Page 1


CONTEÚDO 48 Capa

O CARIOCA CONHECEU AS NOVIDADES DO MOTOCICLISMO

18

Alerta

PRAZO FINAL PARA ETIQUETAGEM DE PNEUS

20

34

COMO CHECAR AS CONDIÇÕES DA MOTO

PROFISSÃO: EXECUTIVA. CONTADORA DE HISTÓRIAS: OPÇÃO

Informação

Seções

Editorial Esporte

Perfil

08 24

Marketing Artigo

10 32

Notas Lançamentos

14

38


Luanda

Diretoria Osmar Silva José Haroldo G. Santos

Edição 91 Janeiro/Fevereiro 2016

Editor Osmar Silva osmar@luanda.com.br Diretor José Haroldo G. Santos haroldo@luanda.com.br Redação Hylario Guerrero (MTB 13.468) hg.noticia@luanda.com.br Joelma Farias (MTB 78.793) redacao@luanda.com.br Design Editorial Bruno Ricardo Mello Caio Matheus Ventura de Paiva Diego Igor de Oliveira arte@luanda.com.br Publicidade: Luanda Brasil Serviços de Publicidade Ana Paula Lima José Rubens Bizarro Michele Silva Ronaldo Paiva vendas@luanda.com.br Assessoria gráfica Pavaprint Impressão Gráfica Mundo Administração Denis Jorge Jhonnatan da Silva André Juici Monteiro Thais Gonçalves Rodrigues luanda@luanda.com.br

Jurídico Dra. Adriana Carla Gomes P. Silva

EDITORIAL O editorial dos meios de comunicação tem explorado o momento político do país e suas consequências na economia. Invariavelmente, as opiniões dos editorialistas são pessimistas e preveem um longo período para a superação destes efeitos malignos em nossa sociedade. Então, grande parte dos empresários também abraçam estas ideias fatalistas. Param de investir, demitem funcionários, suspendem novos projetos e não correm riscos. Será que esta também não é uma atitude conformista? Nestes momentos deveríamos colocar em prática a nossa capacidade de reinvenção e criação de oportunidades, por que não é possível que todos estejam em dificuldades financeiras. Deve existir nichos, dentro do próprio segmento no qual atuem, diferenciados e com capacidade de consumo. Neste momento, a eficiente atuação do marketing de cada empresa é fundamental. A leitura de pesquisas de mercado, a observação dos movimentos de consumo, para desta forma criar saídas que proporcionem que o fluxo de vendas continue. Talvez, com algumas leves mudanças no perfil dos produtos, alteração na política de vendas e negociações. Ou, facilitação na logística, oferecendo novas formas de transporte. Algumas empresas estão colocando em prática as ferramentas alternativas da internet, montando bons endereços de e-comerces. Lógico, que esta alternativa não pode ser aplicada em todos as casos e empresas que negociam com grandes volumes, os distribuidores por exemplo, tem alguma restrição a este sistema. Compreensível. Porém, muitos podem lançar mão desta ferramenta, principalmente os varejistas. O importante é não ficar vendo a ‘banda passar’. Não aceitar as imposições da mídia que tem levado informações catastróficas e vaticinando a quebra geral. O país é muito forte, grande e já sobreviveu a crises iguais ou, ainda maiores em outros tempos, com outras motivações, fossem elas provocadas internamente ou até mesmo aquelas advindas de quadro econômico internacional. Alguém ai lembra da crise do petróleo nos anos 70? Não foram encontradas saídas para a situação? Outras tantas prejudicaram em dado momento a conjuntura nacional e os negócios ficaram mais lentos, mais difíceis, porém, sobrevivemos. Ficou o ensinamento e, para usar uma palavra em moda, o legado para o futuro que hoje é o presente. Vamos ser otimistas e acreditar que podemos sim, superar mais esta. Independente de ‘lava jatos’, mensalão, petrolão e outros que infortunadamente tem atingido a todos, mesmo que não tenhamos tido a menor participação em seus andamentos que nos levaram a estes resultados de desconfiança no futuro.

Endereço: R. Joaquim de Almeida Moraes, 273 Jd. Magali - CEP 02844-000 - São Paulo/SP Tel.: +55 (11) 3461-8400 / 3461-8401 Fax + 55 (11) 3923-5374

motomagazine aceita matérias técnicas como colaboração. Os artigos deverão vir acompanhados de fotos ilustrativas com as respectivas legendas e curriculum do autor. A revista não se reponsabiliza por opiniões e artigos assinados que podem ou não expressar a mesma opinião do editor. As opiniões emitidas em artigos assinados são de responsabilidade do autor. A revista não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios veiculados, nem por aquisições em função destes. Todos os direitos reservados, sendo proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio, sob pena de procedimentos legais. A revista motomagazine é uma publicação bimestral da Luanda Editores Associados LTDA., e tem sua marca registrada no INPI sob o número 830.025.693

Todos nós

Foto: Arquivo Luanda


01 PRODUÇÃO EM RETRAÇÃO

01

A produção de motocicletas em janeiro deste ano chegou a 75.959. O volume é 37,8% menor na comparação com janeiro de 2015 quando foram montadas 122.063 motos. Os números são da ABRACICLO. Na comparação do primeiro mês de 2016 com dezembro do ano passado, quando as fábricas se encontravam em férias parciais e produziram somente 50.633 unidades, o crescimento da produção foi de 50%.

02 VICTORY OCTANE 2017

02

03

Controlada pela Polaris que também é dona da Indian, a Victory apresentou novo modelo refrigerado a líquido, a Victory Octane 2017. Definida pela empresa como conceito “Muscle Bike”. A moto tem características esportivas e estética que remete ao modelo de entrada da Indian, a Scout. A Octane, porém, percorre 400m em 12seg. e acelera de zero a 100Km/h em 4seg. Motor V-Twin de 1.200cc capaz de gerar 104cv, segundo a apresentação da marca, com torque de 99Nm a 8.000rpm.

03 SHINERAY LANÇA PORTAL

A Shineray lançou o portal http://shineray.com.br/cliente, ambiente virtual no qual o próprio cliente pode fazer seu pré-cadastro junto à Base de Índice Nacional de veículos, podendo efetivar a regularização do ciclomotor na compra junto aos DETRANS em até 48h. No portal, o cliente alimenta as informações básicas de seus dados pessoais e sobre o bem que adquiriu. A medida oferece a comodidade sem a necessidade do cliente se dirigir à concessionária onde adquiriu o ciclomotor.

04

05

04 CIRCUITO ITINERANTE DE CINEMA

O “Circuito Consórcio Honda ao Ar Livre”, que começou na cidade de Santos, litoral de São Paulo, vai exibir em ambiente moderno e descontraído a céu aberto, grandes clássicos do cinema. O projeto é do Instituto Base3 Economia Criativa e percorrerá outras cidades como Belo Horizonte, Campinas e a capital paulista. www.circuitoaoarlivre.com.br

06

05 RECEITA YAMAHA AUMENTA 38%

A receita operacional da marca, para o ano fiscal de 2015, subiu 38% para 120.4 bilhões de ienes e as vendas líquidas aumentaram 6,2% para 1.615,4 bilhão de ienes. A receita ordinária subiu 28,7% para 125,2 bilhões de ienes, enquanto a líquida diminuiu 12,3% para 60,0 bilhões de ienes. Nos mercados emergentes, as vendas subiram no Vietnã, Filipinas e Taiwan. Em 2016, a Yamaha prevê um aumento de 5,2% nas vendas o que representa 1.700,0 bilhão de ienes e um aumento de 33,3% na receita passando para 80,0 bilhões de ienes.

