Issuu on Google+


Editorial “Separando a erva dos prados, aspirando o seu raro aroma, Dela reclamo a espiritualidade, Exijo o mais íntimo e abundante companheirismo entre os homens, Peço que ergam as suas folhas as palavras, actos, seres, Esses de límpidos ares, rudes, solares, frescos, férteis, Esses que traçam o seu próprio caminho, erectos e livres avançando, conduzindo e não conduzidos [...]” Walt Whitman Chegou o mês de Agosto e retomamos a insistência no convite, que em todos os outros meses lhe temos dirigido, para nos escolher como sua livraria e integrar essa comunidade aberta de leitores e bibliófilos que tem vindo a crescer nestes últimos meses. Num mês de alguma indefinição e preguiça, de impaciência e nomadismo, de deserto na cidade, mantemo-nos entre aqueles que não partem em férias e que teimam em resgatar este mês para horas merecidas entre os livros, de leituras com tempo na praia, na esplanada ou em casa. Mais uma vez lhe enviamos livros, autores e editores que importa destacar num tempo em que tanta coisa se deixa imprudentemente confundir e cuja singularidade e diferença é preciso vislumbrar e partilhar.


Pier Paolo Pasolini (http://r vision.daydreamlabs.com)

Sugest천es


Sugestões

http://www.assirioealvim.blogspot.com/

THE WHISPERING PAPER Autor: Pedro Cabrita Reis «podemos querer ser apenas simples, acreditar apenas na alegria, querer apenas desenhar um círculo na janela embaciada pelo vapor. mas depois, mais tarde ou mais cedo, alguém virá para nos dizer que existem cores primárias.» Pedro Cabrita Reis

A FORMA INFORME Autor: Rosa Maria Martelo O presente livro reúne ensaios inéditos e estudos que tinham sido publicados de modo disperso, em Portugal ou no Brasil. Alguns desses estudos foram desenvolvidos no âmbito das actividades do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Unidade I&D financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

UMA VIDA VIOLENTA Autor: Pier Paolo Pasolini Do cineasta, autor de ESCRITOS CORSÁRIOS, foi publicado em 1959 este livro que a crítica italiana considerou um dos romances mais importantes do pós-guerra.


Charlotte BrontĂŤ, as painted by her brother Patrick Branwell BrontĂŤ

Novidades


Novidades

http://relogiodaguaeditores.blogspot.com/

NAS TREVAS EXTERIORES Autor: Cormac McCarthy “Assim acontece neste título. A queda do casal de irmãos pelo pecado do incesto traduz-se num caminho sem expiação. Culla Holme, culpado do abandono da criança, vai semeando (involuntariamente?) um rasto de morte à sua passagem; Rinthy, na sua quase inocência, consegue escapar à vivência direta do inferno, para atravessar o livro num limbo de desespero silencioso.”

Ana Cristina Leonardo

SOB A REDE Autor: Iris Murdoch “O primeiro romance de Iris Murdoch, decorre numa zona de Londres onde os escritores em luta pelo reconhecimento estão lado a lado com apostadores profissionais de sucesso, estrelas de cinema ou filósofos inquietos.”

JANE EYRE Autor: Charlotte Brontë Publicado em 1847, Jane Eyre chocou inúmeros leitores com a sua apaixonada e intensa descrição da busca de uma mulher pela igualdade e a liberdade.


Michael Walzer (www.peter valckx.nl)

Saldos


Saldos

http://www.livroscotovia.pt/

saldos da Cotovia

E porque não se vislumbram tempos mais fáceis, continuamos com uma selecção de livros a preços mais reduzidos da editora Cotovia. De autores como Klossowski, Citati, Cendrars aos quais se juntam Ruy Duarte de Carvalho ou João Barrento, da literatura ao ensaio, leituras para uma tarde de praia ou de esplanada.


Maurice Merleau-Ponty (http://www.actu-philosophia.com)

Gabinete de Filosofia


Gabinete de Filosofia a NATUREZA Autor: Maurice Merleau-Ponty Editor: Martins Fontes Este livro integra uma transcrição de cursos dados no Collège de France, que se prolongaram por alguns anos, entre 1957 e 1960, e nos quais se pretende aprofundar algumas teses já presentes na Fenomenologia da Percepção.

SOB PALAVRA Autor: Jacques Derrida Editor: Fim de Século Como pensar a mentira em política? Por que razão só se torna possível pensar o perdão uma vez que exista o imperdoável?

o ESPECTADOR EMANCIPADO Autor: Jacques Rancière Editor: Orfeu Negro “Este livro teve or igem num convite que me foi dir igido há alguns anos para, a par tir das ideias desenvolvidas no meu livro MESTRE IGNORANTE, introduzir a reflexão de uma academia de artistas dedicada ao espectador.” J. R.


Emily Gravett (http://www.booktrust.org.uk)

Fรกbrica Junior


Fábrica Junior O LANCHE DO SENHOR VERDE Autor: Javier Sáez Castán Editor: Orfeu Mini Parece inspirar-se nos quadros de René Magritte, com os seus jogos visuais e cromáticos e os seus homens de chapéu-de-coco. O senhorAmarelo vive num mundo amarelo.O mesmo sucede c om os senhores Azul, Púrpura, Castanho, Preto e Verde, habitantes de mundos de uma única cor. Certo dia, porém, o senhor Verde chama-os para lhes mostrar uma misteriosa descoberta: ao fundo de um corredor da sua casa há uma porta com um enigmático letreiro. Atrever-se-ão eles a transpô-la?

