Page 90

COLUNA PELO MUNDO Foto: Wilson Junior

por Antonio Osmanio

Antonio Osmanio -Cerimolinialista poliglota, pós-graduado em Eventos Sociais e Protocolares pela UNAES, com 2 mestrados no Exterior (Inglaterra e Japão) que conta com mais de 14 anos de atuação como Wedding Planner no Brasil e no exterior.

Nesta edição, vamos falar sobre os convites de casamento. Preparar um casamento é uma tarefa complicada para uma noiva, pois há muitos profissionais e detalhes envolvidos. Diferente de uma festa de aniversário, que pode ser passível de correções e ajustes a cada ano, em um casamento não pode haver erros, pois não se repete este evento. Quando enviar os convites de casamento. Os convites devem ser mandados com dois meses de antecedência para os convidados de outros estados, pois eles precisam de tempo hábil para encaixar o evento em suas agendas e providenciar passagens aéreas e hotel. É elegante a noiva já fornecer os telefones e preços dos hotéis mais próximos ao evento por e-mail, pois facilita a programação dos convidados. Para os convidados da mesma cidade com um mês e meio de antecedência.

dos, vem a necessidade de diminuir a lista. Usamos sempre uma tática que não falha: Faça duas listas. Uma da família e dos melhores amigos que não podem faltar. Depois faça outra de colegas que conheceram durante suas vidas, antes e depois de se conhecerem. Tentem eliminar pessoas destas listas, usando a seguinte tática: se houver dúvida de um dos noivos em chamar ou não, não chamem, esta pessoa é um colega, não um amigo. Amigos não deixam dúvida, colegas sim. Será o clima desagradável que fica nos corredores e aquela dúvida de quem foi ou não convidado.

Qual a data limite para RSVP

Colegas de Trabalho

Em localidades nas quais as pessoas foram educadas a responder ao RSVP desde criança, o prazo ideal é de 10 dias, mas pela experiência, em nosso Estado, as pessoas não tem certeza se vão ou não comparecer ao evento nesse prazo e geralmente decidem na semana anterior ao casamento. Em minha empresa adotamos a data limite de 10 dias anteriores ao casamento.

Alguns colegas de trabalho passam a ser grandes amigos que nos acompanham em nossas vitórias e nos consolam em momentos difíceis. Esses AMIGOS não podem faltar no seu casamento. O mesmo se aplica a seu chefe e família, por uma questão de cortesia e claro, de respeito, ainda mais e você pensa num futuro profissional na função que exerce. Quanto aos outros COLEGAS, é muito elegante você providenciar bem-casados que serão servidos no casamento e na semana em que for sair de férias, antes do casamento, fazer uma despedida surpresa, no próprio local de trabalho. Explique que, como todos sabem, o custo de uma festa de casamento é sempre exorbitante e que, apesar de desejar a presença de todos em seu casamento, isto não será possível por uma questão de orçamento e espaço no local da festa. Todos compreenderão e quebrará o clima desagradável que fica nos corredores e aquela dúvida de quem foi ou não convidado.

Quem convidar Casamentos no exterior, com exceção de celebridades, são para grupos pequenos de no máximo 100 pessoas, que compreende o núcleo familiar os melhores amigos. No Brasil, isto é impossível, pois as pessoas normalmente confundem colegas com amigos. Os custos para um casamento são muito grandes e quando os noivos vão fazer a lista e percebem que o grande custo está na quantidade de convida-

90

|

www.revistashow.com.br


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.