06 SOLUÇÕES PARA MOTOCICLETAS

A MiX FM Essential Telemetry, empresa do ramo de fornecimento de informações de gestão de frotas, segurança do motorista e de soluções de rastreamento de veículos, lança no mercado solução específica para frotas de motocicletas. A novidade permite aos clientes executarem o mesmo trabalho com frota de 12% a 30% menor do que é utilizada eventualmente, além da redução de 15% em manutenção. Possibilita criar roteiro mais adequado, com o melhor custo benefício.

10


07 SEGUNDA POSIÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO

Pelo segundo mês consecutivo, a Shineray assume a segunda posição no emplacamento de veículos de duas rodas no Brasil. Os dados são da FENABRAVE, relativos ao mês de janeiro de 2016. Em novembro de 2015, a montadora pernambucana assumiu a terceira posição no ranking e, em dezembro, cravou o segundo lugar no número de emplacamentos, ultrapassando a Yamaha. No cômputo total, a marca registrou 10.527 emplacamentos dos ciclomotores.

08

08 KAWASAKI INAUGURA CONCESSIONÁRIA EM GOIÂNIA

A fabricante está expandindo a sua rede de concessionárias autorizadas para atender a demanda de produtos Kawasaki, que vem crescendo no Brasil desde a inauguração da fábrica no Pólo Industrial de Manaus, em outubro de 2009. A nova concessionária Kawasaki Avant Motos Goiânia está na capital do estado de Goiás.

09

09 BRIDGESTONE BRASIL ANUNCIA NOVA DIRETORIA

A fabricante de pneus anuncia a chegada de três novos diretores em sua operação no Brasil. Concheta Feliciano é a nova diretora de Marketing, enquanto Lafaiete Oliveira assume a área de Supply Chain e Alderiza Leite da Silva Agustini a diretoria jurídica.

10 INDIAN CHIEF VINTAGE JACK DANIEL’S

As norte-americanas Indian Motorcycle e Jack Daniel’s fizeram uma parceria para lançar edição especial do modelo Chief Vintage, a Indian Chief Vintage Jack Daniel’s Special Edition. A versão terá número reduzido de produtos e vai comemorar os 150 anos da destilaria de Tennessee. As cores predominantes são preto e bege. A primeira montagem, apresentada em fotos, será leiloada no evento beneficente entre os dias 6 e de outubro, em Las Vegas (USA). O projeto é do designer Klock Werks.

10

11 HARLEY-DAVIDSON AMPLIA SUA LINHA DE MOTOS

A fabricante lança no mercado suas versões 2016 das inéditas CVO Pro Street Breakout e Low Rider S. Os dois modelos contam com motor de dois cilindros e 1800 cc. A diferença entre as duas é o torque. A S oferece 15,89 kgfm de torque, 13% a mais que a Pro Street Breakout que chega a 15,48 kgfm. A Low Rider S é uma resposta aos motociclistas norte-americanos que questionavam a empresa sobre a construção de uma moto no mesmo estilo agressivo dos modelos FXR dos aos 80.

11

12 SCOOTER AGORA COM MAIS POTÊNCIA

Lançado no Brasil em 2010, o modelo que conquistou prêmios no mercado brasileiro ganha mais potência na versão 2017. O novo Citycom S chega à rede de concessionárias DAFRA. A novidade é o motor, que passa a entregar 27,8cv de potência máxima. Outros itens já consagrados do modelo permanecem na versão 2017, como freios a disco FH-CBS (Full Hidraulic Combined System, ou freios combinados de acionamento hidráulico), que permitem resposta de frenagem mais precisa, maior segurança na pilotagem, rodas aro 16” e transmissão automática CVT .

12

11


13 EQUIPE HND RACING PRT

13

A Hinode patrocina a equipe Pitico Race Team (PRT). Os pilotos Marcus Vinícius, Sebastiano Zerbo e Rafael Nunes representam a equipe HND Racing PRT na Motovelocidade. A parceria é estratégica e possui sincronia com a marca e o produto. A equipe HND Racing PRT irá disputar a prova com a motocicleta Kawasaki ZX6.

14 NOVO DIRETOR DE MARKETING DA MV AGUSTA

14

15

Raffaele Giusta assume o cargo com a missão de reorganizar e ampliar as operações da marca em várias regiões do globo, inclusive na América do Sul. Aos 44 anos, o atual diretor de marketing é graduado em Marketing e fez MBA em Administração e Negócios. Há dez anos o executivo contribui para o crescimento da fabricante.

15 BMW OFERECE RASTREADOR

16

Os modelos da fabricante vêm com o aparelho de radiofrequência Tracker Moto instalado com doze meses de serviço grátis para novas compras dos modelos da marca no Brasil. Receberão o dispositivo: R 1200 GS, R 1200 GS Adventure, G 650 GS, F 800 GS, F 800 GS Adventure, F 800 R (Ride e Premium), S 1000 R e S 1000 RR.De acordo com a montadora, participam da promoção as concessionárias de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O rastreador é blindado, resistente a altas temperaturas, trepidações, poeira e água, e possui bateria própria, com durabilidade de 12 meses.

16 NOVA LOJA DUCATI

A montadora italiana inaugurou em São Paulo sua 12ª unidade brasileira, de acordo com a empresa, uma das maiores da marca no mundo. Localizada em Pinheiros, ocupa cerca de 790m² de showroom em um terreno de 1.600m² . A loja exibirá todos os modelos do portfólio da marca.

17 BMW - C 600 SPORT E C 650 GT

17

18 ENCONTROS E EVENTOS PARA ABRIL

01 a 03/04 - 2º Enc. de Motociclistas em Paineiras - Paineiras-MG; 01 a 03/04 - 6º São Bento Moto Fest- São Bento-PB 03/04 – Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) 5ª e 6ª etapas – Campeonato Brasileiro de Enduro Regularidade 03/04 - CBM 1ª, 2ª e 3ª etapas - Campeonato Brasileiro de Cross Country 08 a 10/04 - 3º Enc. de Moto do MC Aço Rider - Santa Cruz de Mina-MG 08 a 10/04- Expo Moto Show - Charqueada-SP 08 a 10/04- 3º Prudente Moto Show- Presidente Prudente-SP 08 a 10/04- 12º Enc. Motociclistas – Motor Rock- Itapira-SP 08 a 10/04- 3º Enc. Inter Motoviajeiros da Fronteira- Dionísio Cerqueira 09/04 - 6º Aniversário Exagerados Moto Grupo- Várzea Paulista-SP 09 e 10/04- 2ª Etapa do Camp. Bras. Borilli de Enduro FIM- Patrocínio-MG 10/04- 1ª etapa do campeonato SuperBike Brasil- São Paulo-SP 10/04 – (CBM) 1ª etapa – Camp. Bras. Motocross – PRÓ 10/04 – (CBM) 2ª etapa – Camp. Bras. Enduro – FIM- Patrocínio-MG 14 a 16/04- Serra Negra Motorcycle- Serra Negra- SP

