Issuu on Google+


//IMAGEM DE CAPA

A imagem de capa da edição de estreia é alusiva ao ínicio de aulas e início de trabalhos. A fotografia foi tirada e manipulada por Ana Rodrigues.


loadingmagazine - 3 -


//EDITORIAL ANA RODRIGUES Design

ÂNGELA FARIA

Redação e criação de conteúdos

GONÇALO SÁ CORREIA Redação e criação de conteúdos; Audiovisuais

RUI RODRIGUES Audiovisuais

MARCO RIBAS

Gestão do sítio web

www.LOADINGMAGAZINE.net loadingmagazine@gmail.com


//ÍNDICE 02 04 05 06 08 17 20 28

IMAGEM DE CAPA EDITORIAL ÍNDICE

NOTÍCIAS ZOOM

VIDA ACADÉMICA SPOTLIGHT TUTORIAIS

loadingmagazine - 5 -


//NOTÍCIAS

Decorreram as candidaturas ao Núcleo de Estudantes de CM no início do ano letivo e a lista vencedora foi a liderada por Gonçalo Sá Correia.

Durante a Semana do Caloiro, que decorreu entre os dias 3 e 8 de Novembro, CM teve a sua barraca decorada pelos caloiros com o tema dos «Simpsons». Nessa semana, Vila Real teve o prazer de receber as atuações de The Gift, Emanuel, Amor Electro, Tim Royco entre outros. A participação de CM na latada de 2011 rendeulhes o 19º lugar entre 34 possíveis.

As barraquinhas decorreram durante os dias 25 e 29 de SetemA SPAM 2012 foi confirmada a bro e CM deu as boas vindas aos realizar-se no 2º semestre, no en- seus caloiros fazendo a sua costume tanto ainda com data desconhecida. barraca.


//bem-vindos caloiros

loadingmagazine - 7 -


ZOOM NOS MELHORES TRABALHOS DESTE SEMESTRE

DESIGN //

FOTOGRAFIA //

AUDIOVISUAL //

WEB //


design

ANA LEITE //

RUTE SANTOS //

loadingmagazine - 9 -


NELSON FERNANDES //

DIOGO FÉLIX //

NOÉMIA MOREIRA //

JORGE PEREIRA //


web

LOPO VIEIRA & PEDRO DE BESSA//

loadingmagazine - 11 -


NUNO CARVALHO; LOPO VIEIRA; PEDRO DE BESSA e RICARDO RODRIGUES //


fotografia

VANESSA SOUSA //

RICARDO SARAIVA //

loadingmagazine - 13 -


GIL MOURA //


audiovisual

[IN]FOQUUS //

Francisco Silva & Tiago Ribeiro

A MUDANÇA //

António Capela, Tiago Reis, Fausto Braz e João Gomes

AUTO-RETRATO //

Luís Ribeiro loadingmagazine - 15 -


//VIDA ACADÉMICA Com o início do ano letivo, são recebidos na UTAD os alunos de Comunicação e Multimédia, bem como os novos caloiros que iniciam a sua vida académica. Antes dos mesmos chegarem às nossas instalações, os praxadores começaram elegendo aquela que seria a Comissão de Praxe. Coube a esses membros da comissão, a organização e planeamento de todas as praxes sendo também ajudados pelos restantes praxadores. Como sempre, a praxe deste curso, tem a fama de praxe pacífica e integradora, tentando sempre que todos os elementos integrantes da praxe, tanto caloiros como praxadores, se divertissem e interagissem entre si. Como tal, terminaram com um baptismo onde todos foram a banhos. Esperemos claro, que a fama de Comunicação e Multimédia prossiga até sempre. loadingmagazine - 17 -


loadingmagazine - 19 -


spotlight ex CM Eles jรก estiveram na nossa pele e conseguiram ser bem sucedidos! Descobre mais sobre estes ex-cm!


