Issuu on Google+

Informativo - Paróquia N. Sra. da Livração - Ano VII - Nº 53 - JAN/12 Arquidiocese de São Paulo - Setor Vila Medeiros

QUE EM 2012 O NOSSO SERVIÇO SEJA O MELHOR PRESENTE E EM CADA PRESENTE, ESTEJA PRESENTE O NOSSO CORAÇÃO.

O ANO COMEÇA COM TUDO: POSSES - na página 3 SERVIÇOS ESSENCIAIS - na página 6 ASSEMBLÉIA PAROQUIAL - na página 2 (agende-se e não perca, porque agora: “É NÓIS”.)


2

A

Quero passar o meu Céu a fazer bem á terra.

Sta. Terezinha de Jesus

PARÓQUIA, TORNA-TE O QUE TU ÉS

MOMENTO ESPECIAL

paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo. Na paróquia, a Igreja manifesta de maneira próxima e perceptível a sua vida e sua missão; ela é uma comunidade organizada de batizados, de bens espirituais, simbólicos e materiais, de organizações e iniciativas, que fazem a Igreja acontecer num determinado espaço e contexto. Se a paróquia vai bem, a Igreja ali também vai bem; e, se a paróquia vai mal, ali a Igreja vai mal. Por isso mesmo, há que se contar muito com os párocos para essa renovação, uma vez que nas comunidades que lhes foram confiadas, eles são os autênticos formadores, animadores e guias do povo em ordem à vivência cristã e eclesial.

A renovação missionária das paróquias também requer um esforço conjunto de muitas pessoas. Será necessária uma profunda tomada de consciência, de todos os paroquianos participativos, sobre a situação em que se encontram as comunidades no que se refere ao efetivo alcance da evangelização no seu espaço. Seria interessante ter uma idéia sobre o número de pessoas da paróquia que, de fato, participam das ações eclesiais, como a Missa dominical, as pregações em tempos especiais, a confissão, as obras de caridade e solidariedade social.

AGORA É “NÓIS”

E

m todas as comunidades há pessoas com pontos de vista diferentes, críticas, sugestões e muitas idéias. Há também os que gostariam de participar mas não se sentem confortáveis, ou não são convidados, ou não são encorajados a um trabalho. Para que um novo ardor missionário possa ser despertado para pessoas que estejam afastadas da Igreja sejam acolhidas, bem como, todos os fiéis sejam formados na fé cristã, sendo essa formação uma constante para superar o “analfabetismo religioso”, que será realizada a GRANDE ASSEMBLÉIA PAROQUIAL. Em grupos ou individualmente, os participantes poderão criticar, avaliar e, livremente, indicar atitudes práticas para fazer da paróquia uma comunidade de comunidades.

GRANDE ASSEMBLÉIA PAROQUIAL Aos que estão afastados da Comunidade, aos que somente participam das missas, aos que magoados por alguém, silenciosamente desapareceram: Você está especialmente convidado. Aos Agentes de pastorais: Você está convocado.

Dia 11 de fevereiro.

Aguarde maiores detalhes em nosso blog, site, cartazes e com agentes de pastoral. EXPEDIENTE: PASCOM - Anderson, Antonio, Cláudio, Eder, José Eulálio, Mário Rubens, Marizilda, Rinaldo. Contatos para críticas, sugestões ou anúncios: ( 2201-5582 / e-mail: pascom.livracao@hotmail.com Blog http://nossasenhoradalivracao.blogspot.com

Site www. wix.com/paroquialivracao/portalnsl


Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.

HORÁRIO DE MISSAS MATRIZ: Terças e Quintas 7h /Segundas e Sextas - 19h Sábados – 16 h / Domingos – 7 h, 11h, 19h COMUNIDADE S. JUDAS: Quintas – 19h30 / Dom. - 9h Todo dia 28 de cada mês 16h fone 2987-0684 COMUNIDADE STA. RITA DE CÁSSIA: Sábados 19 h Todo dia 22 de cada mês as 19h30 SECRETARIA: Fones 2201-5582 Segunda a Sexta - 8 as 12 h e 14 as 18 h Sábado das 13 as 16 h VELÓRIO:

Tratar na secretaria

CONFISSÕES E ATENDIMENTO - Segunda, terça, quinta e sexta-feira das 14 às 18 horas BATISMO NA MATRIZ - Último Domingo do mês às 9 horas. Inscrições dos dias 1 a 15 na secretaria

