Page 1

Informativo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas, Jornais e Revistas de Jundiaí e Região - Fev/Mar de 2014

Trabalhadores gráficos ganham ampliação da Colônia de Férias

Futura área de lazer do Recanto dos Gráficos PG 02

Categoria comemora

91 anos do Dia dos Gráficos

PG 03


2 Recanto dos Gráficos

Ampliação da Colônia de Férias

é presente à categoria

A colônia de férias dos associados do Sindicato, localizada em Itanhaém, irá ser ampliada em breve. A compra do terreno para ampliação do Recanto dos Gráficos já foi efetuado com o objetivo de aumentar a área de lazer. A colônia de férias dos gráficos é uma das maiores conquistas da categoria nos seus 53 anos de história e começou a receber os trabalhadores em 2011. Com uma excelente infraestrutura e há apenas 100 metros da praia, o prédio conta atualmente com 14 quartos, piscina, salão de jo-

gos e churrasqueiras. “Com a ampliação pretendemos melhorar ainda mais a área de lazer, porém o projeto final deverá ser aprovado pela maioria dos associados na próxima assembleia de previsão orçamentária”, diz Jura, diretor financeiro. Nesse verão, a procura por reservas para se hospedar no Recanto dos Gráficos tem sido grande. Os interessados em usufruir do espaço, devem procurar a sede do Sindicato em Jundiaí para mais informações.

Associados terão mais conforto com ampliação

“A compra desse terreno é um presente para todos os nossos associados nesse mês que comemoramos o Dia Nacional dos Trabalhadores Gráficos”. Leandro Rodrigues, presidente do STIG Jundiaí.

Compra do terreno motiva corte de gasto responsável Em razão da compra do terreno para a ampliação do Recanto dos Gráficos, aprovado em assembleia pela maioria dos trabalhadores, o Sindicato precisou cortar gastos para conseguir honrar com o compromisso. Em razão disso a tradicional Festa dos Gráficos não será realizada esse ano, porém outras atividades como o

Bingo das Trabalhadoras e Torneio de Futebol, serão mantidas. “Sabemos que o trabalhador espera com ansiedade pela Festa dos Gráficos, porém o custo dela é alto e inviável para nosso orçamento que já está comprometido com a compra do terreno para ampliação de nossa colônia de férias”, explica Jura.

Área de lazer da colônia de férias deverá ficar ainda melhor.

Sindicato define planejamento para 2014

A direção sindical esteve reunida nos dias 12 e 13, no Recanto dos Gráficos para discutir o planejamento das ações do Sindicato em 2014. Temas como formação, campanha de sindicalização e campanha salarial foram os principais temas abordados durante estes dois dias muito produtíveis. Confira as datas das principais atividades de 2014: 30/03: 25/05: 06/06: 27/07: 24/11:

Bingo das Trabalhadoras Torneio de Futebol Society do Trabalhador Prestação de Contas (1ª chamada às 17hs e 2ª chamada às 18hs) Lançamento da Campanha Salarial 2014 com o Torneio de Truco e Dominó Previsão Orçamentária (1ª chamada às 17hs e 2ª chamada às 18hs)


3 Editorial

A LUTA NÃO PODE PARAR Não podemos apenas viver do passado, esquivando dos desafios contemporâneos. É necessário continuar a luta por dias melhores. Vamos lutar contra o rebaixamento salarial da categoria. Vamos contrariar às tentativas de descaracterização do trabalho gráfico por meio de fraudes de terceirizações e do malfadado banco de horas, além de lutar contra as práticas de reduções de salários por meio da rotatividade da mão de obra, contrato de trabalho temporário. Também se faz necessário à luta pelo enquadramento sindical de funcionários na condição de gráficos, em função do avanço tecnológico, que possibilitou o advento das gráficas rápidas e de empresas de outros gêneros que também realizam serviços gráficos. E é necessário promover ações de defesa da segurança do ambiente profissional. Parabéns a todos os trabalhadores gráficos do país!!!

Leandro Rodrigues da Silva Presidente do Sindicato.

