Page 1

Elger Dietmar – Arte abstracta Com raízes no início do Cubismo e Futurismo até alcançar maturidade no Minimalismo, 'Arte abstrata' abrange todas as formas de expressão não figurativa. Este livro explora as diversas formas artistas a partir do início do século 20, com a pintura de Jackson Pollock, as formas geométricas de Piet Mondrian, os quadrados não objectivos de Malevich e as complexas composições de Wassily Kandinsky.

Impressionismo – Karin H. Grimme Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet

Cubismo - Anne Gantefuhrer-Trier O Cubismo foi o mais influente movimento de arte do século XX. “ O Cubismo tornou-se para todos nós uma fonte de alegrias inesperadas, uma fonte de descobertas" - Pablo Picasso.

Surrealismo - Cathrin Klingsöhr-Leroy O Surrealismo é um estilo das artes visuais e da literatura moderna que surgiu em Paris após a Primeira Guerra Mundial. Os surrealistas procuravam eliminar a lógica, assim como as fronteiras entre o Normal e o Fantástico, para criar um mundo melhor através do jogo da livre associação, usando as forças do subconsciente. As suas pinturas caracterizam-se por uma forma de pintar espacial, material e não abstracta, com nitidez quase fotográfica de pormenor, mais actual agora do que nunca

Desastre no dia de São Valentim - Geronimo Stilton «Com mil mozarelas, esta manhã o meu despertador não funcionou… magoei a cauda, um dedo, o ombro, a pata… o meu jornal não foi distribuído… a minha casa ficou alagada! Enfim, correu-me mesmo tudo mal, enquanto não encontrei uma certa roedora, verdadeiramente especial!»


Eu sou o Maior O regresso menino Nicolau - Goscinny e Sempé Esta mão cheia de histórias do menino Nicolau - quarenta, para sermos mais precisos, como as crianças em geral nos exigem -, todas elas inéditas como as que constituíam o primeiro volume, confirma o que todos nós já sabíamos: ele é o maior. O humor, a humanidade, a ternura e a simplicidade da inesquecível escrita de Goscinny, aliados ao genial traço de Sempé, criam uma imagem da infância em que os mais novos se reconhecerão e os mais velhos revisitam certamente com saudade.

Quantas Madrugadas tem a Noite - Ondjaki Com uma extraordinária mestria narrativa, Ondjaki conta aqui uma história em que não se sabe o que admirar mais, se a fulgurante imaginação do autor, se a sua capacidade para a criação de tipos e situações carregados de significado, se a sua capacidade para elevar a linguagem coloquial a um altíssimo nível literário. O humor, a farsa, o lirismo, a tragédia, o horror, todos estes sentimentos são aqui convocados e expostos, com a fluência de quem conta, simplesmente, uma história, na Luanda dos dias de hoje

História universal da infâmia – Jorge Luís Borges Já matei 12 homens, sem contar mexicanos. A frase, atribuída pelo autor ao bandido Billy the Kid, é uma demonstração da ironia e do humor que perpassam essa colectânea de curtas biografias romanceadas dos maiores malfeitores da humanidade. Borges faz desse livro uma enciclopédia da crueldade.

Cartas da Beatriz Em registo de romance epistolar, a Autora conduz-nos ao mundo do bullying, no feminino. A história perpassa os problemas de uma jovem de 14 anos, a Beatriz, que vive atormentada pelas constantes agressões de um grupo de três colegas da sua escola que, a cada dia que passa, vão transformando a sua vida num autêntico pesadelo. Beatriz vê-se impotente e recorre ao seu pai, escrevendo-lhe. Porém, só consegue fazer-lhe chegar a última carta…


Aldeia Nova – Manuel da Fonseca Livro recomendado no programa de português do 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II. Aldeia Nova é um livro de contos de Manuel da Fonseca escrito em 1942. Foram escritos a partir do fim dos anos 20 até ao fim da década de 30. Alguns foram publicados em jornais e revistas literárias

Capitães de areia – Jorge Amado Livro recomendado no programa de português do 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula. Capitães da Areia é o livro de Jorge Amado mais vendido em todo o mundo. O autor descreve, em páginas carregadas de beleza, dramatismo e lirismo poucas vezes igualados na literatura universal, a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador. Dividido em três partes, o livro atinge um clímax inesquecível no capítulo "Canção da Bahia, Canção da Liberdade", em que é narrada a emocionante despedida de um dos personagens da história, que se afasta dos seus queridos Capitães da Areia "na moita misteriosa das macumbas, enquanto os atabaques ressoam como clarins de guerra".

