Page 1


PORQUÊ ESTE PROJETO? A Estimulação/Integração Sensorial pretende propiciar oportunidades para a receção do Input sensorial no contexto de atividades significativas e apropriadas para o utente. Os alunos portadores de deficiência intelectual grave e profunda apresentam alterações sensório-integrativas, reagindo de modo atípico aos diversos estímulos e com uma desajustada consciência do meio. Deste modo, este tipo de atividades revela-se de grande importância para os alunos com incapacidade de explorar ativamente o meio envolvente. Por outro lado, a falta de estimulação sensorial ou a limitação a este tipo de experiências pode comprometer ainda mais o desenvolvimento destes jovens. Assim, propõe-se este projeto como uma resposta terapêutica com vista a implementar um serviço de maior qualidade.


QUAIS OS OBJETIVOS?  Facultar a vivência plena de sensações proporcionadas pelos estímulos ao nível dos diversos sentidos (gosto, olfato, audição, tato, visão, térmico, vestibular, propriocepção);  Desenvolver a atenção/concentração aos diversos estímulos;  Proporcionar o bem-estar e relaxamento;  Promover a normalização momentânea do tónus;  Favorecer a manutenção das amplitudes articulares;


QUAIS OS OBJETIVOS?  Estimular e desenvolver a coordenação ocular;  Facilitar o desenvolvimento de uma maior consciência corporal e do meio envolvente;  Proporcionar atividades de carácter afetivo e comunicativo;  Promover a socialização/interação com os colegas e adultos;  Fomentar o intercâmbio e convívio entre diferentes gerações;  Proporcionar experiências enriquecedoras em ambientes diferentes do seu quotidiano.


COMO O CONCRETIZAR? Pretende-se estimular, para além da audição, visão, gosto, olfato e térmico, outros sentidos como a propriocepção, o vestibular e o tato. O Plano de atividades para este projeto é o seguinte:

http://issuu.com/longras/docs/sentidos_em_a____o


Durante cada sessão, serão proporcionados estímulos referentes a um ou mais sentidos. Nas sessões em que se trabalhar um só estímulo tentar-se-á anular os restantes estímulos para intensificar a sensação. O projeto será desenvolvido em duas sessões por semana, ao longo de todo o ano letivo, com o objetivo de fomentar a atenção e resposta aos diversos sentidos. As sessões poderão ser realizadas em contexto de sala de atividades ou em espaços diferentes, nomeadamente nos intercâmbios, visitas a outras instituições ou saídas ao exterior para exploração sensorial em ambiente natural. O grupo será constituído pelos quatro alunos da sala de bem-estar e pelos quatro alunos de marcha autónoma. As atividades serão desenvolvidas com os alunos pela terapeuta ocupacional, educadoras e psicóloga.


GOSTO

ATIVIDADE

ESTIMULO


OLFATO

ATIVIDADE

ESTIMULO


AUDIÇÃO

ATIVIDADE

ESTIMULO


VISテグ

ATIVIDADE

ESTIMULO


TÉRMICA

ATIVIDADE

ESTIMULO


TACTO

ATIVIDADE

ESTIMULO


PROPRIOCEÇÃO

ATIVIDADE

ESTIMULO


VESTIBULAR

ATIVIDADE

ESTIMULO


A sensibilização e estimulação dos sentidos são experiências muito importantes para cada um de nós e tornam-se atividades fundamentais nas condições de reabilitação física, motora e /ou cognitiva.

A Estimulação/Integração Sensorial revela-se de grande importância para os alunos com incapacidade de explorar ativamente o meio envolvente.

Este projeto surgiu como um apoio especializado e que funcionou como uma resposta terapêutica com vista a implementar um serviço de maior qualidade, tendo sido realizadas várias atividades com o intuito de fornecer oportunidades diversificadas de estimulação sensorial aos alunos.


http://www.youtube.com/watch?v=Os-dG7QjpmA

Com todas estas atividades conseguiu-se estimular as perceções e os sentidos dos nossos alunos na tentativa de evitar o empobrecimento dos mesmos, permitindo-lhes fazer novas descobertas e encontrar sensações prazerosas.


Eportefólio sentidos em ação  

Sentidos em Ação

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you