__MAIN_TEXT__

Page 1

R$ 7,00

Ano X nยบ 96 /Julho 2019


EDITORIAL

SUMÁRIO

É tempo de Celebrar!!!! Neste mês de julho, Balneário Camboriu celebra seus 55 anos de emancipação política, lembrando que a pouca idade se deve à cidade pertencer ao município de Camboriu até seu desmembramento. Vivemos e trabalhamos em uma das cidades mais belas e prósperas do Brasil, onde a natureza nos presenteou com tudo que ela tem de melhor: mar, praias, recantos, rios e matas, tudo numa sincronia que possibilitam aos seus moradores uma qualidade de vida dos sonhos e aos turistas, o desfrute e o lazer em todos os sentidos. A atual administração municipal ainda tem novos projetos para que a cidade ainda fique mais bela e convidativa, tendo como carro chefe, o alargamento da praia central, o que vai possibilitar mais espaço para os banhistas na faixa de areia e, ao mesmo tempo, fugir das sombras dos edifícios que invadem o local nas primeiras horas de todas as tardes. O comércio reúne as melhores marcas e franquias do país e grande parte de griffes internacionais, principalmente no ramo do vestuário, onde o gosto refinado dos moradores se alia aos turistas que vem em busca de novidades. Então!!! Temos algo a reclamar? Lógico que toda cidade que é o centro das atenções de um pais inteiro em termos turísticos e de investimentos, atrai também os aproveitadores, os moradores de rua, o comércio de entorpecentes, a criminalidade e, principalmente o desemprego de uma grande maioria que procura aliar o lazer ao trabalho e nem sempre encontram vagas de trabalho. Mas, uma coisa temos certeza: se toda a comunidade trabalhar em um sentido único na procura e na realização de melhorias, certamente Balneário Camboriu vai ser o paraíso que todos sonham. O que vemos hoje, infelizmente, no campo político, são pessoas remando contra projetos altamente vantajosos para cidade, justamente para não favorecer determinados grupos políticos, pensando nas eleições municipais do próximo ano. Só que esses mesmo políticos que usam das redes sociais para tecer criticas ou remar contra a maré, devem levar em consideração que o povo, ou seja, os eleitores de hoje, tem uma visão mais ampla do trabalho e das intenções de cada um deles. A imprensa e as redes sociais possibilitam essa nova visão onde, de fato, o povo pode saber quem são os bons e quem são os aventureiros e politiqueiros. Já se passou o tempo dos currais eleitorais e de os eleitores sendo tratados como ovelhas. Mas.....falando no que realmente interessa no momento: vamos vivenciar grande variedade de eventos no mês de aniversário de Balneário Camboriu e nós, como amamos essa cidade, iremos desfrutar de cada momento.

3 - Moção Lithoral News 4 - Coluna Danny Reis 5 - Coluna Angela Guedes 6 e 7 - Construttore Empreendimentos 8 e 9 - Coluna Simone Macedo 10 - Coluna Eonice Tonet 11 - Coluna Zica Rasmussen 12 - Itapema 13 - Novas Regras Patinetes 15 - Aniversário de Balneário Camboriú 16 - Coluna Henrique Harmonia 17 - Coluna Cláudia Gomes 18 - Jovens em Ação 19 - NEGÓCIOS & OPORTUNIDADES 20 - CDL 21 - Coluna Melissa Bernardelli 22 - Salão Náutico Itajaí 23 - Art e Grill Concept 24 - Coluna Contábil 25 - MODA E BELEZA 26 e 27 - Coluna Mirvana Andreis 28 - Tendências de inverno 29 a 32 - BELLAS BUSINESS 33 - ARQUITETURA E INTERIORES 34 e 35 - Coluna Karol Stolff 36 e 37 - Coluna Fernanda Viale 38 - Prefeitura de Camboriú recebe prêmio 39 - SAÚDE & ESTÉTICA 40 - Spaço Rô Almeida 41 - Cuidar Home Care 42 - Como evitar fungos 43 a 45 - A ARTE DE COMER BEM 46 - Balneário Saboroso 47 a 50 - NA BALADA E EVENTOS 51 - Piçarraiá em Balneário Piçarras 52 - Itapema Beach

Parabéns BALNEÁRIO CAMBORIÚ!!!!

Editor e Jornalista Responsável Simone José Macedo Mtb 004689 SC Administração e Vendas 47 3056-2112 47 9 9989-4174 47 9 9175-6620 e-mail: revistalithoral@hotmail.com

Portal

Distribuição Gratuita + Venda em Bancas

Capa:

Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema, Camboriú, Navegantes e Florianópolis Periodicidade: Mensal Tiragem 10 mil exemplares. Fundação março de 2009. Design e Diagramação Guilherme Henrique dos Santos Lima Priscila Vaccari da Silva

10anos 2

Fotos dessa edição: Fernando Balbuena, Marco Schaeffer, Melk & Rosangela, Lithoral News, Carlos Alberto Alves Guma Miranda e Cleber Marino.


