Page 1

COLEÇÃO

TECNOLOGIA FÁCIL MANUAIS TÉCNICOS

A única série para educação profissional do Brasil que ensina as mais recentes tecnologias das principais universidades e instituições de pesquisa com a exclusiva metodologia passo a passo, em sequência fotogáfica, com começo, meio e fim.


TECNOLOGIA FÁCIL O Brasil precisa urgentemente de trabalhadores qualificados

Q

uase diariamente a mídia veicula matérias sobre a carência por trabalhadores competentes e qualificados em todas as áreas da economia. No entanto, existe uma imensa lacuna entre a demanda e a oferta de profissionais habilitados tecnicamente, motivada pela baixa oferta de cursos de formação compatíveis com os níveis educacionais de grande parte da população brasileira. Para solucionar este problema torna-se essencial o investimento em programas de formação adequados ao perfil do setor produtivo e do mercado de trabalho. Na visão da LK Editora, o único modo de cumprir esse enorme desafio é a produção e disseminação de materiais educacionais com alta performance técnica e didática, que traduzam o conhecimento científico atualizado em informações simples e diretas, e que possam ser utilizados em programas de formação profissional capazes de atingir o maior universo de pessoas possível – mesmo as de escolaridade elementar. É essa a possibilidade que a LK Editora oferece ao mercado – módulos de aprendizagem profissional de alta qualidade técnica, de fácil entendimento, com metodologia educacional já confirmada em milhares de treinamentos em todo o Brasil.

A CHAVE PARA A QUALIFICAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA NO BRASIL Os manuais técnicos da LK Editora trazem uma metodologia diferenciada que irá revolucionar a educação profissional no país. Por meio de informações diretas e fotografias em sequência, o aluno/aprendiz aprende passo a passo uma ocupação, tornando-se um profissional competente e qualificado.

São instrumentos didáticos que permitem aos professores/instrutores um melhor planejamento de suas propostas pedagógicas, apoiando de forma prática as habilidades do aluno/aprendiz. A LK Editora é uma empresa que atua no mercado editorial há mais de 15 anos, desenvolvendo manuais técnicos e vídeos de alta qualidade para a educação profissional. Toda a linha editorial é desenvolvida por técnicos profissionais de notória especialidade, selecionados nas melhores instituições de ensino e pesquisa do país – requisito essencial para refletir a diversidade cultural brasileira. Com aplicação de sua metodologia exclusiva, a LK Editora reúne o conhecimento científico e tecnológico mais avançado para o desenvolvimento dos materiais instrucionais e estabelece padrões de uniformidade, simplicidade e objetividade na sua elaboração. Os temas e operações abordados nos manuais são organizados numa sequência lógica de aprendizado ou execução, com começo, meio e fim, permitindo aos aprendizes a compreensão teórica e prática dos conteúdos. Em todos os manuais e vídeos são prestadas informações tecnológicas para a correta execução das operações; precauções que visam à higiene e segurança do trabalhador, cuidados com a preservação do meio ambiente e atenções no trabalho executado para a obtenção de conhecimentos técnicos ou desenvolvimento de produto de qualidade compatíveis com as atuais exigências do mercado. Leon Enrique Kalinowski Olivera Diretor da LK Editora Cel.: (61) 9975-4481 – Com.: (61) 3349-5107 www.lkeditora.com.br leon@lkeditora.com.br


Manuais da LK – produção diferenciada O

de educação profissional, além dos melhores profissionais autônomos do mercado.

A principal vantagem desse método é a organização dos conteúdos, o que garante uma aprendizagem mais efetiva, indicando minuciosamente o como fazer,com textos curtos, fotografias e ilustrações.

Para cada título a ser desenvolvido, são selecionados pelo menos três especialistas no mesmo assunto, com experiências diversas na área: um profissional que tenha experiência em educação, outro em pesquisa e outro na vivência de campo. Com isso, conseguimos produzir conteúdos mais completos, atualizados e abrangentes, capazes de atender as mais diversas situações do dia a dia do setor produtivo. Veja a seguir os principais passos do processo de produção editorial dos módulos de aprendizagem da LK Editora.

s nossos produtos são elaborados com metodologia exclusiva no mercado, tanto para assuntos teóricos como para assuntos operacionais, que permite apresentar os conhecimentos com uma sequencia lógica de aprendizado.

Para produzir esse material instrucional, selecionamos especialistas de notório saber em universidades, entidades de pesquisa, extensão,

1

Definição de títulos

2

Seleção de especialistas

A LK Editora está habilitada – por sua larga experiência educacional em milhares de treinamentos já realizados – a produzir módulos de aprendizagem profissional para a maior parte dos segmentos econômicos: agrícola, agroindustrial, industrial, serviços, social, entre outros. A definição de títulos depende da demanda do mercado.

Após a definição dos títulos, são selecionados especialistas que tenham notória competência em instituições de ensino, pesquisa e extensão em todos os Estados do Brasil ou que sejam profissionais autônomos de excelência reconhecida nas suas áreas de atuação.

4


3

Treinamento na metodologia didática Os especialistas selecionados são reunidos em uma central de produção, onde passam, obrigatoriamente, por um treinamento no qual são definidos os parâmetros editoriais para o desenvolvimento dos conteúdos técnicos. Nessa fase, os profissionais, em grupos de três, iniciam o desenvolvimento dos conteúdos técnicos, supervisionados por especialistas na metodologia LK, assegurando-se, dessa forma, a uniformidade de elaboração.

4

Finalização do conteúdo técnico/ editorial

Uma vez concluídos os conteúdos técnicos, os especialistas, em conjunto com os editores da LK, definem a estrutura da publicação e o roteiro básico das imagens a ser produzidas. Nessa fase, os especialistas identificam e selecionam cenários adequados para realizar a produção de imagens, em locações por todo o país.

5

Produção vídeofotográfica

Definidos os cenários onde serão feitas as imagens, a equipe de produção se desloca até os locais previamente determinados, sempre acompanhada pelos especialistas responsáveis pelo desenvolvimento do conteúdo de cada título, juntamente com os especialistas em metodologia.

5


6 edição final

após a captura de imagens, a equipe editorial faz a junção desse material com os conteúdos técnicos, chegando-se ao formato final passo a passo. Nessa etapa é realizada a revisão técnica dos conteúdos, a finalização das imagens e a montagem dos originais para reprodução. O controle de qualidade é total, garantindo aos usuários um produto de alto padrão, sem similar no mercado. A SEGUIR, VEJA UM EXEMPLO PRÁTICO DE COMO FUNCIONA A NOSSA METODOLOGIA EXCLUSIVA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

6


NAL

7


Bovinocultura

p

ara obter sucesso na criação de bovinos, seja no segmento de corte, seja no de leite, é necessário que o criador tenha conhecimentos sobre os processos de produção, gerencie com eficiência a sua propriedade e conte com trabalhadores qualificados para executar todas as tarefas exigidas pela atividade. Com a utilização dos manuais da LK Editora, o produtor pode introduzir no seu negócio técnicas modernas de administração, saúde animal, manejo de rebanho e de pastagens, ganhando produtividade e mais receita em menor espaço de tempo.

O estado de saúde dos animais é um fator primordial para a produtividade do rebanho, da qual depende a rentabilidade e o desenvolvimento da pecuária nacional. Este manual trata, de forma detalhada, desde o histórico do combate à febre aftosa no Brasil, o conhecimento sobre a legislação, saúde animal e febre aftosa até as medidas de prevenção. (88 páginas)

ISBN: 978-85-7776-002-2 – João Marcelo Brandini Néspoli: Médico Veterinário e Especialista em Sanidade Animal. Gustavo Alves de Abreu: Médico Veterinário e Especialista em Controle de Qualidade de Alimentos.

AUTORES

A inseminação artificial é uma técnica de fácil execução, mas que necessita de treinamento prático para ser realizada, tendo muitos detalhes, que devem ser respeitados para que se obtenha sucesso. Este manual orienta sobre os procedimentos para a realização deste processo, desde o conhecimento da história e das técnicas de inseminação artificial, do sêmen e de seu armazenamento e da anatomia e fisiologia reprodutiva da fêmea, o processo de inseminação até a avaliação dos resultados. (84 páginas)

ISBN: 978-85-7776-146-3 AUTORES – Bruno Campos de Carvalho: Médico Veterinário,

Mestre em Medicina Veterinária (Reprodução Animal) e Doutor em Ciência Animal (Reprodução Animal). Gustavo Monteiro Chilitti: Médico Veterinário. José Conceição Gallat Imbelloni: Médico Veterinário e Especialista em Sanidade Animal.

nos últimos anos, a bovinocultura de corte tem passado por profundas mudanças em nosso país, sendo necessária a aplicação de tecnologias adequadas a cada situação. Este manual técnico orienta sobre os principais procedimentos para a alimentação de bovinos de corte no período da seca, desde o conhecimento das fases de criação de bovinos de corte e os fatores determinantes da sua produção até as alternativas para a alimentação no período da seca. (72 páginas)

ISBN: 85-87890-49-2

este manual trata de forma detalhada de todas as operações necessárias para avaliar a condição das pastagens, como proceder para recuperá-las conforme a condição seja boa, razoável ou ruim e, também como mantê-las produtivas. (84 páginas)

ISBN: 978-85-87890-77-1 AUTORES – Maristela de Oliveira Bauer: Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Zootecnia. Emílio Carlos de Azevedo: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Solos e Nutrição de Plantas e Doutor em Engenharia Agrícola. Alexandre Lima de Souza: Zootecnista, Mestre e Doutor em Zootecnia.

AUTORES – José Carlos Pereira: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Zootecnia e Doutor em Produção Animal. Alício Nunes Domingues: Engenheiro Agrônomo e Professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Fernando de Paula Leonel: Zootecnista, Mestre em Zootecnia e Doutor em Zootecnia.

este manual técnico trata de forma detalhada e ilustrada de todas as operações necessárias para a implantação de capineira, desde a escolha da cultivar, o preparo do solo e os tratos culturais até o manejo tanto para a cana-de-açúcar como para o capim-elefante. (84 páginas)

ISBN: 978-85-87890-78-8 AUTORES – Maristela de Oliveira Bauer: Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Zootecnia. Emílio Carlos de Azevedo: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Solos e Nutrição de Plantas e Doutor em Engenharia Agrícola. Alexandre Lima de Souza: Zootecnista, Mestre e Doutor em Zootecnia. Alício Nunes Domingues: Engenheiro Agrônomo.

8

este manual técnico trata de forma detalhada e ilustrada de todas as operações necessárias para alimentar e manejar o gado bovino de corte na estação reprodutiva, desde o manejo e nutrição de vacas, novilhas e touros antes e durante a estação de monta, no período do pré e pós-parto e nos períodos de seca e das águas. (68 páginas)

ISBN: 978-85-7776-006-0 – Joanis Tilemahos Zervoudakis: Zootecnista, Mestre e Doutor em Nutrição e Produção de Ruminantes. Sarah Penso: Zootecnista e Mestranda em Agricultura Tropical. Luciano da Silva Cabral: Zootecnista, Meste e Doutor em Nutrição e Produção de Ruminantes.

AUTORES


a ordenha é a etapa de maior risco para a ocorrência de contaminações no leite, que podem ser causadas por micro-organismos presentes em sujeiras, além de substâncias químicas presentes no próprio local de ordenha. Dessa forma, condições higiênico-sanitárias adequadas durante a ordenha são imprescindíveis para a obtenção de um leite de qualidade, bem como para a preservação da saúde do animal. Este manual orienta sobre as principais operações realizadas na ordenha e na verificação da qualidade do leite. (144 páginas)

ISBN: 978-85-7776-041-1

Na pecuária leiteira, todas as atividades relacionadas com o manejo sanitário, nutricional ou reprodutivo devem ser desenvolvidas de forma rotineira para que se evite ao máximo o estresse dos animais, o que pode comprometer o seu desempenho produtivo e/ou reprodutivo. Este manual trata de forma detalhada de todas as operações necessárias para o manejo alimentar de touros reprodutores, vacas em lactação e novilhas. (72 páginas)

ISBN: 978-85-87890-94-8 AUTOR – Joanis Tilemahos Zervoudakis: Zootecnista, Mestre e Doutor em Nutrição e Produção de Ruminantes.