Dia do Gráfico

91 ANOS DE MUITA HISTÓRIA E LUTA

O dia 7 de fevereiro é marcado como o DIA NACIONAL DO GRÁFICO em razão da heróica vitória da greve dos gráficos, realizada em 1923, em São Paulo. A categoria aplicou a maior derrota na classe patronal na história do Brasil.

uma mudança da desigual história do trabalhador, que até então não podia reclamar, nem mesmo com uma carga-horária de aproximadamente 100 horas semanais. Esse basta iniciado há 91 anos, garantiu que fossemos a primeira categoria profissional a conquistar di-

Viva o dia 7 de fevereiro Dia Nacional dos Trabalhadores Gráficos

Mas os gráficos não são lembrados apenas por esta greve, ao contrário, a nossa classe trabalhadora é responsável pelas principais paralizações do país. A primeira greve de expressão foi promovida por gráficos ainda no Brasil Império. Em 1858, eles pararam os jornais da capital nacional por melhores salários e denunciaram as condições de trabalho análogos à escravidão. Os gráficos também estiveram a frente da greve operária de 1917 e 1929, consideradas marcos na história sindical. A greve da categoria iniciada em 7 de fevereiro de 1923 refletiu em

reitos de se representar enquanto entidade sindical e ter uma convenção coletiva do trabalho, antes mesmo da consolidação das leis trabalhistas no Brasil. Os gráficos desbancaram a injustiça social brasileira, através deste movimento grevista, promovido pela União dos Trabalhadores Gráficos (UGT) e liderados por João da Costa Pimenta.


4

Evolução tecnológica traz novos desafios para a categoria gráfica

Atualmente a evolução tecnológica encobre uma faceta perversa do mercantilismo liberal: o lucro acima de tudo, inclusive sobre aqueles que são a principal parte da empresa, os gráficos. Nossa categoria convive com a política da precarização do ambiente de trabalho, com processos de terceirização e com a prática da redução salarial, através da rotatividade da mão de obra, gerando significativa desvalorização profissional.

Realmente a tecnologia avançou bastante de Gutenberg até a era da informática, no entanto os benesses não estão sendo compartilhados entre patrão e trabalhador. Diante desse cenário desigual, o trabalhador gráfico precisa reagir. A unidade e mobilização dos trabalhadores na era computacional deve Trabalhadores da era computacional devem garantir legado de luta garantir o legado de luta dos companheiros dos nossos direitos é a maior 91 anos da histórica lição deixada para os batalha iniciada em 7 de tempos do tipógrafo. Ampliar e não reduzir gráficos ao completar fevereiro.

“O passado mostra que as conquistas resultam da luta, assim como a manutenção delas. A convenção coletiva de trabalho nasceu da consciência de classe e só pela luta permanecerá presente. Sem luta, não há conquista, nem a continuação da mesma”. “Mesmo em um tempo que não existiam leis trabalhistas, gráficos lutaram para que elas fossem criadas. A luta era pela coletividade, pelos direitos de todos, pela classe trabalhadora. Os avanços desta conquista ainda perduram 91 anos depois. A resistência do passado, que já foi presente, deixou importantes resultado para o futuro, que hoje é presente”. “Talvez poucos conheçam a importância do Dia Nacional dos Gráficos, porém os trabalhadores de nossa categoria sabem bem de sua relevância para a conquista das leis trabalhistas”.


5 Processos

Fique Atento!

Ex-funcionários da LITOBAND devem procurar o Sindicato

Tem início plantões para recolher documentos do FGTS

Solicitamos que os ex-funcionários da Litografia Bandeirantes ou familiares dos mesmos incluídos na lista abaixo compareçam na sede do Sindicato em Jundiaí para tratar de assuntos de seus respectivos interesses. São eles:

A partir do dia 15 de fevereiro, o Sindicato realizará plantões para recolher os documentos necessários para dar entrada na ação coletiva para recuperar perdas do FGTS. ATENÇÃO: Não serão recolhidos documentos incompletos. Os trabalhadores que não entregarem os documentos durantes os plantões deverão levar até a sede do Sindicato em Jundiaí. O Sindicato dará entrada no processo na primeira semana de abril.

- Antônio Pereira Alves Ju- - Edson Morgão nior - José Gilson Godoy - Antônio Sirleu da Silva - Luis Lourenço Gonçalves Junior Claudemir Sega - Cláudio Malatesta - Valdemir Silvério - Devanir Basílio - Odair Garbeline

Fevereiro

Março

18/02 – Jandaia 20/02 – Nova Página 25/02 – Log & Print 27/02 – Emepê

04/03 – Oceano 06/03 – D’Arthy 11/03 – Redoma 13/03 – CCL 18/03 – Acrescente 20/03 – Cunha & Facchini

*Funcionários de outras empresas terão que levar os documentos na sede em Jundiaí até o dia 28/03.

