Page 1


Olá, como vai? Essa é a primeira vez que você vem ao Plug Minas? Então receba nosso abraço de boas vindas. Para nós é um grande prazer fazer novas amizades. Se você já esteve por aqui, ficamos muito felizes em te receber novamente. Afinal, é sempre bom rever os amigos de outros tempos. E então, está preparado (a) para mergulhar no universo do Plug Minas? Esperamos que sim, pois quando você virar essa página vai começar a descobrir de um jeito diferente um pouco do que acontece nesse espaço.


A expedição Já que a ideia é sair da rotina, te convidamos para uma visita cheia de experiências. Ao invés de apenas falarmos sobre os nossos núcleos e o que acontece dentro deles, achamos muito mais interessante você fazer uma pequena viagem, ou melhor, uma expedição pelo Plug Minas. Isso mesmo, uma expedição. A partir de agora, vamos te levar para vivenciar algumas atividades e descobrir o que os nossos jovens experimentam no dia a dia. Tudo pronto? Então vamos começar logo a nossa caminhada.

você sabe o que é o Plug Minas? No Plug Minas, jovens de 14 a 24 anos que estudam ou já se formaram em alguma escola pública de Belo Horizonte ou Região Metropolitana participam de cursos na área da cultura digital, das artes, do empreendedorismo e de idiomas. Vários núcleos funcionam aqui no projeto e como a gente sabe que o jovem não precisa só da sala de aula para estudar, nossos estudantes contam também com alimentação, material didático, uniforme e vale transporte, se for preciso, tudo gratuitamente.


Dê asas à sua imaginação Para você entender a dinâmica do Plug Minas de um jeito mais fácil, vamos convidar também a sua criatividade para essa expedição. Afinal de contas, um projeto tão diferente e aberto a várias possibilidades merece ser entendido de uma maneira especial.

A diferença é que fica tudo pertinho. Aqui várias estradas se juntam na passarela que conduz os jovens por um caminho que é único, mas ao mesmo tempo leva a muitos lugares. Porque no Plug Minas é assim. Basta andar um pouco e muita coisa se transforma.

Então, primeiro imagine que o Plug Minas é um país. Brasil, Estados Unidos, Canadá, tanto faz. Depois, pense nos estados que fazem parte desse país. Pensou? Então, no Plug Minas esses estados podem ser chamados de núcleos e é justamente neles que as coisas acontecem.

E como todos os estados guardam suas diversidades, aqui não seria de outra forma. Cada Núcleo do Plug Minas trabalha em uma área diferente e é sobre isso que você vai ficar sabendo nas próximas páginas.


ENDEREÇO

E-MAIL

/

/

SOBRE MIM

DATA DE NASCIMENTO

AUTO RETRATO

ESTE PASSAPORTE PERTENCE A


Núcleo Caminhos do Futuro O Núcleo Caminhos do Futuro é o primeiro lugar que você vê logo que entra no Plug Minas. Apesar de não oferecer nenhum curso, esse Núcleo vai muito além de suas catracas e recebe vários eventos e atividades que, geralmente, são abertos para pessoas que não estudam nem trabalham aqui. Logo na entrada, do lado esquerdo, fica uma galeria que também faz parte dele. Por lá, a movimentação é grande, já que uma exposição ou mostra de trabalhos só sai de cartaz para dar lugar à outra coisa tão bacana quanto o que estava antes. Pode ser um seminário, um workshop, uma performance...


NÚcleo Oi Kabum! Agora o roteiro da nossa viagem vai te levar até o Oi Kabum!, Núcleo de arte e tecnologia do Instituto Oi Futuro que, em BH, conta com a parceria da AIC. Esse espaço é ideal para quem curte produção audiovisual e quer ficar por dentro das tecnologias da informação e da comunicação. Os jovens que fazem parte desse Núcleo aprendem, ao longo de 18 meses, a lidar com diferentes técnicas para criarem obras de vídeo, fotografia, webdesign, design gráfico e computação gráfica.


Núcleo Inove - Jogos Digitais Chegou a hora de conferir o que acontece no Núcleo Inove – Jogos Digitais. Aqui é o lugar ideal para os jovens que gostam de física, matemática e programação descobrirem como se cria um jogo digital, mais conhecido como game. Sabe aqueles jogos de computador e também alguns sites que, de tão comunicativos, praticamente falam com você? Pois então, entre algumas outras coisas, é isso que os jovens desse Núcleo aprendem a fazer.


Núcleo Empreendedorismo Juvenil - nej Seja bem vindo ao Núcleo Empreendedorismo Juvenil, também conhecido como NEJ. Ele é o lugar certo para o jovem que tem espírito empreendedor. Durante o ano, além das aulas normais, o estudante que faz parte desse Núcleo participa de muitas outras atividades que colocam em prática o que ele aprende em sala de aula e realiza negociações reais com jovens de todo o Brasil e de outros países através de uma empresa virtual. A ideia do NEJ é que os estudantes experimentem as situações para entrarem no mercado de trabalho já sabendo o que fazer e com uma profissão regulamentada de nível técnico.