Revi staePortalLi thoralNewsrecebem

Mo ç ã od eC o n g r a t u l a ç ã oC â ma r ad eV e r e a d o r e s

Em u mac e r i mô n i as i mp l e s ,ma sc o mg r a n d es i g n i f i c a d op a r aq u e mr e c e b e ,ov e r e a d o r Ro b e r t oSo u z aJ u n i o r–MDB, e n t r e g o ua od i r e t o rej o r n a l i s t aSi mo n eMa c e d o , aMo ç ã o 0 9 4 / 2 0 1 9 ,d es u aa u t o r i aec o mv o t a ç ã ou n â n i med o sd e ma i sv e r e a d o r e s ,c o mo r e c o n h e c i me n t oa o s1 0An o sd aRe v i s t aed oPo r t a lLi t h o r a lNe ws .Oe v e n t oa c o n t e c e u d u r a n t eaSe s s ã od oLe g i s l a t i v on e s t aq u a r t a f e i r a ,d i a2 6d ej u n h oec o n t o uc o ma p r e s e n ç at a mb é md ec o l u n i s t a sq u ei n t e g r a m ae q u i p ed aRe v i s t aed oPo r t a l ,c o m d e s t a q u ep a r aEo n i c eTo n e t ,Zi c aRa s mu s s e m,Mi r v a n aAn d r e i s ,Cl á u d i aCa r v a l h o , o l feFe r n a n d aVi a l e .Et a mb é mc o moc o n v i d a d ae s p e c i a l ,Sa n d r aPe r e i r a ,d o Ka r o lSt p o r t a lI n o v a ç ã oEmFo c o , d eFl o r i a n ó p o l i s . Ep a r ac e l e b r a rad a t a ,o sc o n v i d a d o sf o r a mr e c e p c i o n a d o sc o mc o q u e t e ln or e s t a u r a n t e Do n aBr a n c a ,n aa v e n i d aAt l â n t i c a ,e m Ba l n e á r i oCa mb o r i u ,c o n t a n d ot a mb é mc o ma p r e s e n ç ad ov e r e a d o rRo b e r t oSo u z aJ u n i o ree s p o s aMi l e n yLo p p n o wd eSo u z a .

FOCOEMPRESARI AL Oe mp r e s á r i oej o r n a l i s t aSi mo n eMa c e d od e s t a c aai mp o r t â n c i ad aMo ç ã op a r a u mó r g ã od ei mp r e n s ai mp r e s s o , n oc a s od aRe v i s t a , j u s t a me n t ee mt e mp o seq u e a sr e d e ss o c i a i ss ã ou t i l i z a d a sp a r av e i c u l a ç ã od en o t i c i a sd et o d o so sg ê n e r o se d et o d a sa so r i g e n ss e m,c o n t u d o ,s e rv e r i f i c aaa u t e n t i c i d a d eec r e d i b i l i d a d ed e u mamí d i ar e s p o n s á v e l . “ Oj o r n a l i s mos é r i o , h o j eéoma i o rme i od ei n f o r ma ç õ e s d ec o mb a t eàc o r r u p ç ã oed ev a l o r i z a ç ã op r o f i s s i o n a lee mp r e s a r i a l“ ,c i t a Ma c e d o . a s od aRe v i s t aed oPo r t a l ,Si mo n eMa c e d or e s s a l t aq u eot r a b a l h oé Noc r e a l i z a d oma i sc o mf o c oe mp r e s a r i a l ,c o mof o r mad ev a l o r i z a ç ã op r o f i s s i o n a l , d oc o mé r c i o en e g ó c i o s ,d e i x a n d od el a d o ma t é r i a sq u e ,me s mo s e n d o i mp o r t a n t e s , n e ms e mp r es ã ob e mi n t e r p r e t a d a s , c o mop o l í t i c aes e g u r a n ç a .

CREDI BI LI DADE Pa r aov e r e a d o rRo b e r t oSo u z aJ u n i o r ,ai mp r e n s at e mu mp a p e ls u p e r i mp o r t a n t en as o c i e d a d e ,me r e c e n d ot o d or e s p e i t oec o n s i d e r a ç ã o ,p o i séa me l h o rf o r mad ed i v u l g a ç ã od ot r a b a l h od o sv e r e a d o r e ses u a sp r o p o s t a s v o l t a d a sp a r aod e s e n v o l v i me n t od ac i d a d eed o se l e i t o r e saq u er e p r e s e n t a m. Eq u a n t oàRe v i s t aeoPo r t a l ,ov e r e a d o rd e s t a c aq u ec e l e b r a r1 0An o sd e a t u a ç ã oe m Ba l n e á r i oer e g i ã o ,c o mu me x c e l e n t et r a b a l h o ,c o m mu i t a q u a l i d a d ees e r i e d a d e ,c r e d e n c i aa mb o sc o mo f a t o r e si mp o r t a n t e sn a s o c i e d a d er e g i o n a l . Du r a n t eoe v e n t od ec o n f r a t e r n i z a ç ã o ,ov e r e a d o rRo b e r t oSo u z aJ u n i o r r e c e b e uoTr o f é uTOP1 0q u ema r c aa sc o me mo r a ç õ e sd o s1 0An o sd aRe v i s t a ed oPo r t a lLi t h o r a lNe ws .

03


Construore Empreendimentos

MOSTRA EXCELÊNCIA E QUALIDADE EM SEUS IMÓVEIS DE ALTO PADRÃO A Construttore Empreendimentos está estabelecida na Praia Brava com proposta inovadora e dinâmica, para empreendimentos residenciais, potencializando o desenvolvimento imobiliário e urbano. Visando qualidade e transparência, a empresa caminha lado a lado com a evolução da construção civil, com novos sistemas. Possui, como base sólida, uma infraestrutura completa, diversificada, que abrange elementos necessários para superar desafios e suprir com excelência as novas exigências do mercado. Desde o desenvolvimento do projeto ao resultado final de cada obra, a Construttore Empreendimentos busca proporcionar uma experiência dentro dos padrões elevados, construindo assim, não apenas moradias, mas completa mudança de vida "DO TAMANHO DOS SEUS SONHOS".

Da harmonização do que há de mais belo na natureza, aliado à luxuosa concepção arquitetônica, acaba de nascer um novo conceito de moradia. Conheça o que é viver bem, em um espaço que inspira e intensifica as experiências do seu dia-a-dia. Conheça o SOLARES DA BRAVA HOMEBEACH! Num lugar radiante, onde a vitalidade contagia constantemente a todos. Um Empreendimento de torre única e exclusivo, com vista belíssima do mar, conforto e segurança para você e toda a sua família. Uma das mais completas infraestruturas de toda a região.