AUTORES – José Carlos Pereira: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Zootecnia e Doutor em Produção Animal. Francisco Palma Rennó: Médico Veterinário, Mestre e Doutor em Zootecnia. Marcone Geraldo Costa: Zootecnista, Mestre e Doutor em Zootecnia.

a utilização de forragem pelo gado, através do pastejo, é o modo mais econômico para a alimentação dos rebanhos. Entretanto, ocorre que a disponibilidade de forragem durante o ano não é uniforme. Mesmo fazendo o manejo adequado, haverá sempre um período de produção abundante (período chuvoso) e outro de escassez (período seco). Este manual técnico traz alguns alimentos que podem substituir as forragens no período da seca, como a utilização do capim-elefante, da cana-de-açúcar e da mandioca até a amonização de volumosos. (92 páginas)

a bovinocultura de corte no Brasil se destaca como a principal fonte de proteína animal para a população. Este manual técnico orienta sobre os principais procedimentos para o confinamento de bovinos, desde o conhecimento dos aspectos relacionados à localização, instalações e equipamentos, os alimentos fornecidos e a sua análise, a preparação dos animais, o manejo do sistema, a avaliação dos principais problemas, a seleção de animais para o abate, o gerenciamento das informações até a reparação das instalações para receber os próximos lotes. (88 páginas)

ISBN: 978-85-7776-147-0

ISBN: 978-85-7776-117-3

AUTORES – Alício Nunes Domingues: Engenheiro Agrônomo

AUTORES – Alício Nunes Domingues: Engenheiro Agrônomo e Especialista em Nutrição Animal. André Alves de Oliveira: Zootecnista e Mestrando em Ciência Animal. Daniel de Paula Sousa: Zootecnista, Mestre em Produção e Nutrição de Ruminantes e Doutor em Ciência Animal e Pastagem.

e Especialista em Nutrição Animal. Joadil Gonçalves de Abreu: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Zootecnia. Rafael Henrique Pereira dos Reis: Engenheiro Agrônomo e Mestrando em Agricultura Tropical.

este manual, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para controlar as formigas cortadeiras e os cupins em pastagem, desde o conhecimento das espécies de formigas cortadeiras e cupins até as formas de controle mais utilizadas. (64 páginas)

ISBN: 978-85-7776-155-5 AUTORES – José Cola Zanuncio: Engenheiro Florestal, Mestre e PHD EM Entomologia. Teresinha Vinha Zanuncio: Bióloga,

Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Entomologia. Alício Nunes Domingues: Engenheiro Agrônomo e Especialista em Nutrição Animal. Antônio Almeida Rios: Biólogo e Mestrando em Gestão e Auditoriais Ambientais.

9


Máquinas agrícolas

a

base para o sucesso no plantio de grãos compreende o adequado preparo do solo, ação que deve ser realizada por profissionais plenamente habilitados e capacitados. Mas existe uma grande carência desses profissionais no Brasil, o que leva, em inúmeros casos, a vultosos prejuízos que poderiam ser evitados com uma simples regulagem dos equipamentos. Para apoiar os produtores rurais no melhor uso das máquinas agrícolas, a LK dispõe de manuais que ensinam, passo a passo, os procedimentos básicos para garantir a manutenção adequada de tratores e implementos, gerando durabilidade, economia, redução de custos e maior produção final.

este manual técnico, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para a manutenção de tratores agrícolas, desde o conhecimento dos requisitos básicos da manutenção, as partes do trator até o momento de fazer a manutenção da máquina. (152 páginas)

ISBN: 978-85-7776-150-0 AUTORES – Aloísio Bianchini: Engenheiro Agrônomo, Mestre

e Doutor em Engenharia Agrícola. Mauri Martins Teixeira: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia Agrícola e Doutor em Agronomia. Neomar Rossetti Colognese: Engenheiro Agrônomo e Especialista em Mecanização Agrícola.

este manual técnico visa orientar sobre todos os procedimentos necessários para regular e operar os distribuidores gravitacionais de calcário de forma adequada, desde o conhecimento do tipo de calcário e do equipamento, a adequação do conjunto trator–distribuidor, o acoplamento, a regulagem das esteiras de distribuição e da quantidade de calcário a ser aplicada, a aferição da regulagem do distribuidor, a aplicação do calcário até a manutenção e guarda do equipamento. (96 páginas)

ISBN: 978-85-7776-004-6 AUTORES – Aloísio Bianchini: Engenheiro Agrônomo, Mestre

e Doutor em Engenharia Agrícola. João Carlos de Souza Maia: Engenheiro Agrônomo e Doutor em Engenharia Agrícola.

este manual técnico visa orientar os leitores sobre todos os procedimentos necessários para a regulagem e operação da grade de arrasto, desde o conhecimento da grade de discos de arrasto e dos modelos existentes, a adequação do conjunto trator–grade, como acoplar a grade ao trator e como efetuar as regulagens necessárias, a determinação da capacidade de campo do conjunto trator–grade e a profundidade de trabalho da grade de arrasto, a observação das condições adequadas para o uso da grade até a sua manutenção e guarda. (100 páginas)

ISBN: 978-85-7776-007-7 AUTOR – Aloísio Bianchini: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola.

Os escarificadores e subsoladores são implementos de hastes capazes de penetrar no solo até profundidades de 40 a 45 cm e quebrar a camada compactada. Este manual técnico visa orientar sobre os procedimentos necessários para a regulagem e operação do subsolador, desde a diferenciação entre subsoladores e escarificadores, o conhecimento de cada parte desses equipamentos, a adequação do conjunto trator–subsolador, a forma correta de acoplar o subsolador ao trator, a determinação da capacidade de campo, a operação com o subsolador, sua manutenção até como guardar corretamente o equipamento. (92 páginas)

ISBN: 978-85-7776-008-4 AUTOR – Aloísio Bianchini: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola.

O arado é um equipamento de fácil utilização, porém deve ser utilizado com critério para não prejudicar o solo. Este manual orienta sobre as principais operações realizadas com o arado reversível de discos, desde o conhecimento do equipamento e de seus componentes, o ajuste do trator para a operação com o arado, o acoplamento, a regulagem e a lubrificação do arado, a aração do terreno até a manutenção do equipamento após o término dos serviços. (120 páginas)

ISBN: 978-85-7776-037-4 AUTORES – Antônio Donizette de Oliveira: Licenciado em Ciências Agrícolas, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola. Luiz Carlos Dias Carvalho: Engenheiro Agrícola e Especialista em Mecanização Agrícola. Wander Magalhães Moreira Júnior: Engenheiro Agrícola e Especialista em Máquinas Agrícolas (Projetos, Aplicações e Regulagens) e em Solos e Meio Ambiente.

10

O trator é um equipamento de grande importância para o desenvolvimento da atividade agropecuária. este manual visa orientar os leitores sobre as principais informações acerca da manutenção de tratores, desde o conhecimento do trator agrícola de pneus e dos lubrificantes, a preparação do local de trabalho e do operador até a manutenção preventiva periódica. (252 páginas)

ISBN: 978-85-7776-038-1 – Antônio Donizette de Oliveira: Licenciado em Ciências Agrícolas, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola. Luiz Carlos Dias Carvalho: Engenheiro Agrícola e Especialista em Mecanização Agrícola. Wander Magalhães Moreira Júnior: Engenheiro Agrícola e Especialista em Máquinas Agrícolas (Projetos, Aplicações e Regulagens) e em Solos e Meio Ambiente.

AUTORES


ovinocultura

a

ovinocultura está ganhando espaço crescente no Brasil. Essa atividade pode ser a principal ou funcionar como um importante complemento de renda em propriedades rurais de todos os portes. Mas ainda há uma grande carência de conhecimentos técnicos e profissionais especializados.Os manuais produzidos pela LK Editora funcionam como uma sólida base técnica e de qualificação profissional, de forma rápida e segura. este manual técnico visa orientar sobre as principais raças de ovinos existentes para a criação, desde a identificação das partes do corpo do ovino de corte, a inspeção do animal, as características desejáveis e indesejáveis, os padrões raciais, a seleção orientada até o conhecimento dos sistemas de acasalamento e a escolha dos cruzamentos. (100 páginas)

ISBN: 85-87890-37-9

este manual técnico orienta sobre os processos necessários para se fazer um projeto de viabilidade econômica da criação de ovinos de corte, desde o conhecimento da ovinocultura de corte nas regiões centro-Oeste e sudeste, a identificação da sua cadeia produtiva, o conhecimento dos tipos de custo, a elaboração do fluxo de caixa até a avaliação financeira e econômica do projeto. (48 páginas)

ISBN: 85-87890-38-7

– Aurora Maria Guimarães Gouveia: Médica Veterinária, Especialista em Caprinocultura e Ovinocultura, Mestre em Medicina Veterinária Preventiva, Doutora em Saúde Animal e Professora da Escola Veterinária da UFMG. Erbert Correia Araújo: Médico Veterinário e Produtor Rural. Geraldo Jonas da Silva: Médico Veterinário, Mestre em Microbiologia e Superintendente Técnico da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais.

AUTORES – Aurora Maria Guimarães Gouveia: Médica Veterinária,Especialista em Caprinocultura e Ovinocultura, Mestre em Medicina Veterinária Preventiva, Doutora em Saúde Animal e Professora da Escola Veterinária da UFMG. João Paulo Amaral Haddad: Médico Veterinário, Mestre em Epidemiologia, Doutor em Epidemiologia e Professor da Escolade Veterinária da UFMG. Juliana Galvarros Bueno Lobo Ribeiro: Engenheira Agrônoma e Mestre em Agronegócios.

as instalações para a criação de ovinos devem proporcionar condições favoráveis para que os animais tenham uma boa performance produtiva. este manual técnico orienta sobre os principais tipos de instalações, desde o conhecimento sobre os sistemas de criação, os tipos de aprisco, os solários, as esterqueiras, os tipos de comedouros e bebedouros, os currais, os piquetes, os tipos de cerca até as instalações anexas. (96 páginas)

este manual técnico trata das operações imprescindíveis para o manejo nutricional de ovinos de corte, desde os conhecimentos sobre o sistema digestório, a fisiologia da nutrição, a condição corporal, os hábitos alimentares, as necessidades nutricionais, os tipos de alimentos, a limpeza das instalações e dos anexos, a preparação dos alimentos, a alimentação do rebanho por categoria até a prevenção de intoxicações e alterações metabólicas. (216 páginas)

AUTORES

ISBN: 978-85-87890-95-5 – Aurora Maria Guimarães Gouveia: Médica Veterinária, Especialista em Caprinocultura e Ovinocultura, Mestre em Medicina Veterinária Preventiva, Doutora em Saúde Animal. Erbert Correia Araújo: Médico Veterinário e Produtor Rural. Maurício Fonseca Pimentel de Ulhoa: Zootecnista, Mestre em Nutrição de Ruminantes, Inspetor da Ass. Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), Diretor de Ovinos da Ass. dos Criadores de Caprinos e Ovinos de MG (ACCOMIG). AUTORES

este manual técnico trata das operações imprescindíveis para o manejo reprodutivo de ovinos de corte, desde o conhecimento do órgão reprodutor masculino e feminino, o comportamento sexual, a condição corporal, a escolha dos ovinos para a reprodução, a estação de monta, os métodos de reprodução, o acasalamento, o acompanhamento da gestação e do parto até a prevenção de alterações e doenças da reprodução. (92 páginas)

ISBN: 978-85-7776-109-8 – Aurora Maria Guimarães Gouveia: Médica Veterinária, Esp. em Caprinocultura e Ovinocultura, Mestre em Med. Veterinária Preventiva, Drª em Saúde Animal e Prof. da UFMG. Cláudio José Borela Espeschit: Médico Veterinário, Esp. em Caprinocultura e Ovinocultura, Mestre em Zootecnia, Dr. em Ciência Animal, Diretor Técnico da Ass. dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais. Silvia Leticia Tartari: Médica Veterinária, Esp. em Caprinocultura e Ovinocultura e em Nutrição de Ruminantes e Insp.Técnica de Ovinos da Ass. Brasileira dos Criadores de Ovinos.

AUTORES

ISBN: 978-85-7776-035-0 – Aurora Maria Guimarães Gouveia: Médica Veterinária, Esp. em Caprinocultura e Ovinocultura, Mestre em Med. Veterinária Preventiva, Doutora em Saúde Animal, Prof. da UFMG. Erbert Correia Araújo: Médico Veterinário e Produtor Rural. Maurício Fonseca Pimentel de Ulhoa: Zootecnista, Mestre em Nutrição de Ruminantes, Inspetor Técnico da Ass. Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO) e da Ass. dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais - Caprileite/ACOMIG.

AUTORES

este manual técnico de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para o manejo sanitário de ovinos, desde o conhecimento das informações essenciais sobre a saúde animal e medidas preventivas, a aplicação de vacina até o conhecimento das alterações fisiológicas mais frequentes e das principais doenças de ovinos. (128 páginas)

ISBN: 978-85-7776-110-4 AUTORES – Aurora Maria Guimarães Gouveia: Médica Veterinária, Especialista em Caprinocultura e Ovinocultura, Mestre em Medicina Veterinária Preventiva, Doutora em Saúde Animal, Prof, da UFMG e Coord. do Grupo de Extensão da Pesquisa em Ovinos e Caprinos (GEPOC). Custódio Antônio Carvalho Júnior: Médico Veterinário, Especialista em Caprinocultura e Ovinocultura, Mestrando em Reprodução Animal (EV-UFMG). Silvia LeticiaTartari: Médica Veterinária, Especialista em Caprinocultura e Ovinocultura e Nutrição de Ruminantes, Inspetora Técnica de Ovinos da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO).

