Page 1

BALANÇO ANUAL . ANO 2020 . SINDAUTO BAHIA

NA FAIXA INFORMATIVO ESPECIAL DO SINDICATO DAS AUTOESCOLAS E CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES DO ESTADO BAHIA

GESTÃO DE CRISE Atuação estratégica do Sindauto Bahia para minimizar os impactos da pandemia no segmento.

CONQUISTAS Saiba quais foram os principais resultados do sindicato para seus associados.

WWW.SINDAUTOBAHIA.COM.BR


PRESIDENTE EXECUTIVO Wellington Oliveira (CFC Aliança/SSA) VICE-PRESIDENTE Rogério Santos (CFC Santa Fé/SSA) SECRETÁRIO GERAL Adehudes Carvalho (CFC Cerrado/LEM) TESOUREIRO Francisco de Assis Araújo (CFC Copiauto) DIRETOR SOCIAL E DE EVENTOS Fernando Campos ( CFC S. Salvador/SSA) GERENTE FINANCEIRO Fernando Santana COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Leane Brandão ATENDIMENTO

Ana Cristina / Luane Ellen Carvalho

SUPORTE Hugo Silva/ Leandro Santos/ Maurício Mikulski ASSESSORIA JURIDICA Dr. Emanuel Cezar / Dr. Raimundo Dultra Jr / Denilson Nunes ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Lívia Santana

ENDEREÇOS Sede Av. Tancredo Neves, 969 - Ed. Metropolitan Center, 8 º andar, CEP: 41820020, Caminho das Árvores, Salvador - BA.Contato: (71) 3341-3085 / 32721152 / 99152-2596 (Oi) sindicato@sindautobahia.com.br Delegacia Regional de Barreiras Rua Dom Pedro II, 769 - Loja 3, CEP: 47806-006, Renato Gonçalves, Barreiras - BA.Contato: delegaciabarreiras@sindautobahia.com.br Delegacia Regional de Itabuna Av. Princesa Isabel n º 395, Edf. Trade Center, sala 111, Banco Raso. ITABUNA - BA CEP: 45607-030. Contato: delegaciaitabuna@sindautobahia.com.br / (73) 3026-4961 Delegacia Regional de Feira de Santana Rua Aloísio Resende, 143 - Ed. Jorge Leal. Sala 506, CEP: 44050-054, Queimadinha, Feira de Santana BA.Contato: delegaciafeira@sindautobahia.com.br / (75) 3223-3253 Delegacia Regional de Vitória da Conquista Travessa Catão Ferraz, 20 - 1 º andar, Jurema, CEP: 45023-055, Vitoria da Conquista - BA. Contato: delegaciaconquista@sindautobahia.com.br / (77) 3421-9586


PALAVRA DO PRESIDENTE

O ano de 2020 vai ficar para a história. Não é preciso listar os inúmeros desafios que a pandemia da Covid 19 impôs em nossas vidas e em nossas empresas. Foi preciso se reinventar, de forma ágil e estratégica. Os problemas já estavam claramente postos, a busca por soluções era necessária e emergencial.

Depois de cinco meses de portas fechadas, alcançamos nossa retomada, com conquistas importantes para minimizar os impactos financeiros, como a prorrogação do pagamento do IPVA, a prorrogação da Renovação Anual de Registro para 2021 e a manutenção da frota de veículos das autoescolas.

Foi neste cenário desafiador que a equipe do Sindauto Bahia assumiu sua gestão. E, de forma inteligente, madura e equilibrada, provou que a categoria fez a melhor escolha para lutar e defender seus interesses. Enquanto muitos estavam protegidos em casa, unimos esforços num Comitê de Crise, para pensar, planejar e executar ações de apoio e alternativas para o segmento.

Ao longo de todo ano, como uma tropa de choque, todos os departamentos do sindicato, Jurídico, Administrativo, Suporte e Comunicação atuaram, e continuam atuando, de forma incansável para manter a engrenagem do sindicato funcionando para a sociedade, mas, em primeira instância, para seus associados. Em âmbito nacional, a Feneauto fez frente às pautas do segmento, sempre dando suporte aos estados.

Desta união de esforços, surgiu o Plano de Ação para a Retomada do Sistema de Habilitação, com alternativas viáveis e um protocolo de segurança e saúde válido, não apenas para as autoescolas, como para todo o sistema, incluindo clínicas e postos do Detran BA. Posto de Captura, emissão de laudo e LADV no CFC e o Centro A Virtual foram apenas algumas das soluções mais assertivas propostas pelo sindicato, viabilizadas graças a parceria com o Detran BA, por meio do Termo de Cooperação Técnica. As articulações políticas e as ações com a mídia garantiram a visibilidade que o nosso segmento precisava.