Os Apartamentos · Amplos ambientes · · · · · · · · · ·

com pé direito alto Sacada panorâmica Apartamentos de 3 ou 4 suítes Cozinha Gourmet Churrasqueira à carvão Estendal Área de serviço Banheiro de serviço Área técnica para Split Sala de jantar e Living Lavabo

· Ponto para automação de

persianas · Piso em Porcelanato

de alto padrão · Piso vinílico nos dormitórios

e circulação · Tubulação para Split · Tubulação para aspiração

central · Tubulação para estrutura de áudio · Home box · Até 5 vagas de garagem

Áreas de Lazer Área de Lazer entregue decorada e equipada.

Salão de Festas Gourmet/Pub bar Cinema Garage Band Brinquedoteca Fitness Center Sala de Jogos Piscina com raia e prainha Sauna Solarium Playground

6


Um empreendimento lindíssimo, localizado a poucos metros do mar, cercado de verde, com vista privilegiada do mar, e uma moderna e premiada arquitetura. Uma jóia rara localizada em uma das mais belas praias do sul do Brasil.

Os Apartamentos 1 Suíte + 2 Demi-suítes Piso em porcelanato Rebaixamento em gesso: sacadas, banheiros, lavabos e áreas de serviço Lavabo Sacada grill com churrasqueira à carvão Sistema de água aquecida a gás Instalação para ar condicionado tipo Split Hidrômetro individual

A Praia Brava é hoje uma das regiões com maior índice de valorização do Litoral Catarinense. Localizada entre Itajaí e Balneário Camboriú, o Brava View é o empreendimento perfeito para quem quer morar bem, em contato com a natureza, e conta com uma infraestrutura voltada ao lazer e segurança. Uma ótima alternativa para quem busca qualidade de vida, estando próximo a uma das mais badaladas praias da região, com diferenciais que permitem transformar projetos de vida em realizações pessoais. Apartamentos com layouts diferentes para que você possa planejar com maior liberdade sua nova moradia.

Áreas de Lazer Vários ambientes que garantem momentos de diversão e relaxamento para toda a família. Área Lazer entregue decorada, equipada e mobiliada Espaço Kids Piscina Kids Fraldário Prainha Piscina adulto com raia

Salão de festas Gourmet Terraço Lounge Sala de jogos Espaço churrasco Espaço zen

Áreas de Lazer

Os Apartamentos Tipo 1 - 1Suíte + 1 Dormitório Tipo 2, 3, 4 e 5 - 1Suíte + 2 Dormitórios Piso em porcelanato de alto padrão Dormitórios e circulação com piso vinílico Detalhes em gesso Sacada com churrasqueira à carvão Sistema de água aquecido a gás Instalação para ar condicionado Split Hidrômetro individual

Projetada para seus momentos de lazer, este espaço tem diversão para toda a família. Ambiente entregue decorado e equipado. Academia Playground Piscina adulto e infantil Prainha Pool Bar Salão de festas Gourmet Terraço Garden

Rua Carlos Drummond de Andrade, 200 - Praia Brava - Itajaí Fones: 3393-3042 - www.construttore.com.br @construttore

7

@grupo_construttore


Simpósio Internacional de Terapia Manual O 4º Simpósio Internacional de Terapia Manual (SITM) que teve lugar no Infinity Blue Resort, em BalneárioCamboriú é o maior evento do Brasil no segmento e trouxe diversos cursos, palestras e workshops que proporcionaram aos congressistas uma troca de experiências com renomados profissionais do Brasil e outros vindos do exterior, como França, Portugal e Itália. O evento foi organizado pela Faculdade Inspirar, de Balneário Camboriu. Na foto do evento, o presidente do Simpósio de Terapia Manual, Jemerson Oliveira; o presidente do CREFITO 10, Sandroval Torres; e a diretora da Faculdade Inspirar Elizabeth Paes.

Cruz Decor em novo espaço

Niver da Antonella Nossa querida amiga Elizete Ferrari recebeu sua netinha Antonella Ferraria Calixto no dia 15 de junho, para comemorar seus 2 aninhos de pura alegria. Sorte da pequena que pode comemorar em dose dupla, já que no dia do seu aniversário, que aconteceu dia 1º de junho, fez também sua festinha em Curitiba, onde reside sua família. Parabénssss !!

Desde 1985

Os empresários e profissionais Evandro Cruz e Adriane Baggio, acabam de repaginar a Cruz Decor que passa a contar com novo ambiente e novos produtos. Tudo isso na avenida Osvaldo Reis, 3487, na Praia Brava, Itajaí.

Arte, Técnica e Tecnologia Valorizando sua Aparência

- Keune - Joico - Aneettum /evanildoprado Iva’s Salão de Beleza

Av. Afonso - sala 03 Ed. Vila Vicenza, nº 414 Centro - Lagoa Vermelha

47 3367-3652 Rua 1500, nº 435 - sala 03 Balneário Camboriú

8

SEU PRODUTO COM A

melhor imagem

Revista Portal Redes sociais Anuncie 47 3056-2112 47 99175-6620


Dupla Dinâmica da Bahia Presença mais que especial na festa do 10 Anos da Revista e Portal Lithoral News, da dupla dinâmica da Bahia, formada pelo consagrado fotógrafo Sun Sun, do portal www.sunsun.com.br e sua filha jornalista, colunista social, digital influencer e atriz baiana Yin Yee Carneiro! !!! Lembrando ainda que Yin Yee assina coluna no Portal Lithoral News, contato tudo que acontece na sociedade baiana. Gratidão enorme pela ilustre presença. E com é comum na Bahia...um cheiroooooo !!!

