Page 1

PLANO DE GOVERNO ELEIÇÃO SUPLEMENTAR GREGORIO RODRIGUES PONTES MAGLIO – CANDIDATO A PREFEITO DE PIRAPORA DO BOM JESUS – SP BENEDITO BAPTISTA PALAZZOLLI – VICE

2018

1


Em nossa primeira gestão à frente do executivo em Pirapora do Bom Jesus entre 2013 e 2016, buscamos avançar em todas as frentes da administração pública: educação, saúde, esporte e lazer, cultura e turismo, e na melhoria da sua infraestrutura. Conseguimos vitórias significativas, apesar da grande crise econômica que se abateu sobre o País no período. Tivemos que colocar as contas em ordem para poder retomar o significativo apoio dos governos estadual e federal, o que nos possibilitou realizar obras importantes para nossa população, algumas ainda em andamento. A impugnação do candidato vencedor na eleição municipal de 2016 obrigou o presidente da Câmara Municipal a assumir interinamente a administração municipal, tendo o mesmo dado continuidade aos vários programas e projetos iniciado em nossa administração. Portanto, as várias propostas e projetos apresentados no nosso Plano de Governo apresentado em 2016 continuam válidos. Nosso plano é continuar avançando, nesses dois anos e meio de mandato restantes, com honestidade, transparência e, acima de tudo, com amor por nossa cidade. Apresentamos a seguir algumas de nossas próximas metas, organizadas em 10 eixos principais, são eles:

1. Geração de emprego e renda 2. Saúde 3. Educação 4. Mobilidade urbana 5. Infraestrutura geral 6. Turismo 7. Cultura 8. Segurança Pública 9. Esportes e Lazer 10. Cidade inteligente

2


1. Geraçao de Emprego e Renda Com mais de 14 milhões de desempregados o Brasil hoje tem urgência na sua recuperação econômica para gerar novos empregos, principalmente para a população jovem. No âmbito municipal assumimos o compromisso de dar prioridade a esta questão com as seguintes ações:

Continuar as negociações com o Centro Paula Souza para a implantação de novos cursos profissionalizantes pela ETEC.

Intensificar atuação do PROJOV para preparar nossos jovens para o mercado de trabalho, com incentivo ao primeiro emprego.

Intensificar a atuação do Balcão de Emprego, na divulgação de vagas existentes na cidade e região, com assessoria técnica à população.

Implantar novos cursos profissionalizantes através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Promoção Social e do Fundo Social de Solidariedade.

Intensificar a prospecção no mundo empresarial para atrair novos investimentos produtivos para Pirapora do Bom Jesus. Iremos apoiar a instalação do novo Polo Industrial que ficará ao lado da Taboca, de iniciativa da Conspar Empreendimentos e que terá 170 lotes empresariais.

2. Saúde Acolhedora para todos Vamos continuar defendendo a saúde pública de qualidade como direito do cidadão; Nossa meta para a saúde é o acesso rápido, universal, igualitário e gratuito a todos os munícipes, com ênfase também na prevenção, para uma melhor qualidade de vida de nossa população. Temos ainda o desafio de ofertar pronto atendimento de qualidade a todos os romeiros que nos visitam todos os anos. A melhoria nos serviços públicos de saúde passa obrigatoriamente pela humanização do atendimento. Desde a recepção nas unidades básicas de saúde até o atendimento 3


médico; o serviço continuará sendo aperfeiçoado e realizado com zelo e respeito ao cidadão de Pirapora do Bom Jesus, investindo no setor acima do que manda a lei:

Iniciar a implantação do SIAS – Sistema Informatizado de Atendimento à Saúde, para acelerar todos os procedimentos internos da secretaria, dando mais agilidade e eficácia ao atendimento da população, com economia de recursos públicos e acesso imediato a todo tipo de informação em todas as fases do atendimento ao paciente. O sistema já está sendo desenvolvido por jovens piraporanos.

Retomar os procedimentos legais para a construção do novo Pronto Socorro Municipal, cujo projeto já foi elaborado, e que contará com o apoio do Governo Estadual, já prometido, para sua construção. Implantar o atendimento pediátrico diário já no PS atual. A previsão é de instalarmos novos equipamentos como Raios-X, ultrassom, entre outros.