Assim, seguiremos empenhados e confiantes de que juntos somos capazes de enfrentar qualquer desafio. Sou grato pelo apoio de todos e que venha mais uma ano de luta! Um forte abraço!

JOSÉ WELLINGTON FERREIRA DE OLIVEIRA Presidente do Sindauto Bahia

03


De forma ágil e estratégica, Comitê de Crise do Sindauto propõe plano de ação para a reabertura do segmento Em abril, o Sindauto Bahia elaborou e entregou ao Detran-BA uma proposta de Plano de Ação para enfrentamento da crise do Coronavírus, no âmbito do Sistema de Habilitação. O documento apresentou propostas para a retomada segura de todos os serviços relacionados aos processos de habilitação no estado, além de ações para minimizar os impactos financeiros dos Centros de Formação de Condutores.

Dentre as ações apresentadas, estava uma sugestão de protocolo de saúde para ser adotado por clínicas, autoescolas e Ciretrans. “A prevenção e combate ao vírus era a prioridade, por isso apresentamos alternativas para conciliar esta pauta com as necessidades do segmento, a fim de evitar a falência das empresas e um colapso no sistema de habilitação”, explica o presidente do Sindauto BA, Wellington de Oliveira.

04


CENTRO A VIRTUAL

Entre as principais alternativas propostas pelo sindicato no Plano de Retomada, a implantação do Centro A Virtual foi fundamental para garantir o retorno das atividades. A ideia foi instalar um centro de ensino teórico virtual compartilhado, no qual os alunos matriculados nas autoescolas assistiriam às aulas teóricas na modalidade remota, direto do notebook, celular ou tablet. As bases do Centro A Virtual são as sedes e subsedes do Sindauto Bahia, de onde a aula é ministrada por um instrutor teórico e transmitida ao vivo para todo o estado, através de uma plataforma tecnológica. Na expectativa de tirar a habilitação desde os 18 anos, Eric Silva Santos, 34, aproveitou a reabertura das autoescolas para conquistar sua CNH. "Desde meus 18 anos já queria tirar a minha habilitação, mas por dificuldades de custear e por falta de foco acabei demorando de realizar este sonho". A teleaula, no início, foi um pouco complicada de se adaptar mas aos poucos foi se encaixando", explica Éric, aluno do Centro A Virtual. A prova de que seu curso foi bem sucedido veio com o resultado dos exames. Aprovado, agora o novo soteropolitano habilitado já faz planos com sua recente conquista.

"Espero que com minha CNH eu consiga uma oportunidade profissional para alcançar uma remuneração maior e proporcionar uma melhor estrutura para minha família", conclui Eric Santos, aluno do Centro A Virtual. Atualmente, os empresários contam com três plataformas disponíveis para ministrar o Curso Teórico Remoto. A plataforma utilizada no Centro A Virtual do Sindauto é o CFC Virtual, da empresa Renova. Em negociação com a empresa, o sindicato agregou outros serviços para seus associados como a emissão de Laudo no CFC, emissão gratuita de LADV e validação das aulas de moto. Por meio desta ferramenta as autoescolas também podem ministrar aulas remotas na modalidade individual, na sede do seu CFC. "Seja para teleaula ou para outros serviços como o monitoramento, sempre buscaremos alternativas para o empresário ter o poder de escolher a opção que melhor atende suas necessidades, afirma Wellington de Oliveira, presidente do Sindauto Bahia". 05


MOBILIZAÇÃO

CARREATA SOLIDÁRIA EM PROL DA DOAÇÃO DE SANGUE Mobilização solidária da categoria tem grande repercussão na mídia Uma iniciativa com saldo positivo para a categoria e para a sociedade. Em junho, o Sindauto Bahia,

Agradecemos a todos que prestigiaram e

empresários e instrutores de autoescola mostraram

apoiaram esta ação, de forma organizada,

que, unidos, podem fazer a diferença. Mais de 50

sem trazer transtornos à população.

veículos seguiram em carreata, numa mobilização solidária,

consciente

e

responsável,

visando

sensibilizar os órgãos públicos e esclarecer a sociedade

que

as

autoescolas

não

causam

Mostramos que somos uma categoria forte e consciente”, Wellington de Oliveira, presidente do Sindauto BA.

