Page 1


Conteúdo CAPA

CAPA

16

Centro veterinário confirma predileção do consumidor por “Full Service”

PÁSSAROS

14

| Pássaros e aves exigem cuidados e posse responsável

MERCADO

08

EVENTOS

30

| Spa não é moda, é negócio

| Feiras 2013

COMPORTAMENTO

38 INVESTIMENTO

32

| Um modo contemporâneo de negócios

Seções

04

EDITORIAL

| O ato cruel de abandonar animais

46

MARKETING

34 06

LITERATURA

VININHA F. CARVALHO A paixão pelos gatos é muito antiga

| Novos ares, novas expectativas

07

CURSOS

20

40

LANÇAMENTOS

NOTAS


Luanda

Diretoria Osmar Silva José Haroldo G. Santos

petmagazine

Editorial

Edição 77 - Ano 2013

Editor Osmar Silva osmar@luanda.com.br

Redação Hylario Guerrero (Mtb 13.468) Rosangela Hilário (Mtb 46.219) Edison Rafael (Estagiário) Joelma Farias (Estagiária) Colaboradores Vininha F. Carvalho Arte e Diagramação Bruno Ricardo M. dos Santos Diego Igor de Oliveira arte@luanda.com.br midia@luanda.com.br

Fotos Equipe Luanda Editores

Diretor Comercial José Haroldo G. Santos haroldo@luanda.com.br

Publicidade: Luanda Brasil Serviços de Publicidade Paulo Frederico Raphael Garcia de Campos paulofrederico@luanda.com.br raphaelgarcia@luanda.com.br

Administração Fernanda Oliveira Jhonnatan da Silva André Juici Monteiro

“Repetimos este hábito todas as noites, variando apenas o tipo do sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprá-lo. Recentemente comprei um novo Pontiac e, desde então, minhas idas à sorveteria se transformaram num problema.” Tomamos conhecimento de uma mensagem muito interessante que está circulando pela internet. Trata-se de uma situação ocorrida com a GM, fabricante norte-americana do automóvel Pontiac. O texto relata uma situação inusitada e no mínimo curiosa. A empresa teria recebido pela segunda vez correspondência de um cliente, proprietário de um veículo da marca que demonstrava insatisfação com o seu auto. Os funcionários da empresa não se preocuparam e não deram nenhuma importância aos reclamos do cliente, pois o seu relato parecia fantasioso. No entanto, quando uma cópia da mensagem chegou às mãos do presidente da empresa, ele considerou verificar a veracidade de seu conteúdo e, mais que isso, testou aquilo que parecia ser uma loucura. Tendo verificado que as reclamações do cliente procediam, levou o problema aos seus engenheiros e técnicos responsáveis pelo desenvolvimento e produção do produto. Fez com que eles também vivenciassem a situação objeto da reclamação. Ao final dos testes realizados por vários dias e vezes, por diversos funcionários da empresa, tanto em cargos técnicos quanto da engenharia, foi unânime a constatação da existência do problema que a princípio fora alvo de descrédito e piadas. A partir da conclusão técnica da realidade do fato, após muitos meetings e brainstormings, a fabricante encontrou a solução do problema na produção do veículo. Mas, não parou por aí. O tal cliente foi recompensado com o conserto da avaria que se manifestava em seu carro e recebeu ainda outro veículo da marca como presente. O que o segmento pet tem a ver com um defeito em um modelo de automóvel? Na realidade, a questão não é onde, nem como e sequer com quem deu-se o exemplo. O importante é o conceito. Cliente deve sempre ser ouvido, levado em consideração em suas observações, por mais incríveis possam parecer a primeira vista. Neste momento, no qual o segmento pet tem apresentado índices de crescimento de consumo e muitas empresas nele tem depositado suas fichas, o atendimento pós vendas é uma das mais importantes variáveis para o sucesso de uma empresa ou marca. Para conquistar espaço no mercado trava-se constantes e incessantes batalhas, seja para sobressair frente à concorrência, seja para conseguir a confiança do consumidor e assim conquistar a sua preferência. Detalhes simples ou pequenos podem ser o diferencial neste objetivo. Todos nós.

luanda@luanda.com.br

Impressão Gráfica Mundo

Vejam o texto referência em: www.menegatti.srv.br

R. Joaquim de Almeida Moraes, 273 Jd. Magali - Cep 02844-000 - São Paulo/SP Tel.: + 55 (11) 3461-8400 / 3461-8401 Fax + 55 (11) 3923-5374 luanda@luanda.com.br www.luanda.com.br A revista Petmagazine aceita matérias técnicas como colaboração para divulgação de projetos, trabalhos, novos produtos, etc. Os artigos deverão vir acompanhados de fotos ilustrativas com as respectivas legendas e curriculum do autor. A revista não se reponsabiliza por opiniões e artigos assinados que podem ou não expressar a mesma opinião do editor. As opiniões emitidas em artigos assinados são de responsabilidade do autor. A Petmagazine não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios veiculados, nem por aquisições em função destes. Todos os direitos reservados, sendo proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio, sob pena de procedimentos legais. A revista Petmagazine é uma publicação bimestral da Luanda Editores Associados LTDA e tem sua marca registrada no INPI sob o número 820.994.286

Foto da Capa: Mayra Harumi Nanbu | Pet Zoom


Correio

Email: redacao@luanda.com.br Site: www.luanda.com.br/petmagazine Endereço: R. Joaquim de Almeida Morais, 273 - CEP: 02844-040, São Paulo - SP

MUDANÇAS

Gostaria de informá-los que não mais faço parte do quadro de colaboradores da Total Alimentos e estou buscando uma nova oportunidade na área de nutrição animal. Sou zootecnista, formado na UNESP-Botucatu, especialista em nutrição e alimentação de cães e gatos pela UFLA (Profª. Flávia Borges). Os meus últimos empregos foram na NestléPurina (2003 – 2009) como Coordenador de Formulação e na Total Alimentos (2010 – 2012) como Gerente de P&D. As minhas fortalezas estão na área de nutrição/formulação e testes nutricionais em estação de pesquisas para cães e gatos. Tenho também experiência na área de fabricação de alimentos extrusados (testes de produção) e conhecimento na área de produção animal. Jean Yuri Geltonogoff Esp. Nutrição e Alimentação de Cães e Gatos. Zootecnista (Por e-mail)

Resp.: Eis, um bom profissional em disponibilidade no mercado. Temos um novo diretor na Pfizer Saúde Animal. Tiago Papa acaba de assumir a liderança da unidade de negócios Animais de Companhia como diretor associado. O executivo ocupava anteriormente na Pfizer o cargo de diretor de Marketing da unidade de Animais de Companhia para o Canadá e América Latina (CLAR - Canadá e Latin America Region) e ficava sediado na matriz da Pfizer Saúde Animal – em Madison (New Jersey – EUA). Marisa Franco CDN Comunicação Corporativa São Paulo-SP (Por e-mail)

Resp.: . Desejamos sucesso ao executivo em suas novas atribuições. Aos clientes, fornecedores, amigos e colaboradores, informo que deixei a empresa FMS. Assim que tenha definido meu novo local de atividades, informarei a todos. Priscila Mello São Paulo-SP (Por e-mail)

Interaja com a redação

Resp.: . Tomara que a sua recolocação seja rápida e, de preferência, no segmento pet.

ELOGIOS

Parabéns por este trabalho maravilhoso realizado pela equipe Petmagazine. Ficou linda a revista, com diversidade de informações direcionadas ao público e aos profissionais da área pet. Sara Silvestre Dog Clean São Paulo-SP (Por e-mail)

Resp.: Ficamos felizes que o nosso trabalho lhe tenha agradado.

SOLICITAÇÃO

Estive dando uma olhada no site da revista. Seria possível os senhores estarem me enviando amostras gratuitas de produtos. Tenho um Lhasa Apso macho de 1 ano e 5 meses e 1 gato macho de 7 anos. Carina P. Garcia São Paulo-SP (Por e-mail)

Resp.: Infelizmente não poderemos atender a sua solicitação. Nós apenas editamos revistas e não temos acesso a amostras de qualquer produto.

AGRADECIMENTOS

Registramos abaixo o recebimento de mensagens natalinas de clientes, fornecedores, leitores e amigos. Agradecemos a atenção para conosco e, desejamos a todos um novo ano repleto de realizações, saúde e paz. Cristina Braga, Orestes Garcia; Vimax Magazine, Comunicação Corporativa, Trevisan Escola de Negócios e da RV&A, Petshine, Dep. Walter Feldman, Esporte Clube Pinheiros, FutPress Comunicação, Dejair Micheluti – Duque; Luis Honório e Rinaldo Marcato – Viper; Dimas Nogueira, Advocacia Barros & Montalvão, Dádiva/ Gallo; Isapa; Moto Traxx da Amazônia, Juvenal Azevedo, Carlos Ghiraldelli - Aliança Bike, Metzeler; Scott Lukaitis, Linus Bike;

