Issuu on Google+

Gastronomia 9ยบ 1

Gastronomia Italiana

Lorena Monteiro nยบ 18

Marionela Matias nยบ 22 Beatriz Santos nยบ30


Gastronomia

Índice Introdução ................................................................................................................................................... 4 Conceito de gastronomia: ........................................................................................................................... 5 História da Gastronomia ............................................................................................................................. 5 Gastronomia Italiana ................................................................................................................................... 6 História da Gastronomia Italiana ............................................................................................................ 7 Conclusão .................................................................................................................................................... 8 Webgrafia .................................................................................................................................................... 9

Lorena, Beatriz e Marionela

3


Gastronomia

Introdução

Neste trabalho pretendemos mostrar o conceito de gastronomia, a sua história, como começou. Centramos na gastronomia italiana, de maneira que passemos a conhecer melhor, enriquecemos a nossa cultura geral. A gastronomia é essencial, em todos os países podemos encontrar restaurantes com diversas culturas e hábitos alimentares, o ideal é visitar cada um e saborear pratos típicos e originais. É também uma das grandes atracções turísticas, as pessoas procuram uma cultura gastronómica diferente daquela que comem todos os dias.

Lorena, Beatriz e Marionela

4


Gastronomia

Conceito de gastronomia:

A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspetos culturais a ela associados. Um gastrónomo pode ser um(a) cozinheiro(a), mas pode igualmente ser uma pessoa que se preocupa com o refinamento da alimentação, incluindo, não só a forma como os alimentos são preparados, mas também como são apresentados, por exemplo, o vestuário e a música ou dança que acompanham as refeições. Por essas razões, a gastronomia tem um foro mais alargado que a culinária, que se ocupa mais especificamente das técnicas de confeção dos alimentos. Um provador de vinhos é um gastrónomo especializado naquelas bebidas (e, muitas vezes, é também um gastrónomo no sentido mais amplo do termo).

Ilustração 1: gastronomia requintada

História da Gastronomia

A gastronomia teve seu início na pré-história com o homem primitivo que foi descobrindo que os alimentos poderiam ser modificados, o que era consumido cru, depois da descoberta do fogo passou a ser cozido e a partir daí o homem descobriu que poderia modificar o sabor dos alimentos e descobrir que se pode produzir vários tipos de alimentos. Lorena, Beatriz e Marionela

5


Gastronomia

A idade antiga foi o período dos grandes povos e dos grandes banquetes, os povos faziam grandes banquetes para comemorações de vitórias em guerras e comemorações da família real, o povo egípcio inventou a padaria artística produzindo pães de diferentes formas. A idade média foi marcada pela força da igreja e a gastronomia seguiu a mesma linha foi baseada em vinhos em pães e também eram baseados na cozinha romana, os monges simplificaram a preparação dos alimentos e enriqueceram a qualidade dos produtos, o peixe foi um alimento muito valorizado, havia hum abuso muito grande em especiarias, como pimentas, noz-moscada, gengibre e outros. A idade moderna foi a época das grandes inovações, foi o período do renascimento e da descoberta de novas sensações e a gastronomia como sempre acompanha a história e também foram descobertos novos gostos, um marco dessa época foi o cozinheiro de reis Taillevent que escreveu o livro mais antigo de cozinha em francês, ele ficou famoso pela importância que deu aos molhos engrossados com pão e também pelas receitas de sopa, dentre as quais estavam as de cebola e de mostarda, as especiarias eram muito apreciadas pelos europeus A história da gastronomia mundial traz consigo não apenas os detalhes culturais da arte de cozinhar e do prazer de comer, mas também a sua relação com os recursos alimentares disponíveis.

Gastronomia Italiana

Essa diversidade de temperos e ingredientes é resultado da presença de vários povos que povoaram a península itálica durante os séculos. Cada tipo de povo que habitava deixava seus traços culinários, deixando novos elementos e pratos para serem apreciados por pessoas de todo o mundo. A gastronomia italiana é conhecida pela simplicidade dos seus ingredientes e temperos, mas que, unidos a tradição dentro das casas de mães e avós, dão o sabor especial desta comida adorada por milhares de pessoas. Temperos como o manjericão, o açafrão, o tomilho, o alecrim e ingredientes simples como tomate, beringela, carnes e peixes, se misturam a uma massa fresca em casa, resultam num belo e vistoso prato.