Iniciar processo licitatório para a compra de veículo para transporte de pacientes e ambulância, cujas verbas já estão destinadas por emendas parlamentares.

Prosseguir com o processo de fornecimento para os pacientes dos medicamentos de uso contínuo (hipertensão, diabetes entre outros); realizar as Campanhas de Vacinação e outras ações da Vigilância em Saúde.

Dar continuidade aos mutirões de combate ao mosquito Aedes Aegypti, mantendo o município com os índices zerados de Dengue, Zica e Chikungunya. Incrementar projetos na área das zoonoses, incluindo a castração de animais, com atendimento nos bairros (atividade sazonal e periódica).

Concluir as obras das Unidades da Saúde da Família no Jardim Bom Jesus e no Parque Payol, dotando-os dos recursos e equipes necessárias para o atendimento à população.

Buscar recursos para a compra de novos equipamentos e ampliação das equipes de atendimento das USF’s – Unidade da Saúde da Família (Programa de Saúde da Família), incluindo o atendimento domiciliar.

Buscar a ampliação do atendimento de especialidades no AME – Ambulatório Médico de Especialidades, principalmente nas áreas de Cardiologia, Endocrinologia e Oftalmologia.

4


Manter os programas de qualificação da equipe de atendentes visando a manutenção da qualidade no atendimento aos pacientes do município.

3. Edúcaçao de Qúalidade Em nossa primeira gestão inauguramos escolas e reformamos outras tantas, implantamos a autogestão na merenda escolar, que recebe o apoio de mais de 92% da população. Trouxemos o curso técnico da ETEC, investimos no transporte escolar e acertamos os salários dos professores e investimos na sua capacitação continuada. Ampliamos a distribuição de livros para as escolas, realizamos as olimpíadas escolares e cursos para a alfabetização de adultos, entre muitas outras ações. A educação continuará sendo uma prioridade em nossa administração, mantendo zerada a fila de espera por creches, buscando o aperfeiçoamento contínuo de nossos professores e sua valorização:

Vamos construir uma nova escola de ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), o que dará também mais espaço para a EMEF Irmã Maria Nila Pontes, que não comporta mais alunos, além de evitar que as crianças atravessem a Estrada dos Romeiros.

Vamos também conquistar a construção de uma nova escola para o ensino médio para descompartilhar a Escola Renato Tonolli Brito, em terreno doado pela prefeitura para o governo estadual, ao lado da Creche Caio Bruno.

Continuar com o fornecimento de uma merenda saudável e de qualidade, com acompanhamento de nutricionista, com refeições balanceadas e que atendam às necessidades de nossos alunos por faixa etária.

Continuar a oferta do Curso de Libras - Língua Brasileira de Sinais – a todos os interessados.

Ampliar a manutenção e realizar reparos em todas as Unidades Escolares.

Iniciar a reestruturação do organograma da Secretaria Municipal de Educação, com a orientação de um Núcleo Pedagógico, composto de professores especialistas, completando todas as disciplinas, com a finalidade de melhor atendimento e acompanhamento nas Unidades Escolares, promovendo também a formação continuada dos docentes. 5


Dar continuidade às alterações realizadas no Quadro Curricular da rede municipal, mantendo aulas de Psicomotricidade e Inicialização Musical na Educação Infantil (Creches e Pré-Escolas) e no 1º Ano do Ensino Fundamental, visando à melhoria da alfabetização das crianças nesta faixa etária no futuro.

Manter o Programa Mais Alfabetização nas escolas de Ensino Fundamental que fazem parte do projeto, promovendo aulas de reforço escolar e oficinas escolhidas de acordo com a realidade e necessidade de cada uma, no contra turno escolar.

Iniciar a ampliação de espaços físicos em unidades escolares com disponibilidade de área para construção, como na Creche Padre Agostinho, EMEI Dom Alderico entre outras.

Ampliar o horário de funcionamento das Creches Municipais, no período das 7 horas às 19 horas, para melhor atendimento das mães que trabalham e dependem de condução para retorno em sua residência.

Extensão gradativa de atendimento nas creches nos períodos de recesso e férias escolares para que as mães que trabalham neste período. Esta extensão não apresentará prejuízo aos gestores, professores e funcionários.

