Issuu on Google+


PERFIL INSTITUCIONAL


sumário

mensagem do presidente

7

quem somos origem fnac brasil fnac pinheiros

8 9 9 10

linha do tempo 12

atuação

16

responsabilidade sustentável e social 18


mensagem do presidente

6

Perfil Institucional


Alexandre Bompard

No início do ano, quando assumi minhas funções, comprometi-me a comunicar a vocês rapidamente um projeto que exprimisse escolhas claras e precisas para a nossa marca. As reuniões que tive nas lojas, os debates na sede, assim como nos vários estabelecimentos da empresa, e um trabalho coletivo de análise e de reflexão, permitiram-me hoje apresentar as grandes linhas do plano estratégico “Fnac 2015”, que constituirá a estrutura de todas as nossas ações para os próximos anos. Antes de mais nada, este plano é ambicioso. Está à altura dos novos desafios que temos de enfrentar e que impactam, perturbam o nosso ambiente e a nossa oferta: desmaterialização crescente dos conteúdos culturais, desenvolvimento do comércio online, evolução rápida das tecnologias e dos modos de consumo, rápido desenvolvimento dos gigantes americanos da Internet, etc. Mas é também um plano de confiança no futuro. Porque, se o imobilismo não é uma opção perante a aceleração da revolução digital, o pessimismo tampouco é uma opção. Os nossos trunfos (independência, qualidade do aconselhamento, força conjugada das nossas lojas e do nosso site de Internet, etc.) devem ser aproveitados para desenvolver a Fnac do futuro! Esta nova Fnac será mantida, em todos os países onde estamos presentes, sobre fortes pilares: Uma oferta mais rica e mais diversificada, que se ampliará a partir de agora ao vasto conjunto do “Iazer e tecnologias”. Neste novo território, que inclui, naturalmente, a nossa atual oferta, a Fnac vai poder responder mais facilmente e mais rapidamente à evolução dos modos de consumo, às novas expectativas dos clientes e às mudanças da tecnologia. Uma mudança na nossa organização e no exercício das nossas atividades. A Fnac está há muito tempo estruturada em torno dos produtos que vende. São eles que orientam a estrutura das nossas lojas e a especialização das nossas equipes. Hoje, a Fnac deve ter por preocupação colocar o cliente no centro da sua atividade. Neste âmbito, as competências e o aconselhamento dos nossos vendedores serão ainda mais valorizados. Esforços concentrados na clientela familiar, para lhe oferecer as respostas que espera de nós em termos de produtos, de serviços e de conforto de compra. O nosso posicionamento de marca e a nossa oferta ampliada fornecem-nos toda a legitimidade para satisfazer estas expectativas. Apoiado pelo Grupo PPR, este é um plano de conquista e, não, um plano de defesa; é um plano de expansão e, não, um plano de redução; é um plano para o futuro e, não, um plano para o momento. Conheço o nível de compromisso com a nossa empresa e estou, assim, confiante na nossa capacidade para vencermos juntos esta aposta no futuro.

Com os meus cumprimentos, Alexandre Bompard Presidente | Diretor-Geral

Fnac Pinheiros

7


quem somos

8

Perfil Institucional


Origem Fnac (Fédération nationale d’achats des cadres) é uma cadeia de lojas que iniciou sua operação no varejo, oferecendo produtos culturais e eletrônicos. Fundada por André Essel e Max Théret em 1954, torou-se a maior empresa varejista de sua categoria na França e uma das maiores cadeias do gênero no mundo. Sua sede localiza-se na cidade de Le Flavia, em Lvry-sur-Seine, França. A Fnac foi fundada originalmente como um clube de associados que podiam comprar determinados produtos com descontos. O objetivo da empresa era servir tanto às indústrias comerciais como às de consumo, oferecendo equipamentos a preços mais baixos. Por meio da revista Contact, os associados tinham acesso aos produtos cujo desconto chegava a até 15% do valor do produto - o que tornou muitos produtos mais acessíveis e ajudou a aumentar o poder aquisitivo do trabalhador francês da época.

