Page 1


UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL 2

- PROJETO CRIAR -

CAMPANHA “SEMPRE ASSIM” AGÊNCIA FORA DA CAIXA COMUNICAÇÃO ANA PAULA LUCIO DA SILVA

RGM 17745004

BEATRIZ DOS ANJOS COSTA

RGM 17851777

BRENDA BRANDÃO

RGM 18226876

BRUNA SILVA TAVARES

RGM 17679826

BRUNO AMARAL

RGM 18222323

FERNANDO C. HOLANDA

RGM 17502691

LETÍCIA CAMPOS

RGM 17375509

NADIA DA SILVA MOTA

RGM 17628636

PALOMA REGINA DA SILVA

RGM 17303079

WILGNER DOS R. MARQUES

RGM 17810817

Trabalho interdisciplinar apresentado como requisito parcial de avaliação das disciplinas integrantes dos 2º/3º semestres do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Cruzeiro do Sul.


SUMÁRIO 1.

INTRODUÇÃO

2.

APRESENTAÇÃO DO BEM DE CONSUMO OU SERVIÇO

3.

ANÁLISE DE MICROAMBIENTE E MACROAMBIENTE 3.1.

Microambiente

3.2.

Macroambiente

4.

FUNDAMENTAÇÃO DE PESQUISA

5.

ANÁLISE SWOT

6.

PLANEJAMENTO DE MARKETING

7.

6.1.

Público-alvo

6.2.

Objetivos de Marketing

6.3.

Ferramenta de Comunicação

6.4.

Produto Comunicacional 6.4.1.

Produto

6.4.2.

Preço

6.4.3.

Praça

6.4.4.

Promoção

PLANEJAMENTO DE CAMPANHA 7.1.

Objetivos de Comunicação

7.2.

Objetivos de Campanha

7.3.

Praça

7.4.

Período de Campanha

7.5.

Estratégias

7.6.

Táticas

7.7.

Ações

8.

CRIAÇÃO E PRODUÇÃO

9.

DADOS COLETADOS EM PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO

10.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

11.

ANEXOS

3


1. INTRODUÇÃO Este Ebook contém informações sobre o desenvolvimento do 'Projeto Criar', ao qual a agência Fora da Caixa Comunicação desenvolveu a produção de peças publicitárias voltadas para o público masculino que se enquadra no estilo neossexual. Trazendo conhecimento aos possíveis consumidores sobre a linha #Tô de Cachos Men, que ainda não são muitos, sobre o que a marca desenvolveu especialmente para o público masculino.

Traz informações sobre o produto comunicacional, a criação da web série #SempreAssim e todas as estratégias de mídia que farão a diferença na construção da imagem do cliente, de forma moderna nas redes sociais. Informamos também, toda a parte de gastos na produção do produto comunicacional, pesquisa de mercado entre outros levantamentos e informações sobre a marca que estão descritas detalhadamente. Demonstração de pesquisas e como escolhemos o público que queremos atingir com o produto.

Nosso intuito é persuadir os possíveis consumidores na visão de mercado das séries digitais e também, criarem um posicionamento referente a marca que visa influenciar os consumidores a assumir o estilo de cabelo e a Web série, que mostra a relação e envolvimento de três pessoas distintas com a marca no seu dia a dia, mas que tem suas histórias ligadas no decorrer da trama. Visamos utilizar como referência a nova linha #TôdeCacho Men da marca Salon Line, onde explicamos a linha de produtos para cabelos crespos e cacheados da empresa.

4

4


2. APRESENTAÇÃO DO BEM DE CONSUMO OU SERVIÇO Bem de consumo/serviço: Creme para pentear #Tôdecacho Men

5

5


A Salon Line e a Dermabox trazem para você a linha que valoriza os cachos dos manos! Desenvolvida para homens que não tem preconceito em cuidar dos cabelos, #TôdeCacho Men é uma linha de produtos para cabelos crespos e cacheados, criada exclusivamente para ressaltar o melhor do cabelo masculino. A linha é composta por Shampoo, Condicionador e Creme para Pentear que proporcionam limpeza com hidratação, força e muito brilho, graças a sua fórmula poderosa que contém: Limão, Gengibre e D-Pantenol. Todos ainda são liberados, sem Sulfato, Petrolato, Parafina e Óleo Mineral. Além disso, é uma linha vegana, pois não contém nenhum ingrediente de origem animal e não são testados em animais. Uma linha indicada para as curvaturas (2ABC, 3ABC e 4ABC).

6

6


3. ANÁLISE DE MICROAMBIENTE E MACROAMBIENTE 3.1 MICROAMBIENTE

7

Empresa A marcar Salon Line é uma empresa nacional que atua no mercado a mais de 20 anos. É uma empresa que fabrica desde cosméticos a produtos eletrônicos, que tem como objetivo atender desde profissionais da área, até os consumidores mais comuns. Em sua linha de cosméticos a Salon Line produz produtos para alisamentos, permanentes afro, coloração, hidratação, cremes para pentear e cremes modeladores. A empresa tem como ponto forte o preço que cabe a todos os bolsos, com produtos populares e de fácil acesso aos consumidores.

A marca tem se mostrado atenta ao comportamento desse novo público consumidor, que é muito conectado à internet e por isso acompanha as tendências do movimento de valorização dos cabelos naturais e o abandono do cabelo quimicamente tratado, no processo conhecido por transição capilar. Assim, a Salon Line investiu fortemente nas ações de publicidade nas redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube e blog.

Fornecedores Os produtos da Salon Line são fabricados pela empresa Devintex Cosméticos Ltda – CNPJ: 01.773.518/0001-20 e distribuídos por empresas como a Bentevi de Produtos Comesticos e Distribuidora Vobel. Os produtos são fornecidos aos revendedores através do site da marca, onde pode ser comprado no atacado e no varejo, através de seus representantes e através de grandes perfumarias como a Ikesaki, que faz o repasse para revendedores de menor porte.

7


Clientes Atualmente os clientes da SalonLine são diversificados por conta das extensas linhas de produtos que a marca desenvolve, como #todecacho, S.O.S cachos, S.O.S bomba de vitaminas, Meu Liso, Maria Natureza, Tô Podendo, Na Pele, Hidra+Multy, #todecachinhos, entre outras. A Salon Line é uma marca democrática e por isso trabalha com produtos que se abrange a crianças de 2 a 14 anos de cabelos lisos e cacheados, que são vaidosas e querem seguir os passos da mãe, por isso a marca também tem uma linha direcionada a Mãe e Filhas onde mesmo produto serve para as duas, mulheres gravidas que tem restrições a alguns produtos durante o período de gestação, mulheres de cabelos afro de 16 a 59 anos que tem buscado seu espaço na sociedade, se valorizando e quebrando os estereótipos de beleza, mulheres de cabelos lisos que tem entre 16 a 59 anos que tem uma personalidade descontraída e gostam de praticidade e cabelos bem cuidados, etc. Recentemente a marca vem para o mercado com o diferencial da linha #TôdecachoMen, que é uma linha voltada para os homens de cabelos afro de 16 a 40 anos. Esses homens têm o habito de se cuidar e estão sempre preocupados com a aparência, frequentam academias, clinicas de estéticas, salões de beleza, barbearias, praticam esportes e estão sempre ligados no que está na moda, tudo isso sem deixar a sua masculinidade de lado.

Públicos Além dos clientes citados acima, os públicos que se interessam na Salon Line variam entre as grandes redes de supermercado (Supermercados Extra, Carrefour, Supermercado Dia), perfumarias pequenas de bairro, perfumarias de grande porte, farmácias (Onofre, São Paulo, Drogasil), que tem como objetivo realizar a revenda do produto ao consumidor final. Em contraponto, estabelecimentos como barbearias e salões de beleza, também são considerados públicos do produto, pois o utiliza em seus serviços.