COMUNIDADE S. JUDAS TADEU - 3° Domingo do mês às 9 horas. Inscrições 1º Sábado, das 16 às 19h

CASAMENTOS NA MATRIZ - Entrevista com os noivos, sábado das 13 às 16h. TERÇO MISSIONÁRIO - Todo o dia 19 do mês às 18 h e missa em louvor a S. José, às 19 horas. HORA SANTA VOCACIONAL - Toda 2ª quinta-feira, às 19h30, recebendo doações de material de limpeza e higiene para doação ao Seminário do Instituto Missionário São José. REUNIÃO DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO - Todo 1º Domingo do mês, às 15 horas. BAZAR - Todas as quartas-feiras, às 9 h FARMÁCIA COMUNITÁRIA - Segundas, quartas e Sex tas das 9 as 10horas ASSOCIAÇÃO ANTIALCOÓLICA - Sextas às 20 horas NARCÓTICOS ANÔNIMOS - Segundas às 20 horas ENCONTRO GRUPO FELICIDADE (MELHOR IDADE) Quinta feira das 14h30 as 17h30

GRUPO DE ORAÇÃO

Dave Weinbaum

AGENDA PAROQUIAL POSSE DO PADRE CÂNDIDO NA PARÓQUIA SANTA LUZIA Dom Joaquim Justino Carreira dará posse, como pároco da Paróquia Santa Luzia, Rua Pe. Agostinho Poncet - 134 - Vila Santa Luzia, ao padre Cândido da Costa, no sábado, dia 14 de janeiro, às 18h.Todos estão convidados.

POSSE DO PADRE MAURÍCIO NA PARÓQUIA SANTA ZITA

Será dada, neste domingo, 15/01 a posse, como pároco da Paróquia Santa Zita, Rua Pe. Sabóia de Medeiros - 827 - Vista Alegre, às 8h.

POSSE DE D. JOAQUIM JUSTINO CARRERA

A posse de dom Joaquim, como bispo da diocese de Guarulhos, ocorrerá no dia 22 de janeiro às 15h no Ginásio Paschoal Thomeu, R. João Antônio Bernardes, Bom Clima, Guarulhos. O convite é extensivo a todo o povo da Arquidiocese de S. Paulo e, em especial, da Região Santana.

TRÍDUO DE SÃO PAULO NA MATRIZ

Um dos maiores acontecimentos na história da Igreja. De nenhum dos grandes santos penitentes a Igreja celebra a conversão como a de São Paulo, em 25 de janeiro. E uma das razões é a excelência de todas as virtudes que Nosso Senhor comunicou-lhe. Neste ano de 2012, foi programado um tríduo que ocorrerá no dia 22, domingo, às 18 horas

e nos dias 23 e 24 às 19 horas em nossa Matriz. Ainda, como parte dos festejos, no dia 25 será

celebrada missa solene às 9 horas na Catedral da Sé. Na Matriz a celebração ocorrerá às 18 horas. PASTORAL DO DÍZIMO

Reuniões às primeiras1ª quarta-feiras de cada mês, 20H, na Matriz.

PASTORAL DA JUVENTUDE

Reuniões às segundas-feiras, 20H, na Matriz.

Reuniões àos sábados, 17 horas.

MERCADO FERREIRA AVEIRO ELÉTRO-DOMÉSTICOS PAPELARIA BRINQUEDOS PRESENTES

Av. Jardim Japão, 1.178 Jd. Brasil Tel.: 2949-1352 / 2983-0729

3

Pão quentinho a toda hora e um ótimo Atendimento Av. Antenor Navarro, 1041 Jd. Brasil Tel.: 2981-3431

VAL & EDSON Pisos Laminados - Carpete de Madeira Carpetes - Papel de Parede Persianas -Cortinas - Box Forro de PVC - Forração - Porta Sanfonada

(

2982-2023 9803-9899


4

Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, desperta.

Carl Young

DOM JOAQUIM DESPEDE-SE DA REGIÃO

A convivência fraterna com os Bispos da Arquidiocese de São Paulo, o trabalho pastoral em conjunto, o enfrentamento das dificuldades, as celebrações litúrgicas e tantos outros acontecimentos, formam uma riqueza inestimável que faz brotar, em meu coração agradecido, as mesmas palavras de Maria Santíssima “O Senhor fez grandes coisas em meu favor. Santo é o Seu nome” (Lc 1,49). Tenho consciência, que por mais que façamos, sempre poderíamos fazer mais e melhor, por isso, de minha parte, peço perdão a todos aos quais possa ter negligenciado, ofendido ou feito sofrer.

