Page 1

Boletim da Biblioteca Agrupamento Escolas de Nelas

Novidades

Ano III Edição VI

2011/2012


Novidades--DVD VOO 93 O relato em tempo real do voo 93 da American Airlines que no dia 11 de setembro de 2001 foi o único dos aviões desviados pelos operacionais da AlKaeda que não atingiu o alvo (alguns dizem que seria a Casa Branca). Acabou por despenhar-se na Pensilvânia, graças à ação de alguns dos passageiros que seguiam a bordo.

2

27


Novidades A Lista de Schindler

A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazi, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano, e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna, conseguindo, no entanto, salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

26

A GUARDIÃ DOS SONHOS Os sons, os cheiros e os sabores da Malásia. A vida atribulada de quatro gerações de mulheres. Os sons, os cheiros e os sabores da Malásia do século XX – um mundo sensual e exótico, povoado de mitos e magia, de deuses e fantasmas – unem-se numa sábia combinação de tradição e realismo mágico para contar uma história de riso, perda, amor e traição, que é, no fundo, o relato da vida atribulada de quatro gerações de mulheres. Lakshmi é uma jovem de apenas catorze anos quando é obrigada a deixar o Ceilão, onde nasceu e viveu até então, para se casar com um homem bastante mais velho. Cinco anos depois, Lakshmi tem já cinco filhos e, não obstante a sua idade, apercebe-se de que terá de ser ela própria a construir o seu futuro. Implacável na sua determinação, tornar-se-á na admirável matriarca da família. Os seus filhos e filhas, com as suas distintas personalidades e perceções da história, vão configurando a saga familiar, que alterna momentos de alegria e dor, como os vividos aquando da cruel invasão japonesa, que deixará indeléveis cicatrizes em todos eles. Nisha, a neta, será quem finalmente irá reconstruir o mosaico da história familiar e o legado de Lakshmi, a Guardiã dos Sonhos, para nos oferecer uma complexa e sensual trama de sentimentos e vivências que atravessam a vida de quatro gerações.

3


Novidades--DVD

O FIM DOS TEMPOS Estamos em 2020. Vivem-se tempos difíceis em todo o mundo. A instabilidade política é grande e ressente-se principalmente na religião. Os fiéis afastam-se dos seus credos, fartos da prepotência, do fanatismo e das guerras provocadas pelas disputas religiosas. O pontificado de João XXIV é marcado pelo culminar do retrocesso ideológico que o seu antecessor iniciara, em total discordância com os desígnios do Concílio Vaticano II. As fraturas dentro da Santa Sé são quase irreversíveis. Países como as Filipinas, um dos maiores países católicos do mundo, cortam relações com o Vaticano. Com um discurso inverso, progressista e ecuménico, Pedro Carmo começa a tornarse incómodo para muitos membros mais conservadores da Igreja. Filho de humildes agricultores beirões, aos 50 anos foi nomeado o novo patriarca de Lisboa. Meses depois recebe um barrete cardinalício das mãos de João XXIV, tornando-se no mais jovem príncipe da Igreja da história de Portugal. Quando a cúpula da Basílica de São Pedro é atingida por uma bomba atómica, todos recordam a profecia de S. Malaquias que falava da destruição de Roma e do Vaticano. As cinzas de João XXIV serão a nova pedra basilar sobre a qual o novo papa pretende reerguer a Igreja. Será Pedro Carmo Petrus Romanus o presumível último papa? Estaremos perto do fim dos tempos?

44

127 Horas A história verídica da impressionante aventura do montanhista Aron Ralston, na sua luta ao ficar preso após uma queda num desfiladeiro isolado no Utah (EUA). Durante cinco dias Ralston examina a sua vida e sobrevive às adversidades para, finalmente, descobrir que tem a coragem e os recursos para se libertar, escalando uma parede com 200 metros e caminhando mais de 12 km antes de ser salvo. Ao longo da sua viagem, Ralston recorda amigos, amantes, família e as duas caminhantes que conheceu antes do acidente.

UM LUGAR PARA VIVER Quando Burt e Verona descobrem que vão ter um bebé, entram em pânico. Eles odeiam a pequena cidade onde vivem, e agora os pais de Burt estão de partida para Bruxelas, deixando-os sem qualquer tipo de apoio. Então decidem fazer-se à estrada em busca de um lugar para viver, criar raízes e fazer uma família. Pelo caminho visitam uma data de velhos amigos e familiares, porém ou se deparam com famílias excêntricas, ou casais histéricos, ou então com gente extremamente inspiradora, transformando esta viagem numa experiência de partir o coração, cheia de graça e que, ao mesmo tempo, os encaminha para o mais inesperado lugar para viver, percebendo que, afinal, só precisam um do outro para construir algo muito valioso.