8

8


Vale ressaltar que o mercado revendedor é uma praça em potencial para ações de propaganda, pois tem grande visibilidade dentro da sociedade. 9

Intermediadores Lojas de varejo: Grandes redes como Supermercados Extra, Carrefour, Supermercado Dia, Farmácia Onofre, Farmácia São Paulo, Drogasil, que estão espalhadas pelo país inteiro disponibilizando o produto de forma física aos consumidores finais. Representantes Comerciais: É o responsável por intermediar o contato B2B e por manter a imagem da empresa, realizando visitas constantes, seja por vendas ou pela necessidade de alcançar metas. Esse tipo de intermediador não lida com público final, apenas empresas. Site da marca Salon Line: A pouco tempo atrás o site da marca era o único meio que os consumidores tinham de encontrar o Salon Line Men, aos poucos os produtos têm aparecido nos PDV’s, mas o site continua disponibilizando a venda do produto em atacado e varejo facilitando para os consumidores e seus revendedores. Influenciadores Digitais: Esse grupo de intermediadores usam diretamente as redes sociais, principalmente as plataformas como o YouTube e Facebook. Esses parceiros utilizam suas influencias e seus seguidores para divulgar a marca, mostrando os benefícios dos produtos, como utilizar, sua composição, onde encontrar e etc. Alguns dos principais influenciadores digitais parceiros da marca são: Jefferson Soares com 129.854 inscritos no youtube (embaixador masculino), Karol Pinheiro com 996 mil inscritos no youtube (embaixadora feminina - cabelos lisos), Bruna Vieira com 1,3 mil inscritos no youtube (embaixadora feminina - cabelos cacheados), Yuli Balsak com 124.914 inscritos no youtube (embaixadora feminina - cabelos afro).

Concorrentes Com base nas pesquisas realizadas, os principais concorrentes do produto Salon Line Men são os produtos para cachos de linhas femininas, pois são poucos os produtos direcionados aos homens, o único concorrente direto encontrado foi o Dove Men+Care Creme para Pentear.

9


Existem marcas como Head & Shoulders, Natura que vem desenvolvendo produtos para o público masculino, mas esses produtos ainda são limitados tendo apenas shampoos 2 em 1 ou shampoos e condicionadores.

10

Na tabela abaixo é possível analisar algumas características de produtos que são concorrentes diretos e não diretos.

Produto

Dove Men+Care creme para pentear 200ml

Shampoo Head & Shoulders Proteção AntiQueda Men 400ml A Pomada QOD Barber Shop Walk 70gr Creme de pentear Crescenew 300ml

Preço

Caracteristicas

Este creme para pentear torna a estilização dos cabelos simples: o cabelo fica mais fácil de escovar e modelar; Sua formula de silicone ajuda a controlar o frizz; Ajuda a dar R$16,00 forma e a modelar os cabelos; Deixa os cabelos mais suave; Ajuda a dar resistencia a quebra dos cabelos; ajuda a reduzir o volume. Ajuda a previnir a queda de cabelo R$21,00 associada à caspa, elimina até 100% da caspa. Proporciona acabamento com efeito opaco e oferece fixação média para R$35,90 manter seus penteados alinhados. Além disso, tem fórmula resistente à umidade. Repara cabelos danificados, R$17,90 controlam o volume, dão flexibilidade.

10


3.2 MACROAMBIENTE Demográfico 11

Praça: São Paulo e Rio de Janeiro Foi usado como critério para a escolha dos bairros, maior concentração de moradores e público jovem. Dados demográficos da cidade de São Paulo

Prefeituras Regionais

Pinheiros

Distritos

População (2010)

Densidade Demográfica (Hab/km²)

Alto de Pinheiros

7,7

43.117

5.600

Itaim Bibi

9,9

92.570

9.351

Jardim Paulista

6,1

88.692

14.540

8

65.364

8.171

31,7

289.743

9.140

2,6

69.460

26.715

4

33.892

8,473

Cambuci

3,9

36.948

9.474

Consolação

3,7

57.365

15.504

Liberdade

3,7

69.092

18.674

República

2,3

56.981

24.774

Santa Cecília

3,9

83.717

21,466

2,1

23.651

11,262

TOTAL

26,2

431.106

16,454

Moema

9

83.368

9,263

Saúde

8,9

130.780

14,694

Vila Mariana

8,6

130.484

15,173

26,5

344.632

13,005

Pinheiros TOTAL Bela Vista Bom Retiro

Área (km²)

Vila Mariana TOTAL

11


Dados demográficos da cidade do Rio de Janeiro

Bairro Campo Grande Santa Cruz Bangu Realengo Jacarepaguá

População de jovens 68.629 55.420 53.001 37.646 37.129

12

Tecnológico Temos um público jovem e conectado, que o tempo todo está usando tecnologias como os androides, ios, tablets e notebooks. A Salon Line tem se preocupado com campanhas em plataformas para essas tecnologias, que conectam o público com a marca de forma rápida. A marca tem investido em televisões que passam teaser das campanhas, totens digitais nos PDV’s e mobiliário urbano interativo. Um bom investimento para ações de publicidade é dentro das salas de cinema, que sempre reúne um público jovem, conectado e que gosta de tecnologias como 3D, 4D, Imax, que traz uma nova experiencia de imagem e som.

Econômico Nos últimos anos, o setor de beleza masculina dobrou e deve continuar crescendo 7,1% ao ano até 2019, tornando-se o maior mercado do mundo na categoria, movimentando cerca de US$ 6,7 bilhões em vendas. No ano de 2015, o mercado de beleza masculina mostrava sua grandiosidade, quando movimentou cerca de R$ 20 bilhões na economia brasileira. O público masculino tem sido uma boa surpresa para o setor de men's care.

12


Sociocultural Os homens estão mais vaidosos, se preocupando com sua aparência, bem-estar e estilo. Essa mudança no comportamento masculino acarreta em uma procura maior desse público em clinicas de estética, academias, salão de beleza, barbearias, personal stylist, acompanhamento da saúde, procura de procedimentos de cuidados básicos na internet. O público masculino se mostra cada vez mais empenhado em seus cuidados pessoais. Além disso, os homens são clientes fiéis, que gastam mais quando gostam do serviço e indicam o estabelecimento com boas recomendações à família e aos amigos. Natural “#Tôdecachomen” é um produto totalmente vegano, que não utiliza nada de origem animal, os principais ingredientes são gengibre, limão e d-pantenol, o que é um diferencial entre os concorrentes que não possuem um produto totalmente natural. A marca também ressalta que o produto é livre de testes em animais, o que é um ponto positivo pois ainda há marcas de cosméticos que praticam maus tratos para testar a eficácia de seus produtos e esses tipos de técnicas são malvistas pela sociedade, provocando diversos escândalos e prejudicando a credibilidade da marca. É importante ressaltar em ações e campanhas de publicidade que o produto tem essas características, pois atrai um grupo de pessoas que não está acostumado a consumir produtos industrializados, justamente por não serem naturais e por possíveis testes que acarretariam em maus tratos aos animais, o público vegano.

13

13


Político-legal

14

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2015 MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

DIRETORIA COLEGIADA DOU de 11/02/2015 (nº 29, Seção 1, pág. 39)

Art. 1º - Fica aprovado o Regulamento Técnico que estabelece a definição, a classificação, os requisitos técnicos, de rotulagem e procedimento eletrônico para regularização de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes nos termos desta Resolução.

Art. 3º - Este Regulamento tem como objetivo atualizar os procedimentos necessários para a regularização de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes por meio da simplificação de processos que visa a melhoria da qualidade da informação e agilidade na análise.

Art. 7º - Ficam estabelecidos os requisitos para a rotulagem obrigatória geral para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, conforme o Anexo V desta Resolução.

Art. 10 - O detentor do produto deve possuir dados comprobatórios que atestem a qualidade, a segurança e a eficácia de seus produtos e a idoneidade dos respectivos dizeres de rotulagem, bem como os requisitos técnicos estabelecidos no Anexo III desta Resolução, os quais deverão ser apresentados aos órgãos de vigilância sanitária, sempre que solicitados ou durante as inspeções. Deve ainda garantir que o produto não constitui risco à saúde quando utilizado em conformidade com as instruções de uso e demais medidas constantes da embalagem de venda do produto durante o seu período de validade.

Parágrafo único - A empresa deverá anexar à transação o Termo de Responsabilidade, devidamente assinado pelo Responsável técnico e Representante legal da empresa, conforme Anexo VII. •

Art. 17 - A rotulagem dos produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes não deve conter indicações e menções terapêuticas, nem denominações e indicações que induzam a erro, engano ou confusão quanto à sua procedência, origem, composição, finalidade ou segurança.

14


4. FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA 15

Para o desenvolvimento do Projeto Criar, na disciplina Pesquisa de Mercado e Opinião, a agência desenvolveu a produção de pesquisa exploratória em duas fases, a saber: Fase 1, por meio do levantamento de dados secundários e, Fase 2, por meio de pesquisa qualitativa. A Fase 1 teve como objetivo trazer um breve panorama do mercado brasileiro no segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) com dados gerais desse mercado e dados específicos voltados ao segmento masculino, e a Fase 2 objetivou trazer dados sobre determinadas características dos potenciais consumidores do produto ou serviço escolhido pela agência, características retratadas por meio da apresentação de buyer persona. A seguir apresenta-se os dados obtidos na fase 1, por meio do levantamento de dados secundários. A Fase 2 se encontra no item 9. DADOS COLETADOS EM PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO.