Parto para a nova missão com o coração aberto e disponível para ouvir, acolher e fazer a Vontade de Deus na Diocese de Guarulhos, como seu terceiro Bispo Diocesano, sob a proteção da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese.” Acima, trechos da mensagem de despedida de dom Joaquim ao povo de São Paulo. A íntegra poderá ser lida no site da Arquidiocese de São Paulo. Sua posse, como bispo da diocese de Guarulhos ocorrerá no dia 22 de janeiro às 15h no Ginásio Paschoal Thomeu, R. João Antônio Bernardes, Bom Clima, Guarulhos.

N

O BAILE DA BRILHANTINA E CHIC SHOW FAZ SUCESSO

o dia 10 de dezembro, a Comissão de Eventos promoveu um grande baile. As músicas dos anos 60, 70 e 80 e os trajes de época chamou a atenção. Alguns dos que deixaram para adquirir convites na hora ficaram na saudade. A lotação esgotada já é prenúncio do próximo que é aguardado ansiosamente. É esperar. E, principalmente, garantir os ingressos antecipadamente.

MF Produções www.mffrutoverde.com.br

Casamentos - Debutantes - Aniversários Bodas - Eventos em Geral FOTO E VÍDEO - JORNALÍSTICO TELÃO - RETROSPECTIVA

Alaor e Lucília l (11) 2951-5513 / 9753-7042 / 9767-4877

ANUNCIE AQUI Tel.: 2201 5582

Avícola Alvorada l Frangos l Ovos l Lingüiça l Queijo l Massas l Salgadinhos l Refrigerantes l Carvão

Emílio Tel.: 2949-0913 Av. Roland Garros, 1039 Jardim Brasil - SP


Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo.

C

MATRIZ CELEBRA O NATAL

J. Petit Senn

5

MOMENTO ACONTECEU

om a igreja lotada, inclusive o balcão superior, a “missa do galo” foi um dos pontos altos das festas de final de ano.

A celebração presidida pelo padre Edilson contou com a entrada de pastores com lamparinas que iluminaram o templo escuro. Este e outros símbolos trouxeram um colorido dinâmico e alegre.

GRUPO DE REFLEXÃO “UM EM CRISTO” ENCERRA NOVENA

S

eguindo a orientação de dividir-se, em 2012 este grupo atingiu o dobro de residências e, por consequência um público muito maior.

O encerramento foi realizado com as duas turmas que festivamente uniu-se para um encontro de oração e confraternização. Há dezenas de anos este grupo tem demonstrado perseverança e dedicação.


6

A missão é nobre quando o que buscamos encontra-se na verdade.

Aluision

MOMENTO SERVIÇOS

TERAPIA COMUNITÁRIA Com o objetivo de descobrir a força interna de cada um, valorizar o saber popular e os valores culturais, fortalecer a convivência social e familiar, a terapia Comunitária é um espaço respeitoso para que as pessoas possam falar de suas dificuldades, incômodos, realizações e sucesso da vida. Estamos aqui pra você e com você. Na Matriz, os encontros acontecem às primeira segundas-feira do mês, sempre às 8H. FARMÁCIA COMUNITÁRIA Retornará em fevereiro, as segundas, quartas e sextas feira, das 9 às 10 horas. O atendimento é feito mediante apresentação de receitas com datas recentes, fazemos também o empréstimo de cadeiras de rodas e de banho, muletas e andadores. Tudo isto é fruto da própria comunidade, portanto aceitamos doação desde que os medicamentos estejam dentro do prazo de validade.