HERCÍLIO COSTA \\ //Acabaste a tua licenciatura. Como todos os estudantes pensaste em como seria o teu futuro certamente. Conta-nos como foi. Quando a licenciatura se aproximou do fim, comecei a pensar no que poderia fazer depois de a concluir. Haviam várias hipóteses em cima da mesa, que analisei ao pormenor de modo a encontrar os prós e os contras de cada uma delas. Depois de fazer as minhas escolhas, tive o cuidado especial de não desperdiçar nenhuma das oportunidades que tinha naquele momento, mantendo as portas abertas em relação ao futuro. // Como surgiu a ideia de criares a tua própria empresa? Depois de concluir a licenciatura comecei a trabalhar como freelancer, ainda em Vila Real, mas os resultados estavam a demorar a aparecer e os custos de vida em Vila Real estavam a ser bastante altos. Depois de quase meio ano como freelancer surgiu a possibilidade de dar formação, o que se traduziria em rendimentos fixos e a possibilidade de continuar a fazer o meu trabalho como freelancer. Regressei então a Fafe, a minha terra natal, onde comecei a dar formação e em paralelo ía fazendo alguns tra-

na área da Multimédia como freelancer. Entretanto o Joaquim Sampaio, amigo desde o 5º ano e a terminar o curso de Engenharia de Sistemas e Informática na Universidade do Minho, comentou comigo que também estava a fazer alguns trabalhos em freelance juntamente com o Paulo Fernandes também aluno do mesmo curso da UM. Juntamo-nos algumas vezes num café e percebemos que poderíamos juntar as competências e experiências dos 3 e abrir uma empresa que produzisse todo o tipo de Soluções Multimédia. loadingmagazine - 21 -


// Quais foram os entraves que surgiram? Apesar de tanto eu como o Joaquim já termos alguma experiência nos meios empresariais, a primeira grande dificuldade foi entendermonos com toda a burocracia e legislação. Depois de resolvidos os problemas legais a maior dificuldade foi conquistar clientes em quantidade e qualidade suficiente. Mas sem dúvida que o maior entrave de todos, ainda hoje, é construir uma boa equipa comercial nesta área. Ou são muito bons a vender e não percebem nada de multimédia, ou percebem muito de multimédia e não sabem vender. // Fala-nos de como foi aceite pelo público os serviços da tua empresa. É sobretudo difícil as pessoas perceberem o que faz a empresa, depois de perceberem até gostam dos serviços e até querem usufruir deles, mas a grande maioria, não tem noção dos custos deste tipo de serviços.

A minha experiência é curta (3 anos) e por isso vale o que vale, mas penso que são os seguintes:

a) Ter os pés assentes na terra e dar um passo de cada vez. É fácil fazer um projeto que enche os bolsos da empresa e termos um apetite voraz // Quanto tempo levou da con- de o investir logo numa data de coiceção do negócio ao primeiro dia sas ou equipamentos. O crescimende trabalho? to e investimentos devem ser susEntre 1 e 2 meses. tentados e em especifico nesta área (devido aos projetos muito longos e // Quais são os passos mais im- às demoras nos pagamentos) a emportantes na administração de presa deve ter um fundo de maneio um negócio? disponível para manter a empresa


// Houve algum evento de “disparo” para iniciares o teu negócio? b) Fazer projetos com qualidade e Acho que não houve um evento esser cumpridor com prazos. Os cli- pecífico mas sim uma sequência de entes estão fartos de empresas de acontecimentos que acabaram por multimédia que prometem e não provocar esse início. cumprem. // Como conquistaste o teu c) Ser realista na orçamentação. É primeiro cliente? muito fácil fazer orçamentos que de- Os primeiros clientes eram pessoas pois vão dar prejuízo não permitindo que já nos conheciam, as primeiras fazer os trabalhos com a qualidade grandes conquistas (grandes negónecessária e vai acabar por desiludir cios) foram trabalhos que quase o cliente. Se não quiser desiludir o ninguém queria fazer devido à sua cliente vai perder dinheiro. complexidade ou ao prazo apertado. Conquistamos um grande cliente d) Principalmente nesta altura de porque ele queria um projeto feito crise em que os incumpridores são numa semana e todas as outras emmuitos, não fazer nenhum projeto presas lhe pediam três semanas para sem um contrato de prestação de o fazer. Trabalhamos noite e dia duserviços assinado pelo cliente e sem rante uma semana e entregamos o uma adjudicação paga (uma percent- projeto no prazo. Nunca mais peragem do valor total). demos esse cliente. durante 3 a 4 meses.

