Issuu on Google+

Chegou o Planeta Ferrero, a mais nova ferramenta de comunicação Tu d o q u e f a z n o s s o m u n d o g i r a r e s t á a q u i

#Editorial

Fabiano Balieiro

#Nesta edição

diretor comercial

Bem-vindos ao ano novo Ferrero! Nesse mês de setembro começamos mais um ano de trabalho. O ano 2011-2012 será o segundo ano em que trabalhamos focados no Double In Five (2i5) – estratégia cuja meta é de dobrarmos o faturamento em cinco anos. O Brasil é uma das grandes apostas de crescimento da empresa, desempenhando um papel importante no planejamento estratégico global. Nesta etapa inicial estamos acelerando nosso crescimento orgânico com o mesmo portfólio, mas, muito em breve, iremos trabalhar com um portfólio mais amplo de produtos. Tudo isso para consolidar e aumentar nossa presença no mercado brasileiro. De fato nossa jornada começou dois anos atrás, quando fizemos mudanças estruturais importantes como a gestão por canais, a criação da equipe de merchandising, cultura de sellout e resgate da credibilidade dos distribuidores. 2009-2010 foi o ano da Reestruturação.

Dia das Crianças #Foco do mês pg. 3

Este ano que passou foi o nosso primeiro ano do plano 2i5, ano este focado no Planejamento. Estruturamos nossa equipe de Trade Marketing, ajustamos nosso sistema de remuneração de vendas e merchandising, implementamos o programa DVP, melhoramos e ampliamos nossa gestão de eventos e tudo isto nos permitiu marcar o ano 2010-2011 como a Ano da Virada!! Foram inúmeras conquistas e recordes!! Para citar algumas: • Quebra da barreira histórica de 100 mil quintales (10 mil ton) em vendas • Fizemos a melhor e maior Páscoa da história da Ferrero, com devoluções 2.3% e crescimento de 15% em volume, sendo a melhor performance de mercado entre os Top 5 do mercado! • Virada do jogo com Tic Tac, quando saímos de três anos de queda para um crescimento de 32% em volume, passando Mentos e recuperando a 2ª posição no mercado (Nielsen JJ´11), além de consolidar o modelo DVP como plataforma de negócios com nossos distribuidores. • Excepcional performance de K.Joy no NNE, onde vendemos mais este ano do que o que vendemos nos anos que tínhamos o produto como in-out em todo Brasil, ressaltando a escolha de ter uma unidade de negócios com planos e gestão customizadas ao portfólio e características da região! • ... e muitas outras!!

Dicas profissionais #Faça bonito pg. 3

Agora iniciamos um novo ano: 2011-2012 será o ano da Execução, ano em que colheremos o fruto das intervenções feitas, elevando-as a outro nível e destacando-nos como empresa no mercado em que competimos! Para isto seguiremos investindo forte em capacitação de nossa equipe (Academia de Vendas Ferrero), na relação com nossos distribuidores com muitas novidades no programa DVP, na visibilidade diferenciada no ponto de venda (Lojas Perfeita e Gestão de Eventos), e muito mais... Para que tudo isto se materialize e sigamos avançando exitosamente em nosso plano 2i5, precisamos do comprometimento e engajamento de cada um de vocês: promotores, vendedores e distribuidores precisam estar em sinergia com a empresa. O papel de vocês é dos mais importantes, pois são a cara da Ferrero na rua, representando a empresa no dia a dia. É preciso que trabalhemos com paixão, que acreditemos nos produtos e nos valores da empresa e para isto também estamos tomando esta oportunidade para revitalizar as competências esperadas em cada um de nossos parceiros e colaboradores Ferrero! Queremos que vocês saiam todos os dias para o trabalho acreditando que realizar é possível. O Sr. Michelle Ferrero sabia disso. Ele sonhou criar uma empresa que pudesse satisfazer os consumidores. Há mais de 60 anos a Ferrero está aí para lembrar que sonhar e realizar podem andar sempre juntos. Que venha outro ano de sonhos e conquistas!

Vencedores Corrida Carros 2 #Destaque pg. 4


#Planeta Ferrero

Planeta Ferrero: novas armas para Vendas

#Conhecendo a Ferrero

Trade Marketing: a área estratégica

O Planeta Ferrero chega com a missão de ser a ferramenta-chave para criarmos uma comunicação sólida com todo o time Ferrero e parceiros. A estratégia Ferrero precisa ser mais do que comunicada, precisa ser extrapolada a todos os envolvidos, internos e externos, adaptandose a todos os veículos de mídia para envolver o nosso time.

Saiba mais sobre o departamento que atua potencializando as vendas

O Planeta Ferrero está focado em levar informações importantes, tirar dúvidas, estreitar a relação e a comunicação entre colaborador e empresa, além de dar visibilidade às ações de sucesso. “Na Ferrero o relacionamento se dá entre pessoas e não entre cargos. E é esse relacionamento direto e transparente que queremos com a equipe comercial e com os clientes”, destaca o gerente do departamento de Trade Marketing, Gustavo Bruno.

