Page 1

Introdução à pesquisa corporativa nos Produtos do SharePoint 2010

1

www.microsoft.com/sharepoint


As informações contidas neste documento representam a visão atual da Microsoft Corporation em relação às questões discutidas na data de publicação. Como a Microsoft precisa responder a condições de mercado em permanente mudança, essas informações não devem ser interpretadas como um compromisso por parte da Microsoft, e a Microsoft não pode garantir a precisão das informações apresentadas após a data de publicação. Este white paper tem apenas finalidades informativas. A MICROSOFT NÃO FAZ GARANTIAS, EXPRESSAS, IMPLÍCITAS OU REGULAMENTARES, EM RELAÇÃO ÀS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE DOCUMENTO. É responsabilidade do usuário obedecer a todas as leis de direitos autorais aplicáveis. Sem limitação à proteção por direitos autorais, nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida, armazenada ou introduzida em um sistema de recuperação, ou transmitida de qualquer forma por qualquer meio (eletrônico, mecânico, fotocópia, gravação ou outro), ou para qualquer propósito, sem a permissão expressa, por escrito, da Microsoft Corporation. A Microsoft pode ter patentes ou requisições para obtenção de patentes, marcas comerciais, direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual que abrangem o conteúdo deste documento. Exceto conforme expressamente declarado neste contrato, a posse deste documento não lhe confere direito algum sobre as citadas patentes, marcas comerciais, direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual. Salvo indicação em contrário, as empresas, as organizações, os produtos, os nomes de domínio, os endereços de email, os logotipos, as pessoas, os lugares e os eventos aqui descritos são fictícios, e nenhuma associação com qualquer empresa, organização, produto, nome de domínio, endereço de email, logotipo, pessoa, lugar ou evento é intencional ou deve ser inferida. © 2010 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Windows SharePoint, FAST, Visual Studio, SQL Server, OneNote, PowerPoint, Outlook e Excel são marcas do grupo de empresas Microsoft. Todas as outras marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários.


Conteúdo Introdução ....................................................................................................................................................... 4 Ponto de partida............................................................................................................................................ 4 Comparação de funções ............................................................................................................................. 5 Comparação de recursos............................................................................................................................ 7 Primeiras etapas ............................................................................................................................................ 8 Identifique o seu conteúdo .............................................................................................................. 8 Rastreie o seu conteúdo .................................................................................................................... 9 Dimensione sua infraestrutura de pesquisa ............................................................................... 9 Personalize a experiência de pesquisa do usuário final ......................................................... 9 Personalize o pipeline de processamento de conteúdo...................................................... 10 Guias de avaliação e leituras adicionais .............................................................................................. 10


Introdução Este guia é uma introdução à pesquisa corporativa na linha de Produtos do Microsoft® SharePoint® 2010. A pesquisa corporativa nos Produtos do SharePoint 2010 abrange diversos recursos, funções e modelos de licenciamento. Os produtos são:     

SharePoint Foundation 2010 Search Server 2010 Express Search Server 2010 SharePoint Server 2010 FAST™ Search Server 2010 para SharePoint

Este guia ajudará você a começar a fazer a correspondência entre os recursos desses produtos e os requisitos de pesquisa corporativa da sua organização.

Ponto de partida A pesquisa conecta pessoas às informações de que necessitam para realizar seu trabalho. As soluções de pesquisa de produtividade geral aumentam a eficiência dos funcionários, conectando um vasto conjunto de pessoas a um amplo conjunto de informações. Aplicativos de pesquisa de alto valor possibilitam um retorno mensurável do investimento, ajudando um conjunto específico de pessoas a aproveitar ao máximo um conjunto específico de informações. Até agora, as organizações tinham de comprar vários produtos para tratar de ambos os cenários — nenhuma solução de pesquisa única era capaz de oferecer a funcionalidade certa com o preço certo, forçando as organizações a contrair custos desnecessários, como:   

Custos de software: custo de licenças, de suporte e de manutenção para produtos separados. Custos de funcionários: cargos dedicados eram necessários para projetar, implantar e gerenciar soluções de pesquisa diferentes. Custos de oportunidade: pesquisa de produtividade geral medíocre e implantação limitada de aplicativos de pesquisa de alto valor.

Ao avaliar o cenário de ofertas de pesquisa corporativa da Microsoft, você deve examinar os recursos dos diversos produtos e fazer a correspondência entre eles e as necessidades da sua organização. À medida que a maturidade da pesquisa corporativa da sua organização aumentar, maiores serão as necessidades de recursos das tecnologias de pesquisa usadas. A Microsoft produziu um amplo conjunto de recursos de pesquisa corporativa baseados no SharePoint 2010 que serve a empresa à medida que as necessidades de crescimento, de maturidade e de mudança de negócios redefinem seus requisitos de pesquisa corporativa organizacional. A Microsoft oferece o SharePoint Foundation 2010 e o Search Server 2010 Express de forma gratuita para uso em servidores Windows® licenciados. Esses produtos de nível inicial oferecem a capacidade de rastrear e indexar conteúdo e uma interface do usuário para a execução de consultas no catálogo de conteúdo rastreado.