Disney Studios, Adelimar Repr, Detona Ralph, Printec Comunicação, Multiservice, Fenapro- Federação Nacional das Agências de Propaganda, Paulinho - Sampa Bikers; Ana Lia; Mundo Press, RINALD, WGK, Wendel Santana; Diafrag; Radar Rent a Car; Adilson J. Ribas; Vedamotors, Pneus Technic, Unicicli; Spider; Jeferson Friche M.FRIK, Adriana Carla Gomes Pereira Silva, D. Franco Audio Visual Eventos; Sidenei - SD MKT, Luiz Kuhlmann, Dog Clean, Pet Center Marginal; Cobasi; Durvalino Representações, Priscilla Bonifacio F de Souza, Instituto Bioethicus, Veterinária PET Brasil, Editora Abril, Cummins Brasil; Moto & Motos, Dr. Nestor, Pegrucci Repr; Augusto Repr; R&R Repr; Tomaz Repr, Paiva Repr; M. Maia Repr; Eduardo Imóveis, Gilberto Benedito Godoy, Boxnet / Maxpress/ Todos Ouvidos, Manesco Soc Adv; Dep. Arnaldo Faria de Sá, Hidraulexus, Qualimatic/ CR Comercial, Fotógrafos: Cilírio, Capodanno, Tonny e Taís Monteiro; Northgraph, Interfil; Nywgraph, Mundo Digital; Correios; CJS Artes Gráficas; Willy - Promoto – China, Tatiana Jacobina - Ediouro Publicações, Tim Repr, Center Bike- César; K.I. Repr; Harlerey, Privalia e Claire&Bruce, Bosch Imprensa, WDL; Deputados: Walter Feldmann; Arnaldo Faria de Sá; Wayne de Oliveira; David Peterle. As Associações: ABICOBI; ABRADIBI; SIMEFRE; ABRACICLO; ABRINQ; ALIANÇA BIKE; ANTP; CBC; SEBRAE; SAMPA BIKER’S As assessorias de imprensa: Specialized Asses; Jonny Motorcycles; Approach Comun; Visarplan; Morente Forte; Conteúdo Asses; Oliveira Quatro Asses; TargetSP; AETEP; RM Press; Bureau Comum; Imagem Press; Mundo Press; SaudeSPImprensa; SDPress; Central de Fontes Comunicação, Printer Press; Tarcísio Campestre-Agreg Mídia; Braga Assessoria e Taxi Blue Comunicação Estratégica.

petmagazine 05


Literatura

CÃO GOURMET - RECEITAS CASEIRAS E SAUDÁVEIS PARA SEU CÃO O livro "Cão Gourmet" contém 30 receitas ricamente ilustradas, e oferece opções de alimentação saudável para o seu melhor amigo. A edição vem acompanhada com 03 cortadores em formatos de "ossinhos" para agradar o seu cão com receitas de biscoitos com essas formas. Autora: Myrian Abicair Editora: Cooklovers.

de pássaros, o guia é um produto inédito, fruto do envolvimento dos maiores especialistas sobre a fauna da região e de alguns dos melhores ilustradores de pássaros do mundo. A equipe responsável pelo livro obteve respaldo de instituições de pesquisa e conservação da natureza, bancos de dados científicos e os mais modernos recursos de cartografia. Autores: Argel, Martha; Ridgely, Robert S.; Tudor, Guy; John A. Gwynne Editora: Horizonte Geográfico.

MI-AU BOOK & CIA - UM LIVRO PET-SOLIDÁRIO

AVES DO BRASIL PANTANAL & CERRADO O guia foi criado para quem se interessa pela observação de aves reunindo ilustrações de todas as espécies que habitam o pantanal e cerrado brasileiro. Com cerca de 336 páginas e 740 espécies

06 petmagazine

Traz uma proposta literária que reúne cerca de 200 fotos de cães e gatos de 35 cidades do Brasil e do exterior que estenderam a patinha para ajudar bichinhos carentes. As fotos são acompanhadas por um profile que revela as intimidades desses animais, também chamados de cãolebridades e celebrigatos do Bem. O conceito ´pet-solidário´ se deve ao fato de que entidades que resgatam cães e gatos de rua ganham no livro uma vitrine permanente para adoções e doações. Há uma seção dedicada às ONGs. Autora: Fátima Chuecco Editora: Fátima Chuecco

FALAR É FÁCIL, QUERO VER LATIR Neste livro, Caio Mattoso pretende convidar o leitor a ver o mundo pelos olhos dos cães, reunindo diversas fotos espontâneas e fazendo uma leitura bem-humorada dos pensamentos dos cachorros. Autor: Caio Mattoso Editora: Panda Books.


Cursos

FINANÇAS PESSOAIS

O curso de planejamento financeiro de Eduardo Achôa, trata não só da saúde dos animais com também de saúde financeira. Através dele é possível entender o funcionamento do cérebro quando o assunto é dinheiro. Conhecer de forma descomplicada os princiapis tipos de investimentos e, como e quando controlar cada um deles. Aprender ainda como montar a estrutura da vida financeira, determinando objetivos, calculando necessidades de seguros e previdência privada e, aumentando o rendimento dos investimentos. Acontece em março, das 9h as 19h, na Al.Anapurus, 1616, Moema, São Paulo. www.eduardoachoa.com.br

FACULDADE DIVULGA CHAMADAS DE MEDICINA VETERINÁRIA

A Faculdade Evangélica do Paraná divulgou o resultado da sétima chamada para Veterinária. Os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na sede da Instituição. Acesse o edital com a documentação necessária e aprovados. www.fepar.edu.br

AUXILIAR VETERINÁRIO E PETSHOP - NÍVEL 1

MANIPULAÇÃO, DERMATOLOGIA E EMBELEZAMENTO

O conteúdo do curso é uma composição mista entre assuntos técnicos farmacêuticos da veterinária. Com tendências e novidades da área dermatológica e de embelezamento. www.racine.com.br

Curso livre, de 120 h, tem como finalidade fornecer aos alunos, conhecimentos profissionais para auxiliarem o veterinário, em clínicas ou hospitais. O curso também é destinado aos amantes de animais que pretendem se aprimorar nos cuidados de seu pet ou prestar serviços de proteção animal. www.institutocimas.com.br

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA E RADIOLOGIA

O objetivo é fornecer aos interessados conhecimentos teóricos e práticos sobre proteção radiológica e radiografia industrial, habilitando o candidato para atuar como operador ou auxiliar em Radiografia Industrial ou Auxiliar Técnico de Radioproteção. Capacitá-lo para o processo de certificação da qualificação de RIA (Responsável por Instalação Aberta). www.institutocimas.com.br


Mercado

Spa não é moda, é negócio O Espaço Pet Club já está há um ano em funcionamento em Bragança Paulista – SP, e a escolha da cidade foi feita através de pesquisa na região, onde verificaram que não existia nada parecido na cidade. Este é o caso também do Dog Zen Pet Spa, no bairro do Boulevard, em Ribeirão Preto, no interior paulista

08 petmagazine


Texto Hylario Guerrero Reportagem Camila Trava (zootecnista) Imagens divulgação

“Vimos a cidade com grande potencial devido o grande número de animais e pet shops existentes”, explica João Marcel Camargo, diretor do espaço. Com equipe é formada por um zootecnista, especialista em comportamento, nutrição e estética de cães e gatos. Além de recreacionista, esteticista, banhista, uma gerente administrativa, dois gestores financeiros e um veterinário como responsável técnico. A equipe do Dog Zen é formada somente pelos três sócios, sendo dois zootecnis-

tas e uma veterinária. “Nosso Espaço é dividido nas áreas de hotel e creche, banho e tosa, SPA, e lojinha. Por enquanto não possuímos consultório veterinário. Porém é uma possibilidade que ainda estamos analisando a viabilidade”, explica André Mangini Pereira, diretor do Spa. “Começamos a dar vida à ideia do negócio em setembro de 2012, tudo foi muito rápido, e em janeiro de 2013 fizemos a inauguração oficial, ainda faltam alguns detalhes, mas o espaço já está inaugurado, funcionado 24h, conta André Mangini que comenta sobre a escolha da cidade de Ribeirão Preto, “primeiramente o motivo foi porque dois dos três sócios já moravam na região. Além disso, o potencial de consumo em produtos pet na cidade

é de R$ 30 milhões/ano. Constatamos também uma carência de empresas que prestem serviços para cães, como hotel, creche, home care e natação.Ver matéria veiculada no jornal da cidade”. João Marcel conta que os cães são monitorados 24h por recreacionistas e plantonistas, e não ficam em nenhum momento do dia ou da noite sem supervisão. Sob a responsabilidade do zootecnista está a especialidade em comportamento e nutrição de cães e gatos, como a resolução de problemas comportamentais diversos como adestramento, programas de redução de peso, formulação de dietas naturais, controle da quantidade de alimento e escore corporal. Por enquanto não fazem nenhum tipo

• petmagazine 09


Mercado

de atendimento veterinário. “Temos o responsável técnico e, em breve começaremos a realizar consultas veterinárias”, explica a diretora financeira Caroline Franco de Oliveira, que afirma terem investido aproximadamente R$100 mil, na construção do espaço, com piscina própria para cães, instalação das câmeras de segurança, compra dos equipamentos e reformas em geral que o prédio precisava. A veterinária e sócia do Spa Dog Zen, Cláudia Fernandes Raphael diz que o investimento total para dar início à empresa foi de R$105 mil, “investimento ainda não recuperado devido o pouco tempo de funcionamento do espaço. Temos a pretensão de abrir outra unidade, de nos expandir, mas tudo vai depender do sucesso dessa primeira unidade. Ainda não fomos atrás de outras regiões que sejam tão promissoras quanto esta, para um empreendimento desta monta. Atualmente não temos intenção de nos tornar uma rede, mesmo porque, não tivemos e nem temos nenhum incentivo externo investido no Dog Zen”. Indagado quanto ao lucro de um Spa mensalmente, Caroline diz que estima em 30 mil reais/mês, mas que o dinheiro investido na instalação do Spa, ainda não foi recuperado. “Esperamos recuperá-lo

