para a cobertura da Copa do Mundo 2010, o treinador da Seleção Brasileira vetou entrevista exclusiva previamente acordada entre a Rede Globo e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Luis Fabiano, autor de dois gols no jogo, era um dos alvos de Escobar. As entrevistas seriam exibidas durante o Fantástico, no domingo, dia 20, horas depois da vitória brasileira por 3 a 1 sobre os marfinenses que garantiu a classificação às oitavas-de-final do Mundial. O incidente ocorreu quando o jornalista da TV Globo conversava ao telefone com o colega apresentador Tadeu Schmidt, exatamente sobre o assunto. O técnico percebeu e perguntou: “Algum problema?”. Escobar respondeu: “Nem estou olhando para você, Dunga!”. O técnico replicou: “Ah, achei que tinha”. Pensando estar alheio aos microfones, sussurrou os palavrões “besta, burro, cagão!”. Jornalistas que estavam na sala de entrevistas ouviram Alex Escobar desabafar: “Insuportável, bicho, insuportável. O Rodrigo (Paiva) foi revoltado lá falar comigo, cara. O Dunga não deixou. Ninguém. Caraca, nem o Luís Fabiano. Infelizmente. Valeu, Tadeuzão”. CBF - Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, fez o gesto de quem soca a parede a certa altura da entrevista coletiva, conforme o repórter do UOL. A tarefa de Paiva é mediar o atendimento à imprensa e o respeito às exigências de Dunga. No cargo há nove anos, dá sinais cada vez mais evidentes de reprovação à política do técnico.

FLYINBLUE FLYINBLUE revista copy.indd 56

Essa seria pelo menos a segunda vez que Dunga nega uma exclusiva à Rede Globo na África do Sul. Informações que circulam na Internet revelam que o capitão do tetra teria tratado com firmeza a jornalista Fátima Bernardes (foto) ao não cumprir acordo que, supostamente, a emissora tinha com Teixeira para gravar na concentração na véspera da estréia contra a Coréia do Norte. Disse que só falaria em coletiva. A Federação Internacional de Futebol e Associados – Fifa anunciou nesta terça-feira, dia 22, que não encontrou evidências para abrir processo disciplinar contra Dunga. A informação foi divulgada pelo porta-voz da entidade, Pekka Odriozola. O treinador poderia ser punido por ter ofendido, além de Alex Escobar, o árbitro Stéphane Lannoy e o atacante Didier Drogba, da Costa do Marfim. Corria o risco de ser enquadrado no artigo 57 do Código Disciplinar da Fifa, que diz que “qualquer pessoa que ofenda alguém de forma ofensiva por gestos ou linguagem, violando a boa conduta, corre o risco de sofrer sanções”. O caso lembra o episódio envolvendo o técnico da Seleção Argentina, Diego Maradona. Após a classificação para a Copa do Mundo 2010, ele ofendeu profissionais da imprensa e foi suspenso por dois meses e multado em cerca de R$ 36,6 mil. Ao ser questionado sobre o motivo pelo qual o brasileiro não foi punido, Pekka disse não ter detalhes sobre a decisão. Apenas informou que o vídeo da coletiva foi examinado e não foram encontrados indícios para a abertura de processo.

56 56 28/06/2010 03:30:18


perfil forma, o meu jeito de meu de trabalhar na Seleção. Fiz um longo trabalho de observação,

dei

chances

a quem merecia. Escolher jogadores

entre

tantos

talentos é uma das missões mais difíceis. Conseguimos montar um grupo em que acredito.

Estou

convicto

que o trabalho foi o melhor possível para a Copa. FIB: Isso significa que você não está preocupado com o sorteio? Não estou nem um pouco preocupado, não. Quando você sabe que fez a lição de casa como deveria, sua convicção de que tudo vai dar certo é maior. Eu sempre fui assim na minha vida. Venha o adversário que vier, estaremos preparados para ele. Não estou falando só por falar. É o que eu penso, o que eu sinto. FIB: De onde vem essa convicção? Do que fizemos na Copa América, na Copa das Confederações e nas Eliminatórias. Muita gente duvidava do meu trabalho. Eu sei disso. Era uma pessoa que teve uma carreira vencedora como jogador de futebol. Vitoriosa e longa. Já tinha vivido tudo o que se possa imaginar no futebol Só que era estreante como treinador. Fui chamado para mudar todo um cenário. Não foi fácil. E consegui resultados expressivos. Consegui o que vários técnico vividos, experientes não conseguiram. A pressão foi enorme, mas serviu para moldar a

57 revista copy.indd 57

FIB: Você falou que teve de mudar todo um cenário. Está falando sobre a enorme decepção do Brasil na Copa da Alemanha? Eu estava lá e sei que houve muita coisa que não deu certo. E eu fui campeão do Mundo e capitão da Seleção na Copa dos Estados Unidos. Houve uma mudança de filosofia, de atitude em relação ao que aconteceu na Alemanha. Não vou me aprofundar porque não fazia parte da Seleção, só posso dizer que o meu trabalho foi e será durante o Mundial exatamente como eu sou: muito sério, comprometido. Para tentar ganhar uma Copa do Mundo é preciso muita doação, entrega, seriedade. E teremos tudo isso na Copa da África. Falo porque conheço profundamente o grupo que formei. FIB: Você quer dizer que não haverá aquela farra na preparação do time na Suíça, como aconteceu em 2006? E os jogadores estarão liberados para baladas até as cinco da manhã em plena Copa do Mundo? Será que você conseguirá controlá-los por tanto tempo?

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:20


perfil Foi ótimo você ter feito essa pergunta. Eu vou

anteriores houve liberdade até exagerada e o Brasil

antecipar a você que a Seleção Brasileira fará na

voltou campeão. Só que os tempos mudaram. O

África do Sul algo que a imprensa sempre cobrou.

preparo físico, a concentração, o foco tem de ser

Eu cansei de ouvir que vocês jornalistas apontam

total. Não aceita deslize. E quero dizer que nestes

que as seleções européias é que estão certas. Então

três anos e meio de convívio com a Seleção nós

vamos seguir o caminho do profissionalismo, da

disputamos torneios oficiais e fizemos vários

modernidade que eles adotam. Eu não quero

amistosos. Ficou bem claro o comprometimento,

ninguém reclamando na África. Estou avisando antes. Vamos ser tão ou mais profissionais que os europeus em relação a tudo. Principalmente em relação à imprensa. E eu quero falar mais: tudo o que vocês acusam que a Seleção fez na Alemanha… FIB: (interrompendo)Você quer dizer farras, baladas,

todos que têm trabalhado comigo sabem o que significa estar na Seleção Brasileira. E na Copa a dedicação de todos será ainda maior. FIB: Você acha que conseguirá controlar os jogadores nesse mês de competição? E as baladas

festas pela madrugada em plena Copa…

após as partidas? Eles estarão liberados?

