Page 1

Micro

Turbo

Alto desempenho de resfriamento para o seu processo

Este equipamento nos permite reduzir tempo de ciclo, melhorando nossa eficiência e nos possibilitando novas oportunidades que melhoram o resultado econômico. Ele tem contribuído para diminuir significantemente nossos custos de tempo extra, mão de obra e manutenção.

Bill Ruba, Diretor de Produção da Central Can Company, EE.UU., referente ao Microgel®

Para aumentar a produtividade, reduza o tempo de resfriamento

Fatores que determinam o tempo de ciclo Temperatura da água

Precisão do controle

te sua Aumen idade! v produti

Soluções Resfriamento dedicado Uma ou Dupla Zona 0 a 90º C

Melhor e eficiên sua cia!

Controle dedicado Precisão ± 0,1 °C

Bombeamento dedicado Fluxo da água

∆T =2°C (Mono) ∆T =1°C (Duo) Alto e constante Fluxo e pressão

Intelligent Process Cooling


MICROGEL® /TURBOGEL® > MELHOR EFICIÊNCIA NO PROCESSO > REDUÇÃO DE TEMPOS DE CICLO

Injeção: O tempo de resfriamento influencia no tempo total do ciclo em

40% (materiais de paredes finas) a 90% do tempo de ciclo (plástico de engenharia)

 

o de cicl Tempo e tividad u d o r P

Refugo Qualid ade

 

Micro

RESFRIAMENTO, REFRIGERAÇÃO E AQUECIMENTO AO LADO DA MÁQUINA, DE 0°C A 90°C

Microgel – RCM-RCD – “flexibilidade e precisão” PRECISÃO NO CONTROLE DA TEMPERATURA DE PROCESSO O Microgel® fornece a temperatura necessária (± 0,1 ° C) para cada processo, com o mínimo de perda térmica, pois localiza-se próximo ponto de refrigeração. CONSTANTE VAZÃO NO MOLDE O Microgel® fornece água com pressão e vazão constantes, a bomba dedicada elimina a queda de pressão ao longo do anel de distribuição. Devido à proximidade à máquina, o Microgel elimina perda de carga que, por conseqüência reduz o consumo de energia entre 30% a 40%.

Os chillers - Microgel® RCM-RCD – são especialmente desenhados para o controle individual do processo. São controlados por um microprocessador e possuem uma válvula proporcional especial a qual mantém o controle de temperatura constante. As unidades Microgel® garantem, regulam e monitoram a vazão máxima ao molde, constantemente. Com um fluxo intenso dentro dos canais do molde, é possível obter uma melhor transferência de calor e uniformidade da temperatura, o que resulta em um tempo de ciclo bem inferior ao normal e com melhor qualidade das peças. Um sistema integrado de resfriamento automático (free-cooling) permite grandes economias de energia nos períodos em que se pode aproveitar a temperatura ambiente para resfriamento. Disponível em duas versões:

RCM – ÚNICA ZONA – permite trabalhar com temperatura, vazão e pressão constante; temperatura mínima de operação é 0 ºC e máxima é +90 ºC. RCD Resfriador, refrigerador e aquecedor de água de duas zonas. Condensação por água vazão de até 76 m³/h. Disponível com bombas de alta precisão.

RCD – DUAS ZONAS – utiliza as vantagens das duas unidades Microgel® RCM em um único equipamento, reduzindo significantemente o espaço ocupado. Esta unidade é capaz de controlar automaticamente temperatura, conforme com a carga real de calor de cada seção do molde, de maneira totalmente independente.


MICROGEL® /TURBOGEL® > MAIOR VAZÃO > MELHOR QUALIDADE

SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA CENTRALIZADO Vazão baixa variável Alto Delta T Temperatura flutuante

Turbo

VS.