Cenário do mercado brasileiro no segmento de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) O segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) é um dos que mais investem em pesquisas para identificar as transformações da sociedade e desenvolver produtos para atender às novas demandas. Os movimentos mais recentes do setor refletem diversas tendências verificadas aqui e também no exterior, como a maior preocupação das pessoas com o bem-estar; o crescente interesse dos homens pelos cuidados pessoais, com destaque para barba e bigode; a adoção de práticas mais sustentáveis; e a busca de economia por meio da compra de produtos em embalagens de tamanho família, especialmente em lojas de varejo que comercializam formatos típicos de atacado. Além disso, o segmento tem grande importância para o desenvolvimento econômico do Brasil, proporcionando benefícios que vão do efeito multiplicador do investimento à valorização profissional das mulheres.

15


O mercado de cosméticos masculinos abriu novos caminhos na indústria da beleza, e vem se transformando ao longo dos últimos anos. Em 2015, apenas 44% dos produtos anunciados eram novidade (os demais eram relançamentos). Em 2016, esse índice subiu para 83%.

16

Em 2016, segundo a Factor Kline, o setor atingiu o faturamento de vendas de US$4,5 bilhões, com taxa de crescimento superior a 3% nos últimos 5 anos (2011 a 2016). Os dados positivos são impulsionados por homens, cada vez mais, cientes da necessidade de cuidados pessoais com o corpo e a beleza. Um bom exemplo da ascensão do mercado masculino é o crescimento de barbearias, segmento que está a pleno vapor com abertura constante de novas lojas para atender um consumidor cada vez mais exigente.

Segundo o Relatório de Mudança nos Hábitos de Beleza 2017, realizado pela agência de inteligência de mercado Mintel, 20% dos brasileiros dizem estar usando mais produtos de tratamento para barba e bigode. Esse movimento se reflete no desenvolvimento de novos produtos pela indústria. O crescimento deste setor tem previsões ainda mais otimistas para um futuro próximo. De acordo com o Global Industry Analysts Inc, o mercado global masculino deve duplicar seu crescimento e valerá US$ 43,6 bilhões até 2020. As quatro empresas líderes deste segmento são Unilever, Procter & Gamble, Colgate-Palmolive e L’Oréal. Juntas, representam 50% do mercado.

Cenário do segmento masculino e, desejável, da categoria de produtos De acordo com números revelados pela Euromonitor International, empresa de pesquisa que monitora o setor de beleza em 80 países, o mercado brasileiro de cuidados pessoais para homens só tende a crescer. Nos últimos cinco anos, o setor de beleza masculina dobrou e deve continuar crescendo 7,1% ao ano até 2019, quando deve se tornar o maior mercado do mundo na categoria, movimentando US$ 6,7 bilhões em vendas. Já o atual maior mercado no segmento de beleza

16


masculina, os Estados Unidos, deverá movimentar US$ 6,4 bilhões em vendas em 2019, caindo para a segunda posição. Em 2015, o mercado de beleza masculina já dava indícios de sua grandiosidade, quando movimentou cerca de R$ 20 bilhões na economia brasileira. O público masculino tem sido uma boa surpresa para o setor de men's care. Os homens estão mais vaidosos e preocupados com marcas de expressão, redução de medidas abdominais e procedimentos de rejuvenescimento. São clientes fiéis, que gastam mais quando gostam do serviço e indicam o estabelecimento com boas recomendações à família e aos amigos. Já em 2016, mesmo com um ano ruim em vendas para o varejo, os produtos de beleza para os homens não saíram da lista de compras em 2016. Esse mercado movimentou cerca de R$ 19,6 bilhões em 2016, segundo dados da empresa de pesquisa Euromonitor International. É um crescimento acumulado de 14% ante a 2011, quando as compras destes produtos somaram R$ 10 bilhões. O ramo de barba, cabelo e bigode foram os que mais se destacaram. Atualmente, o Brasil está em quarto lugar em pesquisas de cosméticos a nível mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. E, de acordo com a FAPESP, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encontram-se entre as instituições científicas mais produtivas na pesquisa em cosméticos no mundo, ocupando, respectivamente, a 1ª e a 8ª colocação. Hoje, a indústria de beleza masculina brasileira emprega cerca de cinco milhões de pessoas. Essa demanda é causada pelo alto consumo de os cosméticos pela população per capta. No país, um terço dos MEIs (Microempreendedores Individuais) criados provém do segmento de beleza por meio da formalização de empreendimentos relacionados à beleza. Pesquisa do Instituto Qualibest realizada recentemente mostrou que 43% dos homens já se consideram vaidosos e 54% frequentam regularmente salões e barbearias. A Minds&Hearts, especializada em estudos comportamentais, entrevistou no primeiro semestre do ano passado 414

17

17


brasileiros de 16 a 59 anos, das classes A B e C, e descobriu que 45% deles buscam com frequência informações sobre tratamentos e cosméticos masculinos na internet ou em outros meios.

18

O fenômeno se reflete também na onda das barber shops, um tipo novo de barbearia que combina tratamentos modernos com um visual de antigamente e vem se espalhando pelo país. Elas estão resgatando um tipo de cliente que havia trocado as barbearias antigas, que ofereciam um leque limitado de produtos e serviços, pelos cabeleireiros unissex – muitas vezes o mesmo da esposa e dos filhos. Agora, ele quer um momento e local exclusivos e espera ser atendido por um profissional que entenda das tendências de moda, ofereça opções de cortes, conheça os cosméticos masculinos e dê conselhos para cuidar do cabelo e da barba. A ida ao barbeiro deixou de ser mera necessidade para se tornar um momento de prazer e cuidado pessoal. Segundo os especialistas, os homens trazem desejos e necessidades específicos em relação aos cuidados com a pele, a barba e o cabelo. São essas características que as indústrias enfatizam nos produtos destinados especialmente ao público masculino. A pele deles tende a ser mais oleosa pela presença maior de glândulas sebáceas, que respondem justamente à testosterona, hormônio masculino. De acordo com o analista sênior da Euromonitor, uma das principais diferenças do consumidor masculino, em relação às mulheres, é a busca por produtos que ofereçam praticidade e descompliquem sua rotina de cuidados. “Os homens dedicam menos tempo à aparência, compram menos produtos e esperam facilidade e conforto nos itens usados”, conta Elton Morimitsu. Enquanto as mulheres passam, em média, 42 minutos por dia cuidando do corpo, esse tempo se limita a 28 minutos no caso dos homens.

18


5. ANÁLISE SWOT FORÇAS

FRAQUEZAS

• A venda online, traz fácil acesso e

•. Não é fácil de ser encontrado em lojas

comodidade aos consumidores e

físicas, pois é voltado para consumidores

revendedores.

online, isso se torna uma fraqueza porque o

• Marca nacionalmente conhecida.

19

consumidor acaba comprando outros produtos semelhantes.

• Preço acessível para as classes A B e C. •. Há pouca divulgação sobre a linha #TôdecachoMen, que acarreta em pouca procura do produto pelo público.

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

• A desconstrução do padrão de beleza é

• Surgimento de novos produtos específicos

uma oportunidade porque os homens

para cabelos cacheados masculino em

começaram a assumir seus cachos e

outras marcas.

cabelos afros, fora dos padrões préestabelecidos.

• Mudanças de tendências no padrão de beleza é uma ameaça porque a partir disso

• A busca por cosméticos e produtos de

os homens podem não querer assumir seu

higiene e beleza masculinos aumentaram,

cabelo natural.

pois, os homens começaram a se preocupar mais com a estética e cuidados pessoais tornando um mercado vantajoso para investimentos.

18


• Não existem concorrentes diretos para o

20

produto, sendo uma oportunidade de fidelizar.

Como posso manter meus pontos fortes? Mantendo o preço acessível e aumentando a divulgação da linha, continuamos e reforçamos nossos pontos fortes, e assim aumentamos as vendas online e físicas.

Como posso melhorar meus pontos fracos? Ampliando a divulgação dos produtos e focando em uma distribuição mais ampla e de fácil acesso em lojas físicas.