10 petmagazine

em 3 anos. Pretendemos abrir outra unidade, e já estamos de olho em algumas regiões, pois para se abrir um negócio como este é preciso tempo, pesquisa e muita calma! Estamos sondando as regiões Centro-oeste, Nordeste e Sul”, afirma. Há uma pretensão velada de se tornarem uma rede, e de se estenderem também para a área de pet shops. “Mas isso é algo pra se pensar futuramente. Se existe essa possibilidade, porque não investir?!! É um mercado que está crescendo demais e não existem muitos profissionais capacitados para executar um projeto desses”, garante Caroline. A montagem deste espaço não contou com nenhum incentivo financeiro externo. O que os motiva são as estimativas de mercado. “No país o número de cães é de aproximadamente 29 milhões, e de gatos 9 milhões, segundo a AnfalPet, com uma movimentação anual de R$12bilhões”, comenta a diretora financeira. “Fizemos contato com uma ONG que cuida de cães e gatos abandonados na cidade de Ribeirão Preto, propondo uma parceria e, estamos aguardando resposta”, comenta Claudia Raphael, da Dog Zen. “Estamos com um projeto pronto a ser

executado em breve de terapia assistida por cães, onde faremos visitas semanais a Apae e asilos da cidade, e abertos às ONGs que nos procuram”, fala Caroline. João Marcel comenta que o Espaço Pet Club, além de SPA, é um clube com nutricionismo; babá (petsitter); dog walker; natação; taxiDog; hotel; creche; cursos diversos de banho e tosa, e outros; palestras; e assessorias. “Somos pioneiros aqui na região em oferecer hospedagem 100% livre, ou seja, os cães aqui hospedados ficam soltos, não existem canis ou gaiolas. Pensamos em oferecer isto pensando no bem-estar animal. Já é muito estressante o animal estar longe de seus donos. Imagina este animal ficar trancado num canil ou numa gaiola na maior parte do dia e da noite. Temos câmeras em todo nosso espaço, onde os donos podem acessá-las via internet e monitorar cada passo de seu mascote”. Durante a estadia dos pets, o spa oferece atividades constantes, desde brincadeiras, passeios e natação. Todas essas atividades são realizadas com fundamentos em enriquecimento ambiental. “Existem cinco tipos de enriquecimento, físico, sensorial, cognitivo, social e alimentar. Nosso foco principal é a creche ou Day Care, onde os cães passam o dia conosco e vão embora ao inicio da noite. Enquanto seus donos trabalham, estudam e se divertem, seus mascotes estão aqui se divertindo, sendo educados e principalmente gastando energia para se tornarem cães saudáveis e equilibrados. Cada cão tem uma rotina de atividades estipulada de acordo com as necessidades do dono e com as próprias. Para cães obesos, elaboramos programas de redução de peso, é feita uma reeducação alimentar e um programa de exercícios diários”, explica João Marcel. “Os serviços de dogwalker e babá são


Mercado

para clientes que querem que seus cães permaneçam na própria casa, então vamos até a residência para cuidar deles. O serviço de babá aqui na cidade é uma grande novidade, pois não existia nenhum profissional realizando este trabalho. Estamos resolvendo problemas de muitas pessoas, que tem a necessidade de viajar, mas não querem deixá-los num hotel ou aos cuidados do vizinho ou de algum parente. Cuidamos não apenas de cães, mas de qualquer animal pet. Gatos, passarinhos, peixes, iguanas, hamsters, chinchilas, etc. Para fazer parte, temos alguns protocolos e cuidados. Todo nosso ambiente diariamente é higienizado com os melhores produtos do mercado, contra bactérias, alguns vírus, pulgas e carrapatos”, diz João Maciel. João Marcel explica alguns procedimentos do Espaço: Protocolo de Entrada - Diagnóstico individual das necessidades dos proprietários, e as do seu cão. Avaliação da sociabilização, agressividade e ansiedade (no local). Controle sanitário – Com carteira de vacinação em dia: Raiva, V10, Giárida e 'Tosse Canina'. Pulgas, carrapatos e vermes controlados (aplicação mensal) e uso da coleira anti-pulgas e carrapatos. Exame de fezes negativo para Giárdia”. Regras de Convívio - Fêmeas não po-

12 petmagazine

dem estar no cio. Nenhum histórico de agressividade com outros cães/pessoas. O cão deve ser social e sociável. Alimentação - Para garantir que seu cão mantenha a rotina de alimentação, é necessário trazer a porção diária da ração que ele já está acostumado. A direção do empreendimento está a cargo de João Marcel Camargo Candido Ferreira, formado em Zootecnia pela Unesp, campus de Dracena. Durante a graduação realizou diversos cursos em comportamento e nutrição de cães e gatos. Tem diversas pesquisas e artigos publicados em congressos, simpósios e revistas. Ministra palestras, cursos em Universidades pelo país inteiro, como na Unesp, USP, UEM. É o responsável direto pelo projeto e por todos os serviços prestados no Espaço Pet Club. Os outros diretores são: financeiros - Caroline Franco de Oliveira, formada em Tecnologia da Informação, pela Fatec e, em Processos Gerenciais pela FGV; e Jocimar Franco de Oliveira, advogado. Vera Lúcia Franco de Oliveira é a diretora administrativa e também sócia. Os sócios-proprietários da Dog Zen Pet Spa são André Mangini Pereira, Filipe Teixeira Sanches, zootecnistas e Cláudia Fernandes Raphael, veterinária. 

André Mangini comenta dados do jornal A Cidade de Ribeirão Preto: Mercado pet deve movimentar R$ 29,3 mi em Ribeirão Investimento em xampus e tosa em 2012 superou os gastos realizados em 2011, em 13%, e para 2013, o mercado de produtos voltados para animais de estimação deve movimentar R$ 29,3 milhões este ano apenas com os ribeirão-pretanos. O montante financeiro leva em conta um gasto médio de R$ 47,45 por habitante. Ribeirão Preto tem cerca de 617 mil habitantes ,o cálculo médio de gasto com produtos para pequenos animais são da Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência. O potencial de consumo refere-se apenas às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui compra de animal, vacina, banho e tosa, gastos com veterinário, ração, xampu, brinquedos e acessórios. Lojistas de Ribeirão Preto consultados revelam que dificilmente o dono de um pet gasta menos de R$ 100 por mês, ou R$ 1,2 mil por ano. A dona de casa Conceição Camargo diz: "Eu chego a gastar R$ 150 a cada 30 dias”. O gerente de uma loja comenta que o tíquete médio de cada compra é de R$ 70. “Uma tosa com tesoura na loja sai por R$ 50, o animal fica no tratamento por uma hora e meia e tem direito inclusive a corte de unhas", diz Priscila de Oliveira, funcionária do estabelecimento.


Pássaros

Pássaros e aves exigem cuidados e posse responsável Para muitas pessoas não há nada mais agradável do que o canto dos pássaros, principalmente quando eles prenunciam mais um dia. Mas tratar desses pets em casa exige cuidados e atenção, e a posse responsável, com alimentação, limpeza e carinho Texto Hylario Guerrero imagem divulgação

M

uitos desses bichinhos podem ser encontrados em locais especializados para venda, e cada vez mais as pessoas estão comprando esses animais para animarem a casa ou apartamento, seja na cidade, ou em sítio (área rural) onde ainda é mais comum encontrarmos uma ave. Os tipos mais procurados são os canários, seguido de papagaios, calopsitas, periquitos, e uma infinidade de outros tipos de pássaros. Mas como todo animal, as aves, também requer cuidados, cada tipo de pássaro requer um tratamento característico, segundo seu estilo, é necessário que este proprietário estabeleça regras para cuidar do seu animal, respeitando e aprendendo a diferenciar uma espécie da outra. Algumas pessoas gostam e apenas curtem de longe o som dos cantos dos pássaros, enquanto outras gostam de ter esses animais em casa, mantendo-os em gaiolas ou até mesmo tendo-os

petmagazine 44petmagazine 14

soltos em viveiros. De qualquer maneira os pássaros são muito frágeis e para que continue dando alegria, o prazer da criação alguns itens devem ser observados. A limpeza diária do local onde eles se encontram. As gaiolas devem ser limpas diariamente, pois os detritos dos próprios bichinhos podem trazer moscas e outros insetos perigosos ao animal. Os viveiros exigem um pouco menos de limpeza, mas também é necessária a manutenção do local menos uma vez por semana. Troca de água deve ser feita diariamente. Todo ser necessita de água limpa, é importante lavar o recipiente onde fica depositada a água que o animal bebe. A ração deve ser guardada em lugar fresco, não úmido, para não criar bolor e, de preferência, em plásticos ou outros utensílios com tampa. Atualmente existem dezenas de empresas especializadas em alimentação para pássaros e aves. Elas têm buscado desenvolver o tipo de ração balanceada, de acordo com o tamanho, a fase de vida em que o animal se encontra e o sabor propício, adequado (mais palatável) para cada animal. É importante adquirir a ração certa, para a idade e característica de cada animal,

de acordo com seu desenvolvimento e casos de gestação e recém-nascidos. Umidade é prejudicial a todo animal doméstico, portanto é importante observar se não há infiltrações de água no viveiro, e se estes não são expostos às tempestades, fortes chuvas impedindo o animal de se proteger. As gaiolas também devem estar a altura de serem removidas à noite, e se possível guardadas em lugares protegidos do sol e da chuva. A ferrugem é outro inimigo, pois o animal pode bater as asas ou o bico e se machucar em materiais como ferro, alumínio, aço, e se enferrujados podem trazer problemas de infecção ou machucados nos bicos. Muitos animais se movem e brincam através do bico, como o papagaio, a arara, calopsita. Tomando estes cuidados é possível ter estes animais as sua volta sem perigo, dos mais simples aos mais exóticos. Eles constituem verdadeira terapia para o seu proprietário, não só pelo comportamento – muitas vezes brincalhão – com grande interação com os moradores da casa, bem como a delicadeza e a beleza desses animais, e seus cantos que num segundo nos transportam para outro lugar qualquer da natureza. 