CONTROLE DE TEMPERATURA INDIVIDUAL DEDICADA Vazão intensa e constante Baixo Delta T Temperatura precisa

TERMOREGULADOR AO LADO DA MÁQUINA DE TEMPERATURA AMBIENTE A 90°C

Turbogel – RBM-RBD – “Máximo vazão no molde” Máxima capacidade de bombeamento no ponto de uso. Repetibilidade máxima Máxima produtividade Mínima perda de capacidade (por ganho de calor nos tubos e mangueiras) CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES BOMBAS – de alto rendimento (vazão/pressão) VÁLVULAS DE RESFRIAMENTO - válvulas misturadoras motorizadas SENSORES - 2 sensores de pressão e 3 sensores de temperatura CONTROL – Controle com microprocessador QUADRO ELÉCTRICO - com proteções termomagnéticas CIRCUITOS INOXIDAVEIS EXCELENTE DESEMPENHO Perfeito controle de resfriamento de processo, graças a: • Capacidade de proporcionar água ao processo com fluxo intenso e constante. • Capacidade de reduzir, ao mínimo, a diferença de temperatura entre a água do circuito centralizado e a água do processo enviada ao molde.

Alta eficiência controle de temperatura - vazão intenso e constante. Elevada capacidade de aquecimento – até 48 kW Alta confiabilidade – Microprocessador com controle. Esta linha de termoreguladores caracteriza-se pelo intenso vazão de água e alta capacidade de resfriamento, melhorando assim, a qualidade dos produtos e redução dos custos com energia. O desempenho hidráulico é igual ao das unidades da família Microgel®. Disponível em duas versões: RBM - ÚNICA ZONA – permite operar com temperatura, vazão e pressão constantes; um verdadeiro “torrente” de água atravessando o molde. Set point até 90 °C. RBD - DUAS ZONAS – oferece os benefícios do Turbogel® da serie RBM em uma única unidade, reduzindo significantemente o espaço ocupado. Esta unidade é capaz de controlar automaticamente duas sessões de molde, temperatura, vazão e pressões diferentes.

Vazão até 240 m3/h Também disponível com bombas de alta pressão.


UNIDADE DE CONTROLE DE TEMPERATURA DE MOLDES PARA CADA APLICAÇÃO

As unidades Microgel® e Turbogel® também estão disponíveis para aplicações sob medida e projetos específicos. Foram produzidos projetos especiais para o processo de extrusão e produção de pré-formas PET.

Microgel – RCX – “Revolução em refrigeração para extrusoras”

Microgel – RCP – “Alto desempenho para preformas de PET”

Os Microgel® da série RCX são chillers compactos com água condensada, desenhados para a refrigeração ou controle de temperatura da água à pressão atmosférica em várias aplicações industriais, principalmente para estrusione di materie plastiche.

Os Microgel® da série RCP são chillers compactos, com água condensada de alta capacidade de refrigeração, que, graças à capacidade de fornecer água em alta pressão e vazão intenso, são especialmente apropriadas para a refrigeração de moldes de pré-fromas de PET.

Microgel – RAM-RAD – “para conectar e operar”

Disponíveis em duas versões: RAM – ÚNICA ZONA RAD – DUPLA ZONA

Os Microgel® das séries RAM e RAD são chillers compactos com condensação a ar, com as mesmas características das unidades RCM-RCD. Foram desenvolvidas como unidades autônomas que não necessitam de água industrial.


MICROGEL®/TURBOGEL® > MÁXIMA ECONOMIA DE ENERGIA

Temperatura ambiente <= 20°C

 

Processo 

Set point 25 °C Compressor do Microgel OFF

Processo 

Set point 20 °C Compressor do Microgel ON

Processo 

Set point 30 e 40 °C Compressor do Microgel OFF

Temperatura da água na tubulação principal: 25 °C

Processo 

Set point 50 °C – Turbogel

RESFRIAMENTO DE PROCESSO: SISTEMA CENTRALIZADO

vs.

UNIDADE DE RESFRIAMENTO AO LADO DA MÁQUINA

DESVANTAGENS

Produtividade

Falta de flexibilidade no controle da temperatura. Fluxo variável no molde. Maior tempo de ciclo, devido ao alto e variado ∆T nos moldes. Não há possibilidade de comunicação com a máquina do processo.