loadingmagazine - 23 -


// Qual foi o momento de maior satisfação enquanto empreendedor? Sem dúvida alguma que é ver o nosso trabalho reconhecido quer pelos clientes, quer pelo público em geral, quer pela imprensa. // Tiveste alguém que te apoiasse inicialmente, como parcerias, etc? Claro que sim, tivemos o apoio dos nossos pais e amigos. Em termos financeiros fizemos um projeto para o IEFP, no arranque da empresa, que foi recusado tendo por isso avançado sozinhos só com o nosso dinheiro. Se tivéssemos tido o apoio do IEFP talvez a empresa tivesse crescido mais depressa e atingido já outro patamar. // Que conselho darias a quem está a terminar o curso de Comunicação e Multimédia, que foi no qual te licenciaste? Para quem está a terminar deverá fazer uma opção: especializar-se numa área da multimédia ou seguir uma aprendizagem mais abrangente que lhe permita depois trabalhar como gestor de projetos ou como comercial nesta área. Quanto ao trabalho, o futuro não se avizinha fácil, mas há trabalho para quem for muito bom. Sejam os melhores e não terão dificuldade. // O curso deu-te as ferramentas necessárias para te lançares? Claro que sim. Quando terminei o curso tinha muitos colegas a dizer mal do curso, mas a verdade é que o curso me deu todas as ferramentas necessárias para o meu futuro. Acho que aqueles que dizem mal, não tiveram foi a vontade e interesse suficientes para tirar real partido do curso.

WEBSITE DO HERCÍLIO: HTTP://WWW.TARAMBOLA.PT/


FÁBIO AZEVEDO \\ // Ganhaste a medalha de ouro no Campeonato da Europa das Profissões, na categoria de Web Design. Como te sentes? Naturalmente que fiquei satisfeito com o resultado. Foi numa altura difícil, porque tive de conciliar os dias de prova com um projecto importante que estava a desenvolver na altura na agência. Nesse ano o concurso foi em Lisboa e na FIL que fica mesmo perto da agência, então deu para estar nos 2 sítios “ao mesmo tempo”. :) Quer uma coisa quer outra correram bem, por isso fiquei satisfeito por isso. // Muita gente pensa que indo para o estrangeiro a possibilidades de sucesso são maiores. Qual é a tua opinião? Depende do ponto de vista e depende do que consideres sucesso. Para mim sucesso é todos os dias quereres fazer melhor e conseguires. Não está relaccionado com ires para o estrangeiro, está relaccionado com a forma como te dedicas aquilo que fazes. Ou seja, a minha opinião, é que depende maioritariamente da tua postura.

loadingmagazine - 25 -


// Achas que a licenciatura em Comunicação e Multimédia deu-te as ferramentas necessárias para seres bem sucedido na tua carreira? Não, por si só. Mais uma vez, depende de nós. O curso em si pode ser uma ferramenta. É uma excelente altura para investigação e experimentar. // Tens algumas referencias que te inspirem nos que realizas? Sim, tento sempre acompanhar o que de melhor se vai fazendo cá e lá fora. E tudo isso serve como inspiração e essencialmente para perceber que há muito ainda para aprender e fazer. // Fala-nos um pouco dos teus projetos. Qual foi o que te deu mais prazer a fazer? Todos os projectos me deram prazer fazer, mas aqueles em que tenho a oportunidade de fazer algo que nunca fiz, serão sempre aqueles onde fico mais motivado. Gigapic para o Optimus Alive, Orgasmatic para a Control, Tony Canta Para Si para o Continente, são exemplos de projectos em que tive de resolver problemas e que tive a oportunidade de investigar e usar tecnologias que nunca tinha usado. // Explica-nos o teu processo criativo. Não tenho um processo específico. Como já disse, passo bastante tempo a investigar e a ver o que de melhor se faz. Penso que será esse o meu proce-