Tanta Gente Mariana – Maria Judite de Carvalho Livro  recomendado  para  os  10º,  11º  e  12º  anos  de  escolaridade,  destinado  a  leitura autónoma.  «E a esperança a subsistir apesar de tudo, a gritar‐me que não é possível. Talvez  ele  se  tenha  enganado,  quem  sabe?  Todos  erram,  mesmo  os  professores  da  Faculdade de Medicina. Que ideia, como havia ele de se enganar se os números  ali estavam, bem nítidos, nas análises. E no laboratório? Não era o primeiro caso…  Lembro‐me  de  em  tempos  ter  lido  num  jornal…  Qual  troca!  Tudo  está  certo,  o  que o médico disse e aquilo que está escrito.»

Terra Sonâmbula - Mia Couto Primeiro romance do moçambicano Mia Couto, já bem conhecido e apreciado pelo público português, Terra Sonâmbula tem como pano de fundo os recentes tempos de guerra em Moçambique, da qual traça um quadro de um realismo forte e brutal. Dentro deste cenário de pesadelo movimentam-se personagens de uma profunda humanidade, por vezes com uma dimensão mágica e mítica, todos vagueando pela terra destroçada, entre o desespero mais pungente e uma esperança que se recusa a morrer.


Terra Sonâmbula é um romance admirável, sem dúvida uma das melhores obras literárias que nos últimos anos se escreveram em português.

A Insustentável Leveza do Ser de Milan Kundera A Insustentável Leveza do Ser é seguramente um dos romances míticos do século XX, uma daquelas obras raras que alteram o modo como toda uma geração observa o mundo que a rodeia.

A Voz dos deuses – João Aguiar Em 147 a.C., alguns milhares de guerreiros lusitanos encontram-se cercados pelas tropas do pretor Caio Vetílio. Em princípio, trata-se apenas de mais um episódio da guerra que a República Romana trava há longos anos para se apoderar da Península Ibérica. Mas os Lusitanos, acossados pelo inimigo, elegem um dos seus e entregam-lhe o comando supremo. Esse homem, que durante sete anos vai ser o pesadelo de Roma, chama-se Viriato. Entre 147 e 139, ano em que foi assassinado, Viriato derrotou sucessivos exércitos romanos, levou à revolta grande parte dos povos ibéricos e foi o responsável pelo início da célebre Guerra de Numância. Viriato foi um verdadeiro génio militar, político e diplomático. Mas, sobretudo, foi o defensor de um mundo que morria asfixiado pelo poderio romano: o mundo em que mergulham as raízes mais profundas de Portugal e de Espanha. É esse mundo, já então em declínio, que este livro tenta evocar.

Não te deixarei morrer, David Crockett – Miguel Sousa Tavares Para além dos textos de ficção inéditos, este livro de Miguel Sousa Tavares reúne textos que ao longo dos anos foram publicados na revista Máxima e noutros lugares. As "Short Stories" que pela primeira vez vão ser vistas por outros olhos: A Passagem, A Fidelidade, O Espião que ficou no frio, Nova York-Lisboa e O Velho de Alcântara Mar. O próprio autor explica na Nota Prévia o título do livro: David Crockett representa "uma espécie de pureza inicial, um excesso de sentimentos e de sensibilidade, a ingenuidade e a fé, a hipótese fantástica da felicidade para sempre".