Núcleo laboratório culturas do mundo Agora você vai conhecer o Núcleo Laboratório de Culturas do Mundo. Sim, nós estamos no Núcleo Empreendedorismo Juvenil e não estamos fazendo confusão. Acontece que os cursos do LCM são realizados no mesmo espaço do NEJ, mas em horários diferentes. Um olhar rápido pelo Laboratório de Culturas do Mundo faz parecer que ele oferece cursos de idiomas, mas não é só isso. A ideia do LCM é levar até o jovem a realidade de outras culturas e isso fica muito mais fácil quando ele consegue entender o que as pessoas querem dizer.


português

english

español

bom dia como vai? que horas são? por favor obrigado quanto custa? com licença desculpe-me meu nome é pode me ajudar?

good morning how are you? what time is it? please thank you how much is it? excuse me i am sorry my name is can you help me?

buenos días ¿ como estás? ¿ que horas son? por favor gracias ¿cuánto cuesta? con permiso perdóname mi nombre és ¿ puedes ayudarme?

crie sua língua


plug rango Durante a nossa viagem você vai encontrar também um lugar muito grande, bem colorido e com aquele cheiro bom de comida. Não, esse não é um Núcleo. Chegamos agora ao refeitório do Plug Minas, mais conhecido como Plug Rango. É nele que os nossos estudantes garantem energia para aprender enquanto estão no Plug Minas. Os cardápios são criados por pessoas que entendem o ritmo de vida dos jovens e as refeições, que são distribuídas gratuitamente, não servem apenas para matar a fome, mas também para ajudar o corpo e a mente a ficarem saudáveis.


desenhe seu rango

escreva aqui sua receita preferida


Núcleo Valores de Minas Chegamos até a nossa próxima parada, que é o Núcleo Valores de Minas. Sabe quando todos dizem que você canta muito bem, arrasa na dança ou desenha que é uma beleza? Então, muito provavelmente esse Núcleo é a melhor escolha para você. O jovem que estuda no Núcleo Valores de Minas tem aulas de dança, circo, música (canto, percussão e harmonia), teatro e artes visuais. Em um ano de curso (podendo chegar a três anos de formação), você vai ter liberdade e espaço de sobra para mostrar o seu potencial criativo.


como fazer pé de lata

1° passo

2 ° passo

3 ° passo

4 ° passo


Núcleo Amigo do Professor A nossa expedição nos leva agora a um Núcleo diferente dos outros. Acabamos de chegar ao Núcleo Amigo do Professor – NAP, o espaço do educador no Plug Minas. Afinal, mesmo quem estuda muito sempre tem alguma coisa a mais para aprender. O NAP foi criado especialmente para professores de escolas públicas de Belo Horizonte e também das cidades que fazem parte da Região Metropolitana e a sua programação oferece várias atividades que ajudam o educador a acompanhar a dinâmica e a realidade dos jovens.


Núcleo de Planejamento e Gestão O Núcleo de Planejamento e Gestão – NPG tem uma dinâmica diferente dos outros núcleos e, assim como o NAP e o Caminhos do Futuro, ele também não oferece nenhum curso para os jovens. Sua equipe é responsável pelo Plug Minas como um todo e por fazer com que tudo funcione bem todos os dias. Nele você encontra a psicóloga, que dá uma força para os jovens que precisam, o enfermeiro, que está sempre à disposição caso alguém se sinta mal, o pessoal que controla a distribuição de vale transporte e vários outros departamentos que cuidam da rotina do projeto.


Até Breve Bom, se você está lendo essa página é porque a nossa expedição pelo Plug Minas chegou ao fim. Esperamos que tenha aproveitado bastante os momentos que viveu por aqui e que volte para nos visitar em outras oportunidades. Antes de nos despedirmos, gostaríamos que você escrevesse uma carta e é justamente por isso que as próximas páginas estão em branco. Você pode dizer o que achou da expedição, falar sobre as experiências que passou, mostrar sua opinião ou seja lá o que for que você queira dizer para a gente. Pode ser? Um grande abraço e até a próxima!


carta pAra mim mesmo


selos (desenhe o seu)


Plug Minas


Entidade Executora

Mantenedor

Núcleo Oi Kabum!

O Plug Minas conta com os seguintes parceiros:

Mantenedor Master

Núcleo Amigo do Professor

Entidade Executora

Mantenedores

Núcleo Inove - Jogos Digitais

Realização

Entidade Executora

Mantenedor

Projeto

Núcleo Empreendedorismo Juvenil

Gestor Operacional

Mantenedores

Patrocinador

Núcleo Valores de Minas

Mantenedor

Núcleo Laboratório de Culturas do Mundo

Cartilha Plug Educativo  

Conteúdo elaborado para a cartilha de orientação do projeto Plug Educativo