CONFERÊNCIA VICENTINA Atende, com cestas básicas, famílias em situação de emergência. Aceita, e necessita, de doações de alimentos não perecíveis, que poderão ser entregues nas celebrações ou secretaria. CEAT - Centro de Atendimento ao Trabalhador Oferece oportunidade de geração de renda aos trabalhadores desempregados. Atendimento gratuito. Santana, R. Gabriel Piza, nº 475 - tel.: 4119-3818 / Centro, R. Formosa, nº 367 – tel.: 4119-3794 MOMENTO DIZIMISTAS PLACAR DO DÍZIMO

NÚMERO DE DIZIMISTAS: 591 FIÉIS CONTRIBUINTES EM DEZEMBRO DE 2011: 412

TOTAL: R$ 15.344,00

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DE JANEIRO 01 – Maria Gonçalves Santos 01 – Rubens de Oliveira 02 – Maria José da Silva Meireles 03 – Alenita Saraiva dos Santos 04 – Ed Carlos dos S. de Oliveira 05 – Everaldino Amaral Filho 05 – Maria Thereza G. Pezoti 06 – Edna Gonçalves da Silva 06 – Manuel Pereira da Silva 06 – Maria dos Reis Camargo 06 – Maria Oneide de Almeida 06 – Regina Roma P. Carvalho 07 – Eurico dos Santos 07 – Fabíula da Silva Baroni 08 – Ana Paula Gouveia Salgado 08 – Paulo Francisco Fantini 09 – Tânia dos Santos A. da Silva 10 – Cleonice Maria de Oliveira 10 – Julieta Conde Bianchin 10 – Paula do Carmo de Oliveira 12 – Divoneide de Lima C. Bastos 12 – Norma de Matos Soltelo

13 – Jaelson da Silva Souza 13 – Noemia Sobral dos Santos 14 – Sônia Borgo da Silva 15 – Maria do Carmo P. da Silva 16 – Braz Gomes 16 – Eliene Meneses da Silva 16 – Luiz Carlos Leite 16 – Maria Ivone R. Cantagalli 17 – Jeniffer F. Nunes Gonçalves 17 – Margarida Mª P. Guimarães 18 – Nadieis da S. D. Fernandes 19 – Maria Sebastiana C. Gabriel 20 – Normando Soares da Costa 21 – Nelson dos Santos 21 – Tereza Elesbão Pedroza 22 – Adriano José de Azevedo 22 – Maria José Barros 23 – Jaime Lúcio da Costa 23 – Luiza Ap. Mendes Joseppin 23 – Luzia Nogueira Faria 24 – Ana Valdete Gomes Vieira 24 – Guiomar Vieira Cordeiro 24 – Mª da Paz A. M. de Almeida

24 – Maria da Paz de F. Batista 25 – Azilda da Cruz Sousa 25 – José Itamar Gomes Silva 25 – Maria da Conceição Gomes 25 – Simone Maria Pedro Xavier 26 – Helena Maria dos S. Martins 26 – Mª da Graça V. G. Barcelos 27 – Arlindo Ramos de Souza 27 – Stela Marina dos Santos 28 – Bernadete Ap. Amatucci 28 – Germiro Martins Coelho 28 – Milton Luiz César Petrelli 28 – Terezinha F. de Oliveira 29 – Francisca W. de Oliveira 29 – José Alves da Silva 30 – Iole Arume Sei 30 – Luciana de Souza Machado 30 – Luiz Brito Cavalcante 31 – Danilo Constantino 31 – Maria das Neves Meres 31 – Nivaldo Vitorino Cabral 31 – Vilma Ap. de O. Borges Eça


7

Você está disposto a fazer pela verdade o que muitos fazem pela mentira?

MOMENTO VARIEDADES

U

FALAR EM PÚBLICO m dos maiores medos do homem é falar em público.

Está em primeiro lugar na lista dos medos mundiais, até mesmo à frente da morte. Para grande parte da população, encarar uma plateia é um estresse sem fim! As mãos ficam frias ou suadas demais, as pernas e a voz tremem. A ansiedade para acabar logo a apresentação só passa quando o momento de fala acontece. Claro que esses são alguns dos vários motivos que deixam as pessoas constrangidas no moe alegria. O comunicador dever mento de enfrentar uma platéia. sentir-se bem e ter prazer em Por isso, as pessoas de um modo geral evitam estar nessa si- fazer com que o outro entenda tuação. seu discurso. Falar em público não deve ser uma tarefa que provoque estresse se soubermos o que fazer. Podemos seguir algumas dicas simples. Transforme o medo do momento em energia positiva para o seu discurso, isso o tornará mais envolvente. Inicie a fala com mensagens diferentes e agradáveis, mostrando aos ouvintes os benefícios que terão com a mensagem. Desse modo poderá comover os ouvintes, conquistando-os aos poucos. Assim se sentirá bem mais à vontade para falar. Seja natural, procure se comunicar nas situações formais como se estivesse conversando com seus amigos e familiares, desta forma se sentirá mais seguro na situação.

