Page 1

Dispositivos de acesso à rede GPRS: É uma tecnologia que aumenta as taxas de transferência de dados nas redes GSM (Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis) existentes. Esta permite o transporte de dados por pacotes (Comutação por pacotes). Sendo assim, o GPRS oferece uma taxa de transferência de dados muito mais elevada que as taxas de transferência das tecnologias anteriores, que usavam comutação por circuito, que eram em torno de 12kbps. Já o GPRS, em situações ideais, pode ultrapassar a marca dos 170kbps. No entanto na prática, essa taxa está em torno dos 40 kbps.

Principais vantagens do GPRS -> Utilização de voz e dados simultaneamente no mesmo canal; Ampla cobertura em todas as unidades; Acesso imediato e permanente para dados. Para se conectar à rede utilizando GSM são necessários de 15 a 30 segundos, sendo que esse tempo é consumido a cada reconexão. Com o GPRS, uma vez estabelecida à conexão, a mesma estará permanentemente ativa; Aumento significativo na velocidade de transmissão de dados (através da rede GSM é possível alcançar uma velocidade máxima de 9,6 kbps; com o GPRS a velocidade varia de 40 kbps até 144 kbps); Utilização de protocolos X.25 e IP amplamente divulgados; Possibilidade de utilização de várias operadoras de telefonia e modelos diferentes de celular-modems, havendo assim uma maior flexibilidade e independência em relação ao mercado; Redução de custos. Com o GSM a tarifação é efetuada por tempo de conexão. Com o GPRS, a tarifação é efetuada com base na quantidade de dados transmitidos; Os celular-modems utilizados em GPRS podem ser classificados em três tipos diferentes, conforme abaixo: Classe A: Para uso simultâneo de voz e dados. Classe B: Para uso de voz e dados, porém não simultâneo. Classe C: Para uso apenas de dados.

Acesso ao serviço -> Para usar GPRS, os usuários precisam especificamente de algumas coisas, tipo: Um telefone móvel ou terminal que suporte GPRS; Uma assinatura em uma rede de telefonia móvel que suporte GPRS; Ter o uso de GPRS habilitado. Acesso automático ao GPRS pode ser permitido por algumas operadoras; outras poderão requerer uma opção específica de adesão; Conhecimento de como enviar e receber informações através do GPRS usando seu aparelho telefônico, incluindo configurações de hardware e software, o que cria a necessidade de um serviço de atendimento ao cliente; Um destino para enviar ou um local de onde receber informações através do GPRS. Enquanto que com SMS esse destino ou origem era frequentemente outro telefone móvel, com GPRS é mais provável que se pareça com um endereço Internet, já que GPRS foi projetado para tornar o acesso à Internet totalmente disponível aos usuários móveis desde o início. Desde a disponibilidade do serviço, os usuários do GPRS podem acessar qualquer página da Web ou outras aplicações Internet - fornecendo uma massa crítica inicial de uso.

Características -> Aloca recursos de rádio pouco abundantes de forma mais eficiente por suportar conectividade virtual, migra tráfego anteriormente enviado através de CSDs para GPRS, e reduz o uso de canais de sinalização através da migração de tráfego que


anteriormente era enviado via SMS para GPRS ao invés de usar a conectividade GPRS / SMS suportada pelo padrão GPRS...

WI-FI: abreviatura de Wireless Fidelity (pronúncia em inglês /uaifai/) é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, que é utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padrão IEEE 802.11.

Acesso à internet -> Um dispositivo habilitado para Wi-Fi pode se conectar à Internet quando dentro do alcance de uma rede sem fio conectada à Internet. A cobertura de um ou mais pontos de acesso interligados - chamados hotspots - podem se estender a partir de uma área tão pequena como um quarto a uma área tão grande como muitas milhas quadradas. Cobertura para uma área maior pode exigir um grupo de pontos de acesso com sobreposição de cobertura, utilizando função de repetidora.


3G: O padrão 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel, substituindo o 2G. É baseado na família de normas da União Internacional de Telecomunicações (UIT), no âmbito do Programa Internacional de Telecomunicações Móveis (IMT-2000).

Características -> A característica mais importante da tecnologia móvel 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de dados a um custo incremental menor que na 2G. Ela utiliza o espectro de radiofrequência em bandas identificadas, fornecidas pela ITU-T para a Terceira Geração de serviços móveis IMT-2000, e depois licenciadas para as operadoras. Permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 1 megabits/s para sistemas estacionários. Espera-se que tenha uma maior capacidade de usuários e uma maior eficiência espectral, de forma que os consumidores possam dispor de roaming global entre diferentes redes 3G.

BLUETOOTH: é uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio. O Bluetooth provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma frequência de rádio de curto alcance globalmente licenciada e segura. As especificações do Bluetooth foram desenvolvidas e licenciadas pelo "Bluetooth Special Interest Group".

Listas de Aplicações -> Controle sem fio e comunicação entre celulares e fones de ouvido sem fio ou sistemas viva voz para carros. Essa foi uma das mais antigas aplicações da tecnologia a se tornar popular; Comunicação sem fio entre PCs em um espaço pequeno onde pequena banda é necessária; Comunicação sem fio entre PCs e dispositivos de entrada e saída, como mouse, teclados e impressoras; Comunicação sem fio entre telefones celulares e estações de telefonia fixa, para funcionar como um telefone sem fio dentro da área de cobertura e economizar em tarifas de serviço telefônico; Transferência de arquivos entre dispositivos usando OBEX; Transferência de contatos, anotações e eventos de calendário e


lembretes entre dispositivos com OBEX; Substituição de dispositivos seriais tradicionais com fio em equipamentos de teste, receptores GPS, equipamentos médicos, leitores de código de barras e dispositivos de controle de tráfego; Para controles onde o infravermelho

era

tradicionalmente

utilizado;

Enviar

pequenas

propagandas

para

dispositivos ativados por Bluetooth; Consoles de videogames da nova geração – Wii e Play Station 3 usam Bluetooth para seus respectivos controles sem fio; Acesso dial-up à internet em um computador pessoal ou PDA usando um celular compatível com dados como modem; Receber conteúdo comercial (Spam) via um quiosque, como em um cinema ou lobby.

Tecnologia para redes sem fio  

explica um pouco sobre a tecnologia para redes sem fio

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you