Fnac Brasil A Fnac Pinheiros foi a primeira loja da rede aberta no Brasil, em 1999. A loja tornouse ponto de encontro de intelectuais e artistas consagrados como a imortal Zélia Gatai, madrinha da loja, e os padrinhos Baden Powell e Sebastião Salgado. A Fnac conta com um público que busca as maiores referências de todos os tempos, bem como o que há de mais inovador nesse mercado. Venha para a Fnac Pinheiros. Aqui você vai respirar arte, cultura e informação. Tudo dentro de um projeto arquitetônico premiado, em frente à tranquila Praça dos Omaguás, próxima a região mais cultural da cidade: a Vila Madalena.

Fnac Pinheiros

9


Fnac Pinheiros Térreo | Informática, revistaria, bilheteria e cyber café Informática Com seções de Hardware e Softwares, além da Clínica de Informática, onde profissionais especializados podem fazer instalações de acessórios, periféricos e softwares, assim como upgrades nos mais diferentes tipos de máquinas. Podem também ser encontrados: organizadores, calculadoras, agendas eletrônicas e afins. A seção de softwares conta com mais de 600 referências.

Revistaria Aqui você encontrará todas as revistas brasileiras e uma grande quantidade de revistas importadas, além de jornais das principais cidades brasileiras e de várias partes do mundo.

Venda de ingressos: Os principais espetáculos da cidade estão disponíveis para venda na bilheteria da Fnac.

Cyber Café Além de aconchegante está equipado com vários terminais de computador para acesso à Internet, com um consultor para auxiliar os interessados.

10 Perfil Institucional


10 Andar | Tecnologia (imagem, som/hi-fi e fotografia) Para a Fnac, tão importante quanto distribuir produtos culturais e de lazer como livros, discos e fitas de vídeo, é aproximar o grande público das diferentes e inovadoras tecnologias que dão acesso a estes produtos. Nesta seção você encontra o que há de mais moderno em imagem, som/hi-fi e fotografia com um moderno laboratório fotográfico e telefonia.

20 Andar | Livros São 100 mil títulos, divididos em seções específicas, com a finalidade de facilitar a pesquisa. O sistema de encomenda atende ao cliente que não encontrou algum título específico na loja.

30 Andar | Fórum e Galeria Fnac Fórum Centro cultural ativo que dispõe de uma programação diária, oferecendo eventos de qualidade, permitindo o contato do cliente com personalidades da vida cultural, política e econômica, além de favorecer a formação e a descoberta de novos talentos para literatura, música e demais tipos de arte.

Galeria Fnac A Fnac se orgulha de ter galerias com programação comparada às mais célebres galerias internacionais. Implantado junto ao Fórum, este espaço permite a descoberta e a divulgação de novos valores das artes gráficas, particularmente na área de fotografia.

Subsolo | Discos e Vídeos São 100 mil títulos disponíveis. O maior catálogo da América Latina. A maior variedade de títulos em CD e DVD. Mais de mil títulos de filmes e shows musicais em DVD. Centrais de Escuta para ajudá-lo na escolha de seu CD.

Fnac Pinheiros 11


1964 Dois amigos, André Essel e Max Théret fundam uma cooperativa de compradores (a Féderation Natio ale dAchat des Cadres): os sócios conseguem acordos com o comércio especializado que se compromete a oferecer preços 10 a 20% inferiores aos preços de mercado. Mais de 50 lojas aderem à Fnac. Devido ao interesse particular, os dois fundado-res dedicam uma parte da sua loja para exposição de material fotográfico e de cinema e a transformam em Clube Foto-Cine. As encomendas dos sócios, devidamente sinalizadas, os beneficiavam com descontos de 15%. O elo de ligação dos associados com a Fnac era uma revista de informação criada por Essel e Théret denominada “Contact”. 12 Perfil Institucional

1980 1978

1974

1954

linha do tempo

É aberta a terceira loja parisiense: a Fnac Montparnasse na Rua de Rennes. Nasce o primeiro departamento de livros na Fnac. A Fnac festeja o seu décimo aniversário. Com um volume de negócios de 50 milhões de francos, a Fnac emprega 95 pessoas e conta com mais de 100 mil associados. É criado o departamento de eletrodomésticos e da Fnac Marine.