11


Suinocultura

a

suinocultura brasileira está alcançando estágios cada vez mais tecnificados, assegurando ao país competitividade no mercado mundial, em preço e qualidade. No entanto, o consumo de cortes suínos no mercado interno ainda é pequeno. Há imensas possibilidades de ampliar o mercado nacional. Com a utilização da Série de Suinocultura da LK Editora, os produtores podem integrar novas tecnologias, obtendo maiores taxas de retorno. este manual técnico visa orientar seus leitores de forma clara e objetiva sobre o manejo dos leitões, do pré-parto à terminação, desde a preparação das instalações e equipamentos da maternidade, o preparo da matriz e o acompanhamento do parto, os cuidados com os leitões até o 10º dia de vida, a vacinação contra doenças, até o manejo na desmama, na fase de crescimento e na fase de terminação. (80 páginas)

ISBN: 85-87890-26-3 AUTORES – João Garcia Caramori Júnior: Médico Veterinário, Mestre em Vigilância Sanitária, Doutor em Produção Animal, Professor Adjunto do Departamento de Produção Animal da Universidade Federal de Mato Grosso e Membro do Comitê Estadual de Sanidade Suinícola de Mato Grosso. Athaíde Batista da Silva: Especialista em Produção de Suínos e Aves, Assessor Técnico-Administrativo do CRMVMT e Membro do Comitê Estadual de Sanidade Suinícola de Mato Grosso.

este manual técnico trata desde a seleção e alojamento dos reprodutores, a alimentação adequada, a prevenção de enfermidades, o estímulo do cio nas marrãs e matrizes, o manejo da inseminação artificial, o alojamento das fêmeas pós-cobertura ou pós-inseminação artificial, a verificação da frequência de cobertura dos varrões, o acompanhamento adequado da alimentação das fêmeas durante a gestação, o preparo das fêmeas para o parto, o acompanhamento das fêmeas durante o parto, pós-parto e fase de lactação, a realização das desmama até a verificação do retorno do cio pós-desmama. (72 páginas)

ISBN: 978-85-7776-010-7 AUTOR – João Garcia Caramori Júnior: Mestre em Medicina Veterinária e Doutor em Zootecnia – Área de Produção Animal.

este manual técnico visa orientar os leitores sobre todos os procedimentos necessários para um manejo sanitário adequado, desde informações de como fazer a limpeza e desinfecção das instalações, o monitoramento de entrada e saída de veículos e pessoas da granja, a prevenção das principais enfermidades, a aplicação de melhorias sanitárias, os cuidados de saúde com os leitões em fase de maternidade, creche, crescimento e terminação, a aplicação correta dos medicamentos, o estabelecimento de controle de roedores e moscas até a destinação adequada dos dejetos. (68 páginas)

12

a alimentação de suínos é um fator de suma importância para a obtenção de lucros na atividade suinícola. Este manual técnico visa orientar os leitores sobre todos os procedimentos necessários para uma alimentação adequada, desde o conhecimento dos ingredientes alimentares, o preparo da ração, a alimentação correta dos leitões em fase de maternidade, creche, crescimento e terminação, das leitoas de reposição, das matrizes em fase de gestação, lactação e no intervalo de desmama-cio e dos machos reprodutores até o controle de roedores e pragas. (68 páginas)

ISBN: 978-85-87890-91-7 AUTOR – João Garcia Caramori Júnior: Mestre em Medicina Veterinária e Doutor em Zootecnia – Área de Produção Animall

O sistema extensivo de criação de suínos, ou seja, animais criados a solta, cada vez mais vem sendo substituído pelo sistema intensivo que, atualmente, representa mais de 80% da produção. Este manual técnico visa orientar sobre todos os procedimentos necessários para o manejo adequado das instalações, desde a escolha do local apropriado, o isolamento do local com cerca viva, a construção dos galpões, as instalações para as leitoas de reposição, para machos reprodutores e para as fases de gestação, maternidade, creche, crescimento e terminação até a sua utilização pelos animais. (64 páginas)

ISBN: 978-85-87890-92-4

ISBN: 978-85-87890-93-1

AUTOR – João Garcia Caramori Júnior: Mestre em Medicina Veterinária e Doutor em Zootecnia – Área de Produção Animal.

AUTOR – João Garcia Caramori Júnior: Mestre em Medicina Veterinária e Doutor em Zootecnia – Área de Produção Animal.


equideocultura

m

esmo com toda modernização introduzida no segmento rural, os equinos ainda são indispensáveis na agropecuária, seja no manejo dos rebanhos, no transporte interno de insumos ou nas atividades de supervisão. Para manter cavalos dóceis, sadios, treinados e bem alimentados, basta utilizar técnicas simples, mas, de modo frequente, desconhecidas pela grande maioria dos proprietários rurais. Técnicas como a doma racional e o adequado casqueamento dos equinos – apresentadas de forma ilustrada nos manuais da LK Editora – fazem muita diferença para que esses animais prestem um bom serviço na fazenda, com saúde e energia.

este manual técnico orienta sobre todas as operações para se fazer o adestramento, desde o conhecimento sobre o animal, a identificação dos equipamentos, o arreamento do equídeo, o montar no animal, a postura correta e o equilíbrio do cavaleiro sobre o equídeo, o conhecimento dos andamentos básicos e das “ajudas”, os exercícios de rédeas e equitação até o momento de desmontar do animal e desarreá-lo. (148 páginas)

este manual, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada de todas as operações necessárias para a doma racional de equinos, desde o conhecimento do cavalo, das características e tipos de doma racional e dos equipamentos necessários, como executar a doma de baixo e de cima, a utilização do cabo de guerra até o encerramento da sessão de doma racional. (112 páginas)

ISBN: 85-87890-25-5

ISBN: 978-85-87890-83-2

AUTORES – Augusto Cançado e Salles: Engenheiro Arquiteto,

AUTORES – Walner José Duarte: Zootecnista, Especialista em Equinocultura e Mestre em Melhoramento Genético Animal. José Martins da Rocha: Instrutor de Doma Racional.

este manual técnico orienta sobre todas as operações para se fazer o casqueamento e o ferrageamento, desde o conhecimento da profissão de casqueador/ferrador, dos cascos dos equinos e dos cuidados que se deve ter com os cascos, as verificações das condições de aprumo do animal, a sua contenção até o casqueamento e ferrageamento. (104 páginas)

este manual técnico orienta sobre todas as operações necessárias para a realização de uma doma eficiente. Para isso, traz informações essenciais sobre o perfil do domador, características básicas dos equídeos, identificação de equipamentos e instalações, bem como a sua limpeza e inspeção, e exercícios a serem efetuados na doma de baixo e de cima. O bom domador precisa ter aptidão e conhecimento sobre o comportamento do animal. (172 páginas)

Especialista em Posologia Equina (Heartland Horseshoeing School e Oklahoma State Horseshoeing School) e Especialista em Equideocultura. Rivaldo Nunes da Costa: Médico Veterinário, Especialista em Equideocultura e Mestre de Empresas e Cooperativas. Paulo Roberto Ribeiro: Produtor Rural, Engenheiro Civil e Especialista em Equideocultura. André Luís Nascimento de Novaes: Técnico em Equideocultura e Discente do Curso de Tecnologia em Agropecuária.

ISBN: 85-87890-19-0 AUTORES – Wanderley Veloz: Capitão R1 - Exército Brasileiro, Mestre ferrador (Marechal Ferrant) e técnico em ortopedia e podologia equina - Escola Veterinária do Exército e Escola Nacional de Equitação SAMUR - França, Instrutor de ferrageamento - Escola Veterinária do Exército, Técnico em Equoterapia - Associazone Nacionale Italiana de Riabilitazione Eqüestre, Técnico em aprumos (Marechalerie) - Escola Nacional de Equitação SAMUR - França - e Instrutor do SENAR desde 1995, tendo participado como instrutor em quase todos os Estados do Brasil e em alguns países como: França, Argentina, Uruguai e Chile.

ISBN: 978-85-7776-018-3 – Ademar Alves de Brito: Médico Veterinário, Especialista em Equideocultura, Produtor Rural e Criador de Equídeos. Herculano de Oliveira Dutra Faria e Silva: Especialista em Equinocultura e Criador de Equídeos. Paulo Roberto Ribeiro: Engenheiro Civil, Especialista em Equideocultura e Produtor Rural.

AUTORES

13


Fruticultura

a

fruticultura vem ocupando espaço crescente na economia rural, com plantios de alto nível tecnológico, e, mesmo que não seja para finalidade comercial, a imensa maioria das propriedades rurais conta com árvores frutíferas nos quintais. Os manuais da Série de Fruticultura da LK Editora são úteis para ambos os casos: desde os pomares domésticos, até os de maior exigência técnica e elevada produtividade. Dessa forma, os produtores poderão produzir as mudas dentro da propriedade ou implantar sistemas de irrigação para atender as mais diversas necessidades.

este manual técnico, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para o cultivo da bananeira, desde o conhecimento da planta, o planejamento do cultivo, a implantação do bananal, os tratos culturais e fitossanitários, a realização da colheita, a reforma do bananal, os tratos pós-colheita até a comercialização dos frutos. (104 páginas)

ISBN: 978-85-7776-152-4 AUTORES – Hilton Ney Gaíva: Engenheiro Agrônomo, Mestre

e Doutor em Produção Vegetal. Humberto de Carvalho Marcílio: Engenheiro Agrônomo e Mestre em Agricultura Tropical. Leonardo da Silva Ribeiro: Engenheiro Agrônomo.

ISBN: 85-87890-29-8

este manual técnico, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para a produção de mudas frutíferas, desde o conhecimento dos requisitos básicos e métodos de propagação, a legalização do viveiro, a preparação do local, a produção de mudas por propagação de sementes (sexuada) e por propagação vegetativa (assexuada), a realização de tratos culturais e fitossanitários, a avaliação da qualidade das mudas até a sua comercialização.(104 páginas)

a cultura do maracujazeiro no Brasil tem grande importância pela qualidade de seus frutos, ricos em sais minerais e vitaminas, sobretudo a e c, e pelo seu suco com aroma e sabor bastante agradável. Este manual técnico orienta sobre os processos para o cultivo do maracujá, desde a implantação do pomar, a realização de tratos culturais e fitossanitários, a colheita do fruto até a sua comercialização. (176 páginas)

ISBN: 978-85-7776-160-9 AUTORES – Hilton Ney Gaíva: Engenheiro Agrônomo, Mestre

e Doutor em Agronomia. Dalmir Kuhn: Engenheiro Agrônomo, Especialista e Mestre em Agricultura Tropical. Leonardo da Silva Ribeiro: Engenheiro Agrônomo e Especialista em Fruticultura.

a manga é uma fruta com alto valor nutritivo, contendo aminoácidos, carboidratos, ácidos graxos, minerais, ácidos orgânicos e vitaminas. este manual vai orientar os leitores sobre os processos para o cultivo da manga, desde o conhecimento da mangueira, o planejamento do cultivo, a implantação do pomar, a realização dos tratos culturais e fitossanitários, a colheita e as operações pós-colheita até a comercialização dos frutos. (144 páginas)

ISBN: 978-85-87890-56-6 AUTORES – Nelson Fonseca: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Fitotecnia. Leonardo da Silva Ribeiro: Engenheiro Agrônomo. Hilton Ney Gaíva: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia (Produção Vegetal).

14

Os citros, frutos ricos em vitamina c, a e complexo B, além de sais minerais, como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro, são um dos produtos mais cultivados pela agricultura brasileira. Este manual técnico orienta sobre os processos para o cultivo das frutas cítricas, desde o conhecimento dos citros, o planejamento do cultivo, a implantação do pomar, a realização dos tratos culturais e fitossanitários, a colheita até a comercialização dos frutos. (132 páginas) AUTORES – Hilton Ney Gaíva: Engenheiro Agrônomo, Mestre

em Agronomia (Produção Vegetal) e Doutor em Agronomia (Produção Vegetal). Marco Aurélio Gonzalez: Engenheiro Agrônomo. Walkmar Brasil de Souza Pinto: Engenheiro Agrônomo, Especialista em Extensão Rural, Manejo de Pragas e Doenças dos Citros e em Adubação em Citros.

ISBN: 85-87890-48-4 – Ana Cristina Vello Loyola Dantas: Engenheira Agrônoma, Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas e Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas. Adelise de Almeida Lima: Engenheira Agrônoma e Mestre em Fitotecnia. Hilton Ney Gaíva: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) e Doutor em Agronomia (Produção Vegetal).

AUTORES

A função básica da irrigação é aumentar a produtividade das culturas e melhorar a qualidade do produto colhido. Para alcançar esse objetivo, as plantas devem receber água na quantidade certa e na hora certa. Este manual técnico visa orientar os leitores sobre os processos para uma irrigação eficaz, apresentando informações essenciais para o manejo da irrigação e como utilizar o método do tensiômetro e o método climático, que conjugam praticidade, custo e facilidade de operação no manejo de irrigação. (136 páginas)

ISBN: 978-85-87890-57-3 AUTORES – Aureo Silva de Oliveira: Engenheiro Agrônomo,

Mestre em Agronomia e Doutor em Engenharia Agrícola. Gregório Guirado Faccioli: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Irrigação e Drenagem. Eugênio Ferreira Coelho: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola.