12

A BMW convoca proprietários dos modelos C 600 Sport e C 650 GT, fabricados entre abril de 2013 e janeiro de 2015 para recall. Os proprietários devem entrar em contato com um concessionário autorizado para agendarem uma inspeção técnica no tubo flexível do freio dianteiro e, de acordo com o resultado dessa inspeção, realizarem sua substituição gratuitamente, a partir do dia 15 de fevereiro de 2016. Existe a possibilidade de ocorrer desgaste no tubo causado por atrito desse tubo com a suspensão dianteira, o que poderá ocasionar vazamentos de fluidos de freio e comprometer a capacidade de frenagem da roda dianteira, exigindo maior tempo e distância para a frenagem total da motocicleta. 14 a 17/04- 14º Enc.Sul-Americano de Motociclistas- Soledade-RS 15 a 17/04- 3º Enc. Motos e Triciclistas de Cardoso Moreira - RJ 16/04- 6° Aniversário Dragueiros RP- Ribeirão Preto-SP 16/04- Iúna Moto Fest- Iúna-ES 17/04- 5º Acelerando Contra A Pólio – Fenix-PR 17/04 – (CBM) 3ª etapa – Camp. Bras. de Velocross- Anápolis-GO 20 a 24/04- 18º Rally RN- Natal, Guamaré, Currais Novos- RN 21/04 – (CBM)- 7ª e 8ª etapas – Camp.Bras. Enduro - Transbahia-BA 21 a 24/04- 20º Enc.Nac. Motos Artur Nogueira- Artur Nogueira-SP 21 a 24/04- 2º Enc. Nacional de Motociclistas- Pouso Alto-MG 22/04- 13º Enc. Nac. Motociclista- Leopoldina-MG 22 a 24/04- Indomáveis Moto Fest- Cascavel-PR 23 e 24/04- 3º Aniversário Irmãos do Vale MC- Capão Bonito- SP 24/04- (CBM) 4 a 8ª etapas – Camp. Bras. Cross Country- Rally RN 28/04 a 01/05- Curvelo Motoshow- 19º Enc. Nac. Motos- Curvelo-MG 29/04 a 01/05- 18º Mar & Motos – Tramandaí- RS 29/04 a 01/05- Barretos Motorcycle - Barretos- SP


www.gvssport.com.br

ATENÇÃO PRODUTOS NÃO ORIGINAIS TEXTOS APENAS INFORMATIVOS OBS: NOSSOS PRODUTOS ATENDEM AO MERCADO DE REPOSIÇÃO

Eles . . . m a r a g e h C

RETROVISOR FAZER 150 YS LENTE CONVEXA

RETROVISOR PCX X 150 LENTE CONVEXA

RETROVISOR TRAXX

LENTE PRATA

RETROVISOR BMW GS COMPLETO 650 / 800 / 1200 CC ADAPTÁVEL LENTE CONVEXA

MANOPLA M MA ANOPLA CUSTON CUS

Lançamentos 2016 RESPEITE AS LEIS DE TRANSITO

B TOR

MANOPLA MA AN - XRE 300 O - FALCON

GVS SPORT NORDESTE INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Rua Antônio Alves de Lima, 513 - Centro Várzea Alegre/CE - CEP 063540-000 - Tel/Faz: +55 88 3541-2024 CNPJ: 14.947.696/0001-72 . e-mail: nordeste@gvssport.com.br

MANOPLA MANOPLA MA CG - TWISTER TW WISTER - CB C 300R 300

GVS SPORT INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PEÇAS LTDA. Estrada Arão Sahm, 1.840, Jundiaizinho - Terra Preta Mairiporã/SP - CEP 07600-000 - Tel/Faz: +55 11 4486-2611 CNPJ: 04.719.725/0001-95 . e-mail: vendas@gvssport.com.br


MERCADO DE MOTOS USADAS CRESCEU EM 2015

O aumento foi de 1,84% em 2015 nas vendas de motos seminovas e usadas no ano passado (2.857.644) em comparação a 2014 (2.805.976). Para cada moto 0km vendida, 2,244 usadas fora comercializadas em todo o território nacional. A venda de veículos usados gera reflexo direto no setor de serviços e peças.

SUZUKI CONVOCA RECALL

O chamado é para 21.123 motociclistas de 12 modelos de ano/modelo 2008 a 2016 para nova substituição do retificador de voltagem. Mesmo os proprietários que já tenham atendido a campanha anterior de 2011 para substituição do retificador dos referidos modelos, deverão comparecer.

HABILITAÇÃO PARA “CINQUENTINHAS” SERÁ EXIGIDA A PARTIR DE JUNHO O Diário Oficial da União, veiculou a Deliberação 147/2016 do CONTRAN, que adia de 1 de março para 31 de maio de 2016 o prazo para exigência de habilitação por parte dos condutores de ciclomotores. A partir desse prazo, condutores de cinquentinhas terão que conduzir o veículo com habilitação. Quem for pego dirigindo o ciclomotor sem o documento será multado em R$ 574,62, valor referente à infração gravíssima, de R$ 191,54, multiplicada três vezes, no caso de condução de veículo automotor sem ser habilitado. A multa vale ressaltar, ficará no chassi do veículo e terá que ser paga no licenciamento. Os condutores terão que possuir ACC ou a CNH na categoria A

DETRAN-PE PRORROGA PRAZO

O DETRAN-PE prorrogou o prazo para emplacamento e licenciamento dos ciclomotores, as “cinquentinhas”, no Sertão do estado. O período de regularização, que terminaria em fevereiro, foi estendido até o final de março. O condutor que possuir a nota fiscal do veículo em seu nome, deve levar o comprovante e a CNH ou outro documento de identificação a uma das Circunscrições Regionais de Trânsito de Petrolina, Araripina, Salgueiro e Ouricuri. Para agendar a inspeção ou conseguir a declaração de procedência de pessoa física ou jurídica, no caso de o veículo estar no nome de terceiro, os condutores devem acessar o site da entidade.

14

PROJETO DE LEI PREVÊ ISENÇÃO DE IPI

A isenção valerá para compra de motocicletas e motonetas de fabricação nacional, equipadas com motor até 250cc, movidos a combustível renovável (etanol) ou sistema reversível de combustão. O direito valerá para motociclistas profissionais que exerçam em veículo de sua propriedade a atividade de condutor autônomo de passageiros (com autorização); cooperativas de trabalho que sejam permissionárias ou concessionárias de transporte público de passageiros; além de condutores profissionais autônomos titulares de autorização vítimas de roubo, furto ou destruição completa do veículo. A proposta depende de aprovação na Câmara dos Deputados.


APOSTA EM VIAGENS DE MOTO

MAIO AMARELO

A Coordenação Nacional do Movimento Maio Amarelo, com intuito de mobilizar organizações, empresas e sociedade a planejarem suas atividades e compartilharem ações que visam a segurança no trânsito, está enviando a todos os participantes e parceiros uma alerta de contagem regressiva, por meio de publicação eletrônica – e-mail marketing. Além desse alerta, os apoiadores poderão visualizar a contagem no site do Maio Amarelo e também o Observatório.

VETADA A LEI QUE PROÍBE GARUPA O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vetou o projeto de lei que proíbe dois ocupantes em uma motocicleta, o chamado garupa. A restrição seria nos dias úteis entre os horários das 10h às 16h30 e 23h às 5h. A proposta do PL da Assembleia dos Deputados era coibir atos criminosos praticados por pessoas em moto. Alckmin justificou que o transporte de passageiros e o uso de capacete estão previstos no Código Brasileiro de Trânsito - lei federal. Portanto, não cabe ao estado decidir sobre o assunto.

O serviço Uber está investindo também em motos. A empresa norte-americana lançou o UberMOTO, em Bangkok, na Tailândia, e não informou se há intenção de levar a opção a outros países. O novo serviço funciona da mesma forma como a solicitação de carros: o usuário informa localização atual e destino; o condutor mais próximo recebe a chamada e vai atendê-lo.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO KIT RELAÇÃO A Riffel alerta para condutores de moto ficarem atentos ao Kit Relação para evitar problemas. Carro-chefe da empresa, o Kit formado por Coroa, Pinhão e Corrente, itens de suma importância em uma motocicleta. É recomendável que o kit relação seja trocado por inteiro, já que trocar apenas um ou dois componentes isolados pode influenciar no funcionamento e vida útil de todo o conjunto. A substituição deve ser feita após a observação de desgastes na região dos dentes da coroa e do pinhão ou antes da corrente apresentar folga excessiva.

REDUÇÃO NO NÚMERO DE INDENIZAÇÕES

Segundo dados divulgados pela Seguradora Líder, empresa que administra o Seguro Obrigatório DPVAT, houve redução de indenizações por morte, invalidez e despesas hospitalares em 2015, isso aponta redução de casos. No ano passado, foram pagas 652.349 indenizações contra 760 mil em 2014. Os números mostram redução de 13% nas indenizações por invalidez, 18% no gasto com despesas hospitalares e 19% por morte. Motociclistas, porém, ainda são as maiores vítimas do trânsito.