Como posso evitar ou me proteger das ameaças? Inovando, criando novos produtos e novas linhas mais segmentadas de mercado. Estudando sempre a valorização das tendências de cabelos cacheados, baseados nos anseios dos possíveis públicos alvos.

Como aproveitar as oportunidades a meu favor? Utilizar da desconstrução do padrão de beleza que está em alta no momento, para ser uma marca pioneira e líder de vendas no mercado de produtos de higiene e beleza e cosméticos no segmento de cremes masculinos para cabelos cacheados, tendo em vista que é um público com poucas opções de compra, fidelizando clientes pois atualmente não tem concorrentes diretos.

19


6. PLANEJAMENTO DE MARKETING 21

6.1 PÚBLICO-ALVO O público alvo consiste em abordar o público masculino, homens com idade entre 18 e 45 anos. A campanha terá o foco em despertar a atenção do público masculino entre eles em especial homens que possuem em suas características cabelos ondulados, cacheados e crespos, homens que estão passando pelo processo de transição capilar, assumindo a identidade do seu cabelo. As classes abordadas serão homens das classes A e B, composto também por homens pertencentes a classe C em ascensão.

6.2 OBJETIVOS DE MARKETING O objetivo de Marketing proposto é gerar acesso de ‘’200.000‘’ visitantes diários no canal criado exclusivamente para a campanha no YouTube, um site de compartilhamento de vídeos, nos meses de agosto e setembro/2018. Em busca de uma maior divulgação do produto comunicacional (web serie), acarretando em um crescimento do público, e junto a afirmação do bem de consumo.

6.3 FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO A ferramenta de comunicação pensada pela nossa equipe é o YouTube, um site de compartilhamento de vídeos, onde será produzido o produto comunicacional (web serie), uma ferramenta de fácil acesso e grande capacidade de mídia e comunicação em âmbito mundial. Ferramenta previamente estudada e afirmada como forte no território brasileiro, atingindo todos os públicos, entre eles o nosso público alvo.

20


6.4 PRODUTO COMUNICACIONAL O produto comunicacional, consiste na criação de uma web serie, voltada para o público masculino, em especial o homem neossexual. Onde será apresentado o nosso bem de consumo. Resultados positivos demonstram que consumidor valoriza conteúdo e entretenimento de marcas.

6.4.1 PRODUTO Esclarecer, entreter e informar. As intenções são distintas, mas o objetivo o mesmo: gerar conteúdo para o cliente por meio de web série. “A forma de o consumidor encarar a propaganda muda a cada dia e muito rápido. E a web série é um jeito diferente de impactá-lo.

Nome web série: #SEMPREASSIM. Gênero: Cotidiano. Plataforma principal: Youtube. Plataformas de divulgação: Instagram, Facebook e TV (canal Multishow). Canal no Youtube: #Sempreassim Capítulos: 6 (seis) episódios. Trailer: duração de até um minuto. Exibição: Toda quarta feira as 20:00 no Canal criado apenas para esta campanha na plataforma principal. Divulgação: A teaser/chamada será lançada dia 15/08, que será a data de início da campanha lançada. Utilizaremos uma semana para a divulgação da série. Duração: O primeiro episódio vai ao ar dia: 22/08 e finaliza no dia 26/09. Sendo, um episódio por semana, com duração de 5 (cinco) minutos, totalizando seis semanas. Música de abertura: (Sempre assim - Jota Quest) Realização: Agência Fora da Caixa. Patrocínio: Salon Line / Tô de cachos. Elenco: Inha Macedo (Lutador) – Marcos Costa (publicitário) –William Lopes (engenheiro) – Lorenzo da Paz(criança) Gravação e Edição: Nádia Mota e Beatriz Costa. Colaboração: WLK engenharia. Embaixador: Jefferson Soares

21

22


Sinopse/Contexto

A rotina cansa, quase sempre a mesma coisa na semana e por mais que nos perguntemos o que pode ser mudado, acaba sendo sempre assim. O engenheiro, o lutador e o publicitário descobrem que o segredo está nos detalhes. Que sair da rotina e apostar naquilo que você realmente gosta pode trazer toda diferença que se espera para um dia tão rotineiro, afinal, nem todo dia precisa ser #SEMPREASSIM.

6.4.2 PREÇO O consumo do produto comunicacional estará disponível gratuitamente no canal criado exclusivamente para a campanha. Conteúdo disponível para acesso para inscritos e para os demais internautas na plataforma.

6.4.2.1 DESPESAS DA SÉRIE As despesas para a criação da série são: Locação de R$ 500,00 diária de equipamentos (luz, microfone, câmeras etc.) R$ 1.500,00, sendo três dias de gravação. Edição foi gasto R$ 1.000,00 por episódio. Num total de R$ 6.000,00, sendo seis episódios. Locação de três casas e um bar para cenário. R$ 5.000,00 por três dias de locação. Foi designado uma verba de R$ 40.000,00 para o elenco. Valor final de: R$ 52.000,00.

22

23


6.4.3 PRAÇA O acesso do produto comunicacional estabelecido será o site de compartilhamento de vídeos YouTube, uma rede com mais de 1 bilhão de visitas mensais, o Youtube hoje é um dos maiores buscadores online, ficando atrás apenas do Google. A rede social de vídeos entra também como parte importante da estratégia de produção de conteúdo da maioria das grandes empresas, e é terreno fértil para a proliferação de ideias e novidades em qualquer área. Estará disponível no canal criado apenas para a campanha a partir do dia 22/agosto e terá o seu término no dia 26/setembro de 2018.

6.4.4 PROMOÇÃO Demonstração de toda campanha nos itens 7. PLANEJAMENTO DE CAMPANHA e 8. CRIAÇÃO E PRODUÇÃO.

23

24


7. PLANEJAMENTO DE CAMPANHA 25

7.1 OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO ● Informar o consumidor sobre o produto comunicacional, explicando o porquê da utilização de Web série e das mídias, quais são seus diferenciais para que se construa uma imagem de moderna nas redes sociais. ● Persuadir o consumidor construindo a preferência no mercado das séries digitais, reforçando sobre nossos diferenciais e posicionamento da marca e da Web série: sem preconceitos em relação ao neossexual, “assumir os cachos”, “a importância de ser você”, “qual é a sua melhor versão” e “transforme-se em você”. Encorajando-o a despertar a curiosidade sobre a Web série já no teaser, mudando a percepção do consumidor em relação aos tipos de mídias que escolhemos. ● Lembrar o consumidor de que precisa assistir a Web série, onde ele poderá encontrar esse produto comunicacional e manter o produto na mente do consumidor (a marca e seus diferenciais).

7.2 OBJETIVOS DE CAMPANHA ● Aumentar em 15% as visitas dos consumidores nas nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube) até o final da campanha (setembro/2018). ● Aumentar de 27 interações de comentários no Youtube para 200 interações, interações de curtidas de média 6 mil para 150 mil curtidas no Instagram, avaliação das páginas (site e Youtube) e aumentar de 162 mil seguidores para 500 mil seguidores no Youtube até dia 30 de setembro de 2018. ● Alcançar mais patrocinadores para realizações de outras Web séries referentes à marca.

24


7.3 PRAÇA Inicialmente a campanha será lançada nas praças São Paulo (Pinheiros, Centro, Jardins, Vila Madalena e Vila Nova Conceição) e Rio de Janeiro (Campo Grande, Bangú, Realengo, Santa Cruz e Jacarepaguá). Onde se concentra o público alvo desta campanha. 7.4 PERÍODOS DA CAMPANHA A campanha terá a duração de dois meses: de 01 de agosto a 30 de setembro de 2018. Sendo no dia 15 de agosto a estreia da Web série.

7.5 ESTRATÉGICAS ● Publicidade. ● Marketing Direto. ●

Patrocínio.

● Merchandising Editorial. ● Relações públicas. ● Produção de conteúdo editorial. ● Marketing Digital ● Social Media

Na estratégia de campanha, usaremos os canais e veículos de comunicação para alcançar e levar uma mensagem geralmente persuasiva para nosso público, em busca também de relacionamento e interação. Investiremos em um evento ou atividade para a divulgação do produto, incluiremos o produto em obras de entretenimento (Web série). Criaremos ações para promover e preservar a boa imagem do produto e empresa junto aos seus públicos, também terão ações dentro do ambiente online (redes e mídias sociais) para que o público alvo tenha fácil acesso.