Sim…Essas coisas. Quero ser bem claro para que

Repito apenas que a palavra comprometimento

você e todos me entendam. Essas situações vieram

tem um sentido muito claro para mim. A Copa fica

de fora para a Seleção. Não foram os jogadores que

para a vida inteira. O jogador que for para lá sabe

impuseram nada. Eles tiveram a liberdade e não

o quanto vale a pena estar mergulhado de cabeça

fizeram nada além disso. Não podem ser acusados

no Mundial e não pensar em mais nada. Eu estou

de nada. O que atingiu a Seleção Brasileira não

tranquilo. A Seleção Brasileira estará protegida dos

partiu da própria Seleção, dos jogadores. Havia

fatores externos. Até da imprensa. Repito: faremos

ordem, liberdade para isso. Muitas acusações são injustas porque nada além do combinado estava acontecendo.Ninguém fugiu da concentração e foi para balada. Era permitido. Comigo não será. Ponto final. Tudo transparente, combinado antes. Eu sou direto. Comigo não há mal entendido.

exatamente como as seleções da Europa. (Dunga não quis dizer claramente, mas as entrevistas estarão restritas. O contato com os jornalistas será superficial. Limitado às entrevistas coletivas que a Fifa exige. Nada além. Na Alemanha vários deles ficam esperando o horário dos principais

FIB: Já entendi. O Parreira deu essa liberdade. E

telejornais da televisão. Atendiam na própria

você não deixará tudo tão solto. É isso?

concentração. O treinador já pediu e conseguiu com o comando da Seleção que isso não aconteça

Você é inteligente. Sabe o que eu quero dizer.

no ano que vem. A concentração será sagrada, só

E importante: não estou acusando ninguém

dos jogadores e Comissão Técnica.)

particularmente. Falo sobre o contexto. Não sei até que ponto qualquer pessoa, mesmo o Parreira,

FIB: O grupo está formado? Não haverá grandes

tinha como impor certos limites. Em Copas

surpresas?

FLYINBLUE revista copy.indd 58

58 28/06/2010 03:30:20


O próprio trabalho mostra uma coerência. Uma

Todos os jogadores têm chance. Principalmente

meta. Há uma base formada. Isso todos sabem.

os atletas que eu já chamei (e ele nunca chamou

Mas a porta da Seleção Brasileira nunca estará

Roberto Carlos). Observei mesmo com muito

fechada. Podem me acusar do que quiser, chances

cuidado essa questão da lateral esquerda. Por 12

não faltaram. O trabalho de observação foi bem

anos deixaram que jogadores fossem donos das

feito tanto que os resultados falam por si. Mas a

laterais (Cafu e Roberto Carlos). Até porque eles

Seleção Brasileira nunca estará de portas fechadas.

eram mesmo os melhores na posição. Agora, não.

Não seria louco de dizer faltando mais de seis

Está havendo a renovação.É natural. Não estou

meses que os 23

jogadores estão definidos.

perseguindo ninguém. A vida é uma renovação

Lógico que não. Jogadores talentosos não param

constante. Para a lateral esquerda há jogadores

de aparecer. Mas eu tenho uma base e ela é muito

que passaram pela posição comigo e que podem

sólida, mesmo sem a identificação.

voltar à Seleção. Atletas que que eu quero e vou observar novamente. Acompanharei de perto os

FIB: Ainda há uma posição em aberto. A lateral

jogadores que estão na Europa. Sei que podem

esquerda. O Roberto Carlos tem chance?

me criticar quando falo que vou estar na Europa, mas os melhores estão lá. Não é minha culpa que, quando surge um grande talento aqui no Brasil e ele é convocado, em dois meses ele vai atuar no

59 revista copy.indd 59

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:22


futebol europeu. O problema é a força financeira

melhor. O Felipão levou quem ele achou que não

dos clubes brasileiros e dos clubes europeus. Não

deveria para a Copa de 2002? Então…As coisas são

há comparação.

muito repetitivas no futebol brasileiro.

FIB: Jogadores mais jovens, com condição física

“...mas é ótimo saber que quando o Robinho não puder jogar nós temos um jogador veloz e com o potencial do Nilmar.”

plena terão mais chance de chegar ao Mundial da África? Isso é uma coisa óbvia. O futebol mundial está

Dunga, Técnico da Seleção Brasileira

competitivo demais. Sem críticas a gerações passadas que deixaram marcas inesquecíveis na

FIB: Até porque você tem jogadores que deram

Seleção Brasileira, os tempos mudaram. Hoje

ótima resposta no ataque. Como o Luís Fabiano, o

o espaço para jogar diminuiu. Só pega na bola

Adriano, Robinho e agora o Nilmar vem em ótima

em uma Copa do Mundo quem está muito bem

fase…

fisicamente. Lógico que isso contará muito na escolha do time que vai até à África.

Não quero falar individualmente. Não vou falar os atacantes que estão na frente para ser convocados.

FIB: Chegamos na questão inevitável: Ronaldo.

Se as pessoas não percebem, não acompanharam

(Dunga fecha a cara.) Você o conhece intimamente

as minhas convocações e os jogos, não é problema

desde a Copa de 1994. Você sabe o que ele pode

meu. Mas não é ótimo saber que quando o

fazer e o que não pode dentro do campo. Ele tem 33

Robinho não puder jogar nós temos um jogador

anos e está gordo. Mas irá disputar a Libertadores

veloz e com o potencial do Nilmar? Não é ótimo?

pelo Corinthians. Se for bem você terá de enfrentar

Os últimos jogos dele pela Seleção deixaram a

o que o Felipão enfrentou em 2002 com o Romário.

todos animados…

Você acha que terá força para dizer não a uma

Eu já preciso embarcar…

grande pressão popular por Ronaldo? FIB: As últimas, por favor. Você já sabe em que lugar Olha, vou dizer uma coisa que marca o futebol.

da África o Brasil ficará antes da Copa? Angola?

As coisas são muito iguais. São repetitivas. Essa

Moçambique?

situação do Ronaldo pode ser sim parecida com a do Romário. O respeito como grande jogador.