>> >> 15


INDIAN MOTORCYCLE NÃO PARA DE CRESCER

LEILÃO NA INGLATERRA

A casa de leilão inglesa COYS realizou no London Motorcycle Show leilão internacional de modelos clássicos. Foram colocados à venda 118 lotes. Os modelos datam de 1912 a 2008, como: Ducati Desmosedici RR e Brough Superior 680. Honda RVF750R, Honda RC45 e uma Cagiva GP500 utilizada pelo piloto catalão Joan Garriga.

TRIUMPH RIDING EXPERIENCE

O programa de relacionamento Triumph Riding Experience, apresentou agenda para o ano de 2016, contando com atividades em todo o Brasil e crescimento expressivo no número de passeios, cursos, viagens e eventos promovidos. Com pouco mais de dois anos de operação, o programa atendeu mais de 2 mil.

BRP NO BRASIL

A canadense BRP no Brasil, revendedora de motos aquáticas SeaDoo, veículos Can-Am e motores de popa Evinrude, abriu novo Centro de Distribuição em Joinville (SC). Com importação via Porto Itapoá, segundo a empresa, a nova operação reduziu a poucos dias o processo de logística e distribuição dos produtos. Os concessionários já podem planejar de forma muito mais eficiente os seus estoques. A entrega para o Estado de São Paulo, por exemplo, será feita em dois dias. O antigo Centro de Distribuição, situado em Manaus, (AM), impunha prazo muito maior na distribuição dos produtos. Os concessionários da região Sudeste eram atendidos em 20 dias após o pedido e os da região Sul, em cerca de um mês.

16

Logo após inaugurar sua segunda concessionária no Brasil, no Rio de Janeiro (a primeira foi aberta em São Paulo), a loja carioca fica na avenida das Américas, 1215, Barra da Tijuca. E não parou por aí, a Indian Motorcycle já inaugurou sua terceira loja, desta vez em Belo Horizonte (MG) na avenida Bandeirantes, 1472, no bairro Mangabeiras. Na programação da montadora, a próxima loja deve ser em Florianópolis (SC). São inaugurações que recebem em média, cerca de 2.500 pessoas que, além de conhecerem todo o espaço, produtos e área de serviços, desfrutam de uma série de atividades destinadas a todas as idades, como opções diversas de food trucks e shows especiais. As lojas são exclusivas para comercialização de produtos e serviços da marca e oferecem oficinas autorizadas com mão de obra especializada, além de uma loja de acessórios e vestuário.


Alerta

PRAZO FINAL PARA ETIQUETAGEM DE PNEUS Texto e imagem: Divulgação

Todos os pneus fabricados no Brasil e importados deverão possuir etiqueta de eficiência O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro, alerta fabricantes e importadores para o fim do prazo de adequação ao Programa de Etiquetagem de Pneus, que passa a ser obrigatória a partir de outubro para todos os modelos fabricados no Brasil e importados. A medida foi estabelecida pela Portaria Inmetro nº 544, de 25 de outubro de 2012, que dispõe sobre os Requisitos para o Programa de Avaliação da Conformidade para Pneus Novos. “Aqueles que ainda não estão trabalhando na transição devem começar o quanto antes. O processo para a obtenção da etiqueta é relativamente longo porque demanda empenho com os ensaios”, afirma Joe Tolezano, engenheiro e coordenador técnico do IQA. Com foco em segurança e desempenho, o programa prevê três avaliações: resistência ao rolamento (eficiência no consumo de

18

combustível), com sete níveis de classificação, de A a G; aderência ao piso molhado (desempenho/ frenagem), com seis níveis de classificação, de A a F; e emissão de ruído exterior (conforto), com três níveis de classificação: baixo (até 69db), médio (70 a 72db) e alto (de 72 a 78db). Prazos – Fabricantes e importadores têm até abril de 2017 para encaminhar os seus estoques de produtos sem etiqueta ao mercado. Já o comércio varejista deve comercializar os seus produtos sem etiqueta até abril de 2018. “Essa é uma medida compulsória para todos os fabricantes e importadores de pneus, uma evolução da obrigatoriedade do selo de qualidade Inmetro. Quem não realizá-la no prazo estabelecido ficará impedido de comercializar os produtos no varejo”, avalia Tolezano. O IQA ainda recomenda a leitura atenta da Portaria Inmetro nº 365, de 22 de julho de 2015, que adapta e esclarece os critérios do Programa de Avaliação da Conformidade para Pneus Novos.


informação

COMO CHECAR AS CONDIÇÕES DA MOTO

Dicas simples que todo o profissional deve saber e alertar o seu cliente sobre a manutenção preventiva da moto. Essas ações podem evitar surpresas desagradáveis durante os deslocamentos. No trânsito, diversos acidentes poderiam ser evitados se os condutores observassem melhor as condições do veículo

F

Texto Divulgação

azer a revisão das condições da motocicleta não deve ser algo complicado e cansativo. Pelo contrário! Realizar uma checagem deveria ser automático e quase intuitivo. O que muitas vezes falta a um motociclista é o conhecimento adequado dos itens principais a serem avaliados. Muitos sequer sabem o que deve ser verificado, e é aí que entra a orientação profissional. “É sempre a mesma história, o motociclista acredita que enquanto a moto não ‘fritar’, está tudo ok, tudo ótimo.

20

O problema é: muitos ignoram que, apesar de a moto não aparentar sinais de desgaste, é evidente que o uso, mesmo que seja moderado, contribui para desgastar o veículo”, afirma Vinicius Spinelli, da Controlflex, fabricante de cabos e comando. “A negligência só ajuda a deteriorar ainda mais rápido as outras peças do motor, que trabalham sempre em conjunto. É possível que mesmo um único componente seja o catalisador responsável por agravar a condição de todo o mecanismo”, explica.

>


Treinar o olho para identificar quais peças começam a apresentar desgaste e quais precisam de manutenção é uma prática que o motociclista adquire com o tempo. Para ajudar, veja a seguir quais itens se deve prestar atenção rapidamente antes de sair com sua moto:

22

Cabos de comando: além dos cabos de freio, os cabos de aceleração e embreagem devem ser checados também. Se qualquer um desses cabos apresentarem sinais de desgaste – por terem chegado ao fim da vida útil ou por falta de lubrificação adequada – o ideal é procurar por novos cabos de comando.

O nível de óleo: observar se o nível de óleo do motor está abastecido conforme as orientações do fabricante. Caso negativo, preencha com a quantidade necessária ou faça a troca completa pelo mesmo tipo de produto utilizado anteriormente.

Pneus: uma vistoria rápida é fundamental para avaliar se o pneu já está ficando “careca”. O desgaste naturalmente ocorre com o tempo, mas o motociclista não pode se descuidar e deixar de realizar a calibragem regular.

Conjunto de corrente, coroa e pinhão: esse conjunto garante a transmissão da força do motor para a roda traseira da motocicleta. Verificar antes de sair se a peça está sem brilho ou se a corrente está seca ou dura, apresentando pouca maleabilidade. Se for esse o caso, chegou a hora de trocar ou realizar a manutenção.

Filtro de ar: o prazo de validade do filtro de ar depende de fatores como uso da moto e o tipo de terreno no qual ela roda. Por isso, é preciso observar a quantidade de sujeira impregnada na superfície e realizar limpezas periódicas com água e sabão. Comparar seu filtro com um novo para entender qual é o momento certo de trocar.

Sistema de freios: ficar atento aos fluídos de freios, se estiverem abaixo do nível adequado, pode ser um sinal de que as pastilhas já estejam gastas. Fazer a checagem no manete e nos cabos de freio para se certificar de que a operação acontece normalmente.

Todo profissional deve estar munido destas dicas rápidas.

