Issuu on Google+

Sistema de recuperação da água da chuva PORQUÊ UTILIZAR ÁGUA DA CHUVA?

> Porque é um desperdício utilizar água potável de qualidade para utilizações que não a requerem (regas, limpezas exteriores, casas de banho, lavagens, etc.)

> Para reduzir o montante da sua factura anual de água em cerca de 250€ para um lar de 4 pessoas com jardim (utilizando a água da chuva para todos os usos domésticos em que a água potável não é necessária);

> Para preservar a longevidade de alguns aparelhos domésticos tais como as máquinas de lavar devido à água da chuva ser isenta de calcário;

> Para reduzir o consumo de detergentes; > Para evitar as inundações: a água armazenada durante fortes precipitações é assim eliminada de maneira progressiva; > Para preservar os lençóis de água subterrâneos. COMO UTILIZAR A ÁGUA DA CHUVA?

> Antes de mais, obtém-se a quantidade anual da água da chuva disponível em m

ao multiplicar a superfície da projecção horizontal do telhado pela pluviosidade anual do lugar (mm). Consulte os dados meteorológicos do Instituto de Meteorologia para conhecer as precipitações médias na sua região. Uma primeira estimativa (em França) dá de 30 a 50 litros de água em média por mês e por m2 de telhado. 3

(m2 )

RMQ

> O volume do depósito de recuperação das águas da chuva depende do uso que se deseja fazer dessa água (usos exteriores ou combinados com os sanitários) e da regularidade das precipitações. Para um telhado de 100 m2 , uma reserva de 4 000 litros é um mínimo, é sempre preferível prever uma reserva maior do que demasiado pequena! Todos os fornecedores de depósitos de recuperação de água da chuva possuem programas de cálculo que facilitam esse dimensionamento.

> No caso do uso de águas da chuva para uso externo, casa de banho + máquinas de lavar, a instalação não deve conter ligações cruzadas. É preciso por isso uma rede de canalização completamente independente da rede de distribuição de água potável que alimenta as outras partes da casa. Do mesmo modo, para evitar qualquer contaminação da rede pública, a instalação da água da chuva não pode ser ligada directamente à rede.

SERÁ QUE TEMOS O DIREITO DE UTILIZAR A ÁGUA DA CHUVA?

> Na Bélgica, em construções novas, é obrigatório a recuperação e a utilização da água da chuva; a França também poderá vir a seguir este exemplo, mas actualmente, apesar de qualquer cidadão ter o direito de dispor das águas da chuva que caem sobre o seu terreno, tem de se conformar à legislação em vigor definida pelo Munícipio a que pertence.

> A recuperação da água da chuva para os edifícios públicos (turismo rural, hotéis, restaurantes, prédios de habitação, etc.) tem de receber o acordo prévio das autoridades competentes.

2


RMQ APLICAÇÕES Os sistemas RMQ estão previstos para um uso doméstico de recuperação da água da chuva. Garantem o abastecimento de água aos pontos de utilização que não necessitem de água potável (W.C, máquinas de lavar, rega, etc) alternando automaticamente entre a reserva (depósito de água da chuva) e a rede de distribuição pública.

CARACTERÍSTICAS ◗ Tensão 1 x 230 V ◗ Cabo 1,5 m com ficha. ◗ Classe de isolamento B - Motor IP 42

RMQ

RMQ 3-45

◗ Temperatura ambiente: +5°C a +45°C

EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO No pressuposto do depósito de água da chuva estar cheio. O flutuador ou o sensor de nível existente no depósito leva ao fecho da válvula motorizada instalada entre o dispositivo de desconexão cheio de "água da rede pública" e a bomba. Estes dois componentes integrados no RMQ, dispositivo e bomba, permitem ao sistema colocar-se em funcionamento silenciosamente e respeitando as normas em vigor. No pressuposto do depósito de água da chuva estar vazio. O flutuador ou o sensor de nível existente no depósito leva à abertura da válvula motorizada entre o dispositivo de desconexão cheio de "água da rede pública" e a bomba. Esta última é por isso doravante alimentada por água da rede pública.

INSTALAÇÃO

RMQ Filtro Água da chuva filtrada

Depósito da água da chuva

Alimentação em água potável

Água da chuva

Sistema de esgoto

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Filtro de aspiração (não fornecido)

Sensor de nível fornecido com RMQ

Características

RMQ3-45A 96494778

RMQ3-45B 96494921

Comutação automática / manual água da chuva / água da rede pública Renovação da água de reserva todos os dias Visualização LED do nível de água da chuva no depósito Alarme sonoro / visual de avarias Ajustamento a zero automático / manual do alarme Bomba auxiliar (como opcional) Detector de retorno de água em opção (em caso de inundação dos esgotos) Informação para "limpeza de filtro"

sim/sim sim sim sim/sim sim/sim sim sim sim

sim/sim não não não/sim sim/sim não não não

Peso líquido: 24 Kg - Dimensões: H 685 x L 483 x P 396 mm O RMQ deve ser afixado numa parede. O nível entre o RMQ e o depósito não deve ser superior a 8 m (neste caso utilizar para a versão A uma unidade de controlo externo ref. 96494922 para o arranque/ paragem de uma bomba adicional). 3


RMQ Catalogo Verão 2007