25

26


7.6 TÁTICAS ● Utilização de Youtube, Instagram e Facebook para divulgar a Web série. Postando no Youtube o teaser da Web série, anúncios de 5 segundos antes de outros vídeos e a postagem dos 5 episódios do dia 15 de agosto até o dia 30 de setembro. No Instagram serão postados conteúdos de divulgação no feed com informações sobre a Web série e na história que dá acesso direto ao vídeo postado no Youtube e será lançado um desafio entre os digitais influencers. ● Utilização das marcas que patrocinam a Web série em cenas da série e no patrocínio na ação “Salon Line Sobre Rodas”. ● Criação das ações: “Salon Line Sobre Rodas”, Desafio #vocedecachos e “Cachos sortudos”.

7.7 AÇÕES → AÇÃO 1 – “Salon Line Sobre Rodas” Será exposto um trailer com um salão de cabelereiro em que as pessoas poderão amostrar os produtos #todecachos men, os profissionais ensinarão às pessoas como utilizar e dar dicas. A comunicação do trailer será toda voltada para a Web série, onde terá também um telão passando o teaser da série. Está ação terá como objetivo a divulgação da Web série, informar os clientes sobre a marca e seus diferenciais, criando um relacionamento entre ambos: clientes e marca. Acontecerá em São Paulo na Av. Paulista e no Rio de Janeiro em Campo Grande, realizado pela Agência Fora da Caixa Comunicação, Salon Line e patrocinadores (Renault, Taif e Itaú), no dia 14 de agosto, um dia antes da estreia da Web série. Contrataremos um trailer onde será envolto por toda a comunicação da Web série, três cabelereiros, alugaremos cadeiras, espelhos, lavatórios, materiais de salão de beleza e telão para passar a série. Além de solicitarmos a Autorização para Evento junto a Prefeitura de São Paulo. As pessoas que estarão passando pela a Av. Paulista, entrarão no Salon Line sobre rodas e ganharão gratuitamente uma lavagem com o Shampoo e Condicionador #todecachos men e um tratamento capilar, após, será utilizado o creme para pentear #todecachos men. O profissional ensinará como utilizar e dará dicas de aplicação. Ao término do

26

27


processo, o cliente ganhará amostras do produto. O valor total gasto nesta ação foi de R$4.241,00 incluindo: aluguel do trailer (R$ 650,00), 3 Cabelereiros (R$ 160,00 unidade), 3 Cadeiras para Corte (R$ 300,00 unidade), 3 Lavabos (R$ 500,00 unidade), TV 32 Polegadas (R$ 1.000,00), 1 Sofá 1 Metro (R$ 350,00), 3 Poltronas Espera (R$ 120,00 unidade).

→ AÇÃO 2 - Desafio #vocedecachos Será lançado no Instagram o desafio #vocedecachos, para os internautas postarem uma foto criativa pela as ruas mostrando os cachos. A foto mais criativa ganhará uma viagem 5 dias para Nova York com a Salon Line. O resultado será anunciado no final do primeiro episódio da Web série. Esta ação tem como objetivo divulgar a série, para ampliar clientes para a marca, aumentar usuários no Instagram e criar um relacionamento entre eles e a série. Ocorrerá no Instagram da Salon Line, com realização da agência Fora da Caixa Comunicações e Salon Line com patrocínio da CVC. O lançamento do desafio será no dia 01 de Agosto e os usuários terão 15 dias para postar a foto. Postaremos no Instagram da Salon Line no feed a seguinte campanha: “Tá ligado que você pode ser quem quiser, quando e onde quiser, né? Porque para a tô de cacho o padrão não existe e quanto mais volume, melhor. E agora, a linha #todecacho quer #vocedecacho. Quem é #vocedecacho nas ruas? Te desafiamos a postar uma foto criativa pelas ruas mostrando todo flow dos seus cachos. Use a hashtag #vocedecacho e vamos mostrar todo esse poder! “ Os usuários postarão a foto durante 15 dias, e será encerrado no dia do lançamento do primeiro episódio da Web série. Teremos uma comissão de 3 pessoas da Salon Line para eleger a foto mais criativa, o usuário vencedor ganhará uma viagem de 5 dias para Nova York com tudo incluso e levará um acompanhante junto. O vencedor ao saber do resultado entrará em contato com a Salon Line, daremos as instruções e as datas para embarque. Entregaremos as passagens e teremos um guia para acompanha-lo do começo ao fim da viagem. O valor total para a realização

27

28


desta ação é de 7.722,00, incluindo: pacote Viagem Nova York com a CVC para 2 Pessoas 6 Dias e 5 Noites (R$ 5.122,00), valor alimentação (R$ 210,00 por dia para 1 pessoa), guia (R$ 98,00 diária).

29

→ AÇÃO 3 – “Cachos sortudos” Nas salas de cinema da Cinemark que passará o filme: “O Candidato Honesto 2 - O impeachment”, o teaser da Web série será passado antes do filme começar, no final do teaser será dito que embaixo das cadeiras dos espectadores tem cartões, o que pegar o cartão com a frase “#todecachosnaCinemark”, ganhará um kit da #todecachosmen. Tem como propósito a divulgação da série e para ampliar clientes para a marca. Ocorrerá nas salas de cinema do Cinemark de São Paulo e Rio de Janeiro que passarão o filme: “O Candidato Honesto 2- O ‘impeachment”, será realizado pela a Agência Fora da Caixa Comunicações, a Salon Line e patrocínio do Cinemark e tem como data o dia da estreia do filme “O Candidato Honesto 2- O impeachment” 2 de agosto de 2018. Entraremos em contato com o setor de Eventos do Cinemark para que possamos passar o teaser antes do filme e colocar os cartões embaixo das cadeiras. A pessoa sortuda que achar o cartão premiado entrará em contato conosco através do contato que está no cartão, para retirar o seu kit de produtos #todecachomen. O custo será do aluguel da sala para evento em São Paulo e Rio de Janeiro de 4.900,00 para cada sala.

28


8. CRIAÇÃO E PRODUÇÃO Optamos por aderir à 3 ações (como escrito no item 7.7 de Planejamento de Campanha), e que foram produzidas pela Agência visando a harmonia gráfica com intuito de atrair a atenção do possível consumidor em diversos âmbitos, no qual nosso público alvo se encontra e que foram previamente estudados para que as ações sejam efetivas beneficiando a marca.

→ AÇÃO 1 – “Salon Line Sobre Rodas” Fizemos com que o caminhão possuísse uma identidade visual clean, mas que remetesse claramente à identidade visual da linha #todecacho Men, contendo as cores neutras branco e cinza do background com textura de tijolos, remetendo à um conceito urban que a marca contém, e com as manchas que remete um despojado artístico e em azul turquesa, remetendo à jovialidade, criatividade e tranquilidade.

29

30


31

30


32

→ AÇÃO 2 - Desafio #vocedecachos Nesta ação, um dos embaixadores da Salon Line anuncia o desafio em um “publi-post” em seu instagram. A imagem utilizada dá ênfase ao produto.

31


→ AÇÃO 3 – Cachos sortudos Já nesta ação o mesmo estilo “urban” representado no produto, utilizamos no produto comunicacional Web série - #SEMPREASSIM, que será também impulsionada em salas de cinema (plano descrito no item 7.7 de Planejamento de Campanha).

9.

32

33


9. DADOS COLETADOS EM PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO

34

Introdução Fase 2 objetivou trazer dados sobre determinadas características dos potenciais consumidores do produto ou serviço escolhido pela agência, características retratadas por meio da apresentação de buyer persona. A seguir apresenta-se os dados obtidos na fase 2 por meio de pesquisas qualitativas.

9.1 Problemática de pesquisa: Para melhor compreender quem é o Cliente ideal para o produto "Tôdecacho Men" e o que ele necessita no segmento de HPPC, na categoria de cremes para cabelos, a agência propõe o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa que possibilite saber: Problema de pesquisa: Quais os perfis e percepções dos potenciais consumidores de cremes da linha “Tôdecacho Men” para cabelos cacheados, ondulados e crespos. As decisões estratégicas pós pesquisa serão: criar buyer personas que representem este cliente e com base na persona definir padrões para que se possa, além de lançar o produto "Tôdecacho Men" no mercado, posteriormente gerar conteúdos para atrair, converter, vender e fidelizar da forma mais eficiente este público-alvo.

9.2 Objetivo geral: Conhecer até 03 perfis de homens neossexuais que fazem uso de produtos do segmento de HPPC e de produto na categoria de cremes para cabelos cacheados, ondulados e crespos, para melhor entender suas percepções, necessidades e desejos e o potencial comportamento de compra desse tipo de produto.