O seu cliente agradece!


Acesse e confira as novidades:


MUNDIAL DE SUPER ENDURO

Foi realizada no Mineirinho a etapa brasileira do Mundial de Super Enduro, temporada 2015/2016. O norte-americano Cody Webb chegou ao alto do pódio pela primeira vez na competição, na primeira bateria. Na segunda bateria, se desequilibrou e recebeu a bandeirada em 2º lugar, atrás do companheiro de equipe Jonny Walker. O alemão Manuel Lettenbichler, atual líder da competição, venceu a etapa na Júnior dominando as três corridas.

SUPERBIKE BRASIL

A temporada 2016 já começou. A etapa especial realizada no Nordeste será confirmada e terá seu local definido. Caruaru (PE) e Fortaleza (CE) estão na disputa para ver quem irá sediar a prova. Diferente de 2015, a organização prevê levar outra categoria, além da Copa Honda CBR 500R e Honda Junior Cup, dessa vez a categoria SuperBike também deve fazer parte da festa.

24


PAULISTA DE SUPERMOTO CALENDÁRIO 2016 A organização da prova divulgou o calendário de competições 2016. Com abertura dia 24 de abril, no Kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu (SP), o campeonato terá cinco etapas, todas em kartódromos de São Paulo: Arena Brasil Kirin – Itu, ECPA – Piracicaba (a definir), Adalberto ‘Nenê’ Cattani – Araraquara, Limeira Kart Club – Limeira e Kartódromo de Barra Bonita – Barra Bonita (última prova que acontece no dia 05 de novembro).

COPA MXF RIO

Tradicionalmente realizada no sul do estado do Rio de Janeiro. Este ano a abertura do campeonato ocorreu com a prova dos Estreantes durante o '3° Enduraço Mauá' em Visconde de Mauá. A Copa MXF Rio realizará uma etapa a cada mês, com exceção de maio, que possui competições agendadas para 01/05 em Rio Preto e 29/05 em Casimiro. A final deverá acontecer dia 06 de Novembro em Maricá (RJ).

MOTO TRIAL

A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) divulgou calendário do Campeonato de Moto Trial 2016, que começa no dia 03 de Abril e segue até 04 de Dezembro, dividido em cinco etapas. Todos os pilotos, chefes de equipe, mecânicos e/ou técnicos (‘mochileiros’) deverão estar na posse da sua licença na CBM relativa ao ano corrente.

500 MILHAS BRASIL

O evento aconteceu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e foi responsável por testar a resistência das principais montadoras de motocicletas do mundo. Durante a prova, mais de 90 pilotos profissionais competiram por títulos de velocidade, resistência, força e técnica. Na categoria SuperSport, que é voltada para pilotos experientes nas pistas. A equipe HND Racing, composta por Marcus Vinícius, Rafa Nunes e Zerbo, foi a campeã. Foto: Fernandinho Freitas

>> 25


EQUIPE DE ENDURO DA MXF MOTORS

A equipe renovou parceria com os pilotos Guto Simião e Wemerson Vitor, que continuarão a representar a marca nesta temporada, em campeonatos de Enduro de Regularidade pelo Brasil. Ambos correrão com a versão 2016 da moto MXF250R, que traz modificações importantes para os apaixonados por velocidade.

Ktm Acusa Honda de Irregularidades Em entrevista à publicação Speedweek, o diretor esportivo da KTM, Pit Bierer, afirma ter provas de que a Honda, sua principal concorrente no Mundial de Moto3, competiu com adulterações no motor da Honda NSF-250RW da temporada de 2015, girando acima do permitido pela regulamentação que é 13.500 rpm. A KTM já teria fornecido esses dados de computador, para os organizadores e busca explicações de Dell'Orto, que fornece a central eletrônica (ECU) unificada para a categoria. Isto teria sido detectado após consulta com pilotos que trocaram a Honda pela KTM em 2016.

>>


RALLY DOS SERTÕES

A 24ª edição do Rally Internacional dos Sertões será disputada de 03 a 10 de setembro entre os estados de Goiás e Tocantins. A largada será em Goiânia (GO) e a chegada em Palmas (TO), com passagem pelo Jalapão. Várias novidades estão sendo criadas para essa edição. Uma delas é a categoria “Old School”, para trazer de volta os competidores do passado. Há dois anos, o rally não passava por Tocantins.

MOTOGP

A equipe Repsol Honda revelou suas cores para esta temporada da MotoGP. A dupla da Honda, formada pelo bicampeão da MotoGP Marc Márquez e Dani Pedrosa, irá pilotar a nova RC213V, apresentada no Circuito Sentul, na Indonésia.

WSBK

PIKES PEAK INTERNATIONAL HILL CLIMB

Depois de estabelecer um marco no motociclismo mundial e nacional como primeiro piloto brasileiro no TT Isle of Man, uma das competições mais tradicionais e perigosas do globo, o piloto Rafa Paschoalin, 32, se prepara para uma subida de montanha extrema. Será o primeiro piloto latino americano, a participar do Pikes Peak International Hill Climb, também conhecida como Corrida Para as Nuvens, que acontece dia 28 de junho em Colorado Springs, nos Estados Unidos.

O Campeonato Mundial Superbike estreou um novo formato na temporada 2016, com a primeira corrida realizada no GP da Austrália, na pista de Phillip Island, na região de Melbourne. Resultados corrida 2: 1º Jonathan Rea, 2º Michael Van Der Mark e 3º Davide Giugliano. O próximo confronto do Campeonato está programado para o mês de março no GP da Tailândia.

30


Legislação

CONDUTORES DE CINQUENTINHAS TÊM ATÉ O FIM DE MAIO PARA SE HABILITAREM É oficial. O anúncio feito no Diário Oficial da União (DOU) veiculou a deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que adiou de 1 de março para 31 de maio deste exercício, o prazo para exigência de habilitação por parte dos condutores de ciclomotores Texto: Divulgação

A exigência foi determinada por nova Resolução e o adiamento atende ao pedido da Associação Nacional de Usuários de Ciclomotores (ANUC). A articulação para o adiamento da exigência começou no dia 26 de fevereiro, quando ofício da ANUC foi encaminhado ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), no qual a associação alega que a Resolução 571 - publicada na mesma data da 572 – concede aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) o prazo de 180 dias para se adequarem às novas regras para ministrar cursos práticos de ACC e, portanto adquirir ciclomotores para aulas práticas. Ou seja: a Resolução 571 estende o prazo para os CFCs até junho de 2016.

artigo

No entendimento da ANUC, a cobrança do documento de habilitação não se revelava justa, uma vez que os CFCs não estão oferecendo os cursos ainda. Os custos e o tempo investidos para a obtenção de uma ACC é bem mais atrativo do que a CNH, bem como o número de questões da prova também é reduzido. Veja quadro abaixo.

O Estado de Pernambuco citado como exemplo Porém, a partir de 01 de junho os condutores de ‘cinquentinhas’ sem CNH serão multados. Órgãos de trânsito vão ampliar as fiscalizações conjuntas para cidades também do Agreste.

O piloto que for flagrado sem a CNH na categoria ‘A’ cometerá infração gravíssima, cuja multa ultrapassa R$ 191,54. Será alvo de severa fiscalização e poderá ter seu veículo apreendido, mesmo que o transporte esteja emplacado. Nesse caso, outro condutor habilitado poderá conduzir o veículo, assim como acontece com os automóveis. Com a medida, a expectativa é aumentar o número de ciclomotores apreendidos nas operações realizadas pelos órgãos de trânsito.

