Issuu on Google+

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Pró-Reitoria de Ensino – PROE Divisão de Estágios Curriculares – DEC INVENTÁRIO DE INVESTIGAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO


A Escola Estadual Austrílio Capilé Castro, localizada na Rua Imaculada Conceição nº 728, no bairro Capilé no município de Nova Andradina, oferece o ensino fundamental do 6º ao 9º anos e o Ensino Médio Inovador do 1º ao 3º ano , ambos em período Integral. As crianças e os jovens ficam o dia inteiro na escola com direito às aulas, oficinas, atividades educativas e pedagógicas, alimentação, esportes e lazer. Também é oferecido à Comunidade o CIES- Cursinho Preparatório para o vestibular no período vespertino. A Escola foi criada pelo Decreto nº 705 de 13 de outubro de 1980, pelo então Governador Marcelo Miranda. Em 1981, pelo decreto nº 240, recebeu a denominação de EE. de 1º e 2º Graus “Austrílio Capilé Castro”, em homenagem ao ilustre pioneiro de Nova Andradina. Austrílio Capilé nasceu em Rio Brilhante no dia4 de novembro de 1889. Chegou nesta região em 19.01.29, com sua família, para expandir suas atividades agropecuárias. Foi um pecuarista muito influente e participativo, tendo exercido o cargo de Juiz de Paz . Faleceu em Nova Andradina no dia 7 de abril de 1982, aos 92 anos de idade. A Escola Austrílio Capilé Castro foi criada para ser referência cultural da cidade Sorriso e teve como seu primeiro Diretor o prof. Luis Carlos Sampaio. Abrigando todos os níveis de escolaridade básica, esta escola sempre teve em seu quadro docente professores habilitados e competentes, comandados pelos seguintes diretores: Prof. Afonso José da Silva, Prof. Edson Zanata, Profª. Maria de Fátima Carneiro, Profª. Nicéia Aparecida de Souza Dias, Profª. Divina Aparecida Cochi Oliveira e Prof. Jorge Luis Pereira.Com o fechamento da Agência de Educação em 1999, a Escola Capilé ficou como referência das escolas estaduais de Nova Andradina junto à Secretaria de Estado de Educação. Acompanhamento do desempenho do aluno é feito através de avaliações mensais e bimestrais, provas, testes, ficha avaliativa, demonstrações gráficas, boletins, etc.. O acompanhamento será feito também pelas estatísticas do SAEB e do IDEB. São desenvolvidas várias atividades com o objetivo de melhorar o desemprenho da escola, tais como: projetos, cursos, concursos, gincanas, teatros, comemorações, atividades extraclasses, bingos, simuladores, fichas avaliativas, informática, etc. O PPP foi elaborado pela Secretaria de Estado de Educação, implantou o programa Mais Educação instituído pelo MEC no ano de 2010. Para mudar a


jornada escolar e ampliando a perspectiva da Educação Integral e revitalizando a organização curricular, visando compreender o principio do direito de aprender. A escola adota como sues objetivo, consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental; trabalhar os conhecimentos veiculados no ensino médio, possibilitando o prosseguimento de estudos; promover a preparação básica para inserção no mundo do trabalho e para a formação da cidadania; aprimora o estudante como pessoa, considerando os aspectos éticos, intelectuais e culturais; fundamentar conhecimentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos e relacionar teorias e praticas; ampliar o tempo e o espaço pedagógico. Hoje o espaço físico da escola conta com 02 Coordenadoras Pedagógicas, 01 Professora-Coordenadora, 02 Coordenadoras de Área (Português e Matemática), 29 professores habilitados, 06 monitores universitários e 27 funcionários administrativos. A escola atende sua comunidade escolar com 07 salas de aula climatizadas, 01 Sala de Recursos Multifuncional, 02 quadras, sendo uma coberta, uma Sala de Tecnologia Educacional com 40 computadores, uma sala de TV-Vídeo-DVD-Data-Show e uma Biblioteca / Sala de Leitura com um bom acervo de livros. O horário de funcionamento das aulas começam as 7:00 hs, as 9:30 é servido o café com intervalo de 10 min, as 11:15 hora do almoço, retornando as aulas 12:30, pausa para café da tarde as 14:00 hs, e as finalizando as 16:00. A escola tem como dever formar cidadãos capazes, possibilitando – lhes ao acesso no mercado de trabalho, o exercício de sua cidadania e aquisição de cultura geral. Isso assegura e enfatiza os valores morais e sócias que a escola deve fomentar e divulgar. A escola tem uma Proposta Pedagógica elaborada pela direção, coordenação e professores com o compromisso de uma educação e ensino de excelência, entendidos como o conjunto de concepções e práticas que promovam, com qualidade, o desenvolvimento cognitivo, moral, afetivo e social dos alunos. Esse projeto se realiza através de um currículo que possibilita o acesso ao conhecimento acumulado e sistematizado através dos tempos e o desenvolvimento de valores, capacidades, habilidades e competências para uma vida pessoal e coletiva digna, responsável e produtiva.


O conteúdo a ser ministrado durante o ano letivo é definido no projeto pedagógico, cabe sempre ao professor definir um método que irá utilizar para trabalhar com esses conteúdos, sendo assim, esse planejamento é feito por etapas. Ele tem conhecimento desses objetivos e procura formular seu planejamento com base no projeto pedagógico, pois de certa forma existe uma ementa a ser seguida.

As aulas do professor não estão simplesmente dirigidas para a aquisição dos conteúdos do ensino, mas também de outras aprendizagens como pinturas, frases, dança, preparação de alimentos e jogos educativos que melhoram muito a concentração e a parte psicomotora do aluno, e todas proposta de trabalho inclui valores e habilidades a serem adquiridas. O interesse dos alunos são de grande importância, por isso são incentivados com programas e oficinas todos os dias, esta ação e exercida porque os professores da escola da ao aluno a oportunidade de se expressar através desse conteúdos dados. A seleção dos conteúdos tem como base o referencial Curricular, os professores da escola utilizam de diferente metodologia para a integração do grupo. Quanto aos recursos materiais, existe na escola uma sala de recursos para os professores e uma outra de tecnologias onde todos têm acesso. Para otimizar a utilização da Sala de Tecnologia e dos recursos midiáticos que irão ser utilizados na sala de aula é necessário fazer um agendamento com antecipação. Os professores fazem todo ano um planejamento de suas atividades que serão realizados durante o ano todo, essa atividade é separada por bimestre sendo que os professores usam livros didáticos e também utilizam o laboratório para pesquisa e jogos educacionais, para melhor aprendizagem do aluno.


Relatório de Investigação