Gustavo Bruno, gerente do departamento de Trade Marketing.

O Trade Marketing é o departamento da Ferrero que cuida das estratégias comerciais. “Além disso, garante que as plataformas das marcas sejam traduzidas em atividades táticas que estimulam o giro do portfólio Ferrero no ponto de venda, explica o gerente do departamento de Trade Marketing, Gustavo Bruno. Mais do que ajudar a vender, o Trade é responsável por tentar entender quem compra, buscando maximizar a visibilidade e disponibilidade dos produtos no ponto de venda.

em sintonia, alinhados em relação às ferramentas que dispomos e aos nossos objetivos. Nesse momento estamos focados na execução, consolidando nossas bases para fazermos do próximo ano fiscal um período ainda mais histórico para todos os envolvidos”, salienta Gustavo.

Objetivos do Planeta Ferrero: • • • • •

A área comercial e o Trade Marketing têm papéis complementares. “Para sermos produtivos precisamos trabalhar

#Educacional Na Cidade de Alba, na Itália, Pietro Ferrero cria a pasta Giandujot, antecessora da Nutella, tendo como principal ingrediente as avelãs.

1946

2

1950

Aquilo que era uma pequena doceria se transforma em uma fábrica com uma frota de 200 caminhonetes.

Versões do Planeta Ferrero: Site: www.planeta.ferrero.com.br Jornal: edição mensal para toda equipe de Merchandising e Distribuidores

Novos produtos criados aceleram o ritmo de crescimento. Nasce Mon Chéri e logo se torna sucesso na Alemanha, França e Itália

1956

Michele Ferrero (32 anos) assume a companhia. Começa a expansão da Ferrero pela Europa.

1957

É inaugurada a primeira unidade internacional da Ferrero, na Alemanha

Ferramenta de comunicação Trazer importantes informações Esclarecer dúvidas Aproximar colaboradores Ser uma só voz no campo

Criada a logomarca Ferrero que até hoje é utilizada. É lançada a Nutella.

1964

É inaugurada a Ferrero nos USA. É lançado o Tic Tac.

1968

Sete companhias na Europa. É lançado o Kinder Chocolate

1969

1974

Nasce o Kinder Ovo.


Ano #001 / setembro 2011

#Faça bonito

#Foco do Mês

Como ser um bom promotor?

Dias das Crianças mais gostoso e divertido

O promotor é também responsável pela execução de merchandising no ponto de venda. O que você precisa saber (e fazer):

Ilhas interativas Kinder Ovo e Nutella são os destaques para a data Esse mês a equipe de Vendas trabalhará focada na ação promocional do Dia das Crianças. A Ferrero preparou duas novidades que prometem agradar os consumidores e aumentar as vendas do varejo: ilhas interativas Kinder Ovo e Nutella. “As ilhas serão expostas em 700 lojas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país e devem atrair não apenas a atenção das crianças, mas também dos pais. Esperamos um aumento de 24% nas vendas de Kinder Ovo e Nutella durante o período promocional”, explica Natalia Scatigno, coordenadora de Trade Categoria – Kinder e Páscoa.

• Conhecer nosso mix de produtos • Atingir as metas para cada evento • Precificar, aplicar o FEFO e a FRESCHEZZA • Manter a limpeza dos produtos, das gôndolas e displays • Posicionar os produtos em locais adequados de acordo com a orientação da Ferrero • Utilizar os materiais de merchandising corretamente • Conhecer o fluxo de cada loja para montar os displays e ilhas em locais mais vendedores • Conhecer e utilizar as ferramentas que são disponibilizadas pela empresa para o fluxo de informações Além de tudo isso, é fundamental que o promotor tenha um bom relacionamento com os funcionários das redes. #fique atento: • Monte a ilha de acordo com o Guia de Execução de Dia das Crianças • Busque um local de destaque na loja para colocar as ilhas mistas e médias • Procure colocar os floorstands Kinder no papa-fila, para alavancar o sell out de Kinder Ovo antes e preparar as lojas para a chegada de Kinder Joy

Pietro e Giovanni, filhos de Michele, assumem o controle do Grupo.

Nasce o Kinder Bueno

A. Tac.

Nasce o Ferrero Rocher

1974

Nasce o der Ovo.

1982

1983

Criação da Fundação Pietro e Piera Ferrero.

1990

A ilha Kinder mostrará as novas surpresas da série 2011 de Kinder Ovo. As crianças poderão se divertir, junto com os pais, medindo sua altura no pescoço de uma simpática girafa. Já para fortalecer as vendas de Nutella, o foco é mostrar para as mães, de um jeito descontraído, como o produto pode fazer parte de um café da manhã cheio de sabor e energia. Um disco giratório interativo apresentará diferentes sugestões de formas de combinar pão com Nutella com algumas opções de bebidas e frutas no café da manhã, garantindo sabor e energia para os pequenos.