32

Depois das primeiras operações para coibir irregularidades na Região Metropolitana do Recife (RMR), os órgãos de trânsito do Estado vão ampliar as fiscalizações conjuntas aos veículos para cidades do Agreste do Estado, como, por exemplo, Caruaru e Garanhuns. Representantes vão debater as primeiras operações (a partir de junho) e articular as investidas contra a condução irregular do transporte. Desde a mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que repassou para os órgãos estaduais a responsabilidade pelo licenciamento, mais de 1,3 mil cinquentinhas foram apreendidas por conta de irregularidades, enquanto o Detran-PE já havia emplacado 6.758 ciclomotores. Segundo o chefe de fiscalização do DER, Laurent Licari, com a exigência sobre o porte da habilitação solicitada pela ANUC, o número de autuações será muito maior. Por questões de estratégia, o órgão não divulga os locais onde irão ocorrer as operações, mas as blitz que já foram realizadas em vias como a Estrada da Batalha e PE-07, em Jaboatão dos Guararapes, PE-15, em Paulista, PE-05, em Camaragibe, e a PE-27 (Estrada de Aldeia), acontecerá em novos pontos estratégicos. Nas ruas, muitos condutores de cinquentinhas ainda não estão cientes sobre a volta da obrigatoriedade da CNH, ou do prazo estendido. O valor da multa poderá chegar a R$574,62, referente à infração gravíssima, de R$191,54, multiplicada por três, como previsto no Artigo 162 do CTB no caso de condução de veículos automotor sem ser habilitado. Vale ressaltar que a multa ficará no chassi do veículo e terá que ser paga no licenciamento do veículo.

CNH

ACC

Curso Teórico

45h

30h

Número de questões da prova teórica

30

15

Percentual de acerto exigido

70% (21 acertos)

60% (9 acertos)

Curso Prático Custo médio

15h De R$ 500 a R$ 800

10h De R$ 200 a R$ 300

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


perfil

PROFISSÃO: EXECUTIVA. CONTADORA DE HISTÓRIAS: OPÇÃO

O seu mundo era o surf. Mas, a partir do momento em que conheceu Renato Breda, a época piloto de MotoCross, Sylvia Petrella foi levada a conhecer o ‘encantador e emocionante’ mundo das Duas Rodas. Assim começaram as suas atribuições profissionais, com o nascimento da Circuit em 1984. Mas a sua rotina não se resume às suas funções de executiva na empresa da família. Ela ainda encontra espaço em sua agenda para exercer atividades no âmbito das relações humanas e sociais Texto Hylario Guerrero/ Osmar Silva | Imagens Divulgação

“Meu nome completo é Sylvia Claudia Petrella Breda. Sou paulistana, formada em estilismo, modelismo e técnica em Administração de Empresa. Casada com Renato Breda, com quem tenho três maravilhosos filhos, e tocamos nossa empresa familiar”, pontua. Trata-se da Circuit, fabricante de acessórios e produtos destinados à prática de esportes sobre motos e a segurança dos motociclistas. Fora de suas atividades dentro da empresa, Sylvia exerce importantes funções sociais que a completam como ser humano, preocupada com o bem-estar de pessoas, fazendo a sua parte para a diminuição dos desníveis sociais. “Fiz curso de contadora de histórias alimentando sonhos. Procuro levar um pouco do meu amor para o próximo. Viajo pelo mundo tentando conhecer outras culturas levando este amor em gestos para cada pessoa que passo a conhecer. Em 2014, comecei a fazer fisioterapia com a intenção de ajudar as pessoas carentes, mas infelizmente tive que deixar em stand by”, conta. Sylvia tem suas opiniões próprias, e enfatiza que procura escutar e aconselhar, sem limites, tanto Re-

34

nato, como aos funcionários da empresa quando a procuram com sugestões e dúvidas, colocando a sua opinião, evidenciando seu ponto de vista. “É sempre bom ter outras opiniões”, diz. A executiva tem papel importante também no desenvolvimento dos produtos da Circuit que são minuciosamente estudados, visando às necessidades do mercado, e, ampliando os cuidados com os resultados finais e, principalmente na satisfação dos consumidores da marca, “Sempre tivemos a preocupação com a responsabilidade e alta qualidade. Para tanto, viajamos o mundo estudando as tendências, renovação constante de itens, trazendo consultorias, novas tecnologias, a fim de minimizar os custos e manter a qualidade dos nossos produtos”, reitera. Outra preocupação descrita por Sylvia Petrella é quanto ao meio ambiente. “A Circuit sempre foi muito preocupada com o impacto ambiental dentro da cadeia ecológica, agindo com responsabilidade. A matéria-prima ou insumos utilizados na produção, se convertem em produto final, não gerando resíduos sólidos, minimizando o impacto ambiental”, exemplifica. Ainda como demonstração desta preocupação


59


perfil

Fiz curso de contadora de histórias alimentando sonhos” cional dos negócios, ela afirma “Nossa participação no setor tem sido significativa com a distribuição dos nossos produtos na Europa e já estamos presentes nos EUA”. Ponderando as dificuldades impostas pela exagerada carga tributária do país ela minimiza este problema com o comportamento da gestão. “Apesar de o mercado não ser justo com as empresas em relação aos impostos, a Circuit não encontra dificuldade na relação em níveis de transparência, pois não sonegamos - pagamos nossos impostos integrais, somos transparentes. Deste modo, a relação se torna fácil”.

com a qualidade do meio ambiente, a empresa já plantou mais de 5 mil pés de árvores nativas, tentando minorar a degradação e recuperar o meio ambiente do distrito industrial onde estão as instalações da empresa. No que diz respeito à origem da matéria-prima utilizada na produção dos itens, há um perfeito equilíbrio dentre os fornecedores. “Em percentual, diria que utilizamos 50% de matéria-prima nacional e 50% importada”, afirma a executiva. Analisando o atual quadro econômico do País e seus efeitos no mercado duas rodas, Sylvia diz que a crise econômica é um fato. “Os números comprovam, o mercado tem vendido menos motocicletas, porém existem sempre as inovações como a ‘big trail’ e outras opções de modelos que estão surgindo, que nos inspiram na criação de novos produtos estimulando o consumidor final, que acredito ser um público fiel”. Quanto a inserção da empresa no cenário interna-

36

Sylvia explica que esta transparência é traduzida como credibilidade. “Somos vistos no mercado como empresa referência. A relação social no ambiente empresarial hoje vem sofrendo consequências devido à competitividade. A comunicação é um fator essencial para um bom relacionamento com os funcionários e com o mercado. A Circuit presa por uma gestão onde compartilha negócios, propiciando ao colaborador a pensar no coletivo, na busca de formadores de opiniões, consequentemente no crescimento profissional”. Como exemplo positivo das decisões, Sylvia aponta a transferência das instalações da Capital para o interior do Estado por precisar ampliar suas condições logísticas. “Só nos davam a possibilidade de comprar um terreno próximo à periferia. Já tínhamos três filhos, e achávamos que em São Paulo estava meio que perigoso de se viver. Pensamos no interior, visando a qualidade de vida e oportunidade de subsídio, concretizando assim o nosso objetivo. Pensando desta forma, construímos em Pindamonhangaba nossa sede própria”, comenta Sylvia. "As pessoas são tudo em minha vida. Se hoje tenho tudo que tenho é porque grupos de pessoas especiais que trabalham conosco, nos ajudaram. Agradeço a eles. A meu marido e a meus filhos, que estão sempre presentes na empresa e nas nossas vidas”, salienta a contadora de histórias, Sylvia Claudia Petrella Breda.


