Issuu on Google+

CONHEÇA O NOSSO NOVO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR


NOVO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DA PREFEITURA DE CATALÃO

O Setor Municipal de Alimentação Escolar (SEMAE) trabalha sério e realizou mudanças importantes no cardápio oferecido pelas escolas da Prefeitura de Catalão. Agora nossas crianças estão mais seguras e saudáveis porque recebem alimentos de qualidade com controle nutricional completo.


Desde 2013, a Prefeitura de Catalão oferece 5 refeições durante todos os dias letivos para os alunos da educação infantil (creches) e da educação básica que participam do contra-turno escolar. Ao todo são 20 toneladas de alimentos por mês, distribuídas em 7.800 refeições por dia.

AS 5 REFEIÇÕES DIÁRIAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS • Café da manhã • Fruta da manhã • Almoço • Lanche 1 • Lanche 2


ENTENDA A DIFERENÇA... Merenda Escolar: como era... Óleos e gorduras trans 1 porção,

Leite , Queijo , Iorgute 3 porções

Legumes e Verduras 3 porções,

Açúcares e Doces 1 porção

Carnes e Ovos 1 porção Feijões e Oleaginosas 1 porção Frutas 3 porções

Arroz ,Pão, Massa, Batata, Mandioca 3 porções.

MERENDA ESCOLAR: Como ficou...

Óleos e gorduras trans 1 porção,

Leite , Queijo , Iorgute 3 porções

Açúcares e Doces 1 porção Carnes e Ovos 1 porção Feijões e Oleaginosas 1 porção

Legumes e Verduras 3 porções,

Frutas 3 porções

Arroz ,Pão, Massa, Batata, Mandioca 3 porções.

Faça 6 refeições no dia: café da manhã, almoço e jantar, com lanche intermediários. Pratique atividade física, no mínimo 30 minutos diariamente.


A MERENDA AGORA TEM! • Peixe • Hortaliças sem agrotóxicos • Frutas da estação em grande variedade • Acompanhamento dos cardápios por nutricionistas profissionais • Quitandas sem conservantes • Alimentos funcionais como a rapadura


VAMOS CUIDAR BEM EM CASA TAMBÉM. FAÇA A SUA PARTE! A boa alimentação deve ser uma rotina fora e dentro de casa. Você também deve participar e organizar as refeições da sua família com atenção. É muito fácil, basta alguns cuidados e todos terão grandes resultados. Siga os passos!


PASSO-A-PASSO PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PASSO 1 Aumente e varie o consumo de verduras, legumes, oferecendo para a criança cinco porções diárias. Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais, ajudam na prevenção de doenças e melhoram a resistência do organismo. PASSO 2 Ofereça feijão pelo menos uma vez por dia, no mínimo quatro vezes por semana. O feijão é boa fonte de ferro e auxilia na prevenção da anemia. Para variar, podemos substituir o feijão por lentilha, grão-de-bico ou soja. Dica: aumente a absorção do ferro pelo organismo, ingerindo suco natural de limão, laranja ou acerola, que são fontes de vitamina C.

PASSO 3 Evite alimentos gordurosos. Escolha assados, grelhados ou cozidos no lugar de frituras. O consumo indicado para alimentos gordurosos é de no máximo uma vez por semana. Também é recomendado retirar a gordura da carne, a pele do frango e o couro do peixe.

Dica: leia sempre os rótulos dos produtos antes de comprar e tente não usar manteiga, banha de porco e gordura hidrogenada no preparo dos alimentos. Para substituir utilize: azeite de oliva, óleo de canola, de girassol, de milho ou de soja, mas nunca em excesso.


PASSO 4 Modere o uso de sal. O sal em excesso pode contribuir para o aumento da pressão arterial (hipertensão).

Dica: evite temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, presunto, linguiça, etc. Todos contêm muito sal.

PASSO 6 Doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar só devem ser consumidos no máximo duas vezes por semana. PASSO 7 Evite o consumo de refrigerantes e sucos industrializados. No caso dos sucos, dê preferência aos sucos naturais, feitos da própria fruta e, de preferência, sem açúcar.

Dica: a melhor bebida sempre será a água que deve ser consumida entre as refeições para manter a hidratação e a saúde do corpo.


PASSO 8 Faça das refeições um momento de encontro da família. Não alimente seu filho assistindo à TV, trabalhando ou discutindo. E lembre-se: para se alimentar melhor, todo mundo deve comer devagar e mastigar bem os alimentos.

PASSO 9 Estimule seu filho a ser mais ativo. Saia para caminhar com ele, leve-o para andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar bola e fazer algum tipo de esporte. Estabeleça limites de tempo para assistir TV, jogar videogame ou brincar no computador.


PORQUÊ NÃO... Alimentos industrializados são práticos e baratos, mas nem sempre são recomentados para uma vida saudável. Mas, por que não? É o que vamos explicar a seguir! Fique de olho e cuide bem da alimentação da sua família.

ALIMENTOS NÃO RECOMENDADOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL SALSICHA Não tem valor nutricional e quase sempre é feita com carne processada. E o pior: pode conter nitrito, uma substância altamente cancerígena. EMPANADO DE FRANGO Quase sempre é preparado com carne processada e não tem as proteínas de que uma criança precisa. Outro problema dos empanados de frango é serem fritos: o consumo de óleo em excesso pode gerar obesidade e problemas de pressão. HAMBÚRGUER CONGELADO A gordura trans contida nos hambúrgueres aumenta o colesterol ruim (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL) no sangue. Cada duas porções levam ao organismo da criança o máximo de gordura trans permitida por dia para um adulto. REFRIGERANTE Contém alta concentração de açúcar e sódio, que podem gerar obesidade e problemas cardíacos. Os sabores à base de cola, em sua maioria, trazem também ácido fosfórico, que reduz a absorção de cálcio pelo organismo, enfraquecendo os ossos.


REFRIGERANTE LIGHT

Versões diet, light e zero de refrigerantes são ainda mais prejudiciais para as crianças devido à presença de adoçantes como aspartame e ciclamato de sódio. SALGADINHO

A criança come salgadinhos, mas não sacia a fome e acaba engordando sem se nutrir. Fonte de calorias vazias e sem nenhum valor nutricional, o salgadinho tipo chips deve ser proibido para crianças até os três anos de idade por causa do alto teor de sódio e gordura. MAIONESE

É fonte quase exclusiva de gordura. Leva muitas calorias e baixíssimo valor nutricional ao corpo da criança. CEREAL

A concentração de açúcar é elevada. Quase todos os cereais de caixa mais engordam do que nutrem. Não são recomendados para consumo diário da criança. MACARRÃO INSTANTÂNEO

Juntando massa e tempero, cada embalagem contém alto teor de sódio e de conservantes e nenhuma vitamina. Vale trocar por: macarrão comum, com molhos simples feitos em casa, e sopinhas caseiras. BOLACHA RECHEADA

Não agrega valor nutricional significativo à alimentação da criança, além de possuir gordura saturada e muito açúcar. SUCO INDUSTRIALIZADO

Em pó ou líquidos, tem mais açúcar e corantes do que suco das frutas. Ao contrário do que muitos pais pensam, os sucos industrializados não têm as vitaminas e os sais minerais de que as crianças precisam.


Normalmente, um prato de comida saudável tem 40 gramas de gordura a menos que um prato de comida não saudável. Além disso, o prato com frituras não tem a mesma qualidade nutricional que o prato saudável. Exemplo de prato de comida saudável: arroz, feijão, verduras, legumes e uma carne grelhada. 12 gramas de gordura. Exemplo de prato de comida não-saudável: arroz, bife frito, batata frita, ovo frito e lasanha. 52 gramas de gordura.

Quando você entende a diferença, pode comer na medida certa! Aprenda a balancear o consumo de pão, pão de queijo e salgados como a coxinha a partir do teor de gordura de cada um.

Uma fatia de bolo de chocolate equivale, em calorias, a um prato cheio de várias frutas. A diferença é que o bolo de chocolate contém muito mais açúcar e gordura e as frutas são alimentos saudáveis e nutritivos que garantem a mesma satisfação.


Não se deixe iludir pelas embalagens nem caia na armadilha dos produtos prontos. Se o tempo estiver curto e seu filho com fome, ofereça uma fruta até você terminar de fazer a comida!

Se uma pessoa tomar duas caixinhas de suco (250 ml) todos os dias, ao longo de 1 ano, terá consumido de 22 kg de açúcar.

COMER BEM É FAZER AS MELHORES ESCOLHAS. Alimentação é assunto sério e quem decide por fazer ou não o melhor para sua família é você. Informe-se! Afinal: saber é poder!


Ser feliz é ter saúde e o carinho da família! Por isso, preparamos um conjunto de receitinhas incríveis para deixar seu dia-a-dia mais gostoso e saudável! Aproveite! Os elogios serão todos pra você!


ESPETINHOS DE LEGUMES AO MOLHO DE IOGURTE Ingredientes 16 tomates-cerejas 2 cenouras 1 Unidade de queijo branco 3 Pepinos 1 Limão 1 Colher ( Sopa) de orégano 3 Colheres ( Sopa) de azeite Modo de Preparo do Molho Misture o iogurte com limão, o orégano e o azeite. Modo de Preparo do Espetinho Corte as cenouras em cubos e cozinhe-as com sal a gosto. Corte em cubos o queijo branco e o pepino. Espete alternadamente os cubos de cenoura, pepino e queijo branco e também os tomates-cerejas. Sirva juntamente com o molho. Valor Calórico por porção: 76 kcal Rendimento: 20 espetinhos


IOGURTINHO DE FRUTAS Ingredientes 1 Litro de leite 1 Pote de iogurte natural 1 Pacote de suco de frutas em pó light Modo de Preparo Ferva um litro de leite. Espere esfriar até o ponto de estar quente quando tocado com dedo, mas sem queimar (morno) Acrescente um pote de iogurte natural Mexa e tampe. Deixe descansar por 4 a 6 horas em local abrigado. Abra a tampa depois de descanso e mexa até visualizar uma “baba”. Separe um copo para o preparo do próximo iogurte e, no restante Misture o suco de fruta em pó. Dica: pode ser consumido por diabéticos. Valor calórico por porção: 200 kcal Rendimento: 06 copos (200 ml)


BOLO NATURAL DE LARANJA Ingredientes: 3 Xícaras (chá) de açúcar mascavo 4 Xícaras (chá) de farinha de trigo 200g de margarina 2 Colheres (Sopa) cheias de fermento químico 3 Laranjas inteiras 4 Ovos 100g de ameixas secas sem caroços 100g de passas sem sementes Modo de preparo Numa tigela misture a farinha de trigo, a açúcar mascavo e as frutas secas; reserve. Bata no liquidificador a laranja sem a casca grossa, os ovos e a margarina, acrescentando por último o fermento químico. Misture bem o creme batido no liquidificador aos ingredientes secos. Despeje tudo em uma forma retangular untada e enfarinhada. Leve ao forno por 30 a 40 minutos em temperatura média. Energia: 168,7 kcal/ porção Rendimento: 30 Unidades


NONONO Ingredientes ½ Cenoura ralada ( no ralo fino) 1 Colher (chá) de maionese light 2 fatias de pão integral 1 fatia de queijo fresco (tipo Minas) Sal a gosto. Modo de Preparo Misture a cenoura , a maionese e o sal. Passe nas fatias de pão e recheio com agrião e queijo. Feche o sanduíche. Energia: 285 Kcal Rendimento: 01 Sanduíche

SANDUÍCHE CAIPIRA Ingredientes Fatias de pão de forma cortadas em 04 pedaços 01- Lata de milho verde escorrido 01- Xícara de maionese ½ - Xícara de salsa batidinha ½ - Cebola batidinha Sal e pimenta a gosto, rodelinhas de tomate e alface cortada para decoração. Modo de Preparo Passe uma camada fina de maionese nas fatias de pão. Misture o milho com 01 xícara de maionese, cebola e salsa. Use sal e pimenta a gosto. Coloque um pouco de alface sobre as fatias e uma colherinha da mistura de milho e maionese. Decore com o resto da maionese e 01 rodelinha de tomate. Energia: 213 Kcal/porção Rendimento: 06 sanduíches


BOLO DE DRAGÃO Ingredientes 3 xícaras (chá) de folhas de espinafre lavadas e higienizadas 3 Ovos 1 Xícara (chá) de Óleo de canola 1 e ½ Xícara (chá) de açúcar ½- Xícara (chá) de maisena 1 e ½- xícara (Chá) de farinha de trigo 1 Colher (Sopa) de fermento em pó. Ingredientes para cobertura 6 Colheres (Sopa) de leite 4 Colheres (Sopa) achocolatado em pó 6 Colheres (Sopa) de açúcar Modo de preparo do bolo Bata no liquidificador as folhas de espinafre, os ovos e o óleo de canola, Em seguida despeje em um recipiente e vá acrescentando o restante dos ingredientes; mexa à mão até ficarem bem misturados. Coloque em forma untada para assar, por volta 20 a 30 minutos. Modo de preparo da cobertura Misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Assim que o bolo assar, despeje a cobertura em cima do bolo ainda quente. Valor calórico por porção: 167 kcal Rendimento: 16 porções


SANDUÍCHE TROPICAL Ingredientes 1 Pão sírio (50g) 50g de peito de frango cozido desfiado 2 Colheres ( Sopa) de ricota 1 Pitada de cheiro-verde 1 Colher (chá) de maionese Light 1 folha de alface 2 Colheres (sopa) de cenoura crua 2 Colheres (sopa) de abacaxi fresco picado Modo de Preparo Cozinhar o peito de frango com uma pitada de sal até ficar bem macio. Após o cozimento,desfiar o frango com a ricota, o cheiro – verde , a maionese light , a cenoura e o abacaxi. Abrir o pão sírio em duas metades, deitar uma folha de alface sobre uma metade de pão e passar o recheio por cima.Colocar uma folha de alface na outra metade do pão sírio de fechar. Energia: 283 Kcal/porção Rendimento: 01 porção.


PATÊ DE FRANGO Ingredientes 250 ml de base de ricota para patês ½ - Peito de frango cozido ( temperado suavemente) e desfiado 2 Colheres (sopa) de maionese, sal a gosto, se necessário. Modo de Preparo Misture bem todos os ingredientes. Prove o sal e tempere a gosto.Leve à geladeira por, no mínimo, 02 horas, até o momento de servir. Energia: 172 Kcal/porção Rendimento: 04 Sanduíches BASE DE RICOTAS PARA PATÊS Está é uma base clássica, sem possibilidade de erros, barata e prática. Com ela, você poderá fazer muitos patês diferentes. Experimente fazer uma receita, dividi-la em 03 partes e temperar cada parte com um sabor diferente. Ingredientes 1 Ricota de 500g 1 Copo de leite fervendo 2 colheres (Sopa) de manteiga ou margarina 1 Colher (sobremesa) rasa de sal. Modo de Preparo Pique a ricota no liquidificador, em pedacinhos miúdos. Acrescente o leite fervendo, a manteiga e o sal. Bata até que esteja homogênea. Energia: 125 Kcal/porção Rendimento: 10 Sanduíches


SEMAE - Setor Municipal de Alimentação Escolar Diretora: Cássia Helena Nunes Nutricionista: Emília Bastos de Lima Endereço: Rua 2, 387, Jardim Primavera Telefone: (64) 3411-2808


Cartilha merenda