Issuu on Google+

Licenciatura em Computação 2011/1 Inteligencia Artificial

Faculdade Cenecista de Osório (Facos)

TECNICAS DE IA NA EDUCAÇÃO Acadêmicos: Moisés E. Soares Júnior Luciana Alves Heleno Borba Professor: Andrio Pinto; Data: 09/07/2011.


Roteiro de Apresentação  Introdução

 Objetivos  Justificativa  Algumas técnicas  Conclusão  Referências Bibliográficas


Introdução  A popularização do computador com

sua utilização em diversas áreas é, hoje, fato inquestionável, assim como a afirmação do uso da informática na Educação e o crescente desenvolvimento e utilização de software educacionais.  Os softwares de acessibilidade aos ambientes digitais para deficientes visuais utilizam basicamente ampliadores de tela para quem tem perda de visão parcial e recurso de áudio, teclado e impressora em braile para sujeitos cegos.


 De acordo com Valente... “menciona

que as oportunidades oferecidas pelo potencial tecnológico começam a romper com lógica racionalista excludente predominante por este constituir se em uma valiosa ferramenta no processo de aprendizagem busca e processamento de informações no sentido de “propiciar ao sujeito a oportunidade de desenvolverem atividades interessantes, desafiantes e que tenham propósitos educacionais e de diagnostico. Estas atividade podem oferece a ele s a chance de adquirir conhecimento o sobrepujar suas deficiências intelectuais.” (1991 p.1).”


Braille Fácil

O programa é composto de •editor de textos integrador •editor gráfico para gráficos táteis •pré-visualizador da impressão Braille •impressor Braille automatizado •simulador de teclado Braille •utilitários para retoque em Braille •utilitários para facilitar a digitação •Compatível com qualquer sistema operacional.


O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz; * A linguagem e Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas; * A comunicação homem-máquina é muito mais simples; * estabelece um diálogo amigável, * É feita em voz humana gravada, significa baixo índice de estresse para o usuário; * Fácil criação de imagens gráficas, gráficos recursivos, funções matemáticas, animações, jogos e outros. * Funciona em qualquer sistema operacional; * Distribuição gratuita.


O NVDA é um leitor de tela gratuito; •Código aberto para o Windows; • Funciona nos sistemas operativos Windows Vista e XP; •Como pode funcionar sem ser instalado; • É uma boa solução para ter numa Pen Drive. • Voz robotizada.


Logo

é uma linguagem de programação que foi desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology (MIT),Boston E.U.A., pelo Professor Seymour apert(Papert,1980) * Serve para nos comunicarmos com o computador; * Tem duas raízes:uma computacional e a outra pedagógica’; * Capacidade de criar novos termos ou procedimentos.


Conclusão  O presente trabalho teve como objetivo

relatar a importância de técnicas de IA na educação nos dias de hoje, sendo estas ferramentas muito necessária para o acesso de quem possa ter algum tipo de dificuldade.  E chegamos a seguinte conclusão, Existe muita coisa boa e de graça para fazermos uso dela nas escolas em qualquer outro, cabe a nos futuros professores levar está ampla tecnologia que já existe ou criar se possível meios de facilitar o ensino.  No entanto, não foi possível um monitoramento efetivo do desempenho de todos a ferramentas disponíveis e existentes no espaço invisível devido a falta de tempo, o que nos faz pensar que e lamentável e não desistir e continuar em busca de mais técnicas.


Referências Bibliográficas  http://www.acessibilidadelegal.com, acesso em

14 de maio de 2011.

 http://intervox.nce.ufrj.br/brfacil, acesso em 14

de maio de 2011.

 NVDA 2009.1 versão portátil, útil para usar em

pen drivers - Novembro 2009, acesso em 14 de maio de 2011.

 http://www.superdownloads.com.br/redir.cfm

?softid=79300, acesso em 14 de maio de 2011.

 http://www.superdownloads.com.br/download

/123/dosvox, acesso em 14 de maio de 2011.


TÉCNICAS DE IA NA EDUCAÇÃO