Vinhedo e Cajamar

Diretoria faz plantão nas subsedes para atender o trabalhador A fim de aproximar os trabalhadores gráficos da diretoria do Sindicato e esclarecer dúvidas, será iniciado no dia 10 de fevereiro o plantão de atendimento nas subsedes de Vinhedo e Cajamar. Em específico na subsede de Vinhedo ocorre o plantão para homologação às quartas-feiras. Confira os dias e horário de atendimento. Subsede Vinhedo

Subsede Cajamar

Terça-feira, das 9h às 14h • Jurandir Franco – Diretor Financeiro

Quinta-feira, das 10h às 12h • Plantão Jurídico com Dr. Paulo.

Segunda-feira, das 14h às 17h • Leandro Rodrigues

Quarta-feira (Plantão de Homologação) • Marcelo Marques – Vice-presidente

Sexta-feira, das 9h às 14h • Valdir Ramos– Primeiro Secretário

Sexta-feira, das 10h às 12h •Plantão jurídico com Dr. Paulo.


6 Boca no Trombone NOVA PÁGINA

ação individualmente por trabalhador. Por esta razão, o Sindicato está convocando todos os trabalhadores associados interessados em dar continuidade ao processo para comparecer na subsede de Cajamar durante os plantões jurídicos às sextas-feiras, das 10h às 12h, para dar entrada no processo individual. São esperados cerca de 150 trabalhadores.

A dupla dinâmica Batman e Robin continua desrespeitando os trabalhadores da Nova Página e causando muitas reclamações. O pior de tudo é que os dois são tão ignorantes que já estão até brigando entre si. Já cobramos por muitas vezes uma posição efetiva da empresa para solucionar este problema, porém ela está sendo conivente com os abusos da dupla. Por outro lado, queremos pa- INAPEL rabenizar os companheiros que mantiveram firmes em não aceitar a troca de feriados por dias normais.

D`ARTHY No dia 27/01 ocorreu audiência com a diretoria da empresa para resolver as questões envolvendo o processo coletivo que reivindica o pagamento de hora extra, intervalo de refeição, entre outros. Na ocasião a juíza entendeu que o processo é de natureza individual e solicitou ao Sindicato para extinguir o processo coletivo e entrar com a

Temos recebido algumas reclamações de um senhor que tem agido como o dono da empresa, inclusive, ele até já ganhou o apelido dos trabalhadores de Bob Esponja “Calça Quadrada”. Segundo relatos este senhor tem faltado com respeito aos trabalhadores e agido como um ditador. O Sindicato não aceita esse tipo de atitude e irá cobrar providências da diretoria da empresa para solucionar esta situação.

alteração da Jornada de Trabalho e a formação de Após diversas denúncias de uma comissão de fábrica irregularidades por parte para discussão da PLR. dos trabalhadores contra a empresa, ficou definido EMEPE que ela deverá apresentar toda documentação ao A empresa apresentou uma Ministério do Trabalho e proposta de 7% de aumento regularizar as pendências sobre a PLR (a mesma da até o dia 10 de fevereiro. reposição salarial) e está As denúncias envolvem formando uma comissão atraso no pagamento de de fábrica para discutir as férias, falta de higienização metas para a PLR de 2014. nos banheiros, falta de dis- Com relação ao calor tribuição de uniformes, excessivo a qual os trafalta de fornecimento de balhadores estão sofrendo equipamentos de proteção no interior da fábrica, a individual (EPI), falta de empresa garantiu que irá fornecimento de holerites alterar o layout do prédio garantir uma na data dos respectivos visando pagamentos, além de não maior circulação de ar no respeitar os feriados aos ambiente. sábados. CLICHEBLU LOG & PRINT O Sindicato está apurando de irreguO Sindicato junto com os denúncias trabalhadores da Log & laridades na Clicheblu Print conquistaram grandes em Valinhos. Além do dos funavanços no ambiente de pagamento trabalho da empresa. cionários atrasar todos os Foi um ano de muita meses, o plano médico com luta onde conseguimos a Unimed é cortado todos diversas conquistas, como os meses e a mensalidade a instalação da sala de ainda é descontada da de pagamento. descanso com internet e folha televisão, melhorias no Também há denúncias de restaurante, investimento em que a cesta-básica não é mesas pantográficas para fornecida há sete meses e melhoria na execução das a PLR não é paga aos funtarefas, desobstrução total cionários desde o dia 5 de das linhas de sinalização janeiro. A diretoria do Stig e melhoria nos corredores Jundiaí irá encaminhar um de segurança. Além disso, ofício para a empresa para diversas demandas dos tra- marcar uma reunião na balhadores protocoladas sede em Jundiaí para tentar pela direção sindical resolver os problemas junto foram atendidas, como a aos diretores da clicheria. RUMOGRAF

Informativo Gráfico de Fevereiro e Março de 2014  

Sindigráficos de Jundiaí e região

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you