O TEATRO AO ALCANCE DO TATO

Page 150

5.3.1 O Movimento Criador

Outra questão foi perguntar se era possível utilizar o registro fotográfico do processo, tornando a minha descrição verbo-visual? Provavelmente isso seria possível, mas como fazê-lo? Como Grotowski, que escreveu com os seus desenhos, desejo que a minha escrita realize um entre com a foto-documentação do processo criativo. A partir daqui, meu texto é uma experimentação no sentido de responder a este desejo.

1º) Movimento de criação: a fisicalidade do espaço.

Para iniciar o processo de montagem do espetáculo, eu não tinha um texto. Não ter um texto pré-escrito não era problema, muito pelo contrário. Penso agora, após a construção da cartografia do capítulo anterior, que a diversidade de indutores de partida é um princípio que deve ser cultivado nesse novo fazer. O que eu tinha, como indutor de partida, era um espaço vazio. Talvez não tão vazio assim, visto que um dos princípios de minha poética em espaços de porão é o reconhecimento de sua fisicalidade. O que significa isso? Há um porão de 8 metros de comprimento, 2,70 de largura, 2 metros de altura, uma janela, uma porta, um vão aberto, um ar condicionado instalado, paredes, teto e chão. E foi por essa fisicalidade, por esse corpo físico, que começou a minha construção. Além é claro, de tudo que acompanha o porão de uma casa antiga, como espaço fecundo do imaginário. Obras de Gaston Bachelard sustentaram alguns devaneios neste sentido. Com tudo isto, minha tarefa naquele momento, era descobrir o que o desejo poderia construir, ali dentro.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.