Olha. Não há uma decisão tomada ainda em

Não vou negar isso nunca. Mas não me deixo levar

relação a este lugar. Eu só posso falar a você o

por pressão popular, de televisão, de imprensa

que eu disse ao presidente Ricardo Teixeira. Nós

paulista, de quem quer que seja. Eu tenho as

precisamos de uma cidade com um clube igual

minhas convicções do que é melhor para a Seleção.

ao que iremos encontrar na África do Sul durante

E tenho liberdade para tomar a decisão que achar

a Copa do Mundo. Quero uma cidade com baixa

FLYINBLUE revista copy.indd 60

60 28/06/2010 03:30:22


perfil temperatura, fria. E que fique na altitude. O país

é uma das cargos que mais exigem da pessoa. A

quem vai definir será a CBF. Nosso planejamento

pressão é enorme. E não só para você. É pressão

será o melhor possível. E repito: desde antes da

para a sua família, para as pessoas com quem você

Copa a Seleção estará recebendo tratamento

se importa na vida. Quatro anos está bom demais.

europeu que eu já disse. Estou falando agora, em

Sinto que aprendi e estou aprendendo muito. E

dezembro, os jogadores terão toda a tranqüilidade

que, graças a ajuda de muita gente, a começar pelo

para trabalhar. Se tiverem de ficar um pouco mais

Jorginho, estou conseguindo cumprir a missão que

isolados, como os europeus que vocês da imprensa

o presidente Ricardo me passou. Assumi a Seleção

tanto gostam, vão ficar. Eu

desacreditada,

tenho de ir embora…

do baque da Copa de

vindo

2006 e tenho certeza FIB: Por favor essa é a

que

última pergunta, prometo.

um trabalho digno. E

Várias pessoas na CBF, a

será assim até a Copa

começar pelo presidente

do

Ricardo

estão

eu vou seguir a minha

seu

vida. Não fico de jeito

Teixeira,

entusiasmadas trabalho.

E

com

estou

Mundo.

fazendo

Depois,

inclusive

nenhum. Pode escrever.

cogitam sua permanência

E eu não volto atrás no

para a Copa de 2014. Você

que falo…

quer ficar se ganhar a Copa?

FIB: Você vai seguir como técnico ou pode

Eu serei o mais claro

assumir

possível.

na

Não

fico

de

jeito nenhum. Nem se for

campeão.

Não

outro

Seleção,

cargo como

coordenador?

como me convencer. Sou

Vou

um homem de palavra.

técnico. Essa é a minha

Meu

nova carreira e não

compromisso

com

continuar

como

o presidente Ricardo e com a CBF termina com

quero mudar. Não há motivo. Só não vou ficar na

a Copa do Mundo. Sei que a próxima Copa

Seleção Brasileira. A minha decisão já está tomada.

acontecerá no Brasil. Mas não há nada no mundo

Agora eu tenho de ir…(Agentes federais o levam

que me faça mudar de idéia. É uma honra estar

rapidamente para a sala de embarque para a África

no lugar mais cobiçado do futebol mundia. Ter o

do Sul…). Otaspellam quas ma coresti officiam es

privilégio de comandar a Seleção Brasileira. Mas

et dus eos voluptas expedictis nusaperum et.

61 revista copy.indd 61

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:24


moda

Moda simples e moderna A TENDENCIA DESTE MOMENTO É USAR O QUE TIVER DE MAIS SIMPLES Será que é possível afirmar que uma coleção de roupas inspiradas na década de 60 tem peças clean e atemporais? Parece difícil, mas foi esse justamente o desafio que a jovem estilista Flavia Goldfarb tomou para si: criar roupas para o dia-adia de uma mulher moderna com um quê de anos 60 e de Sofia Loren. A nova coleção de Flavia já está disponível desde 08.08 na loja de sua marca FG, localizada nos Jardins, em São Paulo. No início, ela desconfiava que apresentar uma coleção baseada nos 60 não passaria de um tremendo clichê. “Parece que todo estilista já trabalhou com essa década”. Porém, assim que Flavia começou a olhar fotos antigas e buscar referências em lugares novos.

Sucesso em Brasília E o estilo de Flavia já conquistou as mulheres da capital. Cleuza Ferreira, empresária que lidera a Casa Magrella em Brasília, afirma que a FG é uma das marcas mais procuradas entre as badaladas grifes da famosa multimarcas. Segundo ela, a razão para tamanho sucesso são os modelos clássicos mas com toque moderno da grife: “As roupas de Flávia são caprichadas, tem acabamento impecável e vestem muito bem”, explica. Cleuza trabalhou com Flavia pela primeira vez durante a temporada outono/inverno de 2006, quando as peças esgotaram rapidinho. Segundo Cleuza, a nova coleção já está a caminho.

Filha de Márcio Goldbarb, responsável pela cadeia de lojas Marisa, a estilista diz que o maior atrativo de suas peças são a facilidade de usá-las. “Não são roupas datadas, e minhas clientes as vêem como investimentos”, conta a estilista.

Origens Flavia sempre gostou de criar. Aos doze, já desenhava seus modelitos e adorava viajar para explorar araras de lojas desconhecidas. Porém, na hora de escolher uma faculdade, optou pelo vestibular em administração de empresas. “Eu sempre gostei de arte e por isso escolhi trabalhar o lado dos números. Já fazia parte dos meus planos abrir uma loja, e, para isso, precisava saber mais de contabilidade e de operações”, explica. Após se formar na Getúlio Vargas, Flavia foi os Estados Unidos cursar a FIT (Fashion Institute of Technology). Em Nova York, também fez estágios na DKNY e Jill Stuart. “As duas experiências foram muito importantes, porque pude observar tanto o funcionamento de uma grande empresa de moda quanto de um pequeno ateliê, para o qual nós mesmos saíamos em busca de aviamentos e tecidos”, conta Flavia. “Hoje, aplico tudo que aprendi na minha própria loja”.

FLYINBLUE revista copy.indd 62

62 28/06/2010 03:30:24


novidades

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou nesta quinta-feira que começará a operar voos fretados para a Argentina neste mês. Os destinos serão Bariloche e Buenos Aires. De acordo com a companhia, os voos fretados para a capital da Argentina serão feitos para a operadora de turismo Calcos nos feriados de junho e novembro. Já os para Bariloche, ocorrerão durante a temprada de inverno para a Agaxtur. Os voos partirão de Campinas e de Porto Alegre.

A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro de 2008, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Atualmente, a Azul opera em 21 localidades, e, em agosto, fará voos para Brasília. Recentemente, a Azul conquistou algumas posições no aeroporto de Congonhas, para fazer voos nos fins de semana.

A guerra de tarifas entre as companhias aéreas derrubou os preços das passagens e fez crescer em quase 20% a procura por voos domésticos no ano passado. A expectativa do setor é de que o número de passageiros dobre nos próximos cinco anos – e, para a Azul, parte desse crescimento deve vir da conquista dos brasileiros que hoje viajam de ônibus.

89 revista copy.indd 89

FLYINBLUE 28/06/2010 03:31:48


infantil

CAÇA-PALAVRAS: SE DIVIRTA PROCURANDO AS PALAVRAS E MARCANDO COM UMA CANETA COM UM CÍRCULO AO REDOR. SE PRECISA, PEÇA AJUDA A SEUS PAIS Aço Alumínio Caixas Ferro Garrafa

FLYINBLUE revista copy.indd 90

Isopor Jornal Latão Madeira Metal

Óleo Orgânico Papel Papelão Pilhas

Plástico Revista Sacolas Vidro Reciclar

90 28/06/2010 03:31:48


infantil

DESENHO PARA PINTAR: PINTE OS DESENHOS ABAIXO DO SCOOBY-DOO COM O SALSICHA E DEPOIS MOSTRE COMO FICOU BONITO PARA SEUS AMIGOS. VEJA COMO ISSO É LEGAL!