Lorena, Beatriz e Marionela

6


Gastronomia

Ilustração 2: variedade de queijos italianos

História da Gastronomia Italiana A culinária italiana evoluiu extensivamente ao longo dos séculos. Embora a Itália como país, tal qual a conhecem hoje, não se tenha formado até o século XVIII, a culinária típica daquele país apresenta raízes que vão até pelo menos o século IV a.C.. Através de diversas influências ao longo desta sua história, inclusive das regiões vizinhas, e devido a mudanças ocorridas depois de conquistas e distúrbios políticos, assim como a descoberta do Novo Mundo, formou-se uma tradição culinária concreta, que é reconhecida hoje em dia como uma das mais destacadas do mundo. Tanto ingredientes como pratos mudam de região para região do país. Existem diversos pratos regionais importantes que também assumiram carácter nacional, enquanto diversos pratos que já foram regionais proliferaram, em diversas variantes, por todo o país. Queijo e vinho são uma parte importantíssima da cozinha do país, desempenhando diferentes papéis tanto regionalmente quanto nacionalmente, com sua inúmera variedade e leis de regulamentação (Denominazione di origine controllata, DOC). Também o café, mais especificamente o expresso, assumiu um papel de destaque relevante na cultura gastronómica da Itália. Lorena, Beatriz e Marionela

7


Gastronomia

O primeiro crítico gastronómico italiano conhecido foi um siciliano de etnia grega, chamado Arquéstrato, que viveu em Siracusa no século IV a.C.. Entre seus escritos estava um poema que mencionava o uso de ingredientes frescos, "da estação e de primeira qualidade", e que os sabores dos pratos não deveriam ser mascarados por condimentos, ervas ou quaisquer outros temperos desta natureza, com uma ênfase especial para este estilo de preparo com os peixes. Este estilo de culinária parecia ter sido esquecido durante o século I d.C. quando a obra De reca quinária foi publicada, com 470 receitas, incluindo muitas com grande uso de especiarias e ervas que seguramente escondiam muito do sabor natural dos ingredientes usados. Os romanos utilizavam-se dos melhores padeiros gregos para produzir os seus pães e importavam o queijo pecorino da Sicília, cujos habitantes eram tidos como os melhores mestres-queijeiros. Os romanos também eram conhecidos pela criação de cabras pela sua carne, e pelo cultivo de alcachofras e alho-porro.

Conclusão

Lorena, Beatriz e Marionela

8


Gastronomia

Com este trabalho ficamos a conhecer mais acerca de gastronomia, conhecemos a sua hist贸ria, a maneira como o homem descobriu e desenvolveu a arte de cozinhar, combinar ingredientes, fazendo comidas do agrado de todos. Desenvolvemos com a gastronomia italiana, que geralmente as pessoas gostam e admiram, conhecemos um pouco da sua hist贸ria, e das suas del铆cias. Foi um trabalho apetitoso e muito interessante.

Webgrafia

Lorena, Beatriz e Marionela

9


Gastronomia

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_da_It%C3%A1lia  http://culinaria.culturamix.com/comida/italiana/historia-da-gastronomia-italiana  http://www.google.pt/search?q=gastronomia+italiana&safe=off&hl=ptPT&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=tZt6UeHvFIjX7Aax8IDICw&sqi=2&ved=0CC wQsAQ&biw=1280&bih=933  http://www.unileverhealthinstitute.com.br/dica/a-historia-da-alimentacao-aspectosfisiologicos-e-culturais  http://www.webartigos.com/artigos/a-historia-da-gastronomia-no-mundo-e-nobrasil/45328/  http://www.irdeb.ba.gov.br/soteropolis/?p=190

Lorena, Beatriz e Marionela

10


Gastronomia