Page 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO PPGEDU - PPGIE - UFRGS- FACED

GRUPO 3 ALINE GOULART RODRIGUES DÉBORA LUIZA DA SILVA GABRIEL SOUZA GERMANN DA SILVA JÚLIA KLANOVICZ LANGBECKER LUCIANA DE ALBUQUERQUE MACHADO

SAMAR: Um Sistema Autônomo de Mensuração de Autorrelatos no auxílio à Formação de Grupos para o campo CSCL

CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação V. 13 Nº 2, dezembro, 2015

Autores Cícero Costa Quarto – Engenharia de Computação/UEMA Lucas de Souza Vieira – Engenharia de Computação/UEMA Magda Bercht – Instituto de Informática/UFRGS/PPGIE Juliana Cerentini Pacico – Instituto de Psicologia/UFRGS Cláudio Simon Hutz – Instituto de Psicologia/UFRGS


Objetivos dos autores no artigo (se há um questão de pesquisa, hipóteses ou técnicas que foram testadas); ● Descrever a ferramenta computacional SAMAR, capaz de mensurar o perfil de autorrelato do indivíduo baseado nas variáveis da Psicologia Positiva (Esperança, Autoeficácia e Autoestima), de forma a auxiliar a formação otimizada de grupos para contextos de CSCL. ● Verificar quais os perfis mais adequados dos alunos para a aprendizagem utilizando a Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador, a CSCL (Computer Supported Collaborative Learning). ●

Verificar a partir do perfil de autorrelato, quais grupos, se homogêneos ou heterogêneos em relação às variáveis da Psicologia Positiva, desempenham melhor as atividades propostas.

Principais autores que embasaram o artigo O trabalho foi embasado nos estudos de Psicologia Positiva nas variáveis psicológicas positivas que tem como função medir os níveis individuais dos seres humanos, seu potencial pessoal e acadêmico. Para as mensurações dessas variáveis, os autores utilizaram escalas. Para ​Esperança​, foi utilizada a escala de Esperança Disposicional (Pacico e Bastianello, 2014). Para ​Autoeficácia​, a escala de Autoeficácia Geral (Pacico et al., 2014). Para ​Autoestima​, a escala de Autoestima de Rosenberg (Hutz et al., 2014).

Quais foram as estratégias utilizadas para a formação do grupo e o contexto de aplicação das mesmas;Se houveram recomendações e quais foram.

Para

as estratégias pedagógicas (EP) na formação de grupos, foram

utilizadas: Através de experimentos pedagógicos foram utilizadas estratégias de formação de grupos utilizando grupos homogêneos e heterogêneos para promover colaboração. A partir do contexto da sala de aula virtual, os autores (as) utilizaram as variáveis psicológicas (Esperança, Autoeficácia e Autoestima) da Psicologia Positiva para verificar o impacto destas no desempenho educacional do indivíduo.


Para a pesquisa foram utilizados vinte e seis alunos distribuídos em seis grupos

formados

aleatoriamente

(Grupo

de

Controle),

posteriormente

ao

responderem a pesquisa os alunos foram distribuídos em nove grupos segundo critérios baseados nos perfis de autorrelatos respondidos pelos mesmos. Para esse experimento, o contexto desta pesquisa explorou instrumentos de avaliação em Psicologia Positiva já adaptados e/ou construídos e validados pelo Laboratório de Mensuração, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para as estratégias pedagógicas (EP) quais foram as tecnologias utilizadas: O contexto do presente estudo, foi realizado utilizando uma sala de aula virtual - AVA MOODLE do CINTED/UFRGS, composta de trinta e seis alunos, do curso de Engenharia de Computação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e foram utilizadas estratégias de formação de grupos, através do CSCL (Computer Supported Collaborative Learning). Foi utilizada ​a ferramenta computacional SAMAR (Sistema Autônomo de Mensuração de Autorrelatos) com a finalidade de tornar possível a mensuração dos resultados dos Autorrelatos dos alunos. O aluno ao acessar a ferramenta, é orientado a responder às três escalas de autorrelatos. A cada escala, o SAMAR armazena as respostas das questões apresentadas e mensura com base nas tabelas de cada escala, que é posteriormente armazenada em um Banco de Dados. Ao responder todas as escalas, é mostrado ao aluno o perfil obtido em cada escala.

Conclusões dos autores sobre a estratégia de formação de grupo aplicada ou sobre a realização de trabalhos em grupo.

O referente estudo buscou contribuir com a sua investigação científica focado à frente das três grandes demandas para a CSCL, com grandes questões norteadoras. ● Quais os perfis mais adequados dos alunos para a aprendizagem colaborativa?


● Qual a melhor distribuição dos alunos em grupos, de forma a potencializar a aprendizagem colaborativa? ● Como implementar computacionalmente tal abordagem?

Em relação ao embasamento e ao aporte teórico da psicologia positiva, os autores relatam a percepção e a contribuição da influência das variáveis psicológicas positivas como esperança, autoestima e autoeficácia, de forma que esta representação do conhecimento, auxilia a percepção e a compreensão do perfil colaborativo do aluno. O estudo também apresentou a ferramenta SAMAR, capaz de mensurar os dados através dos autorrelatos dos alunos e assim entender o perfil do aluno e auxiliar na formação de grupos para contextos CSCL baseado em tais perfis. Já na parte tecnológica e operacional os resultados indicaram que os melhores desempenhos de aprendizagem foram alcançados para os grupos com formações heterogêneas, a partir dos perfis de autorrelatos, das variáveis: esperança, autoestima e autoeficácia.

Para trabalhos futuros, este estudo, segundo os autores poderia recomendar: ● Modelar e implementar a ferramenta SAMAR orientada a professores,tutores para melhorar eficiência e didáticas na aprendizagem virtual. ● Dotar o SAMAR com afetividade, passível de reconhecer e expressar emoções do aluno quando este estiver interagindo no sistema e assim poder motivá-lo ao longo de suas atividades de aprendizagem. ● Aumentar os experimentos para testar uma maior quantidade de combinação de formação de grupos baseado nos perfis de autorrelatos, influenciando a performance destes no contexto CSCL.

Profile for lualbuquerque2013

Trabalho sobre Grupos- Grupo 3  

Trabalho sobre Grupos- Grupo 3  

Advertisement