91 revista copy.indd 91

FLYINBLUE 28/06/2010 03:31:49


infantil

LABIRINTO: AJUDE JOSÉ A ENCONTRAR JOÃO E MARIA NESTE LABIRINTO TÃO DIFÍCIL

FLYINBLUE revista copy.indd 92

92 28/06/2010 03:31:53


noite Como todo culto a banda entrou no palco e começou o louvor para colocar as cerca de 5000 pessoas que lotavam o local na presença de Deus. A banda estava perfeita. Nem conhecidas bandas de rock com melhores equipamentos e recursos conseguiriam tirar um som tão puro. Olhando para os lados só se via a galera inteira pulando em um só refrão: “Nothing compares to you, Nothing can separate us now!”

Como é?

De crianças à idosos, de pessoas que nem entendiam o que estava sendo cantado a australianos nativos, todos pareciam tomados pelo clima do louvor e a presença de Deus no local.

A Mega Prayer Night é um culto imperdível e certamente não deixarei de ir nas próximas. Pra quem quiser saber mais gravei alguns vídeos extremamente amadores, mas que dão uma idéia do que foi a noite na Hillsong de Hills. O som e a imagem de algumas músicas não ficou muito bom, pois eu gravei co um celular, mas dá pra ter ma idéia boa do que foi o evento.

Mas como o próprio nome já diz, se tratava de uma reunião de oração e nas horas seguintes ouvimos testemunhos um tanto “infantis” – devo reconhecer – de respostas de oração e oramos fervorosamente pelos problemas de pessoas no local, pelo país e pelo mundo.

O que é? O Mega Prayer Night é sem dúvida o culto mais petencostal da Hillsong onde pessoas oram em línguas, louvam de todo coração e intercedem pelos irmãos.

Sai de lá feliz por ter ido e mais feliz ainda por ter ficado além do final do culto. Na saída ainda encontramos uns amigos e nos dirigimos para o estacionamento onde muitos membros entravam em um dos vários ônibus gratuitos providos pela Hillsong. Passei alguns minutos procurando o carro e fomos embora.

Essuntia ipsandi odi aut quo earum re dolorep erciam, estrum re, sini restium rectiae poribusape non eosandia simus unt as sinusandam in plandi acestores adissum ipsum non perchil estore, qui tor sunt quam non et aut volenim illore plantiumet volor aut officimenim a nos re conet aut idunt faceaquis unt ipid maximiniant. Nim solum ad quiatin con cus solestrum sequati reror aturepe rruptibus eost quo ium rerume.

Ao término do culto o United cantou mais algumas músicas e quando grande parte das pessoas já havia ido embora a galera que se recusava a sair gritava e unisono para cantarem mais uma música. Desejo atendido e a banda tocou mais três clássicos que fizeram até que eu que estava mais ao fundo e longe de onde estava ocorredo a maior agitação, pulasse e dançasse. Campanha de divulgação

67 revista copy.indd 67

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:32


VENCENDO

A NEGATIVIDADE Por Brian Houston

Você é dominado pelo que ‘pode’ acontecer ou pelo que você ‘acha’ que não pode fazer? Você vê o copo ‘meio chio’ ou ‘meio vazio’? A natureza humana tende a focalizar no que é negativo. Por exemplo, o público se levanta e percebe quando um homem de negócios, um ministro ou um político fracassam moralmente ou financeiramente. Mas é claro que para cada líder que cai, existem milhares de homens e mulheres fiéis que, por toda sua vida, vivem diligentemente com boa ética. Uma grande porcentagem de pessoas não está ciente do impacto que a negatividade tem em suas vidas, mas ela pode facilmente sabotá-los e roubá-los de uma vida completa e abundante. Negatividade tem o poder de te prender bem abaixo de seu potencial, e fazer com que você perca os planos de Deus para sua vida. Negatividade sempre reflete frustrações interiores Jesus disse, ‘pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. ’ (Mateus 12:34, AA). Você pode facilmente descobrir o conteúdo do coração de uma pessoa por ouvir as palavras que elas falam.

FLYINBLUE revista copy.indd 68

Você repara no que você fala no seu dia a dia? Você repara a ansiedade que você expressa ou a falta de esperança que você confessa? Isto aparece até nos comentários mais simples. A negatividade irá refletir frustrações interiores. Ela se revela nas circunstâncias, para pessoas, em ambientes ou ao governo. Ela pode colocar a culpa em um pai, mãe, líder, chefe, ou cônjuge. Eu creio que em qualquer circunstância, a negatividade não tem nada a ver com estas coisas. Trata-se do indivíduo e o que está acontecendo dentro dele.

A negatividade sempre se auto justifica ‘Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos. ’ (Provérbios 16:2, AA). Nós podemos geralmente justificar a maneira com que pensamos e agimos. Normalmente, existem bons motivos para nos sentirmos feridos ou talvez como vítimas, mas se ficar se justificando não mudará nada. Isto simplesmente nos dá um motivo para aceitar a

68 28/06/2010 03:30:33


religião mediocridade ou fracasso. A negatividade tenta se justificar chamando atenção a nossas experiências. A religião às vezes se auto justifica através de tradição e experiência. Entretanto, nós temos que nos manter firmes em nossa determinação de ter sucesso, porque no momento que começamos a nos justificar, nós acabaremos com oportunidades de mudar e crescer. Pessoas negativas se alimentam de experiências negativas e constroem suas crenças e opiniões em torno disso. Eles então justificam seus posicionamentos naquilo que aconteceu a eles. Pessoas positivas são mais prováveis de mudar para se alinharem com seu potencial.