33


9.3 Objetivos secundários

35

Identificar dados demográficos: Local de origem, idade, gênero, estado civil, formação e profissão. Identificar dados psicográficos e comportamentais: ✓ Atividades diárias do entrevistado, cotidiano.

✓ Valores e objetivos de vida: o que move essa pessoa, o que a motiva?

✓ Percepção do significado do produto em sua vida

✓ Atividades desenvolvidas relacionadas ao produto

✓ O problema que enfrenta/enfrentou em relação aos cabelos cacheados, ondulados e crespos, como o vivencia e o soluciona até então, quais os impeditivos e/ou obstáculos que costuma encontrar para solucionar tal problema ou para adquirir soluções para o caso. ✓ Fontes de informação às quais recorre no dia a dia (e que tipo de informações ainda não encontra, mas gostaria). Aqui explore os meios de comunicação que consome e quais seus hábitos de consumo de informação online.

34


9.4 Metodologia

36

Autorização de Uso de Imagem, Som de Voz e Nome Termo de Autorização Participação em Pesquisa Acadêmica para o Projeto Criar com Direito de Uso de Imagem e Som Eu, abaixo assinado e identificado, concordo em participar de pesquisa experimental para fins restritos ao exercício teórico-prático de acadêmicos do Curso de Publicidade e Propaganda, na disciplina Pesquisa de Mercado e Opinião, voltado ao desenvolvimento do Projeto Criar. Para tal exercício, autorizo a captação do som da minha voz e de minha imagem por mim revelados em entrevista pessoal concedida aos alunos com a finalidade de ilustrar o citado exercício acadêmico dos alunos da Agência Fora da Caixa, Turma 3°D, Campus Anália Franco, a ser objeto do Projeto acadêmico Criar, na fase de pesquisa de mercado e opinião. A presente autorização abrange a exposição dos dados do Projeto tanto em via impressa quanto em via digital que poderá ser veiculada via internet (blog, sites, YouTube e outros) sem qualquer forma de ônus tanto para a minha pessoa quanto para algum dos alunos envolvidos na produção do citado projeto acadêmico. Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos a minha imagem e/ou som de voz, ou a qualquer outro, e assino a presente autorização. São Paulo, ____ de __________ 2018.

___________________________________________ Assinatura do entrevistado Nome: Endereço: RG Nº: CPF Nº: E-mail:

35


9.5 Amostragem

Foi feito a pesquisa com 12 indivíduos que são consumidores do produto “Tôdecacho Men”, contendo moradores da cidade de São Paulo. A pesquisa colaborou a definir os perfis dos usuários do produto.

• Homem de 18 a 22 anos, solteiro, morador de São Paulo, mora com os pais, estuda se preparando para o vestibular, exerce atividade remunerada, com os cabelos ondulados (04).

• Homem de 25 a 29 anos, solteiro, sem filhos, morador de São Paulo, estuda e trabalha com os cabelos crespos (04).

• Homem de 30 a 33 anos, casado, com filha, morador de São Paulo, não estuda e trabalha, com os cabelos cacheados (04).

A seguir apresentam-se as buyer personas construídas a partir dos dados da pesquisa dos dados demográficos, psicográficos e de consumo. A amostra das personas se encontram no Item 11. ANEXOS.

36

37


10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

WEBSITES SALON LINE Título Website: Sobre Nós - Salon Line Autor: (VIRTUAL, 2018) Bibliografia: VIRTUAL, M. Sobre Nós - Salon Line. Disponível em: <https://www.salonline.com.br/sobrenos/>. Acesso em: 11 abr. 2018. ‘ EXAME Título Website: ("Segundo dados, mercado de beleza masculina movimentou cerca de R$ 19,6 bilhões em 2016", 2018) Bibliografia: Segundo dados, mercado de beleza masculina movimentou cerca de R$ 19,6 bilhões em 2016. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/segundo-dados-mercado-de-belezamasculina-movimentou-cerca-de-r-196-bilhoes-em-2016-shtml/>. Acesso em: 11 abr. 2018. PFARMA Título website: Anvisa atualiza normas para cosméticos – Pfarma Autor: Fábio Reis Bibliografia: REIS, F. Anvisa atualiza normas para cosméticos - Pfarma. Disponível em: <http://pfarma.com.br/noticia-setor-farmaceutico/legislacao-farmaceutica/1939-anvisa-atualiza-normaspara-cosmeticos.html>. Acesso em: 16 abr. 2018.

ENCONTRA RIO Título Website: Encontra Rio de Janeiro | Guia de bairros Rio de Janeiro e cidades RJ Texto: (RIO, 2018) Bibliografia: RIO, E. Encontra Rio de Janeiro | Guia de bairros Rio de Janeiro e cidades RJ. Disponível em: <http://www.encontrariodejaneiro.com.br>. Acesso em: 21 abr. 2018. SÃO PAULO PREFEITURA Título Website: Dados demográficos dos distritos pertencentes às Prefeituras Regionais | Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais | Prefeitura da Cidade de São Paulo Texto: (SÃO PAULO, 2018) Bibliografia: SÃO PAULO, P. Dados demográficos dos distritos pertencentes às Prefeituras Regionais | Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais | Prefeitura da Cidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/subprefeituras/dados_demograficos/index.ph p?p=12758>. Acesso em: 21 abr. 2018.

38


ZAP IMOVEIS Título Website: Bairros mais badalados de São Paulo: veja quais são Texto: (ZAP, 2018) Bibliografia: ZAP, I. Bairros mais badalados de São Paulo: veja quais são. Disponível em: <https://revista.zapimoveis.com.br/saiba-quais-sao-os-bairros-mais-badalados-de-sao-paulo/>. Acesso em: 25 abr. 2018.

BAIRROS COM MAIS JOVENS EM RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO | LISTA DOS 10 BAIRROS MAIS JOVENS RIO DE JANEIRO Texto: ("Bairros com mais jovens em Rio de Janeiro - Rio de Janeiro | Lista dos 10 bairros mais jovens Rio de Janeiro", [s.d.]) Bibliografia: Bairros com mais jovens em Rio de Janeiro - Rio de Janeiro | Lista dos 10 bairros mais jovens Rio de Janeiro. Disponível em: <http://populacao.net.br/bairros-com-mais-jovens-rio-dejaneiro_rj.html>. Acesso em: 21 abr. 2018. O GLOBO Título Website: Os cinco maiores bairros do Rio Texto: (O, GLOBO [s.d.]) Bibliografia: O, G. Os cinco maiores bairros do Rio. Disponível em: <http://infograficos.oglobo.globo.com/rio/os-cinco-maiores-bairros-do-rio/tijuca-20996.html>. Acesso em: 21 abr. 2018. DOVE Título Website: Creme para Pentear para Homens Texto: (DOVE, [s.d.]) Bibliografia: DOVE. Creme para Pentear para Homens. Disponível em: <http://www.dove.com/br/mencare/cuidado-para-os-cabelos/creme-para-pentear.html>. Acesso em: 31/03/2018.

EXAME Título Website: Segundo ABIHPEC, setor de higiene fatura mais de R$ 100 bi Texto: (EXAME, 2018) Bibliografia: EXAME. Segundo ABIHPEC, setor de higiene fatura mais de R$ 100 bi. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/segundo-abihpec-setor-de-higiene-fatura-mais-de-r-100-bishtml/>. Acesso em: 31 mar. 2018.

39


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDUSTRIA DE HIGIENE PESSOAL PERFUMARIA E COSMETICOS Título Website: Panorama do Setor 2017 Texto: (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDUSTRIA DE HIGIENE PESSOAL PERFUMARIA E COSMETICOS, 2017) Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDUSTRIA DE HIGIENE PESSOAL PERFUMARIA E COSMETICOS. | Panorama do Setor 2017. Disponível em: <https://abihpec.org.br/publicacao/panoramado-setor-2017/>. Acesso em: 31 mar. 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDUSTRIA DE HIGIENE PESSOAL PERFUMARIA E COSMETICOS Título Website: Setor de cosméticos e higiene pessoal cresce 2,8, mas segue pessimista Texto: (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDUSTRIA DE HIGIENE PESSOAL PERFUMARIA E COSMETICOS, 2018) Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDUSTRIA DE HIGIENE PESSOAL PERFUMARIA E COSMETICOS. | Setor de cosméticos e higiene pessoal cresce 2,8, mas segue pessimista. Disponível em: <https://abihpec.org.br/2018/03/setor-de-cosmeticos-e-higiene-pessoal-cresce-28-mas-seguepessimista/>. Acesso em: 31 jun. 2018.

