Nabaroneza ed56

Page 56

Clube Hípico » Edição 56 56 » www.QUINTADABARONEZA.com.br

defesa” faz com que eles descubram o que as pessoas sabem e até o que não sabem. Às vezes a pessoa pode saber muito de montaria, mas não consegue passar isso para o cavalo. E ele tem uma percepção muito refinada do entorno. Em lugares em que as pessoas são violentas com os animais, você entra no pavilhão de cocheiras e os cavalos se mostram assustados. Por aí já sabemos que algo de errado acontece ali. Ao mesmo tempo, se você vai em um local em que os cavalos se aproximam naturalmente, é um indicativo importante de que eles estão em um ambiente saudável e prazeroso. nB: Por fim, quais as principais recomendações de sua palestra para os proprietários da Quinta da Baroneza? ACM: Falamos de características presentes nas rotinas de quaisquer cavalos. Na hora em que abordamos esses tópicos, as pessoas trazem suas experiências pessoais com seus animais, se identificam. O importante é adequar o relacionamento com o seu cavalo a partir da natureza instintiva da espécie. Porque, se formos analisar o “preto no branco”, o ser humano é predador e o cavalo presa, não tem nada a ver um com o outro. A domesticação, a doma, é algo de se acreditar que vai dar certo. Por isso que os excessos nunca vão dar certo, seja excesso de violência ou de amor, principalmente o amor

errado, de humano para cavalo. Há muitos casos de mimo excessivo, que é algo que faz bem para o ser humano, mas muito mal para o cavalo. É um animal que pesa 500 quilos, e às vezes situações perigosas são criadas. Não se trata de um cachorrinho que facilmente conseguimos dominar e prender. Por isso, quando você traz a natureza dos cavalos para o seu relacionamento cotidiano com eles, entende que a melhor forma é nunca ir para os extremos. Se eu pudesse perguntar para o meu cavalo o que ele gostaria que eu fizesse, ele responderia: eu quero aquele capim ali, uma água limpa e três amigos. É simples assim, só que com equilíbrio. Por exemplo, se você precisa do seu cavalo bem para uma prova, ele terá de dormir na cocheira com uma capa, comer um capim diferente... tudo bem, desde que você também dê para ele um momento em que ele possa ser apenas um cavalo.

SERVIÇO Universidade do Cavalo Tel.: (15) 3292.6633 | (15) 3217.8978 www.universidadedocavalo.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.