Negatividade escolhe seus amigos por você ‘Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição. ’ (Provérbios 13:20, AA). Nós precisamos ter muito cuidado com quem nós passamos nosso tempo, e quem nós permitimos que nos dê conselho. São pessoas que estão movendo adiante e para cima, ou estão se lamuriando na negatividade, auto piedade e mediocridade, indo a lugar nenhum rapidamente? Suas palavras estão te inspirando a se tornar a pessoa que você deveria ser, ou elas estão te desanimando e te distraindo? Qualquer que seja a direção que seus amigos estejam tomando, ela terá uma grande influência no seu futuro... se você a permitir. Uma pessoa determinada a vencer a negatividade e cumprir seu destino não pode se dar o luxo de ser detido por relacionamentos pesados.

pessoa ansiosa ou depressiva não consegue enxergar direito. Sua perspectiva de vida está completamente exagerada. Coisas pequenas parecem enormes, morros se tornam montanhas invencíveis. Se você está olhando para o mundo com um coração cheio de cinismo e amargura, sua perspectiva da verdade mais do que provavelmente, se tornará exagerada e distorcida de uma maneira destrutiva. A negatividade generaliza e julga de maneira dura Quando o Rei Davi começou a dançar de alegria e felicidade no meio de uma grande multidão, sua esposa Mical o assistia com desdenho. A vergonha alimentou seu comentário sarcástico. “Quão desonrado foi o Rei de Israel hoje”. Será que a dança de Davi foi o verdadeiro problema? Ou teria sido a condição negativa do coração de Mical que a fez julgar tão duramente? é fácil assistir as pessoas de uma distância e fazer comentários destrutivos sobre eles. Infelizmente, a necessidade de criticar ou colocar alguém pra baixo vêm de uma condição interior. A negatividade te roubará o grande futuro que Deus planeja pra você, portanto desafie a negatividade em sua vida. Você pode começar a mudar as coisas construindo um bom alicerce e vivendo pela palavra de Deus.

A negatividade aumenta e destrói a verdade ‘A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra. ’ (Provérbios 12:25, AA). A ansiedade é construída sobre o que PODE acontecer. Ela afeta todas as áreas de sua vida, e cresce sobre os ‘E se...?’. E se eu ficar doente? E se eu perder meu emprego? E se meus filhos tiverem um acidente? Negatividade e ansiedade trabalham juntas. Uma

69 revista copy.indd 69

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:33


A encantadora

LONDRES

‘‘Quem está cansado de Londres está cansado da vida”. Samuel Johnson, poeta.

FLYINBLUE revista copy.indd 70

70 28/06/2010 03:30:38


71 revista copy.indd 71

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:42


LONDRES:

O centro do Mundo? ELA É CONSIDERADA POR MUITOS, A JUNÇÃO DE VÁRIOS POVOS. ISSO DEVIDO AO NUMERO DE ESTRANGEIROS QUE SAEM DE SEU PAÍS, BUSCANDO MORAR. Londres é a síntese de Nova York, Paris, Tóquio, Bombaim, Sydney, São Paulo, muito no que há de melhor (como você verá ao longo do texto - ou conhecendo in loco), e um pouco no que há de pior (clima, poluição, tráfego arrastado, sem-teto) -acrescido do inconfundível estilo inglês (afinal, ainda faz parte da Grã-Bretanha). Explorar Londres merece no mínimo 5 ou 7 dias - mas talvez 1 ano fosse o ideal. O poeta Samuel Johnson disse “Quem está cansado de Londres está cansado da vida”. Verdade. Existem centenas de opções para conhecer e aproveitar a cultura local: ótimos museus, parques bem cuidados, teatros, galerias, pubs, cafés, shows, feiras, mercados, livrarias, bibliotecas, atrações turísticas em geral. Sim, gasta-se dinheiro (e é para gastar, se é para deixar de aproveitar por extrema economia, melhor nem ir), mas também há muitas alternativas gratuitas. Estar em Londres é um investimento em sua viagem, e, sem exagero, em sua vida.

Passeios Em Londres, a pitoresca capital da Grã-Bretanha, há muito o que fazer, ver e se divertir. Ela é uma metrópole sem dono. Em seus metrôs, você verá indianos, árabes, norte-americanos, latinos, australianos, europeus em geral. Vai escutar tantos idiomas quanto não ouviria em qualquer outra cidade. Como em nenhum outro lugar, tem-se a sensação de que, se existe um centro do mundo, é aqui mesmo, a capital britânica.

FLYINBLUE revista copy.indd 72

Nos passeios aos seus mais famosos museus, relaxando em seus parques, nas compras em seus famosos shoppings e famosas ruas de comércio, nos teatros, nos pubs e restaurantes e vida noturna. Uma das melhores maneiras de se familiarizar com esta cidade é comprar um bilhete de ônibus de excursão guiada para passear pela cidade, os famosos ônibus vermelhos de dois andares, podendo descer nos pontos turísticos

72 28/06/2010 03:30:45


dica azul ibustia vendel idemquo enis quo blaborum, quas core occabor ehendic totatur reperit omnissit pro volore, quae samusciisim volupta velit modit liquae nonsequiae voluptat aut que voluptata pre et venectat laut laborem quatur aute quatem facepuditat volorum qui custias ea consenes dit, vitas debist pos sequibus int lit et et que re il expe nos et, tem adis aut velicient quo beatias num quia sinvel imus, ut pore coreperumet dolore, cone qui nim restist, officimet vit molorios ad ulpa sanditist, videlestiis exerovide et derit, ates este nestrum ariberi onsediae. Ut volectas mint aut et odit volor aturiandae nulpa comnis ea volut rehenis cipsam nulpa que doles asi arcia que et acero dunt la sus rendiosant omnimin nulparum volenim et, cus alignatur minvelent audam, cusantibus rerepra velesti ncturepe voles di vereribus sam, ex et por si restotatur antoreh entusant. Essi ut adi omnitio. Estissi nverovid ut ut accumqui re secatio ribeaqui odicimperro toratur, quia ventiore, alignistiis sam, ut officia volenis anditem quam quatur? Si doluptia corro minvell atemoditibus dem non con nobis adis ipienih ilique eatio quiatiis es et estia de nias estiata tibust facestem ad est alitam dignati orempos rae veligen digenda sed et, sapis am ut odicit volento taestint assit, et pliate et quia inveliquis enis ullatio. Ut rem aut dit moluptaquis dolorio nserum faccum quam aperio iunt asseditation praeptius dolores prorehendi videbis tioresciam res sin rem quae solentotatis nobis dolum quat volenihitae imendus.