1994

A Ferrero chega ao Brasil

1997

Ano da virada Ferrero do Brasil. Melhor ano da história!

2009

Grupo Ferrero torna-se a 4ª maior empresa de chocolates e confeitos do mundo!

2011

3


#Planeta Ferrero

Ano #001 / setembro 2011

#Destaque

#Resultado

Kinder + Carros 2: uma parceria de sucesso Aproveitando o lançamento do filme Carros 2, a Ferrero promoveu, durante os meses de junho e julho, a ação Kinder + Carros 2. O destaque foram as surpresas de Kinder Ovo T2 e os cards colecionáveis de Kinder Chocolate inspirados no filme. O resultado da ação foi um sucesso. “Conseguimos aumentar a cobertura de lojas em mais de 50% em relação à ação de Shrek em 2010”, conta Natalia Scatigno, coordenadora de Trade Categoria – Kinder e Páscoa.

Além do forte salto de cobertura de lojas, a ação de Kinder + Carros 2 também deixou sua marca com a inovação de materiais de ponto de venda. “Trabalhamos novos formatos, como uma ilha circular, que foi muito bem aceita e elogiada pela equipe de Merchandising. Foram produzidas duas confecções especiais para o período promocional: Kinder Ovo – T2 x 48 e Kinder Ovo – T1 x 24, ambos com a comunicação de Carros 2. O uso de materiais de ponto de venda inovadores combinado ao grande apelo do produto licenciado garantiram o sucesso da ação no ponto de venda.”

#Lançamento

Kinder Joy: o jeito novo e divertido de comer Kinder Vem chegando o verão.... Em 2011 Kinder Ovo vai tirar férias! E vem aí o Kinder Joy: um produto feito para o clima tropical. A partir de 15/10 paramos o sellout de Kinder Ovo nas lojas não-refrigeradas e no lugar entra a edição limitada Kinder Joy em grande estilo! Kinder Joy é um produto único e desenvolvido para o Brasil que pode ser consumido a qualquer hora, em qualquer lugar. Diferenciais: • Combinação única de creme + bolinhas crocantes • Embalagem plástica

#Expediente Esta é uma publicação mensal do departamento de Trade Marketing da Ferrero do Brasil. Coordenação: Michele Chami Impressão: Serzegraf Projeto Gráfico: Umma Comunicação Integrada Edição e revisão: Literato Comunicação e Conteúdo Jornalista responsável: Roberta Braga DRT 5480-PR Sugestões: planetaresponde@ferrero.com.br

4

• Colherzinha plástica • Nova coleção de surpresas que estimulam a imaginação e o brincar fora de casa • Adequado para o clima quente Para reforçar ainda mais esse super lançamento: • Super plano de mídia na TV • Mídia Out of Home • Ativação com consumidor • Internet Portanto... não esqueça: Dia 15 de Outubro Kinder Joy implementado: • em 100% das lojas que já vendem Kinder Ovo • em 100% das lojas que não vendem Kinder Ovo por causa do calor • com 100% dos materiais implementados • com preço abaixo de R$2,99 em 100% das lojas

Corrida Kinder + Carros 2: os grandes vencedores Para acelerar a ação Kinder + Carros 2, as equipes que implementaram os materiais de ponto de venda mais rápido foram premiadas pela Ferrero com uma divertida corrida de kart. A grande vencedora do grupo de regiões Sul/ Leste/SP foi a equipe de Brasília, que alcançou a meta no dia 5 de julho. No dia 13 de agosto, eles curtiram o prêmio e, mesmo as meninas da equipe que nunca tinham corrido de kart adoraram a experiência. Representando a região nordeste, a equipe de Recife concluiu a corrida de implementação no dia 13 de julho. No dia 20 de agosto a equipe participou da corrida de kart Kinder + Carros 2, acelerando muito nas curvas do circuito Kartódromo Guararapes. Conheça os vencedores da equipe de Brasília: • Adriana Cardoso de Andrade • Adriana da Cruz • Antonio Marcos da Silva • Erasmo Melo da Silva • Gislande Pereira Lisboa • Ivacildo de Sousa Santos • Jose Carlos dos Santos Ramos • Keice Viana Medeiros • Marcelo Canavarro • Wellington Moura Conheça os vencedores da equipe de Recife: • Ana Paula Lopes da Silva Oliveira • Daniel Francisco Wanderley • Fabíola Lima dos Santos • Fabio Souza Freitas • Flavia Carolina Guimarães de Souza • Ivaldo Luiz Martins Parabéns às equipes vencedoras pelo excelente trabalho!


Planeta Ferrero - setembro de 2011 - edição 1