25


Novidades JOGOS DE PODER Charlie Wilson era um congressista solteiro do Texas cuja personalidade amiga da boa vida mascarava uma astuta mente política, um profundo sentido de patriotismo e compaixão pelas vítimas de injustiça. No início dos anos 80, com o avanço da invasão russa, essa vítima era o Afeganistão. Amiga de longa data de Charlie, seu patrono frequente e, por vezes, amante, Joanne Herring, era uma das mais abastadas mulheres do Texas e fervorosa anti-comunista. Convicta de que a resposta americana à invasão do Afeganistão era, na melhor das hipóteses, anémica, ela incitou Charlie a oferecer aos Mujahideen - os lendários combatentes pela liberdade naquele país - o que mais ninguém podia garantir: fundos seguros e armas para erradicar os agressores soviéticos da sua terra. A NAMORADA DO MEU MELHOR AMIGO Inteligente, bonita e determinada, Alexis é a rapariga dos sonhos de Dustin. Mas após cinco semanas de namoro apenas, Alexis termina a relação com Dustin. Devastado, Dustin recorre ao seu melhor amigo, Tank, especialista em reatar relações. Mestre da sedução (e da ofensa gratuita), Tank é contratado por rapazes que acabaram de ser deixados pelas suas namoradas e este oferece-lhes o pior encontro romântico da vida delas – uma experiência tão má que as faz voltar a correr para os braços dos ex-namorados. Mas a magia de Tank parece não funcionar com Alexis, que responde à letra às suas provocações. Tank está perante o maior desafio da sua vida e rapidamente se vê dividido entre a lealdade ao melhor amigo e uma forte atração pela ex-namorada dele.

24

O GRANDE FEDOR Em pleno século XIX, o jovem engenheiro William May regressa a Londres depois de sobreviver aos horrores da guerra da Crimeia. Ainda fortemente perturbado pela recente experiência encontra trabalho no monumental projeto de construção do moderno sistema de esgotos da cidade. E é nesse ambiente escuro e malcheiroso, onde poucos ousam aventurar-se, que William descobre um submundo que sobrevive e cresce por debaixo das ruas e dos monumentos da capital inglesa. Um outro lado da cidade obscuro e violento que o recorda dos acontecimentos recentemente vividos. Quando este submundo emerge à luz do dia, e os cadáveres começam a desaguar no Tamisa, May é acusado de assassínio e terá de provar a sua inocência, apesar da sua confusão mental crescente.

O BARCO COM UM MILHÃO DE ANOS Hanno, o Fenício, é explorador e aventureiro. Tu Shan é um sábio oriental. Rufus é um romano que se mantém amigo íntimo de Hanno durante mais de mil anos. Aliyata e Svoboda são mulheres que sobrevivem pela força ou graças a favores sexuais. Através das suas aventuras percorremos a história humana até que, nos finais do século XX, a sua imortalidade é revelada e toda a raça humana se lança num programa de pesquisas que finalmente alcança o milagre da vida eterna, criando-se assim uma utopia na Terra. Mas os poucos mortais de origem, os sobreviventes da história, sentem-se alienados dessa nova humanidade perfeita e imutável. E por isso se juntam para se lançarem à aventura eterna da exploração espacial. O Barco com Um Milhão de Anos - um marco na evolução da ficção científica contemporânea.

5

5


ESCOLA

ACTIVA

A A I G

Novidades CONTOS TRADICIONAIS DA UNIÃO SOVIÉTICA Contém: Contos tradicionais Russos: Maria-a-Bela da trança amarela, Maria Morevna, Alionuchka e Ivanuchka, A pequenina Havrochetchka; um conto tradicional do Povo Bachkir: Altin-Saka o do osso dourado; um conto tradicional do Povo Buriat: A taça dourada; um conto tradicional do Povo Careliano: A mó do moinho de Hisi; um conto tradicional do Povo Tchetchen: Como o Muezim aprendeu uma lição; um conto tradicional do Povo Tchuktchi: A rapariga e o homem da lua; um conto tradicional do Povo Nenets: Kotura, o Senhor do Vento.