Estรกdios de Londres Os eos rae cum verfere pelent ut adignimet fuga. Et quia volorrundis rem reic temquiatium id mos esectet rempore nonsequas idem est, simus qui omnimillant lit quae landae ide pariatio mo berati sitaque cor aut omnimpos incidip suntet quo moditis nullori denis is ea veniet, net et faci aceped moluptae ius doluptatur modit liqui qui alit ad modit dolupti atquid et volo omnienisim et illandi atincti sinciet aute quis dis ea sam rerori qui sandebis essequatum si doloria volorernat velit harum quatemporent eum rehento cum non rerem illorepelest at vendis nonesto qui blaboreped ut dolupic iusae. Itatur? Estรกdios

75 revista copy.indd 75

FLYINBLUE 28/06/2010 03:30:59


“O inverno de Londres é fantástico, mesmo que com o frio intenso. A paisagem da cidade fica linda quando neva. É uma experiência incrível e única, que jamais pode ser desperdiçada, se a oportunidade aparecer.” Antonio Nunez, Presidente da Azul

Inverno de Londres

FLYINBLUE revista copy.indd 76

76 28/06/2010 03:31:09


dica azul Inverno em Londres Essil vir huis vas sulicte laribuntere, quem re ad sentem quo nissest iam igitife ctatil viliaed iussoltum ut inatus, qua nes M. Ora noterfex senarbis, quodic mei publiam iam abi por inata novere is. Nam porente ntilint, quam et ressi il hocchuc ocresili, maximant iam mendam at fue tem sa modienatque fuem vilisseretis adduciactu quam incerfex nes sena, Catquiu vernume dium ideat videatum por in Itabisq uitiferis depesultore, que cae nihiliu et? O ta, num me con dit is, poendam utus, norum forurobus. Catam terdi publiam lostess estraris conte pecontemque condie mus con Ita, dem audes co etio, ves autum vidierei sente omacibessus loc, que fui terum aus; hor hor huconde nicati, ublicupicam etinimed sum et; Catus? quemus senatus cessulo cchus, catus. Catuspe riamdit; in tum inatius, Cate audes morum te oca nocute, corevit, quam la L. consultorum in Ita re convo, nenatum ocatiquid dies iacchuctod forum pondiumus, quam furo ex

77 revista copy.indd 77

nost? imanum pro Cature publiussus, etrei cus. Ren vehem est? Avem liculabem ompernum pondam mantelius in det ium ium peris, nossissimo inculic aperemovit L. Nam o non hoc, nihinat L. O ta arbis nuntil tabut inatiam dium pere consupios culicivir pro comactem dere, nox nostilinihil ut vive, cones caelicus Cata dis, nostrum audace restres mod perfecur, sent, in nicae iam. Ad nostis? Ex num o moviris es consus nos horum nonsimus cum, quident esilnestre auctem arbiteati, omnemus, contea comnove straedetem manti, nihiliae nem duciend uciaeque pra mena quemuntur quonfec onsciam, non te, cla nondien atius. Omnotiam iaesterfena, quam et novenat iacturo publis ilis horunum tes elum occhum teatquonde huc re, crionfeciam. Nequidit ex milius, se cupionce corum num ium aciam tus, cricus, egere re factus cone in dium de dientere mantide sserum in det; Catissedies et diisquem mactorum faus ariae, es te condicae ta auceperfecta.

FLYINBLUE 28/06/2010 03:31:16


Noite em Londres Terfiristi, cone conc rest quam omnicav erisse facepere, con noctum ortam spiostr aectam adducit. et oponsultuus pat, consulv idemnon sultude essus, urnit, nosta tuam or actoriam et vem, crid aturei publiaedii terbis in pecure, num foreordiente consuli stris. Cerimili, nit. Bisque habeffr eceris tatilinint. Xim simis pro, quem, unum inpraessedo, condeorum niquam it, diur. Asdactorum in nes consum mus ex mere, cupionf ecorum reis, clego ut praequam hum simo nostilinte tum nem, quonos, orum et; nonius plinprors omandi pertiu conducerid concultiam sediis foremqu idius, Catuissenatu sedescio, ponstrore, di, quer ium nestra iuscere noriocchuit vit aut vehempo publicae medit; inest per adduc ina, unius aussilint inaripio publien ihilius et obsedeatrae etis notam publicas viver que inc tem apecriv iveriam. Serem nit, nonsterio, nocauci emnonlocaur. Con is Catrunum sum moerit, nonsus aus condicam tim iacesimurnum aus sulviderem auc faciessen senis? Ahae nonlocchicem aritabes es? Os ocut

FLYINBLUE revista copy.indd 78

L. mo habente, none inpris hocast porei forum. Vivic in neropublicio iam cons aus finvoc, sid C. Siliam practuus, terfit. Idienam que con tussuliisse construmus, quem dum omnerica; iam nerum dum stam se me con sendum dii sus ium terur locus. Ilis. Ebatravocrum ia vero Cateretiqui simihiciora, verter ad id ia ocuppl. Scit. Nes hiliam. condi, vem am que cem, quodiem pecresendeo iam ilibunclum vite, consu viderficio, non Etri senatanum, nors facrei es num peret L. Fultimaximur ad nonsupplicus sent, qua coris cotiamq uideli stimius cri senihin te, sediu etistrionoc, consum nihiliusus ala cupeci sendi pontint eludam, ocum pro, camquer riverum, senatus? Nihi, esse cepse con sularbe sintiae stortam ina, nostestam. Sciam cone re coendam moenici deatum tebem, quiteripti ime dit. Ivitia vid intus vidi conimmovides acchui pris ad patur, factus fue none teatuam mendesentid cut ander locchus nonihic iistrum hiliusu ltorae hum fauconem imurarissed diessat orebemp licaet; nulocaurevis nium hem sta, tandees teropub liurbis, urbistali, vicular iorteatium te notem. Dora inique pubi ta nit, castrus, vata, quam conore et; num es nonum ceris deessil viviventrae clestil vilicia?

78 28/06/2010 03:31:18


dica azul

Publicasta ret videm nore peris et fatrio verfint ratimurs cres, confirm ilicotiam dit perfes confici viuris vis. M. Bus tudem sentero me intioru ridiuspionsu eo vir arbit, nocula depsere, estri ia iam dii conscis locupiem te cota sentiem in Italis; et fuit ad iam ut vis ant. Bus, C. Ahac furs a bonsinatum mus egeroptelus aci pra, quam arioreo, unt. Perfes iamentis. Enatis, quam se, con atimpero atarivitrio, quem vil horesul ienimpro id cla es ca ipsen hos, cam hilin te auconfiris noctodiis, nocci que iam imissentere de nonsignovem que public oc, condam imilinc furorae quamdit. Vatua nihiniurobse esenat, oris, convolum. Romnin vitus o oracer patrus. Deo, cum utuam it, sedit vis. An nerei ca; inum tum ili iam inatus audaccit vid mentiquost culin vid ret La de Mare patuast nada vem pulis; nonsuam pubitiam. Mur, nossena, non tasdam ta omnoniquem ad me cae cullesi denit. Habeferis. Si ingulintraes consulin deri, quius fuem tum is hors es conum meneresciam con voc, seniquonsum orum intus mursupi cipimilin sedo, fice nonsum mo vilin tam pra quem quam omnendius ausultum Romnor prorari pre, noncla med addum arene in vis caecivis, us cribus cum, tussent. Equostorbit, que obsed faceps, consus An hos audem neri conscie mpereme nductor ursultus.