aglomerações e estavam prontas para um retorno gradual e seguro! O alvo foi alcançado, com

No Facebook do Sindauto Bahia estão disponíveis as

importantes

dando

matérias produzidas pela TV Bahia, G1 Bahia, Radar

visibilidade a esta causa. Ao final, num ato de

Bahia, TV Record e TV Aratu. A diretoria do Sindauto

cidadania,

Bahia ainda concedeu entrevista ao jornal A Tarde,

participações mais

de

30

na pessoas

mídia,

cumpriram

a

promessa de contribuir para o sistema de saúde

Correio* e portal Bocão News.

pública doando sangue. 06


ARTICULAÇÃO

ARTICULAÇÃO POLÍTICA EM DEFESA DO SETOR O Sindauto abriu diálogo e manteve relações estratégicas para os CFCs do estado Mais do que nunca, a união de forças com representações políticas foi fundamental para os Centros de Formação de Condutores da Bahia. Após a reabertura de vários setores, as autoescolas de Salvador continuaram impedidas de funcionar, mesmo com as propostas do Plano de Ação, que incluía a implantação do curso teórico remoto. Era de suma importância buscar o apoio necessário para sensibilizar os órgãos municipais de que as autoescolas não oferecenciam riscos, como um shopping, por exemplo. Neste cenário, o vereador Sabá abriu diálogo para a categoria na prefeitura, viabilizando reunião com o então vice-prefeito, Bruno Reis.

Após nova manifestação realizada em frente a Câmara Municipal, o presidente Geraldo Júnior também acolheu os pleitos do sindicato e garantiu a reabertura das empresas. Depois de alguns meses, o vereador também viabilizou a ampliação do horário de funcionamento dos CFCs. A expectativa agora é continuar contando com o apoio de Geraldo Júnior para a implantação das áreas de treinamento de direção veicular na capital. Tínhamos um anseio por uma representatividade política, e o presidente Geraldo Júnior supriu no momento exato. Continuaremos abertos ao diálogo com todos aqueles que estejam dispostos a reconhecer a importância do nosso segmento, Wellington de Oliveira, presidente do Sindauto BA. 07


ARTICULAÇÃO

PARCERIA COM O DETRAN-BA TRAZ RESULTADOS POSITIVOS PARA A CATEGORIA E POPULAÇÃO A política de portas abertas entre o órgão e o sindicato foi fundamental para o enfrentamento da pandemia Sempre

pautada

pelo

diálogo

respeitoso

e

produtivo, a relação entre Sindauto BA e Detran BA trouxe resultados positivos em 2020. Desde o início da pandemia, com o fechamento das empresas, o diretor geral, Rodrigo Pimentel, mostrou-se sensível a situação do segmento, sendo receptivo aos pleitos do sindicato para reduzir os impactos da crise nas autoescolas. Em abril, ele participou de uma reunião online, transmitida ao vivo para CFCs de todo estado, discutindo as demandas do setor. Assumiu o compromisso, já cumprido, de suspender o processo de Renovação Anual de Registro, em 2020, e garantiu a manutenção dos veículos que seriam excluídos por tempo de uso. Outras importantes concessões foram feitas, como a autorização para implantação do Posto de Captura nas sedes do Sindauto, a abertura de laudos na autoescola e, mais recentemente, a autorização para instalação do Posto de Exame Teórico.

A coordenadora da CAAD, Carla Santiago, esteve na sede do Sindauto Bahia para fazer uma vistoria da estrutura e ouvir as demandas dos empresários. "A atual gestão do Detran BA tem feito uma trabalho primoroso, em busca de inovações e qualidade no atendimento em todo Sistema de Habilitação. Prova disto é que somos constantemente bem recebidos para discutir propostas e soluções que visam trazer melhorias para a população e CFCs. Somos gratos ao Diretor Geral, Rodigo Pimentel, ao Coordenador da CRT, Lucas Albiani, ao Coordenador Estadual de Exames, capitão Lima Neto, a coordenadora da CAAD, Carla Santiago, e a todos os servidores que têm se dedicado ao trabalho nesta nova fase do órgão", Wellington de Oliveira, presidente do Sindauto BA. 08


QUALIFICAÇÃO

LIVES E TREINAMENTOS ONLINE Manter o segmento atualizado sobre as tendências, lutas e desafios do setor foi uma das apostas do sindicato em 2020 Um debate construtivo sobre os rumos do segmento de autoescola/CFC no cenário atual e no pósCoronavírus. Este foi o saldo da reunião empresarial online, promovida em maio, pelo Sindauto Bahia, com

a

participação

do

deputado

federal

e

coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Educação no Trânsito e Formação de Condutores, Abou Anni, e do presidente da Federação Nacional das

Autoescolas

e

Centros

de

Formação

de

Condutores do Brasil (Feneauto), Magnelson Souza.