Iniciar estudos para ampliar a informatização da Secretaria de Educação e das Unidades Escolares, conectando em rede e disponibilizando serviços e consultas de sua vida funcional a todos os professores e funcionários das Unidades Escolares otimizando, assim, suas solicitações.

Dar continuidade à implantação gradativa de atendimento aos ciclos nas Unidades Escolares, a fim de garantir o vínculo do aluno e a melhoria de seu processo de ensino/aprendizagem, sem a necessidade de transferi-lo após o Ciclo I para outra Unidade Escolar da rede municipal. Visa também atender o aluno dentro de seu bairro.

Estender a parceria com a Secretaria de Esportes para implantação do judô em outras escolas da rede, como já está ocorrendo na Emef Renato Tonolli Brito Pedro, no contra turno das aulas. Estender também para outras escolas, aulas de Fitness para as mães de alunos nos bairros onde há demanda, no período noturno.

6


Continuar investindo na formação e qualificação dos profissionais da educação, buscando parcerias com a Diretoria de Ensino da região, outras prefeituras, Universidades, Faculdades com polo no município, ONGs, Editoras.

Garantir, como instrumento de pontuação no tempo de serviço dos docentes, todos os cursos com no mínimo 30 horas, Aperfeiçoamento, Extensão, Pós Graduação, Mestrado, Doutorado que cada um venha realizar, incentivando assim sua formação e capacitação.

Solicitar junto ao Departamento Jurídico, revisão e atualização do Estatuto do Funcionário Público para posterior discussão e aprovação do Novo Plano de Carreira dos Profissionais da Educação, através da minuta existente. A partir da aprovação, iniciar uma política salarial dentro das possibilidades do orçamento.

Criar um Centro de Atendimento aos alunos com necessidades de acompanhamento de profissional, como: Psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo e Terapeuta, nas dependências da EMEE Vereador Luiz Carlos Domingues, em pelo menos duas vezes por semana.

Criar o Núcleo Pedagógico na Secretaria de Educação, elaborar e organizar com os profissionais de cada área, material didático em forma de apostila, pautado no Currículo Nacional, a fim de criar material de acordo com nossa necessidade, incluindo a História de nosso município.

4. Mobilidade Urbana 

Buscar parceria público-privada para implantar uma linha de ônibus circular entre os bairros próximos ao centro e a região do Payol.

Construir o novo Terminal de Ônibus no Jardim Bom Jesus cujo projeto já está pronto.

Buscar melhorias e a reformulação do sistema de transporte de alunos.

Implantar novos pontos de ônibus com cobertura e/ou reformar as existentes.

7


5. Infraestrútúra Urbana Nossa administração recebeu por duas vezes o “Prêmio SEBRAE” por nossos esforços em incentivar e regularizar o empreendedorismo em Pirapora. Conseguimos saldar dívidas de administrações passadas, o que possibilitou a conquista de novas verbas federais e estaduais, investidas, por exemplo, na construção da Super Avenida do Payol, o asfaltamento ou recapeamento asfáltico de vias importantes do município, a reforma do prédio para abrigar o Centro de Convivência do Idoso e da Academia de Artes Marciais, a compra de máquinas pesadas, entre muitas outras ações.

Cobrar da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) a o início das obras do Parque Municipal (contrapartida ambiental).

Recapear todas as ruas da região do Parque Payol, Bandeirantes, Itaquara Park e Green Hills, principalmente aquelas utilizadas pelas linhas de ônibus, através de emendas parlamentares e convênios com o governo estadual já conquistado.

Revitalizar e modificar a Praça dos Poderes Municipais e a Praça da Bíblia no Parque Payol, que receberá nova iluminação de Led e jardinagem. Outras praças do município também receberão serviços de manutenção.

A Super Avenida do Parque Payol também receberá iluminação de Led, Academia de Ginástica ao Ar Livre e brinquedos para as crianças (Playground).

Asfaltar as ruas restantes como a Rua Bahia, Avenida Marginal, Ruas José Matias, Jamil Daher, Green Hills, Mamaia, Novolal Mimoto entre outras.

Iniciar a expansão da rede de distribuição de água para o Bairro Laranjeiras.

Asfaltar a antiga Travessa Floriano Peixoto, atual Rua Joaquim Antônio dos Santos (Joaquim Bravo).

