Issuu on Google+

TUTORIAL DE CONFIGURAÇÃO DO SERVIÇO DE E-MAIL INSTITUCIONAL

Equipa PTE Ano Lectivo: 2010/2011


Equipa PTE

1. E-mail O E-mail, também conhecido por correio electrónico, possibilita o envio e a recepção de mensagens electrónicas por computador para utilizadores da Internet desde que, tanto o emissor e o receptor possuam um endereço electrónico.

O Agrupamento de Escola de Nelas pretende assim privilegiar a comunicação por E-mail com ferramenta indispensável para troca de informação e partilha de recursos. Através do E-mail, que lhe foi criado, serlhe-á enviada informação relativa a:       

Calendarização de reuniões; Horários; Legislação; Actividades a desenvolver no agrupamento; Concursos; Recibos de vencimentos; Outras informações consideradas relevantes.

O fornecedor de serviços, adoptado pelo agrupamento, para a gestão de E-mail é o Google Apps, sendo o interface é semelhante ao do Gmail. Aceda ao site do Agrupamento da Escola Secundária. Para isso basta escrever o endereço da escola pretendida:  EB 2,3 Dr. Fortunato de Almeida - http://www.aefa.edu.pt/  Escola Secundária de Nelas - http://www.esb3-nelas.edu.pt/

Ao clicar em SERVIÇO DE EMAIL irá abrir a seguinte janela:

Insira as informações da conta de utilizador que lhe foram fornecidas e clique em Iniciar Sessão, após solicitação do sistema ser-lhe-á pedida uma alteração da palavra-passe. Página | 2


Equipa PTE

Alguma sugestão para configurar a sua nova conta de correio electrónico: 1.1Como alterar a sua palavra-passe

Aceda à sua conta e de seguida clique em Definições

Aparece a seguinte janela. Clique no separador Contas

Clique em Definições da Conta do Google

Clique em Alterar palavra-passe

Escreva a Palavra-passe actual e depois defina a Nova palavra-passe. No final clique em Guardar

Página | 3


Equipa PTE

1.2 Como encaminhar as mensagens do Email Institucional para o Email Particular:

Ainda na janela Definições clique em Encaminhamento e POP/IMAP

Na secção de Encaminhamento deve clicar em “Adicione um endereço de reencaminhamento”

Na caixa endereço para encaminhamento de email, deve introduzir o endereço para onde quer que as mensagens sejam reencaminhadas e clique em Seguinte. Irá aparecer-lhe a seguinte janela (Foi enviado um código de confirmação para validar a autorização) Clique em OK . De seguida ser-lhe-á enviado uma mensagem para o endereço de correio electrónico indicado. Entre no seu Email Particular. Como pode reparar, deverá ter recebido um e-mail com o código de confirmação.

Digite ou copie o código de confirmação e clique em Validar

Página | 4


Equipa PTE

Na caixa imediatamente a seguir poderá escolher entre guardar uma cópia da mensagem reencaminhada, na caixa de entrada da conta institucional; marcar a cópia da mensagem, como lida; arquivar uma cópia da mensagem reencaminhada, na conta institucional (a mensagem sai da caixa de entrada e passa a estar acessível na pasta Todos os emails); ou simplesmente eliminar a mensagem da conta institucional depois de esta ser reencaminhada.

No final clique em Guardar Alterações.

1.3 Para obter correio de outras contas

Ainda na janela Definições clique em Contas e clique na opção Adicione uma conta de correio que possua.

Na caixa endereço de e-mail, deve introduzir o endereço de onde quer que as suas mensagens sejam reencaminhadas e clique em Passo Seguinte.

Introduza o Nome de utilizador, a respectiva Palavra-passe. Servidor POP: pop.gmail.com Porta: 995. Selecciona as opções que pretender e clique em Adicionar Conta. Página | 5


Equipa PTE

Se pretender obter correio do domínio aefa.edu.pt Nome do utilizador: nome.apelido@aefa.edu.pt Palavra-passe: palavra-passe do email aefa.edu.pt Servidor POP: pop.gmail.com Porta: 995 Selecciona as opções que pretender e clique em Adicionar Conta.

Clique em Sim, quero poder enviar correio como … e clique em Passo Seguinte. Ou Clique Não se apenas quiser receber correio de outra conta.