Capa

Centro veterinário confirma predileção do consumidor por “Full Service” 16 petmagazine


Cinthia Yumiko, Diretora administrativa

O Centro Veterinário Pet Zoom, na Zona Norte da capital, surpreendeu-se com a fila de espera de pessoas que vieram para conferir o estabelecimento, trazer seus animais para banho e tosa, e adquirir produtos, principalmente os que estavam em promoção Por Hylario Guerrero

“Para nós foi uma loucura, uma grata surpresa, ver tanta gente do lado de fora esperando subir a porta de entrada da loja. Vieram conhecer o espaço, conferir o que tínhamos a oferecer, como os produtos que colocamos em promoção, em parceria com diversas marcas de pet food, além de muita gente com seus pets se dirigindo para a tosa e banho, e muitos vieram para conhecer as instalações”, diz a veterinária e proprietária Mayra Harumi Nanbu, que sorri ao se lembrar da fila de crianças em torno do carrinho de pipoca e de algodão doce, trazidos pela Farmina, e o pulgão pula-pula, instalado pela Bayer. “A ação foi muito positiva, a loja estava repleta, e de lá para cá, o movimento só tem crescido, isso prova que o ponto estudado para a

instalação do Centro Veterinário foi bem escolhido, pois as pessoas presentes na inauguração se tornaram clientes, e nos falam que lugar igual a esse, com variedades de produtos e serviços, não existe nas proximidades”, comenta Mayra . O Centro Veterinário possui hotel, banho, tosa, clínica, sala pré-cirúrgica, e quarto pós-cirúrgico, sala de cirurgia com capacidade para até cinco atendimentos, e em breve deverão implantar um hospital. Há também o espaço reservado para laboratório, raio X, e ainda sobra espaço onde haverá mais especialidades. Mayra conta que foram três anos de planejamento feito por ela e pelo pai, Koichi Nanbu que é engenheiro, e muitos palpites da irmã Cinthia Yumiko que é

petmagazine 17


Capa

bióloga, que não tendo seguido a carreira em que se formou, é a diretora administrativa do centro veterinário. Mayra é a diretora clínica e seu pai, diretor geral. “Fizemos sucessivos desenhos para que pudéssemos adequar o espaço às necessidades de um centro veterinário, e termos o melhor aproveitamento possível da área. Enquanto estudava veterinária, já pretendia ter minha própria clínica. Desde o primeiro ano de faculdade, estagiava em um pet shop com clínica, e como estagiária, conheci todas as áreas e especialidades de uma clínica pet. Lá, adquiri experiência e prática, daí resolvemos comprar o estabelecimento que havia neste local, demolimos e montamos este complexo, tudo em três anos”, conta. O Centro Veterinário Pet Zoom, conta com dez funcionários no momento. Alguns já trabalharam com Mayra , pediram desligamento das empresas em que estavam e vieram compor a clínica. “A região é carente de pet especializada, e nossa clínica está suprindo essa necessidade. Existem nas proximidades muitos pet shops pequenos, que vendem rações a granel, e buscam atender apenas o básico, ou hipermercados que funcio-

18 petmagazine

nam apenas como local onde o cliente vem e pega o produto, paga e leva, sem o menor tratamento personalizado. Aqui, todos os funcionários são treinados para atender o cliente com qualidade. Se houver alguma dúvida por parte do consumidor, sanamos prontamente”, reitera a veterinária. “Nossa intenção é formar um complexo para atender a todas as necessidades dos animais da Freguesia do Ó, e bairros vizinhos. Estamos indo com calma, um passo de cada vez, este é o começo de um grande projeto. Conforme evoluirmos, contrataremos mais profissionais”, prevê Mayra .

“ Fizemos sucessivos desenhos para que pudéssemos adequar o espaço às necessidades de um centro veterinário ” Mayra Harumi Nanbu

A loja tem diversas promoções, sempre em parceria com os fornecedores. Trabalham com vasta linha de produtos, dos mais simples ao mais sofisticados para atender a todos os públicos. Mayra lembra que as diferenças entre a nutrição de primeira linha e de segunda linha são visíveis na evolução do animal. “Com as rações de primeira o animal fica com o pelo diferente, mais bonito, viçoso..., a quantidade de fezes é reduzida e o cheiro da urina não é tão forte. A partir dessas informações, o cliente compra o que acha melhor para o seu animal. O público é carente de informação. Quando as dúvidas são esclarecidas, o dono busca, cada vez mais, produtos que melhorem a qualidade de vida do seu pet. Antigamente não era assim, mas essa situação está mudando e o animal é tratado como um membro da família que requer cuidados especiais”. Mayra diz que ainda há uma predileção maior por cães, e que os gatos ainda são discriminados. “Por enquanto, vamos ficando por aqui, mas nossa intenção é de abrir filiais, e isso acontecerá tão logo nossas expectativas de sucesso se confirmem”, conclui. 


Lançamentos Novidades para os pets

01 CONFORTO E SOFISTICAÇÃO A Woolf Pet Design lança linha de cama com estilo diferenciado. São modelos retangulares, estofadas com mais de dez cores. Os móveis são confeccionados em tecido 100% algodão, fibra siliconada e enchimentos removíveis. Disponível nos tamanhos P e M. www.woofpet.com.br

02 SOLUÇÃO PARA STRESS O Petshop.com disponibiliza o arranhador de gato. Acessório que possui o formato de gatinho que apara de maneira natural as unhas dos felinos e auxilia na ação anti-stress. www.petshop.com.br

03 GUIAS COM CRISTAIS SWAROVSKI Com a proposta de dar liberdade e mobilidade aos passeios dos animais sem abrir mão da segurança, a Flexi lança a linha de guias retráteis com modelos variados que proporcionam conforto design avançado. Os modelos estão disponíveis em diversas cores e o grande diferencial são os cristais Swarovski. www.flexi-guia-retratil.com.br

20 petmagazine

04 CASINHAS DIVERTIDAS Com design diferenciado as casinhas da Guisa Pet não agradam só os animais, mas as crianças também. Feita de polipropileno injetado com tratamento UV, antimofo e antiestático, ou seja, a casinha, é lavável e não retém odor. www.guisapet.com.br


05 PETS VIRAM ARTISTAS A Takkoda traz a linha de acessórios estampados de pets caracterizados como Elvis Presley, entre outros artistas em versão doméstica. As imagens são resultados de manipulação por meio do Photoshop. Os pets são fotografados e caracterizados digitalmente em estampas diferenciadas e alegres. www.takkoda.com

06 PARA PALADARES EXIGENTES A PremieR Pet lança dois produtos: Golden Gatos Adultos DUO cordeiro e salmão, e Golden Gatos Adultos sabor carne. Alimentos completos, desenvolvidos, elaborados para controlar o pH urinário e minerais cientificamente balanceados. Contém ácidos graxos essenciais ômegas 3 e 6, aminoácidos essencial para o coração e olhos saudáveis, sem corantes e aromatizantes artificiais. www.premierpet.com.br

08 TECNOLOGIA PARA NÃO PERDER REFEIÇÕES

07 PROTEÇÃO EM DIAS DE CHUVA A capa de chuva Elegance proteger o pet com peças confeccionadas em tactel, possui forro interno e elástico para ajuste nas patas. Na toca e na parte inferior traz o velcro para fechamento. Além disso, a peça possui faixas que refletem a luz para segurança do pet. www.petshop.com.br

O PintoFeed é alimentador automático para pets. Conectados ao celular, permite que o dono faça tudo remotamente. O armazenador tem capacidade para 2,5kg ou 5kg, é conectado à rede wi-fi e através de aplicativo, e controlado por celular. O dono do animal consegue fornecer a quantidade de comida necessária, nos horários certos, mesmo que ele esteja fora de casa. O sistema também oferece outras facilidades e funcionalidades, como o envio de tabela sobre a quantidade que o animal comeu e o quanto ainda resta no reservatório. O gadget será disponibilizado em edição limitada. www.pintofeed.com

petmagazine 21


Lançamentos Novidades para os pets

09 GUIA INTELIGENTE A Quirky produziu a Kosoku, guia retrátil que além de ser feita com fita reflexiva, que dá visibilidade no escuro, vem com compartimento de saquinhos para recolher os excrementos produzidos por cães durante os passeios. www.quirky.com

11 ÁGUA FRESCA E LIMPA A TODO MOMENTO A Amicus apresenta as fontes de água corrente a todo momento Aqua Cube, para cães e gatos pequenos. Aqua Falls, para pets médios e grandes. A tecnologia evita o risco de contaminações e proliferações de bactérias. Com filtro de carvão ativado, responsável pela purificação de impurezas e, elimina o gosto ruim e possíveis odores da água, garantindo água limpa por até 4 semanas. www.amicus.com.br

22 petmagazine

10 TRATAMENTO ESTÉTICO DOS PELOS A novidade da Pet Society é a Flash 90 Thermo Active, máscara de hidratação com ação em apenas 90seg. Possui efeito termo protetor que forma película sobre a pelagem. Em duas versões: argan complex com óleo de argan, rico em ômega 6 e 9 e vitamina E, e óleo de gergelim. E o chocolate complex, rico em ômega 6, colágeno e óleo de coco. www.petsociety.com.br

12 PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA O kit Bioshower foi elaborado para situações em que o animal precisa de banho, mas não é possível levá-lo até o pet shop. Os produtos são ecologicamente corretos. A embalagem vem com shampoo e condicionador que deixam o pelo do pet mais limpo e macio. O shampoo a seco deve ser borrifado nos pelos com o auxílio de uma escova ou flanela a fim de retirar os resíduos e possíveis odores desagradáveis. www.dogscare.net


Lançamentos Novidades para os pets

13 NOVA IDENTIDADE VISUAL Em fase de desenvolvimento no Brasil, a Vétoquinol-FAGRA alterou a embalagem de seus produtos e marca presença no mercado. O layout traz novos elementos que destacam o nome da empresa com o intuito de captar a atenção do consumidor e divulgar a nova identidade visual, adequando à comunicação global da empresa. A troca ocorrerá de forma gradativa. www.vetoquinol.com.br

14 PARA PASSEIOS NOTURNOS Na nova linha de acessórios Pet Mynico está a coleira e guia de LED, com três níveis de iluminação e bateria, com capacidade para 72h de duração ininterruptas que garante conforto, segurança e visibilidade em passeios noturnos. São produtos a prova d’água, mas não podem ficar submersos. Disponivel nos tamanhos P,M,G,XG. www.mynico.com.br