Aproveite todas as chances que tiver para falar em público. Treinar e praticar são as maneiras mais eficazes e funcionais para aprimorar a técnica e acima de tudo vencer o medo. Enfrente esse desafio! Quem tem a ganhar é você! Libertese para o mundo comunicativo e seja feliz!

Falar muito não significa falar bem! Domine bem o conteúdo a ser abordado. Tenha sempre bom embasamento teórico sobre o assunto exposto. Organize as informações nas frases para que o tema tenha coerência e consistência. Desconfie da memória, leve suas anotações. A objetividade e clareza no discurso ajudam o ouvinte a entender melhor a mensagem. Procure usar palavras simples, do cotidiano, de fácil compreensão. Fale com entusiasmo

Adriana Maria da Silva Fonoaudióloga do Seminário Claretiano de Batatais e da Pastoral Vocacional Texto extraído da Revista – AVE MARIA – Ano 112 – Fevereiro 2011 – página: 43.

MERCADO CASA NOVA

ANUNCIE

Av. Mendes da Rocha, 1572 ( 2241-1226

AQUI

Completo sortimento com bons preços Padaria e carnes frescas de boi da melhor qualidade Boa variedade de vinhos finos nacionais CRECI 14.383

www.eisaimoveis.com.br AGÊNCIA JARDIM BRASIL Av. Roland Garros, 1600/1604 Fone / Fax: (11) 2249-2000 j.brasil@eisaimoveis.com.br

35 anos

1976-2011

AGÊNCIA TUCURUVI Avenida Guapira, 677 Fone / Fax: (11) 2989-6060 tucuruvi@eisaimoveis.com.br

Tel.: 2201 5582 SISTEMA DE ENTREGA EM DOMICÍLIO (SEM NENHUMA TAXA)

Grande Promoção Medicamentos e Perfumaria

UNIDADE JARDIM BRASIL Av. Rolando Garros, 1062 - Tel.: 2981-9112


Fale com delicadeza hoje; quando o amanhã chegar, você já estará habituado.

Autor desconhecido

8 MOMENTO DESTAQUE

NOSSA PARÓQUIA COMPLETA 42 ANOS

P

rimeiramente, um esclarecimento: Nossa paróquia foi criada no dia 19 de janeiro de 1970, por decreto assinado pelo arcebispo de São Paulo, cardeal dom Agnello Rossi, e o chanceler, padre Hugo Munari, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Loreto e não 19 de outubro. A confusão, acreditase, teve origem com a inversão dos números de 19/01/1970 por 19/10/1970. Portanto, comemoramos 42 anos neste mês.. O primeiro pároco, padre Raphael Emygdio Peretta, nomeado em 11 de fevereiro de 1970 e empossado no dia 22 Acima, nossa igreja em campanha permanente para reforma externa. de fevereiro do mesmo ano, Abaixo, Cônego Raphael e padre Aléscio. por dom Paulo Evaristo, bispo auxiliar da Região Santana e presença do padre Clorário Caime, coadjutor da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, entre outros. Sob forte chuva e grande comparecimento de fiéis, destacou-se o discurso do sr. Armando Barros, fazendo uma retrospectiva da trajetória e agradecendo a todos os padres que colaboraram para a realização deste projeto. Dezenas de religiosos, do irmão Serafim à irmã luizinha, e leigos, do Abílio ao Gentil, teceram nossa história. Mas isto fica para uma próxima edição especial que você pode ajudar enviando fotos, documentos e relatos. Temos muito a contar e mais ainda, a resgatar. A comunidade está de parabéns. ASSEMBLÉIA PAROQUIAL

DISK GÁS

dia 11/02/2012?

2949-0064 Rua Basílio Alves Morango 619 Jardim Brasil

&

Tudo para suaão construç

É “NÓIS”

onica

Tel.: 2949-1917

calçados

tels: 2951-6220 / 2981-3434 Av. Antenor Navarro, 769 - J. Brasil

FONE: 11 2201-5270

www.monicashop.com.br

Praça Angelo Conti, 173 – Vila Sabrina CEP 02138-020 - SP


MN JANEIRO 2012