ESTADÃO Título Website: Benefícios e tendências do segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos Texto: (ESTADÃO, 2016) Bibliografia: ESTADÃO. Benefícios e tendências do segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Disponível em: <http://patrocinados.estadao.com.br/abihpec/2017/07/31/beneficios-etendencias-do-segmento-de-higiene-pessoal-perfumaria-e-cosmeticos/>. Acesso em: 31 mar. 2018.

TERRA Título Website: Segundo dados, mercado de beleza masculina movimentou cerca de R$ 19,6 bilhões em 2016 Texto: (TERRA, 2017) Bibliografia: TERRA. Segundo dados, mercado de beleza masculina movimentou cerca de R$ 19,6 bilhões em 2016. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/dino/segundo-dados-mercado-debeleza-masculina-movimentou-cerca-de-r-196-bilhoes-em2016,9bd304485b0488fa8e189d2d122d4c9d1c300y23.html>. Acesso em: 31 mar. 2018.

LILIAN PACCE Título Website: 26 xampus pra cuidar do cabelo masculino - Lilian Pacce Texto: (LILIAN PACCE, 2015) Bibliografia: LILIAN PACCE. 26 xampus pra cuidar do cabelo masculino - Lilian Pacce. Disponível em: <https://www.lilianpacce.com.br/beleza/26-xampus-pra-cuidar-do-cabelo-masculino/>.

40


SUPERVAREJO Título Website: Eles também podem. - SuperVarejo Texto: (SUPER VAREJO, 2015) Bibliografia: SUPER VAREJO. Eles também podem. - SuperVarejo. Disponível em: <http://www.supervarejo.com.br/eles-tambem-podem/>.

TURISMO E EVENTOS Título Website: HAIR BRASIL 2017 – Homens assumem vaidade e mercado de beleza cresce com barbearias e cosméticos Texto: (TURISMO E EVENTOS, 2015) Bibliografia: TURISMO E EVENTOS. HAIR BRASIL 2017 – Homens assumem vaidade e mercado de beleza cresce com barbearias e cosméticos. Disponível em: <http://www.jornalturismoeeventos.com.br/2017/04/24/hair-brasil-2017-homens-assumem-vaidade-emercado-de-beleza-cresce-com-barbearias-e-cosmeticos/>. Acesso em: 31 mar. 2018.

ESTADAO Título Website: Mercado masculino avança 94% em 5 anos Texto: (ESTADAO, 2017) Bibliografia: ESTADAO. Mercado masculino avança 94% em 5 anos. Disponível em: <http://patrocinados.estadao.com.br/abihpec/2017/10/24/mercado-masculino-de-cuidados-pessoaisavanca-94-em-5-anos/>. EXPERTS, 5. Título Website: Como criar Buyer Persona? Passo a passo rápido e fácil Texto: (EXPERTS, [s.d.]) Bibliografia: EXPERTS, 5. Como criar Buyer Persona? Passo a passo rápido e fácil. Disponível em: <http://5seleto.com.br/como-criar-buyer-persona-passo-a-passo-rapido-e-facil-para-criar-personas/>.

BUYER PERSONAS Título Website: Crie Sua Persona - Gerador de Buyer Personas Texto: (BUYER PERSONAS, [s.d.]) Bibliografia: BUYER PERSONAS. Crie Sua Persona - Gerador de Buyer Personas. Disponível em: <http://www.criesuapersona.com.br/index.php>.

41


11. ANEXOS 42

WEB SÉRIE

Capítulo 1 – O ENGENHEIRO.

Cena 1: William é engenheiro e também, pai solteiro. Seu filho o tem como referencial. A ligação dos dois é vista na cena, onde os dois acordam, se arrumam e saem juntos. William para o trabalho e Lorenzo para a escola.


Capítulo 2 – O PUBLICITÁRIO.

43

Cena 1: Marcos é publicitário e está trabalhando com a linha Tô de cachos e é Diretor de Arte. O mesmo encontrava dificuldades em sua criação, busca criatividade de diversas formas. Na cena, Marcos trabalha de casa, de forma “light” e usa a linha Tô de cachos, mas não a linha men e sim a linha que a irmã usa.

Capitulo 3 – O TREINADOR FÍSICO


Cena 1: Inha Macedo é Treinador físico. Adepto a vida saudável, treina todos os dias. Ele não é ligado á beleza e todas as coisas de beleza. Antes de sair de casa, tem uma discussão com a namorada, o que afeta seu dia e seu humor. 44

Capitulo 4 – A ROTINA.

Cena 1: Em seu escritório, acaba se estressando como sempre. Seus projetos precisam ser entregues e vez ou outra acabam ocorrendo alguns problemas nas obras. Em meio ao dia, ele recebe uma ligação, onde falam que ele e a banda ao qual faz parte vão tocar no bar que se localiza em seu bairro. O dia dele é quase sempre assim.


45

Cena 2: Depois de buscar criatividade para um dos trabalhos, VĂŞ em seu quadro de avisos que as 20hs tem reuniĂŁo com Jefferson (embaixador da linha TĂ´ de cachos) para fecharem para o novo comercial da linha. Ele sai de cena rumo ao encontro marcado. Por ser uma rotina, seu dia acaba sendo quase sempre essa correria.


46

Cena 3: Assim que chega em casa, depois de um dia repleto de sessĂľes e corridas de sempre, Inha recebe mensagem de sua namorada para se reconciliarem e a mesma pede para que os dois se encontrem no bar que fica no bairro.


Capitulo 5 – A PROPOSTA

47

O lutador na academia desconta a raiva que ele está pela briga e por seus pensamentos ”Será que vão terminar o namoro” O engenheiro visitando uma obra, Publicitário no telefone. Reclama de toda a rotina que eles vivem e das coisas, e entra na cena de “todo dia ser sempre assim” quando recebem a proposta, eles recebem a notícia no celular.


Capitulo 6 – Que bom que todo dia, vai ser sempre assim.

48

Cena 1: As histórias se ligam. O engenheiro toca guitarra com a banda antiga num bar próximo ao prédio, O lutador marca um encontro com a namorada no bar e o publicitário marca com um cliente no bar para fechar o negócio. Todos felizes por esse dia ser assim.

Cena 2: Engenheiro que é apaixonado pela música, inicia o episódio cantando a música que dá título à série “SEMPRE ASSIM – JOTA QUEST”. Ele está tocando no palco do bar com sua banda.


49

Cena 3: O publicitário que é paixão pelo seu trabalho, embora muito cansativo, leva uma vida leve e trás isso para seu lado profissional, levando o embaixador da marca para um lugar descontraído para fechar negócio sobre a nova propaganda da linha Tô de cachos Men; O cliente é um dos embaixadores da marca patrocinadora.

Cena 4: O lutador, embora apaixonado por seu corpo e vida saudável, tem como verdadeira paixão, sua namorada. E no bar, os dois fazem as pazes e curtem a noite juntos.


Empresa parceira na web série: WKL ENGENHARIA

Estrela parceira na web série: Jefferson Soares (Embaixador Tô de cachos)

50


Apresentação dos buyer personas sobre os dados coletados do item 9. DADOS COLETADOS EM PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO, item 2.5 - Amostragem. Dados coletados por meio de pesquisas qualitativas. RODRIGO VITOR

DEMOGRAFIA Rodrigo é um homem de 18 anos, heterossexual vaidoso. É solteiro e mora no bairro de São Mateus, São Paulo. Rodrigo atualmente não exerce nenhuma profissão, seu momento é focar nos estudos e passar no vestibular, quer estudar música, porém exerce atividade remunerada dando algumas aulas de bateria e violão, Rodrigo é um belo musicista. Seus hobbies são assistir séries, jogar futebol, reunir na casa de amigos, tocar e ama ir à praia. Sua filosofia de vida é o que o esforço bem aplicado sempre trará bons resultados, empenho recompensa mais do que talento. Rodrigo é um jovem que não abre mão de seus cuidados pessoais pois este está na fase de interesses amorosos e seu cuidado é o que vai ditar o seu sucesso nessa área, é importante estar com o cabelo sempre bem visto e que chame atenção de uma forma positiva, pois sua imagem é seu cartão de visita.