O SharePoint Server 2010 e o Microsoft Search Server 2010 oferecem escalabilidade aprimorada e opções para a indexação de conteúdo de várias fontes diferentes, preenchendo os requisitos de configuração, de gerenciamento e de geração de relatórios da sua organização. O SharePoint Server 2010 oferece uma excelente plataforma para a criação de aplicativos de pesquisa de produtividade gerais. O FAST Search Server 2010 para SharePoint é um novo produto da Microsoft, que oferece o poder da rapidez com os benefícios da simplicidade e do TCO (custo total de propriedade) dos produtos da Microsoft. O FAST Search Server 2010 para SharePoint oferece a melhor pesquisa de produtividade geral do mercado E faz com que a criação de aplicativos de pesquisa de alto valor seja fácil e econômica. O FAST Search Server 2010 para SharePoint aprimora ainda mais o rastreamento, o processamento de conteúdo, a interface do usuário e a escala do SharePoint Server 2010.

Comparação de funções A tabela a seguir compara as funções gerais de pesquisa corporativa que eram fornecidas anteriormente no Microsoft Office SharePoint Server 2007 com os recursos novos e avançados do SharePoint Server 2010 e do FAST Search Server 2010 para SharePoint. X = disponível em 2007

O = disponível em 2010

† = aprimorado em 2010

Recursos e funções

Office SharePoint Server 2007

SharePoint Server 2010

FAST Search Server 2010 para SharePoint

Pesquisa de pessoas e de experiência Capture o conhecimento não encontrado em documentos pesquisando pessoas e experiência com os produtos do SharePoint.

X

O†

O†

Estrutura de conectores do SharePoint 2010 Conecte-se com segurança ao conteúdo em sites do SharePoint e a partir de fontes em toda a sua empresa. Use o Catálogo de Dados Corporativos para criar facilmente seus próprios conectores, que funcionam exatamente como aqueles disponíveis para uso imediato.

X

O†

O†

Cem milhões em volume de conteúdo, com tempo de resposta de consulta em subsegundos Atenda às necessidades de desempenho e escala de toda a sua organização ou às necessidades especializadas de departamentos individuais.

X

O†

O†

Pesquisa do Windows 7 e do Windows Mobile Pesquise além do centro de pesquisa. Realize pesquisas na área de trabalho do Windows 7 e no seu dispositivo Windows Mobile.

X

O†

O†

Integração de marcas de taxonomia Traga a capacidade da taxonomia para a pesquisa. Metadados de marcas são mostrados nos resultados, e os usuários podem restringir o conteúdo de acordo com marcas baseadas em taxonomia.

O

O

Painel de refinamento controlado por metadados Com o novo painel de refinamento no SharePoint Server 2010 e no FAST Search Server 2010 para SharePoint, os usuários podem restringir os resultados de suas pesquisas e navegar até o conteúdo certo mais rápido.

O

O


Recursos e funções

Office SharePoint Server 2007

SharePoint Server 2010

FAST Search Server 2010 para SharePoint

A relevância é aprimorada com o comportamento social O comportamento de clickthrough de consultas de pesquisa semelhantes afeta a classificação que os documentos recebem. Quanto mais usuários clicarem em um determinado item, mais elevada será sua classificação para consultas relacionadas.

O

O

Pesquisa fonética e de apelido Pesquise com confiança o nome de uma pessoa da maneira como ele soa, sem se preocupar com a grafia exata.

O

O

Pesquisa contextual Personalize diferentes resultados e opções de refinamento com base no perfil do usuário ou da audiência.

O

Miniaturas e visualizações Miniaturas e visualizações tornam visuais os resultados de uma consulta de pesquisa, permitindo aos usuários reconhecer o conteúdo certo rapidamente.

O

Mais de quinhentos milhões em volume de conteúdo com tempo de resposta de consulta em subsegundos Dimensione até extremos com o FAST Search Server 2010 para SharePoint, mantendo tempos de resposta de consulta em subsegundos.

O

Processamento de conteúdo avançado com linguística avançada Extraia e crie metadados latentes em documentos para aprimorar os resultados de pesquisa, os recursos de classificação e o painel de refinamento.

O

Aplicativos voltados para pesquisa Atenda a todas as necessidades de aplicativos de pesquisa da sua empresa. Exemplos comuns incluem Percepção Total do Cliente, Portal de Inovação de Pesquisa e Desenvolvimento e Suporte ao Produto.