GABINETE de APOIO e

INFORMAÇÃO ao ALUNO HORÁRIO

Nota: Na primeira 3ª feira de cada mês, das 13h às 14h, estará disponível no GAIA uma enfermeira da UCC de Nelas

6

ESCOLA SECUNDÁRIA DE NELAS

23


Novidades

Novidades A VENDEDORA DE PROSA Inocentado no caso das bombas do magazine em "O paraíso dos

ogros" e em "A pequena vendedora de prosa", ambos de Daniel Pennac, Benjamim Malaussène é transformado em objeto de adoração universal pela rainha Zabo, editora de génio, e pagará um preço alto por todas as paixões desencadeadas pela publicação de um bestseller que dizem ser de sua autoria. Terceiro livro da tetralogia da tribo Malaussènne, o livro é a continuação de uma saga que os leitores não gostariam de ver encerrada.

A FILHA DA NOITE

A obra liberta a flauta mágica, conhecida Opera de Mozart, das restrições impostas pelo palco, transformando-a em livro e revestindo a aventura de Tamino e Pamina de nova e fortíssima magia. Prólogo No princípio era serpente, e mais tarde foi dito entre os homens que o clã da serpente surgiu primeiro e ajudou as mãos dos Criadores a dar forma aos homens. Seja como for, naqueles dias os que traziam o sangue da Serpente não eram conhecidos como Halflings, mas como Homens ou, também, Filhos do Macaco. Naqueles primeiros dias, assim foi dito, no centro do Ano, quando o Sol inicia o seu retorno, na Noite da Grande Escuridão, o Senhor da Serpente copulou no Grande Ritual com a Sacerdotisa da Noite. Assim foi que o sangue da Serpente (todos o diziam naqueles dias) penetrou no clã da Casa da Noite e no sangue da sacerdotisa. A primeira entre as sacerdotisas, que naqueles dias eram chamadas de Filhas da Lua e das Estrelas, passou a ser conhecida como Rainha da Noite; ou, mais tarde, como Rainha Estrela.

22

NA SOMBRA DO JAVALI Nesta obra, nada é o que parece. Tudo são máscaras que se sobrepõem umas às outras. Em camadas. Que se vão retirando. Uma a uma. Até ficar exposto à luz do dia o verdadeiro rosto da Besta. O qual se revela e, simultaneamente, se dissolve ou se desintegra com a exposição à luz e à medida que se anunciam as trombetas do Apocalipse. Em contrapartida, os seus contornos vãose acentuando no silêncio das trevas, numa caverna da História, onde heróis e vilões se nivelam numa selvajaria quase canibal, subjacente ao lado mais animal da condição humana. Na Sombra do Javali é uma metáfora social e histórica, baseada no mito de Meleagro a Atalanta, que serve de base ao desdobramento do romance em duas histórias que, no fundo, são a mesma, mas contadas em três épocas distintas. A base do romance é um triângulo amoroso, composto por dois homens e uma mulher, e os ingredientes o amor, o ciúme, a vingança e a morte, que geram a energia psicodinâmica potenciadora da ação.

7


Novidades

Novidades

MORTE ENCENADA Como é que uma mulher que segurava uma pistola na mão direita conseguiu disparar sobre a própria têmpora esquerda? Qual é a ligação entre a aparição de um fantasma e o desaparecimento de documentos militares secretos? Como é que a bala que matou o excêntrico Sir Gervase Chevenix-Gore estilhaçou um espelho que estava no lado oposto do quarto? Deve a bela Valentine Chantry abandonar a ilha de Rodes e o complicado triângulo amoroso em que por lá se envolveu? Hercule Poirot depara com quatro desorientadores mistérios que apenas ele poderá desvendar… assim que conseguir ultrapassar a incredulidade e os obstáculos que se colocam às suas celulazinhas cinzentas.

O RINOCERONTE DO PAPA Em fevereiro de 1516, um navio português afundou-se a uma milha de distância da costa de Itália, não tendo havido sobreviventes. O Nossa Senhora da Ajuda navegara 14.000 milhas, desde o reino indiano de Gujarat. A missão: entregar um rinoceronte ao Papa. O Rinoceronte do Papa conta-nos as histórias que culminam nesse bizarro incidente. Salvestro, um ex-mercenário fugindo das guerras que grassavam o sul dos Alpes, é o herói da história. Voltou à sua terra natal, a ilha de Usedom, no Báltico, onde uma seita de monges solitários planeiam a sua primeira peregrinação, há mais de 200 anos. A viagem vai levá-los a atravessar os Alpes e a chegar a Roma, onde Leão X, Papa «amante de prazeres», tem a sua corte. Aqui, os Reinos de Espanha e Portugal competem pelos favores de Sua Santidade, que divide entre eles o Novo Mundo. Um rinoceronte, nunca visto na Europa, exceto na antiguidade, parece o suborno perfeito para assegurar a aprovação do caprichoso Papa. Mas onde se poderá encontrar esse quase-mítico animal?