Floricultura

n

o Brasil, a floricultura está em franca expansão e vem registrando um crescimento anual de 12 a 15%. O setor está cada vez mais pujante devido à diversificação de atividades, com a comercialização de flores em geral, folhagens de corte, flores em vaso e mudas de plantas destinadas ao paisagismo e à jardinagem. O conhecimento e a maneira correta de manuseio dessas plantas e, principalmente, dos substratos utilizados para o plantio das flores, são pontos essenciais para se alcançar uma floricultura sadia e produtiva, como demonstram de forma direta e ilustrada os manuais da LK Editora.

este manual técnico orienta sobre o preparo de substratos, desde os conhecimentos básicos sobre esse insumo e a avaliação da sua qualidade, a preparação de misturas, a escolha do recipiente adequado para o uso do substrato, a utilização do insumo na floricultura, o seu manejo durante o cultivo, o conhecimento dos erros frequentes na sua utilização até as vantagens para a sua produção. (132 páginas)

ISBN: 85-87890-32-8 AUTORES – Atelene Normann Kämpf: Bióloga, Mestre em Botânica e Doutora em Ciências Agrárias (Produção de Plantas Ornamentais). Roberto Jun Takane: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fisiologia e Bioquímica Vegetal, Doutor em Floricultura, Professor da Faculdade Cantareira/SP e Produtor de Flores em Atibaia/SP (Takane Agrifloricultura). Paulo Tadeu Vital de Siqueira: Engenheiro Agrônomo.

este manual técnico traz informações essenciais para o cultivo de orquídeas, como: classificação, formas de crescimento, estrutura da planta, épocas de florescimento, sistemas de irrigação, construção do orquidário, preparação do substrato, escolha dos vasos, momento para se plantar as mudas, multiplicação convencional, adubação, controle de pragas e doenças e comercialização. (132 páginas)

ISBN: 85-87890-50-6 AUTORES – Roberto Jun Takane: Engenheiro

Agrônomo, Mestre em Fisiologia e Bioquímica Vegetal, Doutor em Floricultura. Ricardo Tadeu de Faria: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Genética Vegetal, Pós-Doutorado em Genética Vegetal. Vasco Luiz Altafin: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fisiologia e Bioquímica de Plantas, Doutor em Biotecnologia Vegetal.

este manual técnico orienta sobre as operações necessárias para uma produção correta e com qualidade. Para isso, traz informações essenciais sobre o cultivo da roseira, como: características botânica e necessidades climáticas, importância econômica, instalação da estufa, adubação, produção, pré-plantio e plantio das mudas, condução da roseira, tratos culturais e fitossanitários, colheita e comercialização. (172 páginas)

ISBN: 978-85-7776-017-6 AUTORES – Roberto Jun Takane: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fisiologia e Bioquímica Vegetal, Doutor em Floricultura, Professor da Faculdade Cantareira/SP e Produtor de Flores em Atibaia/SP (Takane Agrifloricultura). Paulo Tadeu Vital de Siqueira: Engenheiro Agrônomo e Consultor técnico em Floricultura/BA. Edivaldo Casarini: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Irrigação de Plantas, Professor da Faculdade Cantareira/SP e Proprietário da empresa Aquasolo - Piracicaba/SP.

15


agrotóxicos

a

utilização dos agrotóxicos ainda é de extrema importância para quem lida com a agropecuária e se vê obrigado a combater os frequentes surtos de pragas e doenças que acometem as lavouras e as criações de animais. A toxicidade desses produtos é variável, mas todos eles podem causar problemas para os operadores, consumidores, animais e meio ambiente, caso não sejam seguidas rigorosamente as instruções do receituário agronômico, dos fabricantes dos produtos e da utilização de máquinas aplicadoras de defensivos e dos serviços de inspeção de cada Estado.

Os agrotóxicos são produtos usados na agricultura para combater pragas, doenças e plantas daninhas. Por serem produtos tóxicos, requerem na sua aplicação equipamentos de distribuição adequados, bem regulados e em bom estado de conservação. Além do mais, requerem mão de obra bem treinada capaz de fazer uma aplicação correta do produto, levando-se em conta os aspectos relacionados com a segurança ambiental, alimentar e do operador. (156 páginas)

ISBN: 85-87890-31-x AUTORES – Mauri Martins Teixeira: Engenheiro Agrônomo,

Mestre em Engenharia Agrícola e Doutor em Engenharia Agronômica. Renato Adriane Alves Ruas: Engenheiro Agrônomo e Mestre em Engenharia Agrícola. José Maurício Gois: Engenheiro Agrônomo, Especialista em Engenharia de Segurança e Mestre em Engenharia Agrícola.

a aplicação correta dos agrotóxicos, adotando a recomendação prescrita no receituário agronômico, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos garante a diminuição dos danos à saúde do aplicador, a preservação ambiental, a qualidade dos produtos e o aumento da produtividade. Este manual trata desde a revisão do pulverizador antes da calibração, a sua regulagem pelo método prático, a preparação da calda, a aplicação do agrotóxico até a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos nos postos e centrais de recebimento. (64 páginas)

ISBN: 978-85-7776-015-2 AUTORES – Amandio Pires Júnior: Engenheiro Agrônomo. Marta Aparecida Fuquim Ferreira: Engenheira Agrônoma e Mestre em Fitotecnia.

16

O pulverizador autopropelido é dotado de sistema próprio de propulsão, permitindo maior agilidade, alto rendimento operacional e diminuição dos custos de aplicação de defensivos agrícolas. Além disso, proporciona a adoção de alta tecnologia com a inclusão de componentes eletrônicos, capazes de facilitar o controle e a qualidade dos tratamentos fitossanitários. Este manual trata de forma detalhada de todas as tarefas necessárias para sua utilização correta. (124 páginas)

ISBN: 978-85-7776-134-0 AUTORES – Mauri Martins Teixeira: Engenheiro Agrônomo,

Mestre em Engenharia Agrícola, Doutor em Agronomia. Aloísio Bianchini: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola. Gilton José Rodrigues: Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola.

este manual técnico trata de forma detalhada e ilustrada de todas as operações necessárias para a aplicação de agrotóxicos com pulverizadores de barra a tração tratorizada, desde o conhecimento da legislação ambiental e do produto, a sua obtenção, a preparação do pulverizador e do material, a aplicação do produto até o momento em que o equipamento é guardado. (92 páginas)

ISBN: 978-85-7776-003-9 AUTORES – João Carlos de Souza Maia: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia Agrícola e Doutor em Máquinas Agrícolas. Aloisio Bianchini: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Engenharia Agrícola e Doutor em Máquinas Agrícolas.


Geoprocessamento

a

utilização do gps nas propriedades rurais é uma importante ferramenta de trabalho, pois permite melhor organização e aproveitamento da área. Com o manual “Medindo Imóveis Rurais com GPS, o produtor conhece as medidas exatas da propriedade e pode planejar melhor o seu empreendimento. Já o segundo manual, “Utilização de GPS em Trilhas e Cálculo de Áreas” foi produzido para um equipamento de baixo custo e de fácil operação – um ótimo apoio para os amantes de aventuras. este manual técnico tem o objetivo de orientar o profissional encarregado da medição de imóveis rurais no uso da tecnologia do gps, abordando informações sobre os princípios do posicionamento diferencial com o aparelho de gps, o planejamento dos pontos levantados, a sua configuração, o seu transporte, as medições, as transferências de dados, o seu processamento e a exportação dos resultados no formato DXF. (136 páginas)

ISBN: 85-87890-02-6 AUTORES – Edaldo Gomes, Luciano Montenegro da Cunha

Pessoa, Lucílio Barbosa da Silva Júnior

mesmo com toda a eficiência do sistema de Posicionamento Global (GPS), muitos usuários encontram sérias dificuldades para utilizar de forma correta os aparelhos, pois os manuais nem sempre explicam de maneira clara como é o seu funcionamento na prática. Este manual técnico orienta sobre algumas importantes funções do aparelho, especificamente aquelas utilizadas para marcar com precisão e segurança uma trilha ou, ainda, delimitar áreas. Os procedimentos são apresentados em fotografias, com textos curtos e objetivos, retratando trechos da chapada dos Veadeiros, em Goiás, além do Jardim Botânico e Parque Olhos d’Água, em Brasília. (192 páginas)

ISBN: 85-87890-13-1 Sérgio Restani Kalinowski: Engenheiro Industrial Mecânico.

AUTOR –

avicultura

a

criação de aves, seja para subsistência, seja com finalidade industrial, é fortemente disseminada em todo o Brasilo. No entanto, mesmo as conhecidas galinhas caipiras, destinadas ao consumo familiar, embora sejam rústicas, também estão sujeitas a doenças que podem causar grandes prejuízos para a criação e, até mesmo, afetar a saúde da família. Portanto, boas práticas de manejo, bem como o controle sanitário, devem ser empregados para garantir o sucesso da criação avícola, assegurando alimento de boa qualidade e a baixo custo para toda a família, como demonstram de forma simples os manuais da LK Editora. A produção industrial de frango de corte também está contemplada na série, que demonstra as principais técnicas avícolas comerciais utilizadas no país. este manual trata de forma detalhada das operações imprescindíveis de manejo sanitário para aves de subsistência, desde a criação das aves, a implantação de medidas físico-sanitárias de biosseguridade, a obtenção das aves saudáveis, suas principais doenças e vacinações até a atuação do órgão de defesa agropecuária. (136 páginas)

ISBN: 978-85-7776-039-8 AUTORES – Inês Gameiro Colvara Beloli: Médica

Veterinária e Mestre em Produção Animal (Monogástricos). João Marcelo Brandini Néspoli: Médico Veterinário e Especialização em Sanidade Animal.

este manual técnico, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para a produção industrial de frango de corte, abordando os seguintes tópicos: introdução à avicultura, anatomia e fisiologia da digestão das aves, linhagens, instalações e equipamentos de uma granja avícola, sistemas de produção, planejamento e produção de frango de corte, higienização das instalações e dos equipamentos, e, também, a comercialização da produção avícola. (96 páginas)

ISBN: 978-85-7776-158-6 AUTORES – Vânia Maria Arantes: Médica Veterinária, Mestre e Doutora em Zootecnia. Andréa Luciana dos Santos: Zootecnista, Mestre e Doutora em Zootecnia. Flávio Medeiros Vieites: Médico Veterinário, Mestre e Doutor em Zootecnia.

17


agroindústria

p

ara a fabricação de produtos agroindustriais é necessário conhecer as boas práticas de fabricação, determinando a qualidade da água, mantendo a higiene pessoal, estabelecendo o ambiente adequado para a produção, selecionando equipamentos e utensílios apropriados e garantindo a qualidade da matéria-prima e do produto final. todas essas ações – desde a higienização, adequação das instalações até os processos de produção – devem ser conduzidas de acordo com as normas do serviço de inspeção federal, estadual ou municipal, dependendo da abrangênciada comercialização dos produtos. Nos manuais da LK Editora, estão descritos sem complicação todos os procedimentos corretos para se conseguir um produto de qualidade na agroindústria. este manual mostra todo o processo de fabricação de farinha, desde o preparo das instalações, equipamentos e utensílios para que fiquem em condições ótimas de uso evitando contaminações no produto final, a obtenção da raiz da mandioca mostrando todo o processo operacional de maneira a obter uma matéria prima de qualidade para o seu processamento, até a fabricação das farinhas branca e temperada.(192 páginas)

este manual trata desde o conhecimento da matéria-prima, a obtenção da cana, a extração do caldo, a preparação do fermento, a fermentação do mosto, a destilação do vinho, o armazenamento, envelhecimento, padronização e engarrafamento da cachaça até o controle de qualidade da bebida. (180 páginas).

ISBN: 85-87890-33-6 – José Antonio Marques Pereira: Engenheiro de Alimentos, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Doutor em Engenharia Química. Carlos Augusto Rosa: Biólogo, Mestre e Doutor em Microbiologia e Pós-Doutor (University of Western Ontario – Canadá). João Bosco Faria: Químico, Mestre e Doutor em Ciência dos Alimentos, Engenheiro de Alimentos e Pós-Doutor (Universidade de Zaragoza – Espanha).

AUTORES

ISBN: 85-87890-17-4 AUTORES – Edleuza Rodrigues Santos Silva: Professora. Paulo Afonso Rossignoli: Doutor em Química Ambiental

Este manual está desdobrado em 3 tarefas importantes e sequenciadas para o controle de qualidade em conservas de vegetais. Cada tarefa é desdobrada em operações e passos com informações técnicas precisas, desde a implantação dos procedimentos de higienização, até a realização de boas práticas de fabricação e testes de qualidade. (88 páginas)

ISBN: 978-85-87890-74-0 AUTORES – Maria das Graças de Assis Bianchini: Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Paulo Afonso Rossignoli: Doutor em Química Ambiental. Rivânia Silva Passos Coutinho: Técnica em Alimentos, Bióloga

a cana-de-açúcar é uma das culturas agrícolas mais importantes dos países tropicais. É a principal matéria-prima para a fabricação do açúcar e, consequentemente, de seus derivados. O manual técnico “Fabricação de melado, rapadura e açúcar mascavo” visa orientar os leitores sobre os principais procedimentos para a elaboração desses derivados do açúcar, desde a obtenção da cana-deaçúcar, a manutenção do engenho, a limpeza e sanitização dos equipamentos e utensílios, a extração do caldo até a produção dos produtos (melado, melado batido e com frutas, rapadura simples e mista e açúcar mascavo). (84 páginas).