Yoga Day é sucesso no BravaMall

Nova Idade

O dia internacional do Yoga foi celebrado com muita energia, positividade na Praia Brava, em Itajaí. O evento Yoga Day idealizado pela instrutora de Yoga Simone Franco e a empresária Thalyta Ern. Ao longo do dia, foram ministradas 10 aulas de diversas modalidades de yoga e meditação. Entre crianças, iniciantes e praticantes mais experientes, cerca de 300 pessoas passaram pelo terraço do BravaMall. Além da prática e divulgação da filosofia do yoga e da meditação o evento contou ainda com um coffee break de produtos naturais e saudáveis oferecido pela farmácia de manipulação Florata Concept e pela loja de produtos naturais So Well, assim como sucos funcionais da Natuzzi Lounge. Os participantes receberam brindes da Clínica Andy Ern e houve sorteio de brindes da loja Flor de Sal, Frozen Fit e da loja Live. Esta foi a primeira edição do Yoga Day, que contou ainda com o apoio do Shopping BravaMall e a jornalista Walkíria Verkade, da W Conecte Assessoria.

D A V I Os parabéns mais que especiais para o pequeno príncipe Davi Joaquim Pilatti, que foi o destaque infantil na celebração dos 10 Anos da Revista e Portal Lithoral News, com charme, e elegância , para orgulho do seu padrinho, nosso amigo Paulo Mário Machado. Davi completou 7 aninhos no dia 29 de maio e ainda teve festa dupla no dia 26 de junho. Felicidades!

Carmen Capella comandou evento de mercado luxo de negócios e oportunidades durante os dois dias do Leilão, que aconteceu em Balneário Camboriú, no Hotel Mercure, e em Itapema, no Hotel Laghetto. Na foto, Carmen Capella, leiloeira oficial de Santa Catarina e especialista em mercado de luxo. com Damaris Fagundes, da loja Karsten Balneário Camboriu Entre os produtos arrematados estavam joias, obras de arte, tapetes, objetos de decoração e louças variadas. É possível acompanhar outros eventos e dar lances através do site: www.carmencapellaleiloes.com

9


I tapemaestáempri mei ro lugarnavalori zaçãodo mercadoi mobi li ári onaregi ão I t a pe maoc upaopr i me i r ol uga rnor a nki ngdei móve i s c om ma i orva l or i z a ç ã o na r e gi ã o.Osda doss ã o do Anuá r i odoCe ná r i oI mobi l i á r i oe m 2018r e a l i z a dope l o Si ndi c a t odaHa bi t a ç ã o( Se c ovi ) . Ac i da def i c ounaf r e nt e deI t a j a íeBa l ne á r i oCa mbor i úc omumí ndi c ede8, 9% no me t r oqua dr a dodosa pa r t a me nt os–odobr odoa t i ngi do e m 2017.J áosa pa r t a me nt osdequa t r odor mi t ór i os ,de ma i orva l ordeve nda ,f or a mt a mbé m osquet i ve r a m ma i orva l or i z a ç ã o:oí ndi c ea l c a nç ou10, 2%. Aboanot í c i af oic ome mor a dape l aPr e f e i t aNi l z aSi ma s . " I t a pe mama i sumave zde s pont anome r c a doi mobi l i á r i o. Pr ovadequee s t a mosnoc a mi nhoc e r t oc om pr oj e t ose obr a s pa r a ga r a nt i rma i ormobi l i da de ,i nf r a e s t r ut ur a , c ol a bor a ndoa s s i m pa r aoe mpr e goer e ndadac i da de " , de s t a c ou.

I TAPEMA I tapemaestáentreas1 0ci dadesmai sprocuradas porturi stasestrangei rosparaolazer I t a pe mama i sumave zde s pont ac omoum dospr i nc i pa i sde s t i nosdoBr a s i lnaá r e a t ur í s t i c a .Dea c or doc om oe s t udodeDe ma ndaTur í s t i c aI nt e r na c i ona ls ol i c i t a dope l o Mi ni s t é r i odoTur i s mo( MTur )ac i da dee s t áe nt r ea s10ma i spr oc ur a da sport ur i s t a s pa r aol a z e r .Em 2014qua ndoape s qui s ac ome ç ouoí ndi c edeI t a pe mae r ade1, 6% e a gor ae m 2018c he goua3, 4% dose nt r e vi s t a dosoquec ol oc ouac i da denanona pos i ç ã oe mt odoopa í s . Oe s t udof oiba s e a doe me nt r e vi s t a sc om39. 81 1t ur i s t a s , edi vul gai nf or ma ç õe ss obr e ot ur i s mor e c e pt i voi nt e r na c i ona lapa r t i rdeda dosc ol e t a dose m 15a e r opor t ose19 f r ont e i r a st e r r e s t r e snomome nt odot é r mi nodavi a ge m noa node2018.Ape s qui s a t a mbé mr e ve l aope r f i ls oc i oe c onômi c odost ur i s t a s ,a sc a r a c t e r í s t i c a sdas uavi a ge m eaa va l i a ç ã odose s t r a nge i r osquevi s i t a m oBr a s i ls obr eoss e r vi ç osee qui pa me nt os t ur í s t i c osdopa í s . “ Or e s ul t a dode s t ape s qui s ade mons t r aquee s t a mosnoc a mi nhoc e r t o.De s de2017 i nt e ns i f i c a mosapa r t i c i pa ç ã oe mf e i r a see ve nt osdedi vul ga ç ã o, t a mbé mr e vi t a l i z a ç ã o oPa r queCa l ç a dã onaMe i aPr a i aej áf i na l i z a mosapr i me i r ae t a padoPa r queCa l ç a dã o noCe nt r o.I nve s t i rnaá r e at ur í s t i c aéa c i madet udof ome nt a re mpr e goer e ndaa s f a mí l i a s ” ,de s t a c ouaPr e f e i t aNi l z aSi ma s .