O príncipe e o pobre – Mark Twain A par de As Aventuras de Tom Sawyer e de As Aventuras de Huckleberry Finn, O Príncipe e o Pobre é uma das obras mais populares de Mark Twain (1835-1910). Tom é um rapaz pobre com um pai cruel e alcoólico. Para escapar às agruras da


sua vida, refugia-se nos sonhos. Sonha com uma vida de aventura e riqueza no seio da realeza. O príncipe Eduardo, filho do rei, sonha em brincar com os rapazes da sua idade e em escapar ao protocolo da corte. É neste ponto que o destino actua e os dois rapazes acabam por se encontrar. De imediato, tornam-se amigos e, num impulso, resolvem trocar de roupa. Ao verem o seu reflexo num espelho, percebem que poderão trocar de identidade sem ninguém perceber e, desta forma, realizar os seus sonhos. Mas depressa vão descobrir que nem a vida de um nem a de outro é como pensavam… Considerado por Hemingway como o precursor da literatura moderna americana, Mark Twain põe neste romance os traços que mais o caracterizaram: a camaradagem e a amizade.

Histórias extraordinárias - Arthur Conan Doyle Livro recomendado para os 10º, 11º e 12º anos de escolaridade, destinado a leitura autónoma. Criador de Sherlock Holmes e universalmente conhecido pelas histórias protagonizadas pelo célebre detective, na companhia do indispensável Dr.Watson, Sir Arthur Conan Doyle abordou, com idêntica mestria, muitos géneros literários - As histórias apresentadas neste volume demonstram o seu talento e a sua versatilidade. Conan Doyle nasceu há 150 anos.

O Deus das pequenas coisas - Arundhati Roy "O Deus das Pequenas Coisas" é a história de três gerações de uma família da região de Kerala, no sul da Índia, que se dispersa por todo o mundo e se reencontra na sua terra natal. Uma história feita de muitas histórias. As histórias dos gémeos Estha e Rahel, nascidos em 1962, por entre notícias de uma guerra perdida. A de sua mãe Ammu, que ama de noite o homem que os filhos amam de dia, e de Velutha, o intocável deus das pequenas coisas. A da avó Mammachi, a matriarca cujo corpo guarda cicatrizes da violência de Pappachi. A do tio Chacko, que anseia pela visita da ex-mulher inglesa, Margaret, e da filha de ambos, Sophie Mol. A da sua tia-avó mais nova, Baby Kochamma, resignada a adiar para a eternidade o seu amor terreno pelo Padre Mulligan. Estas são as pequenas histórias de uma família que vive numa época conturbada e de um país cuja essência parece eterna. Onde só as pequenas coisas são ditas e as grandes coisas permanecem por dizer. "O Deus das Pequenos Coisas" é uma apaixonante saga familiar que, pelos seus rasgos de realismo mágico, levou a crítica a comparar Arundhati Roy com Salmon Rushdie e García Márquez.

Cidade dos Ossos – Cassandra Clare Nova Iorque é a cidade que nunca dorme — mas, espíritos malignos, vampiros, anjos, feiticeiros, fadas e caçadores de sombras não precisam de muito descanso… A cidade é o mundo do primeiro romance de Cassandra Clare, uma fantasia cool, agradavelmente negra e com um toque urbano picante.

Cidade de vidro – Cassandra Clare Para salvar a vida da mãe, Clary tem de ir à Cidade de Vidro, o lar ancestral dos Caçadores de Sombras - não a incomoda que a entrada nesta cidade sem autorização


seja contra a Lei e que violá-la possa significar a morte. Piorando mais a situação, ela vem a saber que Jace não a quer lá e que Simon foi encarcerado na prisão pelos Caçadores de Sombras que suspeitam de um vampiro que tolera a luz do Sol. Ao tentar descobrir mais pormenores sobre o passado da sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Sebastian. Com Valentine a reunir toda a força do seu poder para destruir de uma vez por todas os Caçadores de Sombras, a única possibilidade de estes o derrotarem é combater ao lado dos seus eternos inimigos. Mas podem os Habitantes do Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras pôr de lado o seu ódio mútuo e aliarem-se? Embora Jace compreenda que está pronto a arriscar tudo por Clary, poderá ela utilizar os seus poderes recentes para ajudar a socorrer a Cidade de Vidro - custe o que custar?