02

01

04

03 01

DARK FORCES

Ural

A fabricante URAL lançou a edição limitada Dark Forces, baseada no filme Star Wars. Foram feitas apenas 25 unidades comercializadas somente nos Estados Unidos. Na cor preta, o modelo vem equipamento específico, como luz LED no conjunto óptico dianteiro. Revestimento cerâmico escurecido para o motor. Assento tipo enduro para terceiro ocupante. Motor refrigerado a ar bicilíndrico de 749cc, 41cv de potência a 5.500rpm e, 5,81kgfm de torque, 4.300 giros. www.ural.com 38

02

AMORTECEDORES

Far Rafaela

A fabricante completou sua linha de amortecedores monoshocks pro-link para atender os modelos de motocicletas do mercado nacional. O diferencial é que todos são pneumáticos-hidráulicos, garantindo o melhor funcionamento da categoria. mundopecas.wix.com

03

CURVA ST WORKS

Pro Circuit

O modelo oferece desempenho incomparável e poder para todas as aplicações de dois tempos (Curva 2T Works). Maior potência e torque são ganhos em todo o giro de rpm. www.brasilracing.com.br

04

SPORT CAM WI-FI

New Link

A NEW LINK apresenta a filmadora SPORT CAM Wi-Fi. Com 4 acessórios inclusos (case à prova d’água; suporte para fixação em guidão; suporte para fixação em capacete; e controle remoto). Faz vídeos em alta definição Full HD e fotos de até 8 MP. A câmera comunica-se sem fio com tablets e smartphones. Através do aplicativo Symagix (disponível para Android e iOS) permite compartilhar gravações e fotos usando a internet. www.newlink.com.br


05

06 08

07 05 Thor

CONJUNTO THOR CORE MERGE

As camisas THOR MX garantem proteção, desempenho e estilo. As calças Thor fazem parte do kit, são produzidas com materiais resistentes e leves, a parte interna da perna ganha reforço exclusivo contra danos. www.brasilracing.com.br

40

06 Thor

CAPACETE THOR VERGE

Tem o equilíbrio certo, cobertura rígida. Forro de dupla densidade e ventilação eficaz para mantê-lo confortável, com temperatura amena e seguro na prática de Motocross. www.brasilracing.com.br

07

CABOS RACING

Controlflex

A Controlflex atualiza sua linha de cabos de acelerador e embreagem compatíveis com as marcas KTM e Kawasaki. A marca traz opções para motos off-road e trial. Com diversificada linha de cabos de acelerador, afogador, embreagem, freio, hodômetro e descompressor, a marca atende também o mercado de motos projetadas para competições e provas de motociclismo. www.controlflex.com.br

08

DRAXTER CONCEPT

Ducati

O conceito da nova DRAXTER é uma interpretação da XDiavel, lançada ano passado no Salão de Milão (EICMA) e foi construída anteriormente conta com motor V-twin 1262cc; Testastretta com comando de válvulas variável Ducati (DVT), com 156cv de potência máxima e torque máximo de 13,13kgfm a 5,000rpm. www.brasil.ducati.com


40anos

Av. Industrial, 797 - Boituva-SP / CEP 18550-000

polimet


10 09

12 11

09

CG 125I FAN

Honda

A nova Honda incorporou nova tecnologia. Adoção de sistema de injeção eletrônica de combustível, além do design moderno, que acompanha a família CG. O modelo possui novo tanque de combustível, com traços elevados. Tampa esportiva. Escape redimensionado com protetor e ponteira e novo conjunto de pedaleiras. www.honda.com.br

42

10

LAVADORA DE ALTA PRESSÃO

Karcher

Indicadas para a limpeza de motos. Reduz até 80% o consumo de água em comparação ao uso de uma mangueira. Tem baixo gasto de energia elétrica, respondendo por apenas 1% da conta final mensal. Design inovador, mais compacta e versátil, com alças práticas para o transporte, aplicador de detergente e rodas grandes que facilitam a sua locomoção. www.karcher.com.br

11

CAPACETES 3 SPORT MECHANIC

Bieffe

Casco injetado ABS, verniz protetor, viseira antirrisco e viseira de troca rápida. Grafismo em decal, revestimento interno removível e lavável em tecido antialérgico, viseira em policarbonato de 2mm com dupla curvatura, anel antifurto, fecho micrométrico e ventilação inferior. Disponível em diversas combinações de cores. Tamanhos: 56, 58, 60 e 61. www.starplast.com.br

12

BAULETO MAXIA 4

Givi

Com capacidade de 56l. Compatibilidade universal, além de conter refletores óticos vermelho na lateral superior do produto garantido a segurança do motociclista. Casco confeccionado em polipropileno. Revestimento central foi produzido imitando carbono, além do travamento resistente por meio de chaves. www.givi.com.br


14

13

16

15 13

PARALAMA DIANTEIRO

Melc

Compatível ao modelo XTZ 150 CROSSER. A matéria-prima utilizada para confecção deste novo item é de primeira linha, fato que assegura qualidade ao produto. www.melc.com.br

44

14

ESCAPAMENTO T-6 COMPLETO

Pro Circuit

ESCAPAMENTO PRO CIRCUIT T-6 COMPLETO É compatível ao modelo CRF450R. Oferece o máximo desempenho. É construída em aço inoxidável em todo o tubo de cabeça, e parte externa em alumínio. O sistema T-6 é ideal para qualquer pista fechada ou pilotos off-road que buscam melhorar da moto. www.procircuit.com

15

MOLA DE VÁLVULA

Pro Circuit

Permite que o motor funcione com maior rpm e com perfis mais agressivos sem a perda de controle da válvula. Adaptável aos modelos CRF 150 - 250 - 450 (2008 a 2016). www.procircuit.com

16

STAR WITH 360FLY

Bell Helmets

Capacete com câmera de vídeo 360° e filmagens em 4K: o Star With 360Fly. O modelo é o resultado da parceria entre BRG Sports e a fabricante de câmeras de ação 360Fly. O Star, que recebe câmera integrada destacável. O usuário transmite os arquivos de gravação em vídeo com a tecnologia streaming ao vivo por meio de conectividade Bluetooth ou Wi-Fi para redes sociais ou para outros dispositivos. www.bellhelmets.com.br


GVS Sport

17

MANOPLA BROS - XRE300 - TORNADO - FALCON

MANOPLA CG - TWISTER - CB300R

18 17

TRICICLO LIMOUSINE CONVERSÍVEL

Procopio Special Vehicles

Limotrike, primeiro triciclo limousine conversível com capota rígida removível. Fabricada com base na VW Kombi 1.4 flex. Carroceria em fibra de vidro. A suspensão traseira do veículo, câmbio, sistema de embreagem e os freios foram alterados para sistema com disco ventilados e pinças especiais. Conta com TV de LED 32, embutida no bar. www.limotrike.com

18

MANOPLA CUSTOM

AROS DE FAROL

Plasmoto

Ampliando a Linha de Aros de Farol, a PLASMOTO lança os Aros de Farol Injetados em Termoplásticos para Twister, Ttitan 150 e 2000, e Suzuki Yes 125. Disponível nas versões Preto e Cromado-metalizado, é um produto de fácil instalação, com aço de fixação sobre injetado. O produto vem acompanhado de uma mola única, o que torna a montagem no Bloco Ótico mais seguro. www.plasmoto.com.br

RETROVISOR NOVA FAZER

RETROVISOR PCX 150 46


encontro...