51


RELAÇÃO COM OS CABELOS Rodrigo Mateus desde seus 13 anos é preocupado com seus cabelos ondulados, para ele, são o charme e a identidade dele, na fase atual a qual vive e o meio que convive, os cabelos são muito importantes na ajuda com seus relacionamentos, sejam amorosos ou sociais, pois o cabelo é algo que fica evidente, um cabelo bonito, que chame a atenção de forma positiva, ajuda a passar uma boa imagem e também o deixa mais bonito, dentre seus amigos, Rodrigo é um dos poucos que tem cabelos ondulados e os exibe com orgulho, pois isto é o que marca seu diferencial. FDFDFDFDFD HÁBITOS E CUIDADOS COM O CABELO Rodrigo diz que, gosta muito de seu cabelo e se encontra satisfeito com os cuidados com seus cabelos, seu maior problema é com os fios rebeldes, que não facilitam seu processo de arrumação, o creme “Tô de Cacho” o ajuda nesses momentos de dificuldade, ajudando a dar um formato desejado e também dando brilho e volume aos seus cabelos ondulados.

CONSUMO DE INFORMAÇÕES Rodrigo é um usuário assíduo das redes sociais, conheceu o produto pesquisando na internet sobre as melhores marcas e produtos oferecidos no mercado, sendo mais preciso, seu contato foi pesquisando sobre cabelos ondulados no YouTube, onde gostaria de ver o que estava em alta no segmento de cabelos cacheados, através de influenciadores digitais e até pelo próprio canal do YouTube da Saloon Line, Rodrigo obteve conhecimento sobre o produto, também obteve mais conhecimento pela rede social Instagram da Saloon Line (marca da linha “Tô de Cacho”).

52


THIAGO RUFINO

53

DEMOGRAFIA Thiago é um homem de 27 anos, homossexual, seu cabelo é um de suas maiores paixões. Mora no bairro da Mooca em São Paulo, estudante da USP, trabalha como coaching. Thiago tem uma vida bastante agitada e mesmo com tanta correria, tenta realizar suas atividades pessoais, tem como hobbies, boas leituras, filmes, bar com os amigos e estudar sobre política. Pensa que na vida não existe padrões ou papéis, mas que todos devemos ser sinceros e saber que o certo e errado somos nos quem fazemos, mas claro, com muita ética e respeito. Thiago usa o produto para poder deixar seu cabelo o mais bonito e apresentável o possível, já que sai às 07h da manhã e volta 23h, estar com o cabelo bom o ajuda a ficar bem, o deixa satisfeito e com a autoestima necessária para encarar as tarefas diárias com mais vigor e também sabe que os ambientes os quais passa e pelo trabalho que exercem, estar bem pode ser a chave do bom negócio.

HABITOS E CUIDADOS COM O CABELO Thiago gosta muito de seu cabelo, não encontra muito problemas em fazer esforços para manter tudo em ordem, lava e passa cremes em seus cabelos todos os dias, sente prazer em estar bem e seu cabelo é o resultado e uma peça que o ajuda a encontrar satisfação e realização em todos os aspectos de sua vida. O produto ajudou Thiago a resolver o problema quanto à volume de seus cabelos, por algumas vezes ao acordar seu cabelo não se encontrava no volume desejado, o creme “Tô de Cachos” ajudou-o a resolver esse problema, permitindo que ao usar, pudesse alcançar o formato e resultado que desejara.


RELAÇÃO COM OS CABELOS Thiago tem uma relação de muitos cuidados com seu cabelo, acha seus cabelos crespos seu charme e que revelam um pouco sobre sua identidade, aonde vai leva um creme para poder manter seus cabelos chamativos e bem vistos ao longo do dia, para Thiago cuidar dos cabelos não é uma tarefa trabalhosa, mas sim prazerosa, estar com eles bonitos e de forma que agrade, traz muitos benefícios, o deixando mais animado, com uma autoestima melhor, coisa necessária já que trabalha com o público e seu cabelo geralmente dita como será seu dia, então quando de maneira nenhuma o consegue arrumar, sabe que o dia será um daqueles.

CONSUMO DE INFORMAÇÕES Thiago Conheceu a marca através da conversa com amigos e revistas, antes não havia tido contato, já que há pouco divulgação do produto, o uso de conhecidos lhe deu confiança para começar a usar o creme em seu cabelo, houve também o contato com o produto através de anúncios em revistas de moda masculina, onde havia informações com o site e redes sociais da linha “Tô de Cacho”, Thiago pôde saber mais sobre a empresa e produto quando consultou o Facebook e Instagram.

54


PAULO MARCEL

55

DEMOGRAFIA Paulo Marcel tem 32 anos, heterossexual, casado, uma filha, morador e amante da cidade de São Paulo. Paulo é um homem de família, que gosta de estar próximo às pessoas que ama, trabalha numa empresa de cobranças, terminou seus estudos, mas ama fazer cursos voltados a sua paixão, pintura, Paulo tem a pintura como seu hobbie predileto, mas também é um ótimo cantor, ama viajar com sua esposa e filha, curtir as maravilhas que a natureza oferece. Paulo ama seus cabelos longos e encaracolados. Sua filosofia de vida é que tudo que plantamos, vamos colher, isso serve para qualquer coisa na vida. Sobre o quesito beleza, para Paulo que lhe importa é se sentir bem consigo mesmo e não mostrar que está bem a todos.

RELAÇÃO COM OS CABELOS Thiago tem uma relação de muitos cuidados com seu cabelo, aonde vai leva um creme para poder manter seus cabelos chamativos e belos perante todos, para Thiago cuidar dos cabelos não é uma tarefa trabalhosa, mas sim prazerosa, estar com eles bonitos e de forma que agrade, traz muitos benefícios, o deixando mais animado, com uma autoestima melhor, coisa necessária já que trabalha com o público e seu cabelo geralmente dita como será seu dia, então quando de maneira nenhuma o consegue arrumar, sabe que o dia será um daqueles.


HABITOS E CUIDADOS COM O CABELO Paulo curte seus cabelos ao vento, gosta de algo mais natural, usa o produto de forma modelada, de forma que venha ser um acrescentador na naturalidade, para ele, o ponto forte do produto e poder dar um volume desejado aos seus cabelos, deixando que assim que mesmo que com aspecto bagunçado, fique bem, combine com a personalidade dele, que gosta de ver livre e diferente. Paulo gosta do produto “Tô de Cacho” pois o creme lhe permite modelar seus cabelos sem que percam o aspecto natural, este que é um de seus maiores problemas, pois outros produtos às vezes tiravam o aspecto natural do cabelo, deixavam meio molhados ou um pouco mais pesados, encontrou na linha “Tô de Cacho” o aspecto que deseja.

CONSUMO DE INFORMAÇÕES Como Paulo é um pouco mais velho, teve contato com a marca e produto nas perfumarias, gosta de conversar, então perguntou a vendedora se ela poderia lhe recomendar algum produto. Paulo é o consumidor que gosta de se fidelizar a marca, conhecendo essa, hoje ele a divulga para todos que pode. Também buscou conhecer mais sobre a marca quando a descobriu, através do site da empresa, onde há uma página que fala sobre a linha “Tô de Cacho” e também viu o canal da Saloon Line no Youtube, onde há uma parte que fala sobre cabelos cacheados.

56


CONCLUSÃO O trabalho contempla todo planejamento de campanha, todos os dados e estudos que foram levantados para as tomadas de decisão e escolha das melhores ações e estratégias para conseguirmos de forma efetiva divulgar nosso produto comunicacional, o produto do cliente, assim como sua visão e valores. Através de pesquisa foi possível identificar os consumidores da marca, os motivos comprarem e quais os diferenciais, podendo também achar formas de atrair novos consumidores. Foi possível também ver quais são as oportunidades de mercado, quais pontos precisam ser melhorados, os pontos fortes e fracos que a marcam tem e como resolve-los, com base em pesquisa foi possível assim, através deste documento mostrar todas as tomadas de decisões e porque foram tomadas, como, quanto e quando o trabalho será aplicado. Visando sempre de forma transparente demonstrar qual o melhor caminho a ser seguido, buscando atingir os objetivos o cumprir com nosso papel de comunicadores.

57


Projeto Criar - SEMPRE ASSIM - Tô de Cachos  

E-book do produto comunicacional do produto "tôdecacho Men" da marca Saloon Line!

Projeto Criar - SEMPRE ASSIM - Tô de Cachos  

E-book do produto comunicacional do produto "tôdecacho Men" da marca Saloon Line!

Advertisement