Lua Azul - Alyson Noel Quando Ever está a aprender tudo o que consegue sobre as suas novas capacidades como imortal, iniciada nesse mundo sombrio e sedutor pelo seu amado, algo de terrível acontece a Damen. Os poderes de Ever aumentam mas os de Damen começam a enfraquecer depois de ter sido acometido por uma doença misteriosa que lhe ameaça a memória, a identidade e a própria vida. Desesperadamente ansiosa por salvá-lo, Ever viaja até à misteriosa dimensão conhecida por Summerland, onde descobre não apenas os segredos do passado de Damen - a história de brutalidade e de tortura que ele queria manter oculta -, como também um texto antigo que revela os mecanismos do tempo. Com uma Lua Nova iminente a enquadrar a sua única possibilidade de viajar no tempo, Ever vê-se obrigada a decidir entre fazer o relógio andar para trás e salvar a sua família do acidente em que morreram... ou ficar no momento presente e salvar Damen, que fica cada vez mais fraco a cada dia que passa...

Eternidade – Os imortais - Alyson Noël. Depois de um terrível acidente que lhe matou a família, Ever Bloom, de dezasseis anos, consegue ver as auras das pessoas que a rodeiam, ouvir os seus pensamentos e conhecer a história da vida de qualquer pessoa através de um simples toque. Desviando-se, sempre que possível, no sentido de evitar qualquer contacto humano e de esconder esses dons, Ever é vista como uma anormal na escola secundária à qual regressa. Mas tudo muda, quando conhece Damen Auguste. Damen é encantador, exótico e rico. E é a única pessoa que consegue silenciar o ruído e as manifestações de energia que invadem a cabeça de Ever. Ele transporta uma magia tão intensa que parece conseguir ler a alma de Ever. À medida que Ever é arrastada para o sedutor mundo de Damen, onde abundam os segredos e os mistérios, começam a surgir-lhe mais perguntas do que respostas. Além de que não faz ideia de quem realmente é... ou daquilo que é. Apenas sabe que se está a apaixonar desesperadamente.

Terra Sombria - Alyson Noel Ever e Damen caminharam juntos por incontáveis vidas passadas e lutaram contra os inimigos mais sombrios do mundo para ficarem lado a lado para sempre. Mas, quando o tão aguardado destino parece estar finalmente ao seu alcance, uma poderosa maldição abate-se sobre Damen, uma maldição que poderá destruir tudo. Agora, um simples toque das suas mãos ou um suave roçar dos lábios de Ever poderá significar a morte súbita, arrastando Damen


para a Terra Sombria. Desesperada por quebrar a maldição e salvar Damen, Ever mergulha na magia e encontra uma ajuda inesperada de um surfista chamado Jude. Apesar de ela e Jude se terem conhecido há pouco tempo, ele parece-lhe estranhamente familiar. E mesmo que ferozmente leal a Damen, Ever sente-se atraída por Jude, um rapaz bronzeado, de olhos verdes, com poderes mágicos e um passado misterioso. Ever sempre acreditou que Damen seria a sua alma gémea e o seu verdadeiro amor e ainda acredita que seja verdade. Mas, à medida que Damen se afasta para os salvar, a ligação de Ever com Jude intensifica-se, testando o seu amor por Damen como nunca antes tinha acontecido.

Fogo Negro – Os imortais -- Alyson Noel Alguns segredos nunca devem ser revelados... Roman. Damen. Jude. Um é o inimigo mortal de Ever. O outro é o seu grande amor. E o terceiro pode ser a resposta para todos os seus problemas. Mas Ever está encurralada – de mãos atadas por segredos, magia e uma paixão incontrolável que pulsa nas suas veias. Ever é arrastada para os braços de alguém ou de algo que ameaça tudo o que lhe é mais querido. E a única coisa que a pode salvar, afastará Damen para sempre...

