Matéria para Vestibular Biologia

Page 401

Matérias > Biologia > Citologia > Citoplasma > Composição Química e Bioquímica - Metabolismo

A melhor maneira de combater as doenças virais é através de vacinas. Algumas doenças causadas por vírus: doença

varíola

febre amarela

sarampo

poliomielite

caxumba

raiva

encefalites virais

modo de transmissão

modo de infecção

controle (profilaxia)

o vírus penetra pelas vacinação com linhagem mucosas das vias gotículas de saliva, contato respiratórias, dissemina-se de vírus atenuada (uma direto, objetos contaminados pela corrente circulatória e linhagem que ataca o gado (copos, garfos etc). instala-se na pele e bovino, isto é, vacina de mucosas, causando as vírus vivos). ulcerações da doença. através da picada do mosquito Aedes aegypti, que se contamina ao picar um homem ou outro mamífero contaminado.

gotículas de saliva.

"incerto ".

o vírus é introduzido vacinação com linhagem juntamente com a saliva do mosquito; dissemina-se de vírus atenuada (vírus vivos). Eliminação do pelo corpo através do sangue e instala-se no mosquito Aedes, vetor da fígado, baço, rins, medula doença. óssea e gânglios linfáticos. o vírus penetra pela mucosa das vias respiratórias, cai na corrente sangüínea e se dissemina por diversas partes do corpo.

acredita-se que o vírus penetre pela boca e se multiplique primeiro na vacinação com vírus garganta e nos intestinos. virulento inativado (vacina Daí dissemina-se pelo Salk = injeção) ou com corpo, através do sangue. vírus vivo atenuado Se atingir células nervosas ele as destrói, o que causa (vacina Sabin = gotas). paralisia e atrofia da musculatura esquelética, geralmente das pernas.

o vírus ataca normalmente as glândulas gotículas de saliva, contato salivares parótidas, direto, objetos contaminados podendo, entretanto, (copos, garfos etc). localizar-se nos testículos, ovários, pâncreas e cérebro.

pela mordedura de animal infectado, geralmente o cão ou morcego.

picada de mosquitos e de carrapatos.

vacinação com vírus vivo de linhagem atenuada.

o vírus penetra pelo ferimento da mordedura juntamente com a saliva do cão. Atinge o sistema nervoso central, onde se multiplica, causando danos irreparáveis ao sistema nervoso.

vacinação.

vacinação dos cães, eliminação dos cães de rua, vacinação de pessoas mordidas por cães desconhecidos ou com suspeita de portar a doença.

o vírus é introduzido na corrente sangüínea pela combate aos artrópodos picada do artrópodo vetores. Não existem portador. Atinge as células vacinas. do cérebro,onde se reproduz.

file:///C|/html_10emtudo/Biologia/html_biologia_total.htm (401 of 472) [05/10/2001 21:56:29]


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.