Pavimentar a Avenida Cônego Henrique Van Kasteren, na Vila Nova.

Iniciar a implantação da coleta seletiva de lixo, incentivando ações e empresas de reciclagem e cooperativas de coletores.

Recapar diversas ruas do Bairro Vila Nova. 8


Recapar todo o Conjunto São Benedito.

Recapar todas as ruas do Jardim Bom Jesus.

Pavimentar a Vila das Flores.

Ampliar a rede de iluminação pública nos Bairros Laranjeiras, Fundão e Estrada da Aparecidinha.

6. Túrismo Como Pirapora do Bom Jesus é conhecida pelo seu turismo religioso, mantivemos com grande carinho e dedicação a realização das festas religiosas tradicionais em Pirapora, como a Semana Santa, o Corpus Christi, Natal da Fé Viva e, principalmente a Festa do Padroeiro em agosto, sempre em parceria produtiva com a Paróquia do Senhor Bom Jesus e o comércio local. Tais festas sempre recebem um grande destaque pelas emissoras de TV e imprensa regional. Em nossa gestão anterior tomamos todas as medidas para tornar Pirapora Município de Interesse Turístico, cuja aprovação está prevista para acontecer ainda no primeiro semestre de 2018. O Novo Plano Diretor de Turismo de Pirapora, aprovado pela Câmara Municipal em 2017, contempla 33 projetos que serão realizados ao longo dos próximos três anos, a partir das novas verbas do Fundo Estadual do Turismo. São eles:

Intensificar ações de planejamento participativo nas áreas financeira e estratégica.

Promover Campanhas de conscientização sobre os benefícios do turismo junto a empresários e população em geral.

Criar a Associação Comercial e Industrial em Pirapora.

Realizar pesquisas de demanda turística periodicamente.

Intensificar participação do município nos roteiros regionais existentes.

9


Criar/revitalizar nova sinalização turística (dois idiomas) adequada aos padrões internacionais.

Implantar programas de capacitação de mão-de-obra.

Incentivar donos de propriedades rurais a investirem no turismo de aventura/ecológico.

Incentivar donos de restaurantes e bares a resgatar pratos da gastronomia tradicional local.

Buscar novas fontes de financiamento com maior divulgação do Fundo do Turismo.

Intensificar relação com entidades do turismo de aventura.

Reformar banheiros públicos e estudar novos pontos para instalação.

Treinamento sobre o receptivo para a Guarda Municipal.

Ampliar horário de funcionamento do Posto de Atendimento ao Turista, da Casa da Cultura e Museu do Seminário Premonstratense.

Criar o "Selo de Qualidade" para diferenciar estabelecimentos comerciais e incentivar novos investimentos particulares.

Solicitar junto aos órgãos estaduais a manutenção da Via Ubaldo Lolli.

Incentivar comércio na oferta de entretenimento da chamada "vida noturna".

Reforma/revitalização dos pontos turísticos da região central. Exemplos: a) instalar iluminação na Cruz do Século, via painel solar; b) religar água no Portal dos Romeiros e Fonte dos Milagres.

10


Providenciar revitalização paisagística em pontos estratégicos e entradas da cidade.

Ampliar estrutura do setor de turismo do município, criando nova agência de serviço receptivo turístico.

Incentivar o debate junto ao trade turístico sobre a economia criativa.

Criar o novo Plano de Marketing e Comunicação para o Município.

Intensificar participação em feiras e eventos.

Instalação de totens em pontos turísticos conectados ao Site da Prefeitura (via QR code).

Incentivar criação de transporte circular turístico interno.

Estudar criação de novos pontos de estacionamento de ônibus e carros.

Estimular a criação de novas linhas e novos horários de ônibus com destino a Pirapora.

Estudar a criação de novos atrativos turísticos. Exemplo: grande escultura sobre o Samba de Bumbo.

Incentivar a criação/melhoria de áreas de camping/cocheiras.

Estudar criação de novos eventos no calendário turístico.

Implantação da Gestão de resíduos sólidos.

11


Construção de portais nas principais entradas da cidade.

Aquisição de novas barracas/tendas para utilização nos eventos (reforma das atuais).