Crescendo – Becca Fitzpatrick Nora deveria saber que a sua vida estava longe de ser perfeita. Apesar de começar uma relação com o seu anjo da guarda, Patch (quem pode ser descrito como qualquer coisa, menos angelical), e sobreviver a um atentado à sua vida, as coisas não parecem melhorar. Patch está começando a se afastar e Nora não consegue descobrir se é para o seu próprio bem ou [...]

O Balão do Menino Nicolau - Jean-Jacques Sempe, René Goscinny Eis dez histórias que nunca foram publicadas. Pela primeira vez, o Menino Nicolau e os seus amigos fazem-nos rir a cores. Mais de setenta aguarelas de Sempé estão aí para ilustrar os textos inéditos de Goscinny. Seria possível imaginar uma surpresa melhor para festejar o 50º aniversário da criação do Menino Nicolau? O humor, a humanidade, a ternura e a simplicidade inesquecível de Goscinny, aliados ao traço genial de Sempé, criam uma imagem da infância em que os mais novos se reconhecerão e os mais velhos revisitam certamente com saudade.

O Menino no Espelho - Fernando Sabino Livro recomendado no programa de português do 7º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III. Este livro vem enriquecer a literatura brasileira com uma nova personagem. Tom Sawyer, Mowgli, Alice, Gulliver, Pinocchio e o Pequeno Príncipe


ganharam um companheiro entre nós: o menino Fernando, que é o próprio autor, que vive todas as fantasias da sua infância, através de aventuras mirabolantes. Ensina uma galinha a conversar, aprende a voar com os pássaros, vive aventuras na selva..., e, no menino que vê reflectido no espelho, descobre o melhor de si mesmo, a projecção do ideal de pureza que só uma criança pode alcançar simbolizada, de maneira luminosa, na libertação dos passarinhos. Um mundo mágico de surpresa e deslumbramento, desvendado por Fernando Sabino com a maestria de sempre neste romance - na realidade um novo género literário, para ser lido, com igual encantamento, por meninos e adultos.

D.Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes Considerado o primeiro romance moderno, D. Quixote de La Mancha foi eleito em 2002 o melhor livro de todos os tempos por um conjunto de cem escritores nomeados pelo Instituto Nobel. D. Quixote, um fidalgo de Castela assanhado pela leitura de romances de cavalaria, decide que é seu "ofício e exercício andar pelo mundo endireitando tortos, e desfazendo agravos" e parte à aventura na companhia de seu fiel e prosaico escudeiro, Sancho Pança. As hilariantes maluquices do Cavaleiro Andante liquidam, com a sua "moral do fracasso", as últimas ilusões da epopeia: aquilo a que Adorno chama "a ingenuidade épica". Depois de D. Quixote , nada mais será igual. Tradução de Aquilino Ribeiro, considerada uma das melhores traduções da obra para a língua portuguesa. Versão ilustrada (ilustrações de Gustave Doré)

Mundo Encantado de Beatrix Potter (DVD-Vídeo)- Chris Noonan Beatrix Potter foi o fenómeno literário do início do século XX. Numa época em que a maioria das jovens da sua classe social aspiravam apenas a um bom casamento, Beatrix tornou-se numa figura icónica. Criou uma série de personagens (como a Pata Patrícia) e de livros tão amados hoje como há cem anos atrás, que ainda são publicados em todo o mundo. Foi também uma pintora premiada e - caso fosse homem - as suas ilustrações de botânica teriam sido usadas pela Real Sociedade de Horticultura de Kew Gardens. Com Renée Zellweger, vencedora de um prémio Saturn e de um Globo de Ouro pela sua brilhante interpretação, O Mundo Encantado de Beatrix Potter mostranos que a sua vida é o conto mais encantado de todos.