1 2


Novas Regras para Patinetes, ciclomotores e Bicicletas nas ruas de Balneário Camboriú A Secretaria de Segurança Pública realizou no final de junho um curso com Agentes de Trânsito para explicar as normativas trazidas pelo decreto nº 9.413, que altera regras de uso de equipamentos para mobilidade individual. Nesta primeira etapa, os agentes discutiam diferenças entre autopropelidos, ciclomotores, ciclo-elétricos, bicicleta elétrica equiparada a ciclomotores e bicicletas elétricas não equiparadas a ciclomotores. Segundo o decreto, cada um desses equipamentos precisará atender diferentes critérios. Ao todo, serão quatro encontros para discutir o assunto.“O curso busca capacitar os agentes para que eles possam fazer a fiscalização e atuem corretamente de acordo com a lei a partir do dia 20 de agosto, quando as mudanças entram em vigor”, explica o secretário de Segurança Pública, David Queiroz.

VEJA O QUE MUDA Patinetes A condução de patinetes só será permitida em ciclofaixas ou ciclovias e com uso de capacete. No caso da ciclofaixa da Avenida Atlântica, fica proibido o uso do equipamento entre 8h e 12h de fins de semana e feriados. Além disso, não será permitido transitar por calçadas com o patinete.

Bicicletas elétricas: É permitida a circulação em ciclovias ou ciclofaixas desde que possua espelhos, indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral e pneus em boas condições. É obrigatório o uso de capacete.

Ciclomotores: Os ciclomotores são veículos de duas rodas com mais de 1,2 m. O decreto proíbe a condução dos veículos por pessoas sem habilitação A ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC). Também não será permitida a circulação de ciclomotores em calçadas, ciclovias e ciclofaixas, já que eles podem ameaçar a segurança de outras pessoas que transitam por esses lugares. Para obter a ACC, o cidadão precisa preencher os requisitos exigidos para as categorias A, B e C de habilitação: ser maior de 18 anos, saber ler e escrever e possuir CPF. A solicitação deve ser feita na sede do Detran, na Avenida do Estado, 4243.

13


Balneário celebra 55 anos

com programação de eventos e novidades O mês de julho chega com eventos e atrações em comemoração aos 55 anos de Balneário Camboriu, cuja data é celebrada no dia 20. A Prefeitura, em parceria com entidades e associações, preparou uma programação especial para celebrar a data. São mais de 50 eventos esportivos, culturais, gastronômicos, turísticos e educativos que aconteceu do dia 2 de julho e até 4 de agosto. Entre eles, os já tradicionais, que há anos integram o calendário de aniversário, e os que estreiam neste ano. Na programação, há atividades gratuitas e pagas. Também haverá inaugurações e festas. “Para comemorar estes 55 anos de Balneário Camboriú, temos uma vasta programação que vai de eventos culturais a esportivos, até eventos sociais e de celebração da data, como o tradicional corte do bolo. A agenda de eventos atravessa o mês de aniversário e é muito importante que as pessoas participem, comemorem a nossa cidade, e a experiência de viver em nossa bela cidade”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira.

Programação Nova Entre as novidades do calendário neste ano, está o 1º Passeio Ciclístico Pedal 60+ BC. Organizado pela Secretaria da Pessoa Idosa, o passeio ciclístico será dia 21, às 8h30, na Avenida Atlântica. A intenção da atividade é conscientizar os idosos sobre a necessidade da prática de exercícios físicos para prevenir doenças e também sobre a importância da bicicleta como meio de transporte. Atividades ligadas ao meio ambiente também integram a programação. Em 14 de julho, às 10h, no Atracadouro Barra Sul, serão apresentados os resultados do ReciclaBC, projeto da Prefeitura, executado pela Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda, que objetiva aumentar a quantidade de resíduos reciclados. Outra novidade é a inauguração da Casa da Mulher dia 18, às 9h. Localizada na Rua 2850, nº 303, a Casa será um Centro de Convivências onde serão ministradas oficinas gratuitas para qualquer morador de Balneário Camboriú, para todas as idades. Em 27 de julho, às 10h, será inaugurada a revitalização da Praça Higino João Pio, que ganhou um parque para cães, nova iluminação, jardinagem e contentores subterrâneos.

Gastronomia variada O 10º Balneário Saboroso, um dos principais eventos gastronômicos do Sul do país, também faz parte do calendário. A edição comemorativa de 10 anos do Balneário Saboroso ocorrerá de 4 a 28 de julho em 37 restaurantes selecionados e valorizará a culinária local por meio de menus inéditos. Para quem gosta de peixe, nos dias 6 e 7, a Festa dos Pescadores, evento organizado pela Colônia de Pescadores da Barra há mais de 30 anos, é uma boa pedida. A 26ª Feijoada Beneficente do Lions Clube será dia 13, às 12h, na sede da entidade, com o objetivo de angariar fundos para ações sociais. Ainda haverá a Festa da Tainha do Estaleiro dias 13 e 14, realizada pela Associação dos Moradores da Praia do Estaleiro. Já a Festa do Bom Sucesso, da Secretaria do Turismo e Fundação Cultural, promete fazer aflorar as raízes açorianas de Balneário Camboriú de 26 a 28 de julho, na Praça do Pescador, por meio de pratos e artesanatos típicos. No dia 27, das 12h às 20h, terá a Churrascada Premium Beef, no Espaço FG Sul.