8

A SAGA DO DRAGÃO ALADO Nos tempos antigos, durante uma batalha de demónios, uma espada mágica, com o cabo com o formato de uma cabeça de dragão é quebrada em duas partes: uma representando o mal e a outra o bem. Milhares de anos depois… Johnny é um jovem pacato que foi criado pela avó, desde a trágica morte de seu pai. Johnny passa o tempo a divertir-se com o seu melhor amigo Eddie, tocando a famosa guitarra que pertenceu ao seu pai. Mas sua vida está prestes a mudar para sempre. Um dia, procurando por Ovini’s no deserto, Eddie encontra uma parte da espada mágica e liberta um antigo demónio que se apossa de seu corpo. Eddie, dominado por espíritos do mal, espalha o caos na pequena cidade e destina-se a dominar o mundo. A única que pode detê-lo é o outro pedaço da espada. O pedaço que pertence a Johnny.

21


Novidades

ESCOLA

Viva

Eco-Código O HOMEM QUE MORDEU O CÃO Este livro reúne algumas das mais bizarras histórias contadas pelo autor e locutor da Rádio Comercial no programa "O Homem que Mordeu o Cão". Inclui um CD áudio, com 60 minutos, da rubrica de rádio que ganhou o prémio Base Para Copos do Ano 2002. A LUZ Jack Torrance vê-se forçado a aceitar um trabalho como zelador de inverno do Overlook, um enorme hotel nas montanhas do Colorado, um lugar que queda absolutamente isolado pela neve entre novembro e março. Embora a vida nessas condições de isolamento não pareça fácil, para Jack é uma oportunidade perfeita para reconquistar a sua mulher Wendy e o seu filho Danny, e para retomar o seu trabalho de escritor. Mas a família não está exatamente sozinha no Overlook. Os terríveis acontecimentos que sucederam no hotel no passado vão-se assenhorando lentamente do presente dos seus novos ocupantes até os levar a uma situação aterradora, da qual talvez nenhum deles possa escapar...

20

Para o planeta ajudares, novas árvores deves plantar! Se a energia queres amealhar painéis solares deves colocar! Os resíduos deves tratar, para o ambiente melhorar! Para reduzires a poluição, não deites lixo para o chão! Se os animais em vias de extinção queres proteger, a casacos de pele não deves aceder! Se a água queres poupar, os banhos de imersão deves evitar! Para o lixo reciclares, no ecoponto o deves colocar! Para os animais salvares, as florestas não podes queimar! Para a energia amealhares, o stand-bay deves desligar! Se o ar puro queres manter, as árvores não podes abater! Para o planeta avançar, muito terás que pedalar!

9

ESCOLA SECUNDÁRIA DE NELAS


Novidades STONEHENGE Num dia de verão, um estranho carregando uma grande riqueza em ouro chega ao povoado. Ele é morto por um dos filhos do chefe, no antigo templo. O misterioso tesouro, suposto por muitos ser uma oferenda dos deuses, causa grande discórdia entre a tribo. Três irmãos o reconhecem com olhos diferentes, mas compartilhando um mesmo sonho. Lengar, o guerreiro, sabe que tal riqueza pode alimentar a ambição de se tornar um grande líder e tomar o poder da sua tribo. O segundo filho anseia não só pela construção de um vasto templo que criará um local para todos os deuses mas também confirmar o poder do povo que o construiu. Mas é o terceiro filho, um homem de paz, o amante da noiva do Sol, que será o criador e mestre do Templo das Sombras. CULTURA Este é um livro para aqueles que querem ter uma relação viva com a cultura. O conhecimento viu-se muitas vezes espartilhado por fórmulas e barreiras, e afastou-se do seu trabalho mais útil, que é enriquecer as nossas vidas e ajudar a conhecermonos melhor. Como é que surgiram a sociedade moderna, o Estado, a ciência, a democracia ou a administração? Que disse Heidegger que não soubéssemos já? Porque é que Dom Quixote, Hamlet, Fausto, Falstaff ou o Dr. Jekyl e Mr. Hyde são figuras tão conhecidas? Este livro aborda também episódios remotos e centrais do Antigo e Novo Testamento, a emergência dos Estados e a epopeia da modernização, as revoluções e a democracia; a evolução da Literatura, a Arte e a Música através das suas grandes obras; o desenvolvimento da Ciência e da Filosofia, o campo de batalha das ideologias, cosmogonias e teorias, mas também a educação que dão os livros, os colégios ou as universidades, os jornais e os foros de opinião.