O

Business Intelligence Indexing Connector Rastreie pastas de trabalho do Microsoft Excel® e relatórios do Reporting Services com melhores resultados , descrições, miniaturas e refinadores. Descubra seus ativos de BI (business intelligence) com rapidez e facilidade, navegue não só no documento, como também nos dados em segundo plano e acesse rápida e facilmente as informações de que você precisa.

O


Comparação de recursos Use a tabela a seguir para fazer comparações rápidas dos recursos da pesquisa corporativa fornecidos por cada um dos Produtos do SharePoint 2010. Recurso

Pesquisa básica de site

SharePoint Foundation 2010

Search Server 2010 Express

Search Server 2010

SharePoint Server 2010

FAST Search Server 2010 para SharePoint

S

S

S

S

S

S

S

S

S

Melhores Opções Melhores Opções Visuais

S

Resultados Semelhantes

S

Resultados Duplicados

S

S

S

S

S

S

S

S

S

S

S

S

S

S

S*

S*

S*

S*

S

S

S

Escopos de Pesquisa RSS Feeds de Resultados de Pesquisa Alertas para Resultados de Pesquisa Página de Pesquisa Avançada

S

Melhoria de Pesquisa com base em contextos de usuário Propriedades Rastreadas e Gerenciadas Extração de Entidades

S

Federação de Consultas

S

S

S

S

Sugestões de Consulta

S

S

S

S

Classificar Resultados em Propriedades Gerenciadas ou Perfis Ajustede deClassificação relevância por promoções de documento ou de site Refinamento de Resultados Superficial Refinamento de resultados em profundidade Visualização de documentos Federação do Windows 7

S S

S

S** S

S S

S

S

S**

S

S

S

S S S

S

S

S

S

Pesquisa de pessoas

S

S

Pesquisa Fonética de Nomes***

S

S

Pesquisa de Apelidos***

S

S

Pesquisa Pessoal

S

S


Recurso

SharePoint Foundation 2010

Search Server 2010 Express

Search Server 2010

SharePoint Server 2010

FAST Search Server 2010 para SharePoint

Pesquisa Social

S

S

Integração de Taxonomia

S

S

Hospedagem Multilocatário

S

Suporte a Indexação da Web Avançada

S

* Para ambientes NTLM **O FAST Search Server 2010 para SharePoint fornece recursos avançados nessas áreas. *** Para obter um subconjunto dos idiomas com suporte Observação: para obter detalhes sobre um recurso específico, examine os guias de avaliação dos produtos.

Primeiras etapas Existem algumas tarefas gerais que você precisará executar quando estiver avaliando produtos de pesquisa ou implementando soluções de pesquisa corporativa que atendam às necessidades da sua organização. As seções a seguir podem ajudá-lo a começar. Identifique o seu conteúdo A primeira etapa a cumprir antes de executar qualquer ação é identificar o conteúdo da organização que você deseja indexar. O conteúdo de sites do SharePoint é automaticamente incluído em todos os produtos de pesquisa do SharePoint, mas você também pode indexar conteúdo de compartilhamentos de arquivo, de pastas públicas do Microsoft Exchange, de sites externos, de bancos de dados Lotus Notes e de seus aplicativos de linha de negócios. Também é possível usar o SharePoint Designer 2010 ou o Visual Studio 2010 para criar aplicativos do Catálogo de Dados Corporativos que habilitem bancos de dados personalizados, serviços Web e outras soluções personalizadas a ser indexados. Observação: o SharePoint Foundation 2010 só pode indexar conteúdo em sites do SharePoint. Todos os outros produtos de pesquisa corporativa da Microsoft podem indexar conteúdo nos repositórios de conteúdo mencionados anteriormente usando a estrutura de conector.

O FAST Search Server 2010 para SharePoint também oferece recursos avançados para a indexação de dados de business intelligence. É possível obter o Business Intelligence Indexing Connector para oferecer pesquisa e análise avançadas para ativos de business intelligence.