Gastos de operação

Elevado investimento e baixa confiabilidade para uma unidade em stand-by. Significante perda de carga ao longo da tubulação principal. Necessidade de aquecer a água para os moldes que requerem uma temperatura mais alta do que a disponivel no sistema centralizado. Necessidade de manter a temperatura da água do chiller central a nível inferior ao requerido por algum dos moldes conectados Altas emissões de gás refrigerante (alto impacto ambiental) em caso de fugas.

Instalação

Alto custo de isolamento térmico da tubulação Instalação inicial custosa e complicada dos grupos de bombeo centralizado Ampliações posteriores são caras e complicadas.

VANTAGENS

Produtividade

Habilidade de encontrar e adaptar o equipamento às ótimas condições de to refrigeração para cada molde. Libertade total no ajuste de cada molde. Controle preciso da temperatura no molde. Condições de refrigeração (temperatura e fluxo) estáveis e baixo controle para cada molde. Alta eficiência com redução do ∆T. Menor tempo de ciclo. Interfaces de comunicação com a máquina de produção. Disponíveis para todos os principais protocolos existentes.

Gastos de operação

Total confiabilidade, podendo substituir facilmente os equipamentos em caso de danos. Redução de tempos perdidos. Redução de perdas de pressão na tubulação principal. Vazão intenso e constante; muitas vezes permite trabalhar com temperatura mais alta no fluido, minimizando o risco de condensação do molde e consumo de energia. Refriamento-Free-cooling de série em todos os equipamentos. Baixas emissões de gás refrigerante em casos de fugas (minimo impacto ambiental).

Instalação

Instalação fácil, rápida e econômica. Não são necessários grupos de bomba centralizado. A tubulação do circuito principal não necessita de isolamento. Futuras aplicações são fáceis de realizar graças ao desenho modular.


CARACTERÍSTICAS: Conce i De fác to modular. il expa nsão! - Controle sofisticado de microprocessador

- Mínima perda de carga

- Pesquisa das melhores condições de refrigeração para o processo.

- Mínimo impacto ambiental.

- Refrigeração e bombeamento autonomo - Intenso vazão de água para o molde.

- Fácil e rápida instalação - Compacto e portátil

- Ajuste regular de vazão e pressão

- Válvula Free-cooling de série inclusa em todos os modelos.

- Abastecimento e Drenagem automático da água de processo.

- Interface de comunicação disponíveis para várias máquinas do processo.

- Alertas em caso de troca dos valores de vazão

- Elimina os principais problemas de refrigeração do processo. (condensação, qualidade de limpeza, dimensionamento etc)

- Baixo consumo elétrico

vel! confiá er e t n e r m r Total ssível oco Impo a completa parad rodução! da p

Solicite gratuitamente o “Estudo para a otimização do tempo de ciclo” para um de seus moldes! Headquarters: Frigel Firenze SpA Via Pisana, 316 50018 Scandicci (FI, Italia) Tel +39.055.7220920 Fax +39.055.7311271 E-mail: area3@frigel.com

Frigel Latino America Industria e Comercio de Maquinas de Resfriamento Ltda. (Fla) Rodovia SP-306, Km 40, Galpao B Iracemápolis (SP) Caixa Postal: CEP 13495-000 E-mail: vendas.fla@frigel.com

Frigel North America Inc. 150 Prairie Lake Rd, Unit A East Dundee, IL. 60118 USA Tel +1 (847) 540-0160 Fax +1 (847) 540-0161 E-mail: sales.fna@frigel.com

Frigel Asia-Pacific Ltd 1/12 TFD Industrial Estate, Moo 5 Tasa-arn, Amphur, Bangpakong Chachoengsao 24130 Thailand Office +66 3857 7799 Fax + 66 3857 7074 E-mail: fapsales@frigel.com

www.frigel.com

Intelligent Process Cooling

POR - Microgel&Turbogel - Frigel  

resfriamento, refrigeracao e aquecimento ao lado da maquina

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you