7. Cúltúra Uma conquista a destacar em nossa primeira gestão foi a reforma e o restauro da Casa da Cultura, com o apoio da empresa Silcon Ambiental, o que proporcionou um melhor ambiente para o atendimento de centenas de jovens nas nossas Oficinas Culturais e realização de diversos eventos e a instalação da biblioteca pública. Nossa tradição como cidade Berço do Samba Paulista também foi preservada e incentivada a partir de uma série de eventos realizados na Casa do Samba. A secretaria da cultura também planejará atividades e projetos na área do turismo:

Criação da Casa do Artesão, incentivando assim nossa Economia Criativa.

Instalação de Núcleo permanente de pesquisa histórica e tradição folclórica de Pirapora.

Criação de Pontos de Cultura, locais estratégicos por toda cidade, onde terão uma agenda com atividades diversificadas culturais.

Reativação do Conselho Municipal de Cultura.

Fomentar o grupo Samba de Bumbo de Pirapora através da valorização de seus mestres.

Reestruturar a Casa do Samba para que, além de um ponto de encontro do samba Paulista, ela se torne um Museu do Samba de Pirapora. 12


Tornar o Samba de Bumbo de Pirapora e seus mestres um Patrimônio Imaterial de nossa Cidade.

Proporcionar atividades na Casa do Samba voltadas ao Lazer (Apresentações de Grupos), à educação (Vivência dos mestres de Samba e seus discípulo) e cultural (Encontro de tradições).

Criação da Banda Marcial de Pirapora, resgatando as tradições.

Criar um calendário Literário nas Bibliotecas, onde acontecerão encontros com escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros.

Criar um programa de incentivo a leitura, onde teremos pontos que poderão ser revertidos em peças teatrais, exposições, concertos, musicais e outros.

Criar a Agenda Cultural da Casa da Cultura (apresentações de teatro, cinema, standups, concertos, etc.).

Criar a Semana da Bíblia.

Continuidade no apoio às festas religiosas tradicionais: AVIVA, Semana Santa, Corpus Christi, mês do Senhor Bom Jesus, Natal da Fé Viva, Hallel.

Implantação Projeto - Cinema no meu Bairro.

Implantação de um Núcleo Musical/Cultural junto a Arena Payol.

Apoiar as oficinas culturais e implantar novas como: cinema, fotografia, dança, Hip Hop, culinária típica.

Criar um programa de incentivo cultural para as doceiras, artesões e grupos folclóricos. 13


Implantação do Programa Cultura de Paz.

Criação do Coral do Servidor Público.

Criação do Festival da Cultura Popular de Pirapora do Bom Jesus.

Recuperar e ampliar os equipamentos culturais da cidade de Pirapora do Bom Jesus.

Criar o Portal da Cultura e Turismo para acesso digital aos bens culturais, incluindo filmes, música, livros, bibliotecas, museus, arquivos públicos e históricos da cidade.

Criar concurso literário.

Criar programa de circulação das artes emergentes (arte urbana, hip-hop, arte digital, design).

Efetivar o calendário Cultural e realizar uma ação eficaz de divulgação regional e estadual junto à secretaria de estado.

Calendário de apresentações no Coreto durante todo o ano.

Implantação de estratégias com atividades culturais e turísticas, para os meses de menor fluxo.

Programa de incentivo ao turista para o consumo no comercio local.

Implantação do Festival Gastronômico de Pirapora do Bom Jesus.

14


Criar o núcleo de cabeções, onde faremos oficinas e vivências e outras atividades relacionadas a esta tradição piraporana.

Criar o Festival de talentos (música, teatro, dança, canto, artes plásticas, literatura e outras expressões culturais).

Criação de uma marca para identificar o artesanato local.

Programa de acompanhamento na permanência das Romarias em nossa cidade com o apoio da diretoria das Romarias.

Implantação do Guarda Patrimonial.

Implantar Programa de Marketing Turístico, voltado ao religioso, educacional, aventura e ecológico.

Implantar o Projeto Intercâmbio Cultural e Turístico.

Implantar Programa de capacitação e orientação aos Comerciantes e ambulantes.

Desenvolver junto a Secretaria Municipal de Educação o programa de educação patrimonial.

Implantar programa da Virada Cultural.

Implantar programa de incentivo/ retorno ao turista que visita nossa cidade.