15 LINHA DE ACESSÓRIOS PERSONALIZADOS A BeForever apresenta bolsas, chinelos e acessórios como malas, pastas e carteiras das linhas Sweet, Classic, Classic Premium e Soft, em tons pastel, como pêssego, areia e taupe. A linha Reuse traz o pop em tons laranja e o amarelo, lúdico e divertido com inspiração no street style. www.beforever.com.br

24 petmagazine

16 COLEIRAS PERSONALIZADAS Desenvolvidas pela Haco Virtual, com mais de dez modelos diferentes. O nome do animal é bordado sobre a base da coleira, tornando a peça exclusiva. Produzida em poliéster, as coleiras servem para animais de todos os portes, nos tamanhos 15mm, 25mm e 30mm de largura, e P,M,G de comprimento. www.hacovirtual.com.br


Lançamentos Novidades para os pets

18 PET SEGURO E NUTRIDO 17 ACESSÓRIOS COM PATINHAS A Flor de Prata, especializada em semi-joias para ‘PetLovers’ traz a coleção patinhas de acessórios com motivos pet. Os pingentes da coleção Keep Calm and Love Pets, e os brincos mini patinhas médias, disponíveis em prata ou dourado. www.flordeprata.com.br

A NutriconPet lançou a casa comestível Nutrihome para roedores que é composta por sementes encontradas na natureza feno e alfafa. É destinada a hamster, topolino, gerbil, chinchila, entre outros roedores, e a ração para coelhos Nutrirabbit. Rico em vitaminas A e C, Complexo B e Probióticos, além de cenoura e alfafa que são fonte de fibras essenciais para o crescimento saudável do pet. www.nutriconpet.com.br

19 LUXO SUSTENTÁVEL

20 ALIMENTO PARA CÃES PEQUENOS

A Arquitetura Canina está lançando projetos exclusivos assinados por profissionais, como a mansão para cães, desenvolvida pela estudante da Unip/Campinas, Camila Bianchin, que aplicou materiais ecologicamente corretos para a construção da mansão. São placas confeccionadas de caixas de leite longa vida recicladas, cola e tintas à base de água para construir abrigo confortável, baseado nos estudos da posição canina durante seu repouso. www.designslaboratorio.com.br

Royal Canin lança linha de alimentos para cães muito pequenos. A linha X-Small, foi desenvolvida para a alimentação de pets com até 4kg como Pinscher, Chiuaua, Papillon, Spitz, Alemão Anão, Cão da Crista Chinês, Pequinês, Greyhound Italiano, entre outros. O alimento oferece nutrientes que favorece o trânsito intestinal com alimentos essenciais para as necessidades dos cães durante a sua fase jovem e adulta nas versões Junior, Adult, Adult 8+ e Ageing 12+. www.royalcanin.com.br

26 petmagazine


Saúde

Proliferação de O verão é o período propício para a reprodução de ectoparasitas. O calor e a alta umidade da época são condições propícias para o surgimento de pulgas e carrapatos, que pode ser agravado se cuidados básicos por parte dos donos não forem tomados

28 petmagazine

Por Dra. Vanessa da Silva Lopes

Esses pequenos insetos e ácaros, que sobrevivem do sangue de seus hospedeiros, podem ser muito mais perigosos do que causadores de simples coceiras. Pulgas e carrapatos podem acarretar sérias doenças além da anemia devido à perda de sangue em casos de infestação intensa. Cães e gatos podem desenvolver dermatite alérgica. Infelizmente não existem tratamentos definitivos como também não há vacinas que previnam os pets de doenças ocasionadas por picadas de ectoparasitas. O que existem são medidas de controle e prevenção. Manter a higiene do animal em dia e realizar a desinfecção do ambiente em que o cão ou gato passam boa parte do tempo, são medidas que podem prevenir e tratar o problema. Produtos específicos, vendidos em pet shops, podem ser usados pelo menos, uma vez por semana para desinfetar o ambiente, além de utilizar shampoos antipulgas e outros produtos que previnam ectoparasitas ainda é o melhor remédio. E em animais que já possuem pulgas e/ou carrapatos, a solução

é recorrer a um médico veterinário que recomendará o produto certo para o tratamento. Os mais indicados são: coleira antipulgas, spot on (pipeta de colocar no pescoço) e remédios em spray. É importante que esses medicamentos serem receitados por um veterinário, já que eles apresentam algumas contraindicações. Não é recomendado ficar reaplicando os produtos no animal, pois isso pode intoxicá-lo. Os gatos também merecem atenção especial, já que exigem produtos específicos e atestados para a espécie. O tratamento deve prosseguir até que os ectoparasitas tenham sido eliminados, para que o problema não persista.

Cuidados com o seu pet na praia Por Kelly Cristina Choque

Apesar dos alertas nas praias proibindo os animais a utilizarem a areia, muitos donos insistem em levar seu pet para passear. Ao fazer isso o proprietário está colocando em risco a sua saúde, dos banhistas e do animal. As principais doenças transmitidas aos humanos acontecem através do contato com a areia da praia. Os casos mais


ectoparasitas e outros cuidados e prevenções

comuns são micoses de pele, bicho geográfico e parasitas de intestino. No caso das dermatites, as partes do corpo mais afetadas são pés, pernas e mãos. Nas crianças, esse tipo de problema é ainda mais recorrente, por ficarem mais tempo em contato com a areia. Além disso, também existem os males que esse tipo de ambiente traz para os animais. Um dos principais problemas é a exposição à doença do ‘verme do coração’, que é transmitida por mosquitos encontrados com maior frequência no litoral. Esse verme se aloja no coração do animal, provocando sintomas que podem demorar anos para se manifestar, mas que costumam ter consequências graves. Além disso, trata-se de uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida a humanos, alojando-se no pulmão. No pet, os sintomas da doença são tosse, falta de ar, inchaço nos membros e na barriga, cansaço e língua arroxeada. Para prevenir o contágio o animal deverá ser medicado antes e depois da viagem. O ideal é levá-lo ao veterinário para avaliar suas condições de saúde. Outros males também podem afetar cães e gatos que vão ao litoral como conjuntivite, problemas de peles, complicações intestinais e verminoses. O contato com a areia da praia pode causar uma série de

problemas, pois eles também ficam expostos às fezes de outros animais. Além disso, o contato constante com a água pode aumentar as chances de o pet ter alguma inflamação de ouvido. É preciso deixar as vacinas em dia. Recomenda-se que o pet seja desverminado e receba algumas vacinas para prevenir a contaminação de determinadas doenças como a giardíase, por exemplo, que afeta o sistema intestinal dos cães. Vale lembrar ainda que, como o calor costuma ser maior no litoral, o cuidado com a desidratação precisa ser redobrado. É fundamental deixar o pet sempre em um lugar fresco e manter água abundante à sua disposição, além de trocá-la constantemente. Se o dono for fazer algum passeio, o ideal é que seja feito no começo da manhã ou à noite, pois nesses horários a temperatura estará mais amena. SUS PODERÁ OFERECER TERAPIA COM ANIMAIS A Câmara dos Deputados analisa projeto do deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que regulamenta o uso de Terapia Assistida por Animais (TAA) nos hospitais públicos e em outros cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). A terapia consiste na utilização de animais como

instrumentos facilitadores de abordagem e de estabelecimento de terapias de pacientes. Para viabilizar o tratamento, o governo poderá celebrar convênios com hospitais veterinários e ONGs. SEDENTARISMO ZERO A natação tem sido grande aliada para combater o sedentarismo nos cães. A atividade beneficia o aparelho cardiorrespiratório, fortalece as musculaturas e favorece o gasto de energia. Assim como para humanos, a natação é ideal para os dias mais quentes, aliando descontração e socialização entre os cães. TRANSPORTE PADRÃO: AMBULÂNCIA A clínica ou hospital veterinário que ofertar o serviço de transporte de animais em estado grave de saúde deverá equipar a ambulância com maca de imobilização, ventilação mecânica, soro, sistema de monitorização do paciente e veterinário. Além de equipamentos específicos para animais que lembram as ambulâncias humanas, resgatando os pets em casos de urgência e emergência, como atropelamento, e, não poderão fazer o transporte para banho e tosa. A clínica pode oferecer um tipo de transporte mais simples para casos menos graves. 

petmagazine 29


Eventos

Feiras 2013 EXPO ANCLIVEPA EM NATAL, RN Será realizada no mesmo período do Congresso e, contará com a participação de mais de 60 empresas de produtos e serviços do setor. A Feira terá mais de 2 mil m2 composto por empresas de equipamentos e produtos com tecnologia de última geração, serviços, livrarias, revistas científicas e softwares. O 34º Congresso Brasileiro da Anclivepa, já tem sua programação científica definida em 6 salas simultâneas abrangendo 25 especialidades. Três eventos paralelos já estão confirmados: Simpósio de Especialidade Qualittas; Jornada de Conhecimento TECSA; Simpósio de Nutrição Cães e Gatos. Exposição com mais de 500 trabalhos científicos. A expectativa de público é de 2.500 congressistas de todos os Estados da União: Clínicos Veterinários de pets; Professores universitários; Pesquisadores das áreas afins; Alunos de graduação e pós-graduação. Outros 1.500 participantes serão compostos por expositores, visitantes e convidados, totalizando público de 4.500 pessoas. MÉXICO PET EXPO 2013 Guadalajara receberá a México Pet Expo 2013 de 26 a 28 de Junho. O evento conta com exposições, demonstrações

30 petmagazine 44

e conferências compartilhando o desenvolvimento de projetos, incentivando inovações do mercado e a discussão de estratégias para o sucesso do segmento mexicano, reunindo as principais empresas da indústria pet daquele país. ZOOMARK - BOLOGNA Universalmente reconhecido como o principal evento em anos ímpares na Europa, a Feira Pet Zoomark Internacional tem sido de suma importância para o crescimento do mercado, e desenvolvimento profissional. De 9 a 12 de maio, em sua décima quinta edição, a exposição tratará de alimentos (pet food) a cuidados com higiene e conforto; de segurança ao sistema de transporte; de formação ao entretenimento. A Zoomark 2013 deverá atrair cerca de mais de 20 mil compradores qualificados de todo o mundo. FEIRA PET SOROCABA Acontecerá de 19 a 21 de abril onde estarão reunidos no local, diversos segmentos relacionados a produtos, serviços e bens de consumo. Fabricantes, atacadistas, distribuidores, lojistas e prestadores de serviços terão a oportunidade de desenvolver e apresentar seus negócios. Será aberta aos empresários do ramo e à população em geral. www.feirapetbrasil.com.br.