Esportes Radicais

Já Tradicionais

Atrações esportivas não faltarão em julho. Estão previstos Campeonato Catarinense de Arrancada, Copa de Futevôlei, Meia Maratona, CUP Internacional de Futebol, Desafio Interpraias de Ciclismo, Remo Indoor, Festival Catarinense de Bodyboarding, Festival de Alegoria do Morro do Careca, Supercopa América de Futsal, Circuito Catarinense Stance de Jiu-Jitsu. Um dos eventos mais tradicionais é a Virada Esportiva & Cultural, desenvolvida em diversos pontos da cidade de 18 a 21 de julho. Nos três dias, serão 55 horas de esporte, cultura e diversão. Encerrando a programação e estendendo-a até agosto, o 3º Arrancadão de Canoas Artesanais será realizado em 3 e 4 de agosto, na Barra Sul e na Praça do Pescador, com competições, brincadeiras e shows.

A Cãominhada é um dos eventos tradicionais. Na 10ª edição, a Cãominhada será dia 13, às 9h. Donos de cães poderão participar levando os pets para um passeio pela Avenida Atlântica e Praça Almirante Tamandaré. O Corte do Bolo é dos eventos mais esperados. Será no dia 20, aniversário da cidade. A população poderá saborear o bolo de aniversário na Rua 3100, às 9h. No mesmo dia, ocorre o Casamento Coletivo de 55 casais. O número de casais é uma alusão à idade que o município completará. Outra festividade tradicional, criada em 2004, é “Os Amigos se Encontram”. Mais de 80 grupos de amigos vão se reunir no dia 20, na Avenida Atlântica, das 11h às 17h, para confraternizarem.

15


Cláudia Gomes

PRESTÍGIO

15 anos BADALANDO A bela Sofia Moscardi Benvenutti, filha de Daniele Moscardi Benvenutti e Ricardo Benvenutti, comemorou seus 15 anos no dia 1º de junho com uma luxuosa festa no Castelo São Francisco, em Curitiba. A festa foi produzida com requinte nos detalhes pela competente Adri Piazza.

FESTEIROS

O renomado empresário Antonio Hillesheim, presidente da Construtora AM Construções, recebeu a visita do Secretário de Urbanismo e Serviços Públicos Matson Luis Cé em badalado evento na sede da empresa.

EMPREENDEDORA E VISIONÁRIA A empresária e consultora, Soraya Miranda, referência nacional em hotelaria, com todo seu know how comanda com competência o Flat Concep Laranjeira em Balneário Camboriú. Com todo este sucesso ela está se preparando para em breve inaugurar o Flat Laranjeira Concept, um hotel 3 estrelas também na charmosa Balneário Camboriu...Sucesso! !!

Momentos especiais dessa linda e abençoada Festa do Divino Espírito Santo, que aconteceu em Palhoça! PARABENIZO O casal festeiro Vânio e Elizângela Weber.

CONFRADES REUNIDOS EM JOINVILLE Momentos especiais dessa linda e abençoada Festa do Divino Espírito Santo, que aconteceu em Palhoça! PARABENIZO O casal festeiro Vânio e Elizângela Weber.

17

MEDALHA A Academia Brasileira de Letras, com seccional de Santa Catarina na cidade de Palhoça homenageou sua confreira de 90 anos, com a Comenda "Altamira Harger Iahn". Na ocasião foi outorgada a Comenda a alguns convidados, que receberam a homenagem das mãos do presidente Antônio Rodrigues e da Confreira Altamira. Na foto Presidente Antônio Rodrigues, Altamira Iahn e Elizabete Torres recebendo sua Comenda.


CDL desenvolve livro sobre a história do comércio de Balneário Camboriú Um olhar sobre a história do comércio de Balneário Camboriú, em especial a partir da década de 1950 até a sua transformação em um dos principais centros de compras de Santa Catarina e um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil. Esta é a proposta do livro sobre a História do Comércio de Balneário Camboriú, com textos de Luciana Zonta e Adão Pinheiro (Buriti Jornalistas), em fase de elaboração e que foi apresentada à autoridades e empresários locais durante o último Café com Associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Proposta pela CDL de Balneário Camboriú, a obra consolida a importância deste setor produtivo para a economia do município, inclusive relacionando-a a aspectos sociais e culturais. Parte destas memórias é contada pelos próprios fundadores de comércios tradicionais de Balneário Camboriú, com relatos sobre o cotidiano e o desenvolvimento das lojas em diferentes épocas da história. Presente no evento, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, elogiou a iniciativa da entidade e classificou a publicação como muito importante para entender o passado, o presente e o futuro de uma das atividades econômicas mais importantes da história da cidade.

PATROCÍNIO A CDL está em fase de captação de patrocínios para a publicação junto ao mercado através de uma equipe especializada da Inspiracom, empresa responsável pela comercialização do projeto. Para quem deseja buscar mais informações sobre o livro da História do Comércio de Balneário Camboriú pode contatar José Luis Pardal através do (47) 99230-4034.

20


21


Salão Náutico de Itajaí é a maior feira náutica do sul do país A cidade de Itajaí será palco do IV Salão Náutico Marina Itajaí, a maior feira náutica do Sul do país, que acontece de 4 a 7 de julho reunindo opções de barcos, produtos e serviços relacionados ao setor – e ainda trará soluções para a sustentabilidade. Entre as atrações, destaque às tecnologias para a geração de energia limpa; ações sustentáveis para redução do uso de plástico, orientações sobre licenças ambientais, mostra de lixos retirados do fundo do mar e exposição de tartarugas marinhas. “A Marina Itajaí, com o intuito de manter o seu compromisso em De tecnologias para a geração de energia limpa até exposição de réplicas de tartarugas marinhas. Confira as atrações do IV Salão Náutico Marina Itajaí, de 4 a 7 de julho, em Itajaí

apoiar causas sustentáveis, apresenta novamente diversas atrações com foco em conscientização ambiental durante o Salão Náutico Marina Itajaí”, explica o diretor náutico da Marina Itajaí Carlos Oliveira.