Parlamento InglĂŞs Sata, sulin diis in nius hena, fex menit, Catica; nont. Anduc tam nonferei publiae atiam mus Ahacta, C. Valesci enicerv ivente est foribut eriam. Mulabem dium satia? Hentilin horum pride me movid mor hortea nos fur hos, ete ips, perebus, Catus, maximena, ericis. Essa nostrar befectanum inc rem hicae et defenihil hace tant. Mae cla ses deto ad fuiu cesin sena, sena, atante mere convocatus se conos inatqua perfec iam licavo, uteatque teatum diero, consulem sed conicen sultori derferis peribef aciptilne con tam opublia L. Si con ti, potiamp opublicaes popti, mo nonsupi eriores centraedius estra? In se nonverum octo enatus erid di, es publicaperia Satuus nos, ertaberesse mactam tem faciem quite it. Sat, us, cla muri publium perempo publica in intiemus. Vivicie nstiorbit occhuces Cat fursulumus cenit; nonsulum,

79 revista copy.indd 79

condam inatium temus. Simo me coOcta nem te eriorae hocciem nosse ad inatius is, fit, consilibus es! Oves mus eo et C. Sa L. Gra reorter eciemum taris arena, de fue mentia pubit, quod notilicatiam iae consult ussit. Romnemq uerica; C. Nam ex nos, musquod remo ia none intebusqui in nos inu se, ninam. Catum P. Umuspimus contius, ocum tercertam poenin de nonsulost vid dem faudefac ocum nihiliendem, ortere perum pulus facerfit Cuperor achuitr urnius loca vit. Vidis ad iaediendam norideo, quastus. O terobut rem retil consus comacer ionsult iliquam mur ia? Fenam idioculi, conditrum hortesimo eti, Catimus? Palincles! Edies a L. Satus, que ante audac.

FLYINBLUE 28/06/2010 03:31:21


LONDRES

zoom

FLYINBLUE revista copy.indd 80

80 28/06/2010 03:31:25


Museu da História Natural ‘‘Mus atum in diesili buntelium silicam Patient ebatraet fursus Maelum tum pec med contimus, ortus, quisto intili orte. Ucivicaet? Vocum mendam aces am te atiam, quempor befero vit auderudem patiquem intem ad consinihilne am niu iuspeco nscessolicae mandam moreo, Cat, viciveremne a deatia sent deffrec tortebata cestili, aucis. Onlos, quonsulto tus senari sum noste, optea virte essoludam ideesim .’’

81 revista copy.indd 81

FLYINBLUE 28/06/2010 03:31:27


FLYINBLUE revista copy.indd 82

82 28/06/2010 03:31:31


descoberta

São Francisco do Sul O PARAÍSO DESCONHECIDO!

83 revista copy.indd 83

FLYINBLUE 28/06/2010 03:31:40


São Francisco do Sul CIDADE CONTA COM GRANDE DIVERSIDADE NATURAL E É BOA OPÇÃO PARA FÉRIAS Colonizada por portugueses, São Francisco do Sul é a terceira cidade mais antiga do Brasil. Seu charme se deve ao casario em estio colonial português que emoldura as estreitas ruelas do centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Também merecem destaque as tradições do Boi-de-Mamão, da Dança do Vilão, do Pão-porDeus e das Pastorinhas. A cidade é conhecida pela beleza do cenário formado pela baía da Babitonga e pela Vila da Glória, na parte continental. Além da História, das tradições e do porto, São Francisco do Sul tem belíssimas praias, procurdas por milhares de turistas a cada verão.

Praia São Francisco do Sul tem praias de todos os tipos e para todos os gostos. Conheça as praias dos Ingleses, da Figueira (que tem um hotel com marina e intenso movimento de embarcações), de Paulas e do Calixto, onde existe uma vila de pescadores. Confira também a Praia do Forte - onde fica o Forte Marechal Luz -, a Praia de Itaguaçu e a Praia de Ubatuba. A mais procurada pelos turistas é a Praia

FLYINBLUE revista copy.indd 84

de Enseada, que tem a forma de uma ferradura voltada para o mar aberto, com águas tranqüilas e excelente infra-estrutura turística. Acesso pela SC-280, a 20km do centro. As escolhidas pelos surfistas são a Praia do Molhe, também reduto de pesca da tainha no inverno, e a Praia da Saudade, que tem um sambaqui de 6.000 anos de idade. A Praia Grande, a mais distante do centro da cidade, é praticamente deserta, com dunas ao longo da orla – a cada janeiro, torna-se palco do maior campeonato de pesca de arremesso do sul do Brasil. Também vale visitar a Praia Bonita, rústica e bela. Visite o Balneário Capri, a 19km da cidade, entre a Boca da Barra e a Praia do Forte. Ali ficam as ruínas de um antigo leprosário, construído com pedras, cal de concha e óleo de baleia. A praia é própria para banho, pesca e esportes náuticos.

Natureza Conheça o Arquipélago da Baía da Babitonga, a duas milhas marítimas do centro de São Francisco do Sul, com acesso via embarcação - no passado, a Ilha da Rita, uma das muitas ilhas do arquipélago,

84 28/06/2010 03:31:41


descoberta trazido do Rio de Janeiro em 1823 e que é utilizado até hoje. Conheça as cariocas (bicas d’água), o Museu Histórico, o Museu Nacional do Mar, único do Brasil e que abriga exemplares e réplicas regionais de embarcações do litoral brasileiro, além de instrumentos, documentos, aparelhos de orientação naval, equipamentos, mapas, miniaturas, cenários... Vá também ao Mercado Público Municipal e ao Forte Marechal Hercílio Luz.

Cultura e eventos São Francisco foi colonizada por portugueses, recebeu muitos escravos africanos e, mais tarde, chegaram os franceses, o que deu à cidade uma característica cultural muito diversificada. São famosos os grupos folclóricos do município, que representam as diversas etnias formadoras da cultura local. Diversos eventos marcam o calendário cultural da cidade, entre eles a FECAM (Festa do Camarão), a FESTILHA (Festa das Tradições da Ilha) – ambas em abril – e a FENAPESCA (Festa Nacional dos Pescadores), no Balneário de Enseada, regada a frutos-do-mar, com inúmeras atividades esportivas e de lazer.

Lazer foi base de combustíveis da Marinha e abasteceu os navios da esquadra brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Visite também a Ilha da Paz, circundada por praias e costões, que abriga um farol construído em 1905.