A Fnac é cotada na bolsa. Conta com 2000 trabalhadores. Criação do departamento de informática. Lançamento da Fnac Service, filial do Grupo Fnac encarregada da exploração de pequenas lojas de serviços fotográficos.


Abertura da Fnac Micro, Boulevard Saint-Germain em Paris, substituindo a Livraria Internacional, que fecha após um ano de atividade. A Fnac Micro é o segundo tipo de estabelecimento monoproduto.

1999 1998

1992

1996

1990 Lançamento de um plano especial de desenvolvimento trienal, que permite duplicar praticamente a superfície comercial. Abertura da primeira Fnac Musique, na Place de la Bastille em Paris, seguida de uma segunda no Boulevard des Italiens (só música).

Em junho é aberta uma loja multiproduto em Mônaco, no centro comercial le Mêtropole. Em outubro é aberta outra loja em Nantes. A Fnac li lla em Barcelona, a segunda loja multiproduto que se implanta na Espanha é aberta em outubro. Em agosto, o grupo Pinault-Printemps-La Redoute passa a ser o único acionista da Fnac.

São abertas 5 novas lojas: Wijnegem na Bélgica, Saint-Lazare, passage du Havre em Paris, Fnac San Agustín em Valência, Villeneuve d Ascq perto de Lille e Champs-Elysées em Paris. Esta última Fnac especializada em discos, vídeo, CD-Rom e telefonia. Lançam-se dois novos conceitos comerciais: A Fnac Telecom, pequenas lojas especializadas em telefonia e Fnac Junior, com uma superfície de aproximadamente 300 m2; estas lojas oferecem uma seleção de produtos e serviços destinados à crianças de até 12 anos de idade. As primeiras Fnac Júnior abriram em Ivry-sur-Seine, Paris.

Em Fevereiro abre a Fnac Colombo em Lisboa - o primeiro estabelecimento em Portugal com uma superfície de 2.000 m2. Em novembro é aberta a Fnac NorteShopping e a Fnac Triangle em Barcelona (a 20 loja nesta cidade) que com os seus 7000 m2 se converte na maior loja Fnac da Península Ibérica. Nesse ano, são apresentadas as primeiras TVs de Plasmas nas lojas Fnac.

Fnac Pinheiros 13


A Fnac compra o Ática Shopping Cultural e abre simultaneamente as duas primeiras lojas do continente Americano, no Brasil. São elas a do Shopping Metrô Tatuapé e a de Pinheiros, em São Paulo.

14 Perfil Institucional

Em Março é aberta uma loja no BarraShopping, no Rio de Janeiro. Em outubro fecha-se a Loja do Shopping Metrô Tatuapé.

Em Fevereiro é inaugurada a loja Shopping D. Pedro, em Campinas-SP. É realizado o 1o. Encontro Fnac de Violeiros.

Em Dezembro de 2003 é aberta mais uma loja na Cidade de São Paulo, na Av. Paulista.

50 anos da fundação. Em Maio é inaugurada uma Loja em Curitiba. capital do Paraná. Em Julho, a Fnac Brasília abre suas portas.

2005

2004

2003

2001

2002

2000

linha do tempo

Fnac entrega 20 biblio-tecas para escolas e comunidades carentes de São Paulo e Pernambuco. É realizada a 1a. Edição do Fnac no Parque, em Brasília.


Fnac Brasília presenteia o seu milionésimo cliente. É realizado o 2o. Encontro Fnac de música eletrônica em Curitiba.