ISBN: 978-85-87890-81-8 AUTOR –

18

Rodrigo Busatto: Técnico em Agropecuária.

este manual visa orientar os leitores sobre os procedimentos necessários para a fabricação de detergentes líquidos, desde a preparação do local e dos utensílios de trabalho, a verificação dos cuidados com as matérias-primas e o seu conhecimento, a conversão das medidas de pesos e volumes, o conhecimento do ph até a fabricação do detergente comum para louças, sabão líquido econômico, desinfetante pinho, água sanitária, amaciante de roupas e sabonete líquido glicerinado. (104 páginas).

ISBN: 978-85-87890-75-7 – Carlos Roberto Juchen: Químico, Mestre em Engenharia Agrícola e Professor do Cefet/PR. Edleuza Rodrigues Santos Silva: Professora.

AUTORES

Este manual está desdobrado em 7 tarefas importantes e sequenciadas para se fabricar linguiça simples, toscana, calabresa e portuguesa. cada tarefa ainda é desdobrada em operações e passos com informações técnicas precisas, desde a escolha do local de processamento, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), a higienização pessoal, de utensílios, equipamentos e ambiente de trabalho, até a fabricação das linguiças. (112 páginas)

ISBN: 85-87890-34-4 AUTORES – Rivânia Silva Passos Coutinho: Bióloga, Técnica em Alimentos com Especialização de Produtos de Origem Animal. Maria das Graças de Assis Bianchini: Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.


O requeijão é um produto tipicamente brasileiro. É fabricado a partir do leite cru, integral ou desnatado. Este manual visa orientar os leitores sobre os procedimentos necessários para a fabricação de requeijão cremoso e em barra, desde a escolha do local de processamento, o conhecimento da legislação vigente, a higienização pessoal e do local, a obtenção da massa da coalhada para o preparo do requeijão, a fabricação dos produtos até a limpeza final do local, utensílios e equipamentos. (84 páginas).

ISBN: 978-85-87890-89-4 AUTORES – Rivânia Silva Passos Coutinho: Bióloga e Técnica em Alimentos com Especialização em Produtos de Origem Animal. Maria das Graças de Assis Bianchini: Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Os objetivos da industrialização de carnes são vários: aumentar a vida útil da matéria-prima, criar novos sabores, realçar determinados cortes, melhorar a aparência do produto e agregar valor comercial. Este manual visa orientar os leitores sobre os procedimentos necessários para a fabricação de salame tipo italiano, milano e copa, desde a escolha do local de processamento, o conhecimento da legislação vigente, a higienização pessoal e do local, a fabricação dos produtos, a defumação, maturação e dessecação, o seu correto armazenamento até a limpeza final do local, utensílios e equipamentos. (116 páginas).

ISBN: 85-87890-28-X AUTORES – Rivânia Silva Passos Coutinho: Bióloga e Técnica em Alimentos com Especialização em Produtos de Origem Animal. Maria das Graças de Assis Bianchini: Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Este manual está desdobrado em 7 tarefas importantes e sequenciadas para se fabricar os polvilhos doce e azedo. Cada tarefa ainda é desdobrada em operações e passos, com informações técnicas precisas, desde como utilizar os equipamentos de proteção individual, a realização da higienização pessoal, o preparo das instalações, equipamentos e utensílios visando a sua higienização, a obtenção da raiz da mandioca, a extração da manipueira, até a fabricação e embalagem do polvilho. (76 páginas)

Este manual está desdobrado em 7 tarefas importantes e sequenciadas para se fabricar as farinhas de puba e de beiju. Cada tarefa ainda é desdobrada em operações e passos, com informações técnicas precisas, desde como utilizar os equipamentos de proteção individual, realizar a higienização pessoal, preparar as instalações, equipamentos e utensílios visando a sua higienização, obter e limpar corretamente as raízes de mandioca, até a fabricação das farinhas. (96 páginas)

ISBN: 978-85-87890-87-0

ISBN: 978-85-87890-88-7

AUTORES – Paulo Afonso Rossignoli: Mestre em Ciência de

AUTORES – Paulo Afonso Rossignoli: Mestre em Ciência de

alimentos, Doutor em Química Ambiental. Edleuza Rodrigues Santos Silva: Instrutora do Senar

Alimentos, Doutor em Química Ambiental. Edleuza Rodrigues Santos Silva: Instrutora do Senar.

19


este manual, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para a fabricação de Bacon, lombo, costela, pés e orelhas suínos defumados, desde a escolha do local de processamento, o conhecimento da legislação vigente, a realização da higienização, a fabricação dos produtos, a armazenagem das peças defumadas, até a higienização dos utensílios, equipamentos e instalações.

ISBN: 978-85-87890-58-0 AUTORES: Rivânia Silva Passos Coutinho: Bióloga, Técnica em Alimentos com Especialização em Produtos de Origem Animal. Maria das Graças de Assis Bianchini: Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Este manual está desdobrado em 8 tarefas importantes e sequenciadas para o aproveitamento de pele e toucinho. Cada tarefa ainda é desdobrada em operações e passos, com informações técnicas precisas, desde como escolher o local de processamento, o conhecimento da legislação vigente, a realização da higienização, a obtenção da matéria-prima, o preparo da pele à pururuca, do toucinho à pururuca e do torresmo em tiras, até a lavagem e higienização de utensílios, equipamentos e instalações. (80 páginas)

ISBN: 978-85-87890-59-7 AUTORES – Rivânia Silva Passos Coutinho: Bióloga, Técnica

em Alimentos com Especialização em Produtos de Origem Animal. Maria das Graças de Assis Bianchini: Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

as frutas podem ser utilizadas como matérias-primas na confecção de doces, compotas, geleias, concentrados e xaropes, assim como na fabricação de sucos e bebidas fermentadas. este manual técnico visa orientar os leitores sobre os procedimentos necessários para a fabricação de sucos de manga e de maracujá integral, desde a verificação das instalações, o atendimento à legislação vigente, a higienização pessoal, do local, dos utensílios e equipamentos e dos vidros e das tampas, a fabricação dos sucos até a limpeza final do local, utensílios e equipamentos. (104 páginas).

ISBN: 85-87890-35-2 AUTORES – Maria das Graças de Assis Bianchini: Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Rivânia Silva Passos Coutinho: Bióloga e Técnica em Alimentos.

20

este manual, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para o processamento de embutidos e de reconstituídos de frango, desde o conhecimento da legislação para a produção e o registro dos produtos, das boas práticas de fabricação de alimentos e das normas de saúde e segurança no trabalho, a fabricação de embutidos e de reconstituídos de frango até a higienização dos equipamentos, utensílios e instalações. (116 páginas).

ISBN: 978-85-7776-154-8 AUTORES – Lúcio Alberto de Miranda Gomide: Engenheiro de Alimentos, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Doutor (Ph.D.) em Food Science. Newton de Alencar: Biólogo, Especialista em Processamento e Controle de Qualidade em Carne, Leite e Ovos e Mestre em Zootecnia. Izaías Alves Macedo: Técnico de Laboratório, Instrutor do SENAR-AR/MT e Consultor Técnico.

existem defumadores de diversos tamanhos, feitos de alvenaria, chapas de aço, manilha de cimento, tambor de 200 litros, dentre outros materiais. Enfim, um ambiente onde seja possível controlar a fumaça e a temperatura é considerado um defumador. Este manual, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada de todas as operações necessárias para a construção dos defumadores de tambor e manilha, desde o conhecimento dos tipos de defumadores até a sua construção. (76 páginas).

ISBN: 978-85-87890-60-3 AUTORAS – Rivânia Silva Passos Coutinho: Bióloga e Técnica em Alimentos. Maria das Graças de Assis Bianchini: Nutricionista e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

este manual, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para o processamento de frango, desde o conhecimento da legislação para a produção e registro de cortes, recortes e desossa de frango, das boas práticas de fabricação de alimentos, das normas de saúde e segurança no trabalho, da armazenagem dos produtos até a higienização dos equipamentos, utensílios e instalações. (88 páginas).

ISBN: 978-85-7776-153-1 AUTORES – Lúcio Alberto de Miranda Gomide: Engenheiro de Alimentos, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Doutor (Ph.D.) em Food Science. Newton de Alencar: Biólogo, Especialista em Processamento e Controle de Qualidade em Carne, Leite e Ovos e Mestre em Zootecnia. Izaías Alves Macedo: Técnico de Laboratório, Instrutor do SENAR-AR/MT e Consultor Técnico.


com o beneficiamento e a conservação de pescado são obtidos produtos de forma higienicamente correta, com a vantagem de atenderem à conveniência do consumidor por serem nutritivos, fáceis de adquirir, armazenar e preparar, mudando o tradicional hábito de consumir pescado. Agregar valor aos produtos é uma preocupação constante dos piscicultores e pescadores artesanais para não ficarem a mercê das grandes empresas. Para entrar na atividade agroindustrial, o piscicultor necessita conhecer a legislação federal, estadual e municipal e, também, sobre a vigilância sanitária. (112 páginas)

ISBN: 978-85-7776-012-1

a fabricação de quitutes vem se aperfeiçoando cada dia mais, porém os velhos e bons pãezinhos, bolinhos e bolachinhas nunca são esquecidos. este manual técnico visa orientar os leitores sobre os procedimentos necessários para a fabricação de pão caseiro, bolo simples e bolacha, desde a higienização pessoal, do local e dos utensílios e equipamentos, o conhecimento das matérias-primas, das medidas de peso e volume e das equivalências de temperatura, a elaboração do fermento caseiro de batata até a fabricação de pães, bolo e bolacha. (92 páginas).

ISBN: 978-85-87890-66-5 AUTORA –

Sandra Alves: Bióloga.

AUTOR – Alinor Caetano de Oliveira: Biólogo, Pesquisador na Área de Ictiologia e Concentração de Piscicultura.

Além da enorme importância econômica, o valor nutricional da soja é inquestionável. Suas propriedades terapêuticas têm sido pesquisadas em todo o mundo, trazendo resultados positivos na redução, prevenção e tratamento de várias doenças. Apesar de tantas propriedades benéficas conhecidas e de o Brasil ser o segundo maior produtor de soja do mundo, o consumo de produtos derivados da soja ainda é muito baixo. Para reverter este quadro, é necessário estimular, incluir e promover a maior utilização desses produtos no preparo de alimentos no cardápio dos brasileiros. (92 páginas)

O êxito na elaboração de produtos alimentícios depende da manipulação higiênica no sistema de produção, que envolve a higiene pessoal, a higiene ambiental e a higiene de equipamentos e utensílios. As regras e procedimentos devem ser enfáticos para proteger o produto de contaminações de diferentes micro-organismos que prejudicam o bom desenvolvimento da agroindústria. (192 páginas)

ISBN: 978-85-87890-61-0 AUTORAS – Maria das Graças de Assis Bianchini: Nutricio-

nista Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Rivânia Silva Passos Coutinho: Bióloga, Técnica em Alimentos.

ISBN: 978-85-87890-67-2 AUTORAS – Maria Célia Rezende: Economista Doméstica, Ins-

trutora do Senar. Estela Maris Vilialva: Técnica em Nutrição.

Os licores descritos neste manual compreendem matérias-primas de fácil aquisição, visando disseminar a técnica inerente à sua fabricação de modo a atender às necessidades do mercado regional. A partir do conhecimento das técnicas básicas, o agricultor poderá usar a sua imaginação para experimentar outras essências, aproveitando as frutas e aromas disponíveis em sua região. O segredo do licor está na perfeita combinação dos seus componentes básicos, da seleção e preparo adequado das matérias-primas; dos procedimentos das boas práticas de fabricação e, naturalmente, da habilidade, paciência e dedicação do fabricante. (144 páginas)

ISBN: xxx-xx-xxxx-xxx-x AUTORAS – Maria das Graças de Assis Bianchini: Nutricio-

nista Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Rivânia Silva Passos Coutinho: Bióloga, Técnica em Alimentos.

este manual técnico orienta sobre os procedimentos necessários para a higienização em agroindústrias de alimentos, como a utilização da água, os cuidados que devem ser tomados pelos manipuladores, a higienização, limpeza e sanificação até os conhecimentos sobre os tratamentos de efluentes e o descarte de resíduos sólidos (lixo). (124 páginas).

ISBN: 85-87890-53-0 AUTORAS – Regina Célia Santos Mendonça:

Engenheira de Alimentos e Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Maria das Graças de Assis Bianchini: Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Roberta Torres Careli: Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios e Mestre e Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

este manual técnico visa orientar os leitores sobre os procedimentos necessários para a captação da água, a higienização da caixa d’água, o armazenamento da água, o seu tratamento e sua utilização. (40 páginas)

ISBN: 978-85-7776-064-0 AUTORAS – Regina Célia Santos Mendonça: Engenheira de

Alimentos, Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Maria das Graças de Assis Bianchini: Nutricionista, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Professora Assistente da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Roberta Torres Careli: Bacharel em Ciência e Tecnologia de Laticínios, Mestre e Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

21


Jardinagem

p

ara a implantação de um jardim, é importante conhecer os suportes necessários para a vida da vegetação – o solo e a água –, preparar o terreno, adubá-lo e dispor as plantas na área. com a utilização de técnicas simples, os manuais de jardinagem da LK Editora explicam de maneira clara e objetiva como instalar e manter jardins, criando ambientes agradáveis, livres de pragas e invasoras. O termo implantar significa estabelecer, fixar alguma coisa em algum lugar. Assim, este manual orienta sobre os procedimentos necessários para a implantação de um jardim onde ele ainda não existe; ou seja, transformar um lugar inóspito em um local agradável, desde o conhecimento dos recursos locais e das ferramentas e seus cuidados, até a preparação do terreno e seu alinhamento. (88 páginas)

ISBN: 978-85-87890-68-9 AUTOR – Wantuelfer Gonçalves: Engenheiro Florestal, Mestre em Ciência Florestal, Doutor em Estruturas Ambientais e em Paisagismo e Professor do Departamento de Engenharia Florestal da UFV.