sso criativo, e não só me matém actualizado como também ciente de que sou demasiado pequeno comparado com o grande talento que existe por aí espalhado, quer cá em Portugal quer lá fora. // No teu tempo livre aproveitas esse tempo para atualizares e aprenderes mais do que já sabes? Sim exacto. Se tu estás nisto porque gostas, é uma coisa que fazes instintivamente quase. Saber o que há de novo, aquilo que podes aprender para poderes ser cada vez mais re-levante na tua área. // Conselhos a quem está a iniciar-se na área de WebDesign... Verem o trabalho dos outros. Inspirarem-se. Ao contrário do que muitas pessoas acham, copiar não é mau. isto é, copiar, apenas como exercício de apredizagem. Pegar no trabalho de alguém, e copiá-lo pode ensinar-nos muitas coisas. Não digo responder a um briefing de um cliente com uma cópia, isso é ridículo.Nesta área, para arranjarmos emprego ter um bom portfólio é bastante importante, mais do que uma licenciatura, e estou a falar, essencialmente do digital, e por vezes para quem está a começar é complicado ter portfólio, mas isso tem solução simples: Inventem. Redesenhem o site da Super Bock, criem um site promocional de um produto da Nike, façam de conta que têm esse cliente e desenhem esse layout, isso é o vosso trabalho, e será completamente válido numa entrevista de emprego por exemplo. loadingmagazine - 27 -


tutoriais


//After Effects: fumo no texto

Vamos criar uma pequena animação de texto que pode ser usada em qualquer vídeo. Este tutorial vai ser feito no Adobe After Effects CS5, mas pode ser feito nas versões anteriores. A linguagem do programa é inglês, mas caso o utilizador tenha em português o sitio das opções são as mesmas o que muda é apenas a linguagem. Portanto aqui vamos nós!

1. Criar composição e introduza imagem de fundo Abra o After Effects e crie uma nova composição. Para tal clique onde diz “New composition” e introduza as seguintes definições: Nome da composição: pode ser qualquer nome que desejar, onde diz preset escolha a opção “DVCPRO HD 720 29.97” e na duração ponha 20 segundos já que será essa a duração da nossa animação. Após introduzir clique Ok e introduza uma imagem de fundo simplesmente arrastando-a para a timeline. Ela irá aparecer na barra lateral esquerda onde guarda todos os ficheiros externos arrastados para a nossa timeline. loadingmagazine - 29 -


2. Inserir e formatar texto Na timeline coloque o cursor no inicio da timeline, 0 segundos, e vá ao menu superior e faça Layer>New>Text para criar uma layer de texto e de seguida coloquea no centro da sua composição. Escreva a frase que pretender e mude as definições de acordo com o seu gosto. Pode alterar o tipo de letra, o tamanho, o espaçamento, entre outras opções.

3. Adicionar Animator>Opacity e ajustar definições Selecione a Selection tool, ou clique na tecla V no teclado, para que layer de texto criada fique selecionada. Depois disso na Timeline clique na seta que permite abrir todas definições da layer de texto e clique onde diz Animate e escolha a opção Opacity para adicionar opacidade ao Animator 1 que acabou de criar. Ao fazer scroll abra as definições de Range Selector 1 e Advanced. Defina o parâmetro Shape para Ramp Up e o valor de Opacity para 0%. Ao fazer isto metade das linhas irão desaparecer. Finalmente ajuste o Range Selectors Offset para -100%.


4. Adicionar Keyframes ao Animator e adicionar Blur No primeiro segundo da timeline, clique no relógio ao lado da opção Offset para adicionar uma keyframe. Depois, mova o cursor até aos 4 segundos e ajuste o Offset para +100%. Selecione esse keyframe e lado direito do rato e escolhar Keyframe Assistante>Easy Ease In. De seguida clique na opção Add ao lado do Animator 1 e escolha Property>Blur. Agora ajuste o valor do Blur para mais ou menos 30 e veja o resultado!

5. Criar o efeito de fumo: Regresse aos 0 segundos e faça Layer>New>Solid. Clique no botão que diz Make Comp Size, veja que a cor selecionado é o preto, dê o nome que entender e clique OK. Agora vá a Effect>Noise & Grain>Fractal Noise e no painel de controlo dos efeitos defina o Contrast a 140, Complexity a 12, abra o painel Transforma e defina Scale a 160. Pode loadingmagazine - 31 -


definir outros valores, sinta-se livre para brincar com eles e vê qual o resultado que mais lhe agrade.