GRANDE LIVRO DOS MEDOS Autor: Emily Gravett Editor: Livros Horizonte Toda a gente tem medo de alguma coisa. Viver com medo pode fazer com que até a pessoa mais corajosa se sinta pequena. Este é o livro imprescindível para te ajudar a ultrapassar as tuas fobias.

ALICE ENTRE AS GRAVURAS Autor: Gianni Rodari Editor: Dinalivro Num dia particularmente aborrecido, Alice pega num livro de histórias e mergulha lá dentro de cabeça para baixo. Primeiro, encontra a Bela Adormecida, que ocupava uma página inteira do livro a dormir no meio do bosque, dentro de uma cama cheia de flores. Depois, vê o Capuchinho Vermelho, que a quer comer por engano, e, por fim, cem páginas mais tarde, esbarra com o Gato das Botas, que pensa que a Alice é a governanta do Marquês de Carabás.


Javier Sรกez Castรกn

Fรกbrica Junior


Umberto Eco ( http://imotion.blogspot.com/2009/11/we-like-listsbecause-we-dont-want-to.html )

Destaques


Destaques LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO LECTOR IN FABULA Autor: Umberto Eco Editor: Presença Um texto é uma manifestação linguística, cujo conteúdo se constrói através de actos de cooperação por parte do leitor.[...] Mas qual será a relação entre a liberdade do leitor e os constrangimentos textuais, num nó teórico em que os problemas da semântica se fundem com os da pragmática?

SOCIOLOGIA HISTÓRIA IDEIAS CORRENTES Autor: AAVV Editor: Texto e Grafia Reunindo artigos, breves biografias e cronologias, apresentações de algumas obras, e entrevistas a sociólogos como Howard Becker, Anthony Giddens, Alain Touraine e François Dubet.

a ESTÉTICA DO SÉCULO XX Autor: Mario Perniola Editor: Estampa “Não é habitual considerarmos o século XX como o século da estética. E, no entanto, em nenhum outro período histórico se viu tal abundância de textos de grande relevo sobre estética.” M.P.


Ezra Pound Š Henri Cartier-Bresson

Destaques


Destaques AMOR E SEXO NO TEMPO DE SALAZAR Autor: Isabel Freire Editor: Esfera dos Livros Como viveram na intimidade os homens e mulheres que são hoje pais, avós e bisavós de gerações com princípios tão distintos?

CAMÕES Autor: Ezra Pound Editor: Fenda Ezra Pound (1885-1972) é um dos mais influentes e problemáticos poetas de língua inglesa do século XX. Este texto é uma das primeiras manifestações públicas das suas ideias sobre o ‘épico’ enquanto género literário, lançando assim alguma luz sobre a prática do próprio Pound. Stephen Wilson

ESCRITOS Autor: Jacques Lacan Editor: Perspectiva Esta selecção de textos inclui algumas das principais reflexões de alguém que é hoje uma figura incontornável no território de psicanálise moderna.


Colecções REVISTA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS Uma publicação que em cada número integra um conjunto de ensaios singulares que preparam um tema sempre diferente e transversal às diversas ciências humanas e aos diversos domínios teóricos.


Colecções SETE ESTRELO Uma colecção que pretende partilhar territórios pertencentes a diferentes traços civilizacionais, diferentes culturas e nos quais se intersectam literatura, antropologia, religião e mitologias.


Sugestões - Exposições Fbp Cor - Pintura Criativa Autor: AAVV Editor: Editorial Estampa Este livro é dirigido tanto a entusiastas amadores como àqueles que já possuem alguma experiência no desenho e na pintura e que desejam despertar o seu potencial criativo e descobrir o seu próprio estilo de expressão artística.

Tratado das cores Autor: Diogo de Carvalho e Sampayo Editor: Chaves Ferreira - Publicações, S.A. A temática da cor está presente em toda a obra publicada por Diogo de Carvalho e Sampayo de que nos chega notícia. A primeira, e sem dúvida a mais significativa das suas obras sobre este assunto, é este Tratado das Cores aqui reproduzido, respeitando tanto quando possível o fascínio da edição que primeiro veio a lume em Malta no ano de 1787.

Este edição reproduz, em fac-símile, a obra original.

Como combinar e escolher cores para o design gráfico Autor: Nick Clark Editor: Gustavo Gili 600 cores, em folhas individuais, que podem oferecer mais de 300.000.000 combinações diferentes. Este livro foi desenhado para superar os problemas que costumam provocar os métodos tradicionais de eleição e de espacificação de tons para quadricromia.


Sugestões - Exposições Fbp

http://exposicoesfbp.blogspot.com


A Barriga do Arquitecto * - Exposições Fbp

Experimentação e questionamento em torno do livro de arquitectura.


A Barriga do Arquitecto * - Exposições Fbp

* The Belly of an Architect © Peter Greenaway


4ªFEIRA: 5ªFEIRA: 6ªFEIRA: SÁBADO:

de

Verão

20H-02H 20H-02H 20H-04H 20H-04H

Rua da Fábrica do Material de Guerra, nº1, 1950-128 Lisboa Portugal livrariabracodeprata@gmail.com | 216 090 816 | www.bracodeprata.com

Coordenação: César Morais Edição, direcção gráfica e fotografia: Fabrice Ziegler fabriceziegler@gmail.com

Horários


Newsletter de Agosto da Livraria Braco de Prata