FEIPET RIO GRANDE DO SUL A primeira edição da FEIPET, em Novo Hamburgo, RS, será realizada nos pavilhões da Fenac entre 25 e 27 de abril. O objetivo é reunir expositores, produtos, equipamentos e novidades em serviços aos comerciantes de produtos pet. O evento contará com a parceria do SEBRAE/RS, para a realização de palestras e cursos durante a feira. PET RIBEIRÃO Será realizada na cidade de Ribeirão Preto entre os dias 10 e 12 de maio de 2013 no Centro de Eventos Pereira Alvin. O evento é voltado para toda a cadeia produtiva do setor, e será aberta ao consumidor final www.centrodeeventospa.com.br PET RIO VET Feira de negócios e conferências para o setor pet e veterinário, do Estado do Rio, acontecerá de 20 a 22 de agosto de 2013 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro / RJ. www.petriovet.com.br PET SOUTH AMERICA 2013 De 29 a 31 de outubro no complexo Expo Center Norte. www.petsouthamerica.com.br 


Investimento

Um modo contemporâneo de negócios Há 10 anos no mercado, o Pet Center Marginal, mostra evolução e capacidade de se manter de forma estável em seu segmento e, com inovações para o bem estar de seus clientes

N

Texto e imagens divulgação

o ramo pet, as empresas têm procurado se aprimorar investindo em tecnologia, espaço e conforto. O mercado necessita de mais eficiência por se tornar dinâmico a cada dia, dessa forma, toda a área se move para que haja um atendimento de acordo com o que o consumidor final precisa, seja ele, logista, fornecedor ou até mesmo criador de animais. Atender um público específico não é mais tão simples quando esse se divide entre novidades, produtos de costume,

32 petmagazine 44petmagazine

variações de acessórios, eventos que possam participar. Como a primeira megaloja de Jundiaí destinada ao segmento pet que abriu suas portas ao público no último mês de dezembro. São 1800 m2 com mais de 20 mil produtos, além de centro de estética e clínica veterinária. A unidade está localizada na Avenida Antônio Frederico Ozanan 3003, Vila Rio Branco, Jundiaí. Em crescimento, a rede Pet Center Marginal, após investir R$14 milhões em sua ampliação, começa o ano em expansão considerável. Projetos como a abertura de mais cinco unidades, uma delas próxima ao shopping Butantã, São Paulo. Trata-se da oitava loja da capital, consolidar a atuação da rede. O brasileiro gasta, em média, R$350 por mês cuidando de seus animais de estimação. O Pet Center Marginal tem registrado crescimento de 35% ao ano. As unidades oferecem um mix de 20 mil produtos, como roupas, acessórios, brinquedos, alimentos e uma série de produtos exclusivos.

Atendimentos com veterinários especializados em clínicas anexas às lojas e no hospital veterinário 24 horas, onde há centro de colocação de prótese. E também o centro de estética com profissionais treinados, sob a coordenação de um groomer (tosador). O Pet Center Marginal se evidencia por outras ações, como os projetos sociais que são mantidos e apoiados pela rede como o “Eu alimento animal carente”, que reverte parte dos alimentos vendidos para as ONGS apoiadas por cada mega loja. Já no projeto “Meu novo amigo”, as unidades oferecem espaço aos finais de semana para ONGs realizarem feiras de adoção. O que se torna aparente, em um esquema mercadológico eficiente, é todo o projeto que possibilita retorno para ambos, tanto à rede quanto aos seus clientes. Sendo assim, o Pet Center Marginal, se mantém de forma coerente, de acordo com sua linha de negócios, buscando o melhor do que pode oferecer para todo o setor. •


Marketing

Novos ares, novas expectativas Companhia reformula projetos e mostra que tentar um produto novo, nem sempre será negócio de risco Por Edison Rafael Imagens divulgação

34 petmagazine

C

om a grande evolução do mercado pet no Brasil, após o ano 2000, percebeu-se que várias empresas queriam entrar no mercado gaúcho, porém, tinham dificuldades para montar e viabilizar sua própria estrutura de vendas. Foi quando em 2003 surgiu a Multi Pet que, em princípio, era uma empresa de representação comercial, com o propósito de manter estrutura de vendas com forte penetração e estabelecer parcerias com empresas com interesse de ingressar no setor. Atuando também como distribuidores de algumas marcas, entendendo que para conquistar


mais estabilidade no mercado precisava ter seus próprios produtos. Dessa forma, foram criadas as linhas da própria marca, desenvolvendo produtos e utilizando a estrutura de vendas já existente. Atualmente trabalham com produtos para cães e gatos, porém pensaram em expandir toda a linha com produtos para outros tipos de pet, então acreditaram que o nome representaria bem os objetivos da empresa. Nessa trajetória, como gerente comercial e à frente de outros setores, Lucas Weber, se faz presente como peça importante, para engrenar toda a logística da Multi Pet. “No segmento pet, em 2000, quando compramos uma pequena loja agropecuária, o mercado estava começando a se desenvolver no Brasil, e quase não existiam pet shops.” Weber conta, também, como se formou sua experiência para encarar tal desafio em um negócio que, só tem espaço os que se destacam. “Em 2001, recebi uma proposta para trabalhar com ven-

das em uma das maiores indústrias de pet food do Brasil, onde minha esposa atuava como coordenadora de vendas. Essa experiência me ajudou a conhecer melhor o mercado, que é dinâmico, em que mudanças ocorrem com muita rapidez, e por isso aprendemos, um pouco a cada dia.” Ele esclarece que sempre trabalharam com pet food, depois do início das atividades e que, também, com a distribuição de medicamentos e acessórios. Porém, o foco dos negócios, sempre foi alimento. No início, a empresa funcionava com apenas três pessoas, e conforme o volume de serviços foi ampliando, houve a necessidade de aumentar o quadro de colaboradores e a ampliação das instalações em um pavilhão que é utilizado como centro de distribuição. Com fabricação terceirizada de seus produtos, estão dando continuidade ao projeto com a montagem de uma planta industrial de pet food, a Multi Pet Indústria de Alimentos, cuja inauguração está pre-

vista para junho deste ano, e aumentar a competitividade no mercado. “Contamos com 12 pessoas que trabalham diretamente em nossa empresa, porém temos parceiros que atuam como distribuidores totalizando mais de 40, envolvidos indiretamente. Temos a previsão, de que, com o início das atividades de nossa indústria, serão agregados, inicialmente, mais 30 empregados”,informa, o gerente, quando se tratando das partes, operacionais e de logística. A estrutura da empresa é simples, dividem as atividades os seguintes departamentos: comercial, financeiro e contábil, administrativo e logístico. O gerente, enfatiza, a questão de atuar a partir de fabricações vindas de outros estados, e em tempos atuais, os produtos são comercializados em indústrias localizadas em São Paulo e Santa Catarina. Tendo como maior dificuldade, manter a competitividade perante outros itens fabricados no estado gaúcho e devido ao custo que se tem com lojistas. Para

petmagazine 35


Marketing

Luciana Bueno Sócia - Gerente Administrativa

superar isso, estabeleceram fortes parcerias com fornecedores, pois entendem que, eles dão condições para viabilizar o negócio. Um exemplo disso é a parceria com a Nutrier Alimentos, localizada em Ourinhos – SP, e que fabrica grande parte dos produtos que comercializam no Rio Grande do Sul e na Bahia. “Procuramos também estabelecer fortes parcerias com nossos clientes, lojistas e distribuidores, mantendo uma política de vendas estável. Acreditamos que, o trabalho continuo, é fator importante para o sucesso”, ressalva Weber. Cada vez mais o consumidor busca produtos que atendam às suas necessidades específicas, quer identificar-se com o que estão adquirindo. E para que isso aconteça, buscam informações no mercado junto à lojistas, procurando identificar linhas que possuem maior demanda e quais suas características, com o objetivo de otimizar a relação custo-benefício que seria comercializado.O produto passa por período de teste antes de seu lançamento, nos conta, Weber, sobre a finalização de seu lançamento. Atualmente, a Multi Pet possui três linhas de alimentos, para cães e gatos, em seu portfólio. A linha Laleka, que é a econômica. A Feroz que é intermediária,