Um jardim torna-se um lugar agradável quando existe uma distribuição harmoniosa das plantas e de vários outros elementos, como gramados e cercas-vivas. Este manual técnico orienta sobre os procedimentos necessários para implantação ou reforma do jardim, desde a preparação dos canteiros, covas e vasos, a adubação do jardim até o plantio das plantas. (80 páginas)

ISBN: 978-85-87890-72-6 AUTOR – Wantuelfer Gonçalves: Engenheiro Florestal, Mestre em Ciência Florestal, Doutor em Estruturas Ambientais e em Paisagismo e Professor do Departamento de Engenharia Florestal da UFV.

Minhocultura

O

húmus – adubo orgânico produzido pelas minhocas – é um dos mais ricos nutrientes para o solo. Esse importante substrato está sendo cada vez mais utilizado na agricultura, principalmente na produção de hortaliças e jardinagem. Também pode ser uma fonte alternativa de renda nas propriedades rurais, como é explicado passo a passo no manual da LK Editora.

22

É fácil perceber a diferença entre um jardim que passa por tratos frequentes e outros que não possuem uma rotina de manutenção. Com o desenvolvimento vegetativo, as plantas precisam de podas para ficarem nos formatos desejados; as pragas devem ser controladas; as plantas devem ser adubadas para evitar problemas de desnutrição e morte. Este manual técnico orienta sobre os procedimentos necessários para a realização desse trabalho, desde as manutenções até o controle de doenças e pragas.(76 páginas)

ISBN: 978-85-87890-73-3 AUTOR – Wantuelfer Gonçalves: Engenheiro Florestal, Mestre em Ciência Florestal, Doutor em Estruturas Ambientais e em Paisagismo e Professor do Departamento de Engenharia Florestal da UFV.

no Brasil, a minhocultura vem se desenvolvendo cada dia mais, por ser considerada uma atividade rural prática, versátil e de baixo custo. Este manual técnico visa orientar sobre as principais operações realizadas no manejo das minhocas, desde o conhecimento da importância da minhoca e a sua biologia, o atendimento à legislação vigente, a identificação das espécies criadas em cativeiro, a finalidade da criação, a preparação dos alimentos, a construção de um minhocário, a colocação de substrato no canteiro, como adquirir as matrizes de minhocas, o manejo do minhocário, até a colheita do humus e a sua comercialização. (88 páginas)

ISBN: 978-85-7776-011-4 AUTORA – Valéria Costa Eller de Souza: Engenheira Agrônoma

e Especialista em Produção de Sementes.


Plantas medicinais

d

urante milênios, o ser humano aprendeu a conhecer as plantas e valeu-se das propriedades que elas têm sobre o seu organismo. O interesse pelas espécies medicinais brasileiras é crescente, inclusive entre os profissionais de saúde. Os manuais da LK Editora fornecem o caminho básico para identificação, cultivo e aplicação das principais espécies utilizadas no Brasil. com a evolução dos processos químicos foi possível sintetizar os princípios ativos das plantas, determinando o aumento do número de medicamentos alopáticos. Este manual técnico visa orientar os leitores sobre todos os procedimentos necessários para o uso das plantas medicinais, desde o conhecimento dos princípios ativos, como colher e beneficiar as plantas, como prepará-las, até o conhecimento das embalagens e tempo de conservação. (104 páginas)

ISBN: 978-85-87890-79-5 AUTORES – Antônio Xavier de Oliveira: Biólogo. Maria de Fátima Barbosa Coelho: Engenheira Agrônoma, Mestre em Genética e Melhoramento e Doutora em Fitotecnia.

desde os primórdios, o ser humano vem buscando na natureza recursos para melhorar sua própria condição de vida, a fim de aumentar suas chances de sobrevivência. Este manual técnico visa orientar os leitores sobre os procedimentos necessários para o cultivo das plantas medicinais, desde o conhecimento dessas plantas, a instalação da horta medicinal, os métodos de propagação vegetativa, os tipos de adubação, o plantio, as práticas de tratos culturais e de colheita até a secagem e armazenamento. (88 páginas)

este manual técnico visa orientar os leitores sobre todos os procedimentos necessários para a identificação das plantas medicinais, desde o conhecimento da classificação e identificação das plantas pelos saberes popular e científico até a indicação das plantas medicinais para algumas enfermidades. (60 páginas)

ISBN: 978-85-87890-80-1 AUTORES – Antônio Xavier de Oliveira: Biólogo. Maria de Fátima Barbosa Coelho: Engenheira Agrônoma, Mestre em Genética e Melhoramento e Doutora em Fitotecnia.

ISBN: 978-85-87890-64-1 AUTOR – Antônio Xavier de Oliveira: Biólogo e Especialista em Produção de Sementes.

Meio ambiente

a

preservação do meio ambiente começa no meio da gente, como diz uma frase utilizada em campanha nacional de educação. Para apoiar os produtores na adoção de procedimentos simples, que podem contribuir de forma decisiva para a melhoria da situação ambiental da sua propriedade, a LK Editora produziu um manual que mostra de forma ilustrada o que pode ser feito no dia a dia.

este manual, de maneira simples e ilustrada, traz informações de suma importância para a Educação ambiental, desde o conhecimento sobre a agenda 21, a Política Nacional de Educação Ambiental, as áreas de preservação permanente, reserva legal e unidades de conservação até tópicos essenciais de Educação Ambiental. (88 páginas)

ISBN: 978-85-7776-156-2 – Antônio Almeida Rios: Biólogo e Mestrando em Gestão e Auditoriais Ambientais. Herly Carlos Teixeira Dias: Engenheiro Florestal, Mestre em Manejo Ambiental e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas. Gabriel Borges Ferreira: Engenheiro Florestal.

AUTORES

23


Silvicultura

a

produção de mudas para utilização em sistemas agroflorestais pode ser realizada longe do seu lugar de origem, em regiões cujas condições, principalmente climáticas, diferem muito das que elas encontrariam em seu meio natural. Porém, muitas espécies só conseguem se desenvolver em condições desenvolvidas artificialmente, nos denominados viveiros florestais, onde o homem tenta imitar os segredos da dinâmica da natureza sobre a forma como se propagam, germinam e crescem as árvores. Para se obter sucesso nessa atividade, a LK Editora demonstra que, em todas as etapas, a aplicação de tecnologias comprovadas cientificamente é imprescindível para a obtenção dos altos índices de produtividade da silvicultura moderna.

este manual, de maneira simples e ilustrada, trata da conceituação, dos objetivos e das classificações de Sistemas Agroflorestais (SAFs). apresenta de forma detalhada todas as operações necessárias para a implantação de um Sistema agrossilvipastoril sequencial em aleias, abordando o arranjo dos componentes, a seleção de espécies, o espaçamento, a execução, a manutenção e o detalhamento das respectivas operações previstas. (84 páginas)

este manual técnico, de forma simples e bastante ilustrada, mostra as técnicas de produção de espécies florestais em viveiros, desde o conhecimento das normas para a produção de mudas, o planejamento da implantação do viveiro, a escolha do local mais adequado, a construção do viveiro, o preparo do substrato, a construção dos canteiros, o preparo das sementes, o semeio, a cobertura dos canteiros, a aclimatação até o cálculo do número de mudas.(60 páginas)

ISBN: 978-85-7776-157-9

ISBN: 978-85-7776-151-7

AUTORES – Mauro Eloi Nappo: Engenheiro Florestal, Mestre

AUTORES – Suelene Guia da Silva Aguiar: Engenheira Florestal.

em Engenharia Florestal e Doutor em Ciência Florestal. Sílvio Nolasco de Oliveira Neto: Engenheiro Florestal, Mestre e Doutor em Ciência Florestal. Paulo Henrique Victor de Matos: Engenheiro Florestal.

Waldete Gomes de Santana Cintra: Engenheira Florestal.

apicultura

a

produção de abelha rainha é importante por que dá ao produtor a possibilidade de aumentar as suas colmeias e produzir maior quantidade de mel ou outros subprodutos.

A produção de cera depende da coleta de mel e de pólen provenientes da vegetação existente na área abrangida pelo apiário. A cera é produzida pelas abelhas em quatro pares de glândulas localizadas no abdômen, e para uma boa produção de cera as abelhas precisam estar bem alimentadas.

este manual trata desde o conhecimento das condições para produzir cera, a identificação da cera produzida pelas abelhas , a coleta da cera, o armazenamento dos favos, o beneficiamento da cera de favos velhos, o beneficiamento da cera com qualidade especial, a purificação da cera, a utilização da cera moldada e da cera lisa na apicultura, até a verificação da pureza da cera. (140 páginas)

ISBN: 85-87890-39-5 AUTORES – Paulo Gustavo Sommer: Engenheiro Agrônomo. Guaracy Telles dos Santos: Técnico Agropecuário, Especialista em Manejo Apícola. Marcelino Champagnat Boaventura: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ecologia

24

a abelha rainha é o elemento determinante no processo de fabricação de mel de boa qualidade. para que o apicultor tenha sucesso na criação de abelhas, é necessário que dê a elas boa florada e um adequado manejo. Este manual visa orientar os leitores sobre alguns procedimentos importantes para a obtenção de rainhas pelo método da transferência de larvas de 1 dia da colônia matriz para a colônia recria por meio de cúpulas de cera, acrílico ou outro material recomendado para esse processo. (140 páginas)

ISBN: 85-87890-14-X AUTORES – Marcelino Champagnat Boaventura: Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ecologia. Guaracy Telles dos Santos: Técnico Agropecuário e Especialista em Manejo Apícola.


Horticultura

a

água é um bem cada vez mais caro e escasso em todo o planeta e a agricultura é o segmento que registra os maiores índices de consumo. Utilizar a água de forma correta e preparar adequadamente os substratos são procedimentos fundamentais para a horticultura eficente, capazes de reduzir custos, aumentar a margem de lucros e assegurar produtos de alta qualidade.

A função básica da irrigação é aumentar a produtividade das culturas e melhorar a qualidade do produto colhido. Este manual técnico orienta sobre os processos para uma irrigação eficaz, apresentando informações essenciais para o manejo da irrigação e como utilizar o método do tensiômetro e o método climático, que combinam praticidade, custo e facilidade de operação no manejo da irrigação de hortaliças cultivadas a campo aberto. (152 páginas)

ISBN: 85-87890-51-4 AUTORES – Aureo Silva de Oliveira: Engenheiro Agrônomo,

Mestre em Agronomia e Doutor em Engenharia Agrícola. Gregório Guirado Faccioli: Engenheiro Agrícola, Mestre e Doutor em Irrigação e Drenagem. Túlio Assunção Pires Ribeiro: Engenheiro Agrícola, Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento e Doutor em Engenharia de Água e Solo.

administração rural

J

á vai longe o tempo em que administrar uma propriedade rural era tarefa simples, que não exigia maiores conhecimentos. Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimentos graças, em grande parte, à melhoria na capacidade gerencial dos produtores.

irrigação

n

em sempre ter a água disponível significa a garantia de bons resultados na lavoura. Conhecer a fisiologia das plantas, estabelecer o adequado equilíbrio do solo e o volume de água necessário para o desenvolvimento da cultura são procedimentos imprescindíveis para garantir o sucesso da irrigação – tudo detalhadamente explicado no manual da LK Editora.

este manual técnico, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para o preparo de substratos utilizados em horticultura, desde os conhecimentos básicos sobre os substratos e a avaliação da sua qualidade, a preparação de misturas, a escolha do recipiente adequado para o uso do substrato, a utilização do insumo na horticultura, o seu manejo durante o cultivo, o conhecimento dos erros frequentes na sua utilização até as vantagens para a sua produção. (100 páginas)

ISBN: 978-85-7776-149-4 – Roberto Jun Takane: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fisiologia e Bioquímica Vegetal e Doutor em Produção Vegetal. Paulo Tadeu Vital de Siqueira: Engenheiro Agrônomo. Atelene Normann Kämpf: Bióloga, Mestre em Botânica e Doutora em Ciências Agrárias (Produção de Plantas Ornamentais). AUTORES

Neste manual conheça os conceitos básicos do sistema econômico, as características e peculiaridades do setor agropecuário, o funcionamento das cadeias produtivas dos canais de comercialização agrícola, a logística dos insumos e produtos, a formação de preços dos produtos agropecuários, a função mercadológica, a aplicação de estratégias de comercialização de insumos e produtos, as políticas públicas voltadas ao interesse da comercialização até os riscos de mercado. (76 páginas)

ISBN: 978-85-7776-159-3 AUTORES – José Mauro Gonçalves Dorilêo: Administrador de

Empresas e Especialista em Comportamento das Organizações. Marlon Vinícius Brisola: Médico Veterinário, Especialista em Administração Rural e Mestre em Administração e em Ciências Agrárias (Agronegócio). Pedro Ferreira Arantes: Economista, Especialista em Gestão Empresarial e em Métodos Quantitativos e Mestre em História das Sociedades Agrárias.