O enigma da pirâmide (DVD) – Steven Spielberg Em 1870, na Londres vitoriana, pessoas são acometidas de alucinações em virtude de serem atingidas por um dardo, o que as leva à morte. É dentro deste contexto que Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox) se conhecem, quando ainda são adolescentes e estudam numa escola pública inglesa. Nesta época Holmes soluciona o seu primeiro caso.


O Sítio das Coisas Selvagens (DVD-Vídeo) - Spike Jonze A história de Max, um rapaz indisciplinado e sensível que se sente incompreendido em casa e decide fugir para o sítio das Coisas Selvagens. Max vai ter a uma ilha onde encontra criaturas misteriosas e estranhas, cujas emoções são tão selvagens e imprevisíveis como as suas acções. As Coisas Selvagens procuram desesperadamente um líder para orientá-los, tal como Max anseia por um reino para governar. Quando Max é coroado rei, ele promete criar um lugar onde todos serão felizes. No entanto, cedo descobre que governar o seu reino não é tão fácil como parece e os seus relacionamentos tornam-se complicados.

Carros (DVD) da Disney Lightning McQueen retorna à acção com o seu melhor amigo Mater a reboque  e desta  vez precisam  de levar os seus passaportes, num mundo de intrigas, acção e comédia ao  redor do mundo.

O diário de um banana - Um dia de cão – Jeff Kinney Em O Dìárìo de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney apresenta‐nos  um  herói  improvável  .  Acompanhado  por  cartoons  simples  mas  não  simplistas,  este  livro  apela  a  jovens  de  todas  as  idades.  Creg  Heffley  começa  por  dizer  no  início  do  livro:  Não  esperem  que  eu  me  ponha  para  aqui  com  "Querido  Diário"  isto  e  "Querido  Dário"aquilo,  lançando‐se  em  seguida  numa  exploração  épica  das  dificuldades  e  tribulações  da  vida  de  um adolescente médio numa escola preparatória americana, com um texto  suportado  por  cativantes  desenhos.  Com  mais  de  cinco  milhões  de  exemplares vendidos, Diary of a Wimpy Kid manteve‐se estável na lista de  best‐sellers  do  New  york  limes  durante  mais  de  um  ano  e  foi  traduzido  para  mais  de  20  línguas.  Actualmente  a  ser  adaptado  para  o  cinema  pela  Twentieth Century Fox, o sucesso desta série notável não parece correr o  risco de diminuir.  

O Estranho Caso do Tiramisú - Geronimo Stilton «Naquela noite tinha um encontro com uma roedora muito especial… Patty Spring! Mas, em vez disso, o meu amigo Abelhudo envolveu-me num dos seus estranhos casos. O célebre quadro "O Triunfo do Tiramisú" fora roubado da Pinacoteca de Ratázia e, com ele, desaparecera a melhor restauradora da Ilha dos Ratos… Desmascarar os culpados foi uma verdadeira aventura!»


As Gémeas - O Segundo Ano em Santa Clara - Enid Blyton «Devíamos fazer ceias secretas todos os períodos. O colégio não é o mesmo sem elas!» As alunas do segundo ano contam ter um período em cheio, mas será que a Elsa Venenosa lhes vai arruinar os planos? Vai haver mais sarilhos em Santa Clara!

O diário de um banana - A última gota – Jeff Kinney A verdade é esta: Greg Heffley nunca deixará de ser um banana.  Alguém precisa de explicar isto ao seu pai.  Porque  Frank  Heffley  acredita  que  conseguirá  endurecer  o  filho  e  inscreve  ‐  o  em  desportos  de  equipa  e  noutras actividades «másculas». Claro que Greg consegue esquivar‐se facilmente aos esforços do pai para o  mudar. Mas, quando o pai ameaça enviá‐lo para uma escola militar, o Greg percebe que tem de se tornar  duro…  ou  não  terá  salvação.  Este  livro  é  o  terceiro  volume  do  diário  de  Greg,  um  verdadeiro  banana,  um  romance com cartoons muito divertido, que está a ser um extraordinário sucesso entre nós (…).

Últimos livros adquiridos pela Biblioteca  

Sinopse de alguns livros

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you