36 petmagazine

e a Maestro Premium, que como o próprio nome diz é uma linha de premium, oque é o maior faturamento da empresa. “Além do Rio Grande do Sul, nossos produtos também são comercializados na Bahia e em Santa Catarina. Possuímos três veículos em nossa frota que utilizamos para efetuar as entregas de menor volume. Já os volumes maiores tem entrega terceirizada.” Weber, de maneira superficial, fala como funciona o meio de transporte e como foi conturbado o semestre passado, devido a greve de caminhoneiros, o que ocasionou atrasos nas entregas e na produção, pois o transporte de matéria-prima para as fábricas, também ficou comprometido. Com isso grande parte da safra interna foi exportada, causando a diminuição de matérias-primas disponíveis e consequente, aumento de preços. A soma de tudo isso afetou a produção das fábricas, gerando queda no volume de vendas. De qualquer forma, a empresa se mostra otimistas para este semestre, pois iniciaram o ano com a economia aquecida. Além disso, há uma previsão de aumento da safra em relação ao ano passado. “Para o Governo Federal, existe a necessidade de aumentar os impostos

de vários itens importados, para proteger a indústria nacional, certos procedimentos já estão influenciando na linha de produção da empresa. Como o polietileno, matéria-prima utilizada na confecção de embalagens. Assim, vários produtos que utilizam embalagens plásticas, sofrerão impacto em seus preços, porém as embalagens que utilizamos são fabricadas com matéria-prima de origem nacional, portanto não seremos influenciados por esta medida”, contemporiza Weber, que repete: “A medida visa proteger a indústria nacional, e pode ser válida para alguns segmentos. No entanto a produção nacional de algumas matérias-primas pode não ser suficiente para atender a demanda interna. Isso ocasionará o aumento de preços de produtos que são fabricados no Brasil, mas que dependem de matérias-primas importadas para sua fabricação. Este fator pode estimular a importação de produtos acabados e afetar outros segmentos”. Lucas Weber está envolvido em todos os projetos da Multi Pet, trabalhando com sua equipe. Promove o bem estar dos colaboradores, e implementa ideias para o melhor funcionamento de toda a produção e atendimento ao consumidor final. •


2ª edição

FEIRA E CONFERÊNCIA PARA O SETOR PET E VETERINÁRIO

20 A 22 DE CENTRO DE

AGOSTO DE 2013 CONVENÇÕES SULAMÉRICA - RJ

O mercado pet é um dos que mais cresce no Brasil movimentando cerca de R$ 18 bilhões, e o Rio de Janeiro é o segundo maior mercado consumidor do Brasil.

EVENTOS PARALELOS

78% dos visitantes afirmam que estarão presentes em 2013.

2º SEMINÁRIO

Aproximadamente 3 mil profissionais qualificados paraticiparam da PET Rio VET, das regiões do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Brasília.

DE GESTÃO E MARKETING

para Veterinários, Lojistas e Empreendedores

PET Rio VET

Presença marcante de veterinários, proprietários, sócios, diretores e gerentes do setor pet. 86% dos expositores têm interesse em expor na próxima edição.

ACOMPANHE A PET RIO VET NAS MÍDIAS SOCIAIS PET-Rio-VET

@PETRioVET

WWW.PETRIOVET.COM.BR

Organização:


Comportamento

O ato cruel de abandonar animais No período de férias é comum observar o aumento de animais soltos nas ruas e parques espalhados pela cidade. Esse ato caracteriza crime previsto em lei. Muitos não sabem, mas, se detectado maus tratos, os donos podem responder judicialmente Texto Joelma Farias

É nas férias que aumentam os casos de animais abandonados. Esta prática se tornou comum devido à banalização e comércio desenfreado de filhotes e as viagens de proprietários nessa época. As famílias se programam para viajar e sem ter onde colocar o pet decidem descartá-los pelas ruas e parques da cidade. Solto, o animal corre risco de morte por atropelamento ou até mesmo pela maldade alheia. Se tiver sorte, pode ser acolhido por alguém disposto a adotá-lo ou que possa encaminhá-lo a um abrigo até que consiga encontrar um novo lar. A diretora da Organização Animal SOS, Alexandra Figueiredo comenta: “Há incidência maior no período de férias, mas, o abandono ocorre todos os meses do ano. As pessoas descartam o seu pet por ser idoso, sem raça definida ou por estar doente”. Alexandra defende a aquisição responsável de animais, mas lamenta que essa ação não seja levada a sério. “Infelizmente muitas pessoas ainda têm cães como objetos, ou brinquedos. Não entendem que os animais têm sentimentos e neces-

petmagazine 38 44 petmagazine

sitam de cuidados, educação, carinho e atenção”, finaliza. Muitos não sabem, mas abandonar animal doméstico ou exótico é crime previsto nas leis ambientais. São considerados maus-tratos, entre outras práticas, abandonar, espancar, envenenar, não alimentar diariamente, manter preso em corrente em local sujo ou pequeno demais. As denúncias devem ser feitas às autoridades responsáveis. A eficácia do controle de natalidade pet, e a infertilização é uma das melhores saídas para o controle definitivo de animais. No Brasil, esse processo não cirúrgico vem sendo aplicado desde 2009 com sucesso, e se mostrou eficaz para controle da procriação dos pets. O medicamento foi desenvolvido para esterilizar cães machos, sem a necessidade e os inconvenientes de uma cirurgia. Só em 2012, treze novas prefeituras passaram a utilizar o procedimento. Ao todo já são 53 municípios de 14 estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. 


Agradecemos a participação de todos no 1º All About PetShow, esse importante evento para o mercado Pet. Sem sua dedicação e participação, o sucesso deste evento não seria possível. Aproveite e garanta sua presença na 2° edição. Feira Nacional de Produtos e Serviços para Linhas Pet e Veterinária 14 a 16 de NOVEMBRO Centro de Eventos do Ceará

O All About PetShow 2013 será uma grande feira de produtos e serviços ligados ao mercado pet. Serão ofertados cursos, palestras, workshops além de apresentações de Trabalhos Científicos e muito mais. Participe!

Entenda porque sua marca terá ainda mais visibilidade: - Comemoração dos 50 Anos (Jubileu de Ouro) da Faculdade de Medicina Veterinária Estadual; - Homenagem especial aos médicos veterinários; - Mais de 1.400 congressistas inscritos;

- 800 trabalhos científicos; - 150 palestrantes; - Mais 130 expositores distribuídos em 7.000 m²;

Algumas empresas confirmadas:

www.allaboutpetshow.com.br


Notas Breves notícias do mundo Pet

A todo vapor A indústria de alimentação animal no Brasil fechou o ano de 2012 com produção de 62 milhões de toneladas de ração e 2 milhões de toneladas de sal mineral, além de movimento de R$ 47 bilhões para aquisição de insumos nacionais e importados, segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal. De janeiro a setembro do ano passado foram consumidas 46,6 milhões de toneladas de rações e 1,6 milhão de toneladas de sal mineral, segundo a entidade.

mento de cães para deficientes visuais, mostra o quão próximo vivem o homem e os animais. A Be forever trabalha a ideia de defesa, respeito e carinho, expressos através de bolsas e chinelos com imagens dos bichinhos de estimação.

Na moda dos quadrinhos Garfield, o gato, comemora 35 anos em 2013 e vira estrela de campanha. O personagem foi escolhido para ser o mascote do Activyl, novo antipulgas para cães e gatos da MSD Saúde Animal, unidade de negócios global da Merck. Além dele, seu amigo, o cão Odie, também vai estrelar a campanha do produto.

Pet social A marca de acessórios femininos Be Forever, aposta na responsabilidade social uma parceria com o Instituto IRIS. O trabalho realizado pelo Instituto de inclusão social, com o cuidado e treina-

40 petmagazine

Orientação nunca é demais

Satisfação e contribuição O Lar São Francisco, realizou bazar beneficente em prol dos animais ajudados pela instituição. O evento foi realizado na pista de caminhada do Campolim, em Sorocaba - SP. Foram vendidos roupas, acessórios e sapatos semi novos. Uma feira de adoção de cães e gatos também foi montada no local.

Segundo Bianca Ricci Borba, veterinária do Hospital Batel, no caso de deixar o pet em casa, por mais que tenha alguém com a responsabilidade de alimentá-lo, não é suficiente, pois animais não podem ficar muito tempo sozinhos. Se virar o pote de água, por exemplo, irá ficar desidratado. Mesmo nesse caso, ele receberá a visita a cada 12 ou 24 e isso representa um risco. Além disso, ele precisa de momento de interação para não se sentir muito triste. O proprietário deve se atentar às condições de saúde do animal, mesmo que não o leve. ww.hvbatel.com.br


Criatividade: a moda para os cães O shopping Pátio Higienópolis sediou o Cãocurso de Fantasias. O evento contou com a participação de 35 cães, que disputaram o prêmio em três categorias: originalidade, simpatia e fantasia. A programação foi aberta ao público e teve como mestre de cerimônias o especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, o Dr Pet. O concurso contou com a presença de 900 pessoas, entre crianças e adultos. Muitos deles compareceram com seus bichinhos de estimação para a torcida. O primeiro lugar na categoria de melhor fantasia ficou com a cadelinha Filó da raça Spitz Alemão, com seu pijaminha de flanela.

O intuito é resgatar animais em caso de emergência, financiar abrigos que cuidam de doenças mais graves, tratar casos de agressão. São cuidados necessários para que esses animais possam ser adotados posteriormente. www.facebook.com/institutomapaa

Bichinho bem guardado A PetHub surgiu para proporcionar tranquilidade e segurança aos donos que precisam hospedar o seu pet, mas não querem incomodar amigos e familiares ou deixá-lo nas gaiolas dos hotéis para cães enquanto viajam. Muitos desconhecem a existência de cuidadores de animais de estimação, “pet sitters”, que possuem vasta experiência, são apaixonados por cães, fazem disso um negócio. Eles estão prontos a oferecer um lar com preço justo e perto da sua casa. www.pethub.com

Em prol pela vida animal Mikael Peric, estudante de biologia, com a ajuda de amigos, fundou o Instituto MAPAA ( Meio Ambiente e Proteção Animal).

Atendimento inovador A PetLove lança o serviço Assinatura de Ração. A ideia é que, sem nenhum custo adicional por isso, os usuários recebam os produtos escolhidos, no tempo que optarem e no local que preferirem. Vale lembrar que esse serviço é inédito no mercado pet. Para lançar a Assinatura de Ração, a empresa investiu R$300 mil. Além de uma maior comodidade e segurança aos usuários, a PetLove pretende conquistar 5 mil novos clientes, o que representará 5% das novas compras feitas pelo site.