Já no segundo semestre, foram realizadas transmissões com a coordenadora da CAAD/ Detran BA, Carla Santiago, e com o supervisor operacional da RENOVA, Francisco Júnior, sobre as Novas Demandas dos CFCs na Bahia. Ainda nesta temática, foi lançada a primeira edição online do Workshop de Excelência no Atendimento, ministrado pelos colaboradores do sindicato Leane Brandão e Leandro Santos. Todos as reuniões online transmitidas pelo Sindauto BA ao longo do ano estão disponíveis no canal do sindicato no Youtube. Confira!

A reunião teve como tema "Cenário e Perspectivas para o segmento no pós-pandemia" e foi transmitida ao vivo pelo Youtube do Sindauto Bahia. Além desta, no auge da pandemia, o sindicato também realizou outras lives empresariais com o Setor Jurídico, Contabilidade e um bate-papo com o economista Edísio Freire sobre alternativas de crédito

para

os

Centros

de

Formação

de

Condutores.

Equipe do Sindauto na transmissão edição online do Workshop de Excelência no Atendimento

09


SOLUÇÕES Alternativas para o monitoramento Sempre visando a redução de custos no CFC, buscamos e apresentamos alternativas para o serviço de monitoramento.“O fim da telemetria na portaria do monitoramento foi uma grande conquista, que abriu espaço para a chegada de novas empresas, a fim de baratear nossos custos”, afirma Wellington de Oliveira, presidente do Sindauto Bahia.

Fique por dentro!

CONHEÇA AS PROPOSTAS DE CADA EMPRESA E ESCOLHA A MELHOR OPÇÃO PARA SEU CFC Principais vantagens da VSoft – Sistema

Modalidade 2 – Opção de compra do equipamento

SuperPrática

fornecido pela VSoft, com quitação em até 24 meses: R$ 3,99 h/aula. Após quitação, redução para

Instalação e manutenção simples e de baixo

R$ 2,99 o valor da h/aula. O valor do equipamento

custo - Software no smartphone, dispensa

está

intervenções no veículo e deslocamento para

informado

instalação;

Modalidade 3 – O CFC compra o equipamento

Monitoramento online e em tempo real pelo

(smartphone)

DETRAN;

recomendações técnicas fornecidas pela empresa:

Aplicativo Gestor CFC - Permite ao Diretor de

R$ 2,99 h/aula, totalizando R$ 59,80 por aluno.

sendo

levantado

pela

diretamente por

conta

empresa

aos

e

será

interessados;

própria,

seguindo

as

Ensino o acompanhamento das aulas efetuadas pelos alunos do seu CFC;

Como contratar o serviço?

Gestão da Frota: mapa de calor, consumo de

Pode solicitar o contato do setor Comercial através

combustível, localização do veículo em tempo

do

real, etc;

comercial@vsoft.com.br / (71) 98827-2280.

Transferência

de

alunos

com

curso

email

ou

do

link

direto.

E-mail:

em

andamento sem custo para o novo sistema;

A empresa já está pronta para realizar o serviço?

Sim. Qual o valor do SuperPrática – Sistema de Monitoramento da VSoft?

Como será feito o suporte da empresa?

A empresa trabalha com três modalidades de

Além de um número 0800 com atendentes locais, a

contrato: Modalidade 1 - Comodato, sem opção

empresa possui um Centro de Treinamento e

de

Atendimento instalado em Salvador – atendimento

compra

do

aparelho:

R$

totalizando R$ 79,80 por aluno;

3,99

h/aula,

comercial e suporte.

10


SOLUÇÕES

ALTERNATIVAS PARA O MONITORAMENTO

Tabela comparativa com as três empresas de monitoramento credenciadas na Bahia.