O manejo correto da irrigação deve disponibilizar quantidade e qualidade adequada de água para o crescimento e desenvolvimento das plantas, propiciando aumento da colheita. Este manual técnico orienta sobre os processos para uma irrigação eficaz, desde a análise do solo, da absorção de água pela planta e da atmosfera até o fornecimento adequado de água à cultura. (88 páginas)

ISBN: 85-87890-30-1 AUTORES – Aureo Silva de Oliveira: Engenheiro Agrônomo,

Mestre em Agronomia, Doutor em Engenharia Agrícola e Prof. da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Dalmir Kuhn: Engenheiro Agrônomo, Especialista em Agricultura Tropical, Mestre em Agricultura Tropical e Prof. do Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá (CEFET/MT). Gilson Pereira Silva: Engenheiro Agrônomo, Mestre em Solo e Nutrição de Plantas, Doutor em Solos e Nutrição de Plantas e Prof. na Universidade de Rio Verde (FESURV).

25


artesanato

a

produção de artesanato ocupa espaço crescente no país. Para atender essa intensa demanda, a LK Editora, com foco nas atividades sociais e na família rural, desenvolveu a série artesanato, abordando técnicas que podem ser utilizadas tanto no setor rural como entre as famílias do meio urbano. Com a aplicação dessas práticas, pode se estabelecer um complemento a outras atividades produtivas, assegurando maior renda familiar. este manual técnico traz informações detalhadas sobre todo o processo de conservação e curtimento do couro bovino, desde o processo de salga e secagem, a preparação do couro e da solução de soda, a depilação, o descarne, o curtimento, o engraxamento e a secagem do couro curtido até a forma correta de guardá-lo. (72 páginas)

ISBN: 978-85-7776-005-3 AUTOR – Maurinho Costa da Silva: Técnico em Agropecuária.

a pintura em tecidos é uma forma de artesanato amplamente utilizada pelo mundo, variando os motivos conforme a cultura em que se manifesta. É difícil determinar quando surgiu, mas acredita-se que exista desde o início das civilizações, quando a ornamentação de artefatos produzidos pelo homem começou a se difundir. Este manual trata das operações para realizar a pintura em tecidos, desde o conhecimento dos materiais necessários, a preparação do suporte para pintura e dos pincéis chatos, a transferência dos riscos para o tecido até a pintura. (88 páginas)

ISBN: 978-85-7776-126-5 AUTORES – Marley Ferreira de Oliveira: Cenógrafo/Figurinista e Licenciando em Arte-Educação. Solange de Oliveira Philippsen: Artesã, Instrutora do SENAR-AR/MT, Pedagoga e Pós-graduada em Arteterapia. Tânia Maria da Silva Motta: Artesã.

este manual técnico trata desde o conhecimento das propriedades da madeira e sua conservação, o processo de secagem, o conhecimento das ferramentas e seu manuseio adequado e também os equipamentos de proteção individual até como produzir uma cadeirinha desmontável. (120 páginas)

ISBN: 978-85-87890-84-9 José Alves de Freitas: Artesão e Técnico em aproveitamento de resíduos de madeira.

AUTOR –

A confecção de uma linha de produtos básicos e as diferentes técnicas usadas para adorná-los como costura, realização dos furos, bordado etc., são apresentadas neste manual de forma bem simples e detalhada, desde a seleção e o preparo do couro até o acabamento dos produtos. É importante que o produto artesanal apresente características próprias do artesão e da região em que foi produzido. Aprendendo a confeccionar os artefatos apresentados neste manual, o artesão encontrará neste ofício uma alternativa para aumentar a sua renda. (84 páginas)

ISBN: 978-85-7776-118-0 AUTORES – Christus Menezes da Nóbrega: Designer, Mestre e Doutorando em Artes. Marx Lamare Félix: Arte-educador. Maurinho Costa da Silva: Técnico em Agropecuária, Instrutor do SENAR-AR/MT e Artesão.

com o aperfeiçoamento dos pontos do crochê, consegue-se confeccionar variadas peças, com qualidade e beleza, com qualquer tipo de fio ou material, promovendo momentos de lazer, concentração e retorno financeiro. Este manual, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para a confecção de artigos de crochê em barbante, desde o conhecimento dos materiais e das instruções básicas para iniciar o trabalho até a confecção de tapetes retangular e oval, bolsa e adereços. (116 páginas)

neste manual, de maneira simples e ilustrada, será mostrada uma linha de flores confeccionadas a partir de fibras vegetais (palha de milho, folha e fibra de bananeira e folha de abacate), desde a seleção e o preparo das fibras até a produção de delicadas flores. Com os conhecimentos adquiridos neste material, somados à criatividade inerente à atividade artesanal, o artesão poderá pensar em diferentes formas de confeccionar e adornar esses e outros produtos. (103 páginas)

ISBN: 978-85-7776-119-7

e Doutorando em Artes. Luzinete da Silva Machado: Artesã e Instrutora do SENAR-AR/MT. Marx Lamare Félix: Arte-educador.

AUTORES – Aparecida Kimiko Nakahara: Gestora em Serviços

Executivos, Instrutora do SENAR-AR/MT e Artesã. Lucy Akemi Ikeda: Arquiteta. Daniela Leiko Mori: Graduanda em Publicidade e Propaganda.

26

ISBN: 978-85-7776-121-0 AUTORES – Christus Menezes da Nóbrega: Designer Mestre


a reciclagem é o processo de transformação de materiais previamente triados para posterior utilização (ABNT). Ganhou destaque nas últimas décadas devido à importância de preservar o planeta terra. Este manual apresenta a confecção detalhada de cinco produtos utilizando basicamente o papel e o plástico. Seu público-alvo é qualquer interessado nesse tipo de trabalho manual. (103 páginas)

ISBN: 978-85-7776-122-7 AUTORES – Jusselma Coutinho Barros: Desenhista Industrial (Designer). Marcela Amazonas Cavalcanti: Graduada em Tecnologia da Indústria da Madeira, Especialista em Agentes de Inovação e Difusão Tecnológica e Mestre em Ciências Florestais e Ambientais. Maria de Lourdes de Albuquerque: Artista Plástica, Artesã e Instrutora do SENAR AR/MT.

O ponto cruz pode ser feito em peças de cama, mesa, banho, enxoval de bebê, peças do vestuário e peças utilitárias. Pode ser bordado na própria peça, quando ela possui local apropriado, e quando não, borda-se em um tecido próprio para posterior aplicação. Este manual trata das operações para o bordado em ponto cruz, desde o conhecimento do material utilizado, a aprendizagem dos procedimentos básicos, a confecção do ponto cruz, os exercícios para a fixação, o bordado de uma barra de tecido até dicas para a conservação do bordado. (104 páginas)

ISBN: 978-85-7776-124-1 AUTORES – Cássia Maria Raposo de Andrade: Graduada em

a palha de milho é uma fibra flexível de beleza rara e possui qualidades especiais para a realização de diversos objetos artesanais, como bolsas, chinelos, cachepôs, baús, jogos americanos, cestas de pão, móveis e outros objetos decorativos. Este manual trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para a confecção de objetos artesanais aproveitando a palha de milho, desde a sua obtenção e conservação até a confecção dos artefatos. (92 páginas)

ISBN: 978-85-7776-123-4 AUTORES – Eloíde Rodrigues Almeida Fernandes: Artesã e Instrutora do SENAR-AR/MT. Wânia Simões de Alencar: Artesã, Instrutora de Artesanato, Graduada em Letras, Especialista em Arteterapia e Pós-graduada em Cultura e Arte Barroca. Marcus Duarte Bezerra: Artesão, Instrutor do SENAR MINAS e Graduado em Artes.

este manual técnico, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para a confecção de artefatos em argila, desde o conhecimento da argila, a construção dos fornos médio e pequeno até a realização das peças em cerâmica. (88 páginas)

ISBN: 978-85-7776-161-6 AUTORES – Carmen Rodrigues Conceição Pinheiro: Artesã, Graduada em Letras (Licenciatura com Habilidades em Português, Espanhol e Literaturas) e Pósgraduada em Fundamentos da Educação Didática e em Docência do Ensino Superior. Luisa Amparo Carvalho Patatas: Graduada em Letras, Especialista em Multiplicidade em Linguística e em Teoria e Prática Textuais e Mestrado em Letras e Linguística. Marcus Duarte Bezerra: Artesão e Instrutor do Senar Minas.

Pedagogia e Direito, Instrutora do SENAR-AR/MG e Artesã. Chrystianne Maria Raposo de Andrade Miranda: Instrutora do SENAR-AR/MG e Artesã. Rosana de Oliveira: Instrutora do SENAR-AR/MT e Artesã.

este manual técnico, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para a confecção de artefatos de couro, como a cabeçada, o cabresto, a rédea e o loro, desde a seleção e preparo do couro até o acabamento dos produtos. (88 páginas)

este manual técnico, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para a realização do macramé, desde o conhecimento dos materiais utilizados e aprendizagem dos pontos até a confecção de artefatos. (80 páginas)

ISBN: 978-85-7776-162-3

ISBN: 978-85-7776-163-0

– Christus Menezes da Nóbrega: Designer e Mestre e Doutorando em Artes. Marley Ferreira de Oliveira: Cenógrafo e Licenciando em Arte Educação. Maurinho Costa da Silva: Técnico em Agropecuária e Instrutor do SENAR.

AUTORES – Aparecida Conceição Moneze Sversut: Instru-

AUTORES

este manual técnico, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para a confecção de artefatos com chifre, como: anel, berrante, brinco, calçadeira, chaveiro, guampa, prendedor de cabelo e pulseira. (92 páginas)

ISBN: 978-85-7776-164-7 AUTORES – Christus Menezes da Nóbrega: Designer e Mestre e DOUTORAndo em Artes. Marx Lamare Félix: Arte-educador.

Pedro Cezar Lemes da Silva: Instrutor do SENARAR/ MT e Artesão.

tora do SENAR-AR/MT e Artesã. Cássia Maria Raposo de Andrade: Graduada em Pedagogia e Direito e Instrutora do SENAR-AR/MG. Denise de Campos Barbosa de Oliveira: Pedagoga e Instrutora do SENAR-AR/MG.

este manual técnico, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para a confecção de bonecos com palha de milho, desde a obtenção da palha e a sua conservação, a confecção do corpo e dos acessórios até a montagem dos bonecos. (108 páginas)

ISBN: 978-85-7776-165-4 – Wânia Simões de Alencar: Artesã, Instrutora de Artesanato, Graduada em Letras, Especializada em Arteterapia e Pós-graduada em Cultura e Arte Barroca. Aparecida Conceição Moneze Sversut: Instrutora do SENAR-AR/MT e Artesã. Maria de Lourdes de Albuquerque: Artista Plástica, Artesã e Instrutora do SENAR-AR/MT.

AUTORES

27


corte e costura

a

Série Corte e Costura da LK Editora não tem paralelo no país. O conjunto oferece um material didático com qualidade e segurança, de fácil compreensão, que permite o domínio dos processos básicos e o desenvolvimento da criatividade. Os alunos/aprendizes podem assimilar conceitos importantes com a evolução da aprendizagem, de acordo com a sua realidade cultural, social e econômica. este manual técnico, de maneira simples e ilustrada, trata de forma detalhada das operações imprescindíveis para a confecção de moda íntima, desde o conhecimento dos materiais, equipamentos e técnicas de corte, até a aprendizagem das técnicas de montagem e a confecção das peças. (100 páginas)

ISBN: 978-85-7776-125-8 AUTORAS – Ana Luiza Olivete: Designer de Moda, Especialista em Marketing de Moda, Docente e Coordenadora dos cursos de Graduação em Design de Moda e Pós-Graduação em Marketing de Moda da Faculdade ITEC-AD1 e Docente do Curso de Design de Moda do IESB. Paula Virgínia de Britto Lopes Pereira: Designer de Moda, Professora de Corte e Costura e Personal Stylist. Káthia Oliveira Arruda: Instrutora do SENAR-AR/MT e Costureira.

este manual pretende auxiliar a elaboração de peças básicas de vestuário feminino, apresentando desde os conhecimentos básicos das medidas até as modelagens mais elaboradas, utilizando-se de processos adotados também pela indústria do vestuário, visando a facilidade, a velocidade e a boa vestibilidade dos produtos. Possui informações desde a introdução à modelagem plana, o processo de modelagem, as técnicas de corte até a montagem das peças. (108 páginas)

O processo de montagem visa facilitar, ordenar e profissionalizar ações, muitas vezes desenvolvidas através de experimentos, erros e acertos. Para o desenvolvimento de processos básicos de montagem, é necessário que a costureira aprenda a montar as partes das peças. Este manual técnico visa orientar os leitores sobre os procedimentos necessários para a aprendizagem dos processos básicos de montagem. (116 páginas)

ISBN: 978-85-7776-127-2

ISBN: 978-85-7776-144-9

AUTORAS – Ana

Luiza Olivete: Designer de Moda, Especialista em Marketing de Moda, Docente e Coordenadora dos cursos de Graduação em Design de Moda e Pós-Graduação em Marketing de Moda da Faculdade ITEC-AD1 e Docente do Curso de Design de Moda do IESB. Paula Virgínia de Britto Lopes Pereira: Designer de Moda, Professora de Corte e Costura e Personal Stylist. Káthia Oliveira Arruda: Instrutora do SENAR-AR/MT e Costureira.