6. Animar a mascara fumo Vá ao Toolbar e seleciona a Ellipse Tool, para tal mantenha premida a opção que tem o Rectangle Tool para abrir uma caixa e ter a opção Ellipse Tool. No centro do fumo faça uma elipse do tamanho que pretende para criar a mascara que vamos animar. Volte a selecionar a Selection Tool e na Timeline clique no ícone do Olho do Animator 1 para o desativar. Duplo clique na borda da mascara de fumo que criamos e arraste-a até ao inicio do nosso texto. Selecione o 1 segundo, pressione Shift-Option-M (PC: Shift-Alt-M) para adicionar a keyframe da mascara, vá para os 4 segundos e arraste a mascara desde o inicio do texto até ao fim. Não se esqueça de fazer Easy Ease In no segundo keyframe.


7. Animar a mascara fumo Ainda no 1 segundo, pressione Shift-T para mostrar a opacidade da layer. Adicone uma keyframe e mude o valor para 0%. Aos 2 segundos, mude para 100% e aos 4 segundos ponha novamente 0%. Selecione os três keyframes, Shift-Click em cada um deles, e vá a Animation>Keyframe Assistante>Easy Ease. Prima Shift-F para mostrar o valor da Mask Feather e ajuste para 100pixels. Na coluna de Mode selecione Screen. Veja o resultado!

8. Animar o texto para desaparecer Vamos agora criar outro animator que faça o texto desaparecer. Clica na opção Animate e novamente Opacity. Isto faz com que adicione Animator 2. As definições são iguais ao passo 3, mas desta vez no Shape selecionamos Ramp Down em vez de Ramp Up. Adicione uma keyframe com o Offset a -100% nos 5 segundos e nos 7 segundos +100%. Selecione a primeira keyframe e faça Easy Ease Out e a nossa introdução está finalizada.

loadingmagazine - 33 -


9. Adicionar layer principal Nos 8 segundos vá a Layer>New>Text e use as definições que quiser. Neste passo pode escrever o que quiser, usar diferentes tamanhos de texto para as diferentes palavras que usar e até usar diferentes fontes. Posicione o seu texto no centro. É livre de usar as definições que quiser!

10. Animar a opacidade da layer principal Nesta layer adicione um Animator>Opacity e dê os seguintes valores: Opacity 0%, Ramp Up e Offset -100%, tal como no passo 3 mas com uma pequena diferença na opção Based On selecione Words. Nos 8 segundos adicione uma keyframe com valor da Offset que pusemos anteriormente e nos 11 segundos mude-o para +100%. Não se esqueça de fazer Easy Ease In no segundo keyframe!


11. Adicionar novo Animator Agora adicionamos um segundo Animator à layer mas com a opção Position. Clique em Add , que está ao lado de Animator 2, e escolha Property>Rotation de seguida clique novamente e selecione a opção Selector>Wiggly. Defina Wiggles/Second para o valor 0 e Correlation 30%. É bastante importante que o valor de Min Amount seja 0%! Isto vai fazer com que os caracteres movam-se apenas numa direção: em frente!

12. Adicionar o 3D e animar os valores Clique na opção Animate e escolha Enable Per-Character 3D, isto vai ativar os eixos de posição e rotaçãoo no Animator. Aos 13 segundos adicione uma keyframe para os valores de Position, X,Y e Z no Animator. Depois aos 18 segundos ajuste os valores como pretender. Mas tenha em atenção em ajustar no Postion o valor de Z sempre para numero negativo! Depois disso selecione os 4 keyframes aos 13 segundos e definam Easy Ease Out.

loadingmagazine - 35 -


13. Aplicar o Blur Clique novamente em Add e escolha a opção Property>Blur para adicionar ao Animator 2. Faça uma keyframe aos 13 segundos com o valor 0 e aos 18 segundos com o valor 85, defina Easy Ease Out no segundo keyframe.

14. Opções adicionais Esta opção é adicional, mas torna o projeto mais engraçado. Adicione uma camera 3D (Layer>New>Camera – deixe as predefinições – 50mm). Aos 13 segundos adicione uma keyframe de Postion. No eixo Z aos 13 segundos deixe estar o valor pré-definido e defina – 200 aos 19 segundos. E voilá! Impecável!

TUTORIAL ESCRITO POR GONÇALO CORREIA


VÊ MAIS TUTORIAIS EM: WWW.LOADINGMAGAZINE.NET

loadingmagazine - 37 -



Loading - 1ºSemestre