TAXA DE RENOVAÇÃO A ação movida pelo Sindauto Bahia contra o reajuste abusivo da taxa de renovação continua tendo êxito na justiça. O Juízo da 11ª Vara do Tribunal de Justiça da Bahia proferiu sentença favorável ao sindicato que, por meio do seu setor jurídico, fundamentou a ação com base na inconstitucionalidade das Leis Estaduais ns. 13.207/2014 e 13.816/2017, que majorou a taxa de renovação de credenciamento das autoescolas de forma confiscatória e desproporcional. Com a decisão, o valor de referência permanece o praticado desde 2014, R$ 123,00. “Desde as gestões passadas temos lutado contra este aumento arbitrário da Taxa de Renovação e sempre alcançando resultados positivos. Isso mostra que a diretoria do sindicato está sempre pronta para defender os interesses da categoria, ainda que isso exija uma atitude mais enérgica como ações judiciais e manifestações. Mesmo com um movimento contrário ao nosso trabalho, estamos seguros de que estamos fazendo o melhor para o segmento, e essa sentença é apenas mais uma prova disto”, afirma o presidente do Sindauto Bahia, Wellington de Oliveira.

Em menos de um ano de gestão, a atual diretoria assumiu o desafio de conduzir o sindicato, pensar e adotar estratégias, ações e articulação política a fim de minimizar os impactos da pandemia no setor. “Tivemos avanços importantíssimos para os empresários, como a prorrogação do IPVA, do processo de Renovação de CFC , além da manutenção da frota, a emissão de laudo e LADV, o posto de captura nas sedes do sindicato, o Centro A Virtual, enfim. Enquanto muitos puderam estar protegidos em suas casas, estávamos trabalhando e o resultado de nossos esforços é inegável”, conclui o presidente. 11


PROJETO

SINDAUTO BA VISA ALCANÇAR TODO O ESTADO COM DELEGACIAS REGIONAIS ESTRUTURADAS A proposta é que cada delegacia possa atuar como uma Uma iniciativa para aproximar o sindicato dos CFCs do interior do estado, o projeto Delegacias Regionais do Sindauto Bahia será ampliado em 2021. Além das subsedes já instaladas em Feira de Santana, Barreiras e Vitória da Conquista, já está em funcionamento a delegacia de Itabuna. Atualmente, a estrutura abriga o Centro A que atende toda a região e, em breve, vai oferecer também o serviço de captura de digital e foto. Com o apoio do delegado regional Menezes de Souza, os empresários da região se uniram para viabilizar a implantação. Até o final da gestão, a expectativa é contar com um

total

de

11

delegacias,

que

estarão

distribuídas nos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Irecê, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro, Paulo Afonso e Jequié.

estrutura de apoio aos CFCs, absorvendo os novos serviços que estão sendo disponibilizados por meio do sindicato, como o Centro A Virtual, o Posto de Captura e o Posto de Exame Teórico. "Só conseguimos viabilizar esse projeto com o apoio dos empresários das cidades onde já tem delegacias. A união e a parceria entre os empresários são fundamentais para colocarmos em prática iniciativas como estas que só fortalecem nosso negócios, afirma Wellington de Oliveira, presidente do Sindauto Bahia. AGRADECIMENTOS

Delegacia Feira de Santana Kelly Mota Teixeira Edmundo Pereira de Oliveira Luana Oliveira de Santana Souza Maura Oliveira de Santana Souza Kallyane Santos/ Micaele (colaboradoras)

Delegacia V. Conquista Humberto Leal Lima Reinaldo do Prado Cabral Edvano Silva Souza Júnior Delegacia Itabuna José Menezes de Souza Mauro Sérgio Nascimento

12


PROJETO

POSTO DE EXAME TEÓRICO - MAIS UMA CONQUISTA DO SINDAUTO BAHIA Em parceria com o O Detran BA, o Sindauto vai disponibilizar à sociedade mais um recurso para fortalecer o Sistema de Habilitação. O Posto de Exame Teórico ou Legislação foi oficialmente autorizado pelo órgão para instalação na sede do sindicato. O novo posto vai funcionar numa sala anexa à sede do sindicato, mas com funcionamento independente, vinculado diretamente ao Detran BA. Inicialmente, serão instalados 10 pontos, podendo chegar até 19, ampliando a oferta de vagas para realização de exames. A iniciativa do sindicato visa oferer mais um local de atendimento aos candidatos, nesta que é uma das etapas mais importantes do processo de habilitação. Assim, os CFCs associados contarão com mais uma opção para agendar as provas de seus alunos, com maior agilidade.

"Nossa ideia é avaliar o desempenho em Salvador e replicar esse projeto nas Delegacias e Subsedes do Sindauto Bahia no interior do estado, afirma Wellington de Oliveira, presidente.