AUTORAS – Ana Luiza Olivete: Designer de Moda, Especialista em Marketing de Moda, Docente e Coordenadora dos cursos de Graduação em Design de Moda e Pós-Graduação em Marketing de Moda da Faculdade ITEC-AD1 e Docente do Curso de Design de Moda do IESB. Paula Virgínia de Britto Lopes Pereira: Designer de Moda, Professora de Corte e Costura e Personal Stylist. Káthia Oliveira Arruda: Instrutora do SENAR-AR/MT e Costureira.

Para trabalhar com eficiência, é necessário que a costureira aprenda a confecção de detalhes e/ou acabamentos que venham a ser úteis na finalização das peças. Este manual visa orientar sobre os procedimentos necessários para a aprendizagem dos processos básicos de acabamento. (64 páginas)

Este manual apresenta informações básicas sobre os materiais necessários, as técnicas de treinamento de costura à máquina, os pontos básicos, bem como alguns processos que servem como acabamento. Traz, também, todo o processo introdutório de costura, que serve como facilitador no desenvolvimento dos processos de montagem de peças de vestuários, e os processos adaptados da indústria para o fazer doméstico. (76 páginas)

ISBN: 978-85-7776-145-6 AUTORAS – Ana Luiza Olivete: Designer de Moda, Especialista em Marketing de Moda, Docente e Coordenadora dos cursos de Graduação em Design de Moda e Pós-Graduação em Marketing de Moda da Faculdade ITEC-AD1 e Docente do Curso de Design de Moda do IESB. Paula Virgínia de Britto Lopes Pereira: Designer de Moda, Professora de Corte e Costura e Personal Stylist. Káthia Oliveira Arruda: Instrutora do SENAR-AR/MT e Costureira.

28

ISBN: 978-85-7776-120-3 AUTORAS – Ana Luiza Olivete: Designer de Moda, Especialista em Marketing de Moda, Docente e Coordenadora dos cursos de Graduação em Design de Moda e Pós-Graduação em Marketing de Moda da Faculdade ITEC-AD1 e Docente do Curso de Design de Moda do IESB. Paula Virgínia de Britto Lopes Pereira: Designer de Moda, Professora de Corte e Costura e Personal Stylist. Káthia Oliveira Arruda: Instrutora do SENAR-AR/MT e Costureira.


cafeicultura

O

tradicional cafezinho brasileiro está cada vez mais requintado. Os consumidores exigem produtos de qualidade diferenciada e estão dispostos a pagar por esses produtos de alto padrão. O manual de “Classificação e Degustação do Café” demonstra de forma objetiva todos os procedimentos necessários para avaliar a matéria-prima, contribuindo para a sua adequada colocação no mercado.

este manual visa orientar sobre todas as operações necessárias para a correta classificação e degustação do café, como: a sua origem, os defeitos do café e suas equivalências, os materiais e equipamentos utilizados na classificação e na degustação, classificações com relação aos defeitos, tipos e características, cálculo da quantidade de xícaras a serem degustadas por lote e a degustação do café por lote. (120 páginas)

ISBN: 978-85-7776-019-0 AUTORES – Carlindo Rosa Loures: Técnico Agrícola, Bacharel

em Ciências Econômicas, Especialista em Pós-Colheita, Classificação e Degustação de Café e em Classificação de Cereais. Odilon Americano Aguiar Rodrigues Alves: Especialista em Condução na Colheita e Secagem do Café, Pós-Colheita, Classificação e Degustação de Café. Ricardo Aloise Júnior: Especialista em Pós-Colheita, Classificação e Degustação de Café.

TECNOLOGIA FÁCIL Compre pelo site:

www.lkeditora.com.br

Aqui você encontra os manuais, vídeos, kits, lançamentos e promoções. clicando na capa do manual você vai obter as seguintes informações: • preço do produto; • as formas de pagamento; • visualização de partes do livro; • informação sobre os autores; • sinopse do manual.

Compre pelo telefone:

( 61) 3349-5107 – (11) 4970-5107 Faça o pedido e receberá as instruções da atendente.

Compre por meio dos nossos parceiros (livrarias, bancas e outros pontos de venda) Ver página seguinte.

29


Pa r c e i r o s Bahia

ATLÂNTICA LIVRARIA PAPELARIA E DISTRIBUIDORA LTDA Avenida João Durval, 3665, Lj. 104-105 – Iguatemi Bairro: Cel. José Pinto – Feira de Santana-BA 44.052-064 – Tel: (75) 3225-3535 www.livrariaatlantica.com.br LDM LIVRARIA MULTICAMPI BROTAS Rua Machado de Assis, 16, Conj. C – Brotas Salvador-BA – 40.285-280 – Tel: (71) 3277-8600

MATO GROSSO DO SUL

LIVRARIA LIVRO ABERTO LTDA Rua Antônio Maria Coelho, 3862, Sala 01 – Santos Gomes Santa Fé – Campo Grande-MS – 79.021-170

MINAS GERAIS

ARC LIVRARIA E IMPORTADORA LTDA – EPP Rua Clóvis Amaral, 300A – Liberdade Divinópolis-MG – 35.502-638 GD DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA – EPP Rua Trindade, 659 – Centro Belo Horizonte-MG – 31.130-560 – Tel: (31) 3421-9693 www.gdlivros.com.br LIVRARIA E DISTRIBUIDORA MENTE SANA Avenida Afonso Pena , 952, Conj. 311/313 – Centro Belo Horizonte-MG – 30.130-003 – Tel: (31) 3347-7861 www.mentesana.com.br

PARANÁ

A PÁGINA DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA Rua Santo Antônio, 866 – Rebouças Curitiba-PR – 80.230-120 – Fone/Fax: (41) 3213-5600 www.apaginadistribuidora.com.br

BASTOS COMÉRCIO DE LIVROS LTDA Rua Pio XII, 64 – Lojas 23 e 24 – Centro Londrina-PR – 86.020-380 – Tel: (43) 3032-2402 DISTRIBUIDORA CURITIBA DE PAPÉIS E LIVROS S/A Avenida Marechal Floriano Peixoto,1762 Rebouças – Curitiba- PR – 80.230-110 www.livrariascuritiba.com.br DISTRIBUIDORA FÊNIX DE LIVROS E PAPÉIS LTDA Avenida Manoel Mendes de Camargo, 1280, Centro Campo Mourão-PR – 87.303-000 – Tel: (44) 3523-9912 G.B DE OLIVEIRA & CIA LTDA - EPP Avenida Cerro Azul, 572, Sala 08 – Royal Plaza, Zona 02 Maringá-PR – 87.010-000 – Tel: (44) 3226-1768 www.distribuidoraglobal.com.br

RIO DE JANEIRO

FINA ORQUÍDEAS Rua Presidente Carlos de Campos, 137/204 – Laranjeiras Rio de Janeiro-RJ – 22.231-080 LIVRARIA INTERCIÊNCIA LTDA Avenida Presidente Vargas, 435, 18º Andar – Centro Rio de Janeiro-RJ – 20.071-003 Tel: (21) 2221-6850 www.livrariainterciencia.com.br

RIO GRANDE DO SUL

A PÁGINA DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA Avenida Brasil, 351 – Navegantes – Porto Alegre-RS 90.230-060 – Fone/Fax: (51) 3019-5700 www.apaginadistribuidora.com.br ÁBACO LIVRARIA E DISTRIBUIDORA LTDA Av. Osvaldo Aranha, 426 – Bom Fim Porto Alegre-RS – 90.035-190 – Tel: (51) 3072-3034 www.abacolivros.com.br


AGROLIVROS EDIÇÃO E COMÉRCIO DE LIVROS LTDA Rua Bruno Comerlato, 183 – Engenho Guaiba-RS – 92.500-000 – Tel: (51) 3403-1155 www.agrolivros.com.br

DISTRIBUIDORA LOYOLA DE LIVROS LTDA Rua Quintino Bocaiuva, 232 234 – Centro São Paulo-SP – 01.004-010 – Tel: (11) 3105-7198 www.livrarialoyola.com.br

LEB LIVRARIA E EDITORA BAGEENSE Avenida 7 de Setembro, 1314 Centro – Bage-RS – 96.400-003

ÊXITO DISTRIBUIDORA E COMÉRCIO DE LIVROS LTDA Rua Conselheiro Ramalho, 713/715 – Bela Vista Sao Paulo-SP – 01.325-001 – Tel: (11) 3101-6701 www.exitolivros.com.br

LIVRARIA HAG LTDA Avenida Alberto Bins, 362 Conjunto, 307 – Centro Porto Alegre-RS – 90.030-140 – TEL: (51) 3228-5557 www.livrariahag.com.br LIVRARIA, EDITORA E DISTRIBUIDORA CULTURAL Avenida Unisinos, 950 – Galeria Cultural Unisinos Cristo Rei – São Leopoldo-RS – 93.022-000 Tel: (51) 3590-4888 LIVROS DE NEGÓCIOS Rua Demétrio Ribeiro, 1.170 – Centro Porto Alegre-RS – 90.010-313 – Tel: (51) 3211-1445 www.livrosdenegocios.com.br

SÃO PAULO

LIVRARIA CULTURA S.A. www.livrariacultura.com.br LIVRARIA MIDAS ARMAZÉM CULTURAL Rua Anchieta, 185 – Centro Penapolis-SP – 16.300-000 – Tel: (18) 3652-8778 www.livrariamidas.com BOOKPARTNERS BRASIL Rua Vitor Ângelo Fortunaton, 439 – Jardim Alvorada Jandira-SP – 06.612-800 – Tel: (11) 4772-0011 www.bookpartners.com.br CENTRAL LIVROS TÉCNICOS Rua Humberto I, 1089 – Vila Mariana São Paulo-SP – 04.018-033 www.centrallivrostecnicos.com.br

FUNEP Via de Acesso Prof. Paulo Donato, S/N – Bairro Rural Jaboticabal-SP – 14.884-900 – Tel: (16) 3209-1302 www.funep.org.br JULIANI & VILLELA COMÉRCIO DE LIVROS LTDA Rua Genoveva Burato Rodrigues, 221 – Planalto Verde Ribeirao Preto-SP – 14.056-290 – Tel: (16) 3442-6410 LIVRARIA SOLEMAR Rua Maria Zelia, 326 – Piqueri São Paulo-SP – 02.913-070 www.livrariasolemar.com.br LIVROCERES Av Centenário, 1068 – São Dimas Piracicaba-SP – 13.416-000 – Tel: (19) 3433-2277 www.livroceres.com.br PLD LIVROS Rua José Pires de Godoy, 40, N/I Piracicaba-SP www.pldlivros.com.br SBS – SPECIAL BOOK SERVICES LIVRARIA E EDITORA LTDA Avenida Casa Verde, 463 – Casa Verde São Paulo-SP – 02.519-000 – Tel: (11) 2256-7151 www.sbs.com.br TERRA SAPIENS COMÉRCIO DE LIVROS LTDA Rua José Salvador Cozer, 103 – Centro Osasco-SP – 06.065-240 – Tel: (11) 3609-0942


cHeGoU ao MercaDo UM NoVo ProDUTo QUe irÁ reVoLUcioNar a QUaLiFicaÇÃo De MÃo De oBra!

O

s produtos da LK Editora são destinados a profissionais ou empreendedores interessados em adquirir conhecimentos seguros para colocar em prática na sua atividade ou negócio.

Os nossos produtos possibilitam: • Aprender com facilidade e aplicar os conhecimentos na prática. • Conhecer todos os materiais, equipamentos e/ou ferramentas necessários. • Realizar a sequência correta de execução de operações.

Os manuais são os únicos realmente passo a passo: • A LK Editora é a única empresa no Brasil que produz material para educação profissional com a exclusiva metodologia passo a passo, em sequência fotográfica, lógica e simplificada • Todo o material é elaborado por especialistas renomados em suas áreas de atuação.

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO: • AGROINDÚSTRIA • AGROTÓXICOS • APICULTURA • ARTESANATO • BOVINOCULTURA • CORTE E COSTURA • EQUIDEOCULTURA • FLORICULTURA • FRUTICULTURA • GEOPROCESSAMENTO • IRRIGAÇÃO • JARDINAGEM • MINHOCULTURA • OVINOCULTURA • SUINOCULTURA • SAÚDE •

Visite nosso site

www.lkeditora.com.br

Entre em contato com a LK Editora: lkeditora@lkeditora.com.br

(61) 3349-5107 (11) 4970-5107

Profile for Claudia Schmidt

Catálogo Alta Definição  

Catálogo de produtos em alta definição - Manuais técnicos voltados para o Agronegócio.

Catálogo Alta Definição  

Catálogo de produtos em alta definição - Manuais técnicos voltados para o Agronegócio.

Advertisement