Sobre o IV Salão Náutico Marina Itajaí O IV Salão Náutico Marina Itajaí reúne embarcações de várias marcas, tamanhos e estilos de renomados estaleiros nacionais e internacionais. Equipamentos, acessórios e serviços relacionados à manutenção de barcos e esportes aquáticos, assim como seguros para embarcações, cursos técnicos e habilitação náutica estão entre os expositores. Também haverá carros importados e itens de decoração premium. Já o entretenimento está garantido com música ao vivo e ampla área gastronômica com foodtrucks e dois restaurantes internacionais, o Zephyr com a culinária Nikkei (fusão da cozinha peruana com a japonesa) e o Miguelito com especialidades da cozinha mexicana, além de experiências náuticas voltadas às pessoas com necessidades especiais. O Salão Náutico Marina Itajaí conta com completa a gama de atrativos às famílias, com playground para as crianças e 'Área Pet' dedicada aos animais de estimação. Amplo estacionamento é mais atrativo para a comodidade dos visitantes. Ao todo, quase 80 marcas de diversas regiões brasileiras como Sul, Sudeste e Nordeste do país e do exterior como Itália e Estados Unidos estão confirmadas para este ano. Mais de 15 mil visitantes são esperados durante os quatro dias de feira.

Confira as atrações Mostra de tartarugas marinhas Uma exposição que reúne réplicas de várias espécies de tartarugas em tamanho real e que podem medir mais de 1 metro comprimento. O Projeto Tamar, reconhecido internacionalmente como uma das mais bemsucedidas experiências de conservação marinha do mundo, será uma das atrações do IV Salão Náutico Marina Itajaí. O público poderá tirar dúvidas e conhecer as curiosidades sobre as tartarugas marinhas, além de saber mais sobre as bases de pesquisa e conservação do Projeto Tamar ao longo da costa brasileira. Lixo do fundo do mar O Projeto Limpeza dos Mares, da Associação Náutica (Acatmar), irá expor uma mostra dos resíduos recolhidos do lixo do fundo do mar e das ações ambientais promovidas no litoral. Já o Projeto Marina Legal, também da Acatmar, irá instruir o público sobre as possibilidades, regras e legislação para quem deseja obter autorizações para operar no ramo náutico no Brasil. Tecnologias para a geração de energia limpa Soluções de geração de energia solar para uso residencial, comercial e industrial, com tecnologia WEG, será destaque no estande da ArteSolar. A empresa irá apresentar tecnologia com garantia de 25 anos que permite a redução de até 90% da conta de energia elétrica. A estimativa para o retorno do investimento é de cerca de 4 anos, de acordo com a potência instalada e consumo do local. Salão Náutico adota copo reutilizável Com o intuito de promover o consumo sustentável e ambientalmente responsável, mais uma vez, o Salão Náutico Marina Itajaí apostou em copos reutilizáveis para a redução de lixo e uso de materiais descartáveis. Os visitantes poderão trazer o seu de casa ou adquirir o copo personalizado do evento pelo valor de R$ 5,00 e já levá-lo como lembrança.

22


TENDÊNCIAS PARA ADOTAR NO INVERNO 2019 A cidade de Itajaí será palco do IV Salão Náutico Marina Itajaí, a maior feira náutica do Sul do país, que acontece de 4 a 7 de julho reunindo opções de barcos, produtos e serviços relacionados ao setor – e ainda trará soluções para a sustentabilidade. Entre as atrações, destaque às tecnologias para a geração de energia limpa; ações sustentáveis para redução do uso de plástico, orientações sobre licenças ambientais, mostra de lixos retirados do fundo do mar e exposição de tartarugas marinhas.

A NEW ROCKSTAR

O HIT Sucesso absoluto desde a entrada de Alessandro Michele na direção criativa da Gucci, os sleepers ganham versão mais relax e com a tira nas cores da label! Por que não combinar o modelo, as meias rendadas? Ousadia que vale a pena!

A PRÁTICA

Não há época melhor do que esta para voltar a usar a boa e velha jaqueta de couro. Ops, velha, não! Na nova versão, os modelos clássicos r e s s u rg e m r e p a g i n a d o s , c o m acabamentos esportivos, enquanto os decorados ganham metais pesados. Dos palcos diretamente para o look de trabalho!

O FUTURISTA

O MIX

Metálicos de ar plastificado, em silhuetas anos 60, humorizam o que se imaginava para 2019! Um pouco de diversão para curtir as noites na terra e no espaço!

Meias de tricô opacas e sapatos de veludo acetinado são a combinação que, definitivamente, deu certo neste inverno. Difícil saber onde começa um e termina o outro – lembrando que esse é o look da noite. O melhor exemplo? Veio das passarelas da Hermès, é claro. Très chic!

O colar-carteira finalmente saiu das ruas e chegou às grandes casas de moda do mundo. Um mimo que já é desejo absoluto!

O TOM

28

As cartelas terrosas e dark já são certas neste inverno. Acha muito apagado? Os roxos são a dica da vez para investir em acessórios que casam perfeitamente com esses tons e são capazes de levantar qualquer produção.

ESTAMPA Os miniflorais (qualquer semelhança com papel de parede não terá sido mera coincidência), em tons candy colors, são uma ótima dica para todas as idades. Aproveite para investir em um total look. É o novo “caiu na tinta”, mas com muita personalidade.

O BRILHO Ele dificilmente sai de cena, mas a sacada do momento é adotar o lema do quanto mais brilho, melhor. Os looks cintilantes na linha do tudo-ao-mesmo-tempoagora enfeitam dos pés aos óculos, passando, é claro, por colares poderosos.