Lançamento do Prêmio Fnac Novos Talentos dedicado aos Quadrinhos. A Fnac deixa de vender TVs de tubo.

2011

2010

2009

2008

2007

2006 Inauguração da Fnac Morumbi - Shopping Morumbi São Paulo.

Inauguração em 25 de novembro da loja Fnac BH – BH Shopping Belo Horizonte. Dez anos da Loja Fnac de Pinheiros.

Visita do CEO François-Henri Pinault do Grupo PPR (Pinault-Printemps-Redoute).

Chegada do novo Presidente da Fnac Brasil Jacques Brault.

Fnac Pinheiros 15


atuação

16 Perfil Institucional


Um mundo de cultura, tecnologia e entretenimento ao seu alcance Desde sua chegada ao Brasil, a Fnac não só influenciou uma significativa mudança no modo de consumir cultura, entretenimento e tecnologia, como continua a ser tendência no conceito de máxima experiência de compras. A convergência de produtos, a oferta completa, o auto-atendimento e a degustação que aproximam o cliente daquilo que ele procura, os amplos serviços que vão desde o acessório a uma vasta agenda de eventos, um clube de vantagens e uma equipe de especialistas pronta a atender, tudo isto e muito mais fazem do cliente Fnac não apenas um consumidor fiel, mas sim um apaixonado. A ambientação de loja Fnac, que valoriza a exposição e a comunicação de seus produtos proporciona conforto ao cliente e garante uma experiência de compra inesquecível. Nas lojas Fnac, os clientes têm a sua disposição um mundo de cultura, tecnologia e entretenimento. Confira abaixo, a linha de atuação Fnac: • Livros: Livros, Revistas, Jornais e Papelaria • Música: CD, DVD, Blu-Ray, Vinil e Instrumentos Musicais • Tecnologia: TV, Video, Som e Foto • Notebooks, Desktop, Tablet, GPS, Celular, Smartphone e Games • Serviços: Seguro contra Roubo, Garantia Estendida, Entrega e Instala (SP)

Fnac Kids Pensando em despertar o interesse pela cultura e leitura desde cedo, a Fnac criou o Fnac Kids. Um espaço totalmente dedicado a crianças de 0 a 8 anos, onde se reúnem uma diversidade de produtos de qualidade e originalidade, ajudando a criança a “crescer bem”. Neste espaço, preparado com muito carinho, pais e filhos se reúnem para degustar produtos, assistir filmes e participar de eventos exclusivos Fnac.

Espaço da leitura Agradável e delicadamente criado, o espaço para leitura é mais uma experiência que a Fnac de Pinheiros oferece aos seus clientes que querem iniciar uma leitura enquanto esperam o início de alguma atividade cultural promovida pela loja ou até mesmo a chegada dos amigos.

Fnac Pinheiros 17


Responsabilidade Sustentável e Social A Fnac também está engajada nas questões que envolvem a preservação do meio ambiente, responsabilidade social e sustentabilidade. Há alguns anos lançou a sacola Ecobag, feita com material que não agride o meio ambiente. Como um projeto inovador para a sustentabilidade ambiental foram vendidas mais de 200.000 sacolas só no ano de 2011.

Outra demonstração de preocupação da Fnac é a Entrega Sustentável, uma parceria com a empresa Carbono Zero Courier, na qual as entregas de livors, CD e DVs entre as lojas Fnac Paulista, Pinheiros e Morumbi são feitas por ciclistas, reduzindo, dessa forma, a emissão de CO2 na natureza e contribuindo para um ar mais puro.

Venha para a Fnac e comprove tudo o que a empresa e seus colaboradores têm a lhe oferecer!

18 Perfil Institucional


FNAC PINHEIROS Praça dos Omaguás, 34 – Pinheiros – São Paulo - SP Funcionamento: de segunda a sábado das 10hs às 22hs e domingos e feriados das 10hs às 21hs (bilheteria até 20hs todos os dia)

www.fnac.com.br



pfl_fnac 2012