10

A HONRA PERDIDA DE KATHARINA BLUM Katharina Blum é uma jovem determinada que, a certa altura, é acusada de cometer um assassínio. Vê-se envolvida em escândalos e suposições e a sua vida muda completamente. No entanto, Katharina nunca perde o norte e calma, mostrando o que as pessoas pensam ser frieza relativamente a assunto tão delicado. Quem a conhece faz tudo para a proteger, mas um jornal, o «Zeitung», parece determinado em fazer-lhe a vida negra, especulando e lançando a fúria sobre a jovem rapariga. Um clássico dos anos 70 que nos mostra a força dos meios de comunicação, os vícios e hábitos de uma classe.

19


Novidades

Novidades ADEUS, MINHA CONCUBINA As prostitutas não têm coração; os atores não têm moral. É o que se diz. Uma prostituta tem de viver e fingir sentimentos falsos na cama; um ator, ao subir todo empertigado para o palco, pode ser a personificação da virtude e da integridade. Pode desempenhar o papel de um imperador, de um estadista ou de um grande general. O palco é povoado de brilhantes jovens cultos e de belas damas cujas paixões exaltadas são mais fulgurantes do que a cor parda da nossa prosaica existência. A vida de todos os dias, comparada às histórias dessa gente fina, é como o rosto anónimo e pálido de um ator sem maquilhagem. APOCALIPSE NAU Aproxima-se o fim do mundo. Este é o último dia das nossas vidas, mas tudo são apenas suposições, há quem acredite e quem não acredite, mas todos pensamos nisso. E numa família pouco convencional, repleta de problemas por resolver, umas horas é pouco tempo. E falhando a comunicação, falha tudo. "Tele-fonar significa falar de longe. Não conseguir comunicar sem distância. Hoje as pessoas são todas tele-fónicas e tele-visíveis, porque são todas perto-fóbicas. Se calhar foi por isso que o mestre decidiu pôr ponto final à brincadeira. Deixou de lhe dar gozo gerir o inferno na Terra, tornou-se tão entediante como um disco riscado, a agulha não sai do sítio(…)."

18

Os Mitos do Mundo Edição de peculiar beleza e riqueza narrativa, esta obra promete fazer as delícias do leitor. Verdadeiro desafio de imaginação e conhecimento, os mitos guardam a forma de pensar o mundo e a existência. Uma recolha de mais de 240 mitos do mundo, em que se atravessam continentes e épocas, num inquietante encontro com as virtudes e os vícios do ser humano, as suas esperanças e os seus medos.

HISTÓRIA UNIVERSAL – A PRÉ-HISTÓRIA 1 O nosso planeta antes do aparecimento da vida; História e vida da Terra; Teorias e evolução da vida; Origem e evolução da espécie humana; As origens da arte; As primeiras idades da pedra na Europa; A revolução neolítica; Primeiras idades do metal na Europa, A Idade do Bronze; A Idade do Ferro. Hallstatt e La Tène;

11


Novidades

HOMEM DE SAMPETERSBURGO 1914: a Alemanha prepara-se para a guerra e os aliados constroem as suas defesas. Ambos os lados precisam da Rússia. O Duque de Walden e Winston Churchill planeiam, em total segredo, uma aliança russa, mas um homem infiltra-se em Inglaterra com a intenção de deixar a sua marca na História e deixar o país a seus pés… PRAZERES PROIBIDOS Para a delicada e tímida Daphne Wade, o mais apetecível prazer proibido é observar discretamente o seu patrão, o duque de Tremore, enquanto este trabalha numa escavação na sua herdade. Daphne foi contratada para restaurar os tesouros de valor incalculável que Anthony tem estado a desenterrar, mas não é fácil para uma mulher concentrar-se no seu trabalho quando o seu atraente patrão está sempre em tronco nu. Apesar dele não reparar nela, quem a pode censurar por, mesmo assim, se ter apaixonado desesperadamente por ele? Quando a irmã de Anthony, Viola, decide transformar esta jovem e simples mulher de óculos dourados numa provocante beldade, ele declara a tarefa impossível. Daphne fica arrasada quando sabe… mas está determinada a provar que ele está errado. Agora, uma vigorosa e cativante Daphne sai da sua concha e o feitiço vira-se contra o feiticeiro. Será que Anthony conseguirá perceber que a mulher dos seus sonhos esteve sempre ali?