13


MAIS VISIBILIDADE PARA O SINDAUTO E PAPO DIRETO COM O ASSOCIADO

COMUNICAÇÃO Em

2020,

o

Sindauto

Bahia

aprimorou

sua

comunicação com os empresários e a sociedade. Além de ampla cobertura da mídia, a Assessoria de Comunicação desenvolveu campanhas para as redes sociais, vídeos institucionais e roteiros para vídeos educativos, gravados pelo Suporte.

Na comunicação direta com o associado, criou o boletim semanal de atividades, a série em vídeo "Palavra do Presidente", além de dezenas de cards informativos para manter os empresários atualizados! Se você ainda não faz parte da Lista de Transmissão do Sindauto Bahia, envie mensagem para (71) 99152-2596 e solicite sua inclusão.

14

sindautoba

SindautoBa

(71) 99152-2596


OUTRAS CONQUISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Prorrogação do IPVA Em setembro, foi publicada no Diário Oficial do Estado uma medida que trouxe alívio para os empresários de Centros de Formação de Condutores da Bahia. A prorrogação ou suspensão do IPVA 2020 dos veículos de autoescolas foi um dos pleitos apresentados pelo Sindauto Bahia ao Governo do Estado, por meio de ofícios e reuniões realizadas com a Secretaria de Planejamento, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O prazo para pagamento do IPVA 2020 foi prorrogado até 30 de setembro de 2021, em cota única ou em três parcelas com vencimento em 30 de julho de 2021, 31 de agosto de 2021 e 30 de setembro de 2021

Manutenção da frota A frota de CFCs que seria excluída do sistema em função do tempo de uso foi mantida, sem prejuízo para os empresários. Está foi mais uma das conquistas do Sindauto Bahia, junto ao Detran que acatou o pleito do sindicato. A concessão vale até 31 de junho de 2021.

Prorrogação da Renovação Anual Em maio, foi publicada a Portaria N º 201 do Detran-BA, prorrogando o prazo de renovação de registro, enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de COVID-19. A concessão atendeu parcialmente um dos pleitos do Sindauto BA para minimizar o impacto da crise no segmento. Isso porquê os CFCs continuam obrigados a pagar a taxa, que se mantém no valor de R$ R$ 123,00, por força de liminar resultante de ação movida pelo sindicato.

POSTO DE CAPTURA DO SINDAUTO BA Mais uma conquista do sindicato para destravar o início do processo de habilitação dos alunos. Por meio do Termo de Cooperação Técnica firmado entre Sindauto BA e Detran BA, os empresários podem contar com o serviço de coleta de foto e biometria, realizado pelo sindicato em parceria com a Renova, e abrir laudos direto no CFC no ato da matrícula. Essa alternativa foi pensada para dinamizar o processo de habilitação dos candidatos, que aguardavam por muito tempo uma vaga nos SACs para abertura do serviço. "Em função da pandemia, os SACs voltaram a funcionar com capacidade de atendimento limitada. Com o Posto, o CFC pode abrir o serviço e enviar o aluno para coleta da foto e digital no Posto do SIndauto, ampliando assim a oferta do serviço à sociedade". Além de Salvador e Feira de Santana, o sindicato irá implantar novos postos no interior do estado, em regiões centrais como Itabuna e Vitória da Conquista. Os equipamentos e o colaborador que realizará o atendimento são de responsabilidade da Renova. O sindicato oferece a infraestrutura necessária para descentralizar o serviço. Reafirmando o compromisso com os associados e seus alunos, o Sindauto realizou ao longo do segundo semestre diversos mutirões aos sábados para atender a demanda. DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA ATENDIMENTO NO POSTO DE CAPTURA:

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO - Carteiras ou Cédulas de Identidade expedidas pela Secretaria de Segurança Pública (RG) ou pelos Órgãos ou Conselhos de Classe (CRM, OAB, CREA, CRP, etc.), CNH com foto, Carteira de Trabalho. CPF COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA ATUALIZADO EM NOME DO TÍTULAR, DO PAI/MÃE (ATÉ 90 DIAS) LAUDO E O COMPROVANTE DE PAGAMENTO IMPRESSO.

15


Profile for Lívia Santana

Balanço de Ações do Sindauto BA . Ano 2020  

Na Faixa: informativo anual do Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Estado da Bahia.

Balanço de Ações do Sindauto BA . Ano 2020  

Na Faixa: informativo anual do Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Estado da Bahia.

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded