Page 1

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS. EXERCÍCIOS 1. Em cada uma das questões que seguem ocorre uma conjunção coordenativa destacada. Indique o tipo de relação estabelecido por ela, de acordo com o código abaixo: a. relação de adição; d) relação de conclusão; b. relação de oposição; e) relação de explicação ou confirmação c. relação de alternância;

1. “Adoram peixes, mas não pescam regularmente.” (Raquel de Queirós) 2. “Vim cauteloso, e não fiz rumor.” ( Machado de Assis) 3. “- Caiu, que eu vi!” (Guimarães Rosa) 4. “Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva!” ( Cecília Meireles) 5. O jornalista não apresentou suas credenciais, portanto não foi admitido na sala de reunião.

2. Sem alterar-lhes a ordem, uma as seguintes orações em um só período com o auxílio de conectivos; faça as modificações necessárias. O trabalhador chegou à fábrica. O apito tinha soado. Ele não ficou preocupado. Ele ainda tinha dez minutos para se apresentar na seção. 3. Classifique as conjunções coordenativas em destaque nas frases que seguem: a. De repente, o pai olhou ao redor e não viu o menino. b. As máquinas têm sentimento, mas só o demonstram nas horas negativas. c. O galo velho não cantava no poleiro nem Fabiano roncava na cama de varas. d. Não queria ser ouvido pelos meus pais, portanto subi a escada com cautela. e. Fiquem quietos, porque estou falando. f. ... o que estão dizendo é certo. Ele nunca o soube, porém sempre o sentiu. Por isso nunca quisera trabalhar. g. A notícia não vem do gabinete do prefeito nem do Ministério da Guerra. h. O sofrimento da região do Nordeste não é simplesmente um ato de Deus, mas também de sucessivos governos. i. Ninguém é tão simplório a ponto de negar o valor monetário da arte, porém não deve chegar às raias da obsessão.


j. Ela saltou no meio da roda (...) bamboleando a cabeça ora para a esquerda, ora para a direita. k. Reafirmo que a situação é extremamente precária, pois não configura uma diminuição do grave quadro de desemprego.

4. Procure unir as orações de cada um dos pares seguintes utilizando uma conjunção coordenativa: a. Este é um país rico. A maior parte de seu povo é muito pobre.

b. Você se preparou dedicadamente. Será bem sucedido.

c. É um velho político corrupto. Não se deve reelegê-lo.

d. Fique descansado. Eu tomarei as providências necessárias.

e. Choveu durante a noite. As ruas estão molhadas.

f. Você pode apresentar suas propostas esta noite. Pode ficar remoendo-as sozinho por muitas noites.

g. Você deve conversar abertamente com ela sobre seus sentimentos. Deve esquecê-la definitivamente.

5. Reescreva os períodos seguintes, coordenando-os por meio de conjunção coordenativa aditiva: 1. O homem põe; Deus dispõe. 2. De dia brilha o sol; de noite brilham as estrelas. 3. A água do mar não é potável; ela não pode empregar-se na cozinha. 4. O homem não deve ter demasiado cuidado no seu exterior; ele não deve desprezá-lo.


6. O mesmo exercício, usando conjunção coordenada adversativa: 1. O vinho não é tonto; ele faz tontos. 2. A felicidade cria amigos; a infelicidade experimenta-os. 3. O mondego é menor que o Tejo; as suas margens são mais lindas. 4. O rouxinol não tem uma plumagem brilhante; o seu canto é excelente.

7. O mesmo exercício, utilizando, em vez da conjunção coordenativa aditiva, a série enfática: não só... mas também ou equivalente: 1. O sal é extraído da terra; ele extrai-se da água do mar. 2. O carneiro dá-nos lã; ministra-nos uma carne saborosa. 3. O ouro emprega-se na moeda; fazem-se dele objetos de ornato

8. Expresse a mesma idéia contida na frase 1, começando com o que se pede e utilizando a conjunção coordenativa adequada: a. Os alicerces cederam, portanto a casa caiu. A casa caiu porque os alicerces cederam. b. Ganha pouco, por conseguinte deve economizar.

c. Saiu de casa há três horas, portanto já deve ter chegado.

d. A rua está molhada, logo choveu.

9. Embora todas as conjunções sejam aditivas, uma oração apresenta a idéia de adversidade: a. Não achou os documentos nem as fotocópias. b. Queria estar atento à palestra e o sono chegou. c. Não só aprecio a medicina como também a odontologia. d. Escutei o réu e lhe dei razão. e. Não só escutei o réu mas também lhe dei razão

10. Assinale a alternativa correspondente à frase em que ocorre uso incorreto de conjunção: a. O homem criou a máquina para facilitar sua vida, e contudo ela correspondeu a essa expectativa. b. Diga-lhe que abra logo a porta, que eu estou com pressa.


c. Ele tinha todas as condições para representar bem os colegas; nem todos lhe reconheciam os méritos, porém. d. O problema é que ainda não se sabe se ele agiu conforme as normas da empresa. e. Ao perceber o que tinham feito com seus livros, gritou que parecia um louco.

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS  

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS. EXERCÍCIOS 2. Sem alterar-lhes a ordem, uma as seguintes orações em um só período com o auxílio de conectivos; faç...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you