Criação do Programa Visita Dirigida em nossa cidade.

Criação e implantação da Cartilha do Bom Romeiro.

15


Criação da Semana do Romeiro/Turista, onde acontecerão atividades e ações envolvendo as Romarias e turistas de nossa cidade.

8. Segúrança Pública 

Ampliar o efetivo da Guarda Civil Municipal.

Recuperar sistema de câmeras de segurança em áreas estratégicas da cidade.

Instalar novos pontos de parada de viatura no município.

Investir em novos equipamentos e viaturas para a corporação.

Buscar o aumento do efetivo da Polícia Militar no município.

9. Esporte e Lazer Em nossa primeira administração conseguimos reformar o Ginásio Municipal de Esportes e o Campo do Km 50. Construímos a Cancha de Malha, reformamos diversas quadras esportivas nos bairros e inauguramos a Academia de Artes Marciais. Iniciamos a construção da Arena Payol, realizamos diversas competições esportivas e mantivemos a Escolinha de Esportes para nossas crianças e adolescentes, onde conquistamos a parceria de empresas e do SESI – Serviço Social da Indústria na implantação do projeto “Atleta do Futuro”. Realizamos durante quatro anos o evento “Verão com Energia” e o “AgitaPira”, em parceria com a APIPA – Associação de Parapente e Proteção Ambiental de Pirapora. As “Tardes de Lazer” levaram esportes e diversão aos bairros e inauguramos a primeira Academia de Ginástica ao Ar Livre. Essas são apenas algumas das atividades que muito nos orgulhou.

Concluir a construção da Arena Payol, possibilitando a organização de diversos eventos sociais e esportivos em toda a região. 16


Expandir as atividades da Academia de Artes Marciais para a região do Parque Payol.

Reformar e revitalizar a Piscina Municipal; criar escolinha de natação.

Retomar a realização do evento “Verão como Energia”.

Ampliar a Escolinha de Esportes para a região do Parque Payol na nova Arena e Campo do Km 50, continuando a parceria com o SESI no programa “Atleta do Futuro”.

Realizar novos eventos em parceria com a APIPA – Associação de Parapente e Proteção Ambiental de Pirapora, como o “AgitaPira”, eventos Off Road, entre outros.

Realizar eventos esportivos diversos em parceria com entidades e empresas esportivas como passeios e competições ciclísticas, corrida de montanha entre outros.

Instalar novas Academias de Ginástica ao Ar Livre no Jardim Bom Jesus e na Vila Nova.

10. Cidade Inteligente Segundo as definições mais recentes, o conceito de cidade inteligente abrange a realização de “projetos onde o espaço urbano é palco de experiências de uso intensivo de tecnologias de comunicação e informação sensíveis ao contexto, de gestão urbana e ação social dirigida por dados. Esses projetos agregam, portanto, três áreas principais: Internet das Coisas (objetos com capacidades infocomunicacionais avançadas), Big Data (processamento e análise de grandes quantidades de informação) e Governança Algorítmica (gestão e planejamento com base em ações construídas por algoritmos aplicados à vida urbana). O objetivo maior é criar condições de sustentabilidade, melhoria das condições de existência das populações e fomentar a criação de uma economia criativa pela gestão baseada em análise de dados”.

Iniciar o processo de integração dos sistemas administrativos e operacionais da administração municipal. Investimento em novos equipamentos e sistemas. 17


Ações de capacitação e treinamento do funcionalismo público.

Expansão das praças digitais no município com Wi-fi livre para a população.

Apoiar e fomentar as atividades ligadas à chamada economia criativa.

MDB – Movimento Democrático Brasileiro – Número 15 Diretório Municipal de Pirapora do Bom Jesus – SP Maio de 2018

18

Plano de governo eleição suplementar MDB  

GREGORIO RODRIGUES PONTES MAGLIO – CANDIDATO A PREFEITO DE PIRAPORA DO BOM JESUS – SP BENEDITO BAPTISTA PALAZZOLLI – VICE

Plano de governo eleição suplementar MDB  

GREGORIO RODRIGUES PONTES MAGLIO – CANDIDATO A PREFEITO DE PIRAPORA DO BOM JESUS – SP BENEDITO BAPTISTA PALAZZOLLI – VICE

Advertisement