Se no passo anterior clicou Sim, quero poder enviar…; irá aparecer-lhe a seguinte janela. Clique em Passo Seguinte.

De seguida ser-lhe-á enviado uma mensagem para o endereço de correio electrónico indicado. Clique em Enviar verificação.

Insira o código de confirmação e de seguida clique em Verificar.

Página | 6


Equipa PTE

1.4 Se possuir um Email no Hotmail, pode ainda utilizá-lo para descarregar todos os Emails da conta institucional: Aceda ao seu Email da Hotmail e clique em Opções  Mais opções, que se situa no canto superior direito da janela.

Dentro das Opções do Hotmail deve escolher Gerir a sua conta e posteriormente Enviar/receber correio electrónico de outras contas.

Na opção Pode receber correio destas contas (Pode obter todas as mensagens num único local adicionando aqui as contas de correio electrónico. Não necessitam de estar preparadas para POP, mas verificaremos cada situação); clique

em Adicionar uma conta de correio electrónico. Introduza o Endereço de Correio Electrónico, Nome de utilizador POP3: <nome de utilizador>@aenelas.edu.pt Palavra-passe: introduza a palavra-passe do seu email institucional Servidor de recepção de correio: pop.gmail.com Porta: 995 Depois de preencher todos os campos deve clicar no botão Seguinte; deve seguir todos os passos que lhe forem indicados até à conclusão desta operação de encaminhamento dos emails.

Página | 7


Equipa PTE

Clique numa das opções e no final clique em Guardar

1.5 Como configurar o Outlook para usar a conta institucional: Esta opção utiliza o protocolo POP. É Necessário efectuar duas operações distintas: 1º. Configurar a conta para permitir o acesso através do protocolo POP, 2º. Configurar o programa de emails para receber e enviar mensagens utilizando esta conta. 1.5.1 Configurar a conta (do Email Institucional) para permitir o acesso através do protocolo POP. Aceda à sua conta de Email usando o endereço http://mail.google.com/a/aenelas. edu.pt Clique em Definições  Encaminhamento e POP/IMAP  Seleccione Activar o POP para todo o correio ou Activar o POP para o correio que chegarem a partir de agora. Defina a acção que pretende que as mensagens da conta institucional executem depois de serem acedidas via POP. As opções são: guardar uma cópia da mensagem na caixa de entrada, marcar a cópia de correio como lida, arquivar a mensagem ou simplesmente eliminar a mensagem. Recomendamos que escolha "arquivar a mensagem", para que as mensagens estejam sempre acessíveis via webmail. Clique em Guardar alterações.

Página | 8


Equipa PTE

1.5.2 Configurar o programa de emails para receber e enviar mensagens utilizando a conta institucional.

Aceda ao Outlook e preencha os seguintes campos: Não se esqueça de seleccionar a opção: Configurar manualmente as definições do servidor ou tipos de servidor adicionais. Clique em Seguinte. Irá aparecer-lhe a seguinte janela. Clique em Seguinte.

As configurações que deve utilizar são as seguintes: Endereço de email completo: <nome de utilizador>@aenelas.edu.pt Servidor de email de entrada POP3: pop.gmail.com Servidor de emails de saída (SMTP): smtp.gmail.com Nome de Utilizador, ou nome da conta: utilize sempre o endereço completo <nome de utilizador>@aenelas.edu.pt No final clique em Mais definições…

Irá aparecer-lhe a seguinte janela, clique no separador Servidor de envio e seleccione a opção O meu servidor de envio (SMTP) requer autenticação.

Página | 9


Equipa PTE

De seguida seleccione o separador Avançadas. Nas opções do servidor de recepção (POP3) deve escolher sempre a opção “Este servidor requer uma ligação segura SSL” a porta utilizada por este servidor é 995. Nas opções do servidor de envio (SMTP) a porta utilizada por este servidor é 465 e no campo “Utilize o seguinte tipo de ligação encriptada” seleccione a opção SSL. Clique em OK e de seguida clique em Seguinte.

Posteriormente irá aparecer-lhe a seguinte janela. Clique em Concluir.

A

equipa

PTE,

espera

que

o

presente

tutorial

vos

configuração/encaminhamento do vosso correio electrónico.

Página | 10

seja

útil

na


Tutorial - Email