Para se atualizar no mercado

Realizado em São Paulo o, curso de Gestão e Marketing aplicado ao dia a dia de clínicas e petshops com o Dr. Marco Antônio Gioso e equipe. marketing@newimage.com.br

Cuidados essenciais Necessariamente deve-se aspirar toda a casa (carpetes, tapetes, sofás)para tirar a poeira e os pelos que ficam nos locais, especialmente nos cantos. O chão deve ser lavado com água sanitária e, em uma segunda vez, com algum desinfetante específico para remover odores de animais. Limpar a área com papel toalha e aplicar removedor de odores generosamente, procurando cobrir um pouco além da área que foi suja pelo cão, também resolve. Não enxaguar, nem secar com outro pano. A diferença é que o removedor age destruindo as moléculas que causam o cheiro ruim.

petmagazine 41


Notas

Controle ao invés de extermínio Os moradores do Jardim Montreal, Jardim Santa Bárbara e bairro Júlio de Mesquita Filho, todos na Zona Oeste da cidade de Sorocaba - SP, poderão se inscrever para castrar gratuitamente seus animais de estimação. O programa de controle animal é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Seção de Controle Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES). própria para entrega de seus produtos e moderno parque industrial, que lhe possibilita atingir à todas as faixas do mercado. A honestidade e seriedade no trato com seus clientes e fornecedores, o procedimento exemplar de seus departamentos financeiro e comercial fazem com que a empresa seja uma importante fornecedora do mercado de pet food brasileiro.

Nutridani inaugura linha de extrusão A Nutridani, empresa de Cambira, uma das maiores fabricantes de rações extrusadas para pets, está começando a operar mais uma linha de produção de rações extrusadas fornecida pela Ferraz Máquinas. Com atuação em todo o território nacional a empresa firma-se no mercado devido a qualidade de seus produtos, extremo rigor na seleção das matérias-primas empregadas em seu processo de fabricação e pontualidade na entrega de seus pedidos. A empresa conta com sofisticado laboratório, frota

42 petmagazine

mimá-los e muitas vezes se alimentam de forma errada, comendo guloseimas e a comida dos humanos, eles vivem 2 anos a menos segundo estudos

Qualidade para os pets Cães e gatos obesos sofrem das mesmas doenças que os humanos, como diabetes do tipo 2, hipertensão arterial, colesterol alto, problemas respiratórios e de pele (eczema), disfunções renais, além de outras complicações, como lesões na coluna vertebral, comprometimento de marcha (o cão passa a ter dificuldade para caminhar), osteoartrite e dores musculares. Não é à toa que as pesquisas demonstram que donos obesos costumam ter pets obesos. Cães e gatos são mais sedentários, atualmente, recebem petiscos em excesso dos seus donos que gostam da

Rastreamento prático Luciano Medici Antunes e Aécio Flores (ambos empresários) decidiram empregar todo conhecimento para lançar o SysPET. Conceito já consolidado nos EUA, o sistema de rastreamento de animais perdidos por meio de uma medalha de identificação. Como grande vantagem, Luciano explica que o SysPET é uma alternativa mais eficaz que os microchips subcutâneos, já que eles só funcionam quando lidos por aparelhos específicos.


Notas

Cuidados ao viajar Quando as viagens forem feitas de carro o animal deve ter à disposição vasilhas para água, que deve ser sempre fresca ou gelada. As paradas são obrigatórias, para que ele possa sair para urinar e/ou defecar. Vale lembrar que o animal nunca deve ser deixado no carro, pois a temperatura interna é sempre maior do que a externa e as chances do pet ter uma crise de hipertermia é grande. Quando o destino da viagem for à praia, antes de viajar o animal deve receber alguns cuidados extras como a aplicação de medicamentos contra pulgas e carrapatos. Além disso, ele deve tomar uma medicação para combater a Dirofiaria, um parasita interno (nematódeo) que se aloja no coração e é transmitido por mosquitos.

Como adquirir um pet O animalzinho pode ser adquirido em pet shops, junto a criadores ou feiras de doação. O importante é que seja observado se o pet apresenta boa condição de saúde, como vacinas e vermifugação em dia, se a escolha do local para a aquisição é idôneo e, antes de definir a aquisição do pet, é preciso avaliar se todos da casa estão de acordo, se o espaço é adequado para a raça escolhida e se a família está preparada para ter o pet por longos anos. O veterinário pode ser um especialista para auxiliar nessa escolha.

44 petmagazine

Desembaraçando o pelo As rasqueadeiras, apesar de parecerem aparelhos de tortura, trazem grandes benefícios para os nossos amigos. Elas nada mais são do que escovas específicas para os animais, que ajudam na retirada de nós e oferecem acabamento nas tosas. Não se deve utilizar com a pelagem molhada, isso também pode provocar dores nos pets. Geralmente as rasqueadeiras apresentam dentes finos de aço com as pontas dobradas que ajudam a entrar na pelagem dos cães e gatos, e assim, desembolar os pelos de forma simples e indolor.

Sem machucar a pata Os pets que moram em apartamentos, que têm o piso liso, podem encontrar grandes dificuldades para andar e correr. Para facilitar, é possível achar em lojas especializadas no mercado pet meias antiderrapantes. A colocação é simples por serem elásticas. As meias podem ser usadas em casa e também para os passeios. Protegem e são confortáveis. Sem contar que aquecem as patinhas dos bicinhos.


carro, m u r i d e ep Você pod a casa . m u , r o m dinha. e o m um a a u s ede só a o pode parecer muito pouco. p e t n e g nh a al m real sozi mais um re raacc. u ais um real al para o g ital um real m doe um re uém. mas m um hosp ng ni de ia s, constroe ór sa st ui hi q ui. a es a aq p não mud oedinha dam nas todos, a ju gue essa m Jo de ! , lá al os re am il. V mais um ncer infant lição no câ s desejos. to e dão uma ui m ar dar a realiz ju a i va ê Voc o.

GRAACC,

it l vAle mu CAdA ReA

eAl A doAR 1 R liGue pAR

001 0 0 0 1 0 0 5 0

1000 005 real: 0500 doar 5 x 1 a ar 1000 025 p 0 ue g 50 0 Li 25 x 1 real: r oa d a ar Ligue p postos. + im o: r$ 0.31 telefone fix ligação de impostos. + 71 0, * custo da r$ lular: ação de ce custo da lig

www.graacc.org.br


Vininha F. Carvalho

Editora do Portal Animalivre: www.animalivre.org.br *

A paixão pelos gatos é muito antiga

O

gato desempenhou um papel importante na mitologia. Os documentos mais antigos existentes no Egito, sobre os gatos, datam de 3.000 A.C. Somente a partir da 12ª. Dinastia é que as múmias dos gatos começam a assinalar a sua domesticação. Os egípcios sempre manifestaram muita estima pelos gatos, desde a semelhança com a Esfinge, que originou a adoração em todos os templos. Destaca-se, também, a estátua de Bast, caracterizado por uma mulher com cabeça de felino, vestindo longa saia listrada e gravata, tendo na mão direita um sistro e, na esquerda um recepiente. O animal acompanhava o dono em todas as situações e era tratado com o maior respeito. Quando um gato morria, todos os moradores da casa raspavam os supercílios em sinal de luto. Foram esculpidos em madeira, joias e peças de mobílias, como prova de reconhecimento ao seu amor. A pessoa que praticasse crueldade contra um gato, era abandonada ao ódio do povo para ser insultada e apedrejada. Cambises aproveitou deste culto para invadir o Egito. Em vez de um escudo, deu um gato a cada soldado e os egípcios preferiram ser vencidos a ter que matar os animais. O gato doméstico surgiu na Europa na Idade Média e, até o século XVI era considerado raro e precioso. O gato Montês da Europa (Felis Catus) descende dos gatos

46 petmagazine

dos antigos egípcios (Felis Maniculata), habitante da África Ocidental e domesticado pelos núbios. Foi considerado como símbolo de liberdade na antiga Roma. As pesquisas indicam que o tronco de origem das raças é marcado pela variedade de espécies. Estudando-se as características típicas das raças, percebe-se que ocorreram sucessivos cruzamentos, que produziram os gatos índios (Felis Chaus) e afegãs (Felis Chaviana), de onde, provavelmente se originaram algumas raças asiáticas de pelos longos, como os angorás. O conceito de criação seletiva e produção de pedigrees aconteceu após a metade do século XIX. Uma feira inglesa foi a primeira a realizar uma exposição de gatos, em 1958. Somente após aproximadamente 300 anos é que se iniciaram os eventos mais significativos para o aprimoramento das raças. As raças que mais possuem registros nos clubes brasileiros são: Persa, Exótico, Siamês, Sagrado da Birmânia, Oriental e British. Independente de ter raça definida ou não, a astúcia, a habilidade e os eficientes sentidos naturais (6º sentido), concede aos gatos o direito de ter muitos admiradores. Eles estão conquistando cada vez mais espaço nos lares e na sociedade. Personagens como: Mulher Gato, Tom, Frajola, gato Félix, Garfield, entre outros personagens, reforçam a ideia de que os gatos são irresistíveis companheiros e merecem ser muito valorizados através da cultura e da arte. 


PET CENTER MARGINAL A maior rede de Pet Shops do Brasil agora com loja 24h na Av. dos Bandeirantes

Acessórios, Aquarismo, Aves, Centro de Estética, Clínica Veterinária, Filhotes, Rações, Roedores e muito mais! Loja Bandeirantes - 24h: Avenida dos Bandeirantes, 2040 (Sentido Imigrantes) • Brooklin Tel.: (11) 3050-6400 • São Paulo

E mais 18 endereços: Marginal Tietê 24h • Aricanduva • Ipiranga • Limão Santa Cecília • Washington Luis • Alphaville • Campinas Granja Viana • Guarulhos • Jundiaí • Mogi das Cruzes Praia Grande • Santos • São Bernardo do Campo Sorocaba • Brasília • Hospital Veterinário Pacaembu

Compre pelo Disk PCM

(11) 2797.7420

Visite nossa Loja virtual

www.petcentermarginal.com.br

Melhor Pet Shop 2012


Petmagazine 77  

Revista Petmagazine 77

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you