Salão Moto Rio Capa

O CARIOCA CONHECEU AS NOVIDADES DO MOTOCICLISMO Texto: Osmar Silva e Hylario Guerrero Fotos: Equipe Luanda e divulgação

48


Salão Moto Rio A Cidade Maravilhosa, agora também ‘Olímpica’, segue sendo endereço de grandes eventos que se juntam as suas belezas naturais para atrair turistas e profissionais de negócios em seus eventos corporativos ou institucionais. Exemplo de sucesso de publico recente, o Salão Moto Brasil, apresentou para um grande publico carioca visitante do espaço Riocentro, belíssimas motocicletas, acessórios e componentes, além de serviços e profissionais

O

Salão Moto Brasil, aconteceu entre os dias 28 e 31 de janeiro. Mais de 80 expositores e 120 marcas apresentaram lançamentos, as novas tecnologias e facilidades para os amantes do motociclismo no Riocentro, no Rio de Janeiro. Expositores como Honda, Harley-Davidson, BMW Motorrad, Dafra, Yamaha, Suzuki e Triumph, além de representantes de toda a cadeia produtiva do setor, estiveram no Pavilhão 2, recebendo aproximadamente 80 mil visitantes. "Em quatro dias de evento, expositores apresentaram lançamentos, levando mais de cinco mil produtos como motos, peças, acessórios, vestuário. Nesse ano houveram a presença de novos fabricantes e distribuidores a procura do mercado nacional", afirma Gustavo Lorenzo, idealizador do Salão Moto Brasil, que já se consolidou como o segundo maior evento de duas rodas do Brasil, uma vitrine consagrada para o segmento. Participar dele é fundamental para levarmos aos visitantes um pouco da experiência fascinante das montadoras nacionais com suas novidades. O evento é grande gerador de negócios. Na programação shows na área externa de manobras radicais, freestyle, e test rider. O apresentador Leandro Mello também

49


Capa

Salão Moto Rio

esteve presente todos os dias do evento com sua Twin Racers, moto superesportiva adaptada para levar garupas. Outra novidade foi o Espaço da Mulher Motociclista, com produtos e serviços dedicados a este público, e um Festival de FoodTrucks. ILHA MOTOMAGAZINE A revista Motomagazine teve pela primeira vez um espaço especial onde apresentou empresas expressivas do segmento, produtos de peças e acessórios como: GVS, MELC, MIX CAPACETES, CAPAS PIONEIRA, PROOS, RBS e PROBIKE. Além de promover o lançamento do portal localmotoparts.com.br - serviço de busca eletrônico para mercado de motopeças e acessórios, onde poderão ser localizados com facilidade e presteza fabricantes, lojas e distribuidores. BIKE & ART SHOW Grande destaque para o espaço Bike & Art Show, com 13 customizadores selecionados para expor seus projetos. O espaço reuniu motos customizadas, arte, moda, artes plásticas, pinturas, tanques personalizados, peças, esculturas, fotografias, lifestyle inspirado na Kulture Kustom. Oficinas montadas para que os fabricantes expusessem seus produtos.

50

HARLEY DAVIDSON A marca apresentou os lançamentos da linha 2016, que aposta no conceito ‘Dark Custom’, que deixa a moto mais personalizável. O intuito é destacar a estrutura básica, para convidar o proprietário a criar sua própria moto, com a sua identidade. Entre as novidades, os destaques são para as famílias Sportster e Softail. Na linha Sportster há novas suspensões e acabamentos nos modelos Iron 883 e Forty-Eight. Ambos apostam no visual minimalista para atrair o motociclista mais jovem que busca uma moto com traços exclusivos. Já na Softail, representada pela icônica Fat Boy, o motor passou de 1.600cc para 1.700cc. Oferece mais potência e torque, gastando menos combustível. Nos dois estandes exclusivos, somando mais de 400 m², o maior espaço, de 310m², teve exposição de 15 motocicletas do line up 2016, recentemente lançado e já disponível em todas as concessionárias da marca no Brasil. O destaque especial desse estande vai para a Iron 883™, a Forty-Eight®, a Fat Boy® e a CVO™ Street Glide®. Também expuseram o Jumpstart, plataforma fixa onde os visitantes testaram as motos. Duas bandas de rock tocaram clássicos rock n’ roll. A Harley-Davidson Financial Services ofereceu condições especiais de financiamentos e seguros. Já no outro estande, de 120 m², estava a loja de Motorclothes com itens de vestuário, equipamentos funcionais e artigos expressam o autêntico estilo da marca.


Capa

Salão Moto Rio

HONDA Expôs a Sh 300i, modelo de scooter que é sucesso na Europa, com mais de 1 milhão de unidades vendidas. Serão 20 modelos com preços variados. BMW Lançou a BMW Concept Stunt G 310, com cilindro deslocado para trás e cabeçote rotacionado a 180º, painel de instrumentos em LCD único na categoria, motor de 313cc com potência de 34hp e torque de 28Nm e suspensão dianteira invertida. JOJAFER A empresa, especializada em antena corta pipa, apresentou antenas de fixação no retrovisor, de seis estágios, aço inoxidável e base de alumínio. MOBIL Empresa de lubrificantes premium e líder no mercado de motos, participou com dois estantes. No externo, a Mobil, mostrou a ‘Troca Inteligente’ para o segmento e a disposição de um mini-tanque para o público, onde foram realizadas de trocas de óleo Mobil Super Moto Authentic 10w30. Este programa oferece ao consumidor a possibilidade

52

de comprar lubrificantes na quantidade necessária e específica para o motor do veículo. Utiliza mini-tanques e faz o abastecimento do produto diretamente no cárter. Dentro do mini-tanque há uma bomba de abastecimento com medidor digital certificado pelo INMETRO, filtros exclusivos e um visor transparente que permite ao consumidor ver o óleo colocado. XTIRE O Selante de Pneus da Xtire - (Spreads Tire Seal Motovisor) apresentaram o gel preventivo de furos, que age na banda de rodagem do pneu. A avançada tecnologia do produto combina solução a base de etileno-glicol com fibras naturais e artificiais; componentes adesivos; inibidores de corrosão e outros sólidos. DOMINATOR PREMIUM MUFFLERS O Dominator Premium Mufflers atende o mercado com produtos de alta performance e qualidade para motocicletas Harley Davidson. O projeto desenvolvido por engenheiros com tecnologia de ponta resultou em produto 100% nacional, inovador em desempenho e acabamento de acordo com elevados padrões internacionais. Fabricação com equipamentos CNC de última geração, matéria-prima selecionada com tubos normatizados ASTM, revestimentos de alta performance e moderno processo de acabamento.


Capa

Salão Moto Rio

HONDA Expôs a Sh 300i, modelo de scooter que é sucesso na Europa, com mais de 1 milhão de unidades vendidas. Serão 20 modelos com preços variados. BMW Lançou a BMW Concept Stunt G 310, com cilindro deslocado para trás e cabeçote rotacionado a 180º, painel de instrumentos em LCD único na categoria, motor de 313cc com potência de 34hp e torque de 28Nm e suspensão dianteira invertida. JOJAFER A empresa, especializada em antena corta pipa, apresentou antenas de fixação no retrovisor, de seis estágios, aço inoxidável e base de alumínio. MOBIL Empresa de lubrificantes premium e líder no mercado de motos, participou com dois estantes. No externo, a Mobil, mostrou a ‘Troca Inteligente’ para o segmento e a disposição de um mini-tanque para o público, onde foram realizadas de trocas de óleo Mobil Super Moto Authentic 10w30. Este programa oferece ao consumidor a possibilidade

52

de comprar lubrificantes na quantidade necessária e específica para o motor do veículo. Utiliza mini-tanques e faz o abastecimento do produto diretamente no cárter. Dentro do mini-tanque há uma bomba de abastecimento com medidor digital certificado pelo INMETRO, filtros exclusivos e um visor transparente que permite ao consumidor ver o óleo colocado. XTIRE O Selante de Pneus da Xtire - (Spreads Tire Seal Motovisor) apresentaram o gel preventivo de furos, que age na banda de rodagem do pneu. A avançada tecnologia do produto combina solução a base de etileno-glicol com fibras naturais e artificiais; componentes adesivos; inibidores de corrosão e outros sólidos. DOMINATOR PREMIUM MUFFLERS O Dominator Premium Mufflers atende o mercado com produtos de alta performance e qualidade para motocicletas Harley Davidson. O projeto desenvolvido por engenheiros com tecnologia de ponta resultou em produto 100% nacional, inovador em desempenho e acabamento de acordo com elevados padrões internacionais. Fabricação com equipamentos CNC de última geração, matéria-prima selecionada com tubos normatizados ASTM, revestimentos de alta performance e moderno processo de acabamento.


Profile for Luanda Editores

Motomagazine 91  

Motomagazine 91  

Advertisement