Rastreie o seu conteúdo A próxima etapa é rastrear o conteúdo nos repositórios de conteúdo que você identificou. Você pode implementar agendas de rastreamento completo ou incremental para garantir que os dados indexados sejam os mais atualizados possíveis. Os novos recursos de particionamento de índice do Search Server 2010, do SharePoint Server 2010 e do FAST Search Server 2010 para SharePoint permitem que você balanceie a carga de indexação (e a carga de consulta) entre servidores que sejam dedicados a fornecer pesquisa para grandes quantidades de conteúdo. Dimensione sua infraestrutura de pesquisa Uma das metas de design do Search Server 2010 e do SharePoint Server 2010 é fornecer tempos de resposta da consulta abaixo de um segundo para até 100 milhões de documentos indexados. O FAST Search Server 2010 foi criado para fornecer tempos de resposta da consulta abaixo de um segundo para mais de 1 bilhão de documentos indexados. Para atingir tempos de resposta da consulta abaixo de um segundo para sua organização, é possível que você tenha de dimensionar o farm de servidores para incluir vários servidores de pesquisa. Além disso, para garantir que os dados indexados sejam os mais atualizados possíveis ao indexar um grande número de documentos, talvez seja necessário incluir vários indexadores. A arquitetura altamente baseada em componentes dos produtos de pesquisa corporativa da Microsoft permite que você faça justamente isso; por exemplo, você pode implementar índices particionados em vários indexadores para atender às demandas de rastreamento e pode incluir vários servidores de consulta para balancear a carga de processamento da consulta no momento da pesquisa. Personalize a experiência de pesquisa do usuário final Como opção, talvez você queira fornecer uma interface do usuário personalizada, de forma que os operadores de informações possam procurar por informações e manipular resultados da maneira mais eficiente possível para a sua empresa. O Centro de Pesquisa Corporativo para SharePoint Server 2010 e a Central do FAST Search são altamente personalizáveis sem exigir esforço de desenvolvimento. Por exemplo, você pode criar escopos de pesquisa, modificar propriedades de Web Parts de pesquisa, aplicar estilos XSLT e aplicar temas a centros de pesquisa com o mínimo esforço. Tudo isso pode ser feito por meio do navegador da Web ou usando o SharePoint Designer 2010. Se você precisar personalizar a experiência de pesquisa ainda mais, os desenvolvedores poderão criar uma interface do usuário totalmente personalizada criando novas Web Parts que herdam funcionalidade das Web Parts de pesquisa existentes. Além disso, a API de pesquisa é completamente aberta, de forma que os desenvolvedores possam criar novos paradigmas e maneiras de trabalhar com a pesquisa, como pela criação de novas Web Parts ou até mesmo aplicativos Silverlight que executem pesquisas e renderizem resultados.


Personalize o pipeline de processamento de conteúdo Um dos principais diferenciais do FAST Search Server 2010 para SharePoint em relação a outros produtos de pesquisa é a facilidade com que você pode personalizar o processamento de conteúdo em tempo de indexação. O FAST Search Server 2010 para SharePoint permite que você crie seus próprios extratores de metadados, que serão usados no pipeline de processamento de conteúdo. Isso permite que você defina como as propriedades gerenciadas são populadas a partir do conteúdo rastreado para depois poder usar esses metadados em refinadores mais detalhados; dessa forma, é possível incluir esses vocabulários específicos da organização no painel de refinamento de metadados, permitindo oferecer soluções de pesquisa nos termos e no idioma da sua empresa.

Guias de avaliação e leituras adicionais Para compreender melhor as metas e os recursos de design disponíveis para organizações que procuram implementar a pesquisa corporativa, a Microsoft produziu guias detalhados para ajudar os tomadores de decisões técnicos, os profissionais de TI e os desenvolvedores a avaliar os recursos de pesquisa dos Produtos e Tecnologias do SharePoint 2010. Use os guias a seguir para aprimorar ainda mais o seu conhecimento sobre a pesquisa corporativa da Microsoft:   

Centro de Pesquisa Corporativa da Microsoft http://sharepoint.microsoft.com/pt-br/product/capabilities/search/Pages/default.aspx Centro Técnico de Pesquisa Corporativa TechNet: http://technet.microsoft.com/pt-br/enterprisesearch/default.aspx Blog de Pesquisa Corporativa da Microsoft: http://blogs.msdn.com/enterprisesearch

Recursos de Pesquisa do Microsoft SharePoint 2010  

 

TechCenter de Pesquisa do Microsoft SharePoint Server 2010 http://technet.microsoft.com/pt-br/enterprisesearch/ee441229.aspx Guia de Avaliação para Pesquisa Corporativa do Microsoft SharePoint Server 2010: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=13FB5242-AA6F-467A-9D5E1833F2B73E2F&displaylang=en Administração da Pesquisa Corporativa (SharePoint Server 2010): http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee792877(office.14).aspx Gerenciamento da Topologia de Pesquisa: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee805956(office.14).aspx


Recursos do Microsoft FAST Search Server 2010 para SharePoint  

TechCenter do Microsoft FAST Search Server 2010 para SharePoint http://technet.microsoft.com/pt-br/enterprisesearch/ee441234.aspx Guia de Avaliação do Microsoft FAST Search Server 2010 para SharePoint: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=c422d3c7-1443-41e4-b0fefc402ee4d8c1&displaylang=en Biblioteca TechNet do FAST Search Server 2010 para SharePoint: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/ee781286(office.14).aspx


Enterprise Search in SharePoint 2010  

Getting Started with Enterprise Search in SharePoint 2010 Products

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you