12

V.

Tendo acabado de obter dispensa da Marinha, Benny Profane contenta-se com uma existência ociosa passada entre os amigos, onde a única ambição é a de ser perfeito na arte do engano, e onde a palavra «responsabilidade» é considerada obscena. Entre os seus amigos está Slab, um artista que parece ser incapaz de pintar outra coisa que não seja queijo dinamarquês. Mas a vida de Profane muda dramaticamente quando ele se torna amigo de Stencil, um jovem ambicioso e ativo com uma missão intrigante – a de descobrir a identidade de uma mulher chamada V., que conheceu o seu pai durante a guerra, mas que desapareceu repentina e misteriosamente.

17


Na B.E. aconteceu...

Novidades

Saboresde Outono dia 14 de outubro Sala dos Diretores de Turma

10:00-10:30h

!

ESCOLA SECUNDÁRIA DE NELAS

Uma Mentira Mil Vezes Repetida Para escapar ao anonimato de uma vida comum, à solidão da escrita e ao esquecimento dos futuros leitores, o narrador de Uma Mentira Mil Vezes Repetida inventou uma obra monumental, um autor - um judeu húngaro com uma vida aventurosa - e uma miríade de personagens e de histórias que narra entusiasticamente a quem ao pé dele se senta nos transportes públicos. Assim vai desfiando as andanças literárias de Marcos Sacatepequez e o seu singular destino, a desgraça do Homem-Zebra de Polvorosa, o caos postal de Granada, a maldição do marinheiro Albrecht e as memórias do velho Afonso Cão, amigo de Cassiano Consciência, advogado e proprietário do único exemplar conhecido de Cidade Conquistada, a obra-prima de Oscar Schidinski. Enquanto o autocarro se aproxima de Cedofeita, ou pára na rua do Bolhão, quem o escuta viaja do Belize a Budapeste, passando pelas Honduras, por estâncias alpinas, por Toulon ou por Lisboa. Mas se o nosso narrador não encontrou a glória - senão por breves momentos e na mente alheada de quem cumpre uma rotina - talvez tenha encontrado o amor. Ou será ele também inventado?

13


Biografia Tomas Tranströmer

Nasceu em 15/04/1931, em Estocolmo, Suécia. Psicólogo, tradutor é o poeta mais traduzido (mais de 30 línguas) do seu país. Iniciou-se na poesia aos 23 anos de idade, com o livro 17 dikter (17 poemas). A maior parte da sua obra é escrita em verso livre, embora também tenha feito experiências com linguagem métrica. Recebeu diversos prémios literários, como o Prémio Pilot, em 1988; Prémio Literário do Conselho Nórdico, em 1990; Prémio August, em 1996; e o Prémio Nobel de Literatura em 2011. Vive “recluso” numa ilha, longe dos olhares do mundo e dos meios de comunicação. Foi psicólogo de profissão até 1990, tratando de presidiários numa Penitenciária. Publicou cerca de 15 obras numa longa carreira dedicada à escrita. Em 1990, foi vítima de um acidente vascular cerebral que o deixou em parte paralisado. Desde então escreve sob grandes dificuldades. Impedido de escrever por mão própria, é a sua esposa que vai apontando os seus poemas através de um processo muito complicado, pois Tranströmer só consegue dizer as palavras sim e não. A sua originalidade e magia residem exactamente nessa fantástica capacidade de, num punhado de vocábulos, ser capaz de exprimir aquilo para o qual muitos escritores precisam de “cem”. Ficou conhecido entre nós com a publicação de 21 Poetas Suecos, uma antologia de poetas suecos organizada por Ana Hatlerly e Vasco Graça Moura, publicada em 1981 pela editora Vega. O autor escreve sobre a morte, a história, a memória e é conhecido pelas suas metáforas. De entre as suas obras, destacam-se Det vilda torget (1983) (A praça selvagem); For levande och Doda (1989) (Pelos vivos e mortos); a biografia Minnena ser mig (1993) (As recordações vêemme); Sorgegondolen (1996) (Gôndola dolente); Den stora gatan (2004) (O grande enigma).

14

Pémio Nobel da Literatura

2011

Boletim Biblioteca  

Boletim informativo da Biblioteca Escolar

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you