Page 1


I movimento de "cauda de peixe, com o movimento de braços do nado peito nasceu o borboleta(Lotufo, 1980)."

"O nado borboleta aparece para

revolucionar a natação, com

movimentossimultâneos dos braços e recuperação aérea - um nado impressionante e ao mesmo tempo exaustivo" (Lotufo, 1980;p.07).

Com o aparecimento de vários estilos torna-se necessário sistematizar o ensino da natação. Surgem então as primeiras metodologias de ensino, que estão relacionadas com o desenvolvimento da prática da Educação Física. A partir da evolução da Educação Física, no final do século XVIII e início do século XIX, aparece na sociedade a necessidade de um homem novo, um homem produtivo. Começam a surgir conceitos básicos sobre o corpo e sobre sua utilização como força de trabalho (Soares, 1994). Nos livros que Merlyn pesquisou, a Educação Física aparece como disciplina necessária para a formação de um novo homem. Aparece então a preocupação com o corpo saudável. Essa preocupação se torna uma exigência da sociedade capitalista, uma vez que, o modo de produção necessitava de "máquinas fortes" e de fácil controle. Por isso a classe operária se torna um ser isolado da sociedade e alheio à sua ação, independente da cultura. O corpo é tratado como unidade produtiva, como uma mercadoria controlada para ser útil ao capital (Soares, 1994).

27


....

o prazer é o princípio determinante na vida de uma criança

e se isso for

entendido pelo professores, a aprendizagem esportiva ou de qualquer disciplina escolar pode acontecer de forma mais alegre e prazerosa. Merlyn observou que os professores de esporte de Rigorocidade, valorizavam apenas aqueles alunos que se destacavam com uma boa técnica. E isso era transmitido aos alunos, que então somente se divertiam com os jogos quando ganhavam e aqueles alunos que não tinham uma boa técnica ou que não entendiam bem as regras do jogo, eram hostilizados pelos colegas e até mesmo pelo professor.

BiII Watterson.

o progresso

4

cientifico deu MTiIt"- vo/. /I, 1991.

Merlyn continuou a observar o pequeno Calvin e ficou espantado com a solução que o menino encontrou para jogar e se divertir ao mesmo tempo. Essa solução deveria ter sido encontrada pelos professores, mas talvez a falta de estimulo à criatividade de seus alunos, tenha inibido a sua também. Calvin inventou o "Calvinbol", neste jogo a única regra é que não se pode jogar duas vezes da mesma forma. A cada jogo, a cada momento a regra se

transforma, essa "desorganizaçãoorganizada" permite que no instante que

37


O Mundo da Fantasia e o Meio Liquido  

O Mundo da Fantasia e o Meio Liquido