Mentora Bellas Business


Camboriú recebe prêmio Destaque em Gestão Ambiental

Município está entre os poucos do país que se destacam na gestão ambiental. Apenas 2,5% das cidades brasileiras receberam o prêmio. O prefeito Elcio Rogério Kuhnen recebeu no dia 27 de junho, um prêmio importante para a cidade - Destaque em Gestão Ambiental Municipal.O evento foi realizado pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, na cidade de Campinas (SP). Camboriú se destaca como uma das poucas cidades do Brasil que têm políticas sérias voltadas para o Meio Ambiente e bem estar da população. Os municípios premiados foram indicados pelos órgãos estaduais de meio ambiente segundo critérios pré-estabelecidos como existência, por lei, de órgão ambiental municipal; existência de conselho municipal de meio ambiente e Cadastro Ambiental Rural já realizado. “Importante para Camboriú este reconhecimento nacional. É um esforço mútuo entre Fundação de Meio Ambiente de Camboriú e poder executivo municipal. E agora vamos focar na questão do saneamento básico que nosso município precisa e merece. Exigindo celeridade e direcionamento dos recursos para a estação de tratamento de água, buscando parceria dos poderes executivo de Camboriú e Balneário Camboriú”, declara o prefeito. A cerimônia de premiação, foi realizada durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental. O evento congregou cerca de 30 atividades voltadas para o meio

prefeitura já recebEu 3 prêmios

ambiente e feira de exposição. Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo Fórum.

Em março deste ano a Prefeitura de Camboriú também recebeu da Rede Cidade Digital (RCD) o título de Prefeito Inovador. O prefeito foi homenageado devido a parceria firmada com a Polícia Militar para melhorar a iluminação pública do município com o projeto “Iluminando Vidas”. A entrega do título aconteceu durante a 4ª edição do Congresso Catarinense das Cidades Digitais, em Criciúma. Outro prêmio foi conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina pela implantação do Programa Qualifica - Mandato de Excelência - desenvolvido pela Escola do Legislativo e Fundação Escola de Governo (ENA). A iniciativa foi inédita no país e possibilita aos municípios a aplicação de ferramentas de gestão em diferentes áreas, como captação de recursos, saúde, desenvolvimento em agricultura familiar e gestão de projetos, além da implantação do Portal da Transparência, a Lei de Transparência, o Pregão Eletrônico nas compras e não fazemos mais carta convite.

38


41


Shows nacionais e a maior canjica do Brasil são as principais atrações do Piçarraiá em Balneário Piçarras A festa com a maior canjica do Brasil está se aproximando. Nos dias 5, 6 e 7 de julhoBalneário Piçarras promove mais uma edição do Piçarraiá com atrações para todas as idades, que incluem shows nacionais com Rick & Renner, Althair & Alexandre e Expresso Rural. A comunidade já está bem envolvida em todos os detalhes. Na sexta-feira (14/6), foi realizado o lançamento da festa e a escolha do casal Piçarraiá 2019. Os vencedores do concurso foram Felipe Gabriel Fink, de oito anos, e Sara Vieira, de seis anos, estudantes da escola Professora Felicidade Pinto Figueredo. Além da produção e distribuição da maior canjica do Brasil, com cerca de 2 toneladas, oPiçarraiá conta com uma programação diversificada e gratuita. A abertura da festa será no dia 5 de julho, com um desfile pela Avenida Nereu Ramos, às 15h. Em seguida, às 19h, o Ginásio Aurélio Solano de Macedo, no Centro, abre as portas para receber o público, com apresentações culturais e a Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar que permanece durante todo o evento.

A partir das 20h começam as atrações musicais. No palco cultural se apresentam Jefferson Granada e em seguida Banda Maria Fumaça. Já no palco principal, às 22h, tem show de Lucca & Gael e às 23h show nacional de Althair & Alexandre. No sábado (6/7), a partir das 13h, começa a ser distribuída para a comunidade a tão espera da canjica que deve servir cerca de 5 mil pessoas. As atrações musicais e culturais não param e às 16h terá também apresentação especial para as crianças com o Show Infantil Trupe do Bartholo. No palco principal, às 21h, tem show de Nando & Leo e à 0h a consagrada dupla sertaneja Rick & Renner sobe ao palco para fazer a alegria da comunidade. No domingo (7/7), a festa já começa às 11h com almoço festivo e às 14h tem bingo. Às 21h o grupo Expresso Rural sobe ao palco para fechar mais uma edição do Piçarraiá com chave de ouro.

P R O G R A M A Ç Ã O

Sexta-Feira (5/7) 15h - Desfile de abertura pela Av. Nereu Ramos 19h à 0h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar Palco Principal 19h – Abertura Oficial com a presença da banda municipal, Tia Bilica e Tio Quirino, e o Casal Piçarraiá 2019. 20h – Apresentação de Danças Típicas 21h – Show Lucca & Gael 23h – Show Nacional Althair & Alexandre Palco Cultural 20h – Show Jefferson Granada 21h30min – Show Banda Maria Fumaça Sábado (6/7) 14h à 0h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar Palco Cultural 12h – Show Pra lá e Pra cá 13h – Distribuição Gratuita da Canjica 14h – Show Vibe Diferente 15h – Apresentação Cultural

16h – Show Infantil Trupe Bartholo 18h – Apresentação Cultural 19h – Show Lucas Diaz e Matheus Araújo 21h – Show Prefeitão Palco Principal 21h – Show Nando e Leo 0h – Show Nacional Rick & Renner Domingo (7/7) 12h às 22h – Feira Regional de Artesanato Costa Verde & Mar Palco Cultural 11h – Almoço festivo 11h – Show Ravena 14h – Bingo 15h – Apresentação Cultural 17h30min – Show Litero-musical Multidões 19h – Show Rogério Blum Palco Principal 18h – Show Talagaço 21h – Show Expresso Rural

51


Profile for Lithoral News

Revista Julho 2019  

Revista Julho 2019  

Advertisement