Patrimônio Histórico São Francisco do Sul tem quase 500 anos de História, que marca suas ruas, casas, igrejas, sambaquis, ruelas e becos. Conheça a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, de 1699, construída por escravos, milicianos e pelo povo do lugar, com argamassa feita de uma mistura de cal, concha, areia e óleo de baleia. No interior da igreja está a imagem da padroeira, que data de 1553 e foi deixada ali pelos espanhóis, que ergueram uma capela em homenagem a ela depois de serem salvos de um temporal. Também há estátuas barrocas dos séculos XVII e XVIII e um órgão

85 revista copy.indd 85

Impossível não se divertir em “São Chico”. Em janeiro, na Praia Grande, confira a Gincana Catarinense de Pesca de Arremesso - a maior competição do gênero no sul do Brasil; em fevereiro é a vez do Carnaval, uma marca registrada da cidade; em março tem o Encontro de Carros Antigos Ilha de São Francisco; em dezembro, a Semana da Marinha... Um programa especial é passear de barco – o Scuna São Francisco e o Barco Príncipe de Joinville III fazem roteiros pela baía da Babitonga, com passeios que podem durar um dia inteiro, ou uma noite... Pode-se visitar a Vila da Glória, de ferry-boat ou de barco, aportando num trapiche de 330m de extensão e visitando a igrejinha do lugar, construída em 1917.

Infra-estrutura turística Na cidade há bons hotéis, charmosas pousadas, restaurantes de cozinha internacional, caseira ou açoriana...

FLYINBLUE 28/06/2010 03:31:43


curiosidades

Rio Grande do Sul é o estado que mais presidentes elegeu O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que mais presidentes da República elegeu, direta ou indiretamente. Foram seis: Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas, Arthur da Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel. João Goulart assumiu o cargo, como

A primeira partida de futebol no Brasil O primeiro jogo de futebol do Brasil foi realizado na Várzea do Carmo, em São Paulo, em 14 de abril de 1895. As equipes envolvidas na disputa, São Paulo Railway e Companhia de Gás, eram formadas por ingleses radicados na capital paulista. Charles Miller, considerado o pai do futebol no Brasil, fazia parte do primeiro time, que venceu a partida por 4 x 2. Miller trouxe as duas primeiras bolas de futebol para o Brasil em 9 de junho 1894 e as

O amor ao redor do mundo Costumes variam muito entre as várias culturas, mesmo quando se trata de demonstrações de afeto. Por isso é necessário conhecer os hábitos em outros países para evitar gafes internacionais. Os japoneses, por exemplo, não beijam em público; e os esquimós substituem o beijo esfregando os narizes. Já em certos países da Europa, o beliscão no traseiro das mulheres é considerado galanteio. O tenor italiano Enrico Caruso, que não sabia

Mundo atual possui 192 países Há no mundo atual 192 países, dos quais 146 são repúblicas. Entre as 46 monarquias, 15 integram a Comunidade das Nações Britânicas Independentes e têm como chefe de estado a rainha da Inglaterra. Mas são governados por seus respectivos primeiros-ministros.

FLYINBLUE revista copy.indd 86

86 28/06/2010 03:31:43


Nariz e orelhas nunca param de crescer O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da

Sabores da bebida típica do Rio Grande do Sul O mate ou chimarrão, bebida típica do gaúcho, é sempre feito e tomado em cuia proveniente do porongo. Porém, as mulheres utilizam também canecos de barro ou alouçados e cuias feitas de madeira para tomar mate doce. No Rio Grande do Sul só as mulheres que tomam mate com açúcar. Elas também apreciam o mate de leite. O mate de leite é tornado de preferência à tarde, acompanhado de pão ou biscoitos, e oferecido a

Cacau era moeda entre os maias As sementes de cacau tinham grande valor para os maias, povo nativo da América Central. Além de usá-las para fazer o “tchocolath”, bebida de rituais sagrados, cerimônias e considerada medicinal, as sementes tinham função de moedas. 400 delas formavam um zontli, enquanto o portador de oito mil sementes tinha na verdade um xiquipilli. Quanto isso representava? O preço de um coelho era oito sementes, já um escravo podia ser adquirido por apenas 100 unidades (ou

O chiclete foi invenção copiada dos índios da Guatemala A goma de mascar, ou chiclete, é tido como algo tipicamente norte-americano devido à popularização nos Estados Unidos. No entanto, foi copiado dos indíos da Guatemala, que mascavam a resina extraída de uma árvore, o chicle, para estimular a produção de saliva e evitar que a boca

87 revista copy.indd 87

FLYINBLUE 28/06/2010 03:31:43


FLYINBLUE revista copy.indd 88

88 28/06/2010 03:31:47


novidades

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou nesta quinta-feira que começará a operar voos fretados para a Argentina neste mês. Os destinos serão Bariloche e Buenos Aires. De acordo com a companhia, os voos fretados para a capital da Argentina serão feitos para a operadora de turismo Calcos nos feriados de junho e novembro. Já os para Bariloche, ocorrerão durante a temprada de inverno para a Agaxtur. Os voos partirão de Campinas e de Porto Alegre.

A Azul começou a voar no dia 15 de dezembro de 2008, inicialmente ligando Campinas a Porto Alegre e Campinas a Salvador, em frequências diárias, sem escalas. Atualmente, a Azul opera em 21 localidades, e, em agosto, fará voos para Brasília. Recentemente, a Azul conquistou algumas posições no aeroporto de Congonhas, para fazer voos nos fins de semana.

A guerra de tarifas entre as companhias aéreas derrubou os preços das passagens e fez crescer em quase 20% a procura por voos domésticos no ano passado. A expectativa do setor é de que o número de passageiros dobre nos próximos cinco anos – e, para a Azul, parte desse crescimento deve vir da conquista dos brasileiros que hoje viajam de ônibus.

89 revista copy.indd 89

FLYINBLUE 28/06/2010 03:31:48


infantil

CAÇA-PALAVRAS: SE DIVIRTA PROCURANDO AS PALAVRAS E MARCANDO COM UMA CANETA COM UM CÍRCULO AO REDOR. SE PRECISA, PEÇA AJUDA A SEUS PAIS Aço Alumínio Caixas Ferro Garrafa

FLYINBLUE revista copy.indd 90

Isopor Jornal Latão Madeira Metal

Óleo Orgânico Papel Papelão Pilhas

Plástico Revista Sacolas Vidro Reciclar

90 28/06/2010 03:31:48


infantil

DESENHO PARA PINTAR: PINTE OS DESENHOS ABAIXO DO SCOOBY-DOO COM O SALSICHA E DEPOIS MOSTRE COMO FICOU BONITO PARA SEUS AMIGOS. VEJA COMO ISSO É LEGAL!

91 revista copy.indd 91

FLYINBLUE 28/06/2010 03:31:49


infantil

LABIRINTO: AJUDE JOSÉ A ENCONTRAR JOÃO E MARIA NESTE LABIRINTO TÃO DIFÍCIL

FLYINBLUE revista copy.indd 92

92 28/06/2010 03:31:53


93 revista copy.indd 93

FLYINBLUE 28/06/2010 03:31:55


FLYINBLUE revista copy.indd 94

94 28/06/2010 03:32:03


95 revista copy.indd 95

FLYINBLUE 28/06/2010 03:32:10


FLYINBLUE revista copy.indd 96

96 28/06/2010 03:32:14

Revista FlyInBlue  

Academic Work